• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Bolsas restituíveis em faculdades valem a pena?

Rafael Araújo

Well-Known Member
Registrado
Olá,

Eu tenho muita vontade de estudar Economia ou Administração em uma das instituições tops na área, a FGV e o Insper, mas não tenho como arcar com os custos dessas faculdades. Aí estava pensando em recorrer a essas bolsas restituíveis, que financiam o curso sem juros, e com o dobro de tempo para pagar.

O que vocês acham dessa modalidade de bolsa?
 
Eu só conheço o FIES mas acho que tem juros sim, embora bem pequeno.

É uma boa caso vc não tenha como pagar durante o curso, mas tem um porém: só é possível financiar 100% da mensalidade, ou seja, caso vc tenha uma bolsa de 30% (por exemplo) vc irá PERDER a bolsa e terá que pagar a mensalidade INTEGRAL.

Isso é um GRANDE ponto negativo na minha opinião.
 
Eu só conheço o FIES mas acho que tem juros sim, embora bem pequeno.

É uma boa caso vc não tenha como pagar durante o curso, mas tem um porém: só é possível financiar 100% da mensalidade, ou seja, caso vc tenha uma bolsa de 30% (por exemplo) vc irá PERDER a bolsa e terá que pagar a mensalidade INTEGRAL.

Isso é um GRANDE ponto negativo na minha opinião.

Quem disse isso?

meu irmão tem 50% pelo prouni e os outros 50% pelo fies.
minha prima tambem 50% pelo prouni e 50% pelo fies e ela faz medicina e mesmo assim a mensalidade fica em 2500 uehueheuh

mas so pode 50 ou 100%.
 
Quem disse isso?

meu irmão tem 50% pelo prouni e os outros 50% pelo fies.
minha prima tambem 50% pelo prouni e 50% pelo fies e ela faz medicina e mesmo assim a mensalidade fica em 2500 uehueheuh

mas so pode 50 ou 100%.
PROUNI é outra coisa, to falando de bolsa que a própria faculdade da.

Pelo menos na minha é assim, se o cara tem 30% pela própria faculdade e vai pegar FIES, ele "perde" a bolsa e tem que financiar a mensalidade integral.
 
Aqui também é assim, se a faculdade te da uma bolsa e você pega um financiamento você perde.
Se tiver bolsa pelo ProUni, você não perde.
 
O pior é que essas duas faculdades, FGV e Insper não participam do Prouni, infelizmente mesmo, pq tirei até uma boa nota no Enem.

Se for pegar por exemplo o fundo de bolsas do Insper, eles dão bolsa de até 80% na mensalidade, e sem juros, aumentando o valor somente por correção monetária, inflação, e com o dobro do tempo do curso pra pagar com um ano de carência depois que vc acaba o curso.

Acho um bom negócio, mas queria mais opiniões.
 
Última edição:
O pior é que essas duas faculdades, FGV e Insper participam do Prouni, infelizmente mesmo, pq tirei até uma boa nota no Enem.

Se for pegar por exemplo o fundo de bolsas do Insper, eles dão bolsa de até 80% na mensalidade, e sem juros, aumentando o valor somente por correção monetária, inflação, e com o dobro do tempo do curso pra pagar com um ano de carência depois que vc acaba o curso.

Acho um bom negócio, mas queria mais opiniões.

Não entendi o "infelizmente mesmo" sobre as faculdades participarem do ProUni, afinal você poderia tentar conseguir uma bolsa pelo ProUni, eu consegui uma de 100%.
 
Poxa cara.

Só dando minha opinião, possa ser que você não leve em consideração, mas eu realmente correria desse FIES, principalmente no caso da Insper e FGV. Deve ser muito bom estudar lá, mas é um divida gigante que você vai fazer, com ou sem juros. Imagina como seria legal reverter essa grana para uma casa ou outro tipo de investimento?
Tais faculdades, só com bolsa no meu ponto de vista, o curriculo fica muito valorizado, mas nada é certo, prefiro investir em um ano de cursinho e entrar na FEA - USP que é tão boa quanto. E eu também quero ecnomia, mas infelizmente eu não consegui agora, mas vou tentar alguma federal ou particular(tipo PUC ou Mack) pelo Prouni.
 
Se for pegar por exemplo o fundo de bolsas do Insper, eles dão bolsa de até 80% na mensalidade, e sem juros, aumentando o valor somente por correção monetária, inflação, e com o dobro do tempo do curso pra pagar com um ano de carência depois que vc acaba o curso.

Acho um bom negócio, mas queria mais opiniões.

Como o colega acima falou, procura alguma faculdade pública.

Mas se for fazer financiamento, veja se o FIES tem taxas de juros fixas. Em um momento de incertezas tão grandes como agora, talvez não seja bom negócio essa bolsa do Insper por estar atrelado a taxas desconhecidas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo