• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Eu posso me basear num edital mais recente do mesmo tipo de órgão (que tem o mesmo cargo pretendido) me preparando para o outro que não realiza concurso há muito tempo, levando em conta a possibilidade de "copiarem" os conteúdos do primeiro? Ou sigo o último edital do órgão pretendido, mesmo que a última prova tenha sido há 3~4 anos?

Para que tipo de cargo vc esta vendo? mudou muito desse mesmo órgão de tempo atras para o mais atual de um órgão semelhante?
 
Então cada órgão costuma seguir seus próprios conteúdos?

Eu posso me basear num edital mais recente do mesmo tipo de órgão (que tem o mesmo cargo pretendido) me preparando para o outro que não realiza concurso há muito tempo, levando em conta a possibilidade de "copiarem" os conteúdos do primeiro? Ou sigo o último edital do órgão pretendido, mesmo que a última prova tenha sido há 3~4 anos?

Por exemplo: vc quer prestar para escrevente do TJ
Pega o último edital que teve para escrevente do TJ e se baseia nele para estudar. Quando sair o edital, você vai ver que pouquíssimas coisas vão estar alteradas, mas 95% é control c control v do edital passado. É da VUNESP esse exemplo citado.

Pega sempre o último edital para o cargo pretendido. E quando for estudar, lembre-se de se basear em resolver exercícios da mesma banca (nesse exemplo seria da VUNESP), pois cada uma tem seu jeitão de cobrar conteúdo.
 
Infelismente é assim. Quem não tem o famoso QI no ramo privado, tem que recorrer aos concursos para subir.

Concurso não é a única opção, a pessoa pode abrir sua própria empresa se quiser. Vai do perfil da pessoa quem não quer adrenalina nem se incomodar vai pra concurso. Eu sou diferente seria minha última opção, me da um frio na espinha só de pensar de ter que ficar cumprindo horário, esperando sextas feiras, não ter desafios.
Prefiro ter prejuízo na minha empresa só que com adrenalina do que ficar nessa vida de gado.

As únicas vezes que me imaginei trabalhando concursado só veio na minha mente ganhar dinheiro pra pedir demissão e montar um negócio. Não consigo imaginar outra opção de vida.
 
Concurso não é a única opção, a pessoa pode abrir sua própria empresa se quiser. Vai do perfil da pessoa quem não quer adrenalina nem se incomodar vai pra concurso. Eu sou diferente seria minha última opção, me da um frio na espinha só de pensar de ter que ficar cumprindo horário, esperando sextas feiras, não ter desafios.
Prefiro ter prejuízo na minha empresa só que com adrenalina do que ficar nessa vida de gado.

As únicas vezes que me imaginei trabalhando concursado só veio na minha mente ganhar dinheiro pra pedir demissão e montar um negócio. Não consigo imaginar outra opção de vida.

Empresário é guerreiro nessa celeuma de impostos e burocracias no Brasil, enfim, está no meu post original completo. O Brasil não valoriza o investidor, o empresário, o cara que faz o diferencial, a ciência e a tecnologia.

Valoriza contatos e meandros espúrios para se conseguir determinadas metas. Não atoa, muita gente honesta está indo embora daqui, os que ficam se vêem em situações de concorrência desleal e injustiças de mercado.

Lógico, estou falando em um contexto geral.

Para quem é honesto ou tenta o caminho das pedras, brasileiro é um guerreiro.
 
Então cada órgão costuma seguir seus próprios conteúdos?

Eu posso me basear num edital mais recente do mesmo tipo de órgão (que tem o mesmo cargo pretendido) me preparando para o outro que não realiza concurso há muito tempo, levando em conta a possibilidade de "copiarem" os conteúdos do primeiro? Ou sigo o último edital do órgão pretendido, mesmo que a última prova tenha sido há 3~4 anos?

Cada TRE, por exemplo, tem autonomia quanto à realização dos seus concursos mas, na maioria das vezes, cobram mais ou menos os mesmos assuntos e a forma de cobrança é a mesma (até porque na maioria das vezes a banca é CESPE)... Eu fiz o TRE-BA no último domingo (cargo TJAA), sendo que o conteúdo para o cargo era semelhante ao do TRE-PE.

Você pode pegar o edital anterior sem problemas... e um edital de 3~4 anos é recente! kkkkk
 
Esse da ABIN eu só acredito vendo :thatfeel:

Não queria continuar no executivo, mas já tô achando que vou retomar os estudos para o BACEN ou se essa ABIN virar realidade também é uma opção
Por curiosidade, vc trabalha em qual órgão do executivo?
 
Alguém passou no IBGE que teve um mês atrás?!

Queria saber como faz pra conseguir o atestado de sanidade física e mental. To meio enrolado pra conseguir isso, alguém tem umas instruções ai?!
 
Alguém passou no IBGE que teve um mês atrás?!

Queria saber como faz pra conseguir o atestado de sanidade física e mental. To meio enrolado pra conseguir isso, alguém tem umas instruções ai?!
Fui chamado no anterior, mas por estar num melhor acabei nem aceitando. Há alguns locais que fazem exames para concursos, e este é até simples, facilmente encontrará.
 
Fui chamado no anterior, mas por estar num melhor acabei nem aceitando. Há alguns locais que fazem exames para concursos, e este é até simples, facilmente encontrará.

Pois é, estou procurando esses lugares e não encontrei nenhum. To indo atrás de médicos mesmo e perguntando como proceder e tal. Já conseguir algumas explicações, mas nada que de segurança que estou fazendo o certo.



Eu já tinha visto uns 5 posts no Yahoo Perguntas ai. Esse aliás, foi um dos primeiros que vi. Vim aqui perguntar, pois nenhum desses relatos deixa claro o que deve constar escrito no atestado, e é isso que me preocupa.
 
Eae galera, tudo bem?

Seguinte, esse ano termino o EM. Já tenho 18 anos e em novembro agora já faço o famigerado ENEM. Eu sou um cara que gosta muito da área de Exatas - Física, Matemática e Química - mas também gosto muito de História e certos assuntos de Geografia, Sociologia e Filosofia (por ex: Geopolítica, Sociedade e o Indivíduo, e o pensamentos de certos filósofos). Eu sempre tive vontade de fazer uma faculdade federal na área de Exatas e seguir na área. Na minha cidade há somente o curso de Agronomia e desde muito tempo o curso que considerei fazer foi Engenharia Elétrica (Licenciatura em Matemática e Física seriam a 3° opção). Há um IF na cidade vizinha à minha (100km - obs: as duas são cidades pequenas, com aprox. 80k de habitantes), e pretendia cursar Eng Elétrica lá mesmo, o curso é noturno com duração de 5 anos, Bacharel. Mas recentemente me interessei em concursos públicos, primeiro, devido a desvalorização da mão de obra qualificada; ao cansaço gerado pelas viagens diárias; à atual crise financeira do país e a possibilidade de ser demitido no setor privado. Sendo concursado terei um bom trabalho, menos cansaço, mais dinheiro, não farei muita coisa :)sefu:) e terei estabilidade.

Mas eu queria saber se tenho o perfil para estudar Direitos e afins para concursos, não sei nem como se estuda isso, como se anota ou o quê deve ser anotado, por onde começar etc. Estava pensando em conseguir uma bolsa integral pelo ProUni em Direito numa faculdade particular aqui na cidade mesmo para me ajudar nos estudos, mas eu fico com o pensamento de que estarei "desperdiçando" meu potencial (pode vir a se desenvolver algo ou não) no setor público. Será que consigo estudar essas coisas dado o meu perfil? Faço faculdade ou faço concurso? Devo fazer a faculdade de Direito para me ajudar nos concursos e mais tarde, quando terminar o curso e já estiver empregado tentar correr atrás da faculdade de Engenharia? O que vocês pensam a respeito?

PS: Não sei se esse é o tópico certo para postar este tipo de dúvida, se for peço orientação e desculpas.
 
Eae galera, tudo bem?

Seguinte, esse ano termino o EM. Já tenho 18 anos e em novembro agora já faço o famigerado ENEM. Eu sou um cara que gosta muito da área de Exatas - Física, Matemática e Química - mas também gosto muito de História e certos assuntos de Geografia, Sociologia e Filosofia (por ex: Geopolítica, Sociedade e o Indivíduo, e o pensamentos de certos filósofos). Eu sempre tive vontade de fazer uma faculdade federal na área de Exatas e seguir na área. Na minha cidade há somente o curso de Agronomia e desde muito tempo o curso que considerei fazer foi Engenharia Elétrica (Licenciatura em Matemática e Física seriam a 3° opção). Há um IF na cidade vizinha à minha (100km - obs: as duas são cidades pequenas, com aprox. 80k de habitantes), e pretendia cursar Eng Elétrica lá mesmo, o curso é noturno com duração de 5 anos, Bacharel. Mas recentemente me interessei em concursos públicos, primeiro, devido a desvalorização da mão de obra qualificada; ao cansaço gerado pelas viagens diárias; à atual crise financeira do país e a possibilidade de ser demitido no setor privado. Sendo concursado terei um bom trabalho, menos cansaço, mais dinheiro, não farei muita coisa :)sefu:) e terei estabilidade.

Mas eu queria saber se tenho o perfil para estudar Direitos e afins para concursos, não sei nem como se estuda isso, como se anota ou o quê deve ser anotado, por onde começar etc. Estava pensando em conseguir uma bolsa integral pelo ProUni em Direito numa faculdade particular aqui na cidade mesmo para me ajudar nos estudos, mas eu fico com o pensamento de que estarei "desperdiçando" meu potencial (pode vir a se desenvolver algo ou não) no setor público. Será que consigo estudar essas coisas dado o meu perfil? Faço faculdade ou faço concurso? Devo fazer a faculdade de Direito para me ajudar nos concursos e mais tarde, quando terminar o curso e já estiver empregado tentar correr atrás da faculdade de Engenharia? O que vocês pensam a respeito?

PS: Não sei se esse é o tópico certo para postar este tipo de dúvida, se for peço orientação e desculpas.

Cara, primeiro você tem que focar no que quer... Não dá pra galera te recomendar a fazer Direito por exemplo, se for uma coisa que você odeia. Não precisa fazer Direito pra estudar leis pra concurso. Sou formado em engenharia ambiental, mas sou concursado (não na minha área). E fui estudando leis e aprendendo por conta, videoaulas principalmente, leitura, muuuuuuuuuuuuuuitos mas muitos muitos muitos excessivos exercícios... Assim você aprende! Não vai ser um advogado, mas para concursos dá e sobra!

E é bom ter ensino superior pois caso contrário eu não estaria onde estou, já que meu cargo exigia nível superior em qualquer área. Você ainda é muito novo, se tiver a fim de fazer uma faculdade num campo que você goste, faça! Pode ir prestando uns concursos que exigem nível médio pra ir aprendendo como é o "jeitão" deles, como são cobrados conteúdos, pra ver se é isso que você vai querer mesmo, etc. Minha dica é: faça uma faculdade que queira, tente algum estágio na sua área, tente arrumar algo no setor privado, você pode tentar várias opções, concurso é uma delas também!

Tem o lado positivo e negativo que você falou. Ninguém fica rico sendo concursado (a não ser que você preste concursos de 10k+), mas tirando isso é algo que te dará estabilidade, pode fazer contas sem medo de ser mandado embora (a não ser que você faça uma cagada das grandes como roubar dinheiro ou coisa pior, ainda assim tem que ser comprovado pra te exonerarem), dá pra fazer um pézinho de meia, tem umas regalias à parte, etc.

Não precisa necessariamente fazer Direito com a única e exclusiva intensão de prestar concurso! Quanto a isso fique tranquilo.
 
Pessoal bom dia.

Ontem conversando com a minha mulher, estávamos falando sobre o mercado de trabalho, que a rede privada, infelizmente só trabalha o cara que tem QI (Quem indicar) que é tudo peixe e mais nada, ai chegamos no assunto de concurso publico, que atualmente se tornou necessidade, ou concurso publico ou carreira militar, policia e afins. Durante nossa conversa ela me disse que sempre quis ser concursada, mas nunca deram isentivo para ela, sempre falara, que concurso você fica 3 à 5 anos parado, estudando direito que é horrível, perde tempo de sua vida e mesmo assim nada garante que passe, até porque concurso publico, ainda mais de prefeituras, é armação na maioria das vezes, ai ela foi fazer ENEM e hoje faz Engenharia de produção na CEFET, mas com a incerteza de sair de lá e ter um emprego.

Agora sobre este assunto, será mesmo que o Brasil se perdeu e agora só concurso salva? Será que chegamos ao ponto de que é preciso 5 anos de estudo para concurso? Eu estou meio desatualizado do Brasil a fora, pois estou focado em meus estudos, não gosto de vê jornal e nem de lê, então não me atualizo muito do Brasil afora, mas se estivermos indo para esse lado ... o fim do poço esta próximo deste pais.
 
Pessoal bom dia.

Ontem conversando com a minha mulher, estávamos falando sobre o mercado de trabalho, que a rede privada, infelizmente só trabalha o cara que tem QI (Quem indicar) que é tudo peixe e mais nada, ai chegamos no assunto de concurso publico, que atualmente se tornou necessidade, ou concurso publico ou carreira militar, policia e afins. Durante nossa conversa ela me disse que sempre quis ser concursada, mas nunca deram isentivo para ela, sempre falara, que concurso você fica 3 à 5 anos parado, estudando direito que é horrível, perde tempo de sua vida e mesmo assim nada garante que passe, até porque concurso publico, ainda mais de prefeituras, é armação na maioria das vezes, ai ela foi fazer ENEM e hoje faz Engenharia de produção na CEFET, mas com a incerteza de sair de lá e ter um emprego.

Agora sobre este assunto, será mesmo que o Brasil se perdeu e agora só concurso salva? Será que chegamos ao ponto de que é preciso 5 anos de estudo para concurso? Eu estou meio desatualizado do Brasil a fora, pois estou focado em meus estudos, não gosto de vê jornal e nem de lê, então não me atualizo muito do Brasil afora, mas se estivermos indo para esse lado ... o fim do poço esta próximo deste pais.

Eu acredito que sim, setor privado está muito difícil, sigo na expectativa da PRF, mas quase certeza que só ano que vem mesmo.
 
Pessoal, estou pensando em prestar concurso público na área de TI, entretanto o concurso específico necessita de um diploma de nível superior na área, me formo no fim de 2018 em Engenharia de Software. A minha dúvida é, caso eu passe e seja chamado e ainda não tiver terminado meu ensino superior, perderei a vaga ou há algo a ser feito?
 
Pessoal, estou pensando em prestar concurso público na área de TI, entretanto o concurso específico necessita de um diploma de nível superior na área, me formo no fim de 2018 em Engenharia de Software. A minha dúvida é, caso eu passe e seja chamado e ainda não tiver terminado meu ensino superior, perderei a vaga ou há algo a ser feito?

Fazer e passar sem ter completado o ensino superior não tem problema algum.

Mas você precisa do diploma na hora de assumir. Se não me engano, caso você passe dentro das vagas, você pode ir passando a vez caso te chamem, aí quando estiver com o seu diploma e você for o próximo da fila, você assume.
 
Pessoal, estou pensando em prestar concurso público na área de TI, entretanto o concurso específico necessita de um diploma de nível superior na área, me formo no fim de 2018 em Engenharia de Software. A minha dúvida é, caso eu passe e seja chamado e ainda não tiver terminado meu ensino superior, perderei a vaga ou há algo a ser feito?

Na hora de te chamarem, você tem que estar com o diploma em mãos.
Não existe isso de deixarem você passar a vez quando você não tiver o diploma ainda. Nunca.

É assim: chegou sua vez e te chamaram. CADÊ O DIPLOMA?
TÁ AQUI - ASSUME
NÃO TENHO AINDA, TO TERMINANDO A FACUL E... - PERDEU A VEZ, PRÓXIMO

É assim, ninguém vai ser bonzinho de ficar esperando. Mas eles demoram pra chamar, às vezes calha e dá certo de você já ter o seu em mãos.
 
A minha dúvida é, caso eu passe e seja chamado e ainda não tiver terminado meu ensino superior, perderei a vaga ou há algo a ser feito?
Se ocorrer de passar e não esta com o diploma na mão, pode pedir fim de fila, que é por exemplo, vc passou em 3 lugar e teve 50 classificados, vc pede final de fila e vai para a ultima posição entre os classificados, no caso, fica em 50, mas nada garante que irão chegar no 50
 
Pessoal, estou pensando em prestar concurso público na área de TI, entretanto o concurso específico necessita de um diploma de nível superior na área, me formo no fim de 2018 em Engenharia de Software. A minha dúvida é, caso eu passe e seja chamado e ainda não tiver terminado meu ensino superior, perderei a vaga ou há algo a ser feito?

Como já foi dito aqui, tem que estar com o diploma no dia da posse, se não estiver, é só sentar e chorar.
Passar sem ter o diploma em mãos não é o problema, o problema é não estar com o mesmo em mãos no dia da posse caso seja nomeado.
Caso comecem a nomear a galera que passou na sua frente e você perceba que não vai conseguir o diploma a tempo, a única alternativa que resta é pedir final de fila, porém tem que ver se compensa, pois, dependendo do concurso, não compensa. Exemplo: um concurso que classifique até o 500º colocado, mas só costuma nomear em torno de 100 pessoas para o cargo durante o prazo de validade, nesse caso pedir final de fila é suicídio, pois você irá lá para o rabo da fila, ou seja, para a posição 501º, posição em que nunca chegará, já que pelo histórico do concurso só nomeia em torno de 100 pessoas para o cargo durante o prazo de validade.
 
Última edição:
Eu acredito que sim, setor privado está muito difícil, sigo na expectativa da PRF, mas quase certeza que só ano que vem mesmo.

Também estava querendo começar a estudar para PRF e para PC-RJ, ja começou a estudar? Estudando por onde?
 
Ninguem mais tem opiniões sobre o que eu falei acima? Somente o @Paulo.paz se manifestou?
 
Também estava querendo começar a estudar para PRF e para PC-RJ, ja começou a estudar? Estudando por onde?
 
Ninguem mais tem opiniões sobre o que eu falei acima? Somente o @Paulo.paz se manifestou?

PC-RJ, esquece, estado falido, governo de cabral afundou o estado, pezão só está pagando as contas, então concurso público no RJ nem tão cedo.

Quanto a PRF, com certeza não escapa do próximo semestre.
 
PC-RJ, esquece, estado falido, governo de cabral afundou o estado, pezão só está pagando as contas, então concurso público no RJ nem tão cedo.

Quanto a PRF, com certeza não escapa do próximo semestre.

Cara a falta de policiais aqui no RJ esta precária, muito precária, só na PM esta tendo muitas renuncias, 2 colegas meus pediram para sair da PM, entraram tem nem 2 anos de PM, foram afastados com atestado da psicologa da PM, na PC irá aposentar vários agentes, aqui no RJ de acordo com pesquisas, tanto a PC quanto a PM, está com o contingente em 60% mais baixo, sem contar que concurso para policia aqui no RJ, esta se tornando algo muito pouco concorrido, ainda mais para um trabalho que a cada 2 dias, um policial é morto.

Eu atualmente estou no EB, mas estou mega insatisfeito com tudo aqui, desde salario a vida, nas forças armadas parece que você só presta se for oficial, praça só de f#.

Não sei se da tempo de começar agora estudar para PRF ... mas me responde, esta esperando para nível médio o concurso? E por onde esta estudando?
 
Cara a falta de policiais aqui no RJ esta precária, muito precária, só na PM esta tendo muitas renuncias, 2 colegas meus pediram para sair da PM, entraram tem nem 2 anos de PM, foram afastados com atestado da psicologa da PM, na PC irá aposentar vários agentes, aqui no RJ de acordo com pesquisas, tanto a PC quanto a PM, está com o contingente em 60% mais baixo, sem contar que concurso para policia aqui no RJ, esta se tornando algo muito pouco concorrido, ainda mais para um trabalho que a cada 2 dias, um policial é morto.

Eu atualmente estou no EB, mas estou mega insatisfeito com tudo aqui, desde salario a vida, nas forças armadas parece que você só presta se for oficial, praça só de f#.

Não sei se da tempo de começar agora estudar para PRF ... mas me responde, esta esperando para nível médio o concurso? E por onde esta estudando?

Estou esperando pra nivel superior, pra ser sincero não estou estudando atualmente, comecei no inicio do ano, e parei na metade, tenho que tomar vergonha na cara e voltar a estudar, só estou com as apostilas da alfacon, pra PRF.

Meu método é o seguinte: Baixo o conteúdo do edital, e vou abordando cada tópico, com a apostila, após isso, sempre vou revisando. Quando encontro alguma video aula free de determinado assunto, também assisto.
 
Como já foi dito aqui, tem que estar com o diploma no dia da posse, se não estiver, é só sentar e chorar.
Passar sem ter o diploma em mãos não é o problema, o problema é não estar com o mesmo em mãos no dia da posse caso seja nomeado.
Caso comecem a nomear a galera que passou na sua frente e você perceba que não vai conseguir o diploma a tempo, a única alternativa que resta é pedir final de fila, porém tem que ver se compensa, pois, dependendo do concurso, não compensa. Exemplo: um concurso que classifique até o 500º colocado, mas só costuma nomear em torno de 100 pessoas para o cargo durante o prazo de validade, nesse caso pedir final de fila é suicídio, pois você irá lá para o rabo da fila, ou seja, para a posição 501º, posição em que nunca chegará, já que pelo histórico do concurso só nomeia em torno de 100 pessoas para o cargo durante o prazo de validade.
Entendi, muito obrigado pela ajuda!

Você disse em certa parte do seu texto "costuma nomear em torno de ...", como faço para saber o "histórico" de um concurso? eu pretendo fazer esse: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/ciasc-tem-novo-concurso-publico-com-salarios-de-ate-6-6-mil
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo