[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguem notou algum tipo de traffic shaping na ZL-SP?
Meus downloads na Steam estão pessimos na casa do 17MB/s em pico, streaming no youtube constantemente congelando tambem, preciso travar em 720p. Tenho 600 mega de internet.

É mais fácil isso ser problema técnico mesmo.
E pela descrição, é problema de CDN desses serviços na sua região.
Traffic Shaping não é tão simples de fazer como todo mundo pensa: exige equipamentos direcionados pra realizar isso de forma exclusiva e é caro manter funcionando.
Algumas vezes, uma mudança de intervalo de IP resolve esse tipo de problema.
 
Aqui no meu Askey funcionou temporariamente.

Ao reconectar a fibra depois de todo o procedimento, o acesso ao padrão é bloqueado novamente.

Nessa brincadeira o VoIP parou de funcionar e ainda não consegui resolver, rsrs

o VoIP é configurado pelo TR-069, por isso não volta
 
Alguem notou algum tipo de traffic shaping na ZL-SP?
Meus downloads na Steam estão pessimos na casa do 17MB/s em pico, streaming no youtube constantemente congelando tambem, preciso travar em 720p. Tenho 600 mega de internet.
Isso não è Ts. Tenho 600mb aqui normal youtube 4k região central sp.
 
Dei uma fuçada aqui e acho que consegui algum progresso.

Então, para quem tiver a Askey RTF8225VW REV3, vou compartilhar aqui o método com o qual consegui acessar as configurações avançadas (http://192.168.15.1/padrao) e desabilitar o TR-069. Desta forma, o acesso permanece mesmo com a fibra conectada.

Aqui os detalhes completos do aparelho:
gMRyeTe.png


Aqui a página inicial das configurações avançadas:
bZdhbYU.png


Aqui o resultado final com o TR-069 desabilitado:
QwCPmkI.png


IMPORTANTE: Não tenho contratados os produtos de telefone e TV. Apenas internet. Logo, posso afirmar que a internet funciona normalmente após o procedimento, mas não posso fazer o mesmo com relação a telefone e TV.

Aqui mostrei apenas o resultado final. Para não tomar toda a página do fórum, vou colocar o procedimento completo no spoiler abaixo:
Confirmando novamente os detalhes do aparelho:
gMRyeTe.png


E confirmando que não era possível acessar as configurações avançadas antes do procedimento:
njjE7D9.png


Analisando os usuários cadastrados, o "support" parece possuir mais privilégios, então usaremos ele.
zULtJBz.png


(1) A primeira ação a ser tomada é desconectar a fibra do aparelho

(2) Após isso, conectar no aparelho via telnet, logar com o usuário "support" e executar os seguintes comandos em sequência: "mgmt", "config" e "reset". Depois disso, todas as luzes do aparelho passaram a piscar sem parar. Eu escolhi esperar cerca de 4 minutos, desligar e ligar novamente o aparelho. Não sei dizer se esta espera é necessária ou não.
XZVOdJ4.png


(3) Depois que o aparelho iniciar novamente, será possível acessar o http://192.168.15.1/padrao.
87ciOwl.png


(4) Será possível logar com o usuário "support":
bZdhbYU.png


(5) Ir em "Management" > "Remote Management" > "TR-069 Setting". Você verá que a opção para desabilitar o TR-069 estará bloqueado na interface:
0TF50el.png


(6) Para contornar isso, será necessário inspecionar e modificar os elementos diretamente no navegador.
que8tpF.png


(7) Remover os trechos com disabled="disabled" dos elementos <input type="radio"/>:
tJZqzVc.png


(8) Após, selecionar "Disable" em "CWMP" e "Periodic Inform" e clicar em "Apply".
n2iMmKo.png


(9) Feito isso, a fibra pode ser conectada novamente. Nos demais acessos, a opção voltará a estar bloqueada. Mas já não fará diferença, pois ela já deverá estar desabilitada:
QwCPmkI.png
 
Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

 
Dei uma fuçada aqui e acho que consegui algum progresso.

Então, para quem tiver a Askey RTF8225VW REV3, vou compartilhar aqui o método com o qual consegui acessar as configurações avançadas (http://192.168.15.1/padrao) e desabilitar o TR-069. Desta forma, o acesso permanece mesmo com a fibra conectada.

Aqui os detalhes completos do aparelho:
gMRyeTe.png


Aqui a página inicial das configurações avançadas:
bZdhbYU.png


Aqui o resultado final com o TR-069 desabilitado:
QwCPmkI.png


IMPORTANTE: Não tenho contratados os produtos de telefone e TV. Apenas internet. Logo, posso afirmar que a internet funciona normalmente após o procedimento, mas não posso fazer o mesmo com relação a telefone e TV.

Aqui mostrei apenas o resultado final. Para não tomar toda a página do fórum, vou colocar o procedimento completo no spoiler abaixo:
Confirmando novamente os detalhes do aparelho:
gMRyeTe.png


E confirmando que não era possível acessar as configurações avançadas antes do procedimento:
njjE7D9.png


Analisando os usuários cadastrados, o "support" parece possuir mais privilégios, então usaremos ele.
zULtJBz.png


(1) A primeira ação a ser tomada é desconectar a fibra do aparelho

(2) Após isso, conectar no aparelho via telnet, logar com o usuário "support" e executar os seguintes comandos em sequência: "mgmt", "config" e "reset". Depois disso, todas as luzes do aparelho passaram a piscar sem parar. Eu escolhi esperar cerca de 4 minutos, desligar e ligar novamente o aparelho. Não sei dizer se esta espera é necessária ou não.
XZVOdJ4.png


(3) Depois que o aparelho iniciar novamente, será possível acessar o http://192.168.15.1/padrao.
87ciOwl.png


(4) Será possível logar com o usuário "support":
bZdhbYU.png


(5) Ir em "Management" > "Remote Management" > "TR-069 Setting". Você verá que a opção para desabilitar o TR-069 estará bloqueado na interface:
0TF50el.png


(6) Para contornar isso, será necessário inspecionar e modificar os elementos diretamente no navegador.
que8tpF.png


(7) Remover os trechos com disabled="disabled" dos elementos <input type="radio"/>:
tJZqzVc.png


(8) Após, selecionar "Disable" em "CWMP" e "Periodic Inform" e clicar em "Apply".
n2iMmKo.png


(9) Feito isso, a fibra pode ser conectada novamente. Nos demais acessos, a opção voltará a estar bloqueada. Mas já não fará diferença, pois ela já deverá estar desabilitada:
QwCPmkI.png

Eu consegui manter a página padrão mesmo depois de reconectar a fibra porque alterei todos os dados do TR-069. Somente desse jeito ficou estabilizado podendo desligar e ligar o modem da tomada sem problemas.

Só que eu aqui tenho fixo voip e não tem como reativar sem auxílio do TR-069.

Para quem tem fixo ou TV, acho que só vai dar certo se for alguma técnica que não necessite resetar o modem.
 
Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

Famoso erro de perfil.vai ter que chamar o técnico no local
 
VIvo fora há mais de 1 dia aqui na minha região em Recife.
hYnJyfI.png
 
Acabei precisando solicitar reparo no app.

5 min depois me ligou uma mulher da Vivo, que parecia ser do suporte avançado, e disse que não estava conseguindo restaurar meu voip, pois aparecia lá que o meu modem não estava sendo reconhecido pelo sistema da Vivo pra fazer uma atualização remota.

Não teve jeito, foi preciso resetar o modem e só depois disso ela conseguiu reativar o voip.

O reset de fábrica reativa o TR-069 e a página padrão acaba sendo bloqueada de novo.
Deve ser pq o TR-069 estava desativado, e a Vivo deve enviar algum comando para reativar o VoIP
 
É mais fácil isso ser problema técnico mesmo.
E pela descrição, é problema de CDN desses serviços na sua região.
Traffic Shaping não é tão simples de fazer como todo mundo pensa: exige equipamentos direcionados pra realizar isso de forma exclusiva e é caro manter funcionando.
Algumas vezes, uma mudança de intervalo de IP resolve esse tipo de problema.
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
 
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
Estou enfrentando o mesmo problema, do YouTube abrir em 720p :( zona sul de SP.
 
Estou enfrentando o mesmo problema, do YouTube abrir em 720p :( zona sul de SP.
Pois é, começou a acontecer faz umas 2 semanas. Antes abria normal em 4k.

Se eu conecto em alguma VPN, abre direto em 4k também, por isso que eu estou achando que é traffic shaping.

Alguma dica do que fazer? Fiz vários testes aqui (com cabo, sem cabo, conectado direto no modem, dei reset no modem) e parece que é algo no provedor mesmo.
 
Como eu faço pra mudar o intervalo de IP?

Aqui está acontecendo algo estranho também (zona Oeste SP) começou a acontecer faz umas 2 semanas:
Se eu abro qualquer vídeo no youtube (seja na TV, ou computador), ele abre por padrão em 720p, ai eu sempre tenho que ir mas configurações e mudar pra 4k.

Agora, se eu conecto na VPN e abro o mesmo vídeo, instantaneamente ele abre em 4k.

No computador tem umas extensões que dá pra forçar a qualidade mais alta, mas na TV não tem como fazer isso :(

Me parece muito com traffic shaping, especialmente pq no speed test e no fast.com a velocidade bate 500mbps.
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
 
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
Mas ele já abre na máxima qualidade disponível? Ou ele abre em uma qualidade mais baixa e vc precisa manualmente colocar na mais alta?
 
Aqui o IP muda a cada 8 dias as vezes 10. Como tinha comentado sem problemas nenhum no YouTube aqui em casa assistindo Inglaterra e Eslováquia em 1080p. Abre visita técnica e mostra pra ele oque está acontecendo fazer teste com outros equipamentos
Aqui esta acontecendo o mesmo citado por alguns amigos. De + ou - 2 semanas pra cá o YouTube só abre em 720p seja no PC ou nas TVs. Se quiser mudar manualmente para 1080p ou 2160p funciona de boa sem problema algum. Curiosamente entrei nesse jogo Inglaterra e Eslováquia ao vivo pela CazéTV e entrou em 1080p!

O IP aqui também muda no geral entre 7 e 10 dias. Mas as vezes fica 20 sem mudar!
 
Última edição:
Já abre em 1080P automático. Notebook celular ou tv
Fiz o teste no celular e como no PC/Notebook e TVs abre em 720p. Então fiz o teste na rede 5g da Tim (aqui bate nos 600mb) e também só abre em 720p.
Pra mim isso não é das operadores de internet é ajuste, mudança do Youtube!
 
Fiz o teste no celular e como no PC/Notebook e TVs abre em 720p. Então fiz o teste na rede 5g da Tim (aqui bate nos 600mb) e também só abre em 720p.
Pra mim isso não é das operadores de internet é ajuste, mudança do Youtube!
Não sei se é algo no youtube não. Pq no mesmo notebook que abre em 720p na fibra da vivo, se eu conecto na VPN do trabalho (usando um gateway do brasil) é instantânea a mudança, passa a abrir tudo em 4K
 
Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

Aqui também ta meio b0sta assim... mas foi depois que ficou 1 dia inteiro sem internet, sem sinal mesmo.

Ai voltou está meio manca, batendo 370 a 420, 440 no máx e antes de acontecer isso era 540 a 560 que chegava...

Deve ter desconfigurado o perfil....

16440999254.png


Toda vez que fica um dia sem internet , fica essa bixeira ai....
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo