cabo de energia quente d+

mk.

Max
Registrado
fala galera!

eu tenho um phenon x6+gtx 580
ontem estava jogando bf3 em fullhd no ultra e percebi que o cabo de energia do pc estava quente d+
eu ñ tinha reparado nisso antes, mais o cabo estã ligado em um filtro de linha e o cabo do filtro de linha que vai na tomada está normal.

estou com medo de chegar ao ponto de derreter o cabo.
alguém que entende de verdade pode me dizer se é normal isso?
 
eu nunca tinha visto isso tb ou pelo menos reparado mais é uma fonte corsair 600 eu jogo de boa, o jogo roda liso
será q eu preciso de um cabo mais reforçado? eu usei outro cabo normal e ficou quente tb...
e tb rodei outro jogo mais leve e ficou do mesmo jeito.
 
eu nunca tinha visto isso tb ou pelo menos reparado mais é uma fonte corsair 600 eu jogo de boa, o jogo roda liso
será q eu preciso de um cabo mais reforçado? eu usei outro cabo normal e ficou quente tb...
e tb rodei outro jogo mais leve e ficou do mesmo jeito.

A fonte também está esquentando ou só o cabo?
 
O cabo é o mesmo que veio com a fonte? Ou vc está usando outro cabo? Se for outro cabo, pode ser que vc esteja usando um cabo subdimensionado, fios finos (bitola), e isso pode fazê-lo esquentar.

Agora, se for o cabo que já veio com a fonte, então só existe 2 possibilidades: a fonte ou o filtro de linha :orly:.

Experimenta plugar o cabo direto na tomada, ao invés de colocar no filtro de linha e veja se esquenta.

Vc está pendurando no filtro de linha muitos aparelhos que puxam bastante energia? Tem que ver isso tb...
 
A unica coisa que pode fazer o cabo esquentar é mau contato.
Pode ser nos plugues ou ele pode estar rompido internamente.

Fora isso pode ser a fonte ou o filtro que está transmitindo calor para o cabo.
Qual lado está quente, do filtro ou da fonte?
Verifique se o cabo está bem encaixado na fonte.
 
O cabo é o mesmo que veio com a fonte? Ou vc está usando outro cabo? Se for outro cabo, pode ser que vc esteja usando um cabo subdimensionado, fios finos (bitola), e isso pode fazê-lo esquentar.

Agora, se for o cabo que já veio com a fonte, então só existe 2 possibilidades: a fonte ou o filtro de linha :orly:.

Experimenta plugar o cabo direto na tomada, ao invés de colocar no filtro de linha e veja se esquenta.

Vc está pendurando no filtro de linha muitos aparelhos que puxam bastante energia? Tem que ver isso tb...
já que vc disse não estou usando o cabo dela , mais tem diferença de bitola será? eu sei q isso existe em outros equipamentos como maquina de solda.....que puxam mais energia... na ponta do cabo tá escrito 10 a 250v...
 
Pelos sintomas isso é cabo de bitola fina.
Eu não confiaria nesses cabos "genéricos" que vem escrito 10A/110v - 5A/220V. User o cabo original que veio com sua fonte, ele já é dimensionado para o consumo dela e bem provável que resolva o problema.


A unica coisa que pode fazer o cabo esquentar é mau contato.
Pode ser nos plugues ou ele pode estar rompido internamente.

Fora isso pode ser a fonte ou o filtro que está transmitindo calor para o cabo.
Qual lado está quente, do filtro ou da fonte?
Verifique se o cabo está bem encaixado na fonte.

Brother, mau contato causa sim aquecimento, mas chega num ponto que vai ocorrer desligamentos, faíscas e corre-se até o risco de incêndio.
Dificilmente um mal contato vai aquecer um cabo inteiro, geralmente é na região aonde está tendo o mal contato e não dura muito tempo.

E outra se algum fio do cabo estivesse rompido, muito dificilmente o cara estaria usando o computador.
Se rompeu, a passagem de energia de um lado pro outro do fio não existe, portanto, sem condições de alimentar a fonte.
 
já que vc disse não estou usando o cabo dela , mais tem diferença de bitola será? eu sei q isso existe em outros equipamentos como maquina de solda.....que puxam mais energia... na ponta do cabo tá escrito 10 a 250v...

Pois é brother, então muito provavelmente está aí o seu problema.

A bitola do fio influencia sim. Fios finos tendem a esquentar mais quando demanda mais energia. Só olhando o cabo vc pode achar que ele é da mesma "grossura" do original, mas como existe um revestimento exterior, vc não sabe exatamente qual a grossura do fio internamente (só cortando pra saber).

Use o cabo que veio com a fonte e volte aqui para dizer se resolveu o problema.
 
Uma GTX580 + Phenom X6 não puxa mais que 5A em 110V (550w reais).
Um cabo de 1mm, que seria um cabo bem fino é dimensionado pra 10 a 13A. Mesmo com 13A (1400W) não vai esquentar significativamente. O problema não é a bitola.

Quando digo "rompido", seria algo como, o cabo estar rompido mas os fiozinhos internos dando o contato, ou alguns dos fiozinhos rompidos diminuindo a bitola em umas 5 ou 10x.

Um mau contato, seja interno ou em uma das pontas em pouco tempo vai esquentar o cabo inteiro. Uma vez que o cabo é feito de cobre a condução de calor é rápida.

Concordo com o Ozzy (e tb curto Iron man, no more tears.. :)) o mau contato pode faiscar.
Pra ter certeza é só dar um jeito de ligar um secador de cabelo (800~1300W) com esse cabo e ficar mechendo no cabo, algum lugar deve faiscar. E se o mau contato estiver dentro do cabo vai queimar e abrir.

Pode até ser a tomada oxidada que está causando o mau contato, se der desmonte o filtro de linha e ver se tem "zinabre" ou marca de aquecimento.


No mais, pelo menos um cabo custa míseros 15 reais. Tomara que seja ele.
 
Última edição:
já testou com outros 2 cabos e ficou do mesmo jeito...a fonta está normal tb....alguém ai já verificou se esquenta o cabo?
 
já testou com outros 2 cabos e ficou do mesmo jeito...a fonta está normal tb....alguém ai já verificou se esquenta o cabo?

Nunca notei isso! Mas de qualquer forma use o cabo que veio com ela, que, na pior das hipóteses, foi dimensionado para tal!
 
Interessante o tópico e movido pra área certa.
 
Ainda tem o cabo original da Corsair ai para colocar e testar?

E veja se o ar saindo de trás da fonte não é o que está esquentando o cabo. (talvez colocar uma folha de papel A4 dobrada encima dele para o vento aquecido não bater nele e assim poder avaliar isoladamente)
 
Com a alteração das tomadas no Brasil o órgão regulador baixou instrução para que nenhum equipamento fosse comercializado com tomadas de outro padrão que não o novo padrão nacional. Muitos fabricantes de fonte ou nem agregam o cabo ou agregam cabos com padrão NEMA de plug (aquele americano)..

Desse modo os importadores um distribuidores tem de tirar fora aquele cabo que veio e/ou agregar o cabo com plug nacional. Algumas vezes esse trabalho fica por conta de quem comprou a fonte e então a fonte vem sem cabo..

Ora, pouca diferença existe num cabo para fonte ou um cabo para impressora ou monitor, a não ser a grossura desse cabo, a bitola do fio usado..
Para fontes fracas, pequenas, até 400 Watts, nem pega muito não. Para fontes maiores, a sua é de 600 Watts, ai pega sim. Note que um monitor demanda 40 Watts e um cabo feito para o mesmo, ao ter de atender uma fonte de 600 Watts e numa config que demande bastante, pode sim apresentar esse efeito do aquecimento...
Compre um cabo decente para a fonte de seu PC..
 
Com a alteração das tomadas no Brasil o órgão regulador baixou instrução para que nenhum equipamento fosse comercializado com tomadas de outro padrão que não o novo padrão nacional. Muitos fabricantes de fonte ou nem agregam o cabo ou agregam cabos com padrão NEMA de plug (aquele americano)..

Desse modo os importadores um distribuidores tem de tirar fora aquele cabo que veio e/ou agregar o cabo com plug nacional. Algumas vezes esse trabalho fica por conta de quem comprou a fonte e então a fonte vem sem cabo..

Ora, pouca diferença existe num cabo para fonte ou um cabo para impressora ou monitor, a não ser a grossura desse cabo, a bitola do fio usado..
Para fontes fracas, pequenas, até 400 Watts, nem pega muito não. Para fontes maiores, a sua é de 600 Watts, ai pega sim. Note que um monitor demanda 40 Watts e um cabo feito para o mesmo, ao ter de atender uma fonte de 600 Watts e numa config que demande bastante, pode sim apresentar esse efeito do aquecimento...
Compre um cabo decente para a fonte de seu PC..
Matou a charada! É bem provável que tenha acontecido isso!
Por isso uso o meu original (o cabo é bem grosso!!) mesmo sendo padrão americano!
 
Compre um cabo decente para a fonte de seu PC..

O que seria um cabo decente (fora a qualidade)?
Na minha TX650M veio um cabo no padrão antigo (10A 3x0,824mm²).
Como eu to usando um filtro de linha novo, não dá para usar esse cabo então eu coloquei um cabo padrão novo com 10A 3x0,75mm².
Será que tá OK ou é melhor usar o cabo antigo com um adaptador de tomada??
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo