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CMStorm Trigger, O Renascimento

nickssc

know-it-all Member
Registrado
Boas galera, quero compartilhar com a comunidade todo o processo que realizei para poder recuperar esse teclado, CM Storm Trigger ABNT. Esse "guia" pode ser seguido por aqueles que possuem o teclado com o mesmo tipo de defeito que já não esteja mais na garantia e que possa ao menos ser feito como medida de "última instância" antes de declarar o teclado como totalmente inválido e encaminhá-lo para o ferro velho. No processo gastei cerca de 4 a 5 horas, não tive pressa pra fazer e aconselho que se forem tentar também não tenham.

O processo exige paciência e um bocado de tempo, se estiver disposto a fazê-lo pode ser muito recompensador como foi no meu caso, e talvez seja solução para muitos que acreditam ter seu Trigger (sem o Z) está com "problemas na controladora" (algo muito comum nesse modelo em específico), assim como eu também havia presumido, mas resolvi fuçar nele e com meu conhecimento de eletrônica (que não tem nada de muito especial devo admitir) fui capaz de identificar o problema e resolvê-lo com sucesso.

Sem mais delongas eis aqui meu processo de raciocínio, os passos que tomei e os resultados que obtive:

Fui apresentado pelo amigo Fairchild aqui do fórum mesmo (ao qual sou muito grato) a um anúncio na OLX de teclados usados. Nesse o anunciante queria R$100 pelo que seria um CM Trigger ABNT (isso mesmo, Trigger puro, uma raridade) pois o mesmo já não funcionava mais. O dono alegava que as luzes (Num Lock, Caps e Scroll Lock) acendiam todas porém não respondia, disse que isso aconteceu "do nada" e que já havia passado o tempo da garantia. Sendo assim imaginei que seria um teclado com seu tempo de uso, com marcas e desgastes naturais, etc. Haviam fotos originais no anúncio e tudo mais porém em baixa resolução, resolvi arriscar, afinal estava atrás de Cherry switches, R$100 por cerca de 100 desses já me parecia um excelente negócio ainda mais por ter a possibilidade de pegar o produto em mãos.

Ao receber o teclado, que estava em sua caixa original juntamente com todos os acessórios que o acompanham, pude notar que o mesmo foi muito pouco usado, não existiam as características marcas de uso nas teclas mais usadas como Espaço e a letra "A" por exemplo. Não haviam arranhões ou marcas de impacto na carcaça que indicassem algum problema maior e todas as teclas estavam impecáveis, nada de switches ou keycaps quebradas ou prendendo.


a9sdoVc.jpg



O cabo estava em bom estado assim como o descanso para pulso, praticamente sem sinais de que havia sido usado.


IMG_20150403_200336064_C_pia.jpg





Talvez essas características se devam a cobertura emborrachada do teclado, mas posso dizer pelo meu Quickfire Rapid que também a tem que é bem difícil mantê-la totalmente limpa por muito tempo.

Nesse ponto estava procurando, qual terá sido a "pegadinha", onde está a sacada dessa pessoa querer vender um teclado que é tão caro por esse preço. O vendedor me disse que o valor que cobrou serviria pelo menos para ajudá-lo a dar entrada num teclado novo, mesmo assim fiquei com um pé atrás, procurando por alguma coisa que poderia ter arruinado o teclado mesmo estando apenas atrás dos switches dele que já estavam em perfeito estado, conferido na retirada. As teclas todas estavam apertando fluidamente então descartei derramamento de líquidos que fariam as teclas ficar grudando, mas ainda havia a possibilidade de ter sido água pura. Não encontrando nenhum sinal óbvio assumi que seria seguro tentar ligá-lo pra ver o que acontece. Fiz o teste no meu antigo notebook, baixei os drivers e tudo, porém ao conectá-lo tudo o que aparecia era "Dispositivo USB não foi reconhecido" e acendiam as 3 luzes (Num, Caps, Scroll) e ficava nisso e teclado não respondia, sinal claro de problemas na controladora.

xdbEiXx.jpg




Conectei e tirei várias vezes (em alguns tutoriais que vi isso resolveu), reiniciei algumas vezes, reinstalei o programa da CM, mas o teclado só ficava nisso. E foi o fato de não ter nenhuma marca aparente de danos por fora que me moveu a me esforçar em saber qual é o problema original do teclado, intenção que não tinha anteriormente visto que só tinha olhos para os switches em bom estado.

Comecei o processo de desmontagem, de cara já pude ver que o selo foi rompido então os componentes internos até onde eu sei poderiam estar todos bagunçados.

trigger_back.png






Achei uma imagem que o próprio wetto, especialista em teclados de plantão aqui do fórum, havia postado mas o que encontrei parece ter sido uma imagem de um modelo diferente (US talvez), pois procurei os parafusos embaixo dos pés de borracha indicados nela e não os encontrei. Dei uma espiada em todos os pés até finalmente encontrar os dois parafusos restantes, achei um pouco estranho mas diferenças em lotes são o que não falta em produtos assim. No meu caso se localizam nessas posições:


YuDOjbN.jpg







Tirando os parafusos comecei a desencaixar o chassi de plástico do mesmo e foi quando percebi pequenas marcas nas laterais, como se tivessem sido forçadas para abrir. Isso me fez suspeitar que quem quer que tenha tentado mexer no teclado não conseguiu abrí-lo por completo, pois a cola dos pés que tive de tirar estavam intactas. Pude notar essas marcas dos dois lados. Será que realmente tinham conseguido abrir?

Continuei o processo usando um cartão como ajuda. Ao desmontar completamente pude perceber que as preguinhas plásticas das laterais do teclado estavam em seu limite, com marcas visíveis, provavelmente fruto da tentativa frustrada anterior, as outras no entanto estavam em bom estado.

Ao checar o interior do teclado, por hora pude reparar que estava tudo em ordem. Não haviam marcas de derramamento de líquidos, placa queimada ou tostada nem nada do tipo.

Aw2iEYp.jpg






Desconectei a placa com o hub USB com muito cuidado pois o cabo "flat" e os respectivos pinos na placa são extremamente frágeis, torci para que estivessem intactos, não é difícil que alguém ao tentar reconectar o cabo acaba por entortar tais pinos, o que faz da vida basicamente um inferno pra tentar recuperar. Estava tudo em ordem e pude proseguir desparafusando ela do case para liberar a PCB principal.


trigger_PCB.png





Ao virar a PCB, na parte onde ficam as soldas pude reparar que havia bastante marcas de resíduo do processo de soldagem, o que é perfeitamente normal e não atrapalha em nada, mas achei um tanto esquisito pois não tinha visto tais sinais em PCBs desse modelo pela internet. Aproposito de cara já pude notar que é um modelo único feito para o mercado brasileiro, não existem os "buracos genéricos" que existem nas PCBs que são vendidas em vários países o que permite o fabricante economizar ao usar diferentes layouts na mesma placa. Isso em si já levantou algumas perguntas de quem realmente a fabricou, mas isso já é outro assunto.

Vistoriei cada ponto de solda na placa com cuidado procurando por soldas refeitas, mas tudo que encontrei foram soldas razoavelmente boas e uns dois pontos que precisaram de "refill" por um humano, ambos pertencentes a leds na placa. Em geral me pareceu em bom estado apesar de ficar um pouco aquém das PCBs que já vi da Costar.

RNxBLE0.jpg





Ao não encontrar nada de chamativo, nesse ponto minha intenção era de dar uma geral na PCB, limpar ela e seus componentes com álcool isopropílico 99,8% e ver se isso dá um "refresh" nela para tirar possíveis pontos de curto as vezes causados por poeira ou sujeira que poderiam estar fazendo a placa não funcionar corretamente. Quando fui separar a controladora que fica em cima das setas direcionais do teclado tive que tirar as keycaps ao redor para facilitar meu trabalho.

JGYPKKu.jpg





Controladora em detalhe, sem sinais de algo errado:

trigger_controladora.jpg




Eis que ao fazer isso percebi que o Enter e o Backspace usam estabilizadores da Cherry. ??? Não conheço esse teclado, posso estar falando bobeira mas isso me deixou meio confuso, um teclado feito pela Costar com estabilizadores da Cherry? Ao menos pra mim isso pareceu muito esquisito. De qualquer forma retirei a controladora e dei um trato nela e em todo resto com um pincel para retirar a sujeira superficial e depois com álcool para uma limpeza mais a fundo.

Feito isso coloquei os componentes novamente em seus lugares, sem parafusar nem nada montei mais ou menos só para ver se teria resultados diferentes dos anteriores, e foi o que aconteceu.

Quando liguei o teclado passou a iniciar o processo de instalação de drivers novamente, os 3 leds que antes permaneciam eternamente acessos agora piscaram e ficou só o Num Lock ligado. O driver instalou com sucesso, quer dizer não apresentou erro de "desconhecido".

Tentei atuar no teclado apertando as teclas mas nada acontecia, ao fazer isso obviamente o teclado se moveu um pouco e a mini-PCB que tem o Hub USB também pois estava solta, o que fez os três leds do teclado piscarem várias vezes e o computador fazia sons como se tivesse plugando e desplugando, já era alguma coisa.

Percebendo isso eu mexi especificamente no tal cabo flat que ligava as duas placas e percebi que sempre que mexia ele piscava os leds Num lock, Caps e Scroll e o dispositivo parecia ser desconectado e conectado novamente no Windows.

nmMS0Au.jpg




Concluí que se tratava de um mal contato no cabo. Desliguei o teclado e tirei o cabo das suas extremidades, examinei os pinos em ambas as placas e estavam OK, segui para testar o cabo flat fio a fio com o multímetro para checar se o cabo em si não estava quebrado em algum ponto. Todos os fios conduziam eletricidade corretamente então voltei com o cabo pro lugar e liguei o teclado novamente... Mesmo resultado...

Desconectei o teclado mais uma vez e fiz o teste diretamente nos contados das placas para checar a continuidade com o cabo flat conectado, percebi que haviam três com funcionamento errático, não estavam conduzindo bem. Desliguei tudo e analisei bem os contatos em ambos os lados, parecia tudo certo.

NRgM3IR.jpg




A única coisa que poderia causar tal comportamento seria se a parte de conexão entre os pinos e o cabo (o conector em si) estivesse com mal contato, já que o fio estava perfeito.

Numa tentativa final "desmontei" o cabo flat nas duas pontas (um lado de cada vez para não perder a ordem dos fios) e ao tirá-los do conector percebi que as presilhas metálicas minúsculas estavam meio abertas demais pois o cabo quando em sua posição normal fica bem deformado, isso acaba tensionando os conectores pois quando montadas, as duas placas ficam muito próximas.

trigger_presilhas.png





Presilhas em detalhe:

trigger_presilhas_detalhe.png



Usando cuidadosamente uma pinça, apertei o encaixe metálico para que ao conectar o cabo ficasse bem mais firme, assim garantido um contato melhor. Deu bastante trabalho, e me custou quase uma hora mas consegui, logo testei-o novamente para garantir que nenhum dos fios tenha se quebrado no processo, estavam todos OK. Liguei o cabo novamente nas duas placas, dessa vez com certa dificuldade porque ficou bem justo, essa era a ideia.

Quando liguei novamente o teclado, voilá... foi reconhecido pelo Windows e não ficou desconectando mesmo eu mexendo no cabinho recém operado, isso comprovou que ele estava mesmo com mal contato. Isso já era uma grande vitória!

As teclas não digitavam nada, apenas o Num lock ficou aceso mas ele não respondia ao pressioná-lo, parecia tudo certo mas o teclado ainda não funcionou. Depois de quase um minuto o Windows lançou uma mensagem para reiniciar o sistema (provavelmente causada pela instalação do driver), já estava perdendo as esperanças. Pensei: "Ah mas que bobeira, reiniciar o computador por causa de um teclado, deve ter bugado o driver ou coisa assim". Quando fui cancelar a mensagem, sem querer apertei pra reiniciar e na minha ignorância acabei fazendo algo certo.

No processo de boot eu reparei que as luzes na região do Num lock piscavam como um teclado normal faria, quando voltou ao Windows... não é que o teclado funcionou?

Fiz alguns testes e todas as teclas pareciam estar funcionando, dessa vez o software da CM detectou o teclado e fez o reconhecimento dos profiles do teclado e tudo. Parece que eu tinha um teclado funcional, não me entendam mal, eu já estava bastante feliz, mas a backlight não acendeu.

Nesse ponto qualquer um teria aceitado o destino fechado o teclado e ficado muito feliz, mas mesmo eu não dando a mínima pra iluminação (digito sem precisar olhar) não fiquei contente. Parecia que alguma coisa ainda estava faltando pra ser arrumada mas não sabia o que era... Com ele ligado eu fiquei quase uns 20 minutos tentando ligar os leds, apertando o botão correspondente, pesquisando na internet pra ver como fazê-los funcionar e tentando imaginar o que poderia ser... pensei mil coisas, capacitores ruins, solda fria, trilha quebrada... todos seriam muito difíceis de diagnosticar para meu nível de conhecimento em eletrônica que dirá reparar...

Nesse ponto já tinha quase desistido de fazer ele retornar seu funcionamento 100%. Desconectei ele do notebook de testes e vendo que não teria problemas com a porta USB torrando, já podia colocá-lo no meu PC pra ver se estava consistente e se continuaria funcionando normal. Não é que o desgramado ligou a backlight!!!!! Santa ignorância...

ingIHJn.jpg



Fiz o teste dos diversos modos de iluminação e aparentemente tudo funciona as mil maravilhas. O problema dele não ter acendido de primeira parecia ser apenas o fato de ter que desconectar e conectar o teclado novamente para ele se auto-configurar (ou sei lá). Agora sim pude montá-lo com um sorriso bem grande no rosto por ter conseguido fazê-lo funcionar (o que pra mim vale mais que o teclado em si). Fiquei muito satisfeito com o resultado de todo esse esforço, cerca de 4-5 horas de trabalho duro, finalmente. Por ironia do destino acabei fazendo isso no feriado de páscoa... o que acabou sendo um verdadeiro RENASCIMENTO!!! :awesome:


Depois de todo trabalho pude admirar o fruto de meu trabalho remontado e pronto:

SJ7tLwt.jpg




De qualquer forma sou muito grato ao amigo Fairchild sem o qual não teria tido acesso a oferta que me levou a praticamente "ganhar" um teclado novo. Muito obrigado mesmo!!!



Quanto a meus planos de usar os switches dele para outro projeto... Como ele é ABNT, tem uma tecla de Windows funcional no lado esquerdo e é programável, ele ocupará o lugar do meu teclado principal Meka G1 enquanto faço o mod nele (G1) para ter a tecla Windows do lado esquerdo. Quando terminar decidirei o que fazer, vamos ver se me acostumo e acabo gostando. :bwahaha:


Aos que tiveram a paciência de ler até o final digo que sintam-se livres para comentar, dar dicas ou apontar erros (ou absurdos) no post, afinal estamos todos aqui para aprender. Espero com isso poder ajudar alguém ou que no mínimo tenha valor de entretenimento para os que gostam de detalhes do funcionamento dos teclados. Me pergunto se outros Triggers que deram problema podem ser reparados dessa forma também... :hmm2:
 
Última edição:
Sensacional, parabéns pela paciência e perseverança!

Também gosto de me meter a "técnico em eletrônica amador", já arrumei até TV de LCD aqui em casa, e como vc bem disse, fazer a cosia funcionar vale mais que o produto em si!
 
Belo tópico nick, estive torcendo por ti naquele dia, reviver alguma coisa que usava ou pretendia usar é uma sensação tão boa e inexplicavel, deu até para sentir por você quando me contou que os LEDs ligaram :seferrou:
[04/04/2015 01:56:31] Nick: ILUMINOU A BAGAÇA
[04/04/2015 01:56:33] Nick: AUHAUHAUHAUAHAUHAUHAUHAHA
[04/04/2015 01:56:41] Nick: AAAH QUE CENA LINDA
[04/04/2015 01:56:44] Nick: AHUAHUAHAUHAUHA
Só acho que faltou mencionar que quando o windows "identificou" o teclado todas as teclas estavam abrindo a calculadora :lol2: :mao:
[04/04/2015 00:54:48] Nick: bom no momento
[04/04/2015 00:54:52] Nick: todas as teclas que eu aperto
[04/04/2015 00:54:57] Nick: abrem a calculadora
[04/04/2015 00:55:01] 左下: ahsuohauehUEHUASHUHEUAE
E que belo teclado troll com os LEDs heim? :coolface:
 
Bacana, queria ter a metade da sua paciência..heheh :D
 
Sensacional, parabéns pela paciência e perseverança!

Também gosto de me meter a "técnico em eletrônica amador", já arrumei até TV de LCD aqui em casa, e como vc bem disse, fazer a cosia funcionar vale mais que o produto em si!

Legal, quando tenho mais tempo adoro tentar fazer esses tipos de concerto e realmente a sensação é muito boa mesmo. Quanto por paciência, quando fazemos algo que realmente gostamos o tempo parece que não passa né? :fovhappy:


Belo tópico nick, estive torcendo por ti naquele dia, reviver alguma coisa que usava ou pretendia usar é uma sensação tão boa e inexplicável, deu até para sentir por você quando me contou que os LEDs ligaram :seferrou:

Só acho que faltou mencionar que quando o windows "identificou" o teclado todas as teclas estavam abrindo a calculadora :lol2: :mao:

E que belo teclado troll com os LEDs heim? :coolface:

Hahahaha :coolface: pra não ficar muito off-topic eu não coloquei as parte mais cômicas, fora que achei aquilo um bug único do meu PC porque EU tenho programado "Pause/Break" para abrir a calculadora. Eu acharia "natural" do teclado naquela situação mandar comandos de "Pause" pro computador daí o porquê. Essa não é uma reação esperada para outras pessoas vamos dizer assim... já pensou alguém segue o tutorial e chega nessa parte e fica se perguntando por que será que não abria calculadora também? :bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Bacana, queria ter a metade da sua paciência..heheh :D

Valeu, pra mim é como um hobby, e este em particular juntou o útil ao agradável, Hobby de teclados mecânicos com o hobby de concertar as coisas. :megusta:
 
belo trabalho, a maioria das imagens n ta aparecendo pra mim, upa elas no imgur
 
belo trabalho, a maioria das imagens n ta aparecendo pra mim, upa elas no imgur

Obrigado! Assim que der um tempinho eu posto lá pode deixar! Enquanto isso pode tentar dar um Ctrl+F5 ou outro navegador, talvez ela carregue.:agradecido:
 
E pensar que eu ia comprar ele e por míseros 20 dilmas n comprei
 
E pensar que eu ia comprar ele e por míseros 20 dilmas n comprei

:brain: Whaaaaat?? Mas eu não recomendaria a ninguém fazer negócio assim, mesmo sendo algo "simples", é difícil de ter a paciência e o conhecimento básico de eletrônica pra diagnosticar tais defeitos... Pra pessoa que quer comprar um teclado e quer que ele esteja funcionando esse não é o caminho. No meu caso peguei porque queria só as peças mesmo, e acabei dando "sorte" mas não é a regra. :seferrou: O guia é mais pra quem já tem esse teclado e está enfrentando problemas similares.:happy:
 
é difícil de ter a paciência e o conhecimento básico de eletrônica pra diagnosticar tais defeitos

Aí que está, eu tenho ambos só não tinha o dinheiro:feelbad:

Mas bom que vc tenha conseguido arrumar, isso é o que chamamos de dinheiro bem investido :haha:
 
Aí que está, eu tenho ambos só não tinha o dinheiro:feelbad:

Mas bom que vc tenha conseguido arrumar, isso é o que chamamos de dinheiro bem investido :haha:

Valeu pela força. :bwahaha: É que pra maioria das pessoas isso não importa mesmo mas quem é entendido do assunto realmente, daí dá um aperto de não ter pego. :fovhappy: Legal saber que temos mais interessados em eletrônica por aqui na sessão de hardware! Eu mesmo sou só um hobbysta mas quem é técnico mesmo deve conseguir fazer "milagres" muito maiores que esse. :seferrou:

Mas que oferta era essa? Algum amigo que tinha comprado e parou de funcionar do nada? Porque essa eu peguei de um total desconhecido, minha sorte foi poder pegar em mãos, não faria esse tipo de negócio (nem que fosse só pelos switches) se fosse a distância porque daí seria confiar no vendedor o que nem sempre é bom negócio...
 
Mas que oferta era essa?

Eu estava procurando 1 teclado a alguns dias e n achava, ai vi aquela oferta do g502 na kabum e comprei ele, 2 dias depois pensei "será que hj eu acho alguma oferta legal de teclado?" e fui olhar de curioso, quando achei ele me deu 1 aperto no coração :poker:
 
Eu estava procurando 1 teclado a alguns dias e n achava, ai vi aquela oferta do g502 na kabum e comprei ele, 2 dias depois pensei "será que hj eu acho alguma oferta legal de teclado?" e fui olhar de curioso, quando achei ele me deu 1 aperto no coração :poker:

I feel you bro ... :thatfeel: Nem me fale, já gastei demais com teclado, nem quero mais ficar vendo essas ofertas mais, pra quem começou o ano com 2 e agora tem 5, esse trem já está indo rápido demais :haha:

Pelo menos já tenho todas as peças de pra completar meu projeto de teclado pessoal, agora é só questão de tempo esperar chegar tudo. :megusta:
 
Vi na sua assinatura e resolvi ler.

Tive uma ideia com isso, meu Trigger esta com os botões um pouco desgastados talvez eu consiga achar um teclado mecanico quebrado em bom estado para usar as teclas, porque não encontro Backlight e as translucidas que são feias saem quase 200 reais para imprtar fora o imposto o que torna inviavel.
 
Cacaras, uma coisa que não tenho mais hoje em dia é paciência para essas coisas e você mostrou que tem e muita. Show de bola! Me arrependo de não ter comprado este teclado quando eu tive a oportunidade. Me parece ser um bom teclado e pelo jeito valeu a pena a aventura.
 
Cacaras, uma coisa que não tenho mais hoje em dia é paciência para essas coisas e você mostrou que tem e muita. Show de bola! Me arrependo de não ter comprado este teclado quando eu tive a oportunidade. Me parece ser um bom teclado e pelo jeito valeu a pena a aventura.

Obrigado Falc0n, Valeu a pena sim, minha impressão do teclado depois de quase um mês de uso é de ser um teclado sólido, usável e decente, a Costar fez um bom trabalho especialmente nas keycaps. Ao acionar as teclas, algumas fazem um sonzinho que pra mim é muito bom de ouvir mas a maioria das pessoas detesta, dá uma olhada nesse video aqui, esse outro é um caso mais extremo. Você vai precisar de fone de ouvido e aumentar um pouco o som pra poder ouvir bem, é um som de ressonância metálica tipo um "buuum" bem baixinho que aparece na tecla "s" do primeiro vídeo e em todas no segundo.

Isso e mais o fato de o plástico dele não ser tão melhor que o do G1 por ser "transparente", foi apenas pintado daquela cor. Como mencionei quando abri ele, as preguinhas que o seguram já estão quase cedendo com aquela linha branca característica de que está pra quebrar. Fora que ele tem a montagem "sanduíche" que você odeia, talvez ficasse te beliscando também. Juntando tudo isso talvez você também o tivesse jogado na parede depois de um tempo. :lol2::lol2:

Sei como é ser "chato" pra essas coisas, por essas e por outras que estou construindo meu próprio teclado do zero, daí é só alegria. :awesome: e muita paciência também.
 
Obrigado Falc0n, Valeu a pena sim, minha impressão do teclado depois de quase um mês de uso é de ser um teclado sólido, usável e decente, a Costar fez um bom trabalho especialmente nas keycaps. Ao acionar as teclas, algumas fazem um sonzinho que pra mim é muito bom de ouvir mas a maioria das pessoas detesta, dá uma olhada nesse video aqui, esse outro é um caso mais extremo. Você vai precisar de fone de ouvido e aumentar um pouco o som pra poder ouvir bem, é um som de ressonância metálica tipo um "buuum" bem baixinho que aparece na tecla "s" do primeiro vídeo e em todas no segundo.

Isso e mais o fato de o plástico dele não ser tão melhor que o do G1 por ser "transparente", foi apenas pintado daquela cor. Como mencionei quando abri ele, as preguinhas que o seguram já estão quase cedendo com aquela linha branca característica de que está pra quebrar. Fora que ele tem a montagem "sanduíche" que você odeia, talvez ficasse te beliscando também. Juntando tudo isso talvez você também o tivesse jogado na parede depois de um tempo. :lol2::lol2:

Sei como é ser "chato" pra essas coisas, por essas e por outras que estou construindo meu próprio teclado do zero, daí é só alegria. :awesome: e muita paciência também.

:bwahaha:

Pode crer, tem coisas que chegam a irritar. Estava vendo alguns videos relacionados e é comum algumas teclas darem esses tipos de problemas. Quem sabe mexer é mais fácil do que depender de rma. O meu Steelseries o Caps Lock esta fazendo esse "tuimm" (igual ao vídeo) parece que a mola esta prestes a estourar. Vou ver se troco, o problema é que comprei na Mouse.com e ele não querem dar garantia, e como eles não mandaram nota fiscal, não sei como vai ser.

Se ainda tivesse esse teclado seu pra vender, eu acho que pegava. Mas não a black, pegaria a brown ou a red. A black do G1 é mais suave que a black desse Steelseries, mas deve ser diferença de lote, pois parece ser o mesmo modelo de switch. Algumas teclas é suave, outras duras e algumas raspam. Se não trocarem, acha que vale a pena trocar os switches?
 
:bwahaha:


Pode crer, tem coisas que chegam a irritar. Estava vendo alguns videos relacionados e é comum algumas teclas darem esses tipos de problemas. Quem sabe mexer é mais fácil do que depender de rma. O meu Steelseries o Caps Lock esta fazendo esse "tuimm" (igual ao vídeo) parece que a mola esta prestes a estourar. Vou ver se troco, o problema é que comprei na Mouse.com e ele não querem dar garantia, e como eles não mandaram nota fiscal, não sei como vai ser.


Se ainda tivesse esse teclado seu pra vender, eu acho que pegava. Mas não a black, pegaria a brown ou a red. A black do G1 é mais suave que a black desse Steelseries, mas deve ser diferença de lote, pois parece ser o mesmo modelo de switch. Algumas teclas é suave, outras duras e algumas raspam. Se não trocarem, acha que vale a pena trocar os switches?


Pra quem já soldou alguma vez na vida trocar um switch não é tão difícil, ter algumas ferramentas como sugador de solda e um multímetro ajudam bastante em algumas tarefas, talvez pedir emprestado caso não os tenha.


Se não quiser lidar com a parte "eletrônica" por assim dizer dá pra desmontar o teclado e levar numa eletrônica, o rapaz vai fazer na hora pra você, só levar o switch extra e mostrar qual switch pra dessoldar, ele faz lá mesmo na sua frente, não deve ficar caro pelo serviço não pois é algo bem simples.


Agora ao "problema" do barulho: pesquisei bastante sobre isso, dá pra achar como o termo "keyboard ping", esse problema geralmente vem da placa de metal que fica dentro do teclado que acaba ressoando com a mola de dentro do switch. No meu G1 por exemplo esse barulho não acontece, mas eu reparei que a placa de metal dele é dobrada nas pontas, o que dá mais estabilidade pra ela não vibrar, a do Trigger não tem essa dobra nas pontas. Existem sim relatos desse barulho aparecendo em teclados que não tem essa placa de metal também, mas são só teclados com switches mais pesados (Clears, Greens ou mesmo Blacks) então acho difícil esse ser um problema apenas do switch.


Algumas formas de resolver o problema quando ele é generalizado no teclado inteiro é de colocar uma espuma entre a PCB e a placa de metal e entre as partes plasticas do case dele. Naquele primeiro vídeo o cara fez algo parecido, só para aquele switch, dessoldou e soldou ele de novo e resolveu o problema do barulho, dá pra ver aqui. Nesse caso nem precisou de um outro novo.




Agora ter paciência ou não pra fazer isso, só você vai poder saber, o serviço é relativamente simples de fazer com boas ferramentas, mas pode se preparar pra perder umas 2 horas mais ou menos considerando que vai fazer as coisas com cautela da primeira vez pra não quebrar nada. Depois que se pega a prática, fica bem mais rápido.

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Vi na sua assinatura e resolvi ler.

Tive uma ideia com isso, meu Trigger esta com os botões um pouco desgastados talvez eu consiga achar um teclado mecanico quebrado em bom estado para usar as teclas, porque não encontro Backlight e as translucidas que são feias saem quase 200 reais para imprtar fora o imposto o que torna inviavel.

:seferrou: Desculpa eu não ter visto o post antes mas acho que sua dúvida já foi meio que sanada lá no guia do teclado mecânico.

Dependendo das teclas que você gostaria de substituir, os sets que você postou lá cobrem apenas certas teclas. Digo isso porque o teclado é composto de 4 linhas principais de tamanhos de keycaps, cada uma delas tem uma angulação específica para tornar o teclado mais ergonômico então por exemplo a angulação as teclas QWER é diferente das ZXCV. No caso o set que postou ele tem possibilidade de substituir 4 teclas da linha QWER, que acho que é sua intenção mesmo, agora se for pra substituir o WASD ele não vai servir.:cereal:
 
Última edição:
Caramba amigo você mitou nessa heim, excelente iniciativa, muito inteligente da sua parte. Parabéns.
 
Pra quem já soldou alguma vez na vida trocar um switch não é tão difícil, ter algumas ferramentas como sugador de solda e um multímetro ajudam bastante em algumas tarefas, talvez pedir emprestado caso não os tenha.


Se não quiser lidar com a parte "eletrônica" por assim dizer dá pra desmontar o teclado e levar numa eletrônica, o rapaz vai fazer na hora pra você, só levar o switch extra e mostrar qual switch pra dessoldar, ele faz lá mesmo na sua frente, não deve ficar caro pelo serviço não pois é algo bem simples.


Agora ao "problema" do barulho: pesquisei bastante sobre isso, dá pra achar como o termo "keyboard ping", esse problema geralmente vem da placa de metal que fica dentro do teclado que acaba ressoando com a mola de dentro do switch. No meu G1 por exemplo esse barulho não acontece, mas eu reparei que a placa de metal dele é dobrada nas pontas, o que dá mais estabilidade pra ela não vibrar, a do Trigger não tem essa dobra nas pontas. Existem sim relatos desse barulho aparecendo em teclados que não tem essa placa de metal também, mas são só teclados com switches mais pesados (Clears, Greens ou mesmo Blacks) então acho difícil esse ser um problema apenas do switch.


Algumas formas de resolver o problema quando ele é generalizado no teclado inteiro é de colocar uma espuma entre a PCB e a placa de metal e entre as partes plasticas do case dele. Naquele primeiro vídeo o cara fez algo parecido, só para aquele switch, dessoldou e soldou ele de novo e resolveu o problema do barulho, dá pra ver aqui. Nesse caso nem precisou de um outro novo.




Agora ter paciência ou não pra fazer isso, só você vai poder saber, o serviço é relativamente simples de fazer com boas ferramentas, mas pode se preparar pra perder umas 2 horas mais ou menos considerando que vai fazer as coisas com cautela da primeira vez pra não quebrar nada. Depois que se pega a prática, fica bem mais rápido.

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:seferrou: Desculpa eu não ter visto o post antes mas acho que sua dúvida já foi meio que sanada lá no guia do teclado mecânico.

Dependendo das teclas que você gostaria de substituir, os sets que você postou lá cobrem apenas certas teclas. Digo isso porque o teclado é composto de 4 linhas principais de tamanhos de keycaps, cada uma delas tem uma angulação específica para tornar o teclado mais ergonômico então por exemplo a angulação as teclas QWER é diferente das ZXCV. No caso o set que postou ele tem possibilidade de substituir 4 teclas da linha QWER, que acho que é sua intenção mesmo, agora se for pra substituir o WASD ele não vai servir.:cereal:

Esta falando do set translucido, nossa achei que dava pra substituir a maioria das teclas. Iria deixar no caso poucas originais a ideia seria de quando a impressão estivesse sumindo ir substituindo.

Acho que nunca mais compro um Teclado mecanico ABNT2 vou tentar sempre pegar um ANSI ou coisa do tipo.

Deixa eu fazer outra pergunta pra você, você chegou a remover todas as teclas? Como eu removo essa Barra de Espaço do Trigger?

Deve ter alguma tinta que pegue nela, eu pintaria de preto a barra de espaço sabe qual tinta pega melhor nas teclas?
 
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Esta falando do set translucido, nossa achei que dava pra substituir a maioria das teclas. Iria deixar no caso poucas originais a ideia seria de quando a impressão estivesse sumindo ir substituindo.

Acho que nunca mais compro um Teclado mecanico ABNT2 vou tentar sempre pegar um ANSI ou coisa do tipo.

Deixa eu fazer outra pergunta pra você, você chegou a remover todas as teclas? Como eu removo essa Barra de Espaço do Trigger?

Deve ter alguma tinta que pegue nela, eu pintaria de preto a barra de espaço sabe qual tinta pega melhor nas teclas?

ABNT é complicado mesmo de trocar as teclas, só pedindo para as empresas daqui mesmo. Pra remover a barra de espaço, tire as duas teclas ALT que ficam ao lado dela, vai facilitar bastante. Depois basta empurrá-la com os dedos para cima, com os dedos nas duas extremidades da tecla. Vai aumentando a força devagar, ela vai estar bem presa, mas com paciência ela sai. Olha esse video aqui como exemplo, vai pra 5:40, o seu vai ser igual.

Quanto a tinta não sei te dizer, tem que tomar cuidado pois algumas tintas podem ser abrasivas ao plástico, tem que ver direitinho, pergunta lá no guia, talvez alguém saiba te dizer melhor.
 
ABNT é complicado mesmo de trocar as teclas, só pedindo para as empresas daqui mesmo. Pra remover a barra de espaço, tire as duas teclas ALT que ficam ao lado dela, vai facilitar bastante. Depois basta empurrá-la com os dedos para cima, com os dedos nas duas extremidades da tecla. Vai aumentando a força devagar, ela vai estar bem presa, mas com paciência ela sai. Olha esse video aqui como exemplo, vai pra 5:40, o seu vai ser igual.

Quanto a tinta não sei te dizer, tem que tomar cuidado pois algumas tintas podem ser abrasivas ao plástico, tem que ver direitinho, pergunta lá no guia, talvez alguém saiba te dizer melhor.

Você tem aquele puxador ou você tirou as teclas na mão que nem o cara do video?
 
Você tem aquele puxador ou você tirou as teclas na mão que nem o cara do video?

Eu tenho o puller que veio com meu Quickfire, mas para as teclas um pouco maiores como o ALT ele não serve, daí acabo usando um que fiz com 2 clipes pra facilitar. No caso da barra de espaço tudo bem tirar ela com a mão, desde que você faça a mesma força dos dois lados.

Exemplo pra fazer um keycap puller simples (esse vai ajudar com os ALTs e se quiser faça 2 desses pra tirar o espaço usando um em cada ponta, faça a mesma força nos 2 lados:

kcp.gif
 
Eu tenho o puller que veio com meu Quickfire, mas para as teclas um pouco maiores como o ALT ele não serve, daí acabo usando um que fiz com 2 clipes pra facilitar. No caso da barra de espaço tudo bem tirar ela com a mão, desde que você faça a mesma força dos dois lados.

Exemplo pra fazer um keycap puller simples (esse vai ajudar com os ALTs e se quiser faça 2 desses pra tirar o espaço usando um em cada ponta, faça a mesma força nos 2 lados:

http://www.deckkeyboards.com/images/content/kcp.gif

Esse é aquele clipe gingante certo? Acho que clipe tem em 3 tamanhos, vou fazer pra tirar a barra os alts e tirar na mão a barra de espaço parece mais seguro.
 
Parabéns, mesmo não entendendo nada de eletrônica ou teclados adorei ler a sua odisseia. Eu já tive alguns dias assim, com outras coisas, de ficar um tempão atrás até fazer funcionar. Daora mesmo! :joia:
 

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