• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Cabos de rede CAT.6 flat. São confiáveis?

Cabos UTP CAT.6 Flat são confiáveis?


  • Total de votos
    5

eduborgess

Membro
Registrado
Boa noite.

Me chamo Eduardo e moro em Manaus.
A minha duvida é a seguinte: Cabos de rede CAT.6 flat (amassados), são confiáveis?

Quero trocar todos os cabos de rede CAT.5E que uso na minha rede residencial, por cabos CAT.6 pretos.
Tenho um roteador gigabit, modem gigabit e placas de rede gigabit.
Aqui em manaus eu encontro cabos de rede CAT.6 azuis, porém, quero a fiação toda preta.
Além de tudo, não encontro aqui conectores modulares próprios para conectorização dos cabos CAT.6.

Isso me levou a procurar na internet e também em um famoso site de vendas chinês (Ali).
Lá, a grande maioria dos patch cords e cabos pretos que encontrei são flat (vide imagem abaixo).
No meu entendimento, devido ao cabo ser "amassado" os pares consequentemente não são trançados nem entre si nem entre os pares.
Levando isso em consideração é que surgiu a minha duvida.
Alguém aqui já usou desses cabos? Fez testes?
Pretendo comprar 5 patch cords de 50cm + um cabo de 10m.

uyy0j6Tm.jpg
 
Olá Eduardo,

De fato, está realmente cada vez mais difícil encontrar cabos "normais" :p no Aliexpress, especialmente p/ o tamanho que vc deseja: Cat6 50 cm

Eu comprei já alguns meses, 2 X Patch Cord Cat6 Ultrafino/Slim de 7.60 m aqui (só que eles são UTP):

=> https://goo.gl/WZWDAE

Um deles já estou "testando" na minha Smart TV nova que comprei há +ou- 4 meses (ainda não a coloquei no cômodo devido) e confesso que o que mais me chamou a atenção foi o fato deles serem ótimos no quesito instalação, pois vc pode levá-los facilmente p/ qq cômodo usando, por exemplo, a tubulação interna da sua residência, canaletas ou canaletas de alumínio e até mesmo fixadores de cabos (adesivos ou fixos por parafuso)

Apesar de estar usando numa Smart TV e o cabo ser sem blindagem (UTP), não obstante o fato deles alegarem que a configuração do cabo é feita de par trançado, notei uma performance normal, visto que o processamento de uma Smart TV é mais lento que um PC.

Achei que os conectores ficam firmes nas portas de Rede, mas isto pode variar um pouco dependendo da entrada de Rede que vc irá plugar o cabo, mas nada tão relevante assim...

Para o meu PC, eu comprei mesmo lá no Ali 2 X Patch Cord CAT 7 de 1 m (SSTP), testei e posso te dizer que são muito bons:

=> https://goo.gl/A9Xjv5


=> https://goo.gl/26qGEC (este saiu de graça depois de uma disputa que abri, mas chegou na minhas mãos depois de + de 4 meses)


Segue abaixo algumas informações que te darão uma melhor ideia sobre cabos e categorias:

=> http://www.hardware.com.br/livros/redes/categorias-cabos.html


Na minha humilde opinião, acho vc deveria tentar encontrar deles, especialmente p/ distâncias menores, os cabos CAT6 ou 7 "normais", mesmo que tenham sejam de 1 metro.

Qto ao de 10 m, eu ainda acho melhor os cabos blindados "não flat/ slim". Conheço um Site aqui no BRZ que vende desses cabos Patch Cord CAT6 10 m - Marca CHIPSE - por R$ 27, mas são FTP, mas infelizmente o frete é que faz a diferença, pois suponho que pra sua região deva sair talvez na casa dos 30 reais.

Bem, é isso, espero ter ajudado um tanto e desejo a vc Boa Sorte!!!

P.S.: Notei claramente que a página dos anúncios no Aliexpress está bugada, pois os preços estão alterados pra mais, digo pra muito mais, mas qdo vc simula/ faz a compra o preço mostrado é o devido. Vou reclamar lá no chat com os chineses :D
 
Acho que não tem problema não esses cabos, aqui sempre usei cat5e e agora uso um cat6e furukawa que comprei na loja que explode junto com um HD de 4TB mês passado, para ter um incremento de velocidade na transferência de dados interna aqui em casa.

A única diferença é que os pares nesse tipo de cabo estão dispostos horizontalmente, já os cabos normais que usamos são agrupados uns por cima dos outros.

O único problema desse tipo de cabo é passar eles pelas paredes, mas caso seu modem esteja ao lado do PC de mesa como é meu caso, não terá problemas, pois não terá que passar o cabo por dutos nas paredes.
 
Quando eu comprei o Asus RT-AC66U em 2013, veio esse tipo de cabo (cat5e). Se ele continuar vindo com os roteadores topo de linha da Asus, é porque da conta do trabalho.
 
Quando eu comprei o Asus RT-AC66U em 2013, veio esse tipo de cabo (cat5e). Se ele continuar vindo com os roteadores topo de linha da Asus, é porque da conta do trabalho.
Interessante, se uma empresa como a Asus coloca esses cabos em seus aparelhos, é sinal que são bons mesmo.

Ou talvez seja mais questão de estética mesmo, pois só vai mudar a disposição dos fios dentro do cabo. Nos flat, distribuídos horizontalmente, e no cabo comum, um por cima do outro.
 
Interessante, se uma empresa como a Asus coloca esses cabos em seus aparelhos, é sinal que são bons mesmo.

Ou talvez seja mais questão de estética mesmo, pois só vai mudar a disposição dos fios dentro do cabo. Nos flat, distribuídos horizontalmente, e no cabo comum, um por cima do outro.
Cat5e é suficiente para rede Gigabit, dificil comprar um router por mais simples que seja que não traga um cabo Cat5e a não ser que não traga cabo nenhum.
Quanto ao cabo Cat6 numa rede gigabit vai fazer diferença de acordo com a distância, se for usar mais de 30 Mts aconselho usar Cat6 caso contrário pode ser cat5e mesmo.
Outro detalhe: Cat6 ou Cat5e não vai fazer diferença na maioria dos devices tipo TV, FireTV, Set top boxes e alguns consoles, esses caras em sua maioria tem portas FastEthernet 10/100, qualquer um desses cabos vão dar o mesmo resultado.
Flat Cables: São mais flexíveis e fáceis de acomodar, além da estética que é bem melhor, mas são menos resistentes.
 
Para pequenas distâncias, 2, 3, 5 metros esses cabos devem funcionar sem problemas. Mas dizer que são certificados para CAT.6 não é correto.
Os cabos devem ser compostos de 8 fios em pares trançados "unshielded twisted pair" (UTP), o que a meu ver é impossível nesses cabos flat.
São trançados para que os ruídos se anulem. Alías, cada par tem um número diferente de tranças por metro.
A categoria 6 (CAT.6) requer ainda que seja usado um separador entre os pares, visando reduzir ainda mais a interferência entre eles:
imagem_ethernet_cable02_small.jpg

0006190_cat_6e_600mhz_utpcmr_blue_copper_premise_cable_bulk.png

Vejam que nesses cabos flat também é impossível existência desse separador.

Eu recomendo comprar cabos que sejam compostos de 100% cobre (fujam dos cabos de alumínio acobreado como da marca CHIPSE), bem como tomem cuidado com a espessura dos fios internos (fuja dos 26AWG pois são muito finos, prefira os de 24AWG).
Recomendo Furukawa e SOHO Plus (que é a linha "Small Office Home Office" da Furukawa), são cabos muito bem feitos, com capas resistentes, fáceis de passar por tubulações, vem com as marcações de metragem e etc.
Os cabos da Megatron também são bons, embora nem tanto quanto os acima citados, visto que possuem capa mais fina e enroscam mais nas tubulações, mas também custam menos.
Lembrando que a linha Gigalan da Furukawa usa 23AWG nos cabos CAT.6, ou seja possuem ainda mais cobre, embora sejam bem mais caros.

Evitem cabos STP (blindados) pois você precisará que os roteadores e conectores sejam específicos para esses cabos, visto que é necessário aterrar a capa protetora de alumínio.
Caso contrário o alumínio que envolve o cabo STP servirá apenas para piorar o sinal, já que irá refletir o campo eletromagnético, causando mais interferências.
Esse tipo de cabo é específica para áreas de grandes campos eletromagnéticos, como por exemplo o interior de fábricas, nas quais os equipamentos conectados a rede ficam próximos ao maquinário. Simplesmente não faz sentido querer usar isso em casa, e como eu disse pode ser pior que o UTP se não houver o uso de equipamentos específicos.
 
Última edição:
Para pequenas distâncias, 2, 3, 5 metros esses cabos devem funcionar sem problemas. Mas dizer que são certificados para CAT.6 não é correto.
Os cabos devem ser compostos de 8 fios em pares trançados "unshielded twisted pair" (UTP), o que a meu ver é impossível nesses cabos flat.
São trançados para que os ruídos se anulem. Alías, cada par tem um número diferente de tranças por metro.
A categoria 6 (CAT.6) requer ainda que seja usado um separador entre os pares, visando reduzir ainda mais a interferência entre eles:
imagem_ethernet_cable02_small.jpg

0006190_cat_6e_600mhz_utpcmr_blue_copper_premise_cable_bulk.png

Vejam que nesses cabos flat também é impossível existência desse separador.

Eu recomendo comprar cabos que sejam compostos de 100% cobre (fujam dos cabos de alumínio acobreado como da marca CHIPSE), bem como tomem cuidado com a espessura dos fios internos (fuja dos 26AWG pois são muito finos, prefira os de 24AWG).
Recomendo Furukawa e SOHO Plus (que é a linha "Small Office Home Office" da Furukawa), são cabos muito bem feitos, com capas resistentes, fáceis de passar por tubulações, vem com as marcações de metragem e etc.
Os cabos da Megatron também são bons, embora nem tanto quanto os acima citados, visto que possuem capa mais fina e enroscam mais nas tubulações, mas também custam menos.
Lembrando que a linha Gigalan da Furukawa usa 23AWG nos cabos CAT.6, ou seja possuem ainda mais cobre, embora sejam bem mais caros.

Evitem cabos STP (blindados) pois você precisará que os roteadores e conectores sejam específicos para esses cabos, visto que é necessário aterrar a capa protetora de alumínio.
Caso contrário o alumínio que envolve o cabo STP servirá apenas para piorar o sinal, já que irá refletir o campo eletromagnético, causando mais interferências.
Esse tipo de cabo é específica para áreas de grandes campos eletromagnéticos, como por exemplo o interior de fábricas, nas quais os equipamentos conectados a rede ficam próximos ao maquinário. Simplesmente não faz sentido querer usar isso em casa, e como eu disse pode ser pior que o UTP se não houver o uso de equipamentos específicos.
Interessante sua explanação sobre esses cabos de rede, aprendi um pouco mais. Aqui o modem fica ao lado literalmente do meu PC da assinatura que uso durante o dia, na mesma mesa.

Então uso um cabo de rede de 1m ou menos, atualmente estou usando um amarelo que veio com um D-Link 2640B da GVT em 2010, ele é cat5e e está negociando com minha rede Intel a 1Gbps e não tenho quaisquer perdas no link de 50Mbps que assino.

Mês passado, comprei um HD de 4TB na "loja que explode" e lá tinha um cabo de 1.8m cat6e da Furukawa por 9,90 e comprei junto com o HD para aproveitar o frete.

Testei ele no mesmo modem (Pace v5471 GVT) e na mesma máquina (rede Intel gigabit i219V), negociou normalmente a 1Gbps, mas não tive qualquer alteração no ganho de download ou de upload.

Continua dando 51,5/5,7Mbps de download e upload, respectivamente. Só não testei a velocidade de transferência de arquivos na rede interna aqui.

No mais, deixei o cat6e guardado para o dia que eu tiver uma conexão de 100Mbps ou mais, aí talvez eu tenha algum ganho com tal cabo. Saiu barato mesmo, fica como reserva desse amarelo cat5e da D-Link que estou usando.

Abraços!
 
Interessante sua explanação sobre esses cabos de rede, aprendi um pouco mais. Aqui o modem fica ao lado literalmente do meu PC da assinatura que uso durante o dia, na mesma mesa.

Então uso um cabo de rede de 1m ou menos, atualmente estou usando um amarelo que veio com um D-Link 2640B da GVT em 2010, ele é cat5e e está negociando com minha rede Intel a 1Gbps e não tenho quaisquer perdas no link de 50Mbps que assino.

Mês passado, comprei um HD de 4TB na "loja que explode" e lá tinha um cabo de 1.8m cat6e da Furukawa por 9,90 e comprei junto com o HD para aproveitar o frete.

Testei ele no mesmo modem (Pace v5471 GVT) e na mesma máquina (rede Intel gigabit i219V), negociou normalmente a 1Gbps, mas não tive qualquer alteração no ganho de download ou de upload.

Continua dando 51,5/5,7Mbps de download e upload, respectivamente. Só não testei a velocidade de transferência de arquivos na rede interna aqui.

No mais, deixei o cat6e guardado para o dia que eu tiver uma conexão de 100Mbps ou mais, aí talvez eu tenha algum ganho com tal cabo. Saiu barato mesmo, fica como reserva desse amarelo cat5e da D-Link que estou usando.

Abraços!


Como eu disse, para cabos tão curtos como os seus, não não haverá qualquer diferença entre cat.5e ("e" de ennhanced), cat.6 ou cat.6a ("a" de augmented).

Lembrando que não existe cat.6e, sendo que alguns fabricantes usam essa denominação errada como marketing para insinuar que seus cabos superariam os padrões da cat.6 (obviamente sem atingir os padrões da cat.6a), o que na minha opinião não passa de uma tentativa de ludibriar o consumidor leigo.

Vale ainda ressaltar que os cabos UTP tem limite teórico de comprimento de até 100 metros.
Os cabos Cat.5e são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e não servem para 10Gbps.
Já os cabos Cat.6 são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e para 10Gbps até 55 metros.
E ainda, os cabos Cat.6a são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e para 10Gbps até 100 metros.

Evolution_of_Copper_Cabling_Infrastructure.jpg


Em resumo, para redes Gigabit (1Gbps), será indiferente se forem utilizados cabos cat.5e, cat.6 ou cat.6a.

O que se vê são empresas e escritórios novos gastando um pouquinho a mais em cabos cat.6 e vez de cat.5e como prevenção para que em um futuro upgrade para redes 10Gbps não seja necessário efetuar a troca de todo cabeamento, o que geraria custos e transtornos. Assim bastaria que fossem trocados os roteadores para por em funcionamento a rede 10Gbps.

Lembrando também que os conectores e keystones do padrão cat.6/cat6a são levemente diferentes do padrão cat.5/cat.5e, embora sejam importantes diferenças. Ou seja, não basta que os cabos sejam cat.6, se algum dos componentes da rede for cat.5e a rede toda deve ser considerada cat.5e.
 
Como eu disse, para cabos tão curtos como os seus, não não haverá qualquer diferença entre cat.5e ("e" de ennhanced), cat.6 ou cat.6a ("a" de augmented).

Lembrando que não existe cat.6e, sendo que alguns fabricantes usam essa denominação errada como marketing para insinuar que seus cabos superariam os padrões da cat.6 (obviamente sem atingir os padrões da cat.6a), o que na minha opinião não passa de uma tentativa de ludibriar o consumidor leigo.

Vale ainda ressaltar que os cabos UTP tem limite teórico de comprimento de até 100 metros.
Os cabos Cat.5e são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e não servem para 10Gbps.
Já os cabos Cat.6 são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e para 10Gbps até 55 metros.
E ainda, os cabos Cat.6a são certificados para redes 1Gbps para até 100 metros, e para 10Gbps até 100 metros.

Evolution_of_Copper_Cabling_Infrastructure.jpg


Em resumo, para redes Gigabit (1Gbps), será indiferente se forem utilizados cabos cat.5e, cat.6 ou cat.6a.

O que se vê são empresas e escritórios novos gastando um pouquinho a mais em cabos cat.6 e vez de cat.5e como prevenção para que em um futuro upgrade para redes 10Gbps não seja necessário efetuar a troca de todo cabeamento, o que geraria custos e transtornos. Assim bastaria que fossem trocados os roteadores para por em funcionamento a rede 10Gbps.

Lembrando também que os conectores e keystones do padrão cat.6/cat6a são levemente diferentes do padrão cat.5/cat.5e, embora sejam importantes diferenças. Ou seja, não basta que os cabos sejam cat.6, se algum dos componentes da rede for cat.5e a rede toda deve ser considerada cat.5e.
Obrigado pelas informações amigo, não sabia de alguns detalhes que citaste. Valeu!
 
Muita coisa mudou em relação à classificação e requisitos dos cabos de rede. O separador era um requisito e já não é mais para cat6,6a e 7. Estes cabos tem dupla isolação e 23awg de bitola em sua maioria. Não faz sentido o separador, mas também não é qualquer conector que vai caber esses caras. Conectores normalmente vendidos como "Cat6" no ML não rola.
UTP ou STP vai da necessidade e do local, este detalhe não altera a capacidade de transmissão.
Os Flat cables que suportam até 250Mhz são Cat6 sem sombra de dúvida, alguns deles suportam 550Mhz que é o requisito para Cat 6a 10GBase-T.
Sendo assim, tirem sua conclusões.
 
Última edição:
Peguei um antigo cabo cat5 que mandei fazer em 2010 numa loja de informática ontem. Tem 25m de cabo e o resgatei do armário para ligar meu modem até o decoder "alternativo" da TV (para IKS, quem não souber é só pesquisar).

Testei o cabo antes de levá-lo até o decoder, os conectores estão bem baleados de ficarem guardados, aquela travinha do conector foi pro saco quando foi guardado, cabo em regiões está meio amassado, etc.

Coloquei uma ponta no meu PC (rede Intel i219V gigabit ethernet) e a outra no Pace v5471 da GVT (com portas gigabit) e negociou o link a 100Mbps, diferente do cabo cat5e de 1m que uso no PC que pega 1Gbps...

Não sei se foram os conectores já bem estragados e/ou algumas partes do cabo que foram amassadas.. fiz um teste de velocidade, e mesmo negociando a LAN em 100Mbps, pegou cerca de 51,5Mbps no teste de velocidade no meu link de 50Mbps.

Como o decoder vai transferir uma pequena quantidade de dados a cada 5~7s, esse cabo vai servir. Usei muito ele de 2010 a 2012 quando a GVT instalou meus 15Mbps num D-Link 2640B deles longe do meu PC de mesa.

Na época eu não conseguia (nem hoje consigo) usar WiFi no PC de mesa por conta das perdas, e mandei fazer esse cabo para interligar modem/PC numa loja aqui perto, pois não tenho equipamento para montar o cabo.

Não sei se esses 100Mbps foi a montagem do cabo não estar 100% (na época da GVT 15Mbps minha LAN era 10/100 apenas com um Core 2 Duo e uma P35-DS3 da Gigabyte) e nem percebi por conta do link de apenas 15Mbps, sei lá...

Mas para quebrar galho com o decoder aqui no quarto, vai me servir... meu decoder infelizmente não tem WiFi (nesse caso daria numa boa, pois o mesmo vai transferir menos de 10KB/s a cada 5s) então tenho que me virar no cabo de rede mesmo.
 
Alguém poderia por favor me dizer se o que esse cara diz é realmente verdade:

• É possível usar um cabo RJ11 em um Keystone RJ45 sem que o encaixe fique com folga?



Um outro ponto, o instalador irá bargoar com o alicate de impacto apenas 1 par do cabo de Rede (CAT 5e ou CAT6) no Bloco (par metálico) respectivo à conexão no DG do prédio, é isso?
 
Alguém poderia por favor me dizer se o que esse cara diz é realmente verdade:

• É possível usar um cabo RJ11 em um Keystone RJ45 sem que o encaixe fique com folga?



Um outro ponto, o instalador irá bargoar com o alicate de impacto apenas 1 par do cabo de Rede (CAT 5e ou CAT6) no Bloco (par metálico) respectivo à conexão no DG do prédio, é isso?

Perfeitamente, isso sempre foi assim, o objetivo é possibilitar ativar um ramal ou ponto de rede no mesmo keystone, basta alternar um cabo ou outro no patch panel e pronto.

No par metálico, se minha memória estiver boa basta usar os fios 4 e 5 (azul) para ativar um par de telefonia no keystone.

[]´s
 
Perfeitamente, isso sempre foi assim, o objetivo é possibilitar ativar um ramal ou ponto de rede no mesmo keystone, basta alternar um cabo ou outro no patch panel e pronto.

No par metálico, se minha memória estiver boa basta usar os fios 4 e 5 (azul) para ativar um par de telefonia no keystone.

[]´s
só pra confirmar, o par é este mesmo.
 
Puxa Muitíssimo Obrigado neo666 pelo seu Feedback e esclarecimento com relação as minhas questões, mas... mas vc poderia confirmar se ao encaixar um cabo RJ11 num Keystone RJ45 Não ficará com folga, o encaixe ficará justo?

A sua dica sobre quais fios usar no Keystone RJ45 foi super válida!!!:)

Eu só gostaria de tirar mais uma dúvida, boba por sinal, mas de qq forma, os fios que o instalador irá bargoar com alicate de pressão no par metálico lá no DG do prédio serão os mesmos que ele irá usar no Keystone RJ45, ou seja, os fios 4 e 5 (azul), é isso?

Mais uma vez, Muito Obrigado p/ sua Atenção e Gentileza. Grato!!!:)
 
Muita gente faz confusão achando que o cat5e (que todo mundo tem) não é gigabit mas é sim!! Cat6 atualmente não tem muita vantagem já que nem roteadores top tem portas de 10 Gbps
 
Última edição:
Será que tem muita diferença para nos usuarios domésticos ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo