• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Boot Lento B450M Steel Legend + Ryzen 5 3600

cristianberti

know-it-all Member
Registrado
Boa noite pessoal!
Recentemente fiz a aquisição de um kit AsRock B450M Steel Legend + R5 3600.
O "problema" que eu percebi é: Demora cerca de 1 minuto para aparecer o logo da Bios (antes do boot do windows). Aperto o botão de ligar do gabinete, as fans giram, os LED's acendem normalmente, sobe o video e fica um cursor piscando durante +/- 1~2 minutos e só depois aparece a logo da AsRock e na sequencia o boot do windows.

Alguém já passou por isso nesta placa mãe? As configurações da BIOS estão default, não fiz nenhuma alteração. A versão da BIOS que veio é a 2.10

Desde já agradeço.
 
Eu também enfrentei esse problema com uma Biostar X570GT8. Quando eu pesquisei sobre isso eu percebi que isso é algo bem comum com Ryzen. O consenso é que o maior culpado é memory training, então talvez se você setar manualmente configs de RAM, isso pode ajudar, mas não é uma garantia.

Eu devolvi a Biostar por causa disso (e outro problema que eu tive) e peguei uma MSI X570-A Pro, que felizmente não tem esse problema e dá POST num tempo normal.

O próximo AGESA, 1.0.0.4 B, que tá saindo agora, tem melhorias específicas para boot times.
 
Eu também enfrentei esse problema com uma Biostar X570GT8. Quando eu pesquisei sobre isso eu percebi que isso é algo bem comum com Ryzen. O consenso é que o maior culpado é memory training, então talvez se você setar manualmente configs de RAM, isso pode ajudar, mas não é uma garantia.

Eu devolvi a Biostar por causa disso (e outro problema que eu tive) e peguei uma MSI X570-A Pro, que felizmente não tem esse problema e dá POST num tempo normal.

O próximo AGESA, 1.0.0.4 B, que tá saindo agora, tem melhorias específicas para boot times.
Boa noite amigo, obrigado pela resposta...
Quando você diz setar manualmente seria, ativar o XMP 2.0 e setar um clock maior ou igual a frequência dos meus módulos?
 
Última edição:
Igual mesmo. Geralmente, a única coisa que se faz pra configurar RAM é selecionar o clock do seu módulo (ou o profile XMP) e deixar os timings todos em Auto. O que eu quis dizer é literalmente setar todos os timings mesmo, mesmo que seja pra valores iguais ao que o Auto colocaria.

Eu não sei se isso vai adiantar ou não, mas teoricamente poderia ajudar pois a placa-mãe não precisaria tentar descobrir esses valores pra você. No meu caso, usando a Biostar X570GT8, não ajudou. Na verdade o que acontecia é: quanto mais eu overclocava, pior ficava o problema. Em 2400mhz (padrão JEDEC), ela bootava normalmente. Utilizando o profile XMP da memória (3200mhz), já demorava 1 ciclo a mais pra dar boot. Fazendo overclock, mesmo que estável, já fazia a placa demorar 3 a 4 ciclos de boot pra dar POST.
 
Não é normal demorar tudo isso pra dar boot. Tenta mexer na configuração da bios e ligar o XMP.
 
Acho que primeiro vou tentar fazer o update da BIOS para a última versão (mais fácil), se não mudar nada, vou partira pra memórias
 
Acho que primeiro vou tentar fazer o update da BIOS para a última versão (mais fácil), se não mudar nada, vou partira pra memórias
Da um feedback amigo..
Estou querendo comprar esse kit também..
boa sorte
 
aqui tb ta lento o boot. li que na proxima bios resolve isso.
 
Muito estranho essa demora.. Será que é um problema no ryzen 3600?

Tenho um amigo que tem um 2700 e o boot dele é super rápido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui tb ta lento o boot. li que na proxima bios resolve isso.

sua placa mãe é essa Steel Legend?
 
Comprei um Ryzen 5 3600 e demora 14 segundos até dar o BIP pra ligar, normal então?
 
Saudações!
Então, eu tbm possuo esse combo (B450M Steel Legend + 3600 + ssd nvme adata xpg sx8200) e tbm noto que demora pra dar post e boot (15s pra post e boot de uns 20s no minimo)
Tenho por comparação dois computadores que montei com mb Asus B450 Elite com o resto da config exatamente igual a minha fazendo post e boot muito mais rápido (coisa de 15s ao total)
Outro problema que eu tenho é com o RGB, que mesmo desligando na bios, ele continua religando se eu tirar e colocar na tomada (sendo que já estou na ultima bios e com o LED in S5 desligado).

A placa mãe é ótima, fora essas duas questões. Espero sinceramente que em alguma futura atualização de bios resolvam essas questões.
 
Possuo a mesma MOBO + 3600X, e quando eu ativo o XMP profile, acontece a mesma coisa, o boot fica com um delay grande. E mesmo assim as memórias ficam trabalhando a 2400, nunca vão para a frequência padrão da memória.

A versão da minha BIOS é a 2.60
 
A demora inicial de 10 ou até 15 segundos seria até normal com esses ryzen, mas mais do que isso tem que investigar porque não é normal não.
 
Tenho uma X470 Master SLi e também demora um pouquinho para dar o post (uns 10-15s), mas depois vai normal. Atualiza a BIOS que deve melhorar.
 
Tenho uma X570-E Gaming da Asus e, sem ativar o modo CSM, tanto o boot quanto a entrada inicial na BIOS ficam muito lentos. Ativando o modo CSM, tudo fica muito mais rápido. Não sei porque isso acontece, mas enfim, não custa nada tentar...

Lembrando que instalei meu Windows no modo UEFI, então não tenho problemas de inicialização já que o CSM funciona em concomitante com o modo UEFI.

Falouws :cool:
 
Uso a 450m Steel Legend + R5 3600 + SSD A400 + 16 GB Vengeance XMP 3000mhz. Tive esse problema no inicio e como recomendado aqui no forum atualizei a BIOS para a ultima versão (2.90) e fiz testes com a memoria no padrão e XMP ativo. Só por atualizar a BIOS ja notei melhora no tempo da inicialização, de 15 segundos agora leva 6~7 até a tela de post aparecer e depois leva cerca de 9~10 segundos pra estar no windows.
A memoria eu fiz o teste com ela em padrão 2400mhz e com o XMP ativado a 3000mhz, com XMP ativo foram melhores os resultado. Cronometrando o tempo agora leva cerca de 16~17 segundos total pra maquina estar no windows pronta pra usar. Fiquei satisfeito. Deixei as opções de energia no windows setadas para desempenho, e inicialização rapida, alem do boot na opção Ultra fast. Mesmo assim espero que o com mais atualizações para a BIOS o tempo diminua ainda mais, esse tempo para aparecer a tela de post deveria ser zero. Quando usava intel nao tinha isso e meu i7 3770k ligava em 19 segundos sem utilizar o modo Ultra fast da bios.
Sobre os RGB ativos na placa mesmo com ela desligada, aqui resolveu só por desativar o Led in S5 na bios, porem instalei o Asrock Polychromne pra controlar os RGB e bugou, mesmo com o S5 desativado continuava ligada o RGB. Nem reset na BIOS resolveu, entao vi no forum que instalando o Polychrome e depois usando o CMD pra executar uns comandos pra atualizar o chip RGB da placa mãe manualmente resolvia, tentei aqui e resolveu esse problema do RGB tambem.
 
Aqui tmb no inicio estava triste ... depios de atualizar pra ultima versao da BIOS (2.90) e dar um Clear CMOS ficou tudo muito estavel. Nada a reclamar.
RGB nem uso e tenho raiva dessa porcaria que só serviu pra deixar as coisas mais caras. Uso desativado!
 
Uso a 450m Steel Legend + R5 3600 + SSD A400 + 16 GB Vengeance XMP 3000mhz. Tive esse problema no inicio e como recomendado aqui no forum atualizei a BIOS para a ultima versão (2.90) e fiz testes com a memoria no padrão e XMP ativo. Só por atualizar a BIOS ja notei melhora no tempo da inicialização, de 15 segundos agora leva 6~7 até a tela de post aparecer e depois leva cerca de 9~10 segundos pra estar no windows.
A memoria eu fiz o teste com ela em padrão 2400mhz e com o XMP ativado a 3000mhz, com XMP ativo foram melhores os resultado. Cronometrando o tempo agora leva cerca de 16~17 segundos total pra maquina estar no windows pronta pra usar. Fiquei satisfeito. Deixei as opções de energia no windows setadas para desempenho, e inicialização rapida, alem do boot na opção Ultra fast. Mesmo assim espero que o com mais atualizações para a BIOS o tempo diminua ainda mais, esse tempo para aparecer a tela de post deveria ser zero. Quando usava intel nao tinha isso e meu i7 3770k ligava em 19 segundos sem utilizar o modo Ultra fast da bios.
Sobre os RGB ativos na placa mesmo com ela desligada, aqui resolveu só por desativar o Led in S5 na bios, porem instalei o Asrock Polychromne pra controlar os RGB e bugou, mesmo com o S5 desativado continuava ligada o RGB. Nem reset na BIOS resolveu, entao vi no forum que instalando o Polychrome e depois usando o CMD pra executar uns comandos pra atualizar o chip RGB da placa mãe manualmente resolvia, tentei aqui e resolveu esse problema do RGB tambem.
pode passar qual esse topico que ensina a atualizar o chip rgb? aqui tenho diversos problemas com os leds, desde ficarem ligados com o pc desligado mesmo desativando o s5, ate as cores nao ficarem setadas em qual quero ou bugs constantes no software.
 
pode passar qual esse topico que ensina a atualizar o chip rgb? aqui tenho diversos problemas com os leds, desde ficarem ligados com o pc desligado mesmo desativando o s5, ate as cores nao ficarem setadas em qual quero ou bugs constantes no software.
Diretamente do site da Asrock, Nao sei se pode colocar link aqui, mais ai vai:
 
Tenho uma B450M Steel Legend + 3600X + SSD M.2 NVMe ADATA XPG SX8200 PRO e o tempo de boot com modo Ultra Boot ativado na placa mãe gira em torno dos 15s~20s (contando desde quando eu aberto o botão no gabinete até a abertura do Windows)

Tô com tudo no default, só ativei o perfil XPM das minhas memórias Corsair Vengeance LPX pra 3000Mhz. Versão da BIOS: 2.90.

Vlw !
 
Estou com um problema quase idêntico, quando eu ligo o pc demora uns 10 minutos pra sair da logo da Asrock, fica girando aquela logo do reparo automático, porém já desativei, mas o B.O persiste. Alguém pode me ajudar?

Mobo: Asrock B450 Pro4
Cpu: Ryzen 5 3600
 
Depois de ativar o Ultra Boot, como faço pra acessar a bios?

Não consegui aqui
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo