[Comparativo] Sapphire 4890 1GB Vapor-X OC vs XFX 5850 1GB

Fguarezi

De Pieri Motos
Registrado
Dae galera, hj tive tempo de fazer alguns testes simples com minha nova VGA, XFX 5850 1GB, antes tinha uma Sapphire 4890 Vapor-X OC, como tinha alguns testes de 3DMARK aqui resolvi fazer os mesmos na 5850 para efeito de comparação, mesmo sabendo que 3DMARK não é jogo, acho que é um parametro legal para ver diferenças entre VGAs.

Ambas VGAs estão com clocks padrões de fabrica, a 4890 já é uma versão com over de fabrica, 870/1050 conta 850/975 da padrão, mesmo assim acho que não ia mudar muita coisa, a 5850 esta com 725/1000.

Pelos testes deu para ver que a 4890 1GB é uma otima VGA, muito forte que vai rodar tudo muito bem por um bom tempo, e não perde de muito para a nova 5850 1GB.

Não tenho muitos jogos aqui e tbm não tive tempo de jogar muito com a 5850, mas uma coisa que notei na primeira vez que joguei rFactor foi que os filtros da 5850 são melhores que na 4890, sempre usei AA 6x e AF 16x mas sempre via algum serrilhado na borda da pista quando estava andando num carro, com a 5850 usando os mesmos filtros ligados, AA 6x e AF 16x, sumiram todos os serrilhados, ficou lindão, até as cores parecem que ficaram mais vivas.

Eu acho que podemos esperar ainda mais melhorias se a ATI acertar a mão no Catalixo, ultimamente não estavam acertando, hehe, mas quem sabe agora acertem para as novas HD5xxx.

Uma outra coisa que me agradou foi a temperatuda da 5850, mesmo usando o cooler na rotação automática padrão, nem chega a 30%, a temperatura em full load mal passa dos 65ºC, ficando na casa dos 40ºC em idle com cooler em 21%, na Vapor-X a temperatura tbm ficava nessa média, ficando em idle entre 45ºC/50ºC e full 65ºC/70ºC, mas com rotação 45% em idle e 65% em full, mas a Vapor-X tem um cooler muito silencioso, só acima de 70% para se escutar alguma coisa, ao contrario da 5850 que acima de 40% já faz barulho.

Sistema:

Asus P5Q Deluxe - Q9550@4.0ghz - GSKILL 2x2 942 5-5-5-15 - SL8600EPS 600w - Win7 7600 x64


Sapphire 4890 1GB Vapor-X OC - 870/1050




XFX 5850 1GB - 725/1000




3DMARK03 - 4890




3DMARK03 - 5850




3DMARK06 - 4890




3DMARK06 - 5850




VANTAGE - 4890




VANTAGE - 5850




No teste do VANTAGE o CPU SCORE tbm subiu com a 5850, isso é normal?

No 3DMARK06 a pontuação do CPU foi praticamente a mesma.
 
Última edição:
Pq o cpu-z identica 2800 no processador e vc diz estar em 4000? :)
 
Pq o cpu-z identica 2800 no processador e vc diz estar em 4000? :)

Por que uso C1E ativado, multi cai para 6x, para navegar na internet não preciso de um Quadcore a 4.0ghz :).
 
Porque está em Idle o CPU, é normal isso mesmo porque ele está economizando energia e o Multiplicador fica em 6.

Abraço!
 
Por que uso C1E ativado, multi cai para 6x, para navegar na internet não preciso de um Quadcore a 4.0ghz :).

Porque está em Idle o CPU, é normal isso mesmo porque ele está economizando energia e o Multiplicador fica em 6.

Abraço!

hummm..bem q eu estranhei..teu resultado eh mto bom para 2800 no cpu...hehehe

:yes:

abraços
 
Muito bom os testes mas seria interessante nos jogos.
 
Caraca...
Ótimo Fábio...
Agora que estou com sua antiga VGA, vi que estou com uma Excelente placa...
Ano que vem compro outra, pra tentar um Cross na Formula Rampage... ;)
 
otimo teste, mas como o nil_bad falou, teste em jogos, baixe apenas os benchs dos jogos, como resident evil, crysis, street fighter, far cry 2...
abraços
 
Muito bom os testes mas seria interessante nos jogos.

Tbm acho Nil, mas como não tinha feito testes em jogos com a 4890 não tive como comparar com a 5850.
 
Legal os Testes, mas, você não tem mais a HD 4890 para fazer os testes em Jogos?

Abraço!
 
hmm digamos q na minha opinião, qdo vc comparar as duas em jogos, não vai fazer diferença significativa
 
Arrisco dizer que em jogos a diferença será muito pouca.
 
deu pra perceber que a 4890 ainda é uma excelente opção
 
Legal os Testes, mas, você não tem mais a HD 4890 para fazer os testes em Jogos?

Abraço!

Não tenho mais a 4890, vendi para um amigo.

hmm digamos q na minha opinião, qdo vc comparar as duas em jogos, não vai fazer diferença significativa

Realmente a diferença não é muita, como falei nos comentarios, o que notei mais diferença foi nos filtros.

Arrisco dizer que em jogos a diferença será muito pouca.

Pelo que estou vendo em testes de outras pessoas e sites, fica na cada dos 20% com ambas em stock.

deu pra perceber que a 4890 ainda é uma excelente opção

Com certeza, otima VGA.
 
5850 da xfx é confiavel pessoal?
estou quase comprando uma, mas estou com duvida!!!
 
é otimos testes em game eu acho que vão render bem parecido ninguem tem uma 4890 e um processador igual ao dele pra fazer uns testes não ?
seria legal ver isso!
 
é otimos testes em game eu acho que vão render bem parecido ninguem tem uma 4890 e um processador igual ao dele pra fazer uns testes não ?
seria legal ver isso!

Pode ir sem medo, por enquanto é tudo igual.

5850 da xfx é confiavel pessoal?
estou quase comprando uma, mas estou com duvida!!!

Sim, em jogos ta bem parecido, com leve vantagem para a 5850 principalmente naqueles que utilizam melhor a vga.
 
Eu ainda naum havia feito o testes do 3d marks 2006 no meu novo sistema, no meu antigo q era E8500@3800 + 8800gts clocks 800/1940/2200 consegui 15.500 pontos.

Neste novo ate q gostei do resultado:D


GTX260 clocks 700/1400/2300


3dmarks2006gtx260.png




Aqui botei mais 200mhz de over na cpu e passei dos 20.000
:happy2:


3dmarks2006gtx2601.png
 
Última edição:
Galera vou aproveitar o topico e tipo,

Tou em um grande enigma tenho a 5770, mas ela acabou dando defeito, tudo trava e aparece "placa de video se recuperou rapidarmente de um erro gravi"
acho que erra isso...

Mas a questão não e essa, o seguinte, tenho a oportunidade de pegar um 4890, e tipo ela e um arquitetura antiga como muito ja falaram, mas e puro poder, e a 5770 e tecnoligia e nova, e ainda com os drives pode melhora, qual v6 me recomendariam?

Vou usar um monitor de 20 ou no maximo 23, mas e mais 20 a 21, fullHD...
 
ta aí, faz da sua a minha dúvida tb

Galera vou aproveitar o topico e tipo,

Tou em um grande enigma tenho a 5770, mas ela acabou dando defeito, tudo trava e aparece "placa de video se recuperou rapidarmente de um erro gravi"
acho que erra isso...

Mas a questão não e essa, o seguinte, tenho a oportunidade de pegar um 4890, e tipo ela e um arquitetura antiga como muito ja falaram, mas e puro poder, e a 5770 e tecnoligia e nova, e ainda com os drives pode melhora, qual v6 me recomendariam?

Vou usar um monitor de 20 ou no maximo 23, mas e mais 20 a 21, fullHD...

assim como merkill, soh que atualmente possuo ati hd4670 (xoxiiiiiiiinha), só que, estou pretendendo adquirir uma placa mais forte e estou na dúvida quanto a ati hd5770 ou essa sapphire hd4890 vapor-x, então, comparando essas aew, qual leva vangatem?

só por desencargo de consciência, gostaria de saber se meu computador aguenta uma das duas, segue abaixo:
PCTV Pentium 4631 3.0 GHZ 4gb-DDR2 HD500 - Windows 7 Ultimate - PCI Express - Fonte 250watts da Jitek (tadinha, eu sei, to sabendo, fonte malokeira essa minha, teria que adquirir uma de 450w pra cima neh?) bom, acho que já é o suficiente para um bom entendedor se possivel, esclarecer essa dúvida pra gente :fun: hehe... a verdade eh que sou leigo metido a fuçador hahasuhau

talvez num seje o tópico certo para isso mas, aproveitando a dúvida do colega aew...

Na vontade >>> https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:134:64 :**
flws geral, abraços e flz 2010 todos!
 
Última edição:
Atualmente bem mais força bruta a HD4890 V-X

A HD5770 está completamente super-valorizada.

Não vale o preço que se paga.

Abraços,


De_Ge
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo