[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Puxa vida. Daí tá complicado, mesmo.

Pior que esse problema de não conseguir acessar o gerenciamento do modem/ONU/HGU quando tá se fazendo VLAN tagging no roteador, particularmente, eu percebi também ontem durante os testes. Não me recordo se tentei acessar a página em si (acho que não), mas ao longo dos testes deixei rodando constantemente um ping pra 192.168.15.1 e outro pra 8.8.8.8 (pra testar o acesso ao modem - pra saber quando que ele estava 'de pé' - e o acesso à internet) e notei que com o VLAN tagging feito no roteador os pings ao modem não estavam sendo respondidos, ao mesmo tempo em que a internet estava funcionando normalmente. Me parece ser um bug no firmware do roteador TP-Link que usei nos testes.

Sobre o XZ000-G7 no Vivo 2 (seria VLAN 600 pra internet, confere?), atualmente é a minha ONU de preferência e funciona certinho. E nem precisei mudar nada no "OLT Mode". Tá no "Normal Mode", mesmo. Ele até tem um input mais "espertinho" do tipo "ASCII+HEX" que aceita direto o formato "MSTC********" no campo "GPON SN" (esse prefixo sendo específico da MitraStar, claro). Da vez que testei esse formato, funcionou de boas, mas no fim acabei deixando no formato "HEX" com "4d535443********", mesmo, pra não depender de nenhum truque (vai que um dia isso quebra, sei lá). Só confesso que não testei ele com VLAN tagging. Como o processador dele é bem fraquinho, eu não faço ideia do quanto que seja pesado (ou não) o encaminhamento de pacotes com o VLAN tagging e também não sei se ele tem algum tipo de hardware offloading pra isso, prefiro nem arriscar e deixo essa responsabilidade pro roteador (que, por mais simples que seja, muito provavelmente vai ter um SoC mais moderno e mais potente do que o XZ000-G7, imagino eu). Posso dizer que no "Transparent Mode" eu consigo atingir as velocidades do plano de 700 Mbps download / 350 Mbps upload de boas.

Pra não poluir a página mais do que já poluí no outro post, vou deixar os prints da ONU num spoiler:

txV3KWK.png


wMpMGwX.png


zGSPyKJ.png
saberia de outro modelo com um processador melhor? Mas acho que vou nele msm, ta bem barato na amazon. Eu gostei dele justamente por ser intuitivo, mas meu router não é nada moderno e no momento no to podendo trocar, é um d-link 842, tem atendido desde quando assinei a vivo, mas não sei se ele tancaria a vlan tagging, então seria uma boa o tp-link tancar
 
cara, eu não conheço praticamente nada de estrutura de redes gpon e tal, mas não sei se a hgu em bridge tem qq relevância em vc receber ou não ipv6.... acho q quem solicita um ipv6 é o seu roteador (que, dado q ela está em bridge, não é a hgu) e quem "entrega" é a olt na "central" da vivo (ou algum servidor dhcp da vivo conectado nela etc..).... a hgu em bridge só tá funcionando de conversor de fibra p/ ethernet.... ela só passa o q chega sem "perguntar nada"....hehehehehehe

vc testou esse seu roteador com as mesmíssimas configurações com outro modelo de hgu em bridge?....

aqui, por exemplo, seja lá a hgu em bridge (tanto askey, qto a mitra da geração com wifi5) ou uma ont de terceiro (já testei a uf-loco, aquela da tp-link xz000-g3, uma askey rtf7000), q eu me lembre todas funcionaram o ipv6 (e eu imagino q, uma vez conectadas / autorizadas na rede da vivo, todas irão funcionar pq elas estão apenas como "bridge")

eu olharia as configurações ipv6 do roteador q vc coloca no lugar da hgu....

agora, ipv6, p/ um monte de coisas atualmente, dependendo do q vc usa, não muda absolutamente nada.... nem sei se vale a pena ficar esquentando a cabeça com isso
Testei o ax23 sim, levei em um vizinho e ja estava configurado com ipv6 ativado, obter endereço auto e lan ipv6 slaac + stateless, quando coloquei o HGU em bridge ele ja reiniciou pegando o v6 ( é um mitra wifi 5 ).

Sendo realista não ta fazendo falta nenhuma o v6 por enquanto, vivo nao faz cgnat e torrent uso pouco. O que me intriga é saber por qual motivo não está funcionando, mas sei la, vou deixar assim e nem me estressar mais. Mas que é estranho é kkkkk Ou seja, ax23 router com hgu antiga funciona, e em ap aqui em casa tbm funciona v6, mas do jeito que está ta muito bom e arrisco dizer que talvez esteja melhor com ipv6 desativado. Como falei em outro post, nao faz sentido usar o ax23 em ap e deixar esse hgu gerenciando a rede somente por causa do ipv6.
Quando se liga em bridge o modem já manda o dns da operadora?
Se vc nao setar nenhum dns diferente o seu roteador vai pegar o dns da operadora sim
Então, por praticidade consideramos que é isso mesmo, porém na realidade não é lá exatamente "sem perguntar nada". O modem/ONU/HGU tem como "se intrometer" no tráfego, sim, não sendo uma bridge layer 2 perfeita. Tanto é que se você mapear um endereço da subnet 192.168.15.0/24 na porta física/trunk conectada ao aparelho e tentar acessar o 192.168.15.1 (como quando você quer acessar as configurações do aparelho), quem vai responder é o próprio modem/ONU/HGU (ao invés de passar adiante esse tráfego cegamente).

Por isso que, de cara, uma hipótese que passou pela minha cabeça era algo como o radvd do modem/ONU/HGU estar poluindo o meio e mandando uns router advertisements que ele não deveria mandar (que talvez por ele não ter obtido nenhum prefixo acabe gerando aquele endereço link-local).
Segundo dois tecnicos aqui é um bug de firmware que tá pegando todos os HGU novos, e acredito eu que por ser um problema que acontece somente em bridge vao é deixar de lado.
 
Tenho 600Mb de degustação, na fatura aparece 200Mb especial. Mais alguém é assim?

Vai subir pra 160, tô achando um valor ruim. Será que rola fingir que vai cancelar?
 
Tenho 600Mb de degustação, na fatura aparece 200Mb especial. Mais alguém é assim?

Vai subir pra 160, tô achando um valor ruim. Será que rola fingir que vai cancelar?
O meu aparece 300mb especial. Tenho degustação de 600mb tb. Fala com o setor de cancelamento
 
saberia de outro modelo com um processador melhor? Mas acho que vou nele msm, ta bem barato na amazon. Eu gostei dele justamente por ser intuitivo, mas meu router não é nada moderno e no momento no to podendo trocar, é um d-link 842, tem atendido desde quando assinei a vivo, mas não sei se ele tancaria a vlan tagging, então seria uma boa o tp-link tancar
Só pra esclarecer que testei a ONU com VLAN tagging e, no fim das contas, meu receio era infundado. Detalhes no spoiler.

No Speedtest, bateu a velocidade completa do plano.

Código:
$ ./speedtest --server-id=17678

   Speedtest by Ookla

      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     2.96 ms   (jitter: 0.58ms, low: 2.83ms, high: 4.02ms)
    Download:   709.55 Mbps (data used: 515.9 MB)                                                   
                 10.51 ms   (jitter: 0.53ms, low: 3.82ms, high: 11.83ms)
      Upload:   356.30 Mbps (data used: 462.4 MB)                                                   
                  3.61 ms   (jitter: 15.49ms, low: 2.76ms, high: 231.16ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/f121b2c7-8e9e-4aac-99c1-c7006458a050

No fast.com, consegui gerar uma carga mais contínua (de pelo menos 30 segundos em cada direção).

yEHTV2Q.png


Em ambos os cenários, em nenhum momento observei CPU Load maior do que 1%.

Ci270LK.png


Ou o encaminhamento é feito de maneira muito eficiente, ou há algum hardware offloading, ou o medidor de CPU não mede corretamente a carga (o que me parece improvável, pois logo após a ONU servir a página web dá pra se observar por um breve período o CPU Load acima de 40%.
 
Usam o próprio roteador da vivo?
Peguei um ax3 para usar, porém como não consigo acessar ele remotamente pelo app me desanimou 😕
Pensando em pegar aqui no Brasil mesmo algum, uso um mercusys no trampo e tem me atendido bem
 
Usam o próprio roteador da vivo?
Peguei um ax3 para usar, porém como não consigo acessar ele remotamente pelo app me desanimou 😕
Pensando em pegar aqui no Brasil mesmo algum, uso um mercusys no trampo e tem me atendido bem
Como um colega disse nuns posts anteriores...Modem de operadora só serve pra por em bridge...
Vc até consegue usar mas vai travarm vai ter que reiniciar toda hora...Com 5 dispositivos aqui travava todo dia o hgu novo da vivo, aquele com wifi 6, tive que colocar meu ax23 pra funcionar novamente... E tbm se vc ver os posts eu to com um bug no ipv6.

O ax23 uso ele pelo app da TP Link e nao tenho problemas, reinicio se necessário, faço as configurações. Tem uns modelos da tp link ax que tao saindo aí barato... Eu falo mto de tp link pq nunca tive problema com a marca.
 
Tenho 600Mb de degustação, na fatura aparece 200Mb especial. Mais alguém é assim?

Vai subir pra 160, tô achando um valor ruim. Será que rola fingir que vai cancelar?
Tô pagando 180 por 700mb+Netflix Premium tô pensando em cancelar mesmo se n tiver promo boa a claro ofertou aqui 750mb + globoplay por R$129.90
 
Tô pagando 180 por 700mb+Netflix Premium tô pensando em cancelar mesmo se n tiver promo boa a claro ofertou aqui 750mb + globoplay por R$129.90
Consegui 700mb + Netflix por 155.
Claro tbm ofereceu isso pra mim, mas netflix da Claro é duas telas só, e to na fidelidade tbm. Pensei em pegar um plano menor da Claro como backup.
Modem da Claro em bridge é IP Dinamico no roteador ?? Faz sentido deixar como conexao secundaria no ax23, qualquer problema com a vivo só troco o cabo.
Se bem que a Claro faz um CGnat nojento, so streaming fica bom. A vivo ganha nesse sentido.
 
Consegui 700mb + Netflix por 155.
Claro tbm ofereceu isso pra mim, mas netflix da Claro é duas telas só, e to na fidelidade tbm. Pensei em pegar um plano menor da Claro como backup.
Modem da Claro em bridge é IP Dinamico no roteador ?? Faz sentido deixar como conexao secundaria no ax23, qualquer problema com a vivo só troco o cabo.
Se bem que a Claro faz um CGnat nojento, so streaming fica bom. A vivo ganha nesse sentido.
A sua Netflix é a Premium 4k ?

Claro é IP dinâmico, cgnat da claro os amigos daqui da cidade conseguiu remover fazendo reclamação
 
A sua Netflix é a Premium 4k ?

Claro é IP dinâmico, cgnat da claro os amigos daqui da cidade conseguiu remover fazendo reclamação
É a 4k sim, divido com um amigo meu de salvador ( e por incrivel que pareça nem mandam aqueles emails mais de compartilhamento ).

Eu falei do cgnat pq um colega que mora em um condominio aqui perto tem e tá numa briga pra sair, tem um tplink ax modelo novo que ta saindo ai, as vezes vem ip 100.64 as vezes 10.x.x.x, ele nao tava entendendo o que acontecia com torrent, jogo online ai expliquei, ele entrou em contato mas ta numa briga.

Como é o ipv6 na Claro ??

Aqui to usando so ipv4 da vivo, sem demais problemas, talvez uma lentidão a mais no facebook e youtube de resto tá tanquilo, nos sites que mencionei demora um pouco a resposta quando acesso, só nesses sites. De resto tá até melhor. Nem to mais esquentando a cabeça com v6.
 
É a 4k sim, divido com um amigo meu de salvador ( e por incrivel que pareça nem mandam aqueles emails mais de compartilhamento ).

Eu falei do cgnat pq um colega que mora em um condominio aqui perto tem e tá numa briga pra sair, tem um tplink ax modelo novo que ta saindo ai, as vezes vem ip 100.64 as vezes 10.x.x.x, ele nao tava entendendo o que acontecia com torrent, jogo online ai expliquei, ele entrou em contato mas ta numa briga.

Como é o ipv6 na Claro ??

Aqui to usando so ipv4 da vivo, sem demais problemas, talvez uma lentidão a mais no facebook e youtube de resto tá tanquilo, nos sites que mencionei demora um pouco a resposta quando acesso, só nesses sites. De resto tá até melhor. Nem to mais esquentando a cabeça com v6.

Do cgnat o pessoal sempre alega na ouvidoria que precisa acessar as câmeras por segurança se não tirar pode cancelar o plano e sempre deu certo, referente ao IPv6 não sei dizer pq eu e meus amigos sempre deixa desativado
 
Do cgnat o pessoal sempre alega na ouvidoria que precisa acessar as câmeras por segurança se não tirar pode cancelar o plano e sempre deu certo, referente ao IPv6 não sei dizer pq eu e meus amigos sempre deixa desativado
Quando as coisas melhorarem vou fazer isso com a Claro...

Na vivo, como vc deixa as configurações de DNS ??? Acredito que essa lentidao que tenho no Facebook e YT deve ser algo relacionado a isso.
 
Consegui 700mb + Netflix por 155.
Claro tbm ofereceu isso pra mim, mas netflix da Claro é duas telas só, e to na fidelidade tbm. Pensei em pegar um plano menor da Claro como backup.
Modem da Claro em bridge é IP Dinamico no roteador ?? Faz sentido deixar como conexao secundaria no ax23, qualquer problema com a vivo só troco o cabo.
Se bem que a Claro faz um CGnat nojento, so streaming fica bom. A vivo ganha nesse sentido.
Tentei aqui falei q a claro tava com valores melhores mas falaram q eu já tô no melhor preço e n tem nenhuma outra promoção 700mb + Netflix 4k por 180 vou pra claro mesmo achei o valor mais atraente e vou ver se choro um desconto no plano 1gbps
 
Só pra esclarecer que testei a ONU com VLAN tagging e, no fim das contas, meu receio era infundado. Detalhes no spoiler.

No Speedtest, bateu a velocidade completa do plano.

Código:
$ ./speedtest --server-id=17678

   Speedtest by Ookla

      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     2.96 ms   (jitter: 0.58ms, low: 2.83ms, high: 4.02ms)
    Download:   709.55 Mbps (data used: 515.9 MB)                                                  
                 10.51 ms   (jitter: 0.53ms, low: 3.82ms, high: 11.83ms)
      Upload:   356.30 Mbps (data used: 462.4 MB)                                                  
                  3.61 ms   (jitter: 15.49ms, low: 2.76ms, high: 231.16ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/f121b2c7-8e9e-4aac-99c1-c7006458a050

No fast.com, consegui gerar uma carga mais contínua (de pelo menos 30 segundos em cada direção).

yEHTV2Q.png


Em ambos os cenários, em nenhum momento observei CPU Load maior do que 1%.

Ci270LK.png


Ou o encaminhamento é feito de maneira muito eficiente, ou há algum hardware offloading, ou o medidor de CPU não mede corretamente a carga (o que me parece improvável, pois logo após a ONU servir a página web dá pra se observar por um breve período o CPU Load acima de 40%.
ótimo kkkk já havia comprado a ONU msm, ansioso pra chegar. Tenho muito a sensação de que mesmo em bridge as coisas não funcionam tão bem como poderiam funcionar, principalmente o YT e streaming via torrent (meus dois principais usos), sei lá, não parece uma internet de 300mb
 
Gente estava fuçando algumas coisas velhas e encontrei o antigo manual e CD de instalação do Speedy! Assinei 1 Mb em 2011 e fiquei 1 ano preso nessa velocidade até que finalmente consegui mudar pra 2 Mb e era o máximo que ofereciam aqui na região. Chegou provedor local com velocidade maiores só em em 2018 e cancelei! A fibra da Vivo só chegou no final de 2020 e assinei ano passado.


 
Beleza pessoal?

Depois que troquei a HGU com wi-fi 6 tenho experimentado pequenas desconexões esporadicas. Coisa muito rápida, de 3 segundos, mas é o suficiente para a chamada no Teams ficar tentando reconectar ou me derrubar de alguma partida online. Os técnicos não conseguem visualizar no log internos deles essas desconexões.
A luz de sincronização no HGU não pisca, apaga ou muda de cor.

Alguém está passando ou já passou por isso?
 
Beleza pessoal?

Depois que troquei a HGU com wi-fi 6 tenho experimentado pequenas desconexões esporadicas. Coisa muito rápida, de 3 segundos, mas é o suficiente para a chamada no Teams ficar tentando reconectar ou me derrubar de alguma partida online. Os técnicos não conseguem visualizar no log internos deles essas desconexões.
A luz de sincronização no HGU não pisca, apaga ou muda de cor.

Alguém está passando ou já passou por isso?
Ja passei sim, foi um dos motivos pelo qual eu coloquei meu ax23 pra funcionar novamente.

Percebi isso usando meu notebook, as desconexões acontecem somente no wifi e por mais ou menos esse período mesmo. Cabo nao tive esse problema, eu via que desconectava e conectava como se tivesse reiniciado o roteador, mas minha mae usando notebook no cabo nao tinha esse problema.

Acredito que os tecnicos nao consigam visualizar pq na realidade o hgu nao desconecta, é apenas um bug no wifi que faz a conexao wifi cair, e como o HGU nao perde o sincronismo e volta ( nem sei se é assim que fala ) não aparece no LOG.

PS : Acredito que reiniciando diariamente, a noite perto da hora de dormir ( Um horário que ngm esteja usando ) evita esses bugs. Nao sei se esse bug do WIFI e IPV6 é firmware ou bug de hardware mesmo, parece que fomos premiados kkk Pq tem gente aqui no forum que nao ta relatando problema nao com esse hgu novo
 
Última edição:
Beleza pessoal?

Depois que troquei a HGU com wi-fi 6 tenho experimentado pequenas desconexões esporadicas. Coisa muito rápida, de 3 segundos, mas é o suficiente para a chamada no Teams ficar tentando reconectar ou me derrubar de alguma partida online. Os técnicos não conseguem visualizar no log internos deles essas desconexões.
A luz de sincronização no HGU não pisca, apaga ou muda de cor.

Alguém está passando ou já passou por isso?
Eu coloco minhas fichas de que isso seja só um simples roaming de 5 GHz pra 2.4 GHz ou vice-versa. Não sei se os modems da Vivo com WiFi 6 suportam 802.11r, que pode ajudar nesse cenário. Mas às vezes, mesmo com isso, algumas aplicações que exigem "tempo real" podem soluçar momentaneamente. Não tem milagre, mesmo.

E, se for roaming mesmo, quer dizer que seu dispositivo está no limiar em que ora o roteador julga que é melhor colocá-lo em 5 GHz e ora é melhor colocá-lo em 2.4 GHz. Você pode experimentar alguma solução para forçar o uso somente de um espectro, mas precisa estar ciente dos potenciais problemas (no caso de 5 GHz, uma potencial queda de desempenho devido à distância e, no caso de 2.4 GHz, uma potencial queda de desempenho devido à maior chance de interferência/colisão).

Quando observar isso, procura verificar em qual espectro do WiFi o dispositivo tá conectado naquele momento e há quanto tempo. Se ver que trocou pra 2.4 GHz ou pra 5 GHz há poucos segundos, muito provavelmente foi um roaming, mesmo.
 
Beleza pessoal?

Depois que troquei a HGU com wi-fi 6 tenho experimentado pequenas desconexões esporadicas. Coisa muito rápida, de 3 segundos, mas é o suficiente para a chamada no Teams ficar tentando reconectar ou me derrubar de alguma partida online. Os técnicos não conseguem visualizar no log internos deles essas desconexões.
A luz de sincronização no HGU não pisca, apaga ou muda de cor.

Alguém está passando ou já passou por isso?
veja tbm se o problema não está com o tempo de lease do DHCP, se tiver muito baixo pode causar isso, ou então vc estar usando a rede 2.4 e usarem microondas... no meu serviço quando ligam o microondas o wifi deixa de funcionar na cozinha
 
Prezados, tudo certo?
Estou com esse novo HGU RTF8225VW. Tinha o 115VW antes e tudo funcionava bem, estável, tirando o sinal de WIFI que parecia mais fraco. Mudei de endereço e me deram esse novo. Com esse, o sinal melhorou sim (apesar que eu preferia escolher a banda separadamente, e não deixar o modem decidir por mim qual eu deveria usar). Bem, eu trabalho com algumas empresas via VPN, de vários tipos. Me conectando via OpenVPN e Radmin, funciona muito bem. Porém, me conectando pela VPN configurada diretamente no Win10, PPTP, somente pelo meu modem não consigo de jeito nenhum. Utilizando os 2 notebooks que tenho, em outras WIFIs, conecto normalmente (ou seja, elimino a culpa dos notebooks).
Daí, fui tentar acessar as configs do HGU como fazia antes: "http://ip/padrao", utilizando o usuário "support". Mas vi que desabilitaram essa url... existe alguma nova? Pelo que entendi, as páginas agora são, inclusive, asp, e não devem rodar mais em apache como antes.
** DETALHES: Versão do SW: BR_SV_g1.7_RTF_TEF004_V2.24 / Versão do HW: REV3 **
Se souberem como fazer esse acesso ou, ainda, como resolver a conexão com a VPN, agradeço!
 
Última edição:
Eu coloco minhas fichas de que isso seja só um simples roaming de 5 GHz pra 2.4 GHz ou vice-versa. Não sei se os modems da Vivo com WiFi 6 suportam 802.11r, que pode ajudar nesse cenário. Mas às vezes, mesmo com isso, algumas aplicações que exigem "tempo real" podem soluçar momentaneamente. Não tem milagre, mesmo.

E, se for roaming mesmo, quer dizer que seu dispositivo está no limiar em que ora o roteador julga que é melhor colocá-lo em 5 GHz e ora é melhor colocá-lo em 2.4 GHz. Você pode experimentar alguma solução para forçar o uso somente de um espectro, mas precisa estar ciente dos potenciais problemas (no caso de 5 GHz, uma potencial queda de desempenho devido à distância e, no caso de 2.4 GHz, uma potencial queda de desempenho devido à maior chance de interferência/colisão).

Quando observar isso, procura verificar em qual espectro do WiFi o dispositivo tá conectado naquele momento e há quanto tempo. Se ver que trocou pra 2.4 GHz ou pra 5 GHz há poucos segundos, muito provavelmente foi um roaming, mesmo.
Se for o mesmo modelo de HGU q o meu ele fala algo sobre roaming quando muda a segurança wifi se n me engano de wpa2 pra wpa3, o problema do amigo pelo relato dele parece ser igual o meu ( um dos que eu tive ). Aconteeceu com o meu notebook, que so suporta 2.4ghz, mais ou menos 1 metro de distancia do router.

Ja com o ax23 está ligado sem reiniciar desde antes de virar o ano, se fosse com o hgu em router teria que reiniciar todo dia.
 
Gente estava fuçando algumas coisas velhas e encontrei o antigo manual e CD de instalação do Speedy! Assinei 1 Mb em 2011 e fiquei 1 ano preso nessa velocidade até que finalmente consegui mudar pra 2 Mb e era o máximo que ofereciam aqui na região. Chegou provedor local com velocidade maiores só em em 2018 e cancelei! A fibra da Vivo só chegou no final de 2020 e assinei ano passado.



Que legal ver isso de novo, assinei em 2004 e só sai do Speedy em 2015 (150k, 500k, 1 Mega, 2 Mega e 4 Mega).
Tinha uma área lá do site deles chamada Speedyzone, que você via o quanto já usou porque tinha franquia, só não lembro quanto era. Fora que tinha que se associar com um provedor, eu assinei o Speedy com provedor Terra, depois tiraram isso e passaram as senhas pra acessar direto. Não ter que esperar 0:00 pra navegar era um luxo.
 
veja tbm se o problema não está com o tempo de lease do DHCP, se tiver muito baixo pode causar isso, ou então vc estar usando a rede 2.4 e usarem microondas... no meu serviço quando ligam o microondas o wifi deixa de funcionar na cozinha
Especificamente a questão do DHCP eu não creio que seja, visto que a renovação do lease é feita dentro do prazo de validade (com folga, por padrão após passado metade do tempo do lease atual) e não gera nenhuma indisponibilidade, não importando se a duração do lease é de 10 minutos ou de 30 dias.

The client maintains two times, T1 and T2, that specify the times at which the client tries to extend its lease on its network address. T1 is the time at which the client enters the RENEWING state and attempts to contact the server that originally issued the client's network address.
[...]
At time T1 the client moves to RENEWING state and sends (via unicast) a DHCPREQUEST message to the server to extend its lease.
[...]
When the client receives a DHCPACK from the server, the client computes the lease expiration time as the sum of the time at which the client sent the DHCPREQUEST message and the duration of the lease in the DHCPACK message. The client has successfully reacquired its network address, returns to BOUND state and may continue network processing.
[...]
T1 defaults to (0.5 * duration_of_lease).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo