Q q é esse handcap?
Seria um sistema onde o 'jogo' interfere em determinados parâmetros para alterar resultados.
Por exemplo, o FIFA é um game que muitos acusam de praticar handicap. Então tipo, você entra numa partida com um time X, seus jogadores tem determinados parâmetros de velocidade, força, etc; problema é que seu adversário já perdeu muitas partidas, o que pode frustrá-lo e fazê-lo abandonar o jogo. Então o game, através de algum algorítimo, manipula as estatísticas dos seus jogadores, deixando-os artificialmente piores, pra assim o outro cara ter uma chance maior de ganhar de você. Dai você vai ver situações onde um Messi chuta 30x e não acerta uma vez no gol, ou que o Neuer leva um chute a 2km/h e deixa a bola passar.
No caso do Call of Duty, esse sistema poderia agir de 'n' formas diferentes. Você poderia ter um incremento quase imperceptível de recoil horizontal e vertical na sua arma (10% a mais você mal notaria), pode ter uma diminuição na velocidade de projéteis, pode rolar um cálculo de compensação de lag que te coloque 100ms atrás dos demais oponentes, o jogo pode deixar de registrar alguns dos seus tiros, fazendo você ter que acertar muito mais hits pra matar, enfim, são infinitas possibilidades.
A ideia seria criar um sistema que beneficiasse players ruins ou menos habilidosos, diminuindo sua frustração e os mantendo jogando o jogo. Estratégia para retenção de players. Você ter um cara que amassa geral em toda partida e outro que só é amassado, não é algo bom para os negócios. Por isso alguns falam que existe favorecimento também pra quem gasta dinheiro na loja do jogo. Esse é um tipo de player que a desenvolvedora quer reter a todo custo, pois além de comprar o jogo ele ainda injeta grana em cosméticos; manter a satisfação desse tipo de jogador em detrimento de um F2P é algo até meio óbvio.
Obviamente nem a EA com Fifa nem a Activision com o CoD jamais assumiram que existe esse tipo de sistema/algorítimo trabalhando em seus jogos, eles na verdade dizem que isso não existe. Ai vai de você acreditar na experiência dos jogadores ou na versão das 'big techs'.