• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Computador Queimado x Filtro de linha com problema

GustavoDM

know-it-all Member
Registrado
Em outro tópico relatei alguns problemas que estava tendo com choques no PC e ruídos no microfone.
Na minha casa, tenho 3 PC's ligados de formas diferentes. Apenas o meu utiliza(va) um filtro de linha Clamper, Multi-proteção, os outros 2 estão ligados diretamente na tomada, através de réguas T.

Procurando ter um cuidado especial com a minha máquina, adquiri esse filtro. Porém, há um certo tempo, venho sofrendo com choques no PC, fato que até relatei em outro tópico.
Hoje, com a chave (liga/desliga) do filtro de linha desligado, tomei um choque(muito mais forte que o normal) ao encostar no PC, enquanto estava arrumando a mesa.
Quando fui ligar meu computador novamente, ele simplesmente não bootou. Reitero que o gabinete estava fechado quando encostei na parte de fora.

Estranhei muito tal fato e resolvi usar uma chave fase teste para ver se estava passando corrente com o filtro de linha desligado. E pasmem, as 3 fases estavam carregadas!
Liguei em seguida a chave e verifiquei que apenas uma das estava com corrente elétrica.

Decidi, então, inverter a tomada na parede (os 2 pinos). Parou de passar corrente com o filtro de linha desligado, porém ao ligar, fase e terra tinham corrente. Chamei um eletricista para ver como estava a ligação da tomada da minha casa. Ele verificou que o neutro estava correto, SEM CORRENTE. Portanto, ele mesmo concluiu que o problema só podia ser o filtro de linha.
Fora isso, nas outras "réguas T" utilizadas pela casa, nenhuma apresenta esse problema. Inclusive testei uma da clone no meu quarto, na mesma tomada onde o filtro de linha clamper estava ligado.

O fato é que, após esse choque que eu tomei, o computador não bootou mais. Levei-o a casa de um amigo e testamos peça a peça no computador dele. Concluímos que a placa mãe, com absoluta certeza, morreu.

Agora pergunto a vocês, o que cabe a mim fazer legalmente? Tomei um prejuízo monstro devido a um provável defeito de fabricação. Meu produto ainda está na garantia, já minha placa mãe não.
É cabível que eu peça uma indenização pelos danos ocasionados no meu equipamento?

Peço a ajuda dos colegas aqui do fórum para esse meu caso, já que esse computador é(era) meu instrumento para jogos e principalmente para para trabalhos da faculdade. Por agora, estou sem ele...



PS:Minha instalação elétrica é aterrada sim no padrão, entretanto, nas tomadas da casa, não existe o 3º pino. O eletricista pôde verificar que não há nenhuma ligação errada, ressaltando que o terra NÃO está ligado no fase (o que seria uma explicação plausível para o acontecimento).
PS2: Lembrando que a Clamper diz em seu site que o produto é feito para fornecer proteção adequada mesmo em sistemas sem o 3º pino ("Tecnologia SFLP") - Visualizado em http://www.lojaclamper.com.br/duvidas-frequentes (02/11/2016)
 
Última edição:
Não sei se sua mobo queimou por conta de alimentação elétrica amigo, pode ter sido uma baita coincidência, pode que tenha sido o filtro sim, mas não tenho certeza.

Os choques eram a falta de aterramento, aqui a instalação é antiga e é aterrada no neutro. Dependendo de como liga a tomada, dá choque o gabinete se está sem calçado.

Uso um filtro clamper aqui também, mas tem que ter uma posição correta a tomada, senão dá choque mesmo. Mas nunca chegou a queimar uma placa mãe por conta disso.

Usava um filtro vagabundo antes com uma P35 DS3 (LGA 775 2007~2011) depois com uma P8Z68-V PRO (LGA1155 2011~2016) essa a metade com filtro Clamper e atualmente uma Z170-PRO também usando o Clamper citado.
 
Choques podem ser sinal de polaridade errada na tomada elétrica.
comparacao_tomadas.jpg
 
Não sei se sua mobo queimou por conta de alimentação elétrica amigo, pode ter sido uma baita coincidência, pode que tenha sido o filtro sim, mas não tenho certeza.

Os choques eram a falta de aterramento, aqui a instalação é antiga e é aterrada no neutro. Dependendo de como liga a tomada, dá choque o gabinete se está sem calçado.

Uso um filtro clamper aqui também, mas tem que ter uma posição correta a tomada, senão dá choque mesmo. Mas nunca chegou a queimar uma placa mãe por conta disso.

Usava um filtro vagabundo antes com uma P35 DS3 (LGA 775 2007~2011) depois com uma P8Z68-V PRO (LGA1155 2011~2016) essa a metade com filtro Clamper e atualmente uma Z170-PRO também usando o Clamper citado.

Pois então, como lhe disse, o computador só passou a dar choques depois do uso desse filtro de linha, sem ele, eu não tinha esses problemas. Minha instalação é aterrada no neutro também, onde fica o padrão.


Choques podem ser sinal de polaridade errada na tomada elétrica.
comparacao_tomadas.jpg

Amigo, com o filtro de linha desligado, havia corrente nos 3 pinos! Posso inclusive filmar isso!
Eu tenho 2 formas de ligar a tomada, e nas 2 eu estava com problema.

Numa delas, os pinos de fase e terra ficavam com corrente e o computador me dava choque ligado.
Na outra, o computador não dava choque quando ligado, mas com o filtro de linha desligado eu tomei choque, pois as 3 FASES estavam carregadas (absurdo, posso até filmar e colocar aqui pra vocês verem).
 
Amigos, consegui recuperar a placa mãe.
Ocorreu a queima da linha capacitiva.

Gostaria de pedir reembolso para Clamper pelo dano, já que o próprio técnico verificou que o filtro realmente está com defeito. Ele o testou em sua tomada, e lá também passou corrente nos 3 pinos (desligado) e corrente no terra e fase, enquanto ligado.
O preço de reparo da placa mãe foi de 150 reais...

Como devo proceder?
 
É bom ver mesmo, pois pelos comercias deles é para proteger não danificar, qualquer coisa tem a Lei dem Defesa do Consumidor.
O que o "ferá" explica no vídeo de fusível regenerativo na verdade é uma espécie de disjuntor.
 
Agora bateu a dúvida de qual filtro de linha adquirir, ia comprar iclamper, mas com esse relato, fiquei com pé atras :(
 
Caros amigos!
Fiz a filmagem do problema em todos os casos para ter como prova.
Fui na casa de um primo meu, que possui todas as tomadas em novo padrão, e ao ligarmos o filtro de linha na tomada, este simplesmente EXPLODIU.

Vejam as fotos:



Por sorte, tenho os vídeos do problema que estava dando aqui em casa.
EDIT2: Vídeo
 
Última edição:
Será que o terra tava conectado à fase dentro do filtro de linha??? Eu aqui em casa peguei aqueles módulos isoladores e arranquei fora a parte estabilizadora e deixei só a isolação galvânica. Tudo por aqui está OK.
 
Será que o terra tava conectado à fase dentro do filtro de linha??? Eu aqui em casa peguei aqueles módulos isoladores e arranquei fora a parte estabilizadora e deixei só a isolação galvânica. Tudo por aqui está OK.
Não tem alimentação da tomada ao pino de terra, é problema do filtro mesmo. A menos que o adaptador de tomada esteja fazendo esse curto.
 
Caros amigos!
Fiz a filmagem do problema em todos os casos para ter como prova.
Fui na casa de um primo meu, que possui todas as tomadas em novo padrão, e ao ligarmos o filtro de linha na tomada, este simplesmente EXPLODIU.

Vejam as fotos:



Por sorte, tenho os vídeos do problema que estava dando aqui em casa.
EDIT2: Vídeo

Caramba, nunca tinha visto isso amigo... quanto tempo tens esse filtro? Entra em contato com a Clamper e relata o ocorrido, eles devem se posicionar sobre o problema.

Aqui uso um filtro deles a uns 2 anos e nunca tive problemas. Minha casa não é aterrada, aliás a instalação é bem antiga ainda. Mas ele funciona bem.
 
Tem alguns explicações técnicas:
A primeira o interruptor é monofásico, portanto tem que observar a polaridade na tomada entre fase e neutro.
A segunda o filtro também é constituído, além dos dispositivos supressores de tensão ( varistores e supressores a gás) tem capacitores de filtro.
A simples indicação numa caneta de teste pode indicar apenas uma fuga através destes componentes ainda mais que não existe terra.
Sem um diagrama elétrico do filtro fica difícil comentar.
Veja como exemplo este filtro disponível na rede como comparação. Imagine sem o terra e com inversão de polaridade e tire suas conclusões.
Filtro_Proteo2011Esquemtico.jpg
 
Tem alguns explicações técnicas:
A primeira o interruptor é monofásico, portanto tem que observar a polaridade na tomada entre fase e neutro.
A segunda o filtro também é constituído, além dos dispositivos supressores de tensão ( varistores e supressores a gás) tem capacitores de filtro.
A simples indicação numa caneta de teste pode indicar apenas uma fuga através destes componentes ainda mais que não existe terra.
Sem um diagrama elétrico do filtro fica difícil comentar.
Veja como exemplo este filtro disponível na rede como comparação. Imagine sem o terra e com inversão de polaridade e tire suas conclusões.
Filtro_Proteo2011Esquemtico.jpg

Essa foi a forma que eu tive de mostrar que o filtro tinha um problema. Eu não poderia abri-lo para comprovar, ou levar em uma assistÊncia, afinal de contas, perderia a garantia.
Sobre a ausência do 3º pino, a clamper inclusive faz propaganda de uma suposta tecnologia que desvia eventuais surtos para o neutro aterrado (que se não me engano, é o caso da minha residência, já que há o aterramento no padrão, feito pela concessionária)

Outros aparelhos e filtros de linha da minha casa não apresentam o mesmo problema, já fiz o teste, a fiação daqui de casa não está com problema.
Fiz o teste na assistência técnica que fez a troca da linha capacitiva (da minha placa mãe), e lá aconteceu o mesmo. Isso demonstra que não há problema na minha instalação elétrica, inclusive porque isso não ocorre com outros aparelhos e filtros de linha.

O aparelho queimou, e explodiu em minhas mãos, justamente ao ser ligado numa instalação com 3 pinos, conforme as fotos que eu tirei.
Algo bem anormal estava acontecendo com esse filtro, que tem pouquíssimo tempo de uso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo