BSOD (tela azul) - ntoskrnl.exe

Nas minhas estou usando o xmp pra usá-las em 3000mhz, mas preferia fazer oc manualmente e deixá-las em 3000mhz, pois acho que o xmp profile dela é muito agressivo, acho que seta voltagens além do necessário, acho que daria pra reduzir muita coisa aqui, mas como não entendo nada de configurações de oc em ram preferi usar ele.

Mas queria é fazer o que vc fez, setar tudo manualmente, sem usar nada de xmp. Se não for te incomodar, vc poderia postar prints da configuração das suas na bios? De como estão configuradas? Talvez isso seja até o problema do dono do tópico, seja só a ram com incompatibilidade com o resto do sistema dele.
Cara, eu também sou noob em over :haha:

Eu setei o XMP de 2666mhz (que é o padrão da minha ram), coloquei a frequencia em 3000mhz e a voltagem em 1.35 (acho, não lembro direito). Por coincidência nao precisei mexer nos timmings porque eles já estavam iguais ao do Dram Calculator, ou seja, os timmings que o DRAM Calculator deu pra 3000mhz foram os mesmos que meu XMP setou pra 2666mhz, então eu nao fiz nada basicamente a não ser aumentar a voltagem de 1.2V pra 1.35V e a frequencia pra 3000mhz.

Mas o que eu quis dizer foi justamente isso: acho que o problema do autor do tópico pode estar relacionado à memória, porque foi muita coincidência eu receber o mesmo erro justamente enquanto estava mexendo nas configs. de memória...

as minhas são MEMORIA DDR4 3000MHZ 8GB BALLISTIX BL2K8G30C15U4B CRUCIAL
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ultima versão da aorus b450 m que é a F51 a versão mais atual da minha bios e veja o topico que postei o cara relata que ele teve o problema com essas memoria e também ate o suporte oficial da asrock conseguiu reproduzir o problema
Algo interessante que ocorreu cmg, o problema voltou a acontecer cmg quando coloquei as peças novamente na minha placa mãe, então desconfio que o problema seja tanto a minha placa mãe Aorus B450 M com defeitos no slot de memoria (Pois agora as telas azuis são sempre IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL e só acontecem fora de games), e a ram da crucial ballistix, hoje a tarde vou enviar meu pc para a loja q eu comprei para eles realizarem os testes em ambas e eles pedem ate 3 dias para dar o retorno da causa do problema e fazer a troca das peças em garantia (Que no caso é a ram/placa mãe).

Algo interessante que ocorreu cmg, o problema voltou a acontecer cmg quando coloquei as peças novamente na minha placa mãe, então desconfio que o problema seja tanto a minha placa mãe Aorus B450 M com defeitos no slot de memoria (Pois agora as telas azuis são sempre IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL e só acontecem fora de games), e a ram da crucial ballistix, hoje a tarde vou enviar meu pc para a loja q eu comprei para eles realizarem os testes em ambas e eles pedem ate 3 dias para dar o retorno da causa do problema e fazer a troca das peças em garantia (Que no caso é a ram/placa mãe).
Cara, é MUITA coincidência! kkkkkkkkk Eu estava aqui testando algumas coisas do over, tentando por em 3200mhz, e umas das vezes que não deu certo eu recebi justamente o mesmo erro "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL". Ou seja, mais uma vez os mesmos erros que vocês obtiveram eu também tive, só que depois de mexer nas configurações da ram na BIOS. Logo, mais uma vez me faz pensar que o problema está relacionado à ram ou, principalmente, a alguma configuração de BIOS relacionada à ram.

Aí tem uma coisa: a capacidade de overclock da mobo e das memórias também está em jogo. A minha é uma Asus A320 simples e o modelo da minha Crucial é o BLS8G4D26BFSTK, então são bem limitadas nesse sentido. Eu tive que primeiro aumentar a voltagem pra 1.4V e depois subir de 1 em 1 ponto os valores dos timmings, aí o 3200mhz deu certo.

Não é uma lei, mas pode ser (na minha opinião é muita coincidência) que o tal erro possa ser resolvido nesse sentido e que, talvez, não signifique um problema de hardware, mas sim limitação da mobo ou limitação da RAM. Pode ser então que vocês descendo a voltagem, a frequência ou aumentando os timmings consigam estabilizar o SO.

Bom ta meio cedo ainda pra eu falar se resolvi o problema por completo mas o PC está ligado a 22 horas direto sem nenhuma tela azul, o maximo que havia conseguido ficar com ele ligado sem estar jogando anteriormente tinha sido por 10 horas.
Após o post do @humphrey sobre incompatibilidade das memorias resolvi vi dar uma pesquisada, e me deparei com vários posts no fórum oficial da AMD, de inúmeras pessoas com o mesmo problema de o PC dar tela azul enquanto está em idle ou low load, mas quando tem algum game aberto fica suave.
Vários falaram que haviam conseguido solucionar o problema dando downgrade na BIOS para um versão que fosse referente a AGESA 1.0.0.3abb ou 1.0.0.3ab, como fiquei na duvida se minha mobo aceitaria o downgrade direto pelo EzFlash, resolvi testar primeiro realizar o upgrade para uma versão da BIOS que tinha saído a exatamente 1 semana. Enfim coloquei essa ultima versão da BIOS e até o momento tudo tranquilo sem telas azuis.

E @LNDR sobre ele ligar sozinho que havia lhe falado, e o problema que eu falei que veio desde o setup anterior de as vezes desligar sozinho, e dai ficar ligando e desligando, foi como você me falou mesmo, era problema no gabinete, o fio referente ao Power Switch estava com problema, só coloquei pra ligar o PC através do Reset Switch e deixei sem plugar o Power Switch que acabou o problema. Pois havia invertido, e ele ficava reiniciando o PC infinitamente, dai despluguei ele total. :haha:

Última edição:
Montei um pc novo sábado com as seguintes configurações:
Ryzen 5 3500x
Gigabyte ab350m-ds3h v2
2x8gb Asgard Loki 2 3200mhz(ativando xmp na bio)
Rx 5600 xt Asus evo
Pcyes electro v2 650w
Um ssd nvme gammixx s11 lite 512gb, ssd sata corsair force gt 60gb e um Hdd Wester Digital blue 1tb

Parecia que tava rodando tranquilo até agora, mas há pouco tive minha primeira Tela Azul navegando no Chrome....

On Wed 16/12/2020 17:12:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\121620-5828-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F5780)
Bugcheck code: 0x3B (0xC0000005, 0xFFFFF8034E2011C7, 0xFFFFB586987CA130, 0x0)
Error: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that an exception happened while executing a routine that transitions from non-privileged code to privileged code.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time

Que tristeza...
Não cheguei a formatar ainda, to usando a mesma instalação do windows no ssd velho que usava no pc antigo que era intel.
Pior que não tenho mobo nem outra Ram ddr4 para testar.

Montei um pc novo sábado com as seguintes configurações:
Ryzen 5 3500x
Gigabyte ab350m-ds3h v2
2x8gb Asgard Loki 2 3200mhz(ativando xmp na bio)
Rx 5600 xt Asus evo
Pcyes electro v2 650w
Um ssd nvme gammixx s11 lite 512gb, ssd sata corsair force gt 60gb e um Hdd Wester Digital blue 1tb

Parecia que tava rodando tranquilo até agora, mas há pouco tive minha primeira Tela Azul navegando no Chrome....

On Wed 16/12/2020 17:12:40 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\121620-5828-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x3F5780)
Bugcheck code: 0x3B (0xC0000005, 0xFFFFF8034E2011C7, 0xFFFFB586987CA130, 0x0)
Error: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
file path: C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that an exception happened while executing a routine that transitions from non-privileged code to privileged code.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time

Que tristeza...
Não cheguei a formatar ainda, to usando a mesma instalação do windows no ssd velho que usava no pc antigo que era intel.
Pior que não tenho mobo nem outra Ram ddr4 para testar.
Amigo, aparentemente, esse erro tem algo a ver com memória, pelo menos acho que esse é um dos sintomas lendo os comentários dos amigos aqui que o tiveram. No caso pode estar acontecendo das memórias que vc adquiriu darem incompatibilidade com a placa mãe e isso pode ser uma bela dor de cabeça.

Tente primeiro atualizar a bios pra última versão, aqui tive problemas com a ram também com essa placa mãe, que ficaram mais estáveis depois do update de bios, caso a sua esteja desatualizada, atualize e teste pra ver se o problema continua. O ideal é que vc tivesse outros pentes de memória, assim daria pra ter certeza se é só incompatibilidade, se vc não tiver alguém que possa lhe emprestar, leve o pc em alguma assistência, lhe garanto que vale a tentativa, pois lá eles terão memórias de outras marcas, isso pode ajudar a solucionar a questão de incompatibilidade.

Algo que aprendi usando amd é: "Siga a risca o que consta nos QVL da fabricante da placa mãe, tanto pra questão de CPU e RAM"

Se não quer dor de cabeça, quer só instalar a cpu/ram e usar, compre o que foi testado por ela e que consta nos QVL, não invente, pois as chances de dar merda são enormes. No meu caso foi isso, minha memória é até compatível, mas apenas com os ryzen 3000, me ferrei bonito, pois minha cpu é um 1600AF. Vez ou outra da uns bugs bizarros por causa disso, até penso em me desfazer dessas rams e adquirir outra, mas que consta no QVL da mobo, só pra não ter esses problemas novamente.

Espero que só atualizando a bios funcione pra vc.

Última edição:
Amigo, aparentemente, esse erro tem algo a ver com memória, pelo menos acho que esse é um dos sisntomas lendo os comentários dos amigos aqui que o tiveram. N o caso pode estar acontecendo das memórias que vc adquiriu darem incompatibilidade com a placa mãe e isso pode ser uma bela dor de cabeça.

Tente primeiro atualizar a bios pra última versão, aqui tive problemas com a ram também com essa placa mãe, que ficaram mais estáveis depois do update de bios, caso a sua esteja desatualizada, atualize e teste pra ver se o problema continua. O ideal é que vc tivesse outros pentes de memória, assim daria pra ter certeza se é só incompatibilidade, se vc não tiver alguém que posso lhe emprestar, leve o pc em alguma assistência, lhe garanto que vale a tentativa, pois lá eles terão memórias de outras marcas, isso pode ajudar a solucionar a questão de incompatibilidade.

Algo que aprendi usando amd é: "Siga a risca o que consta nos QVL da fabricante da placa mãe, tanto pra questão de CPU e RAM"

Se não quer dor de cabeça, quer só instalar a cpu/ram e usar, compre o que foi testado por ela e que consta nos QVL, não invente, pois as chances de dar merda são enormes. No meu caso foi isso, minha memória é até compatível, mas apenas com os ryzen 3000, me ferrei bonito, pois minha cpu é um 1600AF. Vez ou outra da uns bugs bizarros por causa disso, até penso em me desfazer dessas rams e adquirir outra, mas que consta no QVL da mobo, só pra não ter esses problemas novamente.

Espero que só atualizando a bios funcione pra vc.
Nossa, mano. E eu achando que tinha dado sorte porque as memórias da china vieram com chips samsung, parece que vai ser o barato que sai caro...
Aqui ainda esta na bios f50 se não me engano, vou atualizar, agradeço a sugestão.

Bom ta meio cedo ainda pra eu falar se resolvi o problema por completo mas o PC está ligado a 22 horas direto sem nenhuma tela azul, o maximo que havia conseguido ficar com ele ligado sem estar jogando anteriormente tinha sido por 10 horas.
Após o post do @humphrey sobre incompatibilidade das memorias resolvi vi dar uma pesquisada, e me deparei com vários posts no fórum oficial da AMD, de inúmeras pessoas com o mesmo problema de o PC dar tela azul enquanto está em idle ou low load, mas quando tem algum game aberto fica suave.
Vários falaram que haviam conseguido solucionar o problema dando downgrade na BIOS para um versão que fosse referente a AGESA 1.0.0.3abb ou 1.0.0.3ab, como fiquei na duvida se minha mobo aceitaria o downgrade direto pelo EzFlash, resolvi testar primeiro realizar o upgrade para uma versão da BIOS que tinha saído a exatamente 1 semana. Enfim coloquei essa ultima versão da BIOS e até o momento tudo tranquilo sem telas azuis.

E @LNDR sobre ele ligar sozinho que havia lhe falado, e o problema que eu falei que veio desde o setup anterior de as vezes desligar sozinho, e dai ficar ligando e desligando, foi como você me falou mesmo, era problema no gabinete, o fio referente ao Power Switch estava com problema, só coloquei pra ligar o PC através do Reset Switch e deixei sem plugar o Power Switch que acabou o problema. Pois havia invertido, e ele ficava reiniciando o PC infinitamente, dai despluguei ele total. :haha:
Não deu mais problema para você ?

Dei uma lida nesse tópico no fórum da amd.
Pelo que eu entendi a partir do que eu sei, o que não é muito, tem um grande número de ryzens 3xxx, com chips ruins e/ou defeituosos, principalmente os primeiros lançados pelo fato de 7nm não estar bem refinado ainda. Quanto pior o chip, mais voltagem ele precisa para se estabilizar, parece que essas bios mais atuais estão fazendo a mobo mandar menos voltagem que o chip precisa para se estabilizar em idle ou baixa carga durante as mudanças de estado, causando os crashes e telas azuis, o que explicaria por que não acontece com um jogo rodando, nessa hora o cpu tá recebendo voltagem mais que sufiente. Tem relatos de pessoas que conseguiram dar jeito nas telas azuis e crashes dando um bump no vcore offset, outros entraram com rma e receberam outro cpu, provavelmente mais refinado, que se se comporta melhor com menos voltagem.

Quem estiver sofrendo com esse problema e dentro do período de garantia, aconselho que tente rma, seja com a loja ou amd. Infelizmente, comprei um ryzen 3500x da China. Sabia que eu devia ter pedido o ryzen 2600, provavelmente não estaria passando por isso e ainda teria economizado.

Não deu mais problema para você ?

Dei uma lida nesse tópico no fórum da amd.
Pelo que eu entendi a partir do que eu sei, o que não é muito, tem um grande número de ryzens 3xxx, com chips ruins e/ou defeituosos, principalmente os primeiros lançados pelo fato de 7nm não estar bem refinado ainda. Quanto pior o chip, mais voltagem ele precisa para se estabilizar, parece que essas bios mais atuais estão fazendo a mobo mandar menos voltagem que o chip precisa para se estabilizar em idle ou baixa carga durante as mudanças de estado, causando os crashes e telas azuis, o que explicaria por que não acontece com um jogo rodando, nessa hora o cpu tá recebendo voltagem mais que sufiente. Tem relatos de pessoas que conseguiram dar jeito nas telas azuis e crashes dando um bump no vcore offset, outros entraram com rma e receberam outro cpu, provavelmente mais refinado, que se se comporta melhor com menos voltagem.

Quem estiver sofrendo com esse problema e dentro do período de garantia, aconselho que tente rma, seja com a loja ou amd. Infelizmente, comprei um ryzen 3500x da China. Sabia que eu devia ter pedido o ryzen 2600, provavelmente não estaria passando por isso e ainda teria economizado.

Não, desde que atualizei a BIOS para a ultima versão que foi lançada no dia 7 desse mês não tive mais nenhuma tela azul, amanhã irá fazer uma semana que atualizei, e olhe que deixo o PC até que bastante tempo ligado cerca de umas 10 a 12 horas por dia, e durante esse tempo eu jogo por no max umas 3 horas, o restante fica só em idle ou low load ali e ta sem problema nenhum.
Só não liguei o DOCP ainda pra testar.

slv manoss! E tu com problema de tela azul e nao sei oq e, pelo bluescreenview e erro de (ntoskrnl.exe) mas nao sei oq e, eu usava um ssd pensando q era ele hj nem uso mais e continua, pensei q era a placa de video, tirei passei 1 semana e deu do msm jeito! to sem esperanças alguem pode ajudar? So leigo nisso..

Configs do pc:
R3 2200G
Placa mae b450 Aorus M
8gb de ram (2x4 ddr4 2400mhz)
rx550 4gb
Hd 1tb
fonte 450wts

Também estou com o problema da tela azul com erro de ntoskrnl.exe, mas somente quando vou assistir vídeos no Youtube...

Users who are viewing this thread

Voltar