[AJUDA] Comprei um pc top (5700 xt + r5 3600) porem o desempenho esta deixando a desejar. Socorro.

Demonio Hunter

Member
Registrado
Oi pessoal, sem mais delongas eu comprei um computador na terabyte. Resolvi montar peça por peça com a ajuda de várias pessoas em foruns na internet e consegui uma configuração muito boa e com ótima mobo, fonte etc, um kit ideal:

- Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4
- Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 6-Core 12-Thread Cooler Wraith Stealth AM4 S/ Video (
- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx GTE RGB 120mm Intel-AMD
- Memória DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3600mhz
- Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Pulse 8GB GDDR6 256Bit
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
- SSD SanDisk Plus, 120GB Sata III Leitura 530MBs e Gravação 400MBs
- Fonte XFX XTR2 650W 80 Plus Gold PFC Ativo Modular
- Gabinete Gamer Gamemax Rainbow M911 RGB, Mid Tower, Com 4 Fans

A questão é que o desempenho dele comparado aos benchmarks (sem overclock) do youtube está bem inferior. Jogo em 1080p que é a resolução do meu monitor porem comprei jogos pesados como gta 5, assassins Odyssey e colocando a configuração do game exatamente como os beenchmarkes eu percebo uma diferença é considerável. No gta 5 por exemplo a diferença é de mais de 10 fps, e o mesmo vale para o assassins creed. E pra piorar muitas vezes cai pra baixo de 60 devido a baixa utilização da placa.

Primeiro que a minha placa de video quase nunca fico 99%, geralmente ela fica 75~85% e o clock do processador fica em 4000. Não entendi nada pois nos vídeos de beenchmark a placa de video dos caras geralmente fica travado em 99% e o processador lockado no 4200mhz.

Aí você pode estar pensando: TEMPERATURA.
mas pior que não

com o cooler que eu comprei o cpu quase nunca passa dos 68 graus e a placa de video nem passa dos 70.

Estou usando o driver adrenalin 2020 e ate dei uma checada la pra ver se tinha alguma sincronização vertical ativa mas não tinha.

Por favor alguém pode me ajudar? Minha condição financeira é muito difícil e eu demorei vários anos para conseguir comprar um pc Gamer e eu gostaria muito de rodar os jogos pesados e vê o pc trabalhando a todo vapor entregando o max de frames possível, mas parece que ele ta com preguiça, sei lá.

Se alguém conseguir resolver meu problema eu vou ficar eternamente grato.
 
Última edição:
AC odyssey e GTAV tem muitos ajustes finos pra fazer. Pode sair da ideia de "tudo no ultra" e sair jogando

Aqui tenho os 2 jogos no PC da assinatura e pego 55-70fps com PC inferior ao seu (da assinatura) sem over no ryzen 7.
 
Pro AC Odyssey rodar bem, pode setar tudo em ultra que seu PC aguenta, porém antialisante pode deixar no mínimo e nuvens volumétricas no médio, pois são os que mais pesam e não dão tanta diferença no visual, especialmente o primeiro. Só de ajustar isso, vc vai ganhar uns 10fps.
 
Bem vindo ao clube. Tenho exatamente a mesma configuração que você.

Em 1080p no AC Odyssey a vga usa menos gpu. Não sei o que acontece, mas aqui o uso fica entre 50~70%, daí a frustração com os frames. Acho que é algo com o driver.

Note que se colocar 1440p ou subir a escala de resolução/qualidade para 120 ou 140% a imagem melhora, sem quase nenhuma perda de frames, e a gpu passa a usar perto de 100%.

Isso é algo quase que específico desse jogo, que é cpu bound. Outros jogos gpu bond esse problema não vai ocorrer. Resident Evil 2, por exemplo, deu um salto incrível de fps da minha antiga 1070 TI.

O que recomendo fazer para atenuar o problema no Odyssey é atualizar a bios. Aqui quando atualizei da 2.10 para a 2.70 tive uns 5 fps de ganho no Odyssey. Hoje uso a 2.90 e tá boa também.

Mas não espere milagres. Nesse jogo tem esse problema mesmo. Acho que é alguma falha na programação no driver que faz o uso da gpu cair, e com isso a vga não atinge o potencial máximo no game em 1080p.

Também fiz upgrade de cpu do 7700K para o 3600 achando que melhorria algo no jogo e mudou quase nada. Só o consumo de cpu que caiu bastante, por ter mais núcleos.

Enfim, se fez upgrade pensando nesse jogo, como eu fiz, entrou na mesma frustração que eu tive. :bat:

Por sorte depois veio RDR2, onde a 5700 XT faz bonito e deixa as Nvidia pra trás, o que já serve de alento um pouco.
 
Essa fonte dele XFX é boa? Dá pra confiar?
 
Assassins Creed é horrivelmente otimizado para AMD, coloque Volumetric Clouds em High, Antialiasing no Medium, só isso já vai ganhar uns 15 FPS.
 
Essa fonte dele XFX é boa? Dá pra confiar?
Sim, as fontes da XFX são fabricadas pela Seasonic e posteriormente são remarcadas. É uma das maiores referências no quesito fonte.
 
Sim, as fontes da XFX são fabricadas pela Seasonic e posteriormente são remarcadas. É uma das maiores referências no quesito fonte.

Mas as vgas XFX já não são grande coisa, né?:clo:
 
AC odyssey e GTAV tem muitos ajustes finos pra fazer. Pode sair da ideia de "tudo no ultra" e sair jogando

Aqui tenho os 2 jogos no PC da assinatura e pego 55-70fps com PC inferior ao seu (da assinatura) sem over no ryzen 7.

Esses jogos o certo é jogar a 60fps com vsync ligado né. Mais de 60 fps é bom em multiplayer online.
 
Mas as vgas XFX já não são grande coisa, né?:clo:

Realmente, não gosto da XFX no segmento de vgas. Tive 2 XFX 9800 GX2 Black Edition há vários anos atrás e ambas apresentaram artefato com menos de 2 meses de uso além de problemas com drivers da nvidia na época em que outras fabricantes não sofriam tanto. Depois delas, todas as vgas topo de linha que tive já foram com construções mais de nicho como por exemplo um SLI de GTX 580 Lightning, SLI de GTX 590 Mars, GTX 780 Ti Kingpin, GTX 980 HOF, HD 6970 Windforce 3X, RX 5700 XT Red Devil e por aí vai..

Até o momento, só tive problemas de alta dor de cabeça com a ASUS e Gigabyte nos modelos high end e Kuroutoshikou, Leadtek e Diamond nos modelos de entrada. Colecionando vgas desde as X800 GTO2 e das 6800GS, desde modelos de entrada até topo de linha.

Infelizmente nenhuma vga são "grandes coisa", todas são suscetíveis a problemas dos mais diversos.
 
Como vejo isso? sou leigo.
Dá pra ver pelo Gerenciador de Tarefas, mas aproveita pra ver se está em dual channel pelo CPU-Z. Instala esse programa (CPU-Z) e clica em "Memory".

image.png
 
Como vejo isso? sou leigo.
Na bios da placa mãe ou com aplicativos como o HWinfo, CPU-Z. Se as memórias estiverem no padrão ddr4 de 2133, tu ta deixando bastante desempenho bloqueado. Na bios é onde tu mexe pra ativar o XMP
 
Realmente, não gosto da XFX no segmento de vgas. Tive 2 XFX 9800 GX2 Black Edition há vários anos atrás e ambas apresentaram artefato com menos de 2 meses de uso além de problemas com drivers da nvidia na época em que outras fabricantes não sofriam tanto. Depois delas, todas as vgas topo de linha que tive já foram com construções mais de nicho como por exemplo um SLI de GTX 580 Lightning, SLI de GTX 590 Mars, GTX 780 Ti Kingpin, GTX 980 HOF, HD 6970 Windforce 3X, RX 5700 XT Red Devil e por aí vai..

Até o momento, só tive problemas de alta dor de cabeça com a ASUS e Gigabyte nos modelos high end e Kuroutoshikou, Leadtek e Diamond nos modelos de entrada. Colecionando vgas desde as X800 GTO2 e das 6800GS, desde modelos de entrada até topo de linha.

Infelizmente nenhuma vga são "grandes coisa", todas são suscetíveis a problemas dos mais diversos.


Mas o seu PC está incompleto. Cadê a vga? Qual é?:))
 
Oi pessoal, sem mais delongas eu comprei um computador na terabyte. Resolvi montar peça por peça com a ajuda de várias pessoas em foruns na internet e consegui uma configuração muito boa e com ótima mobo, fonte etc, um kit ideal:

- Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4
- Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 6-Core 12-Thread Cooler Wraith Stealth AM4 S/ Video (
- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx GTE RGB 120mm Intel-AMD
- Memória DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3600mhz
- Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Pulse 8GB GDDR6 256Bit
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
- SSD SanDisk Plus, 120GB Sata III Leitura 530MBs e Gravação 400MBs
- Fonte XFX XTR2 650W 80 Plus Gold PFC Ativo Modular
- Gabinete Gamer Gamemax Rainbow M911 RGB, Mid Tower, Com 4 Fans

A questão é que o desempenho dele comparado aos benchmarks (sem overclock) do youtube está bem inferior. Jogo em 1080p que é a resolução do meu monitor porem comprei jogos pesados como gta 5, assassins Odyssey e colocando a configuração do game exatamente como os beenchmarkes eu percebo uma diferença é considerável. No gta 5 por exemplo a diferença é de mais de 10 fps, e o mesmo vale para o assassins creed. E pra piorar muitas vezes cai pra baixo de 60 devido a baixa utilização da placa.

Primeiro que a minha placa de video quase nunca fico 99%, geralmente ela fica 75~85% e o clock do processador fica em 4000. Não entendi nada pois nos vídeos de beenchmark a placa de video dos caras geralmente fica travado em 99% e o processador lockado no 4200mhz.

Aí você pode estar pensando: TEMPERATURA.
mas pior que não

com o cooler que eu comprei o cpu quase nunca passa dos 68 graus e a placa de video nem passa dos 70.

Estou usando o driver adrenalin 2020 e ate dei uma checada la pra ver se tinha alguma sincronização vertical ativa mas não tinha.

Por favor alguém pode me ajudar? Minha condição financeira é muito difícil e eu demorei vários anos para conseguir comprar um pc Gamer e eu gostaria muito de rodar os jogos pesados e vê o pc trabalhando a todo vapor entregando o max de frames possível, mas parece que ele ta com preguiça, sei lá.

Se alguém conseguir resolver meu problema eu vou ficar eternamente grato.

Primeiramente, parabéns pelo esforço de montar uma configuração eficiente e boa. Sei que deu trabalho.

Talvez seja necessário você atualizar a BIOS da sua placa-mãe. Depois disso, como o colega acima falou, conferir as configurações da BIOS. Por exemplo, verificar se o perfil XMP das memórias está ativo, verificar se o Precision Boost Overdrive (PBO) está ativo e setar o AutoOC para 200 MHz. Diria que a nível de BIOS, é o que dá pra fazer sem esforço.

Depois disso, confira se os drivers do Chipset e da placa de vídeo estão atualizados.

Em seguida, refaça os testes.
 
Primeiramente, parabéns pelo esforço de montar uma configuração eficiente e boa. Sei que deu trabalho.

Talvez seja necessário você atualizar a BIOS da sua placa-mãe. Depois disso, como o colega acima falou, conferir as configurações da BIOS. Por exemplo, verificar se o perfil XMP das memórias está ativo, verificar se o Precision Boost Overdrive (PBO) está ativo e setar o AutoOC para 200 MHz. Diria que a nível de BIOS, é o que dá pra fazer sem esforço.

Depois disso, confira se os drivers do Chipset e da placa de vídeo estão atualizados.

Em seguida, refaça os testes.

Explica esse auto OC ai que não conheço.
 
Incompleto? Estou usando uma RX 5700 XT Red Devil.

Ah.. fui ver a sua assinatura e estava apagada alguns itens:

i7 6700k / H110 / ASUS Maximus VIII Ranger / 2x8GB Ballistix Sport LT 3000mhz / Corsair TX 750W / SSD Samsung 840 EVO + 5x4TB Western Digital Caviar Green / RX 5700 XT Red Devil / LG Flatron E2355 dinossáurico (aguardando ASUS XG32VQ) / Thermaltake Challenger / Logitech G402 + QcK+ Tyloo / NZXT 810 Switch Gun Metal / Hifiman HE-400i - AKG K240 MKII - Arcano SHP 80 - Sony XB1000 - Denon D2000
Wow
 
Tbemmm vou montar um 3600 numa steel legend, teria algum tutorial de configuração dessa placa pra melhor desempenho do ryzen 3600?
 
Alguém sabe como ativa o AUTO OC da AMD???

Já ativei o PBO, porém falta o AUTO OC. Alguém pode me ajudar?
 
Você não torrou R$2.5K em VGA pra rodar nos jurássicos FullHD 60 Hz de 2010 né?
Se for isso, compre um monitor 27" 1440p e resolva o problema, se não conseguir (pois esse tipo de monitor não existe ou é estupidamente caro no Brasil) então não precisava dessa 5700 Xt pra começo de conversa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo