• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como convencer o amigo que a terra não é quadrada?

mrxcs

Li 205 Mesh
Registrado
Tenho que amigo, já é adulto, 27 anos e Analista de Sistema.

O pai começou com essa história de que a terra é quadrada, e pensei eu "não é possível que alguém pense assim". No começo ele duvidava do pai, depois começou a ver um vídeos de "cientistas brasileiros" começou a contar a mesma história pra gente.

Depois de um tempo, depois de obvias falhas nessa teoria, ele mudou, e começou a falar que a terra não era quadrada, mais era plana arredondada, como um cobertor em cima de uma bola.

Hoje saiu a noticia do Space X e eu mandei pra ele. Segue o Print abaixo:

Zcqh7pW.png


Já tentei de tudo, ele ignora qualquer fonte oficial, e só considera verdade essas "fontes fidedignas" dele.

O que eu faço?

Edit:

Já mandei link de como o GPS funciona, estação espacial, luz da terra, tudo que depende de a terra ser redonda.
Mandei até link ao vivo da NASA, arrumando um satélite.
Agora eu falo ele fica bravo.
E fala pra ir ver vídeos de um Youtuber brasileiro, que se diz cientista.
Como pode?
 
Última edição:
O melhor é você nem perder tempo tentando convencer ele, se o cara leva a sério um canal maluco igual desse suposto cientista ele vai negar qualquer prova que você jogar na cara dele.
 
Tem um cara no meu trampo que também acha que a terra é plana :bwahaha:

E pior, ele diz que "acima" do céu é tudo água, como se o céu fosse um vidro :nps:
 
Cara, como falaram, larga isso, não se estressa com isso. Eu no maximo argumento uma vez, se vejo que a pessoa não quer sair do mundinho dela, esqueço. É uma pena por ser seu amigo, mas burrice é algo que pode vim de qualquer um.
 
@vito92 @winderson @rodrigofariasximenes @|Danilo|
Pra fim de história, a discussão durou uns 30 min. E no fim quando todos os argumentos deles foram quebrados ele apelo pra religião, ps. ele se tornou evangélico depois que o pai dele também se tornou.

Minha teoria, ele fez uma teoria muito louca na cabeça dele de como a terra funciona, e relacionou a Deus, tipo mitologia grega. Ai ele abrir mão dessa teoria é igual abrir mão da religião dele.

Ele disse pra mim estudar, por que ele tinha estudado, e todos os cientistas estão errados, e que ele não tem culpa de ser mais inteligente que todo mundo. LEMBRANDO uma marmanjo de 27 anos com curso superior!!

Eu perguntei,:

"Qual chance de uma coisa que foi comprava em 330 A.C.
Que toda nossa tecnologia se baseia, o GPS que seu celular está usando nesse momento. Em que a humanidade teve 2347 anos pra provar ao contrário.
Qual chance em 2300 anos TODOS os cientistas estarem errado, mais consequentemente todos seus cálculos funcionarem em GPS, aviões, telescopios, etc.
Mais um garoto do Itaim Paulista, que viu e leu artigos e Youtube na net por algumas horas estar correto."

Foi ai que ele colocou religião no meio, falou que Deus fez assim. Ai eu quitei.


615d17c2-a056-4b28-98d1-3e79b3b488be
yYt3RbW.png
 
Última edição:
Eu acho que teoria da conspiração é tipo um vicio.
O seu premio é ser mais inteligente (supostamente) que o resto da população que acredita em algo chato, sem graça, igual a todo mundo.

Na pratica, só te torna mais burro, e motivo da piada.

Voce nao vai convencer ele, ele se acha mais inteligente que voce e todos cientistas.
E sim, ele, e o canal que ele falou (Ciencia de Verdade) sao religiosos, e nao vao abrir mao disto.
Nao tem como voce competir com ele, o canal e o pai dele kkk.

Eu acho isso engraçado, o problema é quando um idiota desses chega ao poder, ou em posição de enganar as massas.
 
Eu ainda tenho plena convicção que 99% desses caras que compactuam com a ideia de a Terra ser plana são simplesmente trolls. Eu mesmo já entrei em umas discussões como "defensor" da teorias só pra analisar o nível de sagacidade da galera. O problema é que uma hora cansa curtir a trollada instrospectivamente hahaha. Hoje em dia acho que essas "trolladas" prejudicam mais do que passam apenas por diversão idiota, porque muitas crianças ou mesmo adultos em transição dessa simples base científica podem não saber diferenciar ciência de crença, e porque não, maluquice.

Quanto à esse canal do Youtube, cara, eu considero qualquer tipo de censura ruim, mas p... m..., alguém explode aquele ser ou tira ele do ar. É muita imbecilidade vomitada por segundo... vergonha alheia total meter a cara e dizer tanta asneira assim. Fico imaginando aquele ser um dia entrar em órbita e ver a magnitude da vergonha que passou. Mas como dizem, melhor não zoar muito... vai que é doença.
 
Uma coisa é ser ignorante por falta de oportunidades, o que é compreensível.

Mas ser ignorante por teimosia, orgulho, é motivo mais do que suficiente pra se afastar da pessoa.

Exato!

Por isso, nós nos afastamos de você.
 
Você não precisa convencer o seu amigo.

Não é sua função nem obrigação. Se a pessoa é estúpida para acreditar em Terra plana, contos-de-fada, comunismo e outras bobagens, ela não vai ser convencida a não ser que ela tenha dúvidas das próprias convicções e esteja em busca de sabedoria, caso contrário é um exercício de perda de tempo.
 
Toda a regra tem suas excessões.
 
Se quiser e se teu amigo tiver humildade intelectual, te provo em poucas linhas que a terra é redonda e você encaminha pra ele.
Posso até pegar um exemplo simples e prático: se um engenheiro fizer o projeto de uma estrada acima de 100km DESCONSIDERANDO a curvatura da terra, a estrada (de concreto, não essas porcarias que vemos por aqui) terá problemas sérios.

Ou também dá pra colocar a demonstração teórica.. a questão é o que o caboclo consegue entender. Às vezes não vale a pena, é como dar ouro aos porcos.

Ele domina um mínimo de demonstrações matemáticas e/ou cálculos de projeto?

Pode escolher a base de cálculo:
a) Georreferenciamento geodésico (ou análogo, pode ser pelo até pelo SIRGAS);
b) Informações espaciais gerais, com base em topografia/topologia;
c) Projetos de engenharia civil que tem curvatura da terra como parâmetros de cálculo (pra provar por construção matemática);

Infelizmente não dá pra provar por indução..

Mas se o cara discordar, com a prova por pura construção matemática nas mãos dele, tá provado que ele é limitado intelectualmente.
Dá também pra provar por reductio ad absurdum de uma maneira muito fácil..

Mas novamente, qual a chance do cara ter qualquer base matemática pra entender?
 
Acho que encontrei seu amigo comentando no g1.

rZrlVrL.jpg

Não é ele, mas fico impressionado como tantas pessoas conseguem viver com pensando de Idade Média.

Antes eu achava que era só apresentar um fato incontestavelmente pra convencer uma pessoa, mas as pessoas são capaz de acreditar tão cegamente que ignoram qualquer racionalidade, mesmo tendo a capacidade de entender.
 
Credo, parece esquerdista debatendo.
 
Não é ele, mas fico impressionado como tantas pessoas conseguem viver com pensando de Idade Média.

Antes eu achava que era só apresentar um fato incontestavelmente pra convencer uma pessoa, mas as pessoas são capaz de acreditar tão cegamente que ignoram qualquer racionalidade, mesmo tendo a capacidade de entender.

O que ele fala de imagens como essa:

ISS-42_Earth_view.jpg
 
O que ele fala de imagens como essa:

ISS-42_Earth_view.jpg

Não só ti falo como ti mostro:

59jAXTx.png


Ele acha que um fato cientifico comprovado há 2.317 anos é equivalente a opinião dele. Porque ele "estudou" em um vídeo no Youtube.
 
Não só ti falo como ti mostro:

59jAXTx.png


Ele acha que um fato cientifico comprovado há 2.317 anos é equivalente a opinião dele. Porque ele "estudou" em um vídeo no Youtube.

Engraçado, que eu saiba o cristianismo não diz que a terra é quadrada ou plana.

Seu amigo sabe que a terra é redonda, mas deve pensar que concordar com a ciência é discordar da sua própria fé.

Não é a ignorância proveniente da falta de conhecimento, talvez um pouco, é sobretudo a ignorância baseada em convicções.
 
Engraçado, que eu saiba o cristianismo não diz que a terra é quadrada ou plana.

Seu amigo sabe que a terra é redonda, mas deve pensar que concordar com a ciência é discordar da sua própria fé.

Não é a ignorância proveniente da falta de conhecimento, talvez um pouco, é sobretudo a ignorância baseada em convicções.

Exatamente. O moleque é inteligente, não é burro. Por isso estranhei ele ignorar completamente fatos. Até que ele entrou em religião, como cara lá em cima falou o canal que ele me recomendou também é evangélico, então eles devem ter feito aquela lavagem cerebral tipica de religião agora misturando com pseudo ciência.

lwyZDbp.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo