[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguem notou algum tipo de traffic shaping na ZL-SP?
Meus downloads na Steam estão pessimos na casa do 17MB/s em pico, streaming no youtube constantemente congelando tambem, preciso travar em 720p. Tenho 600 mega de internet.

É mais fácil isso ser problema técnico mesmo.
E pela descrição, é problema de CDN desses serviços na sua região.
Traffic Shaping não é tão simples de fazer como todo mundo pensa: exige equipamentos direcionados pra realizar isso de forma exclusiva e é caro manter funcionando.
Algumas vezes, uma mudança de intervalo de IP resolve esse tipo de problema.
 
Aqui no meu Askey funcionou temporariamente.

Ao reconectar a fibra depois de todo o procedimento, o acesso ao padrão é bloqueado novamente.

Nessa brincadeira o VoIP parou de funcionar e ainda não consegui resolver, rsrs

o VoIP é configurado pelo TR-069, por isso não volta
 
Alguem notou algum tipo de traffic shaping na ZL-SP?
Meus downloads na Steam estão pessimos na casa do 17MB/s em pico, streaming no youtube constantemente congelando tambem, preciso travar em 720p. Tenho 600 mega de internet.
Isso não è Ts. Tenho 600mb aqui normal youtube 4k região central sp.
 
Dei uma fuçada aqui e acho que consegui algum progresso.

Então, para quem tiver a Askey RTF8225VW REV3, vou compartilhar aqui o método com o qual consegui acessar as configurações avançadas (http://192.168.15.1/padrao) e desabilitar o TR-069. Desta forma, o acesso permanece mesmo com a fibra conectada.

Aqui os detalhes completos do aparelho:
gMRyeTe.png


Aqui a página inicial das configurações avançadas:
bZdhbYU.png


Aqui o resultado final com o TR-069 desabilitado:
QwCPmkI.png


IMPORTANTE: Não tenho contratados os produtos de telefone e TV. Apenas internet. Logo, posso afirmar que a internet funciona normalmente após o procedimento, mas não posso fazer o mesmo com relação a telefone e TV.

Aqui mostrei apenas o resultado final. Para não tomar toda a página do fórum, vou colocar o procedimento completo no spoiler abaixo:
Confirmando novamente os detalhes do aparelho:
gMRyeTe.png


E confirmando que não era possível acessar as configurações avançadas antes do procedimento:
njjE7D9.png


Analisando os usuários cadastrados, o "support" parece possuir mais privilégios, então usaremos ele.
zULtJBz.png


(1) A primeira ação a ser tomada é desconectar a fibra do aparelho

(2) Após isso, conectar no aparelho via telnet, logar com o usuário "support" e executar os seguintes comandos em sequência: "mgmt", "config" e "reset". Depois disso, todas as luzes do aparelho passaram a piscar sem parar. Eu escolhi esperar cerca de 4 minutos, desligar e ligar novamente o aparelho. Não sei dizer se esta espera é necessária ou não.
XZVOdJ4.png


(3) Depois que o aparelho iniciar novamente, será possível acessar o http://192.168.15.1/padrao.
87ciOwl.png


(4) Será possível logar com o usuário "support":
bZdhbYU.png


(5) Ir em "Management" > "Remote Management" > "TR-069 Setting". Você verá que a opção para desabilitar o TR-069 estará bloqueado na interface:
0TF50el.png


(6) Para contornar isso, será necessário inspecionar e modificar os elementos diretamente no navegador.
que8tpF.png


(7) Remover os trechos com disabled="disabled" dos elementos <input type="radio"/>:
tJZqzVc.png


(8) Após, selecionar "Disable" em "CWMP" e "Periodic Inform" e clicar em "Apply".
n2iMmKo.png


(9) Feito isso, a fibra pode ser conectada novamente. Nos demais acessos, a opção voltará a estar bloqueada. Mas já não fará diferença, pois ela já deverá estar desabilitada:
QwCPmkI.png
 
Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

 
Dei uma fuçada aqui e acho que consegui algum progresso.

Então, para quem tiver a Askey RTF8225VW REV3, vou compartilhar aqui o método com o qual consegui acessar as configurações avançadas (http://192.168.15.1/padrao) e desabilitar o TR-069. Desta forma, o acesso permanece mesmo com a fibra conectada.

Aqui os detalhes completos do aparelho:
gMRyeTe.png


Aqui a página inicial das configurações avançadas:
bZdhbYU.png


Aqui o resultado final com o TR-069 desabilitado:
QwCPmkI.png


IMPORTANTE: Não tenho contratados os produtos de telefone e TV. Apenas internet. Logo, posso afirmar que a internet funciona normalmente após o procedimento, mas não posso fazer o mesmo com relação a telefone e TV.

Aqui mostrei apenas o resultado final. Para não tomar toda a página do fórum, vou colocar o procedimento completo no spoiler abaixo:
Confirmando novamente os detalhes do aparelho:
gMRyeTe.png


E confirmando que não era possível acessar as configurações avançadas antes do procedimento:
njjE7D9.png


Analisando os usuários cadastrados, o "support" parece possuir mais privilégios, então usaremos ele.
zULtJBz.png


(1) A primeira ação a ser tomada é desconectar a fibra do aparelho

(2) Após isso, conectar no aparelho via telnet, logar com o usuário "support" e executar os seguintes comandos em sequência: "mgmt", "config" e "reset". Depois disso, todas as luzes do aparelho passaram a piscar sem parar. Eu escolhi esperar cerca de 4 minutos, desligar e ligar novamente o aparelho. Não sei dizer se esta espera é necessária ou não.
XZVOdJ4.png


(3) Depois que o aparelho iniciar novamente, será possível acessar o http://192.168.15.1/padrao.
87ciOwl.png


(4) Será possível logar com o usuário "support":
bZdhbYU.png


(5) Ir em "Management" > "Remote Management" > "TR-069 Setting". Você verá que a opção para desabilitar o TR-069 estará bloqueado na interface:
0TF50el.png


(6) Para contornar isso, será necessário inspecionar e modificar os elementos diretamente no navegador.
que8tpF.png


(7) Remover os trechos com disabled="disabled" dos elementos <input type="radio"/>:
tJZqzVc.png


(8) Após, selecionar "Disable" em "CWMP" e "Periodic Inform" e clicar em "Apply".
n2iMmKo.png


(9) Feito isso, a fibra pode ser conectada novamente. Nos demais acessos, a opção voltará a estar bloqueada. Mas já não fará diferença, pois ela já deverá estar desabilitada:
QwCPmkI.png

Eu consegui manter a página padrão mesmo depois de reconectar a fibra porque alterei todos os dados do TR-069. Somente desse jeito ficou estabilizado podendo desligar e ligar o modem da tomada sem problemas.

Só que eu aqui tenho fixo voip e não tem como reativar sem auxílio do TR-069.

Para quem tem fixo ou TV, acho que só vai dar certo se for alguma técnica que não necessite resetar o modem.
 
Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

Famoso erro de perfil.vai ter que chamar o técnico no local
 
VIvo fora há mais de 1 dia aqui na minha região em Recife.
hYnJyfI.png
 
Acabei precisando solicitar reparo no app.

5 min depois me ligou uma mulher da Vivo, que parecia ser do suporte avançado, e disse que não estava conseguindo restaurar meu voip, pois aparecia lá que o meu modem não estava sendo reconhecido pelo sistema da Vivo pra fazer uma atualização remota.

Não teve jeito, foi preciso resetar o modem e só depois disso ela conseguiu reativar o voip.

O reset de fábrica reativa o TR-069 e a página padrão acaba sendo bloqueada de novo.
Deve ser pq o TR-069 estava desativado, e a Vivo deve enviar algum comando para reativar o VoIP
 
É mais fácil isso ser problema técnico mesmo.
E pela descrição, é problema de CDN desses serviços na sua região.
Traffic Shaping não é tão simples de fazer como todo mundo pensa: exige equipamentos direcionados pra realizar isso de forma exclusiva e é caro manter funcionando.
Algumas vezes, uma mudança de intervalo de IP resolve esse tipo de problema.
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
 
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
Estou enfrentando o mesmo problema, do YouTube abrir em 720p :( zona sul de SP.
 
Estou enfrentando o mesmo problema, do YouTube abrir em 720p :( zona sul de SP.
Pois é, começou a acontecer faz umas 2 semanas. Antes abria normal em 4k.

Se eu conecto em alguma VPN, abre direto em 4k também, por isso que eu estou achando que é traffic shaping.

Alguma dica do que fazer? Fiz vários testes aqui (com cabo, sem cabo, conectado direto no modem, dei reset no modem) e parece que é algo no provedor mesmo.
 
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
 
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
Mas ele já abre na máxima qualidade disponível? Ou ele abre em uma qualidade mais baixa e vc precisa manualmente colocar na mais alta?
 
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
Aqui esta acontecendo o mesmo citado por alguns amigos. De + ou - 2 semanas pra cá o YouTube só abre em 720p seja no PC ou nas TVs. Se quiser mudar manualmente para 1080p ou 2160p funciona de boa sem problema algum. Curiosamente entrei nesse jogo Inglaterra e Eslováquia ao vivo pela CazéTV e entrou em 1080p!

O IP aqui também muda no geral entre 7 e 10 dias. Mas as vezes fica 20 sem mudar!
 
Última edição:
Já abre em 1080P automático. Notebook celular ou tv
Fiz o teste no celular e como no PC/Notebook e TVs abre em 720p. Então fiz o teste na rede 5g da Tim (aqui bate nos 600mb) e também só abre em 720p.
Pra mim isso não é das operadores de internet é ajuste, mudança do Youtube!
 
Fiz o teste no celular e como no PC/Notebook e TVs abre em 720p. Então fiz o teste na rede 5g da Tim (aqui bate nos 600mb) e também só abre em 720p.
Pra mim isso não é das operadores de internet é ajuste, mudança do Youtube!
Não sei se é algo no youtube não. Pq no mesmo notebook que abre em 720p na fibra da vivo, se eu conecto na VPN do trabalho (usando um gateway do brasil) é instantânea a mudança, passa a abrir tudo em 4K
 
Mas ele já abre na máxima qualidade disponível? Ou ele abre em uma qualidade mais baixa e vc precisa manualmente colocar na mais alta?

Não considere o comportamento da internet Vivo do @j4nus como algo para usar como referência. Pois todos aqui sabem que ele é o usuário onde a Vivo funciona 100% perfeita... é o que chamamos de fã boy de operadora... portanto ele não tem essa "credibilidade" para falar dos problemas... mas se for pra falar coisa boa, pode chamar ele que vai te passar uma lista imensa :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo