[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Uma pergunta, eu tenho aqui uma HGU da Askey e caso eu comprei uma da Mitra (mesmo modelo fornecido pela Vivo) eu posso fazer a troca em casa ou preciso chamar um tecnico para validar / ativar o aparelho na central ?
Pra ativar outro aparelho que não seja o que o técnico instalou, você vai precisar de fazer algumas configuracoes que dependem da sua região (VIVO 1 ou VIVO 2). No caso do meu terminal GPON da TP-Link, só precisei copiar o GPON SN do meu HGU que o técnico instalou.

No seu caso, você teria que colocar o mesmo GPON SN do Askey no Mitra e o mesmo SLID (se sua região for VIVO 1), o problema é que eu acho que o firmware customizado da VIVO não deixa você alterar isso, não tenho certeza se vai funcionar.

Se eu fosse você, compraria outro aparelho melhor que o Mitra pra fazer a conexão ou então deixaria o Askey em Bridge e colocaria um roteador parrudo na outra ponta da rede. Acho que trocar o Askey pela Mitra é trocar seis por meia dúzia.

Vlw!
 
Se nao me engano esses valores nao estao normais nao, se o led pisca vermelho acredito que seja algum problema de sinal mesmo, lembro de alguem que ja comentou o mesmo, mas eu dessa parte nao entendo.

Tem um detalhe, o hgu esta em bridge correto ??? No seu roteador, na configuraão do ipv6, nao sei que marca é, mas no meu tplink eu tinha que marcar uma opção " usar a mesma sessao ipv4 ".

Se o hgu tiver em router, vc pode usar no seu router na parte do v6 passtrough ( bridge ) ... Ou o seu router como ap.

Mas se bem que vc disse que nem o HGU em router ta pegando v6, estranho !!!
Buscando uma solução no Google, achei a causa. O IPv6 no Windows 11 estava desligado para a SSID conectada. Quem (software ou SO) desligou isso e por que, eu não sei... Agora, está chegando um IPv4 válido no roteador, e IPv6 válidos em cada nó da minha rede!
 
Buscando uma solução no Google, achei a causa. O IPv6 no Windows 11 estava desligado para a SSID conectada. Quem (software ou SO) desligou isso e por que, eu não sei... Agora, está chegando um IPv4 válido no roteador, e IPv6 válidos em cada nó da minha rede!
Fico feliz por conseguir!

Até tentei dar uma olhada aqui pra ver se nao era isso, e ativei novamente pra conferir no celular e nao era. Vou deixar isso de lado, no momento ipv6 nao tá sendo necessário pra mim, no futuro caso precise eu ponho o ax23 em AP,
 
Fico feliz por conseguir!

Até tentei dar uma olhada aqui pra ver se nao era isso, e ativei novamente pra conferir no celular e nao era. Vou deixar isso de lado, no momento ipv6 nao tá sendo necessário pra mim, no futuro caso precise eu ponho o ax23 em AP,
Descobri! É o Surfshark. Quando desligo o VPN, a rede física volta com o IPv6 desligado. Vou relatar isso para eles. Pode não ser intencional. Ainda que o serviço não seja compatível com o IPv6, quando desligado, ele deveria retornar ao estado anterior da rede. Aliás, diga-se de passagem, quando ligo o VPN, muitos torrents de baixa quantidade de seeds, aumentam, às vezes muito, a performance. Acho que o VPN evita uma parte da sabotagem que certos provedores fazem para esse tipo de tráfego. Alguém tem um comparativo entre a Surfshark e a NordVPN?
 
Ontem a Vivo passou a manhã inteira fora do ar aqui. Devem ter roubado algum cabo. Está complicado demais.

--------

Pessoal, vocês que estão usando os modelos Xiaomi de roteador (com o modem da Vivo em bridge) - ele permite configurar múltiplas vlans?
Uso um redmi ax6000 mas ele só permite configuração de vlan no openwrt. no software stock nao tem essa configuração
 
Pra ativar outro aparelho que não seja o que o técnico instalou, você vai precisar de fazer algumas configuracoes que dependem da sua região (VIVO 1 ou VIVO 2). No caso do meu terminal GPON da TP-Link, só precisei copiar o GPON SN do meu HGU que o técnico instalou.

No seu caso, você teria que colocar o mesmo GPON SN do Askey no Mitra e o mesmo SLID (se sua região for VIVO 1), o problema é que eu acho que o firmware customizado da VIVO não deixa você alterar isso, não tenho certeza se vai funcionar.

Se eu fosse você, compraria outro aparelho melhor que o Mitra pra fazer a conexão ou então deixaria o Askey em Bridge e colocaria um roteador parrudo na outra ponta da rede. Acho que trocar o Askey pela Mitra é trocar seis por meia dúzia.

Vlw!

Sou região 2, o Mitra que eu iria comprar é o mesmo fornecido pela Vivo no caso ele ja com o sistema customizado padrão deles, esse da Askey que me instalaram ainda em bridge ele tem alguns probleminhas coisa que o da Mitra anterior não tinha

Sobre colocar outro aparelho como eu uso VOIP não sei se iria ser tão facil de subir as configurações em outro HGU
 
ao trocar o modem, o DNS também e trocado?
 
Sou região 2, o Mitra que eu iria comprar é o mesmo fornecido pela Vivo no caso ele ja com o sistema customizado padrão deles, esse da Askey que me instalaram ainda em bridge ele tem alguns probleminhas coisa que o da Mitra anterior não tinha

Sobre colocar outro aparelho como eu uso VOIP não sei se iria ser tão facil de subir as configurações em outro HGU
Faz oque o colega falo usa esse equipamento em bridge. askey e mitra em bridge é a mesma coisa
o ideal é usar seu proprio roteador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ao trocar o modem, o DNS também e trocado?
nao
 
Alguém com a HGU nova sabe se é possível separar os WIFIs? No meu celular (M52) tá caindo a conexão direto, queria deixar só ele numa rede 5ghz
Ou como acessar as configs padrao? O 192.168.15.1/padrao não tá rolando, dá 404
 
Alguém com a HGU nova sabe se é possível separar os WIFIs? No meu celular (M52) tá caindo a conexão direto, queria deixar só ele numa rede 5ghz
Ou como acessar as configs padrao? O 192.168.15.1/padrao não tá rolando, dá 404
Tenta em outro navegador Firefox ou Edge
 
Eu desengavetei o Mitrastar (não dos novos) que a Vivo me forneceu pra avaliar esse cenário, pois esse meu Mitrastar também não vai pra Bridge "certinho". Ele não consegue excluir a interface WAN original, então ela fica sempre ali. E tem mais alguns probleminhas também que vou comentar para ver se não são a causa dos teus problemas. Também desengavetei um roteador TP-Link pra simular o cenário semelhante ao AX23.

Baseado no que eu pude compreender da tua situação, sugiro algumas verificações:

No modem da Vivo:

1) Se a interface PPPoE ainda estiver viva (não conseguindo excluir, como no meu caso), edita ela jogando pra uma outra VLAN que a Vivo não use pra termos 100% de certeza de que ela não vai estar "sujando" a troca de mensagem na VLAN da internet (10 ou 600). Aqui eu configurei a VLAN 603, por exemplo. Seja lá o que essa interface residual tente fazer, vai dar com os burros n'água pois não vai ter nenhuma resposta naquela VLAN que a Vivo não usa e não vai atrapalhar a internet. Aqui ficou assim:

ijE2U36.png


2) Aqui o "modo bridge capenga" também não desativa o radvd (Router Advertisement Daemon) e o DHCPv6 Server. Pra garantir que eles não estão se intrometendo entre teu roteador e o Prefix Delegation da Vivo, sugiro se certificar de que eles estão desativados.

1tZtK0M.png

IUdXstB.png


No roteador:

As configurações que eu recomendo são essas aqui:
FbhN54G.png

nnb6P0V.png

6SQxzQW.png

1K5Qpgw.png


Então, se eu entendi direito, vc consegue configurar a vlan no seu roteador? Engraçado que nunca consegui, se eu excluo ou mudo a vlan no mitra, perco a conexão na mesma hora.
 
Então, se eu entendi direito, vc consegue configurar a vlan no seu roteador? Engraçado que nunca consegui, se eu excluo ou mudo a vlan no mitra, perco a conexão na mesma hora.
No /padrao consegue sim, essa dica que ele me deu foi pra ver se o HGU novo da vivo conseguia pegar v6 em bridge, pois quando eu colocava em bridge ele criava duas Vlan, ai eu jogava a vlan do router pra um numero que a vivo nao usa. E a que ele criava como bridge eu usava ( ele criava duas vlan 10 ).

Mas mesmo assim, nao pega v6 em bridge, somente em router.

Insisti mais uma vez e percebi que a hora que arrumo a vlan e desativo tudo relacionado a v6 ele pega v6, mas na primeira reiniciada toda a configuração de v6 na lan volta ao normal, como se tivesse resetado, entao achamos o problema, deve ser algum bug relacionado a firmware, segundo o tecnico todos esses hgu novos tao com esse bug, so pega em router, entao como bridge é uma coisa que a vivo nao é obrigada a fornecer ( eu acho ) vai ficar em segundo plano.

No momento to usando o HGU novo em bridge + ax23 como router, com ipv6 desativado, setei dns do google mas nao senti diferença, entao to usando dns da vivo mesmo e como a vivo nao faz cgnat tá tranquilo, nao to sentindo falta do v6. Até poderia deixar o ax23 em AP , mas nao faz sentido deixar o hgu da vivo comandar a rede por mais que sejam poucos dispositivos. Num futuro distante quando v6 for realmente necessário, ai eu penso no que fazer.
 
Então, se eu entendi direito, vc consegue configurar a vlan no seu roteador? Engraçado que nunca consegui, se eu excluo ou mudo a vlan no mitra, perco a conexão na mesma hora.
Sim, dá pra configurar o VLAN tagging no roteador, mas ainda precisa ter a bridge no modem da Vivo, obviamente (mostro como no final deste post). Se só excluir a bridge com o VLAN tagging sem nenhuma contrapartida, aí o modem não encaminha nada, mesmo (ou seja, não faz o papel de uma bridge ehehehhe).

Mas só pra esclarecer: no cenário que configurei naquele post que você citou, o VLAN tagging estava sendo feito na própria bridge no modem da Vivo (como dá pra ver no primeiro print daquele post), e o roteador não havia recebido nenhuma configuração desta natureza.

Enfim, resumindo as duas opções:

1) Ou você tem a bridge fazendo o VLAN tagging:

vkh0p3U.png


O10qvqX.png


2) Ou você tem a bridge sem o VLAN tagging mas com o roteador o fazendo:

7VhBfYw.png


T9A7Fed.png


9080jIW.png
 
Sim, dá pra configurar o VLAN tagging no roteador, mas ainda precisa ter a bridge no modem da Vivo, obviamente (mostro como no final deste post). Se só excluir a bridge com o VLAN tagging sem nenhuma contrapartida, aí o modem não encaminha nada, mesmo (ou seja, não faz o papel de uma bridge ehehehhe).

Mas só pra esclarecer: no cenário que configurei naquele post que você citou, o VLAN tagging estava sendo feito na própria bridge no modem da Vivo (como dá pra ver no primeiro print daquele post), e o roteador não havia recebido nenhuma configuração desta natureza.

Enfim, resumindo as duas opções:

1) Ou você tem a bridge fazendo o VLAN tagging:

vkh0p3U.png


O10qvqX.png


2) Ou você tem a bridge sem o VLAN tagging mas com o roteador o fazendo:

7VhBfYw.png


T9A7Fed.png


9080jIW.png
Entendi! Deve ser o firmware da vivo que me impede em algum ponto, pq acho q já tentei dessa maneira e não foi, a única diferença notável é o firmware. Amanhã de manhã tento novamente seguindo seus prints
 
No /padrao consegue sim, essa dica que ele me deu foi pra ver se o HGU novo da vivo conseguia pegar v6 em bridge, pois quando eu colocava em bridge ele criava duas Vlan, ai eu jogava a vlan do router pra um numero que a vivo nao usa. E a que ele criava como bridge eu usava ( ele criava duas vlan 10 ).

Mas mesmo assim, nao pega v6 em bridge, somente em router.

Insisti mais uma vez e percebi que a hora que arrumo a vlan e desativo tudo relacionado a v6 ele pega v6, mas na primeira reiniciada toda a configuração de v6 na lan volta ao normal, como se tivesse resetado, entao achamos o problema, deve ser algum bug relacionado a firmware, segundo o tecnico todos esses hgu novos tao com esse bug, so pega em router, entao como bridge é uma coisa que a vivo nao é obrigada a fornecer ( eu acho ) vai ficar em segundo plano.

No momento to usando o HGU novo em bridge + ax23 como router, com ipv6 desativado, setei dns do google mas nao senti diferença, entao to usando dns da vivo mesmo e como a vivo nao faz cgnat tá tranquilo, nao to sentindo falta do v6. Até poderia deixar o ax23 em AP , mas nao faz sentido deixar o hgu da vivo comandar a rede por mais que sejam poucos dispositivos. Num futuro distante quando v6 for realmente necessário, ai eu penso no que fazer.

cara, eu não conheço praticamente nada de estrutura de redes gpon e tal, mas não sei se a hgu em bridge tem qq relevância em vc receber ou não ipv6.... acho q quem solicita um ipv6 é o seu roteador (que, dado q ela está em bridge, não é a hgu) e quem "entrega" é a olt na "central" da vivo (ou algum servidor dhcp da vivo conectado nela etc..).... a hgu em bridge só tá funcionando de conversor de fibra p/ ethernet.... ela só passa o q chega sem "perguntar nada"....hehehehehehe

vc testou esse seu roteador com as mesmíssimas configurações com outro modelo de hgu em bridge?....

aqui, por exemplo, seja lá a hgu em bridge (tanto askey, qto a mitra da geração com wifi5) ou uma ont de terceiro (já testei a uf-loco, aquela da tp-link xz000-g3, uma askey rtf7000), q eu me lembre todas funcionaram o ipv6 (e eu imagino q, uma vez conectadas / autorizadas na rede da vivo, todas irão funcionar pq elas estão apenas como "bridge")

eu olharia as configurações ipv6 do roteador q vc coloca no lugar da hgu....

agora, ipv6, p/ um monte de coisas atualmente, dependendo do q vc usa, não muda absolutamente nada.... nem sei se vale a pena ficar esquentando a cabeça com isso
 
Última edição:
[...] a hgu em bridge só tá funcionando de conversor de fibra p/ ethernet.... ela só passa o q chega sem "perguntar nada"....hehehehehehe [...]
Então, por praticidade consideramos que é isso mesmo, porém na realidade não é lá exatamente "sem perguntar nada". O modem/ONU/HGU tem como "se intrometer" no tráfego, sim, não sendo uma bridge layer 2 perfeita. Tanto é que se você mapear um endereço da subnet 192.168.15.0/24 na porta física/trunk conectada ao aparelho e tentar acessar o 192.168.15.1 (como quando você quer acessar as configurações do aparelho), quem vai responder é o próprio modem/ONU/HGU (ao invés de passar adiante esse tráfego cegamente).

Por isso que, de cara, uma hipótese que passou pela minha cabeça era algo como o radvd do modem/ONU/HGU estar poluindo o meio e mandando uns router advertisements que ele não deveria mandar (que talvez por ele não ter obtido nenhum prefixo acabe gerando aquele endereço link-local).
 
Oi pessoal, tudo bem? Postei aqui algum tempo atrás que contratei a Vivo Fibra de 700mb e utilizo dois Deco M4 ligados por cabo de rede para expandir o sinal 5ghz pelo apartamento, mas o máximo de velocidade que estou atingindo tanto no Wi-Fi, como pelo cabo, é de aproximadamente 400mb

O técnico veio aqui em casa e no laptop dele no cabo bateu 700mb, então acredito que meu laptop seja antigo (apesar da velocidade total não estar chegando por 5ghz no meu iPhone novo também). Ele me disse que esse meu Deco não atinge mais que 400mb e isso está limitando a velocidade.

Alguém sabe se isso procede e o que fazer pra atingir a velocidade total? Muito obrigado
 
Oi pessoal, tudo bem? Postei aqui algum tempo atrás que contratei a Vivo Fibra de 700mb e utilizo dois Deco M4 ligados por cabo de rede para expandir o sinal 5ghz pelo apartamento, mas o máximo de velocidade que estou atingindo tanto no Wi-Fi, como pelo cabo, é de aproximadamente 400mb

O técnico veio aqui em casa e no laptop dele no cabo bateu 700mb, então acredito que meu laptop seja antigo (apesar da velocidade total não estar chegando por 5ghz no meu iPhone novo também). Ele me disse que esse meu Deco não atinge mais que 400mb e isso está limitando a velocidade.

Alguém sabe se isso procede e o que fazer pra atingir a velocidade total? Muito obrigado
O processamento dos routers e a tecnologia contam também (use ax ao invés de ac). Para 700Mb eu já pensaria em um ax3000
 
Sim, dá pra configurar o VLAN tagging no roteador, mas ainda precisa ter a bridge no modem da Vivo, obviamente (mostro como no final deste post). Se só excluir a bridge com o VLAN tagging sem nenhuma contrapartida, aí o modem não encaminha nada, mesmo (ou seja, não faz o papel de uma bridge ehehehhe).

Mas só pra esclarecer: no cenário que configurei naquele post que você citou, o VLAN tagging estava sendo feito na própria bridge no modem da Vivo (como dá pra ver no primeiro print daquele post), e o roteador não havia recebido nenhuma configuração desta natureza.

Enfim, resumindo as duas opções:

1) Ou você tem a bridge fazendo o VLAN tagging:

vkh0p3U.png


O10qvqX.png


2) Ou você tem a bridge sem o VLAN tagging mas com o roteador o fazendo:

7VhBfYw.png


T9A7Fed.png


9080jIW.png
Não teve jeito mesmo kkkkk se existe a vlan no meu roteador, além da internet não funcionar, a página da wan do mitra simplesmente quebra, não abre nada. Só consigo voltar com a internet excluindo a vlan no meu roteador, assim o mitra funciona e consigo configurar de novo a vlan nele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém aqui do tópico, já conseguiu colocar TP-Link XZ000-G7 na vivo 2? Eu sei que tem tópico e tabela específico, mas lá n tem relatos desse modelo, só o G3
 
Não teve jeito mesmo kkkkk se existe a vlan no meu roteador, além da internet não funcionar, a página da wan do mitra simplesmente quebra, não abre nada. Só consigo voltar com a internet excluindo a vlan no meu roteador, assim o mitra funciona e consigo configurar de novo a vlan nele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém aqui do tópico, já conseguiu colocar TP-Link XZ000-G7 na vivo 2? Eu sei que tem tópico e tabela específico, mas lá n tem relatos desse modelo, só o G3
Puxa vida. Daí tá complicado, mesmo.

Pior que esse problema de não conseguir acessar o gerenciamento do modem/ONU/HGU quando tá se fazendo VLAN tagging no roteador, particularmente, eu percebi também ontem durante os testes. Não me recordo se tentei acessar a página em si (acho que não), mas ao longo dos testes deixei rodando constantemente um ping pra 192.168.15.1 e outro pra 8.8.8.8 (pra testar o acesso ao modem - pra saber quando que ele estava 'de pé' - e o acesso à internet) e notei que com o VLAN tagging feito no roteador os pings ao modem não estavam sendo respondidos, ao mesmo tempo em que a internet estava funcionando normalmente. Me parece ser um bug no firmware do roteador TP-Link que usei nos testes.

Sobre o XZ000-G7 no Vivo 2 (seria VLAN 600 pra internet, confere?), atualmente é a minha ONU de preferência e funciona certinho. E nem precisei mudar nada no "OLT Mode". Tá no "Normal Mode", mesmo. Ele até tem um input mais "espertinho" do tipo "ASCII+HEX" que aceita direto o formato "MSTC********" no campo "GPON SN" (esse prefixo sendo específico da MitraStar, claro). Da vez que testei esse formato, funcionou de boas, mas no fim acabei deixando no formato "HEX" com "4d535443********", mesmo, pra não depender de nenhum truque (vai que um dia isso quebra, sei lá). Só confesso que não testei ele com VLAN tagging. Como o processador dele é bem fraquinho, eu não faço ideia do quanto que seja pesado (ou não) o encaminhamento de pacotes com o VLAN tagging e também não sei se ele tem algum tipo de hardware offloading pra isso, prefiro nem arriscar e deixo essa responsabilidade pro roteador (que, por mais simples que seja, muito provavelmente vai ter um SoC mais moderno e mais potente do que o XZ000-G7, imagino eu). Posso dizer que no "Transparent Mode" eu consigo atingir as velocidades do plano de 700 Mbps download / 350 Mbps upload de boas.

Pra não poluir a página mais do que já poluí no outro post, vou deixar os prints da ONU num spoiler:

txV3KWK.png


wMpMGwX.png


zGSPyKJ.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo