• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Baterias de notebook, seu uso e mitos?

Bravus

know-it-all Member
Registrado
Eu andei lendo rapidamente sobre baterias e vi que as de tipo LI-LON, as comuns hoje em dia, nao tem o efeito memoria vicio..
..e que nao e necessario encher a carga completa para usar, porem nunca deve-se deixar que acabe a energia total desse tipo de bateria, mas eu tenho a seguinte duvida:

nao sera prejudicial usar o note enquanto a bateria recarrega pelo seguinte fato: ficara carregando/descarregando constantemente ou isso nao acontece?

Pois mesmo dizendo que nao tem efeito vicio, muita gente que nao usa a bateria da forma, carregar total, usar ate acabar carga, ou na maioria usam sempre na tomada, reclamam que a bateria nao dura mais nada depois de um ano e por ai vai.. o que deixa a pensar que na pratica essa teoria das LI-LON não é bem assim...

O prejudicial então seria o uso constante na tomada??? digamos, usar na tomada mesmo com carga cheia da bateria, é ruim para ela?
 
Última edição:
Vou acompanhar o tópico, muitas de suas dúvidas são as minhas!!
 
Eu andei lendo rapidamente sobre baterias e vi que as de tipo LI-LON, as comuns hoje em dia, nao tem o efeito memoria vicio..
..e que nao e necessario encher a carga completa para usar, porem nunca deve-se deixar que acabe a energia total desse tipo de bateria, mas eu tenho a seguinte duvida:

nao sera prejudicial usar o note enquanto a bateria recarrega pelo seguinte fato: ficara carregando/descarregando constantemente ou isso nao acontece?

Pois mesmo dizendo que nao tem efeito vicio, muita gente que nao usa a bateria da forma, carregar total, usar ate acabar carga, ou na maioria usam sempre na tomada, reclamam que a bateria nao dura mais nada depois de um ano e por ai vai.. o que deixa a pensar que na pratica essa teoria das LI-LON não é bem assim...

O prejudicial então seria o uso constante na tomada??? digamos, usar na tomada mesmo com carga cheia da bateria, é ruim para ela?

Durante o carregamento da bateria com o NOTEBOOK LIGADO, dois circuitos de alimentação são usados:

O que realimenta a bateria, recarregando-a;

O que alimenta o notebook e seus componentes de hardware.

Quando a bateria está completa, apenas o circuito de alimentação do notebook é ativado. A bateria só entra em uso quando o plug da fonte é retirado. As baterias não duram para sempre, depois de 1 ano elas perdem (se você usar corretamente) até 10% ou 20% da sua carga quando está nova. Já ouvi dizer que o correto seria retirar a bateria do notebook quando o mesmo está sendo usado na tomada... Mas acho que isso é mito. Já tive um netbook asus eeePC e quase nunca eu usava ele na tomada, somente na bateria, e ela durou bem, fazia quase 2h de autonomia e nunca deu sinal de cansaço.

Realmente por essas baterias se tratarem de outro tipo de material, elas não tem mais o efeito memória que as antigas baterias tinham, não necessitando ficar dando recargas longas demais para depois usá-las normalmente. Elas agora trabalham em ciclos, e cada ciclo desse, corresponde a carga e depois uma total descarga, ou seja, uma carga qualquer até ZERO carga (0%).

Falow
 
Eu postei alguns artigos aqui:Baterias seladas, porque duram pouco??

Pincei algumas coisas interessantes de outros artigos:

Durabilidade de uma bateria de íon-lítio

Baterias de íon-lítio são caras, então lá vão algumas coisas que você deve saber se quiser que elas durem mais:

* a composição química íon-lítio prefere descarga parcial à descarga profunda, o que significa que é melhor evitar que ela descarregue totalmente. Como a composição química lítio-íon não tem "memória", ela não é danificada pela descarga parcial. Caso a tensão de uma célula de íon-lítio cair a um determinado nível, ela não poderá mais ser usada;

* elas envelhecem. As baterias de íon-lítio têm um tempo de vida útil que vai de 2 a 3 anos, mesmo se não forem usadas. Por isso, não evite usar a bateria pensando que elas vão durar mais. Além disso, se estiver comprando um novo conjunto de baterias, certifique-se de que é realmente novo. Já sabe, se ele esteve na prateleira da loja por um ano, não vai durar muito. É importante olhar a data de fabricação;

* evite o calor, ele decompõe as baterias.

Baterias que explodem
Agora que sabemos como fazer as baterias de íon-lítio durar mais, vamos ver porque elas explodem.

mecanismo de descarga de bateria de íon-lítio
Várias notícias nos últimos seis meses têm falado de laptops com baterias de íon-lítio que pegaram fogo

Caso a bateria fique quente o bastante para causar a ignição do eletrólito, você terá um incêndio. Há pequenos vídeos e fotos na Internet que mostram a seriedade desses incêndios. O artigo da CBC, (em inglês) "Verão do laptop explosivo", fala de vários incidentes.

Quando um incêndio assim acontece, ele normalmente é causado por um curto-circuito interno na bateria. Lembre-se do que vimos na última seção: as baterias de íon-lítio possuem uma lâmina separadora que mantém os eletrodos positivo e negativo separados. Pois é, caso essa lâmina sofra algum dano e os eletrodos se toquem, a bateria se aquece bem rapidamente. Talvez você já tenha sentido o tipo de calor que uma bateria pode produzir se já colocou uma bateria normal de 9 volts no seu bolso. Se uma moeda causar um curto-circuito entre os dois terminais, a bateria fica bem quente.

Caso um separador falhe, o mesmo tipo de curto-circuito acontece dentro de uma bateria de íon-lítio. Tendo em vista que esse tipo de bateria tem muita energia armazenada, ela fica muito quente, fazendo com que libere o solvente orgânico que é usado como eletrólito. Dessa forma, o calor (ou uma faísca nas proximidades) pode iniciar o fogo. Quando isso acontece dentro de uma das células, o calor do fogo vai passando para as outras células e todo o conjunto pega fogo.

É importante lembrar que esses incêndios são muito raros. Mas, ainda assim, basta uns dois incêndios e um pouco de cobertura da mídia para iniciar um recall.

Para aprender mais sobre baterias de íon-lítio e assuntos relacionados, confira os links na página a seguir.

Mitos e verdades sobre baterias de notebooks e celulares.

Achei interessante este artigo do Globo.com, é esclarecedor para aqueles com pouco entendimento sobre baterrias.

Confira mitos e verdades sobre baterias de notebooks e celulares
Efeito memória, carregadores 'alternativos' e perigo de sobrecarga.
G1 responde essas e outras questões sobre bateria de eletrônicos.

Juliana Carpanez
Do G1, em São Paulo
Quando se trata da bateria de produtos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares, há muitas informações e poucas certezas. A bateria deve ser usada até o fim antes de o carregador entrar em ação? O efeito memória, aquele que vicia a bateria, é verdadeiro? É necessário desconectar o eletrônico da tomada quando a carga chegar aos 100%? O uso de produtos não-autorizados pelo fabricante pode ser perigoso?


Para responder essas e outras perguntas, o G1 vasculhou manuais de instruções de equipamentos eletrônicos -- sim, eles têm as respostas! – e também conversou com Marcelo Zanateli, professor e coordenador do curso de engenharia de telecomunicações da FEI. Confira abaixo o que é mito e o que é verdade quando se trata de bateria de eletrônicos.

- Toda bateria deve ter sua carga usada até o final para, então, ser recarregada.

Mito. As baterias atualmente usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio, que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode ligar o equipamento à tomada antes de acabar a carga.

Antes de deixar de lado esses cuidados, no entanto, confirme se a bateria de seus eletrônicos é mesmo de íon de lítio – algo bastante provável se eles foram adquiridos nos últimos anos.



- Se a bateria for carregada antes de chegar ao fim, sofrerá o efeito memória: precisará de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegue ao fim.

Mito. Isso acontecia com as antigas baterias de níquel -- elas exigiam o cumprimento completo de um ciclo de carga e descarga --, mas não se repete com as atuais baterias de íon de lítio. Dessa forma, dizem os fabricantes, o usuário pode carregar o eletrônico quando bem entenderem.

- Nunca posso parar de carregar um eletrônico antes de a carga chegar a 100%.

Mito. As baterias atualmente usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio, que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode desconectar o equipamento da tomada antes a bateria estar 100% carregada.
Com o passar do tempo, o período em que a bateria retém a carga reduz.



- O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo. Verdade. O período em que ela retém a carga reduz, de acordo com a forma como ela é usada – quanto mais cuidados por parte do usuário, maior a demora para essa consequência negativa aparecer. Fato é que existe a possibilidade de o consumidor ter de trocar a bateria do celular ou notebook uma vez (ou até algumas vezes) durante a vida útil desses eletrônicos.




Segundo a Apple, uma bateria removível mantida adequadamente está projetada para reter até 80% da sua capacidade original em 300 ciclos de carga e descarga completas.

- O uso de carregadores e baterias não-autorizados pelo fabricante pode ser perigoso.

Verdade. Pelo fato de não terem passado por controle de qualidade, os fabricantes desaconselham o uso de equipamentos produzidos por empresas não-autorizadas. Nesse casos, é possível que a carga da bateria dure menos tempo que o esperado e que o carregador não pare de enviar carga, mesmo quando a bateria já tiver chegado aos 100%. Sem garantia, o consumidor insatisfeito não terá para quem reclamar.

- Os eletrônicos devem ser desconectados da tomada logo após a bateria encher.

Mito. Desde que os carregadores utilizados sejam originais, eles identificam quando o carregamento da bateria chegou a 100% e, então, param de enviar energia. Por isso, não há perigo de sobrecarga quando os equipamentos são todos originais.

“Se os equipamentos forem ‘alternativos’, no entanto, não há garantia de que passaram por testes de qualidade. Nesse caso, a energia pode continuar sendo mandada mesmo quando a carga estiver completa, podendo causar superaquecimento e danos na bateria”, explicou ao G1 Marcelo Zanateli, professor e coordenador do curso de engenharia de telecomunicações da FEI.

- A bateria do notebook não pode ser guardada completamente sem carga. Verdade. Os fabricantes dizem que, mesmo quando guardada, a bateria guardada ainda pode perder carga: se ela já estiver vazia, isso pode fazer com que perca completamente sua função. Há controvérsias entre as empresas sobre a quantidade de carga ideal para o armazemanento. Enquanto a Apple aconselha 50%, a Dell fala em 100%, por exemplo. O ideal é confirmar com o fabricante de seu próprio eletrônico.

- A primeira carga do eletrônico deve sempre durar sempre mais. Depende do que diz o manual de instruções. No caso de alguns produtos, especialmente telefones celulares, os usuários podem começar a usar a novidade sem dar qualquer carga inicial. Já quando se trata de notebooks, é possível que o consumidor tenha de encher a bateria durante o primeiro uso.

- O ideal é que o eletrônico seja carregado quando está desligado. Mito. Os aparelhos podem ser carregados quando estão ligados e em uso: neste caso, a única consequência negativa é que pode levar um pouco mais de tempo para que a carga chegue a 100%.



- Quando o notebook estiver em uso e ligado à tomada, o usuário deve retirar a bateria.



Mito. Marcelo Zanateli, da FEI, afirma que não há qualquer benefício quando o usuário toma esse tipo de cuidado. Quando o computador estiver conectado à tomada, diz o especialista, tanto faz se a bateria está ou não encaixada na máquina (isso porque o notebook usa como fonte a rede elétrica; a bateria funciona apenas como uma “passagem” para a carga).



- Carregar o eletrônico sob o sol pode ser perigoso.


É importante realizar a carga dos eletrônicos em um ambiente arejado. O processo de recarga dissipa calor, que deve ser jogado pra fora do eletrônico."
Verdade. A capacidade da bateria pode ser danificada se o eletrônico for utilizado em ambiente com temperatura acima de 35º C – os danos são ainda maiores se, sob essa temperatura, o usuário carregar a bateria do aparelho.

“Além da temperatura, é importante realizar a carga em um ambiente arejado. O processo de recarga dissipa calor e é importante que ele seja jogado pra fora do eletrônico”, ensina Marcelo Zanateli, da FEI. Por isso, nada de carregar aparelhos dentro de gavetas ou em cima da cama, por exemplo.



- Periféricos associados ao notebook – impressoras e câmeras digitais – consomem energia do portátil e, portanto, gastam sua bateria mais rapidamente.

Verdade. O tempo da bateria diminui quando o usuário executa operações como o uso de periféricos ligados à máquina via cabo USB, de dispositivos de comunicação sem fio e de unidades ópticas (CD, DVD).

- É possível ajustar meu notebook para que ele gaste menos bateria.

Verdade. Para selecionar a opção “econômica”, os usuários do Windows devem clicar em Iniciar > Painel de controle > Hardware e som > Opções de energia > Selecionar plano de energia. A Apple também ensina, em seu site, a configuração ideal para maximizar a duração da carga da bateria: veja aqui como fazer.

- Usar carregador veicular pode prejudicar a bateria do telefone celular.

Verdade. Isso porque, se colocado no painel do carro, por exemplo, é possível que a temperatura do telefone celular aumente. Dessa forma, seus componentes dilatam, o que podem causar mal funcionamento do aparelho. Outros ambientes desaconselhados pelo professor Marcelo Zanateli, da FEI, são os de praia, de piscina e também o banheiro, onde há umidade.

- As baterias de produtos eletrônicos não podem ser jogadas em lixo comum.
Verdade. Quando são jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos eletrônicos penetram no solo, podendo entrar em contato com lençóis freáticos – se isso acontece, substâncias como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio contaminam plantas e animais por meio da água. Com isso, é possível que a ingestão dos alimentos contaminados intoxique os humanos. Confira aqui como se livrar do seu eletrônico usado.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...CELULARES.html
Só para dar um sustinho:
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=168642
 
Última edição:
valeu, muitas coisas ae nao sabia, fiquei mais tranquilo..

na realidade nao vou mais me preocupar, minha bateria dura no maximo 1 hora e meia, e carrega em 2 horas no maximo (4 celulas note cce), sendo assim, acho que ela nao ira durar muito mesmo hehehe

um amigo possui um hp que carrega em mizeros 30 minutos e dura 3 horas, brincadeira hein hehehe

ainda bem que existe bastante tomada para mim
 
Última edição:
Bateria do meu note aguenta só 1:40h eu acho muito pouco para um note de 12p e hd de 4200rpm, mas deve ser pq o pc ja é velho.

Boas info ae dessa materia, vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo