[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

caras, no caso da vivo fibra (gpon e tal), qual seria o caminho "padrao" que ela faz? Digamos, pra acessar algo nos EUA?
Exemplo: Saindo da casa

modem > poste > datacenter da cidade > fibra > datacenter SP > cabo submarino > etc...

pergunto porque, queria saber se obrigatoriamente ela precisa ir para um datacenter mais proximo, ou vai pra um "armario" e de la ja some no mundo?
 
caras, no caso da vivo fibra (gpon e tal), qual seria o caminho "padrao" que ela faz? Digamos, pra acessar algo nos EUA?
Exemplo: Saindo da casa

modem > poste > datacenter da cidade > fibra > datacenter SP > cabo submarino > etc...

pergunto porque, queria saber se obrigatoriamente ela precisa ir para um datacenter mais proximo, ou vai pra um "armario" e de la ja some no mundo?
e só fazer um trasert que vc vai ver a rota feita.

é difícil dizer por onde passa exatamente cada passo pq só o pessoal do CORE da rede das operadoras sabem exatamente aonde esta cada equipamento.

como exemplo da net aqui em bh, em alguns locais é assim: modem -> cmts(alguns ficam em salas alugadas nas regiões outros ficam dentro do datacenter da net) -> datacenter em si(parte de roteamento) -> nesse passo pode sair pro ptt-mg, ficar na rede da própria net ou pular o trafego pra o datacenter da embratel aqui de bh e sabe-se lá pra onde vai depois.
 
alguem pode me infornar qual o melhor jeito de reclamar no anatel . pelo site ou por telefone nao tem jeito nao melhora nem pau ja fiz reclamacao no site do consumidor
nem colocando um modem pace, nao ficou melhor eu nao acredito q seja a distancia nao em 6 mes tava uma maravilha caiu sabado e ficou uma porcaria ...hoje os erro fec estao 212195 antes nao tinha erro algum ..

Liga na Vivo, pega o protocolo de atendimento (você vai usar ele no site da anatel), tente explicar a situação ao atendente. Que estão ocorrendo muitos erros e a conexão está um lixo.

Se não resolverem, vão te mandar um técnico na segunda (agora que os fiodamãe não fazem mais plantões como a GVT fazia). Veja se ele resolve.

Caso fique a mesma bosta de antes, com o protocolo de atendimento que vc anotou (por isso que falei para pegar o protocolo), vá até o site da anatel, e registre uma queixa com o protocolo nas mãos.

Eles levam de 4 a 5 dias úteis para te retornar, então procure deixar um telefone que esteja disponível a qualquer hora do dia, pode ser celular se não fores estar em casa. Quando te ligarem, você desce a lenha para arrumarem.

À essas alturas, já levaram uma multa e só querem resolver teu problema antes que você abra mais chamados e cague um pouco mais com a imagem da empresa. Te garanto que resolve. Já fiz muito disso.

Boa sorte amigo,depois posta oq deu. Qualquer dúvida, poste aí. Já sou macaco velho em reclamar com telecom por serviços decentes, na época que usei Oi por falta de opção até a GVT chegar em 2010 aqui.

caras, no caso da vivo fibra (gpon e tal), qual seria o caminho "padrao" que ela faz? Digamos, pra acessar algo nos EUA?
Exemplo: Saindo da casa

modem > poste > datacenter da cidade > fibra > datacenter SP > cabo submarino > etc...

pergunto porque, queria saber se obrigatoriamente ela precisa ir para um datacenter mais proximo, ou vai pra um "armario" e de la ja some no mundo?

Vai no prompt do DOS digitando "cmd"... lá, digite tracert <endereço do site> depois ENTER.

Você verá todo o caminho desde o seu roteador de casa, os primeiros roteadores da operadora, até chegar nos internacionais, até chegar o destino, com o ping em ms em cada salto mostrado.

Existem programas que mostram também o caminho (rota) para o site que você escolher, mas como o Windows tem essa ferramenta disponível, não tem a menor necessidade de instalar softwares que façam isso.
 
e só fazer um trasert que vc vai ver a rota feita.

Vai no prompt do DOS digitando "cmd"... lá, digite tracert <endereço do site> depois ENTER.

po pessoal, não estava falando de traceroute, estou falando de estrutura física mesmo. Os elementos que compõem o caminho.
Tipo se sai daqui e vai pra um cmts, o que tem no meio desse caminho? É somente a fibra nos postes? Tem amplificadores? Nodes? Sei lá, um armário?
Saca?

Ontem voltando pra casa, fiquei igual um maluco olhando pra tags nos fios dos postes pra ver qual empresa passava fibra por aqui. Aí ja viu ne? Via caixinha preta pra la e pra ca, algumas ja descobri o que é, mas queria entender a estrutura da vivo, pois vejo que a net por exemplo, tem algumas caixas brancas penduradas em postes...
 
Estou fazendo uns testes no speedtest desde de ontem percebi um aumento grande nos ping´s em servidores daqui do brasil mesmo.Isso sem falar com servidores de outros países como USA. Os ping´s simplesmente dobraram. A velocidades de up e down normais e estáveis mas latência dobrou. Já reiniciei o modem, DNS (uso o Open DNS) e nada muda.

Alguém poderia o que poderia ser?
 
Estou fazendo uns testes no speedtest desde de ontem percebi um aumento grande nos ping´s em servidores daqui do brasil mesmo.Isso sem falar com servidores de outros países como USA. Os ping´s simplesmente dobraram. A velocidades de up e down normais e estáveis mas latência dobrou. Já reiniciei o modem, DNS (uso o Open DNS) e nada muda.

Alguém poderia o que poderia ser?

Posta o tracert para esses servidores. Pode ser mudança no roteamento.
 
Depois de uma semana lutando para a Vivo mandar um técnico aqui para resolver o problema das quedas da conexão quando chove, ontem um técnico veio aqui e trocou o cabeamento do poste até a minha casa, estou esperando chover novamente para ver se o problema foi ou não resolvido, já que só cai quando chove ou venta muito forte.
 
Depois de uma semana lutando para a Vivo mandar um técnico aqui para resolver o problema das quedas da conexão quando chove, ontem um técnico veio aqui e trocou o cabeamento do poste até a minha casa, estou esperando chover novamente para ver se o problema foi ou não resolvido, já que só cai quando chove ou venta muito forte.
Ele trocou por um cabo FEB?
 
Depois de uma semana lutando para a Vivo mandar um técnico aqui para resolver o problema das quedas da conexão quando chove, ontem um técnico veio aqui e trocou o cabeamento do poste até a minha casa, estou esperando chover novamente para ver se o problema foi ou não resolvido, já que só cai quando chove ou venta muito forte.
Se ele colocou FEB (um preto redondo) da caixa do poste até teu modem, podem fazer outra guerra lá fora que a conexão não cai.

Aqui ficou 100% com esse cabo. Já pegou até tempestade de granizo e a conexão firme...hueuhe
 
Ele trocou por um cabo FEB?

O técnico colocou um cabo preto redondo, não sei se é esse FEB, na verdade nem ele sabia, perguntei pra ele se esse cabo era FEB, ele disse que não sabia...
Nem escada para subir o cara tinha, tivemos que esperar outro técnico com escada vir aqui para emprestar a escada para ele fazer a troca do cabo.

Se ele colocou FEB (um preto redondo) da caixa do poste até teu modem, podem fazer outra guerra lá fora que a conexão não cai.

Aqui ficou 100% com esse cabo. Já pegou até tempestade de granizo e a conexão firme...hueuhe

Aparentemente foi esse FEB, agora é esperar chover aqui para ver se realmente resolveu o problema.
 
Se ele colocou FEB (um preto redondo) da caixa do poste até teu modem, podem fazer outra guerra lá fora que a conexão não cai.

Aqui ficou 100% com esse cabo. Já pegou até tempestade de granizo e a conexão firme...hueuhe

Esse FEB aguenta linha de pipa com cerol ?
 
Pessoal boa tarde,

Para o VIVO Fibra 300MB, qual o melhor roteador o DMG ou o Sagemcom? Ou a VIVO está enviando algum outro melhorzinho?
 
Estou fazendo uns testes no speedtest desde de ontem percebi um aumento grande nos ping´s em servidores daqui do brasil mesmo.Isso sem falar com servidores de outros países como USA. Os ping´s simplesmente dobraram. A velocidades de up e down normais e estáveis mas latência dobrou. Já reiniciei o modem, DNS (uso o Open DNS) e nada muda.

Alguém poderia o que poderia ser?
Pior que incrivelmente aqui desde a última semana está ocorrendo o contrário: meu ping diminuiu na metade na maioria dos sites e jogos. Algo que antes era de 90 a 150 de ping, hoje em dia não passa de 50 a 80. Que Deus ajude que continue assim, estou felizão com a melhora súbita.
 
Bom resumindo a novela que estou vivendo com a Vivo desde quarta feira (15/02):

Eu tinha 15mb de internet, quis um upgrade pra 50mb, e me agendaram um tecnico.
O tecnico veio, disse que 50mb nao eh possivel pq "a fiacao do predio eh ruim", e entao fizemos downgrade pra 25mb.
Nem 25mb tava chegando direito, entao liguei novamente e enviaram 2 tecnicos e diaas diferentes e ambos alegaram que nao eh possivel 50mb pela distancia do armario da Vivo do meu predio, e nao tinha relacao com fiacao de predio coisa nenhuma.
Abri reclamacao contra o pessoal de vendas e contra o tecnico pilantra, e deixei em 25mb mesmo, pois mesmo nao chegando 100% a velocidade, chega mais que 15mb, que seria o plano inferior a este, mas ambos tem o mesmo preco.

Agora o que esta me deixando PUTO, e to tentando descobrir o que irei fazer:
Trocaram o roteador que eu tinha aqui da GVT por uma porcaria qualquer da Vivo, e o wifi eh horrivel.. enquanto eu consigo pegar, por exemplo, 20mb de velocidade via cabo, no wifi nao chega nem a 6mb, e isso esta atrapalhando no uso de meu Chromecast, por exemplo.
E segundo o ultimo tecnicoque veio aqui em casa, nem adianta visita tecnica pq o problema eh na qualidade do produto mesmo, que esse roteador nao presta e eles so andam trabalhando com ele.
A solucao obvia seria comprar um reepetidor/roteador decente pra eu conseguir usar o wifi sem problemas.
Mas eu acho uma sacanagem sem tamanho os caras virem na minha casa, trocar um equipamento que estava 100% por um boqueta, e eu ainda ter que gastar uma grana pra solucionar isso.
Modelo do roteador: Arcadyan VRV7006AW22-A-GRT
Qq eu faco nesse caso? Vou ter que me meter com Procon mesmo?

Valeu, meu blog se encerra aqui :D
 
Bom resumindo a novela que estou vivendo com a Vivo desde quarta feira (15/02):

Eu tinha 15mb de internet, quis um upgrade pra 50mb, e me agendaram um tecnico.
O tecnico veio, disse que 50mb nao eh possivel pq "a fiacao do predio eh ruim", e entao fizemos downgrade pra 25mb.
Nem 25mb tava chegando direito, entao liguei novamente e enviaram 2 tecnicos e diaas diferentes e ambos alegaram que nao eh possivel 50mb pela distancia do armario da Vivo do meu predio, e nao tinha relacao com fiacao de predio coisa nenhuma.
Abri reclamacao contra o pessoal de vendas e contra o tecnico pilantra, e deixei em 25mb mesmo, pois mesmo nao chegando 100% a velocidade, chega mais que 15mb, que seria o plano inferior a este, mas ambos tem o mesmo preco.

Agora o que esta me deixando PUTO, e to tentando descobrir o que irei fazer:
Trocaram o roteador que eu tinha aqui da GVT por uma porcaria qualquer da Vivo, e o wifi eh horrivel.. enquanto eu consigo pegar, por exemplo, 20mb de velocidade via cabo, no wifi nao chega nem a 6mb, e isso esta atrapalhando no uso de meu Chromecast, por exemplo.
E segundo o ultimo tecnicoque veio aqui em casa, nem adianta visita tecnica pq o problema eh na qualidade do produto mesmo, que esse roteador nao presta e eles so andam trabalhando com ele.
A solucao obvia seria comprar um reepetidor/roteador decente pra eu conseguir usar o wifi sem problemas.
Mas eu acho uma sacanagem sem tamanho os caras virem na minha casa, trocar um equipamento que estava 100% por um boqueta, e eu ainda ter que gastar uma grana pra solucionar isso.
Modelo do roteador: Arcadyan VRV7006AW22-A-GRT
Qq eu faco nesse caso? Vou ter que me meter com Procon mesmo?

Valeu, meu blog se encerra aqui :D

Muita sacanagem isso, ontem também questionei o técnico que veio aqui se a Vivo não tinha uns modelos melhores de modem + roteador, porque o modelo que colocam aqui é um lixo, para o Wi-fi funcionar melhor tive que ligar um roteador Wi-fi que tenho aqui (D-link 905L) em uma das portas LAN do modem, ai ficou um pouco melhor, porém, segundo o técnico, a Vivo trabalha apenas com modelos semelhantes a esse e que não adiantaria trocar, pois todos os modelos utilizados pela Vivo são fracos.
 
Muita sacanagem isso, ontem também questionei o técnico que veio aqui se a Vivo não tinha uns modelos melhores de modem + roteador, porque o modelo que colocam aqui é um lixo, para o Wi-fi funcionar melhor tive que ligar um roteador Wi-fi que tenho aqui (D-link 905L) em uma das portas LAN do modem, ai ficou um pouco melhor, porém, segundo o técnico, a Vivo trabalha apenas com modelos semelhantes a esse e que não adiantaria trocar, pois todos os modelos utilizados pela Vivo são fracos.
Sim, exatamente.. a solucao eh comprar um roteador a parte mesmo, mesmo que nao seja tao caro (achei uns bons da tplink por uns 50~70 pila), so que eh uma baita filhadaputagem ne..
Eu troquei a frequencia do wifi de 20mhz pra 40mhz,e usei um app no cel aqui que verifica os canais dos wifis da regiao, e coloquei o meu num canal mais "vazio"... pelo speedtest tive um melhora de uns 5~8mb na velocidade, mais tarde testo no Chromecast pra ver se ta melhor mesmo
 
Bom resumindo a novela que estou vivendo com a Vivo desde quarta feira (15/02):

Eu tinha 15mb de internet, quis um upgrade pra 50mb, e me agendaram um tecnico.
O tecnico veio, disse que 50mb nao eh possivel pq "a fiacao do predio eh ruim", e entao fizemos downgrade pra 25mb.
Nem 25mb tava chegando direito, entao liguei novamente e enviaram 2 tecnicos e diaas diferentes e ambos alegaram que nao eh possivel 50mb pela distancia do armario da Vivo do meu predio, e nao tinha relacao com fiacao de predio coisa nenhuma.
Abri reclamacao contra o pessoal de vendas e contra o tecnico pilantra, e deixei em 25mb mesmo, pois mesmo nao chegando 100% a velocidade, chega mais que 15mb, que seria o plano inferior a este, mas ambos tem o mesmo preco.

Agora o que esta me deixando PUTO, e to tentando descobrir o que irei fazer:
Trocaram o roteador que eu tinha aqui da GVT por uma porcaria qualquer da Vivo, e o wifi eh horrivel.. enquanto eu consigo pegar, por exemplo, 20mb de velocidade via cabo, no wifi nao chega nem a 6mb, e isso esta atrapalhando no uso de meu Chromecast, por exemplo.
E segundo o ultimo tecnicoque veio aqui em casa, nem adianta visita tecnica pq o problema eh na qualidade do produto mesmo, que esse roteador nao presta e eles so andam trabalhando com ele.
A solucao obvia seria comprar um reepetidor/roteador decente pra eu conseguir usar o wifi sem problemas.
Mas eu acho uma sacanagem sem tamanho os caras virem na minha casa, trocar um equipamento que estava 100% por um boqueta, e eu ainda ter que gastar uma grana pra solucionar isso.
Modelo do roteador: Arcadyan VRV7006AW22-A-GRT
Qq eu faco nesse caso? Vou ter que me meter com Procon mesmo?

Valeu, meu blog se encerra aqui :D

Primeiro, se não chega 25 Mega pelo cabo tem que resolver isso aí! Já é sinal que tem algo ruim acontecendo. Qual teste que você faz?
Se fizer pelo speedtest.net, teste num servidor de SP (OpenX, TIM, NET). Chega quanto de velocidade (no cabo)?
 
Gente podem me salvar? Sou novo no vivo fibra, ontem instalaram e achei uns problemas, o dá velocidade eu vi que preciso estar no 5ghz pra obter tudo, mas o do Al de 5 e 2.4 são péssimos mesmo assim, com mais de 100mb dá lag no jogo online, daí me ajudem, qual melhor solução? Se eu pegar um roteador e ligar um cabo do roteador Da vivo nesse que eu comprar, irá funcionar? No caso dá velocidade, meu note não aceita 5ghz, então pra usar tudo só se for No cabo?

E mais uma coisa, vi que o sinal reseta em 720minutos aqui e por mais que eu mude o tempo de concessão sempre que reinicia tem um IP que continua em 720min e esse reseta toda a rede, imagino ser o aparelho dá vivo, não tem como aumentar esse tempo desse IP específico?

Desculpa as muitas dúvidas, a NET aqui antes era bom o sinal do Wi-Fi porém caia muito e também era só 15mb, agora resolvi mudar e to vendo uns obstáculos.

No caso eu quero pegar esse roteador novo pra puxar Direto pro quarto, daí de lá eu puxo os cabos tbm pra onde precisa
 
Gente podem me salvar? Sou novo no vivo fibra, ontem instalaram e achei uns problemas, o dá velocidade eu vi que preciso estar no 5ghz pra obter tudo, mas o do Al de 5 e 2.4 são péssimos mesmo assim, com mais de 100mb dá lag no jogo online, daí me ajudem, qual melhor solução? Se eu pegar um roteador e ligar um cabo do roteador Da vivo nesse que eu comprar, irá funcionar? No caso dá velocidade, meu note não aceita 5ghz, então pra usar tudo só se for No cabo?

E mais uma coisa, vi que o sinal reseta em 720minutos aqui e por mais que eu mude o tempo de concessão sempre que reinicia tem um IP que continua em 720min e esse reseta toda a rede, imagino ser o aparelho dá vivo, não tem como aumentar esse tempo desse IP específico?

Desculpa as muitas dúvidas, a NET aqui antes era bom o sinal do Wi-Fi porém caia muito e também era só 15mb, agora resolvi mudar e to vendo uns obstáculos.

No caso eu quero pegar esse roteador novo pra puxar Direto pro quarto, daí de lá eu puxo os cabos tbm pra onde precisa
Jogo?
Vai no cabo até o PC que é sucesso.
 
Pessoal boa tarde,

Para o VIVO Fibra 300MB, qual o melhor roteador o DMG ou o Sagemcom? Ou a VIVO está enviando algum outro melhorzinho?
eu tenho 200/100 e uso um Sagemcom fast 5650 muito bom pois tem como colocar em bridge e usar seu proprio roteador. Agora se voce ta falando em comprar um novo modem. Compra um tplink.
 
Pessoal boa tarde,

Para o VIVO Fibra 300MB, qual o melhor roteador o DMG ou o Sagemcom? Ou a VIVO está enviando algum outro melhorzinho?

Prefira e se possível peça que seja instalado e habilitado um ONT + Modem separado, habilitando o seu ONT na central, vc arranca fora o modem da Vivo e usa um roteador decente com suporte a VLAN tagging e NAT via hardware/CTF a seu gosto.

Aqui tenho o plano 300/150 e uso um Asus AC68u = sucesso, dá picos de até 500Mbps no down e 200Mbps no up.
 
Última edição:
Prefira e se possível peça que seja instalado e habilitado um ONT + Modem separado, habilitando o seu ONT na central, vc arranca fora o modem da Vivo e usa um roteador decente com suporte a VLAN tagging e NAT via hardware/CTF a seu gosto.

Aqui tenho o plano 300/150 e uso um Asus AC68u = sucesso, dá picos de até 500Mbps no down e 200Mbps no up.
Obrigado pela resposta.
Aqui em casa temos apenas a Internet, sendo 300mb/150mb.
O set up e um modem GPON e um sagemcom fast.
O Wifi e bem ruinzinho.
Você conseguiu que eles mesmos subissem a VLAN 10 e 20 no seu Asus?
Pois eles disseram que eu sou "obrigado" a usar o Sagemcom. Dai eu queria saber se o DMG seria um pouco melhor.
Nao queria ter que habilitar um router via bridge.
No PS4 e PS3 as velocidades maximas que consegui foram de 140 down e 130 up.
Semana que vem vou testar no Notebook e PC com Wifi AC e Gigabit Ethernet. Segundo a atendente demora uns 5 dias para migrar a velocidade.
 
eu tenho 200/100 e uso um Sagemcom fast 5650 muito bom pois tem como colocar em bridge e usar seu proprio roteador. Agora se voce ta falando em comprar um novo modem. Compra um tplink.
Vlw. Eu tenho um TPLINK mas não queria ter que usar em bridge :(
 
Obrigado pela resposta.
Aqui em casa temos apenas a Internet, sendo 300mb/150mb.
O set up e um modem GPON e um sagemcom fast.
O Wifi e bem ruinzinho.
Você conseguiu que eles mesmos subissem a VLAN 10 e 20 no seu Asus?
Pois eles disseram que eu sou "obrigado" a usar o Sagemcom. Dai eu queria saber se o DMG seria um pouco melhor.
Nao queria ter que habilitar um router via bridge.
No PS4 e PS3 as velocidades maximas que consegui foram de 140 down e 130 up.
Semana que vem vou testar no Notebook e PC com Wifi AC e Gigabit Ethernet. Segundo a atendente demora uns 5 dias para migrar a velocidade.
 

Vlw. Eu tenho um TPLINK mas não queria ter que usar em bridge :(


Eu tenho um gpt-2541gnac-n1 que é ONT+ROUTER junto, é bem ruinzinho, mas para frente ligo para pegar um ONT separado, estou com ip fixo 100/50, aqui chega no max 200/100, se chegasse 300/150 pegava sem pensar, msm sendo uma fortuna só para desafogar o trafego em um flood de udp, deixei esse gpt-2541gnac-n1 em bridge e consegui normal autenticar em um Pfsense (firewall)
 
Eu tenho um gpt-2541gnac-n1 que é ONT+ROUTER junto, é bem ruinzinho, mas para frente ligo para pegar um ONT separado, estou com ip fixo 100/50, aqui chega no max 200/100, se chegasse 300/150 pegava sem pensar, msm sendo uma fortuna só para desafogar o trafego em um flood de udp, deixei esse gpt-2541gnac-n1 em bridge e consegui normal autenticar em um Pfsense (firewall)
Mas acho que 100MB ou mais so deixa autenticar via PPOE se for um plano bem antigo pois, pelo que li todo mundo que assina de um certo tempo para cá, é obrigado a ter as VLANs configuradas e usar os routers dele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo