• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CARROS FLEX] Dificuldades de funcionar no FRIO!!!

>>PoLLy<<

Game GIRL! Menina doida!!
Registrado
Gente,

Eu to abrindo esse tópico para tirar eventuais dúvidas sobre esse assunto (principalmente as minhas, rsrs).

Bem, eu tenho um Corsa Hatch 2008, 1.0 Flex, 4 portas...

Ele tá praticamente 0km ... 31mil km rodados só ... sempre fiz as manutenções dele, primeiro na concessionária, e agora em um mecânico de confiança (bem mais barato agora né, na concessionária tá saindo mais que o dobro para fazer revisão...).

Tive esse problema uma vez, do carro não pegar no frio, dai meu mecânico mexeu com as "velas", trocou uns cabos de velas, etc... e parou... meu carrinho pegava na primeira vez, ufaa...(pensei, rs, agora está tudo bem)! ... se passaram qse 2 meses.

Ocorre que não ficou tudo bem, rs, hoje está fazendo um frio tremendo da minha cidade (que originalmente é bem quente, rs), 10ºC, mais do que o normal ...

Logo de manhã meu carro pegou normal, vindo para o escritório ... ocorre que ele ficou na rua, no frio, por umas 4hs (até 12:00, hora de fechar o escritório para ir para casa almoçar) ... dai foi só desespero ... MEU CARRO NÃO PEGAVA! :(

Eu só abasteço no alcool (etanol) e o reservatório de gasolina do motor estava cheio!!!

Fiquei uns 10 minutos tentando fazer ele pegar, passei a maior vergonha e constrangimento!!! :( ... mas, uma hora foi ... ele pegou!!!

Daí eu cheguei em casa, toda nervosa e constrangida, e liguei para o meu mecânico qse gritando... ele pegou e me falou que agora, no frio, eu tenho que colocar de 10 a 15 litros de gasolina para cada tanque de etanol ... pq com o frio o etanol fica "gelado" e blá blá blá e o carro não pega... ou demora para pegar!

Achei meio balela ... !!!

E vcs?

Agora eu estou em dúvida...
 
Já tive esse problema, ou o alcool estava batizado ou a central de controle que identifica a porcentagem de mistura de alcool e gasosa está precisando de ajuste.

No meu caso foi a segunda opção, toda vez que dava partida o carro não identificava que estava com alcool, somado a temperatura baixa.
Por ser o "problema eletrônico" sugiro levar na consecionária que eles possuem o equipamento adequado para tal ajuste.
 
Eu só abasteço no alcool (etanol) e o reservatório de gasolina do motor estava cheio!!!
Acontece o mesmo com o Celtinha da minha mae. Ela só abastece a alcool, mas quando ta frio fica tenso ligar, mesmo com o reservatório de gasolina cheio.

Abastece com gasolina, nem que seja pouca, so pra dar uma força para ligar
(se eu tiver falando mer.da me desculpem, eu nao tenho carta ainda (tenho 17) mas minha mae fez isso e deu certo haha)

EDIT:
Pode ser o que o Sh@dow disse, mas como eu falei, sempre que chega no frio o carro da minha mae nao liga de primeira, e demora um pouco para ligar. Já do meu pai que abastece só gasolina liga de primeira..
 
O carro da minha mae NUNCA viu gasosa desde que foi comprado em 2006 e NUNCA deixou de funcionar nem no dia mais frio do ano,sempre funcionou que é uma beleza e nunca deixou ela na mão.E olha que uma vez ela tava voltando de viajem de madrugada e o pneu estourou e ela andou 30km com o pneu estourado.É um Siena ELX 1.0 2006.
 
Meu anjo


Você até pode misturar um pouco de gasolina com o álcool, mas vai poluir mais o ar! O seu reservatório de gasolina deveria ter injetado gasolina no sistema para que o motor funcionasse sem problema, acredito que a gasolina não foi injetada, mande verificar a bomba (motorzinho do reservatório) se está funcionando ou não! Mande verificar as mangueirinhas do reservatório caso estejam deterioradas, substitua, é de baixo custo, e você não ficará mais na mão da próxima vez! Imagine se fosse tarde da noite heim!! Cuide-se!
 
Meu Gol 1.0 flex no inverno tem que ser abaixo de gasolina também se eu quiser andar de boa, tendo em vista a manhã de hoje, que estava -1 grau aqui....
 
Nunca tive problema com carro sempre usei no alcool e sempre pegou mesmo nos dias mais frios, só a minha moto que tambem é Flex que mesmo usando 1 parte de gasolina pra 4 partes de alcool ta dificil pra pegar nesses dias mais frios.
 
Bem, coloquei 16 litros de gasolina! rsrss...

Tinha completado semana passada com etanol, gastei 16 litros até hoje (rsrsrs) ... o meu tanque tem 45 litros, então, eu estou com 29 litros de etanol misturados com 16 litros de gasolina...

Quero ver se ele vai funcionar agora no final tarde.... se não funcionar, eu vou trocar de mecânico...

Imagina, ele falou que é normal isso! :eek:
 
Ora.. nessa epoca de frio coloca gasosa com mais freqüência, dai no verão vc volta com o etanol...

Ainda mais que o etanol ja não é tão vantajoso assim com o preço aumentando.
 
No meu Ford Ka só aconteceu de o motor demorar uns segundos pra pegar quando o reservatório de gasolina estava vazio. Fora isso encho o tanque com álcool ou 10 litros de gasolina aditivada e completo com álcool. Detalhe, esse put* frio aqui no sul derruba a temperatura pra baixo de 10 graus.

edit: preço do etanol tá a 69% do da gasolina. :yes:
 
Última edição:
Não sei como são os carros agora, mas no começo do etanol tinha um daqueles, ele tinha uma alavanca que vc puxa, chama alavanca do afogador, então o que eu fazia no frio, ligava o carro com a alavanca ligada até esquentar o motor, mas não de uma vez, eu 'sentia' quando o motor começava a esquentar e ia reduzindo o afogador, porque se vc sair sem o motor haver esquentado ele morre direto, o jeito que fazia era apenas esse, acho que frio o tempo fica diferente com aceleração irregular, mas a medida que vai esquentando vc percebe o motor ficando com a aceleração normal, dependendo do carro em 1 a 3 minutos vc já pode tirar totalmente o afogador e ele permanece no tempo certo. Nos antigos motores com carburador vc gotejava gasolina direto nele e ele pegava mas era vc parar num semáforo que o motor morria.
:yes:
 
Não sei como são os carros agora, mas no começo do etanol tinha um daqueles, ele tinha uma alavanca que vc puxa, chama alavanca do afogador, então o que eu fazia no frio, ligava o carro com a alavanca ligada até esquentar o motor, mas não de uma vez, eu 'sentia' quando o motor começava a esquentar e ia reduzindo o afogador, porque se vc sair sem o motor haver esquentado ele morre direto, o jeito que fazia era apenas esse, acho que frio o tempo fica diferente com aceleração irregular, mas a medida que vai esquentando vc percebe o motor ficando com a aceleração normal, dependendo do carro em 1 a 3 minutos vc já pode tirar totalmente o afogador e ele permanece no tempo certo. Nos antigos motores com carburador vc gotejava gasolina direto nele e ele pegava mas era vc parar num semáforo que o motor morria.
:yes:

A alguns anos atraz quando meu pai tinha uma pampa alchool 88" ele tinha que acordar 15 minutos mais cedo pra ligar o carro pra ele esquentar EUHAEIUHAUIEAIUEAUIEHA.
 
No meu Ford Ka só aconteceu de o motor demorar uns segundos pra pegar quando o reservatório de gasolina estava vazio. Fora isso encho o tanque com álcool ou 10 litros de gasolina aditivada e completo com álcool. Detalhe, esse put* frio aqui no sul derruba a temperatura pra baixo de 10 graus.

edit: preço do etanol tá a 69% do da gasolina. :yes:


Mas 1%... da 1 real de economia pra cada 100 reais... :p

Acho que ainda não vale pelo incomodo.
 
Pois é... como falaram tem q dar uma olhada tanto no sensor como na parte do reservatorio da partida a frio... mas o q ele disse pra misturar é um jeitinho usado por muita gente q converte o carro pra alcool e não coloca partida a frio.. é isso... manda por uns 10 ~ 15 conto de gasola e completa com alcool... e geralmente pega mais facil

E otra... ve tbm o posto ein hehehehe... vai q esse alcool ta aguado... dai dependendo do frio é rapidinho pra chegar a quase congelar

E po... a bosch se não me engano tava testando ja o sistema de injeção com bicos termicos... e dai dispensaria a partida a frio... ja devia ta nos carros! ¬¬
 
Quando abasteço com etanol sinto que demora um tempinho a mais pra pegar mesmo, com gasolina vai na hora, com etanol demora sempre uns 15 segundos a mais...
 
Ora.. nessa epoca de frio coloca gasosa com mais freqüência, dai no verão vc volta com o etanol...

Ainda mais que o etanol ja não é tão vantajoso assim com o preço aumentando.

É relativo, rs...

Aqui o litro da gasolina tá saindo média de R$2,55 ...

Já o Etanol, super barato, tá saindo média de R$1,15 ...

:)
 
Pois é... como falaram tem q dar uma olhada tanto no sensor como na parte do reservatorio da partida a frio... mas o q ele disse pra misturar é um jeitinho usado por muita gente q converte o carro pra alcool e não coloca partida a frio.. é isso... manda por uns 10 ~ 15 conto de gasola e completa com alcool... e geralmente pega mais facil

E otra... ve tbm o posto ein hehehehe... vai q esse alcool ta aguado... dai dependendo do frio é rapidinho pra chegar a quase congelar

E po... a bosch se não me engano tava testando ja o sistema de injeção com bicos termicos... e dai dispensaria a partida a frio... ja devia ta nos carros! ¬¬

Pensei nisso tb!!! Tanto que agora eu só abasteço em postos de badeira, como o Ipiranga ou Esso!

:)

Só sei que hoje de manhã o carro pegou na primeira, eu eu senti que a "partida a frio" funcionou ... ontem eu não estava "sentido" ... hje parece que ela funcionou com vontade qdo liguei o carro (fez um barulhão bem alto de "injeção", rsrs... zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm bem alto, rsrs).

Vamos ver né ... de manhã ligou na primeira... vamos ver agora na hora do almoço, rsrs... meu carrinho tá no mesmo lugar de ontem, tomando um chuvinha e muito frio! rsrsrs....


Espero que funcione...

E sobre o motor ir pegando potencia pouco a pouco depois de ligar, qdo vc tá rodando com o etanol, isso é verdade... qdo o carro tá frio e vc acaba de ligar ele, e dai vai andar, eu sinto que ele fica "segurando" um pouco até esquentar... dai depois ele anda normal!

rs

Bem, se eu tenho um carro flex, eu quero que o "flex" funcione certinho ... não quero fazer gambiarra de carro adaptado não! :p
 
verifica se o reservatório de gasolina da partida frio ta diminuindo a quantidade de gasolina, se sempre estiver no mesmo nivel, é pq o motor não ta pegando gasolina de lá pra ligar o carro, mas o carro tem que ta rodando só com alcool pra ver melhor essa diferença
 
É relativo, rs...

Aqui o litro da gasolina tá saindo média de R$2,55 ...

Já o Etanol, super barato, tá saindo média de R$1,15 ...

:)

Nossa vc está no céu hehehe, aqui em Campo Grande - MS o alcool tá na média de R$1,59 a R$1,79 fora meu carro turbinado faz 4 por litro

se aqui fosse R$1,15 eu tava no céu
 
Como comentaram acima , no passado alem do reservatório de gasolina tinha em alguns carros, um sistema de aquecimento resistivo da base dos carburadores para que não ocorresse falha na partida. Quando queimava esta resistência, surgia os problemas de falha .
Com injeção eletrônica, acredito que o melhor seria enriquecer a mistura do alcool, adicionando mais gasolina no tanque.
Agora, um fator importante para que só usa alcool é a criação de um depósito de residuos no tanque. Ao se colocar gasolina funciona como um solvente, desgrudando isso. No final poderá ocasionar entupimento do filtro de gasolina ou até dos bicos injetores.
Sempre é bom, consultar um mecânico de confiança.
 
Pode ser o Bico do injetador que vai na TBI , porque acontece o seguinte , quando tah calor o carro não utiliza o injetador e cria um Borra no furinho desse bico , ai quando tah frio que o carro precisa do injetador não injeta por causa do bico intupido . Acredite na maior das veses é isso . Eu trabalho de eletrecista de carros a 10 anos e faço essa limpeza direto em carros aqui da minha cidade , Mecanico toca vela , cabo , descarboniza , fais o cliente gasta dinheiro atoa e é simplesmente o injetador intupido .
Abraços
 
Moro no sul, está muito frio hoje, e meio dia fui ligar o carro demorou quase 10 segundos, tempão!
Se eu não deixar o reservatório de gasolina cheio ele nao liga de jeito nenhum!
Vou ter que começar a botar gasolina junto do alcool, normalmente apenas abasteço com etanol mas nesse tempo de frio mesmo mantendo o reservatório de gasolina cheio acho que ela pode não ligar.
 
Nem falem sofri hoje também, fez -2 essa manhã no interior do Pr, agora esta 4°C , esta complicado mesmo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo