Acho que você está um pouco equivocado quanto, principalmente, as necessidades do condomínio. Não há obrigatoriedade nenhuma no condomínio fazer tal adequação. Internet não é questão de segurança, nem para a obra civil nem para os moradores. A Vivo também não tem obrigatoriedade legal em fornecer um serviço para este condomínio, se assim não for viável tecnicamente ou economicamente.
Agora, você provar para um técnico da vivo, com ou sem frescura, que o sinal ficará 110%, foi um pouco forçado.
No meu condomínio, que é de 1970, também havia obstrução. Condomínio antigo não quer dizer que não possa receber a fibra. Como estava tentando já faziam 6 meses instalar a fibra, isso em 2010, mesmo tendo toda estrutura interna, faltando somente a fibra ser conectada a esta estrutura, eu paguei um valor para o próprio pessoal da Vivo desobstruir, senão eles iam embora e o condomínio teria que arcar com a desobstrução. Logicamente o sindico autorizou a desobstrução.
Se o condomínio não quiser bancar pode ser que eu não consiga forçar que façam pra mim (e atenção: nesse meu caso FOI SÓ PRA MIM, 1 de 6 moradores). E se a razão pra operadora querer embutir tudo for ganância não existe garantia nenhuma que ela deixar uma estrutura bonitinha angarie consumidores mais a frente. E eu garanto que foi isso, pois uma das perguntas feitas pelo primeiro técnico que veio foi quantas pessoas havia. Ele não perguntaria isso só pra adequar, com certeza.
Se a VIVO não quiser fazer esse serviço de graça, idem, eu não poderia em tese obrigar. E nem um acordo de dividir os custos com o síndico. Eu poderia até colocar todos na justiça, mas vcs sabem que nada nessa vida é garantido.
E pela lógica apenas a operadora (ainda que o condomínio pague) pode fazer, pois você não pode chamar um zé mané pra mexer nesse tipo de fiação. É um serviço bem especializado.
Quando a gente pesquisa por empresas que fazem sempre esbarra naquelas que querem cobrar os tubos $$$$$$$ e arrumar contrato com o prédio inteiro, pra manutenção. Isso é bem comum.
E pode ser que numa verificação inicial a VIVO não consiga desobstruir, vá embora, coloque a rua + número na lista negra e vc se estrepe de vez (foi o que rolou comigo), não adiantando recorrer dessa decisão, ainda que posteriormente alguém tope 100%. Porque o grande mal dessas operadoras (ou melhor dizendo: dos atendentes) é apenas ler o que diz uma tela de computador e não discordar dela, não querem entender o contexto e revisar os atos deles depois. Eles fazem o que querem e passam pro próximo cliente.
Nenhum deles vai perder tempo desesperado tentando salvar seu dia, se a VIVO perder A ou B como cliente pra ela tanto faz.
Uma vez que o "BAN" chegue pode ser que não adiante reclamar por SAC, Anatel e consumidor.gov, até porque quem estará encarregado de resolver seu caso fará isso remotamente, podem simplesmente se lixar e dizer que rolou inviabilidade, cala sua boca e pronto. Talvez só indo na sede da operadora (todas elas tem, a fatura informa onde fica), falando pessoalmente com algum técnico que instale, algum consultor.
Isso, claro, pra que vc não chegue a se rebaixar molhando a mão de alguém pra que dê um "jeitinho".
O problema não é apenas o custo desse tipo de serviço. É o que ele implica fazer. Primeiro que o fio da fibra vem do poste (de forma subterrânea) e o técnico da VIVO precisa quebrar uma pedra (abrir - se tiver como) que fica lá fora, já saindo do edifício. Ele checa a situação dos cabos que estão vindo pro SEU PRÉDIO.
E precisa saber a trajetória desse cabo da fibra, pra justamente não interferir na fiação do vizinho. No meu caso são 2 edifícios, cada um com sua garagem, mas mesmo endereço (o que muda é número, e nome de cada um, tipo Flamengo 890 e Botafogo 880).
Já começa daí, ele tem que saber a trajetória do meu lado, não do outro.
Em seguida ele tenta passar o cabo da fibra (depois de ajeitar o poste lá fora), tudo isso por debaixo da terra, até entrar na minha área de garagem.
Eu moro no primeiro andar. Existe um armário óptico (de telefonia/internet) logo quando vc sai, e a ideia é conduzir o cabo da fibra até ele.
Apenas depois que ele chegar a esse armário é que fará uma segunda rota: entrar no meu apartamento, por outro conduíte, e aí seria ligado no modem.
Foto desse armário e dessa rota final:
Você pode ligar no ponto principal (ex: sala), e dele conectar as extensões, pra algum quarto.
Só que existe um complicador: ele precisa saber EXATAMENTE onde está ocorrendo a obstrução, caso não consiga chegar até o armário óptico (esse preto). Porque o cabo não faz uma linha reta lá de fora, a 30-40 metros de distância do meu apartamento, até chegar nele. A fibra fará alguma curva, e é tanto cabo grosso que ela fica espremida entre eles, é impossível chegar.
Próximo passo do técnico desse tipo de obra: saber qual "pedra" quebrar (abrir) pra que possa ajeitar (e quanto a isso ao menos quem veio aqui fez nas cegas, mas eu acho que existe aparelho que revela a situação debaixo da terra, sem se precisar ficar cavando - não sei se tem esse tipo de tecnologia no Brasil).
Existem outras aberturas que são se não me engano apenas da concessionária de energia elétrica, e uma só pros canos de água (então ele não pode quebrar onde quiser - precisa saber o que fazer, e prédio velho não deixa isso claro). Mas infelizmente não conseguiram saber onde ocorreu a obstrução (onde o cabo da fibra parou de avançar) e nem havia identificação alguma desse tipo de pedra (onde ele teria de abrir), sequer se sabia a trajetória exata do cabo.
Se a obstrução tivesse ocorrido no piso da garagem e fosse preciso quebrar em volta isso implicaria não poder estacionar carro ali (a garagem fica justamente no meio desse percurso), o que significa que eu e os vizinhos talvez tivessem que deixar estacionado na rua, e não dentro do prédio (péssima ideia, se é que daria pra fazer algo assim). Por horas? Dias?
Sem contar que talvez fosse preciso justamente desligar ou mexer nos cabos de outras operadoras. E ninguém toparia desconexão nem por 6 horas só por minha causa.
Esperem que ainda não terminei, ainda vem a PIOR PARTE desse pesadelo: mesmo que o técnico conseguisse fazer o cabo da fibra chegar até o armário óptico ele ainda teria que fazer esse mesmíssimo cabo da fibra passar pelo conduíte até meu apartamento. O trajeto final teria uns 10 metros.
E isso já se comprovou que É IMPOSSÍVEL. Não chega de jeito nenhum, você pode colocar um fio "guia" até abençoado pelo papa, que não vai.
Eu teria que contratar uma empresa desentupidora, pra mais quebradeira de parede ou o que mais fosse necessário.
Quem vai pagar a conta? Quem vai aceitar perder várias horas, dias, só pra ter o trabalho de instalar um link de internet pra 1 morador?
Até pra ajeitar um pedacinho de parede se superfatura, imagine tudo isso...
Ainda mais num condomínio habitado por pessoas que não pagam direito, ou ainda que façam isso sem $$$$$ suficiente em caixa, ou de moradores que vivem viajando, apartamentos sem ninguém? Tem lugar que está entregado a própria sorte. Estamos falando de prédio de quase 50 anos (só por ter 3 andares a gente sabe disso, pois hoje em dia não constróem mais desse jeito), não aqueles bonitinhos e planejados.
Outra situação comum é o síndico implicar e proibir você de instalar a fibra, antena ou o que for jogando o cabo lá fora. Querem embutir. Mas tem como?
E como seria a gambiarra que vai fazer 2 anos que tenho e que está OK pra mim 24h/dia, sem rompimento, sem quedas, sem nada? Primeiro 300, e recentemente 600 Mega?
Desse jeito:
Esse é o poste de onde sai a fibra. A seta vermelha indica pra onde o cabo dela está indo. Esse poste fica justamente colado na frente do meu prédio.
A fibra é "amarrada" justamente do lado do edifício.
O trajeto do cabo então vai até o topo, e daí você joga pra dentro do meu quarto. E liga direto no modem.
Foi assim que fizeram e daqui a 1 semana vai completar 2 anos perfeito.
"Ah, mas isso aí uma hora vai romper, e não sei o que".
Esse dia ainda não chegou, e duvido que se mais alguém pedisse fibra instalariam dessa forma. Como eu disse a VIVO só finaliza um chamado se tudo estiver arrumadinho, pode estar 99, mas se não chegar a 100, não autorizam.
Aí que tá: ou era isso ou adeus fibra. Eu estaria no 120/10 da NET/CLARO até hoje.
Instalaram dessa forma em 1 hora ou menos, e ainda ajudamos quem veio...
E a NET também precisou jogar o fio por cima do prédio. Justamente por causa do conduíte do armário até meu quarto, que não passa.
A diferença é que aquele cabo coaxial da NET passou por debaixo da terra, até chegar ao armário preto. Mas depois disso não entra mais nada por esse trajeto. E provavelmente já existia instalação antiga de algum morador, e a NET só fez atualizar o sinal que vinha até meu armário óptico.
Sobre a consulta de endereço: ao menos na época TODAS as operadoras seriam rua + número. Nada de CPF. Quando a VIVO botou na lista negra rua + meu número significou que eu e + 5 moradores não poderiam contratar. A única solução foi mudar não a rua, mas o número da casa.
A viabilidade se consulta dessa forma, não é pelos dados do cliente.