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Mod Switches Cherry MX e compatíveis

nickssc

know-it-all Member
Registrado
Boas galera! Aproveitando que vou ter de modificar uns switches vou aproveitar para fazer um "how to" de como alterar os switches Cherry de um teclado mecânico para atender a suas necessidades. Nesse mod serão usados switches de dois teclados: Quickfire Rapid com MX Blues e Cougar Attack 2 com MX Black. A intenção é trocar as peças internas para efetivamente criar um Cherry MX Red e como subproduto Cherry MX Green, mais detalhes a seguir...

Os switches Cherry e seus clones são compostos por várias peças e a maioria delas é idêntica entre as diversas cores diferentes. Apenas duas peças mudam para compor todos switches disponíveis, estas são o Stem:
CNUEhmq.jpg


e a mola:
3dRaytS.jpg




Dito isso é possível fazer diferentes combinações dessas duas peças principais para de fato construir outros switches, sejam eles lineares, tácteis ou com "click" audível, basta escolher uma combinação de molas e de
Stems.

Nos modelos padrão de switches Cherry existem alguns tipos diferentes de pesos de molas, mas os mais conhecidos são dois: as molas mais leves usadas nos Cherry Blue, Red e Brown (que são muito similares senão as mesmas) e as molas pesadas usadas nas variedades Black e Green (também muito similares tanto em peso quanto em numero de voltas).

Sabendo disso se por ventura tiver disponíveis dois switches diferentes e quiser montar um novo switch que você ainda não têm para testar como seria, isso é possível, exige um pouco de paciência e bastante tempo porém é possível. No meu caso estarei usando Blues e Blacks para fazer "Reds" e "Greens". Mãos à obra. :isso:


Esses serão os teclados doadores dos switches, hoje farei dez switches de cada por enquanto:

WkgoGdR.jpg





As teclas "G#" do CA2 serão retiradas mais duas teclas de controle de volume, do Quickfire será tirado o Esc e a linha dos "Fs" até o F10, exceto o F9 pois ele tem um led (que não vou tirar por enquanto).

Decidi começar pelo CA2 que já tinha tirado as keycaps, fiz a desmontagem e essa é a visão dos switches que serão retirados:
N2dikXU.jpg




Com um pouco de prática eles pularam fora rapidinho:

l2F3g9u.jpg


n9dc5CK.jpg




Ops, talvez rápido demais! Bom eu queria tirar esse extra só para usar como calibragem para eu saber qual era o peso original, foi tudo planejado certo? Certo? :risos: É pelo jeito vou usar mesmo como medida de comparação agora que já está fora. :facepalm:

Vez do Quicifire.

ronn2vc.jpg




Esses serão removidos:

Tu6YI4I.jpg


SQNd3hQ.jpg



Demorou um pouco mais pois estava com mais solda, o CA2 só de esquentar as pontas a solda já se condensava e saía de todo o conector indo parar reunida próximo à ponta do soldador, um sinal de pouquíssima solda aplicada, esses modelos podem ter problemas sérios de solda quebrando...


Finalmente à parte interessante, todos os switches estão soltos, agora precisamos abrí-los.

54QNT0B.jpg





Na parte de baixo dos switches ficam visíveis as quatro travinhas que prendem ele fechado.

Ju1QTo1.jpg



Dá pra tentar abrir uma por uma com uma chave de fenda bem fina e pequena e ir segurando o switch pelas bordas mas é muito mais demorado, acabei "desenvolvendo" uma ferramenta que facilita bastante o trabalho:

CYLGKCa.jpg



É apenas um clip entortado no tamanho certinho que fica entre duas travinhas e as pontas eu martelei para que ficassem mais finas, com isso é só colocar elas nas travinhas e empurrar para fora segurando o switch com a outra mão, depois é só tirar o outro lado. É importante que o tempo todo esteja segurando firme o switch pois se soltar as quatro travas e não estiver ele vai acabar voando por causa da força da mola comprimida e é possível de perder alguma coisa.

WYUsmxY.jpg




Vou aproveitar a oportunidade e fazer a lubrificação dos switches, um pincel mais fino é recomendado mas esse vai servir, o conteúdo do pote é silicone líquido lubrificante. Se for fazer o mesmo manere bastante, bem pouquinho já é suficiente.

O procedimento de troca é bem simples para transformar esse switch, os Reds são compostos de uma mola leve (que está presente no Blue e Brown) e um Stem Linear assim como o Black, e o Green é composto de uma mola pesada assim como a do Black e um Stem com uma peça branca para dar o "click" exatamente como o do Blue.

Nesse caso então basta trocar as molas e pronto!

Antes: ----------------------------------------------------------------------------------->>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Depois:


LVuSXMU.jpg
bAKb6K2.jpg



Fora o trabalho de passar o silicone, isso realmente demorou bastante e exigiu paciência, não recomendo tocar nas partes metálicas para evitar corrosão portanto usei uma pinça para segurar a mola. Para fazer esse procedimento eu segui esse tutorial aqui, nele é mostrado onde são os principais pontos de contato dentro do switch para poder amenizar a famosa sensação de switches secos e raspando.



Para ter uma ideia ficou mais ou menos assim (difícil de pegar na câmera):

YssMcaj.jpg
PiSdm9C.jpg




Tudo pronto!

C5XEROK.jpg



É isso, agora os switches que tem o Stem azul fiz uma marcação para não confundí-los e saber que são mais pesados ou "Greens" e os que tem o stem preto são agora efetivamente "Reds". Depois de feito as alterações, usei meu arduino para fazer o teste, pelo menos 500 pressionadas em cada um, felizmente todos funcionaram muito bem, ficaram bem macios e estão prontos para serem colocados nos teclados.

mubHrQr.jpg




Esses "Reds" serão vendidos para o amigo @IceD2012 e vou ficar com os "Greens". Esse foi o motivo de eu ter comprado teclados com Blues e com Blacks já que aqui no Brasil não há Greens à venda, a intenção é popular o Quickfire com eles, vão sobrar muito mais "Reds" de onde esses vieram os quais ainda não tenho o que fazer já que não gosto de switches leves.
 
Última edição:
Bacana o tópico. Eu já postei algumas modificações por aqui, mas a galera não tem interesse nisso. Alguns acham que isso estraga o teclado...
 
Bacana o tópico. Eu já postei algumas modificações por aqui, mas a galera não tem interesse nisso. Alguns acham que isso estraga o teclado...

Hehe realmente, mas eu acho que é mais questão de desmistificar... É difícil de encontrar tutoriais que falam desse tipo de mod em português, e pra quem está chegando nessa onda acaba parecendo algo muito difícil ou a pessoa realmente fica com receio justamente pelo quanto pagou pelo teclado. Uma vez trazido de forma compreensível e mais simples acaba atraindo pessoas iniciantes a tentar também. Ao menos essa é a intenção desse post, mostrar que não é lá um bixo de sete cabeças.

Tem alguns outros posts que gostaria de fazer de mods relativamente simples porém que podem transformar a usabilidade dos teclados mecânicos e torná-los bem versáteis, um dos quais é a modificação da backplate desse Quickfire aí para ele aceitar troca de switches sem precisar dessoldar tudo.
 
Hehe realmente, mas eu acho que é mais questão de desmistificar... É difícil de encontrar tutoriais que falam desse tipo de mod em português, e pra quem está chegando nessa onda acaba parecendo algo muito difícil ou a pessoa realmente fica com receio justamente pelo quanto pagou pelo teclado. Uma vez trazido de forma compreensível e mais simples acaba atraindo pessoas iniciantes a tentar também. Ao menos essa é a intenção desse post, mostrar que não é lá um bixo de sete cabeças.

Tem alguns outros posts que gostaria de fazer de mods relativamente simples porém que podem transformar a usabilidade dos teclados mecânicos e torná-los bem versáteis, um dos quais é a modificação da backplate desse Quickfire aí para ele aceitar troca de switches sem precisar dessoldar tudo.
Moddar o backplate? Esquece. :haha: O jeito é comprar o projeto pronto (GH e deskthority).

Tenho aqui ainda um Filco TKL sem case e um case acrílico 60% com Ergo Clears e estabilizadores Cherry, mas o PCB nunca chegou. :mesa: Acabei perdendo a vontade.

Segue o tópico do meu QFR: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-abnt-branco-perolizado-com-mx-clears.476484/
 
Moddar o backplate? Esquece. :haha: O jeito é comprar o projeto pronto (GH e deskthority).

