[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Recentemente fiz a migração para Vivo 500mb, porém no speedtest não passa dos 470~490mb deveria passar da faixa dos 500? Da impressão que a internet vai pegando no tranco para chegar nessa velocidade.
Fui testar agora e nem isso acontece mais.

Aqui também ta meio b0sta assim... mas foi depois que ficou 1 dia inteiro sem internet, sem sinal mesmo.

Ai voltou está meio manca, batendo 370 a 420, 440 no máx e antes de acontecer isso era 540 a 560 que chegava...

Deve ter desconfigurado o perfil....

16440999254.png


Toda vez que fica um dia sem internet , fica essa bixeira ai....
 
Última edição:
Fiz o teste no celular e como no PC/Notebook e TVs abre em 720p. Então fiz o teste na rede 5g da Tim (aqui bate nos 600mb) e também só abre em 720p.
Pra mim isso não é das operadores de internet é ajuste, mudança do Youtube!
Aqui mesma coisa.
Mesmo no APP no celular estando configura para maior qualidade sempre vai no 720p, deve ser pra reduzir o tráfego nos servidores do youtube
 
Aqui mesma coisa.
Mesmo no APP no celular estando configura para maior qualidade sempre vai no 720p, deve ser pra reduzir o tráfego nos servidores do youtube
Segundo o pessoal, só quem paga youtube está abrindo na resolução máxima.
 
Os testes que fiz na Claro para comparação, em um video 4k:


Logado no Youtube Premium: Vai direto para 4k
T0zsGEB.png


Logado numa conta normal: Vai direto para 4k
HNNHKJQ.png

Sem estar logado: Vai direto para 720p
MyE0R0a.png


Esse é o comportamento aqui em casa.

Vale a pena verificar o servidor CDN que está sendo utilizado na sua conexão, caso esteja caindo em algum lugar longe: https://redirector.googlevideo.com/report_mapping

No meu caso é dentro da Claro mesmo dentro da cidade de São Paulo, netservicos-cgh43
 
Galera, esse problema dos videos do Youtube só abrirem em 720p não é da Vivo e nem tem relação com a assinatura do Premium. Aqui também começou a cerca de 2 semanas esse problema e sou assianante do premium. Pensei de primeria também que deveria ser alguma coisa da Vivo, mas testei na Claro HFC (tenho ela como backup) e está a mesma coisa. Meu amigo que mora em outra cidade do interior de SP com operadora local também está com o mesmo problema. Então isso é coisa do próprio Youtube.
 
Não é a primeira vez que essa questão do youtube surge aqui nos últimos dias, há cerca de 2 semanas vi comportamento similar ocorrer em uma TV aqui de casa (tive que aumentar manualmente em um evento ao vivo pois não saiu de 480p), desde então não vi ocorrer novamente e geralmente vem em 1080p/60 ou 4k quando disponível, mesmo deixando em automático.

No PC há tempos noto algo mais específico e relacionado ao tamanho do player: Quando o vídeo está em janela/layout 'original' fica em uma resolução menor (geralmente 720p) mas ao colocar em tela cheia normalmente sobe para a máxima do monitor em que o vídeo estiver rodando (tenho um 1440p e outro 1080p), porém, às vezes tenho que fazer isso manualmente.

No celular não costumo assistir vídeos muito extensos e o tamanho da tela limita um pouco a diferenciação de um perfil e outro sem olhar nas configurações mas há pouco fiz alguns testes e enquanto alguns vídeos ficaram em 720p outros foram a 1080p ou 1440p, inclusive comparei os mesmos vídeos no PC e no celular e o comportamento ocorreu de maneira intercalada entre eles.

Vale a pena verificar o servidor CDN que está sendo utilizado na sua conexão, caso esteja caindo em algum lugar longe: https://redirector.googlevideo.com/report_mapping

No meu caso é dentro da Claro mesmo dentro da cidade de São Paulo, netservicos-cgh43
Boa dica, especialmente para quem não usa o DNS da operadora, não é regra mas uma das consequências pode ser justamente essa, aqui quase sempre vem do mesmo CDN (gvt-cwb6).



Num primeiro momento acho que não há relação com o fato de ter plano premium ou não, MAS em alguns vídeos notei isso aqui:

1719838226628.png


Não ficaria surpreso se começassem a 'travar' perfis de menor qualidade para quem não é assinante, fora as propagandas cada vez maiores/mais recorrentes como já vem ocorrendo.

Em último caso, se for algo muito incômodo é quase certo que existam várias opções de extensões/plugins para sempre forçar o vídeo com maior qualidade.
 
Não é a primeira vez que essa questão do youtube surge aqui nos últimos dias, há cerca de 2 semanas vi comportamento similar ocorrer em uma TV aqui de casa (tive que aumentar manualmente em um evento ao vivo pois não saiu de 480p), desde então não vi ocorrer novamente e geralmente vem em 1080p/60 ou 4k quando disponível, mesmo deixando em automático.

No PC há tempos noto algo mais específico e relacionado ao tamanho do player: Quando o vídeo está em janela/layout 'original' fica em uma resolução menor (geralmente 720p) mas ao colocar em tela cheia normalmente sobe para a máxima do monitor em que o vídeo estiver rodando (tenho um 1440p e outro 1080p), porém, às vezes tenho que fazer isso manualmente.

No celular não costumo assistir vídeos muito extensos e o tamanho da tela limita um pouco a diferenciação de um perfil e outro sem olhar nas configurações mas há pouco fiz alguns testes e enquanto alguns vídeos ficaram em 720p outros foram a 1080p ou 1440p, inclusive comparei os mesmos vídeos no PC e no celular e o comportamento ocorreu de maneira intercalada entre eles.


Boa dica, especialmente para quem não usa o DNS da operadora, não é regra mas uma das consequências pode ser justamente essa, aqui quase sempre vem do mesmo CDN (gvt-cwb6).



Num primeiro momento acho que não há relação com o fato de ter plano premium ou não, MAS em alguns vídeos notei isso aqui:

Ver anexo 136078

Não ficaria surpreso se começassem a 'travar' perfis de menor qualidade para quem não é assinante, fora as propagandas cada vez maiores/mais recorrentes como já vem ocorrendo.

Em último caso, se for algo muito incômodo é quase certo que existam várias opções de extensões/plugins para sempre forçar o vídeo com maior qualidade.

Sou assinante a meses e faz umas 2 semanas que isso começou, é algum problema no YT mesmo e não limitação proposital
 
O técnico veio aqui em casa dia 28/06 e perguntou qual era o problema, falei que aumentei a velocidade de 300 mega para 500 mega, e estava com erro de perfil e não estava batendo os 500 mega, perguntei se tinha como ele ligar no CO e pedir para corrigir o perfil, ele fez os testes e estava dando 480 mega de down e 240 de up, ele falou que não podia ligar no CO porque e perca de velocidade é de 2%,e eles não iam aceitar, ele ficou batendo papo comigo e perguntou se eu trabalhava na àrea de telecomunicações,eu falei que trabalho com informática, ele olhou para o meu pc gamer e disse toda casa que vejo pc assim sei que a pessoa entende, ele ficou olhando umas estatísticas no celular de serviço dele, e tirou uma foto da etiqueta embaixo do modem. Mais tarde fiz o teste de velocidade da internet e curiosamente bateu os 500 mega. Fico pensando será que o técnico fez alguma coisa para bater os 500 mega.
3522263656108195-g9uLvYBY.png
 
Depois de quase 3 dias fora, finalmente voltou a conexão aqui.
SMgXaFo.png
 
O técnico veio aqui em casa dia 28/06 e perguntou qual era o problema, falei que aumentei a velocidade de 300 mega para 500 mega, e estava com erro de perfil e não estava batendo os 500 mega, perguntei se tinha como ele ligar no CO e pedir para corrigir o perfil, ele fez os testes e estava dando 480 mega de down e 240 de up, ele falou que não podia ligar no CO porque e perca de velocidade é de 2%,e eles não iam aceitar, ele ficou batendo papo comigo e perguntou se eu trabalhava na àrea de telecomunicações,eu falei que trabalho com informática, ele olhou para o meu pc gamer e disse toda casa que vejo pc assim sei que a pessoa entende, ele ficou olhando umas estatísticas no celular de serviço dele, e tirou uma foto da etiqueta embaixo do modem. Mais tarde fiz o teste de velocidade da internet e curiosamente bateu os 500 mega. Fico pensando será que o técnico fez alguma coisa para bater os 500 mega.
3522263656108195-g9uLvYBY.png
Ei migrei para 700 Mb/s e continuava nos 480 Mb/s, só alterando na gerência, nem com as "atendentes" do CO sobe o perfil.

Isso já ocorreu 3 vezes aqui, quando consegui 600 Mb/s de degustação, migrei para 500Mb/s e agora 700 Mb/s.

Não sei se é pelo motivo da estrutura aqui já ter mais de 10 anos ou somente "coincidência".
 
Ei migrei para 700 Mb/s e continuava nos 480 Mb/s, só alterando na gerência, nem com as "atendentes" do CO sobe o perfil.

Isso já ocorreu 3 vezes aqui, quando consegui 600 Mb/s de degustação, migrei para 500Mb/s e agora 700 Mb/s.

Não sei se é pelo motivo da estrutura aqui já ter mais de 10 anos ou somente "coincidência".
Isso deve ser alguma estratégia da Vivo em não entregar a banda toda.
 
Minha 'eterna' degustação de 600mbps que já tinha uns 2 anos infelizmente acabou hoje, vou sentir saudades... hahahaha

Até achei que fosse um bug momentaneo, mas voltou pra 300 mesmo, já aconteceu com mais alguém aqui?
 
Vale a pena verificar o servidor CDN que está sendo utilizado na sua conexão, caso esteja caindo em algum lugar longe: https://redirector.googlevideo.com/report_mapping

No meu caso é dentro da Claro mesmo dentro da cidade de São Paulo, netservicos-cgh43
Legal, não sabia desse site que dava pra ver o CDN,

O comportamento aqui está assim:

Vivo Fibra 500mbps
CDN: vivo-gru19
YouTube auto: 720p

Claro 4G
CDN: embratel-gru5
YouTube auto: 4k

Vivo 5G
CDN: gvt-gru3
YouTube auto: 720p

Não sei dizer se esse lugar é "longe", mas me dá a impressão que GRU deve ser guarulhos (zona leste) e eu estou na zona oeste de sp

Boa dica, especialmente para quem não usa o DNS da operadora, não é regra mas uma das consequências pode ser justamente essa, aqui quase sempre vem do mesmo CDN (gvt-cwb6).

Em último caso, se for algo muito incômodo é quase certo que existam várias opções de extensões/plugins para sempre forçar o vídeo com maior qualidade.
Aqui na fibra tentei acessar usando o DNS automático da Vivo e o OpenDNS (que era meu padrão aqui), ambos dão esse mesmo resultado: vivo-gru19


Para PC resolve usar esses plugins, o chato é na TV que sempre tem que ir manualmente mudando toda vez que muda o vídeo
 
No meu roteador ASUS está configurado da sequinte maneira:

Connection type = Native
Interface = PPP
DHCP-PD = Enable
Accept Default Route = Enable
Auto Configuration Setting = Stateless

Connect to DNS Server automatically = Disable
IPv6 DNS Server 1 = 2606:4700:4700::1111
IPv6 DNS Server 2 = 2606:4700:4700::1001
IPv6 DNS Server 3 = 2001:4860:4860::8888

Enable Router Advertisement = Enable

Opa meu caro, vim só agradecer a força.
Mas acabei optando por devolver o xx230v (Muito bom) porém ainda tem muitos bugs e falhas por ser ONT-ONU/Modem/Roteador, tudo junto acabei tendo muitos conflitos.

Dois conflitos que tive que me chatearam muito:
1- IPV6 que não conectava de jeito algum.
2- Não consegui liberação da porta 21 para acesso a ftp mesmo liberando via nat forwarding e etc.

Escolhi devolver e acabei optando por pegar 2 equipamentos Archer Ax12, onde um eu uso como Acess Point (EasyMesh não fiz por hora por outros motivos)
Resultado: Estou com a internet melhor que com o xx230v, consegui configurar facilmente o IPV6, desabilitei o TR-069 mesmo que não tenha efeito...

E a internet esta voando, com uma latência bem boa também!
 
Minha 'eterna' degustação de 600mbps que já tinha uns 2 anos infelizmente acabou hoje, vou sentir saudades... hahahaha

Até achei que fosse um bug momentaneo, mas voltou pra 300 mesmo, já aconteceu com mais alguém aqui?
Sim, aqui foi no final de maio e outros colegas reportaram o mesmo.
 
Como não ficou ninguém em casa, tirei tudo da tomada... mas procedimento totalmente sem noção! quer dizer que sou obrigado a deixar o modem ligado mesmo sem ter ninguém usando? surreal...
É um absurdo mesmo.
Mas isso ocorre seila desde quando existe Internet no Brasil.
Eu estou há 2 meses fora de casa (Porto Alegre) e desliguei o disjuntor geral do apt por questão de segurança.

Eu tenho total ciência de que quando eu voltar, agora dia 13/07/24, haverá chances do meu modem não voltar a ficar online.

Mas é aquilo né, não tem muito o que fazer. Eu não queria deixar o disjuntor ligado.

Resta rezar e esperar que a onu/ont não tenho sido descadastrado do sistema.

Mas se isso acontecer, agendo uma visita técnica.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha 'eterna' degustação de 600mbps que já tinha uns 2 anos infelizmente acabou hoje, vou sentir saudades... hahahaha

Até achei que fosse um bug momentaneo, mas voltou pra 300 mesmo, já aconteceu com mais alguém aqui?
A degustação aqui durou de março/21 até fevereiro/24.
assinava 300/150 e recebia 600/300.
Como não estou morando mais neste apt, a velocidade de 300/150 é mais que suficiente para os meus pais.
E a qualidade da Vivo Fibra, pelo menos em Ipanema - Rio de Janeiro é excelente.

3522394652009831-b6zCI6VZ.png

3522394230249313-jy6k0nru.png

16447168541.png
 
Última edição:
Legal, não sabia desse site que dava pra ver o CDN,

O comportamento aqui está assim:

Vivo Fibra 500mbps
CDN: vivo-gru19
YouTube auto: 720p

Claro 4G
CDN: embratel-gru5
YouTube auto: 4k

Vivo 5G
CDN: gvt-gru3
YouTube auto: 720p

Não sei dizer se esse lugar é "longe", mas me dá a impressão que GRU deve ser guarulhos (zona leste) e eu estou na zona oeste de sp


Aqui na fibra tentei acessar usando o DNS automático da Vivo e o OpenDNS (que era meu padrão aqui), ambos dão esse mesmo resultado: vivo-gru19


Para PC resolve usar esses plugins, o chato é na TV que sempre tem que ir manualmente mudando toda vez que muda o vídeo
Cloudflare utiliza o esquema de aeroporto internacional mais próximo para colocar os nomes de cdn.
Não sei se essa regra continua válida para tudo.
Em todo o caso, no site deles tem as cidades com servidores, e Guarulhos não está entre elas, então o GRU entra no esquema de nomes dos aeroportos internacionais.
Provavelmente todos os GRUs são servidores localizados na cidade de São Paulo.
 
Relatório do meu link da vivo esse mês. Foi um mês incrivelmente estável pra vivo aqui, até eles cagarem de alguma forma na minha rua e ficarem mais de 2 dias fora do ar:
1Uyn3bt.png


A tim aqui tinha ficado fora por umas horas logo antes da vivo cair, por sorte voltou pouco antes da outra cair.
 
Oi pessoal!

Estou com um problema aqui. Acabei de fazer a migração para 500MB e trocaram o meu modem para o MitraStar GPT-2742GX4X5v6.
Com o modem antigo, as lâmpadas acendiam/desligavam normalmente pela alexa. Agora com esse modem novo, as lâmpadas demoram muito para acender/desligar (até 15s), as vezes nem obedecem o comando.
É como se elas ficassem conectando e desconectando do wifi o tempo todo.

Eu acho que pode ter ver com a rede 2.4/5GHz serem unificadas neste modem. Faz sentido? Vocês sabem como resolver este problema?? Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo