BSOD (tela azul) - ntoskrnl.exe

NatsumeShin

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Fala galera, a cerca de um mês fiz um upgrade quase que total no meu PC e após isso começou a dar tela azul. As peças que troquei foram Processador, MB, memorias e fonte.

As specs atuais são:
Ryzen 5 3600, Asus Prime B450M-gaming/BR, 2x8 Spectrix D41 TUF 3000MHz, GTX 1060 6GB Galax, Fonte Redragon RGPS 600w, SSD Sata SanDisk

Segue a print do BlueScreenView com os ultimos 5 erros.



Já tentei as seguintes coisas mas sem sucesso até o momento:
Formatei o PC 2x (uma assim que inseri as peças novas e outra 1 semana atrás) usando isos(windows 10) diferentes em cada formatação.
Testei manter os proprios drivers que vem com o windows, testei atualiza-los pelos do site da própria Asus, testei atualiza-los pelo gerenciador de dispositivos e também atualizar através do Driver Booster.
Executei a ferramenta de diagnostico de memoria do próprio windows e executei o memtest86(o mesmo ficou por 3 horas realizando o teste padrão lá por 4x) em ambos não foi detectado nenhum erro na memoria.
Testei também desativar o perfil D.O.C.P deixando as memorias em 2666MHz ao invés de 3000MHz.
Também vi em vários locais indicando usar os comandos do CMD sfc /scannnow e os comandos do DISM ScanHealth, CheckHealth e RestoreHealth também não resolveram meu problema.

Até agora a única coisa que fez meu PC ficar sem dar tela azul foi ficando com algum jogo aberto(mesmo que não esteja jogando, só deixando ele aberto minimizado já não da tela azul), jogos que testei até o momento foram Genshin Impact, Valorant, Resident Evil 3 remake e Tekken 7. Cheguei a testar com um jogo mais leve que foi um server private de Grand Chase, mas com o jogo mais leve deu tela azul.

Alguém teria alguma solução pro problema?
 
Fala galera, a cerca de um mês fiz um upgrade quase que total no meu PC e após isso começou a dar tela azul. As peças que troquei foram Processador, MB, memorias e fonte.

As specs atuais são:
Ryzen 5 3600, Asus Prime B450M-gaming/BR, 2x8 Spectrix D41 TUF 3000MHz, GTX 1060 6GB Galax, Fonte Redragon RGPS 600w, SSD Sata SanDisk

Segue a print do BlueScreenView com os ultimos 5 erros.



Já tentei as seguintes coisas mas sem sucesso até o momento:
Formatei o PC 2x (uma assim que inseri as peças novas e outra 1 semana atrás) usando isos(windows 10) diferentes em cada formatação.
Testei manter os proprios drivers que vem com o windows, testei atualiza-los pelos do site da própria Asus, testei atualiza-los pelo gerenciador de dispositivos e também atualizar através do Driver Booster.
Executei a ferramenta de diagnostico de memoria do próprio windows e executei o memtest86(o mesmo ficou por 3 horas realizando o teste padrão lá por 4x) em ambos não foi detectado nenhum erro na memoria.
Testei também desativar o perfil D.O.C.P deixando as memorias em 2666MHz ao invés de 3000MHz.
Também vi em vários locais indicando usar os comandos do CMD sfc /scannnow e os comandos do DISM ScanHealth, CheckHealth e RestoreHealth também não resolveram meu problema.

Até agora a única coisa que fez meu PC ficar sem dar tela azul foi ficando com algum jogo aberto(mesmo que não esteja jogando, só deixando ele aberto minimizado já não da tela azul), jogos que testei até o momento foram Genshin Impact, Valorant, Resident Evil 3 remake e Tekken 7. Cheguei a testar com um jogo mais leve que foi um server private de Grand Chase, mas com o jogo mais leve deu tela azul.

Alguém teria alguma solução pro problema?

Durante a jogatina, vc deixa algum programa de monitoramento de temperatura aberto, tipo o aida64? Tive vários problemas com meu combo r5 1600af + ab350m-ds3h v2 + rtx 2060, qualquer jogo travava, se assistisse algum vídeo no YouTube travava, algumas vezes o pc reiniciava do nada, também cheguei a ter telas azuis algumas vezes.

Me lembro que cheguei a ter esse erro que vc está passando e depois de testar todo o tipo de solução proposto até na comunidade oficial da nvidia, cheguei a conclusão que era algum software que estaria causando toda a instabilidade no meu sistema. No fim era isso mesmo, no caso foi a desgraça do aida64, algo nele ferrava com meu pc, no mínimo deveria ser algum componente dele que faz a leitura de tensões/temperatura.

Foi só parar de usá-lo e nunca mais tive problemas do tipo, só recentemente que deu uns erros estranhos, mas acho que é por causa desse placa mãe lixo da gigabyte, coisa que me arrependo amargamente de ter comprado essa placa. Se vc formatou o pc outra vez, instale apenas os jogos que deram erro e nada mais, teste com o sistema limpo, pra ver se os erros continuam. Caso continuem, ai o ideal seria vc testar as peças individualmente, de preferência em outro pc, pra ver se não é alguma delas que esteja com defeito.
 
Durante a jogatina, vc deixa algum programa de monitoramento de temperatura aberto, tipo o aida64? Tive vários problemas com meu combo r5 1600af + ab350m-ds3h v2 + rtx 2060, qualquer jogo travava, se assistisse algum vídeo no YouTube travava, algumas vezes o pc reiniciava do nada, também cheguei a ter telas azuis algumas vezes.

Me lembro que cheguei a ter esse erro que vc está passando e depois de testar todo o tipo de solução proposto até na comunidade oficial da nvidia, cheguei a conclusão que era algum software que estaria causando toda a instabilidade no meu sistema. No fim era isso mesmo, no caso foi a desgraça do aida64, algo nele ferrava com meu pc, no mínimo deveria ser algum componente dele que faz a leitura de tensões/temperatura.

Foi só parar de usá-lo e nunca mais tive problemas do tipo, só recentemente que deu uns erros estranhos, mas acho que é por causa desse placa mãe lixo da gigabyte, coisa que me arrependo amargamente de ter comprado essa placa. Se vc formatou o pc outra vez, instale apenas os jogos que deram erro e nada mais, teste com o sistema limpo, pra ver se os erros continuam. Caso continuem, ai o ideal seria vc testar as peças individualmente, de preferência em outro pc, pra ver se não é alguma delas que esteja com defeito.

Ai é que ta o problema, justamente só não da tela azul enquanto estou jogando. Se o PC está em idle sempre da tela azul, inclusive pós formatação, tinha recém formatado, tinha apenas o navegador instalado e deu tela azul
 
É praticamente certo que esse erro seu aí é Driver related, mas não necessariamente precisa ser de um driver de hardware. Programas como VPN, Antivírus, Programas de Monitoramento e etc também instalam drivers que podem dar problemas.
Eu mesmo levei várias telas azuis no passado, com o mesmíssimo erro por conta de um VPN vagabundo.

Primeiro passo é: Windows+R -> msconfig -> Serviços -> Ocultar todos os serviços da Microsoft -> Desativar o resto.

Depois: Gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) -> Inicializar -> Desabilitar tudo.

Se o erro continuar você pode tentar desinstalar e reinstalar os drivers, de preferência do site do fabricante ou deixando o próprio Windows instalar os dele. Fique longe de programas como Driver Booster...

Outras opções são Atualizar a BIOS ou Resetar a Mesma.
 
baixa


roda ele coloca 3000 ali dentro e roda por 15 minutos se nao der nenhum erro memoria nao é

memTest4WindowsFree.png
 
É praticamente certo que esse erro seu aí é Driver related, mas não necessariamente precisa ser de um driver de hardware. Programas como VPN, Antivírus, Programas de Monitoramento e etc também instalam drivers que podem dar problemas.
Eu mesmo levei várias telas azuis no passado, com o mesmíssimo erro por conta de um VPN vagabundo.

Primeiro passo é: Windows+R -> msconfig -> Serviços -> Ocultar todos os serviços da Microsoft -> Desativar o resto.

Depois: Gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) -> Inicializar -> Desabilitar tudo.

Se o erro continuar você pode tentar desinstalar e reinstalar os drivers, de preferência do site do fabricante ou deixando o próprio Windows instalar os dele. Fique longe de programas como Driver Booster...

Outras opções são Atualizar a BIOS ou Resetar a Mesma.
Fiz os 2 passos pra inicialização limpa e mesmo assim ainda deu tela azul. A BIOS já ta atualizada pra ultima versão estável, no momento só tem uma versão BETA que é posterior a que estou usando. E quanto reinstalar todos os drivers tem alguma maneira de desinstalar todos de uma vez ou só indo um por um no gerenciador de dispositivos mesmo?

baixa


roda ele coloca 3000 ali dentro e roda por 15 minutos se nao der nenhum erro memoria nao é

memTest4WindowsFree.png

Rodei nos 3000 que vc falou ai por 17 min e não encontrou nenhum erro.
 
Fiz os 2 passos pra inicialização limpa e mesmo assim ainda deu tela azul. A BIOS já ta atualizada pra ultima versão estável, no momento só tem uma versão BETA que é posterior a que estou usando. E quanto reinstalar todos os drivers tem alguma maneira de desinstalar todos de uma vez ou só indo um por um no gerenciador de dispositivos mesmo?



Rodei nos 3000 que vc falou ai por 17 min e não encontrou nenhum erro.
bom se memoria nao é, entao pode ser voltagem de cpu errada famoso vcore verificou se ta ok as voltagens no cpuz mostra, a ouvi outro dia q nvidia tinha bug no drive q dava tela azul saiu driver novo bom baixar que arrumava isso se for ja elimina

esse
 
bom se memoria nao é, entao pode ser voltagem de cpu errada famoso vcore verificou se ta ok as voltagens no cpuz mostra, a ouvi outro dia q nvidia tinha bug no drive q dava tela azul saiu driver novo bom baixar que arrumava isso se for ja elimina

esse
De fato bem lembrado sobre o driver de vídeo, saiu uma versão nova ontem vou testa-la. Quanto a voltagem do vcore, sou totalmente leigo sobre isso, não instalei o cpuz, mas por mais que instalasse não entenderia nada se as voltagens estão certas ou não kkkkk...
Mas posso instalar aqui o cpuz e tirar o print.
 
De fato bem lembrado sobre o driver de vídeo, saiu uma versão nova ontem vou testa-la. Quanto a voltagem do vcore, sou totalmente leigo sobre isso, não instalei o cpuz, mas por mais que instalasse não entenderia nada se as voltagens estão certas ou não kkkkk...
Mas posso instalar aqui o cpuz e tirar o print.
Então, o CPU-Z tem uma versão que vem zipada e não necessita de instalação, no caso é essa que eu recomendo baixar.

Fiz os 2 passos pra inicialização limpa e mesmo assim ainda deu tela azul. A BIOS já ta atualizada pra ultima versão estável, no momento só tem uma versão BETA que é posterior a que estou usando. E quanto reinstalar todos os drivers tem alguma maneira de desinstalar todos de uma vez ou só indo um por um no gerenciador de dispositivos mesmo?
Na teoria é até mais indicado ir removendo e reinstalando um por um.

Talvez seja interessante também dar uma olhada na saúde do SSD através de algum desses programas como CrystalDiskInfo e confirmar se ele está okay.
 
Atualizei o driver de vídeo uns 20 a 25 min dps já veio a tela azul.
Peguei a versão zipada do CPU-Z que vc falou vou postar o print.

Ly38ap1.png

Edit: na hora do print estava com um jogo aberto para evitar que o computador desse tela azul, com o jogo fechado o Core Voltage fica entre 0.980V~1.120V, com oscilações chegando a 1.417V

E também realizei o teste do CrystalDiskInfo segue o print

zDd6sgn.png


Até comprei um SSD m2 na black friday pra testar, mas morar no Acre é foda, deve levar pelo menos mais uns 12 a 15 dias pra chegar.
 
Última edição:
Pergunta básica: todos os Windows que você instalou foram da mesma ISO? Ou você realmente baixou ISOs diferentes para cada um?

Pois pelo que entendi, esse driver que tá dando erro é um driver no kernel da MS, logo ou sua ISO está problemática (caso tenha usado a mesma ISO que continha varias versoes do Windows) ou então voce instalou algum software que danificou o driver do kernel.

Não acredito que seja nenhum tipo de driver 'fora' disso, como de vídeo, som etc. etc. Me parece algo na raiz do Windows. Pode ser um vírus por conta de softwares de terceiros também etc...

O Windows é original? Voce tem algum programa crackeado na máquina?
 
Pergunta básica: todos os Windows que você instalou foram da mesma ISO? Ou você realmente baixou ISOs diferentes para cada um?

Pois pelo que entendi, esse driver que tá dando erro é um driver no kernel da MS, logo ou sua ISO está problemática (caso tenha usado a mesma ISO que continha varias versoes do Windows) ou então voce instalou algum software que danificou o driver do kernel.

Não acredito que seja nenhum tipo de driver 'fora' disso, como de vídeo, som etc. etc. Me parece algo na raiz do Windows. Pode ser um vírus por conta de softwares de terceiros também etc...

O Windows é original? Voce tem algum programa crackeado na máquina?

Sim baixei 2 ISOs diferentes, uma foi Windows 10 Pro 2004(atualizado até o mês de outubro) e a outra foi Windows 10 Pro 20H2(atualizado até o mês de novembro).

Não, o Windows não é original, e programas crackeados tenho apenas os 2 jogos citados Resident Evil 3 e Tekken 7. E o erro já começa a ocorrer logo após a formatação, como falei após essa segunda formatação eu tinha literalmente o Chrome e o Opera GX instalado e já deu tela azul, não chegou nem a dar tempo de instalar nada.
 
Sim baixei 2 ISOs diferentes, uma foi Windows 10 Pro 2004(atualizado até o mês de outubro) e a outra foi Windows 10 Pro 20H2(atualizado até o mês de novembro).

Não, o Windows não é original, e programas crackeados tenho apenas os 2 jogos citados Resident Evil 3 e Tekken 7. E o erro já começa a ocorrer logo após a formatação, como falei após essa segunda formatação eu tinha literalmente o Chrome e o Opera GX instalado e já deu tela azul, não chegou nem a dar tempo de instalar nada.
Tendo conhecimento desse fato, eu acho que seria interessante tentar instalar o Windows 10 Original com marquinha d'água mesmo e ver se o problema persiste, porque o que o @LNDR disse faz sentido e pode ser possível. Se a ISO estiver com algum arquivo corrompido o sfc não vai dar jeito, e por não ser original é duvidoso pensar que o Dism vai funcionar.
 
Sim baixei 2 ISOs diferentes, uma foi Windows 10 Pro 2004(atualizado até o mês de outubro) e a outra foi Windows 10 Pro 20H2(atualizado até o mês de novembro).

Não, o Windows não é original, e programas crackeados tenho apenas os 2 jogos citados Resident Evil 3 e Tekken 7. E o erro já começa a ocorrer logo após a formatação, como falei após essa segunda formatação eu tinha literalmente o Chrome e o Opera GX instalado e já deu tela azul, não chegou nem a dar tempo de instalar nada.
Tendo conhecimento desse fato, eu acho que seria interessante tentar instalar o Windows 10 Original com marquinha d'água mesmo e ver se o problema persiste, porque o que o @LNDR disse faz sentido e pode ser possível. Se a ISO estiver com algum arquivo corrompido o sfc não vai dar jeito, e por não ser original é duvidoso pensar que o Dism vai funcionar.
Exato. Como o amigo @Absence falou, o ideal é tentar um Windows completamente original, mesmo que você não o ative (inclusive, é muito mais seguro assim do que usando ativadores/cracks/cmd etc). A Iso foi baixada onde? Site oficial da MS? Caso tenha baixado em sites de terceiros, torrent, etc, pode jogar fora e baixar a ferramenta da MS e baixar por lá. Inclusive faça o procedimento pela própria ferramenta da MS pra não haver sombras de dúvidas.

1º passo é esse: Certificar-se de baixar uma ISO oficial e fazer o pendrive pela própria ferramenta da MS.

2º Instala o SO e não instale NADA. Fique usando o Edge para testes.

Se não der nada, aparentemente não é nada no Windows/hardware. Aí você começa a instalar os programas, de preferencia um por um, e vê quando ele começa a apresentar o problema e você matar a charada.

Se ocorrer algum erro, aí o problema é mais embaixo.

Quando existe um problema esquisito assim o cara tem que desconfiar de tudo, e por isso precisa ser chato pra ter saco de testar as coisas mais óbvias possíveis, porque de fato pode ser qualquer coisa. Mas o único modo de testar isso é voltar o PC ao mais padrão possível (por isso Windows oficial, ISO oficial, ferramenta oficial, nao instalar NADA - nem o chrome - etc) até tirar a prova de que é ou não é o próprio Windows. O jeito é ir por eliminação. Se voce tiver um notebook pra testar algumas coisas facilitaria muito.

Coisas que voce pode tentar caso seja fácil pra você: tentar instalar o SO em outro PC com o mesmo pendrive atual e vê se ocorre o mesmo (se não der nada no outro PC, o problema não é o pendrive nem a ISO - já elimina uma coisa), tentar outro pendrive, tentar outro HD/SSD

Outra coisa: voce atualizou a BIOS, mas deixou ela em default? Se não, tente. Pode tentar atualizar a BIOS pra nova versão BETA (tenha muito cuidado ao fazer isso, leia o changelog e veja se tem algo relacionado ao seu problema), pode tentar voltar uma ou duas versões da BIOS, etc..
 
Resolvi formatar agora na madruga e creio que o problema não era ISO anterior, baixei a ferramenta da MS, fiz o pendrive bootavel pela própria ferramenta, e não consigo sequer chegar na área de trabalho, termina a instalação do Windows, ai vai para a parte de escolher layout de teclado e etc., e já começa a dar tela azul...
Edit: Formatei de novo colocando a ISO crackeada e consegui concluir a instalação do windows, não vou instalar nada aqui pra ver como se sai.

Em relação a BIOS eu não atualizei ela, já veio de fabrica atualizada pra essa ultima versão, isso de deixar em default não sei lhe dizer, única coisa que modifiquei nela foi ativar o DOCP para as memorias ficarem em 3000MHz. Nem tentei atualizar para essa versão beta pq lá falava " It’s highly recommended not to update this beta BIOS when using AMD AM4 Socket for AMD Ryzen™ 3000 Series/ 2000 Series/ 1000 Series/ A-Series Desktop Processors.", dai já fiquei com receio de dar algum problema.
 
Última edição:
Se acontecer de ele apresentar novamente tela azul, tenta iniciar o computador com uma sem a placa de vídeo, usando o vídeo integrado.

Um colega teve a mesma tela azul esses tempos, mas usando o PC só com os gráficos integrados o problema não aparecia.

Depois ele acabou limpando os contatos da VGA e da mobo, reinstalou a VGA e até agora tudo normal.

Lembro também que a Nvidia lançou um driver pra corrigir um problema com tela azul que vem acontecendo em navegadores com base no Chromium, mas se você nem conseguiu chegar a concluir a instalação, talvez não seja de muita ajuda.
 
Exato. Como o amigo @Absence falou, o ideal é tentar um Windows completamente original, mesmo que você não o ative (inclusive, é muito mais seguro assim do que usando ativadores/cracks/cmd etc). A Iso foi baixada onde? Site oficial da MS? Caso tenha baixado em sites de terceiros, torrent, etc, pode jogar fora e baixar a ferramenta da MS e baixar por lá. Inclusive faça o procedimento pela própria ferramenta da MS pra não haver sombras de dúvidas.

1º passo é esse: Certificar-se de baixar uma ISO oficial e fazer o pendrive pela própria ferramenta da MS.

2º Instala o SO e não instale NADA. Fique usando o Edge para testes.

Se não der nada, aparentemente não é nada no Windows/hardware. Aí você começa a instalar os programas, de preferencia um por um, e vê quando ele começa a apresentar o problema e você matar a charada.

Se ocorrer algum erro, aí o problema é mais embaixo.

Quando existe um problema esquisito assim o cara tem que desconfiar de tudo, e por isso precisa ser chato pra ter saco de testar as coisas mais óbvias possíveis, porque de fato pode ser qualquer coisa. Mas o único modo de testar isso é voltar o PC ao mais padrão possível (por isso Windows oficial, ISO oficial, ferramenta oficial, nao instalar NADA - nem o chrome - etc) até tirar a prova de que é ou não é o próprio Windows. O jeito é ir por eliminação. Se voce tiver um notebook pra testar algumas coisas facilitaria muito.

Coisas que voce pode tentar caso seja fácil pra você: tentar instalar o SO em outro PC com o mesmo pendrive atual e vê se ocorre o mesmo (se não der nada no outro PC, o problema não é o pendrive nem a ISO - já elimina uma coisa), tentar outro pendrive, tentar outro HD/SSD

Outra coisa: voce atualizou a BIOS, mas deixou ela em default? Se não, tente. Pode tentar atualizar a BIOS pra nova versão BETA (tenha muito cuidado ao fazer isso, leia o changelog e veja se tem algo relacionado ao seu problema), pode tentar voltar uma ou duas versões da BIOS, etc..
Sou a prova viva do que o @LNDR disse, sofri um bocado pra descobri que o problema de instabilidade no meu pc com a RTX 2060 era um simples software, mas foi doloroso pra achar o problema. Mas diferente do usuário do tópico, sempre usei windows original, sempre baixei pela ferramenta de criação da própria ms. Já tinha ciência que o windows 10 não era o problema, o que me deixava mais deprê ainda, pois sinalizava problema físico, o que seria uma baita dor de cabeça pra resolver. Mas isso me ajudou a descobrir que o problema era um lixo de software, o aida64, recebi esse alerta do fórum oficial da vga, que softwares de monitoramento costumavam da o erro nvlddmkm nas vgas da nvidia, tanto que por lá o que eles sempre aconselham a usar caso precise é o hwinfo64, pra eles é o melhor e concordo.

A pessoa tem que ter muita paciência pra detectar o problema quando coisas do tipo aparece, realmente é um saco, mas usar sempre originais ajuda e muito a reduzir as opções. O problema é se mesmo com sistema original o problema continuar, como é o caso do rapaz do tópico, ai complica um pouco, o mais estranho é que com a iso pirata a instalação completa. Algo bom de se verificar é o pendrive usado na formatação. Não são todos os pendrives que funcionam bem com a ferramenta da ms, obtive essa info de um carinha yt br bem conhecido, e ele tinha razão.

Usava um da adata de 8gb, sempre que usava a ferramenta da ms nele, a iso dava algum tipo de problema, só dava certo com o rufus. Peguei um scandisk 8gb emprestado, tanto a ferramenta quanto o windows 10 funcionaram de boas, parecia que tinha sido formatado com o rufus, não imaginava que um simples pendrive daria diferença na instalação. Será que seu pendrive não está tendo incompatibilidade com a ferramenta da ms? Pois se a versão crack vai de boa, a original era pra ser também, é um problema estranho esse ai.
 
Última edição:
Realmente é muito estranho que você não tenha tido sucesso na instalação do Windows original, mas sim na instalação de um crackeado.
Eu acho que nesse ponto do problema, o que valeria a pena tentar é um reset de bios e/ou testar um outro HDD ou SSD na hora de fazer a instalação. Como você disse que está esperando outro SSD, acho que talvez valha a pena desplugar este antigo completamente e tentar instalar no novo SSD.

Se de fato nenhuma dessas opções qualquer resultado ou melhora acho interessante começar a pensar na hipótese de falha hardware.
 
Sou a prova viva do que o @LNDR disse, sofri um bocado pra descobri que o problema de instabilidade no meu pc com a RTX 2060 era um simples software, mas foi doloroso pra achar o problema. Mas diferente do usuário do tópico, sempre usei windows original, sempre baixei pela ferramenta de criação da própria ms. Já tinha ciência que o windows 10 não era o problema, o que me deixava mais deprê ainda, pois sinalizava problema físico, o que seria uma baita dor de cabeça pra resolver. Mas isso me ajudou a descobrir que o problema era um lixo de software, o aida64, recebi esse alerta do fórum oficial da vga, que softwares de monitoramento costumavam da o erro nvlddmkm nas vgas da nvidia, tanto que por lá o que eles sempre aconselham a usar caso precise é o hwinfo64, pra eles é o melhor e concordo.

A pessoa tem que ter muita paciência pra detectar o problema quando coisas do tipo aparece, realmente é um saco, mas usar sempre originais ajuda e muito a reduzir as opções. O problema é se mesmo com sistema original o problema continuar, como é o caso do rapaz do tópico, ai complica um pouco, o mais estranho é que com a iso pirata a instalação completa. Algo bom de se verificar é o pendrive usado na formatação. Não são todos os pendrives que funcionam bem com a ferramenta da ms, obtive essa info de um carinha yt br bem conhecido, e ele tinha razão.

Usava um da adata de 8gb, sempre que usava a ferramenta da ms nele, a iso dava algum tipo de problema, só dava certo com o rufus. Peguei um scandisk 8gb emprestado, tanto a ferramenta quanto o windows 10 funcionaram de boas, parecia que tinha sido formatado com o rufus, não imaginava que um simples pendrive daria diferença na instalação. Será que seu pendrive não está tendo incompatibilidade com a ferramenta da ms? Pois se a versão crack vai de boa, a original era pra ser também, é um problema estranho esse ai.
Realmente é muito estranho que você não tenha tido sucesso na instalação do Windows original, mas sim na instalação de um crackeado.
Eu acho que nesse ponto do problema, o que valeria a pena tentar é um reset de bios e/ou testar um outro HDD ou SSD na hora de fazer a instalação. Como você disse que está esperando outro SSD, acho que talvez valha a pena desplugar este antigo completamente e tentar instalar no novo SSD.

Se de fato nenhuma dessas opções qualquer resultado ou melhora acho interessante começar a pensar na hipótese de falha hardware.
Concordo com o que os amigos disseram.

Eu ia falar pra você fazer a mesma coisa que o @Absence disse.

Desativar o DOCP, tentar outro SSD/HD e acrescentar para tentar outro pendrive.

Porque é o seguinte: esse negócio de Windows pirata funcionar e original não, não me desce. Se o problema ocorreu durante a instalação do Windows você pode descartar todos os problemas que vem após isso: programas de terceiros, o próprio Windows, drivers, etc. Se o problema aconteceu durante a instalação provavelmente o problema está 'pré-instalação', ou seja, seu pendrive, sua BIOS, seu hardware!

Isso que o @blacklynx falou do pendrive é bem sensato. Eu mesmo possuo 2 pendrives aqui, um Kingston que teoricamente 'funciona', mas 95% das vezes dá algum problema pós-formatação e um Sandisk que funciona perfeitamente que comprei depois do Kingston, justamente porque já tinha esgotado todas as minhas opções anteriores. Então mesmo eu conseguindo instalar o Windows no Kingston, ele pegava em um PC e noutro não, etc etc etc. Troquei de pendrive e tudo resolvido. Não sei se era falta de compatibilidade ou o pendrive tava 'bixado'. Eu só sei que ele só funcionava 'UEFI', se me recordo bem, então sempre que eu tentava usá-lo em um notebook antigo ele não funcionava e dava mil e um problemas diferentes. O que eu quebrei a cabeça pra descobrir que o problema era o próprio pendrive não foi brincadeira...
 
No caso do ssd, rode o crystal disk info para ver a saúde do hd, assim vc tem uma confirmação em 100% de que era só o ssd o culpado dos problemas, mas com sua nova informação, tem tudo pra ser ele já que com o hd o sistema subiu sem problemas.
 
Editado por um moderador:
Atualizei o driver de vídeo uns 20 a 25 min dps já veio a tela azul.
Peguei a versão zipada do CPU-Z que vc falou vou postar o print.

Ly38ap1.png

Edit: na hora do print estava com um jogo aberto para evitar que o computador desse tela azul, com o jogo fechado o Core Voltage fica entre 0.980V~1.120V, com oscilações chegando a 1.417V

E também realizei o teste do CrystalDiskInfo segue o print

zDd6sgn.png


Até comprei um SSD m2 na black friday pra testar, mas morar no Acre é foda, deve levar pelo menos mais uns 12 a 15 dias pra chegar.

Neste post aqui @blacklynx tem o print do teste do CrystalDiskInfo que no rodei no SSD.

Só achei estranho hj que quando acordei o PC tinha ligado sozinho, mas se ficar só ligando sozinho ta tranquilo, só desligar na fonte, problema é se ficar desligando sozinho ou dando tela azul.
 
Neste post aqui @blacklynx tem o print do teste do CrystalDiskInfo que no rodei no SSD.

Só achei estranho hj que quando acordei o PC tinha ligado sozinho, mas se ficar só ligando sozinho ta tranquilo, só desligar na fonte, problema é se ficar desligando sozinho ou dando tela azul.
Ligando sozinho? Cara.. que viagem é essa no seu PC :bwahaha:

Bom, pelo que voce disse o problema aparenta ser no SSD mesmo. Voce teria que usar outro software pra ver a saúde do SSD, esse aí só mede a velocidade dele. O que voce postou é CrystalDiskMark, o que mostra a saúde é CrystalDiskInfo. São diferentes.
 
Ligando sozinho? Cara.. que viagem é essa no seu PC :bwahaha:

Bom, pelo que voce disse o problema aparenta ser no SSD mesmo. Voce teria que usar outro software pra ver a saúde do SSD, esse aí só mede a velocidade dele. O que voce postou é CrystalDiskMark, o que mostra a saúde é CrystalDiskInfo. São diferentes.

Realmente, peço desculpas pela confusão dos programas, é pq tinha pesquisado no google pelo CrystalDiskInfo, e sei lá pq diabos mas ele me levou pra página do CrystalDiskMark, acabou que passou batido por mim.
Mas agora segue o print do DiskInfo
3oKaWC8.png


Segundo o programa ta 100% mas sei lá, sem ele plugado PC não desligou, não deu nenhuma tela azul, fico até com receio de por ele de novo...
 
Última edição:
Realmente, peço desculpas pela confusão dos programas, é pq tinha pesquisado no google pelo CrystalDiskInfo, e sei lá pq diabos mas ele me levou pra página do CrystalDiskMark, acabou que passou batido por mim.
Mas agora segue o print do DiskInfo
3oKaWC8.png


Segundo o programa ta 100% mas sei lá, sem ele plugado PC não desligou, não deu nenhuma tela azul, fico até com receio de por ele de novo...
É... dá pra ver outros testes em outros programas também.. PerfectDisk, HDtune etc.. Mas se naprática você ta vendo que co mo SO instalado em outro HD o problema não acontece, então o problema parece ser ele mesmo... Não tem muito o que dizer. Se tiver na garantia, pede pra trocar.
 
Estou de volta a estaca zero, no sábado quando fui ver a saúde do SSD o PC começou a dar tela azul novamente... Então o SSD não é o vilão da historia(pelo menos não totalmente).
Comecei a desconfiar do SVM(virtualização) e o DOCP que tinha ativado na BIOS quando fui plugar o SSD novamente. Aparentemente tbm não são os culpados, desativei o SVM e ainda deu tela azul e depois desativei ambos e mesmo assim deu tela azul.

Com isso vi o problema da tela azul não era o SSD, pluguei ele de volta, botei a BIOS no default, e fiz como o amigo @LNDR disse, testar outro pendrive colocando o Windows original, testei os 2 pendrives tanto no SSD quanto no HD, ao tentar instalar o Windows 10 Pro, já da tela azul na "pré-instalação" em ambos, após isso tentei instalar a versão Windows 10 Home, consegui a instalação, mas em torno de 3~5 minutos e o PC já começou a dar tela azul tanto no SSD quanto no HD.

O jeito foi voltar pro Windows da ISO que tenho aqui, BIOS seguia no default, instalei no SSD tudo tranquilo por em torno de 1h mais ou menos, até que o PC voltou a dar o problema que citei anteriormente que tive no meu setup antigo, de ficar ligando e desligando sozinho. Despluguei o SSD e parou esse problema (por isso disse que o SSD não era o vilão total da historia). Instalei novamente o mesmo Windows só que no HD agora.

Resolvi deixar ele ligado enquanto dormia para testar se iria desligar sozinho ou dar tela azul, bem no inicio ele deu uma tela azul e depois aguentou por bastante tempo, cerca de umas 12 horas mas ocorreu de novo...

Tô ficando quase sem ideias já, por mais que odeie tava até cogitando em levar em alguma assistência, pra ver se testavam todas as peças.
 

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