China, o grande inimigo do século 21?

Facilmente rebatidas ignorando totalmente todo o contexto histórico e geopolítico, como num jogo de War ou pior ainda, videogame?

Não é preciso ser a favor ou contra a China, apenas citar o contexto.

O Tibete faz fronteira com a a China e era território Chinês desde o século XIV (1300), sendo invadido e separado pelos ingleses no século XIX (pro volta de 1850). A narrativa da China é que tomaram de volta o que os ingleses tiraram. Acho difícil argumentar logicamente contra isso, sendo contra ou a favor.

A Coréia também faz fronteira com a China e fazia parte da China desde 1122 ac (ou seja, há mais de 3 mil anos), seja ocupada por governo Chinês, ou com governo local como um protetorado Chinês. Foi invadida pelos japoneses de 1905 até 1949. Após a derrota japonesa, o mais óbvio seria a China voltar a ocupar a Coreia ou mantê-la como protetorado, como havia feito por mais de 3 mil anos, não acha? Mas aí virou palco de disputa entre China e os EUA que estão do outro lado do planeta. Ou seja, não foi nenhuma teoria da conspiração.

Mas além destas questões com territórios que fazem fronteira com a China e eram parte da China há milhares de anos, a China alguma vez invadiu ilhas e manteve colônias no Pacífico (como os EUA e Europa) ou a milhares de kms dela? Estabeleceu colônias na África (como toda a Europa)? Colônias na América do Sul e Central? Colônias nas ilhas do Caribe? Mandou frotas e exércitos para o Oriente Médio como os EUA? Tentou invadir a Europa alguma vez, como a Mongólia tentou?

Por outro lado, quem invadiu Taiwan, Honk Kong, Xangai e outros territórias da China? A Inglaterra. Quem obrigou a China a dar monopólio de tudo que era produzido lá no século XIX? A Inglaterra. Quem atacou a China obrigando a liberar o comércio de ópio? A Inglaterra. Na segunda Guerra, foi o Japão que invadiu a China, e não o inverso.

A única coisa correta que você escreveu é que enviaram armas e dinheiro para revoluções comunistas na África, contudo você esqueceu de citar que eram países na África que eram colônias exploradas de forma brutal por países Europeus, a ponto de existir até escravidão infantil oficilizada em pleno século XX, com crianças obrigadas a trabalhar 12 horas por dia em minas de carvão ou de pedras preciosas. Vide a história do Congo Belga por exemplo, onde amputavam as mãos de crianças que não cumpriam cotas. Para a população desses países, qualquer coisa seria menos pior que continuar colônia da Europa, se agarraram ao comunismo como agarrariam qualquer coisa.

- O Tibete é uma região com cultura e religião próprias; e o contexto é que hoje, e mais, há décadas, há um movimento de independência legítimo e apoiado pelos seus habitantes.
''direito a auto-determinação dos povos''... é o que diz a cartinha da Onu né...

- Coreia já era um país independente desde antes da guerra nacionalista chinesa no começo dos anos 40, e no caso específico, em 1950, foi a Coreia apoiada por Pequim que tentou invadir a península sul. E não o contrário.
https://en.wikipedia.org/wiki/Korean_War (* vide referências no rodapé)
Pra sorte dos coreanos do sul, não tiveram que se exilar em alguma ilha do ''simpático'' vizinho Japão, por apoio dos ''malvados'' US.

- Citando dois exemplos: o Zimbabwe, quando era Rhodésia, exportava alimentos e bens manufaturados; depois de 1981 passou a importar e implorar por doações. Outro caso foi o de Moçambique; curioso um país ''emancipado'' dos malvados europeus lusos, assim que ''ganhou'' a independência, continuou a fuga de mão de obra pra outro vizinho ''simpático'', a África do Sul em pleno apartheid, interessante.
file:///C:/Users/lx/Downloads/imflima,+06+Victor+Sim%C3%B5es.pdf
Melhor pareceu irem pra um país anti-comunista, capitalista e ser cidadão de segunda classe, do que ser ''livre'' no recém ''libertado'' Moçambique.
 
- O Tibete é uma região com cultura e religião próprias; e o contexto é que hoje, e mais, há décadas, há um movimento de independência legítimo e apoiado pelos seus habitantes.
''direito a auto-determinação dos povos''... é o que diz a cartinha da Onu né...

Sim, a cartilha da ONU defende a auto-determinação dos povos.

Contudo a cartinha da ONU também condena escravidão e sistema de castas, a declaração dos direitos humano da ONU condena isso, e o Tibete era uma aristrocaria estilo praicamente Feudal em pleno século 20, onde 90% da população era mantida como que propriedade dos senhores de terra que também eram os líderes máximos da religião deles, os Lamas. Era assim até 1959 embor ao último lama tivesse oficialmente eliminado a escravidão antes disso, na prática as pessoas ainda tinham que servir aos donos de terras e mosteiros.

Lembrando que osistema de castas proíbe por lei qualquer tentativa de ascensão social, garantindo que a altas castas sejam perpetuadas sempre pelas mesmas famílias, e quem nascee esravo morre escravo e seus filhos também.

Também lembrando que a aristocracia Tibetana era apoiada pela Coroa Inglesa, que invadiu o tibete no século 19, e aí mantinha um rei ou imperador e uma casta dominante porque podia manipulá-los prmitindo que ficassem no poder eternamente e ganhando rios de dinheiro e dominando o país podendo manter a população escrava. A Ingletarra fez isso no mundo todo: China, Índia, América Central, outros países da Ásia.

Então fica a reflexão, o que é menos pior? Manter a determinação de um povo (que nesse caso é uma mentira já que apenas uma minima porção desse povo é que tem auto-determinação, o resto é escravo), ou intervir para impedir escravidão e sistemas de castas? Será que voltando a ser independente esse sistema não vai voltar, afinal foi extinto há pouco tempo e o Dalai Lama retornaria ao poder.

Claro que a China falar que foi "libertar o povo do tibete" é papo-furado, só inocente ou comunista acredita niss, mas as coisas antes deles retomarem o Tibete eram bem ruins pro povo de lá.

Por gentileza leia o artigo abaixo ou o trecho que extraí para ter uam ideia de como era a coisa em 1959. Claro que o Dalai Lama nunca fala disso, só da "liberdade para o Tibete".


Sociedade e cultura

A sociedade tibetana tradicional consistia de estrutura de classes feudal, servidão e escravidão, que foi uma das razões pelas quais o Partido Comunista Chinês afirma que tinha que libertar o Tibete e reformar seu governo.[66]

O professor de estudos budistas e tibetanos Donald S. Lopez afirmou que na época:


O Tibete tradicional, como qualquer sociedade complexa, tinha grandes desigualdades, com o poder monopolizado por uma elite composta por uma pequena aristocracia, os hierarcas... e os grandes mosteiros Geluk.[67]
Esses grupos institucionais mantiveram grande poder até 1959.[68]

O décimo terceiro Dalai Lama havia reformado o sistema de servidão pré-existente na primeira década do século 20 e, em 1950, a própria escravidão provavelmente tinha deixado de existir no Tibete central, embora talvez persistisse em certas áreas de fronteira.[69] A escravidão existia, por exemplo, em lugares como o Vale do Chumbi, embora observadores britânicos como Charles Bell a chamasse de "branda",[70] e os mendigos (ragyabas) fossem endêmicos. O sistema social pré-chinês, entretanto, era bastante complexo.

Estas shiga, aproximadamente semelhantes ao sistema senhorial inglês, foram concedidos pelo estado e eram hereditários, embora revogáveis.

Os tibetanos fora da nobreza e do sistema monástico eram classificados como servos, os servos agrícolas, ou "pequena fumaça" (düchung), eram obrigados a trabalhar nas propriedades como uma obrigação)

Os proprietários de propriedades exerciam amplos direitos sobre os servos vinculados, e a fuga ou a vida monástica era o único local de alívio. Não existia nenhum mecanismo para devolver os servos fugitivos às suas propriedades, e nenhum meio para impor a escravidão, embora o senhor da propriedade tivesse o direito de persegui-los e devolvê-los à força à terra.
 
Última edição:
- Coreia já era um país independente desde antes da guerra nacionalista chinesa no começo dos anos 40, e no caso específico, em 1950, foi a Coreia apoiada por Pequim que tentou invadir a península sul. E não o contrário.
https://en.wikipedia.org/wiki/Korean_War (* vide referências no rodapé)
Pra sorte dos coreanos do sul, não tiveram que se exilar em alguma ilha do ''simpático'' vizinho Japão, por apoio dos ''malvados'' US.

Não existem bonzinho ou malvados, mocinhos ou bandidos em geopolítica, é tudo interesse e narrativa.

Primeiro temos que saber que na conferência de Potsdam ainda em 1945 os aliados (EUA e URSS, juntos) decidiram por comum acordo, dividir a Coreia sem consultar o povo coreano ou lideres coreanos, então os próprios coreanos foram excluídos de todas as negociações sobre o futuro do país.

Então, EUA e URSS já começaram tudo errado, só para variar. Isso começou a criar muita tensão no local.

A invasão da parte do Sul pela parte do Norte apoiada pela URSS e China é condenável, com toda certeza. E o comunistas cometeram atrocidades contra soldados do Sul prisioneiros e simpatizantes dos EUA. Mas as atrocidades cometidas pelos EUA foram muito maiores porque foram indiscriminadas e desproporcionais, já que foi feito via bombardeios indiscriminados à população civil e fazendas em uma guerra de terror e extermínio pelo ar.

A resposta dos EUA deveria ter sido militar, destruir o exércitos dos comunistas e alguns pontos estratégicos importantes (usinas de energia por exemplo, fábricas, ferrovias, pontes, etc) , mas eles resolveram matar indiscrimindamente a população da parte do Norte, bombardearam por 3 anos até arrasar completamente todas as indústrias, usinas, cidades, vilarejos, incluindo até hospitais que estavam marcados com cruzes brancas. Como o Norte não se rendeu por causa da ajuda em soldados da China, começaram a usar táticas de terror abomináveis, que incluiam jogar fósforo explosivo e napalm em todas as fazendas, atirar em todas as vacas que encontrassem, para queimar tudo e tentar matar de fome a população e os soldados que não conseguiam matar com bombas. Além dos bombardeios pesados, os pilotos de aviões de caça e ataque leve eram instruídos a atirar em qualquer coisa que se movesse nas estrada, ruas ou fazendas, gente, carros, animais, carros de boi e famílais em fuga, pois entediam que matar a população rural ajudaria a colapsar a produção de alimentos para os soldados. E isso poderia mesmo acontecer sem a ajuda em soldados da China, mas não é uma atrocidade abominável sem qualquer coisa razoável que justifique. Ainda mais que com a guerra a maior parte das fazendas era cuidada por crianças e mulheres, os homens estavam na linha de frente.

Começaram a ter que cuidar das plantações de noite para evitar serem mortos , porém nem isso adiantava quando soltavam napalm ou fósforo nas plantações, porque aí queimava tudo. O general McCarthur foi tão agressivo que o presidente Truman dos EUA o demitiu do cargo, ele tinha planos até de usar bombas atômicas.

Trecho do link que você enviou:

The Korean War was among the most destructive conflicts of the modern era, with approximately 3 million war fatalities and a larger proportional civilian death toll than World War II or the Vietnam War. It resulted in the destruction of virtually all of Korea's major cities, with thousands of massacres committed by both sides—including the mass killing of tens of thousands of suspected communists by the South Korean government, and the torture and starvation of prisoners of war by the North Koreans. North Korea became among the most heavily bombed countries in history.[50] Over the course of the war 1.5 million North Koreans are estimated to have fled North Korea.[51]
 
Muito texto, o certo é ter amor, muito amor.
images
 
- O Tibete é uma região com cultura e religião próprias; e o contexto é que hoje, e mais, há décadas, há um movimento de independência legítimo e apoiado pelos seus habitantes.
''direito a auto-determinação dos povos''... é o que diz a cartinha da Onu né...

- Coreia já era um país independente desde antes da guerra nacionalista chinesa no começo dos anos 40, e no caso específico, em 1950, foi a Coreia apoiada por Pequim que tentou invadir a península sul. E não o contrário.
https://en.wikipedia.org/wiki/Korean_War (* vide referências no rodapé)
Pra sorte dos coreanos do sul, não tiveram que se exilar em alguma ilha do ''simpático'' vizinho Japão, por apoio dos ''malvados'' US.

- Citando dois exemplos: o Zimbabwe, quando era Rhodésia, exportava alimentos e bens manufaturados; depois de 1981 passou a importar e implorar por doações. Outro caso foi o de Moçambique; curioso um país ''emancipado'' dos malvados europeus lusos, assim que ''ganhou'' a independência, continuou a fuga de mão de obra pra outro vizinho ''simpático'', a África do Sul em pleno apartheid, interessante.
file:///C:/Users/lx/Downloads/imflima,+06+Victor+Sim%C3%B5es.pdf
Melhor pareceu irem pra um país anti-comunista, capitalista e ser cidadão de segunda classe, do que ser ''livre'' no recém ''libertado'' Moçambique.
só um detalhe, Coréia antes da segunda guerra já era "colonia" do Japão desde os idos de 1500 (ou antes) que já tentavam invadir a região desde sempre, sempre tendo sucesso (mais ou menos) e depois perdendo o território em um vai e vem infinito.

fontes:

Japanese invasions of Korea (1592–1598): https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_invasions_of_Korea_(1592–1598)



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E o Tibet tem tantas chances de voltar a ser uma região independentes quanto o Luva de Pedreiro tem de ganhar um prêmio Nobel.

Invão do US nos idos de 1800



 
Última edição:
Videozinho interessante

 

Aí vai ler o texto e diz que que segundo especialistas da NASA, o reservatório da barragem chinesa aumenta o dia em 0,06 microssegundos, o equivalente a 0,00000006 segundo.

Isso que eu chamo de matéria completamente inútil e claro que não podia faltar o título click bait mais desonesto e sensacionalista possível.

Vou fazer uma matéria dizendo no título que pessoas gordas causam mais desgaste nas calçadas, e só lá no fim da matéria dizer que o desgaste é 0,0056% maior que o causado por pessoas magras, então uma calçada que duraria 30 anos se frequentada apenas por pessoas magras, durará apenas 29 anos, 364 dias e 23 horas se frequentada por pessoas gordas.
 
Vou fazer uma matéria dizendo no título que pessoas gordas causam mais desgaste nas calçadas, e só lá no fim da matéria dizer que o desgaste é 0,0056% maior que o causado por pessoas magras, então uma calçada que duraria 30 anos se frequentada apenas por pessoas magras, durará apenas 29 anos, 364 dias e 23 horas se frequentada por pessoas gordas.

Carai quase cuspi o café no monitor. :sefu:
 
Aí vai ler o texto e diz que que segundo especialistas da NASA, o reservatório da barragem chinesa aumenta o dia em 0,06 microssegundos, o equivalente a 0,00000006 segundo.

Isso que eu chamo de matéria completamente inútil e claro que não podia faltar o título click bait mais desonesto e sensacionalista possível.

Vou fazer uma matéria dizendo no título que pessoas gordas causam mais desgaste nas calçadas, e só lá no fim da matéria dizer que o desgaste é 0,0056% maior que o causado por pessoas magras, então uma calçada que duraria 30 anos se frequentada apenas por pessoas magras, durará apenas 29 anos, 364 dias e 23 horas se frequentada por pessoas gordas.

...ou o efeito que a maré lunar exerce sobre a Terra...

Completa o texto. Saiu de 0, então está afetando oras. Em física, isso é relevante sim.

Você que parece ter lido o texto, mas teve zero entendimento.
 
...ou o efeito que a maré lunar exerce sobre a Terra...
Completa o texto. Saiu de 0, então está afetando oras. Em física, isso é relevante sim.
Você que parece ter lido o texto, mas teve zero entendimento.

Eu entendi direitinho. Saiu de 0, claro que matematicamente está afetando, isso é óbvio meu caro, mas está afetando de forma tão absurdamente ínfima que não faz diferença nenhuma na prática. E isso não é relevante na física não (porque seria?)

Se um meteoro cai na terra (e caem milhares todos os anos ) aumenta a massa (peso) da Terra, mas isso é fisicamente relevante? Claro que não.
 
  • Curtir
Reações: c.a
Eu entendi direitinho. Saiu de 0, claro que matematicamente está afetando, isso é óbvio meu caro, mas está afetando de forma tão absurdamente ínfima que não faz diferença nenhuma na prática. E isso não é relevante na física não (porque seria?)

Se um meteoro cai na terra (e caem milhares todos os anos ) aumenta a massa (peso) da Terra, mas isso é fisicamente relevante? Claro que não.

Para um corpo com a massa da Terra, ser capaz de fazer esse tipo de alteração é algo grande. Fui dar uma pesquisada a mais e achei um estudo, feito pelos próprios chineses, de que a represa tem influência em terremotos:

Influência da Barragem das Três Gargantas em terremotos com base no campo gravitacional GRACE

Após a conclusão da Barragem das Três Gargantas, aumentou-se o risco de induzir um terremoto. Usamos o modelo de campo gravitacional GRACE para analisar a relação entre a operação do reservatório das Três Gargantas e a mudança do campo gravitacional no oeste de Sichuan. Os resultados da pesquisa indicam que o nível da água do reservatório e o campo gravitacional ocidental de Sichuan estão positivamente correlacionados. Na fase inicial do aumento do nível da água, a mudança no campo gravitacional não é aparente e a mudança no campo gravitacional aumenta gradualmente com o tempo. Portanto, a mudança no nível da água do reservatório afeta o campo gravitacional no oeste de Sichuan. As mudanças dinâmicas do campo gravitacional podem refletir a mudança material e o processo de deformação da Terra e estão intimamente relacionadas aos terremotos. Consequentemente, a Barragem das Três Gargantas afetará indiretamente a sismicidade no oeste de Sichuan, afetando o campo gravitacional. A pesquisa fornece informações valiosas para o estudo de desastres sísmicos em reservatórios regionais e apoia decisões políticas relacionadas.


Em 2005, cientistas da NASA compararam a força que a barragem influencia no planeta, com o devastador terremoto da Indonésia.


Pela teoria do caos, essas pequenas alterações podem causar impactos imprevisíveis.

 
Seguindo as estimativas, a segunda maior economia do mundo verá novamente o maior êxodo de milionários neste ano, com quase 14 mil chineses “podres de ricos” indo beber Dom Pérignon em outro país.

Por que isso está acontecendo? Além das restrições da pandemia — que foi marcada por seguidos lockdowns na China —, o avanço do regime autoritário está espantando quem tem condições de ir pra outro lugar.

Assim, com mais milionários saindo do país, a movimentação de dinheiro diminui, gerando uma desaceleração do crescimento geral da riqueza no território comandando por Xi Jinping.


 
Em 2005, cientistas da NASA compararam a força que a barragem influencia no planeta, com o devastador terremoto da Indonésia.


Correto, mas é preciso contextualizar e entender o que realmente estão falando. Vou pegar só um trechinho de exemplo, mas é melhor ler tudo de novo com atenção aos pontos importantes que evidentemente lhe escaparam:

"Any worldly event that involves the movement of mass affects the Earth's rotation, from seasonal weather down to driving a car"

Destaquei o "movimento de massa" pporque faz toda a diferença:

Um terremoto dispersa a energia (força) de forma dinâmica, ou seja, movimento de uma grande massa, causando por isso grande destruição. Já a barragem é estática, portanto o efeito não tem a menor comparação.

Da mesma forma, uma montanha ao lado de uma cidade exerce força gravitacional sobre a cidade ou o planeta mas sem efeitos destrutuvos pois é estática, agora imagine a mesma montanha caindo encima da cidade, será um apocalipse local. Note que então, temos a mesma montanha, mesma massa, mesma energia e etc, mas com efeitos completamente diferentes.
 
Última edição:
Seguindo as estimativas, a segunda maior economia do mundo verá novamente o maior êxodo de milionários neste ano, com quase 14 mil chineses “podres de ricos” indo beber Dom Pérignon em outro país.

Por que isso está acontecendo? Além das restrições da pandemia — que foi marcada por seguidos lockdowns na China —, o avanço do regime autoritário está espantando quem tem condições de ir pra outro lugar.

Assim, com mais milionários saindo do país, a movimentação de dinheiro diminui, gerando uma desaceleração do crescimento geral da riqueza no território comandando por Xi Jinping.


Faz sentido, o partido não permite a ninguém ter o mínimo de autonomia, se a sua empresa crescer depois de certo nível, vai ter representatividade do partido, com direito a backdoors governamentais, mas isso não é novidade pra ninguém.
 
O texto da Nasa apenas faz uma correlação, mas o texto completo é o estudo chinês acima. Leio tudo ao invés de pegar só pedaços.

A atitude de ler tudo é corretíssima, porém, o essencial do entendimento mesmo assim lhe escapou, mesmo a correlação do artigo da NASA tendo diferenciando e destacando muito bem a a diferença entre massa/energia estática e dinâmica.

Por isso fiz questão de destacar o trecho em negrito do artigo da NASA que salienta esta diferença crucial, que no seu entender era a mesma coisa, porém não é.

Mas a culpa n~eo é sua, infelizmente essas confusões e mal-entendido são muito comuns pois nosso ensino médio estimula as pessoas a decorar textos em vez de entender conceitos, então poucas pessoas entendem realmente ou sabemn diferenciar o que é energia potencial, energia cinética, massa dinâmica, massa estática, momentum angular, massa de repouso, o que realmente significam as Leis da Termodinâmica, não sabem diferenciar o que é elemento químico de composto químico, quais são as 4 forças fundamentais da física (gravidade, eletromegnetismo, força nuclearfraca, força nuclear forte), não entendem que elementos proximos ou acima do peso atômico 100 são impossíveis de serem estabilizados e por isso nunca vamos encontrar um elemento de peso 120 ou 115 em outro planeta ou estrela e etc, acham que em outros planetas as coisas podem ser muito diferentes (mesmo tudo tendo surgido de um um único ponto primordial, o Big Bang) e etc.

Eu mesmo fazia essas confusões até meus 30 e poucos anos, quando resolvi começar a estudar física e astrofísica mais a sério. Então eu sei muito bem o que essas confusões e desconhecimento causam na nossa cabeça.

Pra piorar, os ufólogos nunca estudam isso, nunca, e por isso falam um monte de bobagem que só confundem as pessoas, como o colega que foi banido.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: c.a
Isso me soa bem fantasioso, e sem nenhum significado.

De que forma pronunciar estas palavras seria ameaça ao PCC? Censurar partes da bíblia que entram em conflito com a doutrina do PCC até que faz sentido, mas proibir algumas palavras não faz nenhum sentido, especialmente Jesus. O sujeito pode ser cristão, pode ter um crucifixo com a imagem de Jesus dentro das Igrejas (fora, não pode), mas não pode pronunciar Cristo ou Jesus? Não faz o menor sentido.

Além disso, ficar detectando quem as pronuncia também me parece coisa absurda, existem cerca de 150 milhões de cristãos na China, há escutas e agentes do PCC em tudo que é lugar que essas 150 milhões de pessoas estão? Em todas as casas, ruas, praças, templos, prédios, estradas, lojas, mercados, bares, cinemas que 150 milhões de pessoas frequentam?

Desculpe, mas isso soa completamente absurdo.

As Igrejas são de fato vigiadas e controladas e tem várias restrições, as pessoas também não podem fazer muita coisa fora do espaço da igreja ou da suas casas, mas não a este ponto absurdo.

Abaixo alguns vídeos com depoimentos de cristãos na China.









Xi Jinping mudou muito as regras em relação aos cristãos

 
Uma boa notícia sobre impostos, finalmente? Passou a valer na última segunda feira (veja data certa) uma medida que promete impulsionar a indústria de tecnologia no Brasil. O governo brasileiro, por meio do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, anunciou a redução a zero por cento das alíquotas do Imposto de Importação sobre Bens de Informática e Telecomunicação.

https://www.adrenaline.com.br/off-t...o-para-bens-de-informatica-e-telecomunicacao/

Mas o que isso tem a ver com a China?

Penso que pode ter uma relação forte com a China, especialmente no médio e longo prazo, pois aparentemente a a estratégia do governo é:

1- dificultar importações.
2 - trazer industrias pra cá

Notem que a China já está começando a trazer algumas fábricas para cá, como algumas fábricas de placas de PC e fábricas de carro (na Bahia está sendo construída uma planta chinesa automotiva) e outras estão em planejamento, pois está acontecendo um fenômeno que está passando despercebido: o salário médio do trabalhador urbano chinês já é maior que o do brasileiro.

Isso é extremamente importante pois significa que até para os chineses, agora vale a penas trazer fábricas pra cá, pois além de pagar quase a mesma coisa para o trabalhador (ou pouco mesnos ou mais, não importa muito), não precisam arcar com altos custos de transporte de produtos acabados para cá, impostos de importação e até aproveitam alguns insumos mais baratos daqui, como aço. Então a grande vantagem para os chineses é que terão enormes ganhos com o não pagamento de impostos e fretes ao trazer coisas da China para vender aqui, daí eles podem querer trazer cada vez mais fábricas para cá.

Contudo isso é estratégai de longo prazo que só vai dar frutos mesmo daqui a 15, 20 anos, e os futuros governos precisam dar continuidade, aproveitando ao máximo toda essa coisa do BRICS, moeda comum, uma economia considerável por não mais converter pra dólar e usar o sistema Swift e outras vantagens que podem surgir do BRICS.

E isso acontecer será excelente para gerar milhões de eempregos e reverter o sério quadro de desinsdustrialização que se agrava desde os anos 90 e transformou o país em economia do século 19, exportador de soja e carne e importador de tudo. Será que o Brasil vai finalmente entrar no século 21?

Quero ver esse país entupido de fábricas, nos anos 90 eu tinha esperança que os EUA e Europa iriam fazer isso, mas acabou indo tudo para a China, vamos ver se agora entupimos de fábricas chinesas, então. Não dou a mínima de qual país as fábricas venham, quero fábricas, empregos, desenvolvimento, trabalhadores especializados, educação técnico-científica, plantar soja só dá lucro para 1% da população.
 
Xi Jinping mudou muito as regras em relação aos cristãos


Surreal, cada dia que passa Xi Jinping/PCC fica menos tolerante e mais autoritário
 
Trump elogiou até Putin, Bolsonaro e o manda-chuva da Coréia do Norte, evidentemente que Trump sofre de alguma grave dissonância cognitiva quando tece elogios.

Por que? Ele é um homem de negócios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo