Boas galera, quero compartilhar com a comunidade todo o processo que realizei para poder recuperar esse teclado, CM Storm Trigger ABNT. Esse "guia" pode ser seguido por aqueles que possuem o teclado com o mesmo tipo de defeito que já não esteja mais na garantia e que possa ao menos ser feito como medida de "última instância" antes de declarar o teclado como totalmente inválido e encaminhá-lo para o ferro velho. No processo gastei cerca de 4 a 5 horas, não tive pressa pra fazer e aconselho que se forem tentar também não tenham.
O processo exige paciência e um bocado de tempo, se estiver disposto a fazê-lo pode ser muito recompensador como foi no meu caso, e talvez seja solução para muitos que acreditam ter seu Trigger (sem o Z) está com "problemas na controladora" (algo muito comum nesse modelo em específico), assim como eu também havia presumido, mas resolvi fuçar nele e com meu conhecimento de eletrônica (que não tem nada de muito especial devo admitir) fui capaz de identificar o problema e resolvê-lo com sucesso.
Sem mais delongas eis aqui meu processo de raciocínio, os passos que tomei e os resultados que obtive:
Fui apresentado pelo amigo Fairchild aqui do fórum mesmo (ao qual sou muito grato) a um anúncio na OLX de teclados usados. Nesse o anunciante queria R$100 pelo que seria um CM Trigger ABNT (isso mesmo, Trigger puro, uma raridade) pois o mesmo já não funcionava mais. O dono alegava que as luzes (Num Lock, Caps e Scroll Lock) acendiam todas porém não respondia, disse que isso aconteceu "do nada" e que já havia passado o tempo da garantia. Sendo assim imaginei que seria um teclado com seu tempo de uso, com marcas e desgastes naturais, etc. Haviam fotos originais no anúncio e tudo mais porém em baixa resolução, resolvi arriscar, afinal estava atrás de Cherry switches, R$100 por cerca de 100 desses já me parecia um excelente negócio ainda mais por ter a possibilidade de pegar o produto em mãos.
Ao receber o teclado, que estava em sua caixa original juntamente com todos os acessórios que o acompanham, pude notar que o mesmo foi muito pouco usado, não existiam as características marcas de uso nas teclas mais usadas como Espaço e a letra "A" por exemplo. Não haviam arranhões ou marcas de impacto na carcaça que indicassem algum problema maior e todas as teclas estavam impecáveis, nada de switches ou keycaps quebradas ou prendendo.
O cabo estava em bom estado assim como o descanso para pulso, praticamente sem sinais de que havia sido usado.
Talvez essas características se devam a cobertura emborrachada do teclado, mas posso dizer pelo meu Quickfire Rapid que também a tem que é bem difícil mantê-la totalmente limpa por muito tempo.
Nesse ponto estava procurando, qual terá sido a "pegadinha", onde está a sacada dessa pessoa querer vender um teclado que é tão caro por esse preço. O vendedor me disse que o valor que cobrou serviria pelo menos para ajudá-lo a dar entrada num teclado novo, mesmo assim fiquei com um pé atrás, procurando por alguma coisa que poderia ter arruinado o teclado mesmo estando apenas atrás dos switches dele que já estavam em perfeito estado, conferido na retirada. As teclas todas estavam apertando fluidamente então descartei derramamento de líquidos que fariam as teclas ficar grudando, mas ainda havia a possibilidade de ter sido água pura. Não encontrando nenhum sinal óbvio assumi que seria seguro tentar ligá-lo pra ver o que acontece. Fiz o teste no meu antigo notebook, baixei os drivers e tudo, porém ao conectá-lo tudo o que aparecia era "Dispositivo USB não foi reconhecido" e acendiam as 3 luzes (Num, Caps, Scroll) e ficava nisso e teclado não respondia, sinal claro de problemas na controladora.
Conectei e tirei várias vezes (em alguns tutoriais que vi isso resolveu), reiniciei algumas vezes, reinstalei o programa da CM, mas o teclado só ficava nisso. E foi o fato de não ter nenhuma marca aparente de danos por fora que me moveu a me esforçar em saber qual é o problema original do teclado, intenção que não tinha anteriormente visto que só tinha olhos para os switches em bom estado.
Comecei o processo de desmontagem, de cara já pude ver que o selo foi rompido então os componentes internos até onde eu sei poderiam estar todos bagunçados.
Achei uma imagem que o próprio wetto, especialista em teclados de plantão aqui do fórum, havia postado mas o que encontrei parece ter sido uma imagem de um modelo diferente (US talvez), pois procurei os parafusos embaixo dos pés de borracha indicados nela e não os encontrei. Dei uma espiada em todos os pés até finalmente encontrar os dois parafusos restantes, achei um pouco estranho mas diferenças em lotes são o que não falta em produtos assim. No meu caso se localizam nessas posições:
Tirando os parafusos comecei a desencaixar o chassi de plástico do mesmo e foi quando percebi pequenas marcas nas laterais, como se tivessem sido forçadas para abrir. Isso me fez suspeitar que quem quer que tenha tentado mexer no teclado não conseguiu abrí-lo por completo, pois a cola dos pés que tive de tirar estavam intactas. Pude notar essas marcas dos dois lados. Será que realmente tinham conseguido abrir?
Continuei o processo usando um cartão como ajuda. Ao desmontar completamente pude perceber que as preguinhas plásticas das laterais do teclado estavam em seu limite, com marcas visíveis, provavelmente fruto da tentativa frustrada anterior, as outras no entanto estavam em bom estado.
Ao checar o interior do teclado, por hora pude reparar que estava tudo em ordem. Não haviam marcas de derramamento de líquidos, placa queimada ou tostada nem nada do tipo.
Desconectei a placa com o hub USB com muito cuidado pois o cabo "flat" e os respectivos pinos na placa são extremamente frágeis, torci para que estivessem intactos, não é difícil que alguém ao tentar reconectar o cabo acaba por entortar tais pinos, o que faz da vida basicamente um inferno pra tentar recuperar. Estava tudo em ordem e pude proseguir desparafusando ela do case para liberar a PCB principal.
Ao virar a PCB, na parte onde ficam as soldas pude reparar que havia bastante marcas de resíduo do processo de soldagem, o que é perfeitamente normal e não atrapalha em nada, mas achei um tanto esquisito pois não tinha visto tais sinais em PCBs desse modelo pela internet. Aproposito de cara já pude notar que é um modelo único feito para o mercado brasileiro, não existem os "buracos genéricos" que existem nas PCBs que são vendidas em vários países o que permite o fabricante economizar ao usar diferentes layouts na mesma placa. Isso em si já levantou algumas perguntas de quem realmente a fabricou, mas isso já é outro assunto.
Vistoriei cada ponto de solda na placa com cuidado procurando por soldas refeitas, mas tudo que encontrei foram soldas razoavelmente boas e uns dois pontos que precisaram de "refill" por um humano, ambos pertencentes a leds na placa. Em geral me pareceu em bom estado apesar de ficar um pouco aquém das PCBs que já vi da Costar.
Ao não encontrar nada de chamativo, nesse ponto minha intenção era de dar uma geral na PCB, limpar ela e seus componentes com álcool isopropílico 99,8% e ver se isso dá um "refresh" nela para tirar possíveis pontos de curto as vezes causados por poeira ou sujeira que poderiam estar fazendo a placa não funcionar corretamente. Quando fui separar a controladora que fica em cima das setas direcionais do teclado tive que tirar as keycaps ao redor para facilitar meu trabalho.
Controladora em detalhe, sem sinais de algo errado:
Eis que ao fazer isso percebi que o Enter e o Backspace usam estabilizadores da Cherry. ??? Não conheço esse teclado, posso estar falando bobeira mas isso me deixou meio confuso, um teclado feito pela Costar com estabilizadores da Cherry? Ao menos pra mim isso pareceu muito esquisito. De qualquer forma retirei a controladora e dei um trato nela e em todo resto com um pincel para retirar a sujeira superficial e depois com álcool para uma limpeza mais a fundo.
Feito isso coloquei os componentes novamente em seus lugares, sem parafusar nem nada montei mais ou menos só para ver se teria resultados diferentes dos anteriores, e foi o que aconteceu.
Quando liguei o teclado passou a iniciar o processo de instalação de drivers novamente, os 3 leds que antes permaneciam eternamente acessos agora piscaram e ficou só o Num Lock ligado. O driver instalou com sucesso, quer dizer não apresentou erro de "desconhecido".
Tentei atuar no teclado apertando as teclas mas nada acontecia, ao fazer isso obviamente o teclado se moveu um pouco e a mini-PCB que tem o Hub USB também pois estava solta, o que fez os três leds do teclado piscarem várias vezes e o computador fazia sons como se tivesse plugando e desplugando, já era alguma coisa.
Percebendo isso eu mexi especificamente no tal cabo flat que ligava as duas placas e percebi que sempre que mexia ele piscava os leds Num lock, Caps e Scroll e o dispositivo parecia ser desconectado e conectado novamente no Windows.
Concluí que se tratava de um mal contato no cabo. Desliguei o teclado e tirei o cabo das suas extremidades, examinei os pinos em ambas as placas e estavam OK, segui para testar o cabo flat fio a fio com o multímetro para checar se o cabo em si não estava quebrado em algum ponto. Todos os fios conduziam eletricidade corretamente então voltei com o cabo pro lugar e liguei o teclado novamente... Mesmo resultado...
Desconectei o teclado mais uma vez e fiz o teste diretamente nos contados das placas para checar a continuidade com o cabo flat conectado, percebi que haviam três com funcionamento errático, não estavam conduzindo bem. Desliguei tudo e analisei bem os contatos em ambos os lados, parecia tudo certo.
A única coisa que poderia causar tal comportamento seria se a parte de conexão entre os pinos e o cabo (o conector em si) estivesse com mal contato, já que o fio estava perfeito.
Numa tentativa final "desmontei" o cabo flat nas duas pontas (um lado de cada vez para não perder a ordem dos fios) e ao tirá-los do conector percebi que as presilhas metálicas minúsculas estavam meio abertas demais pois o cabo quando em sua posição normal fica bem deformado, isso acaba tensionando os conectores pois quando montadas, as duas placas ficam muito próximas.
Presilhas em detalhe:
Usando cuidadosamente uma pinça, apertei o encaixe metálico para que ao conectar o cabo ficasse bem mais firme, assim garantido um contato melhor. Deu bastante trabalho, e me custou quase uma hora mas consegui, logo testei-o novamente para garantir que nenhum dos fios tenha se quebrado no processo, estavam todos OK. Liguei o cabo novamente nas duas placas, dessa vez com certa dificuldade porque ficou bem justo, essa era a ideia.
Quando liguei novamente o teclado, voilá... foi reconhecido pelo Windows e não ficou desconectando mesmo eu mexendo no cabinho recém operado, isso comprovou que ele estava mesmo com mal contato. Isso já era uma grande vitória!
As teclas não digitavam nada, apenas o Num lock ficou aceso mas ele não respondia ao pressioná-lo, parecia tudo certo mas o teclado ainda não funcionou. Depois de quase um minuto o Windows lançou uma mensagem para reiniciar o sistema (provavelmente causada pela instalação do driver), já estava perdendo as esperanças. Pensei: "Ah mas que bobeira, reiniciar o computador por causa de um teclado, deve ter bugado o driver ou coisa assim". Quando fui cancelar a mensagem, sem querer apertei pra reiniciar e na minha ignorância acabei fazendo algo certo.
No processo de boot eu reparei que as luzes na região do Num lock piscavam como um teclado normal faria, quando voltou ao Windows... não é que o teclado funcionou?
Fiz alguns testes e todas as teclas pareciam estar funcionando, dessa vez o software da CM detectou o teclado e fez o reconhecimento dos profiles do teclado e tudo. Parece que eu tinha um teclado funcional, não me entendam mal, eu já estava bastante feliz, mas a backlight não acendeu.
Nesse ponto qualquer um teria aceitado o destino fechado o teclado e ficado muito feliz, mas mesmo eu não dando a mínima pra iluminação (digito sem precisar olhar) não fiquei contente. Parecia que alguma coisa ainda estava faltando pra ser arrumada mas não sabia o que era... Com ele ligado eu fiquei quase uns 20 minutos tentando ligar os leds, apertando o botão correspondente, pesquisando na internet pra ver como fazê-los funcionar e tentando imaginar o que poderia ser... pensei mil coisas, capacitores ruins, solda fria, trilha quebrada... todos seriam muito difíceis de diagnosticar para meu nível de conhecimento em eletrônica que dirá reparar...
Nesse ponto já tinha quase desistido de fazer ele retornar seu funcionamento 100%. Desconectei ele do notebook de testes e vendo que não teria problemas com a porta USB torrando, já podia colocá-lo no meu PC pra ver se estava consistente e se continuaria funcionando normal. Não é que o desgramado ligou a backlight!!!!! Santa ignorância...
Fiz o teste dos diversos modos de iluminação e aparentemente tudo funciona as mil maravilhas. O problema dele não ter acendido de primeira parecia ser apenas o fato de ter que desconectar e conectar o teclado novamente para ele se auto-configurar (ou sei lá). Agora sim pude montá-lo com um sorriso bem grande no rosto por ter conseguido fazê-lo funcionar (o que pra mim vale mais que o teclado em si). Fiquei muito satisfeito com o resultado de todo esse esforço, cerca de 4-5 horas de trabalho duro, finalmente. Por ironia do destino acabei fazendo isso no feriado de páscoa... o que acabou sendo um verdadeiro RENASCIMENTO!!!
Depois de todo trabalho pude admirar o fruto de meu trabalho remontado e pronto:
De qualquer forma sou muito grato ao amigo Fairchild sem o qual não teria tido acesso a oferta que me levou a praticamente "ganhar" um teclado novo. Muito obrigado mesmo!!!
Quanto a meus planos de usar os switches dele para outro projeto... Como ele é ABNT, tem uma tecla de Windows funcional no lado esquerdo e é programável, ele ocupará o lugar do meu teclado principal Meka G1 enquanto faço o mod nele (G1) para ter a tecla Windows do lado esquerdo. Quando terminar decidirei o que fazer, vamos ver se me acostumo e acabo gostando.
Aos que tiveram a paciência de ler até o final digo que sintam-se livres para comentar, dar dicas ou apontar erros (ou absurdos) no post, afinal estamos todos aqui para aprender. Espero com isso poder ajudar alguém ou que no mínimo tenha valor de entretenimento para os que gostam de detalhes do funcionamento dos teclados. Me pergunto se outros Triggers que deram problema podem ser reparados dessa forma também...
O processo exige paciência e um bocado de tempo, se estiver disposto a fazê-lo pode ser muito recompensador como foi no meu caso, e talvez seja solução para muitos que acreditam ter seu Trigger (sem o Z) está com "problemas na controladora" (algo muito comum nesse modelo em específico), assim como eu também havia presumido, mas resolvi fuçar nele e com meu conhecimento de eletrônica (que não tem nada de muito especial devo admitir) fui capaz de identificar o problema e resolvê-lo com sucesso.
Sem mais delongas eis aqui meu processo de raciocínio, os passos que tomei e os resultados que obtive:
Fui apresentado pelo amigo Fairchild aqui do fórum mesmo (ao qual sou muito grato) a um anúncio na OLX de teclados usados. Nesse o anunciante queria R$100 pelo que seria um CM Trigger ABNT (isso mesmo, Trigger puro, uma raridade) pois o mesmo já não funcionava mais. O dono alegava que as luzes (Num Lock, Caps e Scroll Lock) acendiam todas porém não respondia, disse que isso aconteceu "do nada" e que já havia passado o tempo da garantia. Sendo assim imaginei que seria um teclado com seu tempo de uso, com marcas e desgastes naturais, etc. Haviam fotos originais no anúncio e tudo mais porém em baixa resolução, resolvi arriscar, afinal estava atrás de Cherry switches, R$100 por cerca de 100 desses já me parecia um excelente negócio ainda mais por ter a possibilidade de pegar o produto em mãos.
Ao receber o teclado, que estava em sua caixa original juntamente com todos os acessórios que o acompanham, pude notar que o mesmo foi muito pouco usado, não existiam as características marcas de uso nas teclas mais usadas como Espaço e a letra "A" por exemplo. Não haviam arranhões ou marcas de impacto na carcaça que indicassem algum problema maior e todas as teclas estavam impecáveis, nada de switches ou keycaps quebradas ou prendendo.
O cabo estava em bom estado assim como o descanso para pulso, praticamente sem sinais de que havia sido usado.
Talvez essas características se devam a cobertura emborrachada do teclado, mas posso dizer pelo meu Quickfire Rapid que também a tem que é bem difícil mantê-la totalmente limpa por muito tempo.
Nesse ponto estava procurando, qual terá sido a "pegadinha", onde está a sacada dessa pessoa querer vender um teclado que é tão caro por esse preço. O vendedor me disse que o valor que cobrou serviria pelo menos para ajudá-lo a dar entrada num teclado novo, mesmo assim fiquei com um pé atrás, procurando por alguma coisa que poderia ter arruinado o teclado mesmo estando apenas atrás dos switches dele que já estavam em perfeito estado, conferido na retirada. As teclas todas estavam apertando fluidamente então descartei derramamento de líquidos que fariam as teclas ficar grudando, mas ainda havia a possibilidade de ter sido água pura. Não encontrando nenhum sinal óbvio assumi que seria seguro tentar ligá-lo pra ver o que acontece. Fiz o teste no meu antigo notebook, baixei os drivers e tudo, porém ao conectá-lo tudo o que aparecia era "Dispositivo USB não foi reconhecido" e acendiam as 3 luzes (Num, Caps, Scroll) e ficava nisso e teclado não respondia, sinal claro de problemas na controladora.
Conectei e tirei várias vezes (em alguns tutoriais que vi isso resolveu), reiniciei algumas vezes, reinstalei o programa da CM, mas o teclado só ficava nisso. E foi o fato de não ter nenhuma marca aparente de danos por fora que me moveu a me esforçar em saber qual é o problema original do teclado, intenção que não tinha anteriormente visto que só tinha olhos para os switches em bom estado.
Comecei o processo de desmontagem, de cara já pude ver que o selo foi rompido então os componentes internos até onde eu sei poderiam estar todos bagunçados.
Achei uma imagem que o próprio wetto, especialista em teclados de plantão aqui do fórum, havia postado mas o que encontrei parece ter sido uma imagem de um modelo diferente (US talvez), pois procurei os parafusos embaixo dos pés de borracha indicados nela e não os encontrei. Dei uma espiada em todos os pés até finalmente encontrar os dois parafusos restantes, achei um pouco estranho mas diferenças em lotes são o que não falta em produtos assim. No meu caso se localizam nessas posições:
Tirando os parafusos comecei a desencaixar o chassi de plástico do mesmo e foi quando percebi pequenas marcas nas laterais, como se tivessem sido forçadas para abrir. Isso me fez suspeitar que quem quer que tenha tentado mexer no teclado não conseguiu abrí-lo por completo, pois a cola dos pés que tive de tirar estavam intactas. Pude notar essas marcas dos dois lados. Será que realmente tinham conseguido abrir?
Continuei o processo usando um cartão como ajuda. Ao desmontar completamente pude perceber que as preguinhas plásticas das laterais do teclado estavam em seu limite, com marcas visíveis, provavelmente fruto da tentativa frustrada anterior, as outras no entanto estavam em bom estado.
Ao checar o interior do teclado, por hora pude reparar que estava tudo em ordem. Não haviam marcas de derramamento de líquidos, placa queimada ou tostada nem nada do tipo.
Desconectei a placa com o hub USB com muito cuidado pois o cabo "flat" e os respectivos pinos na placa são extremamente frágeis, torci para que estivessem intactos, não é difícil que alguém ao tentar reconectar o cabo acaba por entortar tais pinos, o que faz da vida basicamente um inferno pra tentar recuperar. Estava tudo em ordem e pude proseguir desparafusando ela do case para liberar a PCB principal.
Ao virar a PCB, na parte onde ficam as soldas pude reparar que havia bastante marcas de resíduo do processo de soldagem, o que é perfeitamente normal e não atrapalha em nada, mas achei um tanto esquisito pois não tinha visto tais sinais em PCBs desse modelo pela internet. Aproposito de cara já pude notar que é um modelo único feito para o mercado brasileiro, não existem os "buracos genéricos" que existem nas PCBs que são vendidas em vários países o que permite o fabricante economizar ao usar diferentes layouts na mesma placa. Isso em si já levantou algumas perguntas de quem realmente a fabricou, mas isso já é outro assunto.
Vistoriei cada ponto de solda na placa com cuidado procurando por soldas refeitas, mas tudo que encontrei foram soldas razoavelmente boas e uns dois pontos que precisaram de "refill" por um humano, ambos pertencentes a leds na placa. Em geral me pareceu em bom estado apesar de ficar um pouco aquém das PCBs que já vi da Costar.
Ao não encontrar nada de chamativo, nesse ponto minha intenção era de dar uma geral na PCB, limpar ela e seus componentes com álcool isopropílico 99,8% e ver se isso dá um "refresh" nela para tirar possíveis pontos de curto as vezes causados por poeira ou sujeira que poderiam estar fazendo a placa não funcionar corretamente. Quando fui separar a controladora que fica em cima das setas direcionais do teclado tive que tirar as keycaps ao redor para facilitar meu trabalho.
Controladora em detalhe, sem sinais de algo errado:
Eis que ao fazer isso percebi que o Enter e o Backspace usam estabilizadores da Cherry. ??? Não conheço esse teclado, posso estar falando bobeira mas isso me deixou meio confuso, um teclado feito pela Costar com estabilizadores da Cherry? Ao menos pra mim isso pareceu muito esquisito. De qualquer forma retirei a controladora e dei um trato nela e em todo resto com um pincel para retirar a sujeira superficial e depois com álcool para uma limpeza mais a fundo.
Feito isso coloquei os componentes novamente em seus lugares, sem parafusar nem nada montei mais ou menos só para ver se teria resultados diferentes dos anteriores, e foi o que aconteceu.
Quando liguei o teclado passou a iniciar o processo de instalação de drivers novamente, os 3 leds que antes permaneciam eternamente acessos agora piscaram e ficou só o Num Lock ligado. O driver instalou com sucesso, quer dizer não apresentou erro de "desconhecido".
Tentei atuar no teclado apertando as teclas mas nada acontecia, ao fazer isso obviamente o teclado se moveu um pouco e a mini-PCB que tem o Hub USB também pois estava solta, o que fez os três leds do teclado piscarem várias vezes e o computador fazia sons como se tivesse plugando e desplugando, já era alguma coisa.
Percebendo isso eu mexi especificamente no tal cabo flat que ligava as duas placas e percebi que sempre que mexia ele piscava os leds Num lock, Caps e Scroll e o dispositivo parecia ser desconectado e conectado novamente no Windows.
Concluí que se tratava de um mal contato no cabo. Desliguei o teclado e tirei o cabo das suas extremidades, examinei os pinos em ambas as placas e estavam OK, segui para testar o cabo flat fio a fio com o multímetro para checar se o cabo em si não estava quebrado em algum ponto. Todos os fios conduziam eletricidade corretamente então voltei com o cabo pro lugar e liguei o teclado novamente... Mesmo resultado...
Desconectei o teclado mais uma vez e fiz o teste diretamente nos contados das placas para checar a continuidade com o cabo flat conectado, percebi que haviam três com funcionamento errático, não estavam conduzindo bem. Desliguei tudo e analisei bem os contatos em ambos os lados, parecia tudo certo.
A única coisa que poderia causar tal comportamento seria se a parte de conexão entre os pinos e o cabo (o conector em si) estivesse com mal contato, já que o fio estava perfeito.
Numa tentativa final "desmontei" o cabo flat nas duas pontas (um lado de cada vez para não perder a ordem dos fios) e ao tirá-los do conector percebi que as presilhas metálicas minúsculas estavam meio abertas demais pois o cabo quando em sua posição normal fica bem deformado, isso acaba tensionando os conectores pois quando montadas, as duas placas ficam muito próximas.
Presilhas em detalhe:
Usando cuidadosamente uma pinça, apertei o encaixe metálico para que ao conectar o cabo ficasse bem mais firme, assim garantido um contato melhor. Deu bastante trabalho, e me custou quase uma hora mas consegui, logo testei-o novamente para garantir que nenhum dos fios tenha se quebrado no processo, estavam todos OK. Liguei o cabo novamente nas duas placas, dessa vez com certa dificuldade porque ficou bem justo, essa era a ideia.
Quando liguei novamente o teclado, voilá... foi reconhecido pelo Windows e não ficou desconectando mesmo eu mexendo no cabinho recém operado, isso comprovou que ele estava mesmo com mal contato. Isso já era uma grande vitória!
As teclas não digitavam nada, apenas o Num lock ficou aceso mas ele não respondia ao pressioná-lo, parecia tudo certo mas o teclado ainda não funcionou. Depois de quase um minuto o Windows lançou uma mensagem para reiniciar o sistema (provavelmente causada pela instalação do driver), já estava perdendo as esperanças. Pensei: "Ah mas que bobeira, reiniciar o computador por causa de um teclado, deve ter bugado o driver ou coisa assim". Quando fui cancelar a mensagem, sem querer apertei pra reiniciar e na minha ignorância acabei fazendo algo certo.
No processo de boot eu reparei que as luzes na região do Num lock piscavam como um teclado normal faria, quando voltou ao Windows... não é que o teclado funcionou?
Fiz alguns testes e todas as teclas pareciam estar funcionando, dessa vez o software da CM detectou o teclado e fez o reconhecimento dos profiles do teclado e tudo. Parece que eu tinha um teclado funcional, não me entendam mal, eu já estava bastante feliz, mas a backlight não acendeu.
Nesse ponto qualquer um teria aceitado o destino fechado o teclado e ficado muito feliz, mas mesmo eu não dando a mínima pra iluminação (digito sem precisar olhar) não fiquei contente. Parecia que alguma coisa ainda estava faltando pra ser arrumada mas não sabia o que era... Com ele ligado eu fiquei quase uns 20 minutos tentando ligar os leds, apertando o botão correspondente, pesquisando na internet pra ver como fazê-los funcionar e tentando imaginar o que poderia ser... pensei mil coisas, capacitores ruins, solda fria, trilha quebrada... todos seriam muito difíceis de diagnosticar para meu nível de conhecimento em eletrônica que dirá reparar...
Nesse ponto já tinha quase desistido de fazer ele retornar seu funcionamento 100%. Desconectei ele do notebook de testes e vendo que não teria problemas com a porta USB torrando, já podia colocá-lo no meu PC pra ver se estava consistente e se continuaria funcionando normal. Não é que o desgramado ligou a backlight!!!!! Santa ignorância...
Fiz o teste dos diversos modos de iluminação e aparentemente tudo funciona as mil maravilhas. O problema dele não ter acendido de primeira parecia ser apenas o fato de ter que desconectar e conectar o teclado novamente para ele se auto-configurar (ou sei lá). Agora sim pude montá-lo com um sorriso bem grande no rosto por ter conseguido fazê-lo funcionar (o que pra mim vale mais que o teclado em si). Fiquei muito satisfeito com o resultado de todo esse esforço, cerca de 4-5 horas de trabalho duro, finalmente. Por ironia do destino acabei fazendo isso no feriado de páscoa... o que acabou sendo um verdadeiro RENASCIMENTO!!!
Depois de todo trabalho pude admirar o fruto de meu trabalho remontado e pronto:
De qualquer forma sou muito grato ao amigo Fairchild sem o qual não teria tido acesso a oferta que me levou a praticamente "ganhar" um teclado novo. Muito obrigado mesmo!!!
Quanto a meus planos de usar os switches dele para outro projeto... Como ele é ABNT, tem uma tecla de Windows funcional no lado esquerdo e é programável, ele ocupará o lugar do meu teclado principal Meka G1 enquanto faço o mod nele (G1) para ter a tecla Windows do lado esquerdo. Quando terminar decidirei o que fazer, vamos ver se me acostumo e acabo gostando.
Aos que tiveram a paciência de ler até o final digo que sintam-se livres para comentar, dar dicas ou apontar erros (ou absurdos) no post, afinal estamos todos aqui para aprender. Espero com isso poder ajudar alguém ou que no mínimo tenha valor de entretenimento para os que gostam de detalhes do funcionamento dos teclados. Me pergunto se outros Triggers que deram problema podem ser reparados dessa forma também...
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