Não é a primeira vez que essa questão do youtube surge aqui nos últimos dias, há cerca de 2 semanas vi comportamento similar ocorrer em uma TV aqui de casa (tive que aumentar manualmente em um evento ao vivo pois não saiu de 480p), desde então não vi ocorrer novamente e geralmente vem em 1080p/60 ou 4k quando disponível, mesmo deixando em automático.
No PC há tempos noto algo mais específico e relacionado ao tamanho do player: Quando o vídeo está em janela/layout 'original' fica em uma resolução menor (geralmente 720p) mas ao colocar em tela cheia normalmente sobe para a máxima do monitor em que o vídeo estiver rodando (tenho um 1440p e outro 1080p), porém, às vezes tenho que fazer isso manualmente.
No celular não costumo assistir vídeos muito extensos e o tamanho da tela limita um pouco a diferenciação de um perfil e outro sem olhar nas configurações mas há pouco fiz alguns testes e enquanto alguns vídeos ficaram em 720p outros foram a 1080p ou 1440p, inclusive comparei os mesmos vídeos no PC e no celular e o comportamento ocorreu de maneira intercalada entre eles.
Boa dica, especialmente para quem não usa o DNS da operadora, não é regra mas uma das consequências pode ser justamente essa, aqui quase sempre vem do mesmo CDN (gvt-cwb6).
Num primeiro momento acho que não há relação com o fato de ter plano premium ou não, MAS em alguns vídeos notei isso aqui:
Ver anexo 136078
Não ficaria surpreso se começassem a 'travar' perfis de menor qualidade para quem não é assinante, fora as propagandas cada vez maiores/mais recorrentes como já vem ocorrendo.
Em último caso, se for algo muito incômodo é quase certo que existam várias opções de extensões/plugins para sempre forçar o vídeo com maior qualidade.