Boa noite, pessoal!
Queria tentar matar uma charada: aqui na minha área, existe a cobertura da Claro (HFC), Oi Fibra (Vtal) e Tim Fibra (rede própria I-Systems / IHS). Vivo nem pensar, embora passem carros de terceirizadas por aqui e já vi cabos etiquetados, muito provavelmente para empresa ou alimentação de ERBs, e já presenciei reparos de rompimento de fibra. Cerca de 2 meses atrás de pura curiosidade, e sabendo de negativa, resolvi simular um plano para minha localidade, e estava lá disponível a velocidade via fibra que eu escolhesse. Não me dei por convencido, pensei comigo "é pau no sistema", e 15 dias depois repeti a consulta... estava disponível. Passou-se mais esse tempo todo, ainda disponível!
Não há nenhuma CTO diferente ou nova nos postes, além das usuais da TIM e as dependuradas padrão da Oi, não houve propaganda ou vendedores... só posso imaginar que se existe mesmo a oferta para meu endereço, só pode ser via uma dessas duas neutras (Vtal e IHS). Mas... a neutra da Vivo não era FiBrasil? Coincidentemente a SKY está me bombardeando também me oferecendo fibra, sendo o mais provável que esteja sendo disponibilizada através da Vtal.
Pergunto, pois estando a Vivo disponível através de uma dessas duas neutras que tem aqui, de nada adianta para mim caso quisesse fugir da Tim para outra totalmente nova. A Oi (Vtal) é um lixo, e se eu fugisse da Tim para a Vivo por problemas na rede, cairia no mesmo problema pois só estaria trocando a embalagem, o mesmo valeria para a Oi (Vtal).
Vocês estão sabendo de alguma coisa relativa a expansão usando essas redes? Eu realmente fiquei curioso, pois é sempre bom ter rotas de fuga disponíveis caso aconteça alguma merda.