A questão na minha opnião não é ter ou não ter as armas e habilidades... a questão é a forma como a 3Arch balanceou tudo isso!
Por exemplo, não da pra falar que o Tempest do Prophet é uma arma de noob péla saco, pois apesar de ter precisão, ela tem um delay entre o momento que vc pressiona o botão e o seu disparo, o que deixa ela bem nojenta de acertar.
Podemos falar o mesmo da Colméia (HIVE) do Nomad e da Annihilator da Seraph.
Mas ai você pega algumas Power Weapons como a Gravity Spikes do Ruin, a War Machine da Battery ou a Purifier do Firebreak (a mais NOOB de todas) e pronto! Ta feito o completo e total desbalanceamento das Power Weapons do game.
As habilidades nem vou falar, quase ninguém as usa de tão ruins que são, 98% utilizam só as Power Weapons, quando você vê alguém com Habilidade equipada, é porque esta fazendo assignment.
Então na minha opinião, se todas as Power Weapons fossem equilibradas entre elas e menos OP com relação as armas padrões, o problema já se resolveria.
É ridículo você ter 6 players pegando uma flag e um cidadão vem pulando igual um retardado e rodando o Purifier no ar e mata os 6 no hitkill. Ou então pula com a Gravity Spikes e a onda de choque alcance 10 metros de diâmetro e mata geral.
Pior é ver o cara fazendo isso e ainda pagando de pro player.