Tenho aqui ainda um Filco TKL sem case e um case acrílico 60% com Ergo Clears e estabilizadores Cherry, mas o PCB nunca chegou. :mesa: Acabei perdendo a vontade.

Segue o tópico do meu QFR: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-abnt-branco-perolizado-com-mx-clears.476484/

:mother: Ficou muito maneiro seu Quickfire, pena que eu cheguei "tarde para a festa" na época o pessoal parecia bem animado com essas coisas.

Quanto à modificação, de fato pra ficar um negócio bonito e todo certinho é melhor mesmo fazer a importação dos kits, mas sabe como é, pra tudo que se faz direito, quando não dá você arruma um jeito! Essas alterações que mencionei tem a intenção de usar os recursos escassos que temos por aqui para poder adicionar essas funcionalidades sem ter que recorrer a fontes pré-prontas (esses 'Greens' que fiz são um exemplo). É sem dúvida muito mais trabalhoso de fazer e haja paciência mas eu me divirto bastante com esses projetos e acho que conseguirei alcançar um resultado satisfatório. Apesar que todos esses teclados que tenho hoje só servirão para um propósito que é dar luz ao meu teclado custom, é o que dizem se não existe então alguém tem que fazer. :haha3:

Ora se a PCB não chegou porque não faz uma? :br: Pode dar trabalho mas não é tão difícil quanto parece especialmente se tratando de um 60% que tem bem menos teclas.
 
Moddar o backplate? Esquece. :haha: O jeito é comprar o projeto pronto (GH e deskthority).

Tenho aqui ainda um Filco TKL sem case e um case acrílico 60% com Ergo Clears e estabilizadores Cherry, mas o PCB nunca chegou. :mesa: Acabei perdendo a vontade.

Segue o tópico do meu QFR: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-abnt-branco-perolizado-com-mx-clears.476484/

Smeagol, que tinta usou para pintar o case desse seu quickfire aí? Estou com um teclado alps antigo que estou reformando de pouquinho em pouquinho (dessoldar, lubrificar e entortar as molinhas do switch é uma desgraça). O case dele estava muito amarelado, e mesmo fazendo retrobright não ficou muito bom. Clareou bastante, mas o plástico ficou danificado, com uma textura meio farelenta e bem áspera.
Acho que vou pintar então, mas não sei que material usar.
 
Smeagol, que tinta usou para pintar o case desse seu quickfire aí? Estou com um teclado alps antigo que estou reformando de pouquinho em pouquinho (dessoldar, lubrificar e entortar as molinhas do switch é uma desgraça). O case dele estava muito amarelado, e mesmo fazendo retrobright não ficou muito bom. Clareou bastante, mas o plástico ficou danificado, com uma textura meio farelenta e bem áspera.
Acho que vou pintar então, mas não sei que material usar.
Levei num pintor de motos. Os caras estão acostumados a pintar peças plásticas. Mas pelo que entendi, ele lixou (lixa bem fina, 600-1500), passou o selador para plástico (primer), a tinta e envernizou.

Não queria o verniz, pois queria a peça fosca. Mas sem o verniz, além de sujar e riscar facilmente a pintura, não teria esse efeito perolizado. Tinha a opção de verniz fosco, mas eu não iria gastar R$60 numa lata só pro cara fazer isso e depois ficar com esse verniz parado. :haha:
 
Adicionando ao tópico uma pequena lista de lugares onde se pode importar molas para switches cherry, sem que se precise sacrificar switches só para isso:

http://www.originativeco.com/collections/accessories/products/springs?variant=1311415468
http://zealpc.net/collections/accessories/products/18k-gold-plated-springs-100pcs
http://www.ukkeycaps.co.uk/product/...erry-mx-switches-various-pack-sizes-available
https://mechanicalkeyboards.com/shop/index.php?l=product_list&c=42
http://aliexpress.com/store/product...-45G-60G-62G-67G-150G/914660_32499622296.html


Levei num pintor de motos. Os caras estão acostumados a pintar peças plásticas. Mas pelo que entendi, ele lixou (lixa bem fina, 600-1500), passou o selador para plástico (primer), a tinta e envernizou.

Não queria o verniz, pois queria a peça fosca. Mas sem o verniz, além de sujar e riscar facilmente a pintura, não teria esse efeito perolizado. Tinha a opção de verniz fosco, mas eu não iria gastar R$60 numa lata só pro cara fazer isso e depois ficar com esse verniz parado. :haha:

Terminei de pintar o meu. Duas mãos de primer, depois pintei com spray branco fosco e por fim verniz spray fosco também. Não lixei na hora que apliquei o primer, então ficou com uma texturinha legal.
O resultado foi melhor do que o esperado, de olho até parece que é a cor de fábrica do plástico. Só esse verniz que não "enverniza" muito, gastei a lata toda e ainda assim fica um tanto áspero ao toque, talvez por ser fosco tenha também essa característica. Mas parece que ficou bem resistente, definitivamente mais do que meu keycool que também veio com o case pintado de branco de fábrica e arranha atoa.

CameraZOOM-20151125182259792.jpg

CameraZOOM-20151125182326231.jpg
 
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Adicionando ao tópico uma pequena lista de lugares onde se pode importar molas para switches cherry, sem que se precise sacrificar switches só para isso:

http://www.originativeco.com/collections/accessories/products/springs?variant=1311415468
http://zealpc.net/collections/accessories/products/18k-gold-plated-springs-100pcs
http://www.ukkeycaps.co.uk/product/...erry-mx-switches-various-pack-sizes-available
https://mechanicalkeyboards.com/shop/index.php?l=product_list&c=42
http://aliexpress.com/store/product...-45G-60G-62G-67G-150G/914660_32499622296.html




Terminei de pintar o meu. Duas mãos de primer, depois pintei com spray branco fosco e por fim verniz spray fosco também. Não lixei na hora que apliquei o primer, então ficou com uma texturinha legal.
O resultado foi melhor do que o esperado, de olho até parece que é a cor de fábrica do plástico. Só esse verniz que não "enverniza" muito, gastei a lata toda e ainda assim fica um tanto áspero ao toque, talvez por ser fosco tenha também essa característica. Mas parece que ficou bem resistente, definitivamente mais do que meu keycool que também veio com o case pintado de branco de fábrica e arranha atoa.

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CameraZOOM-20151125182326231.jpg


:magico:

Bacana é pouco, tenho algumas intenções de pintar cases também, já aprendi bastante com esses resultados. Valeu pela contribuição dos sites de molas, com certeza vale a pena conferir pra não ficar brincando de dança das cadeiras com os switches. :forever:
 
Muito bom cara, voce vende ele?
 
Prezado, tudo bem?

Agradeço pela excelente postagem. Tenho um CM Quickfire Rapid com MX Blue, que está a cerca de 2 anos sem uso. Vou realizar o procedimento, conforme os passos do tutorial. Já tentei remover o cover de um switch, e reparei que será necessário montar a ferramenta com dois clipes. Vou procurar o silicone líquido, e comprar um pequeno pincel para realizar o procedimento. Vi na web que algumas fabricantes recomendam o limpa contatos. Vou comprar o spray pra remover algum ponto de oxidação (caso exista),

Voltarei aqui, quando realizar o processo,

Atenciosamente,
 
Prezado, tudo bem?

Agradeço pela excelente postagem. Tenho um CM Quickfire Rapid com MX Blue, que está a cerca de 2 anos sem uso. Vou realizar o procedimento, conforme os passos do tutorial. Já tentei remover o cover de um switch, e reparei que será necessário montar a ferramenta com dois clipes. Vou procurar o silicone líquido, e comprar um pequeno pincel para realizar o procedimento. Vi na web que algumas fabricantes recomendam o limpa contatos. Vou comprar o spray pra remover algum ponto de oxidação (caso exista),

Voltarei aqui, quando realizar o processo,

Atenciosamente,
Descrição perfeita do procedimento, e ainda fará melhor que eu demonstrei ao limpar eles com limpa-contatos antes, excelente. Aliás isso me lembra de uma dica que caso exceda um pouco no uso do lubrificante, o álcool ou limpa-contatos ajuda a remover o excesso, especialmente se tratando de blues. Alguns eu removi o click sem querer por aplicar demais, e com o uso deles é possível retornar ao estado inicial com cliques bem definidos novamente.

Por favor reporte sim como ficar o resultado e se não for pedir muito com algumas imagens, sempre é de ajuda àqueles que querem tentar o procedimento.

Obrigado.
 

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