[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A Vivo está começando a impedir essas conexões dando registro de fake O5 nos ONTs.
Usava aqui e parou de funcionar.

Rapaz, dependendo eu até pagaria (se fosse um preço justo). A última coisa que quero é encheção de saco.
Mas como tenho várias opções de internet onde moro, mais fácil eu mudar pra outra que não faça isso de bloquear equipamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Era questão de tempo isso acontecer, pois eles conseguem perceber que você não tá usando o equipamento da operadora.

E se começarem a bloquear isso de todo mundo e não permitirem mais utilizar equipamento próprio, sabem o que vai acontecer? Nada!
Somos minoria, dificilmente vão mudar essa mentalidade. Daí vira moda e daqui a pouco tá todo mundo bloqueando.
Operadora regional costuma ser mais livre com isso, tenho a Blink aqui como link secundário e o modem é todo aberto, é um Huawei EG8145X6 porém, o lado negativo é o CGNAT, essas operadoras menores costumam ter poucos blocos de IPv4 disponíveis e cobram horrores pelo IP Fixo.

E se começarem a bloquear isso de todo mundo e não permitirem mais utilizar equipamento próprio, sabem o que vai acontecer? Nada!
Somos minoria, dificilmente vão mudar essa mentalidade. Daí vira moda e daqui a pouco tá todo mundo bloqueando.
Operadora regional costuma ser mais livre com isso, tenho a Blink aqui como link secundário e o modem é todo aberto, é um Huawei EG8145X6 porém, o lado negativo é o CGNAT, essas operadoras menores costumam ter poucos blocos de IPv4 disponíveis e cobram horrores pelo IP Fixo.
Aline, muito do CGNAT ser um problema também é um pouco de culpa da comunidade gamer, que culpam as operadoras e provedores apenas, sendo que os principais culpados são as empresas que mantêm os servidores de jogos, que não se prepararam para uma realidade que já vinha sendo dita muito antes do estoque de IPv4 acabar.
E nem a desculpa de custo podem usar, pois a indústria de games fatura mais que Hollywood com filmes há pelo menos 10 anos.
Já passou do tempo do público gamer parar de passar pano pra essas empresas, e começar a cobrar o uso de IPv6 nos servidores de jogos, que sequer é mais uma novidade.
Ainda sobre esse assunto, tenho hoje um link simétrico de 1 Gb com um provedor regional aqui de Fortaleza.
Pago R$ 165,99, já com o valor do IP fixo incluso. Esse valor é menor do que Claro, Vivo, Oi e demais cobram por 1 GB, mesmo com o custo extra do IP.
Aqui na região realmente várias cobram caro pelo IP, mas pesquisando de repente dá pra achar uma com um preço melhor.

Qual gpon você usava? E qual sua região?
Testei com dois, um da Vivo (Askey RTF7000) e o tradicional TP-Link TX6610.
Rapaz, dependendo eu até pagaria (se fosse um preço justo). A última coisa que quero é encheção de saco.
Mas como tenho várias opções de internet onde moro, mais fácil eu mudar pra outra que não faça isso de bloquear equipamento.

Era questão de tempo isso acontecer, pois eles conseguem perceber que você não tá usando o equipamento da operadora.
Mesmo os ONTs antigos da Vivo não estão mais fechando conexão. Ouvi de um técnico que era por conta da descontinuidade do Mediaroom (não sei até que ponto isso faz sentido, já que isso era plataforma de TV).

Testei com dois, um da Vivo (Askey RTF7000) e o tradicional TP-Link TX6610.

Mesmo os ONTs antigos da Vivo não estão mais fechando conexão. Ouvi de um técnico que era por conta da descontinuidade do Mediaroom (não sei até que ponto isso faz sentido, já que isso era plataforma de TV).
Aqui fecha conexão (Vivo1) com um ont BluCastle antiga, porém fica limitada a 400 e poucos megas de down e o up 120/130 megas. Essa ONT estava no plano de 25mbps, depois 50, depois foi aposentada por um HGU Mitrastar por nao ter mais suporte. De vez em quando tento subir ela e sempre sobe sem dificuldade so com o SLID, mas sempre tem essa limitação de velocidade. Aparentemente deveria funcionar ate 1 giga, mas não encontro nem um firmware dela pra dar um update.

Provedor regional tem muitos que limitam tudo, baseado no que já vi e no que leio por ai, acredito que a maioria é bem restrito, por exemplo não deixarem o usuário mudar o nome e senha do WiFi, precisa pedir para eles mudarem!!! (NipBR estou falando com você!)

Provedor regional tem muitos que limitam tudo, baseado no que já vi e no que leio por ai, acredito que a maioria é bem restrito, por exemplo não deixarem o usuário mudar o nome e senha do WiFi, precisa pedir para eles mudarem!!! (NipBR estou falando com você!)

Por aqui a Giga+, MGP, iRed é tudo assim. Simplesmente bloqueiam tudo e se quiser mudar até a senha do wi-fi tem q falar com eles

É a explicação mais louca possível que ele poderia dar, pois isso tem zero influência no serviço de internet.

Sim, várias restringem o acesso. Mas não são todas, por sorte.
O provedor que tenho aqui em casa tem uma política bem interessante: eles restringem o acesso por padrão, mas te dão acesso total aos equipamentos se você concordar em pagar uma taxa de R$ 15 caso você mude algo e der alguma merda, e você precisar do suporte deles pra reverter o que você mexeu e deu ruim.
Ou seja: se souber mexer direitinho nos equipamentos, como o público aqui do fórum sabe, essa taxa nunca será cobrada.
Outra coisa que acho bacana é que você pode ligar pra lá e dizer que quer que seja instalada uma ONU em bridge pra poder usar o seu roteador.
Aqui está dessa forma, inclusive.

Última edição:
Só pra não chegar atrasado nessa trend de comentar sobre a Vivo bloquear equipamentos que não sejam as HGU.
Sou Vivo Região 1(São Paulo/Capital) e obtive conexão no talo no plano de 700mb utilizando os modelos antigos de ONU Alcaltel I-240G-P, Blu-Castle e Edge Core Gg11000. Depois eu testo usando a Vsol e o ODI mas creio que devem estar safe também.

Caso eles tenham deixado duas Askey RTF8225 aí contigo, descola uma pra mim. Kkkk

Só pra não chegar atrasado nessa trend de comentar sobre a Vivo bloquear equipamentos que não sejam as HGU.
Sou Vivo Região 1(São Paulo/Capital) e obtive conexão no talo no plano de 700mb utilizando os modelos antigos de ONU Alcaltel I-240G-P, Blu-Castle e Edge Core Gg11000. Depois eu testo usando a Vsol e o ODI mas creio que devem estar safe também.

Caso eles tenham deixado duas Askey RTF8225 aí contigo, descola uma pra mim. Kkkk

Só ficou o meu mesmo :(

neste sucesso da conexão, qual Vlan que você inseriu?

neste sucesso da conexão, qual Vlan que você inseriu?
VLAN ID 10.
Caso seja região 2 que basicamente são todos os estados além de SP e algumas cidades de SP eu acredito que q Vlan Id é 600.

Só ficou o meu mesmo :(
Acabei de testar a ODI SFP e a ONT da Vsol na Vivo região 1 e também obtive sucesso na conexão! =}

VLAN ID 10.
Caso seja região 2 que basicamente são todos os estados além de SP e algumas cidades de SP eu acredito que q Vlan Id é 600.

Acabei de testar a ODI SFP e a ONT da Vsol na Vivo região 1 e também obtive sucesso na conexão! =}
Configuração que fez na sua ONT foi inserir Gpon Password e numero de serie da Gpon fazendo aquela conversação das 4 primeiras letras para hexadecimal?

Coloquei uma mensagem aqui no final do mês passado de que a Vivo tinha desconectado o meu drop no DGO do prédio para conectar um novo assinante.

Pois é, ontem cheguei em casa e estava novamente sem sinal (com o led vermelho piscando). Liguei na Vivo e informaram que era uma massiva na região, com previsão de retorno em poucas horas. Mesmo assim abri uma visita técnica para a manhã de hoje.

Hoje vi no aplicativo que a visita foi suspensa e a previsão de retorno do serviço era 13h30 (o que não aconteceu, óbvio). Como dependo da internet para trabalhar, peguei a chave da caixa onde fica o DGO da Vivo para conferir se minha fibra estava conectada, e, bingo! minha fibra foi novamente desconectada. (e dessa vez o modem esteve conectado o tempo todo)

Ou seja, não tinha nada de massiva na minha região... como não vi nenhuma ação pelo lado da Vivo para resolver, fiz o mesmo da última vez, despluguei um assinante aleatório (não sei quem foi o último que assinou) e pluguei a minha... e coloquei um aviso bem grande na minha fibra dizendo "NÃO DESCONECTAR!".

Mas é fato que quem ficou sem internet vai reclamar e vão fazer algo.

Abri uma reclamação no consumidor.gov pedindo que resolva isso de forma definitiva, seja aumentando a quantidade de portas ou vendo qual foi o assinante mais recente e cancelar o contrato dele por indisponibilidade de portas. Eu fui o primeiro assinante deles no prédio e não posso ser prejudicado pela falta de controle deles.

Vamos ver o que acontece.

Última edição:
Coloquei uma mensagem aqui no final do mês passado de que a Vivo tinha desconectado o meu drop no DGO do prédio para conectar um novo assinante.

Pois é, ontem cheguei em casa e estava novamente sem sinal (com o led vermelho piscando). Liguei na Vivo e informaram que era uma massiva na região, com previsão de retorno em poucas horas. Mesmo assim abri uma visita técnica para a manhã de hoje.

Hoje vi no aplicativo que a visita foi suspensa e a previsão de retorno do serviço era 13h30 (o que não aconteceu, óbvio). Como dependo da internet para trabalhar, peguei a chave da caixa onde fica o DGO da Vivo para conferir se minha fibra estava conectada, e, bingo! minha fibra foi novamente desconectada. (e dessa vez o modem esteve conectado o tempo todo)

Ou seja, não tinha nada de massiva na minha região... como não vi nenhuma ação pelo lado da Vivo para resolver, fiz o mesmo da última vez, despluguei um assinante aleatório (não sei quem foi o último que assinou) e pluguei a minha... e coloquei um aviso bem grande na minha fibra dizendo "NÃO DESCONECTAR!".

Mas é fato que quem ficou sem internet vai reclamar e vão fazer algo.

Abri uma reclamação no consumidor.gov pedindo que resolva isso de forma definitiva, seja aumentando a quantidade de portas ou vendo qual foi o assinante mais recente e cancelar o contrato dele por indisponibilidade de portas. Eu fui o primeiro assinante deles no prédio e não posso ser prejudicado pela falta de controle deles.

Vamos ver o que acontece.

Essa parte aqui chamou minha atenção.
Isso indica que teus problemas podem apenas terem começado.
Como sempre vai ficar um cliente sobrando, volta e meia vão abrir visita técnica alegando indisponibilidade de sinal, e o técnico que vier vai fazer o mesmo que você fez: escolher uma fibra pra desligar e ligar a fibra do reclamante que abriu visita.
Enquanto não fizerem o correto, que seria instalar uma caixa maior e com mais vagas, vai ficar nessa.

Lembrei da mensagem do @Vanísio, rs.
Esses técnicos querem vida boa, é muita preguiça e serviço porco :facepalm:
Chama um supervisor da região @mrbean44 logo, resolve.

A Vivo faz algum bloqueio temporário no CPF ou endereço quando cancela a assinatura? Ou pode recontratar quando quiser? Cancelei porque não quiseram de jeito nenhum deixar o valor do banner no site "oferta exclusiva" que continua aparecendo, mas pretendo tentar outro plano menos benéfico pelo mesmo preço.

Última edição:
Como chamo o supervisor?

Aqui em Belo Horizonte, todas as vezes que algum técnico compareceu em minha residência desde a instalação até os dias que tive problemas e foi feito reparos na rede, um supervisor me chamava no WhatsApp questionando se fui bem atendida e se o problema foi resolvido.

7KdBL3b.png

4wdGv5y.png

inclusive, eles pedem para não ligar no 10315 nos próximos 30 dias após o reparo/instalação para não gerar retorno e impactar as métricas e números de desempenho deles. Eles pedem para ligar ou mandar mensagem no WhatsApp que eles voltam no local.

A Vivo faz algum bloqueio temporário no CPF ou endereço quando cancela a assinatura? Ou pode recontratar quando quiser? Cancelei porque não quiseram de jeito nenhum deixar o valor do banner no site "oferta exclusiva" que continua aparecendo, mas pretendo tentar outro plano menos benéfico pelo mesmo preço.
Manda links, acho que “ban” só se negativar o nome junto a empresa por falta de pagamento.

Configuração que fez na sua ONT foi inserir Gpon Password e numero de serie da Gpon fazendo aquela conversação das 4 primeiras letras para hexadecimal?
Qual aparelho você está tentando usar? Onde você mora? São Paulo basta utilizar o mesmo SLID da HGU, na região 2 tem que ser o GPON S/N. Se estiver utilizando as ONU’s antigas da Vivo provavelmente só vai funcionar na Região 1, se for outras ONU tipo Tp-Link, Ubiquiti, ODI ou Vsol pode ser que não funcione direto e precise configurar, da uma olhada no tópico da troca de equipamento da operadora. Caso você seja Região 1 e a OLT que alimenta sua região seja Alcatel, aí é aquela trabalheira de comandos pra subir a ODI e a Vsol, tp-link não tem as mesmas configurações personalizáveis.

Aqui em Belo Horizonte, todas as vezes que algum técnico compareceu em minha residência desde a instalação até os dias que tive problemas e foi feito reparos na rede, um supervisor me chamava no WhatsApp questionando se fui bem atendida e se o problema foi resolvido.

7KdBL3b.png

4wdGv5y.png

inclusive, eles pedem para não ligar no 10315 nos próximos 30 dias após o reparo/instalação para não gerar retorno e impactar as métricas e números de desempenho deles. Eles pedem para ligar ou mandar mensagem no WhatsApp que eles voltam no local.

Não tive esse tipo de contato depois da minha instalação.

Users who are viewing this thread

Voltar