[AJUDA] Como proteger o PC da Maresia

Há algum tempo venho pesquisando sobre a questão da umidade/maresia e vou dar meu pitaco aqui de acordo com tudo que li e experimentei até agora. Em primeiro lugar, devemos ter no ambiente onde fica o computador um termohigrômetro ou umidostato, que é um aparelho relativamente barato, essencial para você monitorar a umidade e ter uma real dimensão do problema. Então das duas uma: ou você controla a umidade com o ar condicionado (de olho no umidostato o tempo todo) ou com um desumidificador de ambientes (nesse caso, ele já tem umidostato e vc não precisaria comprar um). Eu estou usando o ar condicionado, mas no inverno, ele não é tão eficiente e o melhor que consigo aqui é manter a umidade da sala do PC entre 55 e 65%, mas ainda assim, considero muito úmido, por isso estou pensando em comprar um desumidificador, que além de ser mais eficiente e capaz de manter a umidade entre 40-50%, o desumidificador gasta menos energia que o ar condicionado. O problema é o custo, a partir de R$ 2 mil.
E não, esses desumidificadores pequenos e populares de R$ 500 não servem para ambientes, apenas para armários. Também imagino que sílica gel e produtos afins, mesmo dentro do gabinete não vão fazer qualquer diferença, porque de todo modo, os coolers jogam ar úmido para dentro e não tem sílica gel que resolva isso.

Os produtos sprays que os colegas indicaram parecem fazer sentido e ter mais eficiência que sílica gel, mas acho que não substituem a solução definitiva que é controlar a umidade do ar e, infelizmente, isso tem um custo. Não tem jeito, quem mora em locais úmidos precisa controlar a umidade do ar se quiser conservar seus bens, principalmente o computador.
Caro, já até havia comprado um termohigrômetro e já está na minha cidade. Meu gabinete tem bastantes pacotes de sílica em gel e estava cogitando comprar algum spray indicado. Mas agora estou bastante desanimado em saber que a sílica não tem tanto funcionalidade =/
 
Caro, já até havia comprado um termohigrômetro e já está na minha cidade. Meu gabinete tem bastantes pacotes de sílica em gel e estava cogitando comprar algum spray indicado. Mas agora estou bastante desanimado em saber que a sílica não tem tanto funcionalidade =/
Sim amigo, a sílica gel pode funcionar se for dentro de uma caixa que fica guardada ou dentro daquela gaveta que você só abre de vez em quando, mas não serve para nada em locais onde há constante troca de ar com o ambiente. O mesmo se aplica a outros produtos anti-mofo que absorvem umidade do ar.

Aproveito para fazer mais dois adendos:
1) Muito cuidado com esses sprays, saiba exatamente o composição do produto e o que você está fazendo. Tive uma experiência que não tem muito a ver mas serve de alerta: outro dia passei silicone spray na minha bike para proteger após a lavagem. Depois fui pedalar e o velocímetro não estava funcionando. Demorei um tempo para perceber o que aconteceu - vapores do spray espirraram na área metálica onde os pinos do velocímetro se conectam com a base dele, criando uma película de isolamento e isso impediu a passagem de dados. Só voltou a funcionar depois que limpei muito bem os contatos metálicos com álcool isopropílico. Imagina se passa um spray desse na placa mãe, as gotículas que entrarem nos slots ou portas são suficientes para fazer uma camada de isolamento e impedir o funcionamento das peças conectadas. Não quero nem pensar na dificuldade que vai ser limpar esses slots por dentro, se é que vai conseguir

2) Ao usar o ar condicionado para desumidificar no inverno, o higrômetro é imprescindível para monitorar a umidade. Isso porque o ar desliga o compressor muito rápido no frio, mas continua jogando ar de fora para dentro e em questão de minutos volta toda a umidade que foi retirada. O que eu faço aqui é, ligo o ar, assim que o compressor desliga, eu desligo o aparelho. Espero alguns minutos e ligo novamente, no modo conforto para forçar o compressor a ligar, quando desliga o compressor eu desligo e assim sucessivamente até chegar no % de umidade que desejo. Daí recomeço tudo de novo quando sobe a 65%
 
Sim amigo, a sílica gel pode funcionar se for dentro de uma caixa que fica guardada ou dentro daquela gaveta que você só abre de vez em quando, mas não serve para nada em locais onde há constante troca de ar com o ambiente. O mesmo se aplica a outros produtos anti-mofo que absorvem umidade do ar.

Aproveito para fazer mais dois adendos:
1) Muito cuidado com esses sprays, saiba exatamente o composição do produto e o que você está fazendo. Tive uma experiência que não tem muito a ver mas serve de alerta: outro dia passei silicone spray na minha bike para proteger após a lavagem. Depois fui pedalar e o velocímetro não estava funcionando. Demorei um tempo para perceber o que aconteceu - vapores do spray espirraram na área metálica onde os pinos do velocímetro se conectam com a base dele, criando uma película de isolamento e isso impediu a passagem de dados. Só voltou a funcionar depois que limpei muito bem os contatos metálicos com álcool isopropílico. Imagina se passa um spray desse na placa mãe, as gotículas que entrarem nos slots ou portas são suficientes para fazer uma camada de isolamento e impedir o funcionamento das peças conectadas. Não quero nem pensar na dificuldade que vai ser limpar esses slots por dentro, se é que vai conseguir

2) Ao usar o ar condicionado para desumidificar no inverno, o higrômetro é imprescindível para monitorar a umidade. Isso porque o ar desliga o compressor muito rápido no frio, mas continua jogando ar de fora para dentro e em questão de minutos volta toda a umidade que foi retirada. O que eu faço aqui é, ligo o ar, assim que o compressor desliga, eu desligo o aparelho. Espero alguns minutos e ligo novamente, no modo conforto para forçar o compressor a ligar, quando desliga o compressor eu desligo e assim sucessivamente até chegar no % de umidade que desejo. Daí recomeço tudo de novo quando sobe a 65%
No meu caso está fora de questão o AC, vide que moro em casa sem forramento (só telhado mesmo) e numa cidade litorânea com bastante umidade (em dias de chuva você percebe o piso e paredes soando. Ahhhh, to num beco sem saída.
 
No meu caso está fora de questão o AC, vide que moro em casa sem forramento (só telhado mesmo) e numa cidade litorânea com bastante umidade (em dias de chuva você percebe o piso e paredes soando. Ahhhh, to num beco sem saída.
Minha região também é úmida, mas eu reservei um quarto para ser home office, que é o único com ar condicionado, então, mesmo com esse aborrecimento de ficar monitorando a umidade, consigo preservar meus equipamentos (uso para trabalho, então não posso arriscar).
E casa sem forro? Aí nem desumidificador dá jeito para você, certeza. Ou vai ter que mudar de casa ou reformar essa, pelo menos na sala do computador. Se não, vai ter que trocar de PC com muita frequência, ou pior ainda, de repente dar algum problema e perder dados importantes. Não tá sem saída, só tem que decidir o que você prefere, gastar adequando o ambiente ou trocar de PC todo ano + se expor aos riscos dele falhar a qualquer momento?
Morar na praia ou no mato, implica em, além de perder algumas comodidades da cidade grande, ter custo adicional controlando temperatura e umidade do ar, principalmente se usa o PC para ganhar a vida.
 
Depois de achar esse tópico por acaso e ver tanto lixo de pseudo entendidos no assunto de corrosão, resolvo escrever aqui pra que os próximos que acharem este tópico não caiam nos contos e historinhas com supostos produtos mágicos.

Falando do processo de oxidação em si, este independe de umidade. A corrosão vai acontecer com ou sem umidade. A questão aqui é que com umidade, há a formação de íons. Estes, por sua vez, facilitam a condução de elétrons. E a oxidação é justamente a perda de elétrons de um elemento para outro. Quem perde, oxida. Quem ganha, reduz.

Ler que "o capacitor perde elétrons e por isso as placas oxidam" é o exemplo de burrice neste tópico. Todo capacitor, independente da sua aplicação, tem a função de ganhar e perder carga, ou seja, elétrons. E não será ele que causará a oxidação dos demais componentes eletrônicos no seu PC. Se fosse assim, qualquer circuito eletrônico com capacitor iria oxidar, independente de onde estivesse.

Existem duas formas de prevenir a oxidação em qualquer material: a proteção passiva, ou seja, impedindo o contato direto do agente oxidante com o agente redutor; e a proteção ativa, que utiliza de métodos como metais de sacrifício ou vapores para que o agente oxidante reaja com estes invés de reagir com o agente redutor.


• Proteção Passiva

Dentro desta esfera, boa parte dos circuitos eletrônicos de placas já possuem na maior parte da sua área um verniz que é capaz de isolar os metais que compõem trilhas, ilhas e terminais. Para os pontos expostos,carcaças, soldas não resinadas ou qualquer outro elemento que se queira proteger, basta utilizar qualquer produto que isola o material em si do contato direto com o ar. Neste ponto, não é necessário comprar lubrificante de aviação a 80 reais por lata quando o bom e velho WD-40 faz o serviço pela metade do preço. E não, não existe produto para evitar corrosão que regenere trilhas e componentes oxidados.

Qualquer produto não condutor servirá muito bem. Tudo vai depender da volatilidade e viscosidade do produto, vista que ele poderá evaporar ou escorrer. Quanto mais viscoso e menos volátil, melhor. Muitas pessoas aqui afirmarão sobre o acúmulo de poeira neste tipo de produto. Entretanto, é justamente essa poeira (que pode ser o agente oxidante) que entraria em contato com o componente que você quer proteger. Não existe almoço grátis.

Pintar a estrutura do seu gabinete e manter uma camada de proteção nos pontos que não foram possíveis de pintar e nos pontos de material exposto (sem resina, sem verniz, etc) dos eletrônicos, vai ajudar a manter o PC protegido.

Por fim, não esquecer que deve ser realizada manutenção preventiva sempre. Limpar o PC regularmente, incluindo limpeza química (álcool isopropílico, por exemplo) e aplicando novamente um produto para proteção, e a identificação prévia de quaisquer pontos de corrosão quando estes aparecem é que irá ajudar a manter o PC funcional.


• Proteção Ativa

Particularmente nunca vi a utilização de ânodos de sacrifício (proteção catódica) em um PC. Normalmente é utilizado em locais onde há grande necessidade de proteção de um material (cascos de navios; o datacenter de suporte da Petrobras localizado em Macaé-RJ também conta com ânodos de sacrifício nas ventilações) devido ao alto custo. Emissores de vapor também podem ser utilizados. São eficazes, porém com custo relativamente alto, e devem ser trocados uma vez ao ano. Um inibidor de corrosão deste tipo não sai por menos de R$150 por unidade, e geralmente os fornecedores vendem pacotes com no mínimo 10 unidades (este fato pode variar de acordo com a época que você ler isso). Se você se juntar com alguns amigos, talvez seja viável.

Sobre estes últimos, conheço (e recomendo) as marcas Cortec e Zerust. Ambas são amplamente utilizadas em plataformas de petróleo (ambiente onde eu trabalho) para evitar a corrosão de painéis elétricos e eletrônicos.



Por fim, independente da forma que adotar (ou puder pagar), sempre faça manutenção preventiva regularmente.
 
Oi,

SkinCast

o que você quis dizer com "Pintar a estrutura do seu gabinete e manter uma camada de proteção nos pontos que não foram possíveis de pintar e nos pontos de material exposto (sem resina, sem verniz, etc) dos eletrônicos, vai ajudar a manter o PC protegido." ?

Pintar com que tipo de tinta? Você poderia ir mais a fundo nisso?
 
Depois de achar esse tópico por acaso e ver tanto lixo de pseudo entendidos no assunto de corrosão, resolvo escrever aqui pra que os próximos que acharem este tópico não caiam nos contos e historinhas com supostos produtos mágicos.

Falando do processo de oxidação em si, este independe de umidade. A corrosão vai acontecer com ou sem umidade. A questão aqui é que com umidade, há a formação de íons. Estes, por sua vez, facilitam a condução de elétrons. E a oxidação é justamente a perda de elétrons de um elemento para outro. Quem perde, oxida. Quem ganha, reduz.

Ler que "o capacitor perde elétrons e por isso as placas oxidam" é o exemplo de burrice neste tópico. Todo capacitor, independente da sua aplicação, tem a função de ganhar e perder carga, ou seja, elétrons. E não será ele que causará a oxidação dos demais componentes eletrônicos no seu PC. Se fosse assim, qualquer circuito eletrônico com capacitor iria oxidar, independente de onde estivesse.

Existem duas formas de prevenir a oxidação em qualquer material: a proteção passiva, ou seja, impedindo o contato direto do agente oxidante com o agente redutor; e a proteção ativa, que utiliza de métodos como metais de sacrifício ou vapores para que o agente oxidante reaja com estes invés de reagir com o agente redutor.


• Proteção Passiva

Dentro desta esfera, boa parte dos circuitos eletrônicos de placas já possuem na maior parte da sua área um verniz que é capaz de isolar os metais que compõem trilhas, ilhas e terminais. Para os pontos expostos,carcaças, soldas não resinadas ou qualquer outro elemento que se queira proteger, basta utilizar qualquer produto que isola o material em si do contato direto com o ar. Neste ponto, não é necessário comprar lubrificante de aviação a 80 reais por lata quando o bom e velho WD-40 faz o serviço pela metade do preço. E não, não existe produto para evitar corrosão que regenere trilhas e componentes oxidados.

Qualquer produto não condutor servirá muito bem. Tudo vai depender da volatilidade e viscosidade do produto, vista que ele poderá evaporar ou escorrer. Quanto mais viscoso e menos volátil, melhor. Muitas pessoas aqui afirmarão sobre o acúmulo de poeira neste tipo de produto. Entretanto, é justamente essa poeira (que pode ser o agente oxidante) que entraria em contato com o componente que você quer proteger. Não existe almoço grátis.

Pintar a estrutura do seu gabinete e manter uma camada de proteção nos pontos que não foram possíveis de pintar e nos pontos de material exposto (sem resina, sem verniz, etc) dos eletrônicos, vai ajudar a manter o PC protegido.

Por fim, não esquecer que deve ser realizada manutenção preventiva sempre. Limpar o PC regularmente, incluindo limpeza química (álcool isopropílico, por exemplo) e aplicando novamente um produto para proteção, e a identificação prévia de quaisquer pontos de corrosão quando estes aparecem é que irá ajudar a manter o PC funcional.


• Proteção Ativa

Particularmente nunca vi a utilização de ânodos de sacrifício (proteção catódica) em um PC. Normalmente é utilizado em locais onde há grande necessidade de proteção de um material (cascos de navios; o datacenter de suporte da Petrobras localizado em Macaé-RJ também conta com ânodos de sacrifício nas ventilações) devido ao alto custo. Emissores de vapor também podem ser utilizados. São eficazes, porém com custo relativamente alto, e devem ser trocados uma vez ao ano. Um inibidor de corrosão deste tipo não sai por menos de R$150 por unidade, e geralmente os fornecedores vendem pacotes com no mínimo 10 unidades (este fato pode variar de acordo com a época que você ler isso). Se você se juntar com alguns amigos, talvez seja viável.

Sobre estes últimos, conheço (e recomendo) as marcas Cortec e Zerust. Ambas são amplamente utilizadas em plataformas de petróleo (ambiente onde eu trabalho) para evitar a corrosão de painéis elétricos e eletrônicos.



Por fim, independente da forma que adotar (ou puder pagar), sempre faça manutenção preventiva regularmente.

Obrigado pela explicação, mas você bem que poderia ser um pouco menos grosso, nem todos tem o estudo ou conhecimento nessa área. O que a gente estava tentando fazer era resolver um problema comum entre a gente.
 
Oi,

SkinCast

o que você quis dizer com "Pintar a estrutura do seu gabinete e manter uma camada de proteção nos pontos que não foram possíveis de pintar e nos pontos de material exposto (sem resina, sem verniz, etc) dos eletrônicos, vai ajudar a manter o PC protegido." ?

Pintar com que tipo de tinta? Você poderia ir mais a fundo nisso?

Sobre a pintura, existem gabinetes mais simples cujas chapas internas não são pintadas. Em outros casos, até mesmo os pontos de fixação de parafusos podem apresentar desgaste na tinta, deixando o material da estrutura exposto. Para todos estes casos, manter todos os pontos pintados ajudará a evitar a corrosão. A resistência (diretamente ligada à qualidade) da tinta é que vai dizer a periodicidade da manutenção preventiva.

Se o orçamento permite, tratar o material do gabinete antes ajudará a ampliar essa periodicidade. Esses tratamentos podem ser desde galvanizadores à frio às bases orgânicas pra revestimento. Por fim, este método é apenas para a 'carcaça' e não para os componentes eletrônicos, e só vai funcionar se não houver oxidação prévia do material. Se tiver, você tem que tratar e remover a corrosão ou início de oxidação antes de aplicar este método.


Obrigado pela explicação, mas você bem que poderia ser um pouco menos grosso, nem todos tem o estudo ou conhecimento nessa área. O que a gente estava tentando fazer era resolver um problema comum entre a gente.

A intenção não foi ser grosso com quem não sabe e procura instrução, e sim com pseudo entendidos que acabam falando o que não sabem e, como consequência, prejudicando os demais que seguem conselhos infundados. Questionar se algo pode ser feito é diferente de afirmar coisas sem sentido.
 
  • Curtir
Reações: c.a
Depois de achar esse tópico por acaso e ver tanto lixo de pseudo entendidos no assunto de corrosão, resolvo escrever aqui pra que os próximos que acharem este tópico não caiam nos contos e historinhas com supostos produtos mágicos.

Falando do processo de oxidação em si, este independe de umidade. A corrosão vai acontecer com ou sem umidade. A questão aqui é que com umidade, há a formação de íons. Estes, por sua vez, facilitam a condução de elétrons. E a oxidação é justamente a perda de elétrons de um elemento para outro. Quem perde, oxida. Quem ganha, reduz.

Ler que "o capacitor perde elétrons e por isso as placas oxidam" é o exemplo de burrice neste tópico. Todo capacitor, independente da sua aplicação, tem a função de ganhar e perder carga, ou seja, elétrons. E não será ele que causará a oxidação dos demais componentes eletrônicos no seu PC. Se fosse assim, qualquer circuito eletrônico com capacitor iria oxidar, independente de onde estivesse.

Existem duas formas de prevenir a oxidação em qualquer material: a proteção passiva, ou seja, impedindo o contato direto do agente oxidante com o agente redutor; e a proteção ativa, que utiliza de métodos como metais de sacrifício ou vapores para que o agente oxidante reaja com estes invés de reagir com o agente redutor.


• Proteção Passiva

Dentro desta esfera, boa parte dos circuitos eletrônicos de placas já possuem na maior parte da sua área um verniz que é capaz de isolar os metais que compõem trilhas, ilhas e terminais. Para os pontos expostos,carcaças, soldas não resinadas ou qualquer outro elemento que se queira proteger, basta utilizar qualquer produto que isola o material em si do contato direto com o ar. Neste ponto, não é necessário comprar lubrificante de aviação a 80 reais por lata quando o bom e velho WD-40 faz o serviço pela metade do preço. E não, não existe produto para evitar corrosão que regenere trilhas e componentes oxidados.

Qualquer produto não condutor servirá muito bem. Tudo vai depender da volatilidade e viscosidade do produto, vista que ele poderá evaporar ou escorrer. Quanto mais viscoso e menos volátil, melhor. Muitas pessoas aqui afirmarão sobre o acúmulo de poeira neste tipo de produto. Entretanto, é justamente essa poeira (que pode ser o agente oxidante) que entraria em contato com o componente que você quer proteger. Não existe almoço grátis.

Pintar a estrutura do seu gabinete e manter uma camada de proteção nos pontos que não foram possíveis de pintar e nos pontos de material exposto (sem resina, sem verniz, etc) dos eletrônicos, vai ajudar a manter o PC protegido.

Por fim, não esquecer que deve ser realizada manutenção preventiva sempre. Limpar o PC regularmente, incluindo limpeza química (álcool isopropílico, por exemplo) e aplicando novamente um produto para proteção, e a identificação prévia de quaisquer pontos de corrosão quando estes aparecem é que irá ajudar a manter o PC funcional.


• Proteção Ativa

Particularmente nunca vi a utilização de ânodos de sacrifício (proteção catódica) em um PC. Normalmente é utilizado em locais onde há grande necessidade de proteção de um material (cascos de navios; o datacenter de suporte da Petrobras localizado em Macaé-RJ também conta com ânodos de sacrifício nas ventilações) devido ao alto custo. Emissores de vapor também podem ser utilizados. São eficazes, porém com custo relativamente alto, e devem ser trocados uma vez ao ano. Um inibidor de corrosão deste tipo não sai por menos de R$150 por unidade, e geralmente os fornecedores vendem pacotes com no mínimo 10 unidades (este fato pode variar de acordo com a época que você ler isso). Se você se juntar com alguns amigos, talvez seja viável.

Sobre estes últimos, conheço (e recomendo) as marcas Cortec e Zerust. Ambas são amplamente utilizadas em plataformas de petróleo (ambiente onde eu trabalho) para evitar a corrosão de painéis elétricos e eletrônicos.



Por fim, independente da forma que adotar (ou puder pagar), sempre faça manutenção preventiva regularmente.
Fiquei uma semana fora a trabalho e quando voltei minha mulher me falou que o gabinete estava dando uns choques. E realmente estava..só que empolgado com a chegada do corrosion x eu desarmei e apliquei na placa sem testar. Acabei espirrando o spray na parte de trás da placa, na parte que fica o CPU e as memórias ram. Quando liguei o pc as luzes de psc (post status Checker) estavam ligadas justamente em Dram e cpu e não ligou. Não deu sinal de mouse nem de teclado. Os leds da memória RAM ligaram e o cooler do cpu ligou também. Desmontei passei limpa contato, mas continuou a mesma coisa. Tô tenso 😔. A placa mãe e a placa de vídeo ainda estão na garantia. Tô com medo de ter dado alguma merda com minhas memórias e o processador. Alguém tem alguma ideia pra ajudar?
 
Fiquei uma semana fora a trabalho e quando voltei minha mulher me falou que o gabinete estava dando uns choques. E realmente estava..só que empolgado com a chegada do corrosion x eu desarmei e apliquei na placa sem testar. Acabei espirrando o spray na parte de trás da placa, na parte que fica o CPU e as memórias ram. Quando liguei o pc as luzes de psc (post status Checker) estavam ligadas justamente em Dram e cpu e não ligou. Não deu sinal de mouse nem de teclado. Os leds da memória RAM ligaram e o cooler do cpu ligou também. Desmontei passei limpa contato, mas continuou a mesma coisa. Tô tenso 😔. A placa mãe e a placa de vídeo ainda estão na garantia. Tô com medo de ter dado alguma merda com minhas memórias e o processador. Alguém tem alguma ideia pra ajudar?
iiii manolo q zica
conte mais por favor, voltou a funcionar?
seu relato pode ser mais útil que as explicações dos elétrons...
eu só gostaria de saber se Corrosion X pode ser aplicado em placas mãe e em quais locais dela
 
Fiquei uma semana fora a trabalho e quando voltei minha mulher me falou que o gabinete estava dando uns choques. E realmente estava..só que empolgado com a chegada do corrosion x eu desarmei e apliquei na placa sem testar. Acabei espirrando o spray na parte de trás da placa, na parte que fica o CPU e as memórias ram. Quando liguei o pc as luzes de psc (post status Checker) estavam ligadas justamente em Dram e cpu e não ligou. Não deu sinal de mouse nem de teclado. Os leds da memória RAM ligaram e o cooler do cpu ligou também. Desmontei passei limpa contato, mas continuou a mesma coisa. Tô tenso 😔. A placa mãe e a placa de vídeo ainda estão na garantia. Tô com medo de ter dado alguma merda com minhas memórias e o processador. Alguém tem alguma ideia pra ajudar?

Há décadas atrás quando surgiu o Corrosion X vi vários desses relatos nos fóruns antigos, como ForumPCs. O grande problema desse produto é que ele isola, então ele pode isolar os pinos do processador, isolador os pinos das memórias, etc. Quando for aplicar é muito importante proteger todos os contatos elétricos para evitar que recebam o produto e acabem criando uma película isolante. Passe bastante limpa contato nos pinos do processador, no socket da placa, no slot da memória, etc.

Para quem tem computador próximo ao mar é fundamental tentar manter o sistema rodando passivo na maior parte do tempo para reduzir fluxo de ar. É melhor que ele opere mais quente com baixo fluxo de ar do que opere frio com grande volume de ar. E quem aplica silicone, WD, Corrosion precisa de imediato reduzir o fluxo senão pode se formar placas de poeira grudadas na placa, o que pode até piorar os efeitos da maresia.
 
Há décadas atrás quando surgiu o Corrosion X vi vários desses relatos nos fóruns antigos, como ForumPCs. O grande problema desse produto é que ele isola, então ele pode isolar os pinos do processador, isolador os pinos das memórias, etc. Quando for aplicar é muito importante proteger todos os contatos elétricos para evitar que recebam o produto e acabem criando uma película isolante. Passe bastante limpa contato nos pinos do processador, no socket da placa, no slot da memória, etc.

Para quem tem computador próximo ao mar é fundamental tentar manter o sistema rodando passivo na maior parte do tempo para reduzir fluxo de ar. É melhor que ele opere mais quente com baixo fluxo de ar do que opere frio com grande volume de ar. E quem aplica silicone, WD, Corrosion precisa de imediato reduzir o fluxo senão pode se formar placas de poeira grudadas na placa, o que pode até piorar os efeitos da maresia.
Vdd porque se o produto não é condutor de eletricidade automaticamente é um isolante correto?
E eu acho que essas partes de conexão como do processador, memórias e slots de expansão não sofrem tanto pela maresia por ter algo conectado nelas, o que acaba sendo uma proteção para o local.. Eu acho...
 
Comprei o marine CorrosionX por 72. Pelo visto a tarefa de combater a maresia não é fácil. Tô pensando em fechar algumas entradasde ar do gabinete , além da manutenção constante na limpeza.
 
Morei em cidade litorânea no sul do RS por um tempo, entre o mar e a lagoa dos patos onde tinha épocas que a névoa que se formava pela manhã tinha até gosto de sal 😅 É realmente terrível ver a progressão da corrosão em chapas desprotegidas. até a rosca dos parafusos de fan enferrujam depois de usados pela primeira vez, por conta do atrito entre eles e a chapa metálica 😮
Eu abria e limpava o PC todo mês mas mantinha tudo montado, usando pincéis e aspirador. Não usava nenhum produto. A cada 6 meses ou um pouco menos eu desmontava tudo e limpava peça por peça. Mesmo com esse cuidado, várias partes de peças metálicas apresentaram oxidação, mas felizmente nenhum componente eletrônico da época deu defeito por isso.
 
Comprei o marine CorrosionX por 72. Pelo visto a tarefa de combater a maresia não é fácil. Tô pensando em fechar algumas entradasde ar do gabinete , além da manutenção constante na limpeza
Deu certo? to pensndo em comprar
 
@SkinCast
Obrigado por suas contribuições no assunto. Tbm fiquei extremamente incomodado com a clássica "heresia técnica" acompanhando as respostas nesse tópico e, apesar de não ser expert na área, tive um estalo:
Usar aquele método de refrigeração do PC onde o mesmo fica submerso em líquido não contudivo seria uma boa forma de contornar o problema da maresia?

Depois de uma breve pesquisa vi q o modo correto de ser feito é com um óleo mineral próprio para isso mas tem uns doidos que fazem esse tipo de resfriamento com óleo de cozinha (!!! NÃO ME PARECE NADA PRUDENTE, ISSO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO !!!)

Alguém aqui no fórum tem/teve boas experiências com esse método? Quais seriam os prós e contras? Pode ser eficaz para lidar com a corrosão acelerada pela maresia?
 
@SkinCast
Obrigado por suas contribuições no assunto. Tbm fiquei extremamente incomodado com a clássica "heresia técnica" acompanhando as respostas nesse tópico e, apesar de não ser expert na área, tive um estalo:
Usar aquele método de refrigeração do PC onde o mesmo fica submerso em líquido não contudivo seria uma boa forma de contornar o problema da maresia?

Depois de uma breve pesquisa vi q o modo correto de ser feito é com um óleo mineral próprio para isso mas tem uns doidos que fazem esse tipo de resfriamento com óleo de cozinha (!!! NÃO ME PARECE NADA PRUDENTE, ISSO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO !!!)

Alguém aqui no fórum tem/teve boas experiências com esse método? Quais seriam os prós e contras? Pode ser eficaz para lidar com a corrosão acelerada pela maresia?

Ajudaria na parte interna. As portas e conectores externos ainda estariam suscetíveis à corrosão. Na minha opinião, qualquer manutenção num sistema imerso em óleo mineral é trabalhoso.

No meu caso, ainda mantenho o uso de cápsulas de Cortec espalhadas no gabinete e faço uma limpeza a cada 3, 4 meses pra tirar qualquer precipitação. Pros conectores externos, os que não uso eu coloquei tampões de silicone onde deu, e o restante (incluindo os em uso), passo uma fina camada de graxa não condutora, a qual troco no processo de limpeza que falei.

Um pote de graxa deve sair por uns 30 reais e dura mais de ano... muito mais em conta do que latas de produtos milagrosos e técnicas mirabolantes. Só o Cortec que é caro pra comprar, mas no meu caso eu pego no trabalho mesmo.
 
  • Curtir
Reações: c.a
Ajudaria na parte interna. As portas e conectores externos ainda estariam suscetíveis à corrosão. Na minha opinião, qualquer manutenção num sistema imerso em óleo mineral é trabalhoso.

No meu caso, ainda mantenho o uso de cápsulas de Cortec espalhadas no gabinete e faço uma limpeza a cada 3, 4 meses pra tirar qualquer precipitação. Pros conectores externos, os que não uso eu coloquei tampões de silicone onde deu, e o restante (incluindo os em uso), passo uma fina camada de graxa não condutora, a qual troco no processo de limpeza que falei.

Um pote de graxa deve sair por uns 30 reais e dura mais de ano... muito mais em conta do que latas de produtos milagrosos e técnicas mirabolantes. Só o Cortec que é caro pra comprar, mas no meu caso eu pego no trabalho mesmo.
Opa, primeiramente, muito obrigado pela explicação muito bem elaborada. Pela primeira vez eu senti real confiança em uma dissertação sobre o tema na internet. Kkkkk

Mas quanto aos difusores de vapor, onde eu consigo comprar? Somente direto com o fabricante? Obrigado.
 
Opa, primeiramente, muito obrigado pela explicação muito bem elaborada. Pela primeira vez eu senti real confiança em uma dissertação sobre o tema na internet. Kkkkk

Mas quanto aos difusores de vapor, onde eu consigo comprar? Somente direto com o fabricante? Obrigado.
Já vi na internet, mas em um valor superior ao que normalmente é cobrado. Você consegue em fornecedor de consumíveis industriais. Procure por "inibidor de corrosão" e opte pelas marcas Zerust ou Cortec.

Se por algum alinhamento divino você morar no norte fluminense, consigo te dar algumas unidades em mãos.
 
  • Curtir
Reações: c.a
Já vi na internet, mas em um valor superior ao que normalmente é cobrado. Você consegue em fornecedor de consumíveis industriais. Procure por "inibidor de corrosão" e opte pelas marcas Zerust ou Cortec.

Se por algum alinhamento divino você morar no norte fluminense, consigo te dar algumas unidades em mãos.
Infelizmente moro bem longe. kkkkk
Vou ver o que consigo pegar na internet mesmo. Vou precisar, aqui a maresia é braba.
 
Morar na Beira Mar é lindo, mas a ação da Maresia em componentes eletrônicos é devastadora. Perdi um PC Gamer da 7a. Geração, por problemas de oxidação das placas Mãe e de vídeo, além das memórias. Deixava ligado e a cada 6 meses limpava os componentes. Comprei um novo, mas não sei como evitar a oxidação. Sílica, desumidificador, deixar ligado, que mais é possível?
Moro na praia, e meu escritório fica a menos de 200 metros do mar. Só uso PC Workstation de alta performance, então sou obrigado a tomar muito cuidado pois sofro e muito com os efeitos da maresia e não só no Pc, mas em tudo o que é metálico, desde botões de roupas, dobradiças, chuveiros, torneiras, televisor, em fim tudo que possa sofrer oxidação sofre e rápido.
No PC tem alguns cuidados fundamentais.

1. Ligar ele se possível todos os dias os componentes vão aquecer e umidade irá diminuir. Ao reduzir a umidade também reduz o acúmulo de sal.
2. Tapar todos os buracos que não usa, portas USB, e demais conectores. Com fita, papel filme ou tampas para estes fins. (Deixar aberto as entradas e saídas de ventilação)

3. Manter os equipamentos distantes das janelas e áreas com circulação de ar externo. Se não puder manter distância proteja o pc dos ventos que vêm do mar.

4. Opte por gabinetes com filtros nas entradas de ar. Se tiver saídas de ar na parte superior instale filtros para evitar que a maresia entre no seu Pc por gravidade quando os fans estiverem desligados.

5. Opte por gabinetes com portas USB e na lateral ou frontal. Evite portas superiores. E o motivo é óbvio, por gravidade irá ocorrer deposição de sal (cloreto de sódio) e logo começa a oxidação, logo mesmo menos de 1 semana para se perceber os primeiros efeitos.

6. Nunca use silicone Wd 40 ou outros óleos na placa mãe e componentes pois o sal da maresia irá grudar no óleo e virar uma pasta corrosiva.

7. Aplique cera automotiva em pasta ou líquida, com pincel em todas peças metálicas, ou passíveis de corrosão rápida, tomando cuidado para não passar nos conectores dos soquetes onde irá instalar memória, HDs, processador, conectores dos cabos e outros. O ideal é aplicar a cera com cuidado e com os componentes já instalados.
Aguardar secar bem.

8. Passe cera automotiva ou lustra móveis nas partes metálicas externas do gabinete.

9. Limpe seu Pc 1 vez por ano e aplique cera novamente.
Limpe placa e componentes a seco. Com pincel, se houver necessidade pode usar álcool isopropílico ou isopropanol ( o tal banho químico) para a limpeza não esquecer de secar bem. Com secador ou no forno a 40 graus por 30 minutos

10 não cubra o Pc com plástico ou capas pois irá abafar e impedir a Aeração fazendo com que os vapores salinos se condensem dentro de sua máquina. Mantenha-o aerado e em local seco.

11. Se houver oxidação avançada pode passar Wd 40, mas lembre-se de lavar bem pois ele pode danificar peças de plástico e borracha. Eu lavo com água desmineralizada e detergente, depois seco a 45 graus no forno.as isso é um processo avançado. Só faça se souber minimo sobre eletrônica, e condutibilidade elétrica.

Sou engenheiro civil, e também sou formado em eletromecânica no Centro Federal de Educação Tecnologia (CEFET-PR)
 
Moro na praia, e meu escritório fica a menos de 200 metros do mar. Só uso PC Workstation de alta performance, então sou obrigado a tomar muito cuidado pois sofro e muito com os efeitos da maresia e não só no Pc, mas em tudo o que é metálico, desde botões de roupas, dobradiças, chuveiros, torneiras, televisor, em fim tudo que possa sofrer oxidação sofre e rápido.
No PC tem alguns cuidados fundamentais.

1. Ligar ele se possível todos os dias os componentes vão aquecer e umidade irá diminuir. Ao reduzir a umidade também reduz o acúmulo de sal.
2. Tapar todos os buracos que não usa, portas USB, e demais conectores. Com fita, papel filme ou tampas para estes fins. (Deixar aberto as entradas e saídas de ventilação)

3. Manter os equipamentos distantes das janelas e áreas com circulação de ar externo. Se não puder manter distância proteja o pc dos ventos que vêm do mar.

4. Opte por gabinetes com filtros nas entradas de ar. Se tiver saídas de ar na parte superior instale filtros para evitar que a maresia entre no seu Pc por gravidade quando os fans estiverem desligados.

5. Opte por gabinetes com portas USB e na lateral ou frontal. Evite portas superiores. E o motivo é óbvio, por gravidade irá ocorrer deposição de sal (cloreto de sódio) e logo começa a oxidação, logo mesmo menos de 1 semana para se perceber os primeiros efeitos.

6. Nunca use silicone Wd 40 ou outros óleos na placa mãe e componentes pois o sal da maresia irá grudar no óleo e virar uma pasta corrosiva.

7. Aplique cera automotiva em pasta ou líquida, com pincel em todas peças metálicas, ou passíveis de corrosão rápida, tomando cuidado para não passar nos conectores dos soquetes onde irá instalar memória, HDs, processador, conectores dos cabos e outros. O ideal é aplicar a cera com cuidado e com os componentes já instalados.
Aguardar secar bem.

8. Passe cera automotiva ou lustra móveis nas partes metálicas externas do gabinete.

9. Limpe seu Pc 1 vez por ano e aplique cera novamente.
Limpe placa e componentes a seco. Com pincel, se houver necessidade pode usar álcool isopropílico ou isopropanol ( o tal banho químico) para a limpeza não esquecer de secar bem. Com secador ou no forno a 40 graus por 30 minutos

10 não cubra o Pc com plástico ou capas pois irá abafar e impedir a Aeração fazendo com que os vapores salinos se condensem dentro de sua máquina. Mantenha-o aerado e em local seco.

11. Se houver oxidação avançada pode passar Wd 40, mas lembre-se de lavar bem pois ele pode danificar peças de plástico e borracha. Eu lavo com água desmineralizada e detergente, depois seco a 45 graus no forno.as isso é um processo avançado. Só faça se souber minimo sobre eletrônica, e condutibilidade elétrica.

Sou engenheiro civil, e também sou formado em eletromecânica no Centro Federal de Educação Tecnologia (CEFET-PR)
Tô me mudando pra menos de 1km de distância da praia, bateu um medão do caramba de perder a máquina pra maresia.
Vou seguir essas dicas, mas infelizmente não vou conseguir colocar o PC muito longe da janela. Acha que colocando ele no alto (o mais alto possível, o que não vai ser muito, um pouco acima do que costuma ficar o monitor) vai ajudar?
 
Tô me mudando pra menos de 1km de distância da praia, bateu um medão do caramba de perder a máquina pra maresia.
Vou seguir essas dicas, mas infelizmente não vou conseguir colocar o PC muito longe da janela. Acha que colocando ele no alto (o mais alto possível, o que não vai ser muito, um pouco acima do que costuma ficar o monitor) vai ajudar?
Mano, não morando do lado da praia está de boa, eu moro no litoral e aposentei a pouco tempo o PC, quase nenhum sinal de oxidação na minha GTX 1080.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo