Configurando sua 5700XT / 5700 para melhor desempenho com temperatura e consumo mais baixos.

Fala galera to brincando de undervolt na minha 5700xt nitro + .

consegui algumas coisas aqui...

1096 de mv @2100 frequência.
Junction tava 77graus max que bateu e a VGA 62 graus.

em IDLE fica 50 graus é normal 50 graus nessa placa?


ta boa essa config ou precisa melhorar?

ela consumiu o maximo de 230w.

é o power limit que abaixa o consumo e posteriormente a temp?
 
Última edição:
Fala galera to brincando de undervolt na minha 5700xt nitro + .

consegui algumas coisas aqui...

1096 de mv @2100 frequência.
Junction tava 77graus max que bateu e a VGA 62 graus.

em IDLE fica 50 graus é normal 50 graus nessa placa?


ta boa essa config ou precisa melhorar?

ela consumiu o maximo de 230w.

é o power limit que abaixa o consumo e posteriormente a temp?

Power limit "não tem nada a ver" com consumo, o que pesa e a tensão e o clock. Aqui eu venho usando 1870MHz @ 0.975V, dessa forma ela nem chega nos 150W, e pro que entrega o 1600AF, não perco nada.
 
Power limit "não tem nada a ver" com consumo, o que pesa e a tensão e o clock. Aqui eu venho usando 1870MHz @ 0.975V, dessa forma ela nem chega nos 150W, e pro que entrega o 1600AF, não perco nada.

Vlw pensava que influenciava kkk... ai sim então ta meio puxava meu mv então, to com ryzen 2600 overclockado a 4.0ghz kk que fica próximo ao 2700x.
 
Última edição:
Vlw pensava que influenciava kkk... ai sim então ta meio puxava meu mv então, to com ryzen 2600 overclockado a 4.0ghz kk que fica próximo ao 2700x.
Próximo do 2600X né? 2700X tem 2C / 4T a mais, se não for pra jogos, é bem superior.
 
Devia ter um tópico desse para os outros modelos 😅.
 
Galera, eu to com uma Gigabyte RX 5700 XT Gaming OC, alguém tem uma igual aqui?
Eu tento usar o furmark pra fazer os ajustes, mas independente do que eu coloque, funciona perfeitamente sem oscilação. mas quando vou jogar, fica oscilando muito, extremamente instável (principalmente GTA V, que por mais que não dê tela preta, a performance fica caindo e o jogo travando)

EDIT:
Uma questão. Em qualquer benchmark que eu uso (furmark, unigine e etc) o uso da placa vai no talo, e tudo fica estável. Mas o uso do cpu fica 5%~12%.
Nos jogos, ele fica basicamente travado em 49~50%. Raramente cai....

Acabei de testar no Skyrim e tá rodando pior do que quando eu tinha a GTX 970. Então não acho que seja o processador. No caso do Skyim SSE oscila entre 1200hz e 1500, com o uso da gpu na casa dos 20~40%. CPU fica entre 15 e 33%

EDIT:
esquece o Skyrim, aparentemente o problema lá é outro kkkkk
Fiz um teste no sandstorm com SSAA e colocando tudo no ultra e o SSAA no 200%, eu consigo só 30~40fps, mas o jogo ainda sim fica SUPER liso. por mais que o FPS varie, eu não sinto quedas de performance, vga fica em 99% e 1870mhz (que eu coloquei), e o cpu fica 29~33%.
Se eu for diminuindo as configs, o uso de GPU diminui, as oscilações aumentam e o processamento aumenta e não sai de 51%. Não sei o q fazer.

EDIT (desculpa galera, é o último...hoje...)
Skyrim SSE sem mod rodou como deveria, sem problemas.

Testei o Overwatch com tudo no ultra e SSAA no talo, e ficou travado em 85 FPS (não sei pq) sem queda nem oscilação de performance. Por mais que o uso e o clock oscilasse, eu não tive uma misera travada ou queda de um misero frame. CPU entre 60 e 70%.

EDIT FINAL
Atualizando caso alguem ainda se importe...
Os problemas são 2:
1- Processador (e memória? Não sei). Com o over na cpu e ram, a maioria dos jogos ficaram bem e sem maiores problemas. O GTAV ainda não é lá essas coisas, GPU oscilando entre 49~50% e a GPU entre 40 e 50% tbm. Mas nos outros jogos funciona normalmente. Um que vi bem isso foi o ARK, roando com tudo no máximo, e travado em 75FPS (Radeon Chill) roda tudo lsio, com a CPU em 33~44% e VGA entre 60 e 80% sem queda de frames ou travadinhas.
Fora que isso também aparenta depender do jogo saber usar a CPU, como no exemplo do Overwatch

2- Fonte.... É, eu percebi isso com o ARK sem o Radeon Chill e no Sandstorm sem vsync. Se o consumo da placa passar bater 186~188w, acende um led branco na placa e tudo cai, apesar do uso da placa continuar. O clock da memoria e da gpu caem, junto com o consumo, é claro. Minha fonte não é ruim, eu acho, mas já tem mais de 6 anos eu acho. Complicado, tenho medo de esperar pra trocar e ferrar a VGA... Botei um -10 no consumo e liguei os vsync/Chill e tá tudo de boa.
 
Última edição:
Tenho uma 5700XT Red Devil que por vezes dá problema de freeze e shutdown, alguma dica de como configurar ela? É necessário o uso do software da primeira página ou posso fazer pelo da AMD mesmo?
 
16 994071579 me chama eu te ajudo
 
Olá, bom dia.

Postei em outro tópico mas talvez seja aqui mais adequado.
Eu e um amigo temos um setup com componentes muito semelhantes, porém ele tem sempre uma média de uns 40fps a mais que eu jogando CoD Warzone. minha media fica entre 80 e 110 fps enquanto a média dele é de 120 a 150 ou mais (no mapa novo, Rebirth island, ele chega a pegar mais de 170).

Aqui rodo com:
R5 3600 (sem OC) + Air Cooler MA410 da Cooler Master (temperatura média de 50ºC)
Placa mãe b450 Asus Tuf Pro
Ram 2x8gb 3000mhz Geil Potenza
Sapphire RX 5700 XT (Red)
SSD 480gb Crucial
Fonte Cooler Master 550w Tuf Edition

Ele roda com:
R5 3600X (sem oc) + cooler box amd (wraith stealth) (temperatura média de 80ºC)
Placa mãe b450 gigabyte DS3H
Ram 2x8gb 2666mhz Corsair Vengeance
Sapphire RX 5700 XT (Black Edition)
SSD 480gb Crucial
Fonte Corsair 650w Vs650

O que estaria causando essa diferença toda de desempenho? Software Adrenalin configurados exatamente iguais.
Alguém tem uma luz pra ajudar? Caso não seja aqui, por favor me indiquem onde posso continuar o post.

Obrigado,
 
Olá, bom dia.

Postei em outro tópico mas talvez seja aqui mais adequado.
Eu e um amigo temos um setup com componentes muito semelhantes, porém ele tem sempre uma média de uns 40fps a mais que eu jogando CoD Warzone. minha media fica entre 80 e 110 fps enquanto a média dele é de 120 a 150 ou mais (no mapa novo, Rebirth island, ele chega a pegar mais de 170).

Aqui rodo com:
R5 3600 (sem OC) + Air Cooler MA410 da Cooler Master (temperatura média de 50ºC)
Placa mãe b450 Asus Tuf Pro
Ram 2x8gb 3000mhz Geil Potenza
Sapphire RX 5700 XT (Red)
SSD 480gb Crucial
Fonte Cooler Master 550w Tuf Edition

Ele roda com:
R5 3600X (sem oc) + cooler box amd (wraith stealth) (temperatura média de 80ºC)
Placa mãe b450 gigabyte DS3H
Ram 2x8gb 2666mhz Corsair Vengeance
Sapphire RX 5700 XT (Black Edition)
SSD 480gb Crucial
Fonte Corsair 650w Vs650

O que estaria causando essa diferença toda de desempenho? Software Adrenalin configurados exatamente iguais.
Alguém tem uma luz pra ajudar? Caso não seja aqui, por favor me indiquem onde posso continuar o post.

Obrigado,

Vocês tem um sistema muito parecido, é estranho ter uma diferença tão grande. Sei que é algo que provavelmente você já se certificou mas vou fazer algumas perguntas.

O jogo seu e de seu amigo estão com as configurações gráficas idênticas?
O clock de seu CPU e também de seu amigo chegam a qual frequência durante a partida?
O clock da GPU e da VRAM da GPU de seu amigo ficam em qual frequência?
Vocês utilizam perfil XMP na memória ram?


Vi que sua fonte é uma Cooler Master 550w e de seu amigo uma Fonte Corsair 650w Vs650, a diferença de performance pode ser devido a fonte não estar atendendo a demanda exigida. Não estou afirmando que é isso, apenas que pode ser e para confirmar apenas com um teste. Você não consegue testar uma fonte mais potente com seu sistema? De preferencia uma fonte que atenda o exigido.

No site do fabricante tem esta informação:

Power Consumption
241W

System Requirement
Recommended 650 Watt Power Supply (Minimum 600 Watt Power Supply).

https://www.sapphiretech.com/en/consumer/pulse-radeon-rx-5700-xt-8g-gddr6#Specification


Uma dica de configuração para o COD Warzone é alterar o Arquivo adv_options:

Documentos\Call of Duty Modern Warfare\players

Alterar de:
VideoMemoryScale = 0.85

Para:
VideoMemoryScale = 0.55

Com isso é possível reduzir o consumo de memória ram e vram.
 
Vocês tem um sistema muito parecido, é estranho ter uma diferença tão grande. Sei que é algo que provavelmente você já se certificou mas vou fazer algumas perguntas.

O jogo seu e de seu amigo estão com as configurações gráficas idênticas?
O clock de seu CPU e também de seu amigo chegam a qual frequência durante a partida?
O clock da GPU e da VRAM da GPU de seu amigo ficam em qual frequência?
Vocês utilizam perfil XMP na memória ram?


Vi que sua fonte é uma Cooler Master 550w e de seu amigo uma Fonte Corsair 650w Vs650, a diferença de performance pode ser devido a fonte não estar atendendo a demanda exigida. Não estou afirmando que é isso, apenas que pode ser e para confirmar apenas com um teste. Você não consegue testar uma fonte mais potente com seu sistema? De preferencia uma fonte que atenda o exigido.

No site do fabricante tem esta informação:

Power Consumption
241W

System Requirement
Recommended 650 Watt Power Supply (Minimum 600 Watt Power Supply).

https://www.sapphiretech.com/en/consumer/pulse-radeon-rx-5700-xt-8g-gddr6#Specification


Uma dica de configuração para o COD Warzone é alterar o Arquivo adv_options:

Documentos\Call of Duty Modern Warfare\players

Alterar de:
VideoMemoryScale = 0.85

Para:
VideoMemoryScale = 0.55

Com isso é possível reduzir o consumo de memória ram e vram.


Opa, antes de qlqr coisa, obrigado por retornar.

Cara, nossas configurações gráficas estão idênticas tanto no jogo quanto no software da AMD. Na verdade antes de igualarmos, ele rodava no High/ultra e eu no Normal/low, para se ter ideia da discrepância.

Não comparei os clocks, mas os meus eu posso afirmar que rodam em:
CPU - 4150 (fica cravado nisso depois que troquei o cooler box por um air cooler melhor - não fiz OC)
GPU de 1750 a 1850

Já fiz essa alteração no arquivo do jogo diminuindo a VideoMemoryScale pra 0.55 (inclusive me ajudou muito com uns stuttering que eu tinha aleatoriamente durante algumas partidas).

Eu rodo minhas RAM no perfil D.O.C.P (mobo Asus) em 3200mhz (minhas memorias sao 3000).
Ele eu não sei, mas dificilmente ele rode pois digamos que eu tenho mais curiosidade em entender o que os meus componentes podem entregar rs

Portanto tudo me leva a crer que ou é algum problema logico de tiragem da minha GPU, ou a fonte não tá entregando o que precisa. Suspeitei da fonte pois vi essa indicação de fonte no site da fabricante. Vou tentar arrumar uma mais parruda ou instalar minha GPU na máquina dele, seria uma opção também, correto?

Durante o jogo minha CPU fica com no máximo 40% de uso. e a GPU por muitas vezes fica abaixo de 60% e hora ou outra atinge picos de 90%.

Obs: meu windows não é ativado. não sei se isso me limita em alguma coisa.

Obs 2: uso minha GPU no slot debaixo. minha mobo tem 2 slots pci express x16
Abs.

Obs 3: Uso 6 fans no meu gabinete (4 delas ligadas direto na fonte via molex e as outras 2 ligadas nas 2 saídas de fan da minha mobo, uma em cada) e também as 2 fans do Air cooler que usam um splitter e vao direto para a saída CPU Fan da minha mobo. não sei se pode interferir no consumo da minha fonte.
 
Última edição:
Opa, antes de qlqr coisa, obrigado por retornar.

Cara, nossas configurações gráficas estão idênticas tanto no jogo quanto no software da AMD. Na verdade antes de igualarmos, ele rodava no High/ultra e eu no Normal/low, para se ter ideia da discrepância.

Não comparei os clocks, mas os meus eu posso afirmar que rodam em:
CPU - 4150 (fica cravado nisso depois que troquei o cooler box por um air cooler melhor - não fiz OC)
GPU de 1750 a 1850

Já fiz essa alteração no arquivo do jogo diminuindo a VideoMemoryScale pra 0.55 (inclusive me ajudou muito com uns stuttering que eu tinha aleatoriamente durante algumas partidas).

Eu rodo minhas RAM no perfil D.O.C.P (mobo Asus) em 3200mhz (minhas memorias sao 3000).
Ele eu não sei, mas dificilmente ele rode pois digamos que eu tenho mais curiosidade em entender o que os meus componentes podem entregar rs

Portanto tudo me leva a crer que ou é algum problema logico de tiragem da minha GPU, ou a fonte não tá entregando o que precisa. Suspeitei da fonte pois vi essa indicação de fonte no site da fabricante. Vou tentar arrumar uma mais parruda ou instalar minha GPU na máquina dele, seria uma opção também, correto?

Durante o jogo minha CPU fica com no máximo 40% de uso. e a GPU por muitas vezes fica abaixo de 60% e hora ou outra atinge picos de 90%.

Obs: meu windows não é ativado. não sei se isso me limita em alguma coisa.

Obs 2: uso minha GPU no slot debaixo. minha mobo tem 2 slots pci express x16
Abs.

Obs 3: Uso 6 fans no meu gabinete (4 delas ligadas direto na fonte via molex e as outras 2 ligadas nas 2 saídas de fan da minha mobo, uma em cada) e também as 2 fans do Air cooler que usam um splitter e vao direto para a saída CPU Fan da minha mobo. não sei se pode interferir no consumo da minha fonte.

Quanto ao slot pci express acho que não seria o problema. Testar sua GPU no PC dele é uma boa ideia para descartar um problema na GPU. Olhando as configurações de seus PC's é a única coisa que penso ser um problema é a fonte, mas só testando para saber.
 
Tem problema sim. Essa mobo tem um slot x16 em modo x16 e o de baixo é x16 modo x8. Passa para o de cima. Sempre use o primeiro slot para a vga.
Eu usei a minha com fonte de 550w (Corsair VX550) durante bastante tempo. Só troquei por conta da idade avançada. Aposentou do serviço com honras.
 
Tem problema sim. Essa mobo tem um slot x16 em modo x16 e o de baixo é x16 modo x8. Passa para o de cima. Sempre use o primeiro slot para a vga.
Eu usei a minha com fonte de 550w (Corsair VX550) durante bastante tempo. Só troquei por conta da idade avançada. Aposentou do serviço com honras.

Vou testar no slot de cima. o que seria esse slot x16 modo x8? traduzindo de forma clara para um leigo. EDIT: já dei uma pesquisada e acho que consegui entender (https://www.infowester.com/pci-express.php#x)

Agora não tô em casa mas pra eu ter colocado no slot de baixo foi algum motivo óbvio no dia, acho que ficava muito apertado. vou ver certinho chegando em casa.

Essa é uma das diferenças entre meu setup e do meu amigo. a Mobo dele tem apenas 1 slot e é o unico que ele usa. Farei o teste e retorno aqui.
Obrigado.
 
Senhores, eu me confundi legal. Na verdade sempre usei minha placa de vídeo no slot de cima, desconsiderem o que eu disse.

Continuo com o problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, rodo em dual channel. Atualmente nos slots 2 e 4 da minha mobo.

Elas são de 3000mhz e no momento rodando em 3200mhz no D.O.C.P (na real mesmo, faz alguma diferença esse OC pequeno nela para uso casual e games?).

E volto à suspeita inicial de que seja a fonte, mas sei lá. De qualquer forma, um amigo tem uma de 700w e vou testar a troca, vamos ver.
Se alguém tiver alguma outra ideia do que possa ser, por favor podem manter atualizado.

Obrigado
 
Postei no outro tópico, mas como este é o tópico que vem sendo utilizado para postar sobre overcock e undervolt das RX 5700 XT resolvi trazer minha dúvida e postar aqui.

Pessoal com a RX 5700 XT. Referente ao overclock me surgiu uma dúvida, estou testando um novo overclock e undervolt e até o momento não tive problema com temperatura elevada e nenhum tipo de bug.

Frequencia 1950
Voltagem 1049

Power Limit: 50%

VRAM Clock: 1900 MHz


O clock padrão da VRAM é 1750 MHz, é seguro utilizar 1900 MHz mesmo com a temperatura atendendo?

Segue os prints:

01.png

 
Nunca tinha mexido com overclock ou undervolt na placa. Hoje fiquei curioso e fiz diversos testes.

Utilizava a 5700xt stock, resolvi mexer com o undervolt, utilizando como teste o benchmark do gears tatics (que acho muito bom). Não tive redução de fps perceptível (< 1 fps) e o consumo de energia em 1 caso caiu quase 100 W, além de obter temperaturas menores. Segue abaixo alguns prints:

STOCK:

Undervolt com clock base de 1900MHz e 1,026V com VRAM em 1900MHz:

Undervolt com clock base de 1700MHz e 0,950V com VRAM em 1800MHz:

Esse aqui eu fiz pra poder ver se ia ter uma queda significativa no desempenho, e pra minha surpresa não teve, nesse caso o consumo caiu significativamente em relação ao stock.


O desempenho em jogo em relação ao undervolt varia de jogo pra jogo? Por exemplo, pode ter algum jogo que o undervolt resulte em um desempenho significativamente pior que a configuração stock, sendo que em outros não teve diferença. Por que se não tiver, sempre irei utilizar o mesma configuração de tensão e frequência.
 
Nunca tinha mexido com overclock ou undervolt na placa. Hoje fiquei curioso e fiz diversos testes.

Utilizava a 5700xt stock, resolvi mexer com o undervolt, utilizando como teste o benchmark do gears tatics (que acho muito bom). Não tive redução de fps perceptível (< 1 fps) e o consumo de energia em 1 caso caiu quase 100 W, além de obter temperaturas menores. Segue abaixo alguns prints:

STOCK:

Undervolt com clock base de 1900MHz e 1,026V com VRAM em 1900MHz:

Undervolt com clock base de 1700MHz e 0,950V com VRAM em 1800MHz:

Esse aqui eu fiz pra poder ver se ia ter uma queda significativa no desempenho, e pra minha surpresa não teve, nesse caso o consumo caiu significativamente em relação ao stock.


O desempenho em jogo em relação ao undervolt varia de jogo pra jogo? Por exemplo, pode ter algum jogo que o undervolt resulte em um desempenho significativamente pior que a configuração stock, sendo que em outros não teve diferença. Por que se não tiver, sempre irei utilizar o mesma configuração de tensão e frequência.
Geralmente o desempenho é mantido, mas acho que no último caso está fora do sweetspot, eu acho que os @1900Mhz 1.025V estão na zona ideal, porque a perda de performance é mínima, e a economia de energia e redução de temperatura é bem relevante.
 
Geralmente o desempenho é mantido, mas acho que no último caso está fora do sweetspot, eu acho que os @1900Mhz 1.025V estão na zona ideal, porque a perda de performance é mínima, e a economia de energia e redução de temperatura é bem relevante.

Ia deixar exatamente com esses valores, resolvi subir pra 1.050V, para garantir a estabilidade e não ter nenhum tipo de artefato em nenhum jogo, enquanto faço mais testes. Quando ao VRAM vou deixar em 1850MHz pra não ficar operando no limite. Mas realmente, nos 3 jogos que fiz benchmark (gears tatics, borderlands 3 e horizon zero dawn) não ouve queda de desempenho (< 1 fps) em relação ao stock e o consumo, temperatura e a velocidade dos fans reduziram. Não consigo ver nenhum motivo plausível pra utilizar a placa com 1.2V, pena que só descobri isso 1 ano depois.... mas antes tarde do que nunca kk
 
Ia deixar exatamente com esses valores, resolvi subir pra 1.050V, para garantir a estabilidade e não ter nenhum tipo de artefato em nenhum jogo, enquanto faço mais testes. Quando ao VRAM vou deixar em 1850MHz pra não ficar operando no limite. Mas realmente, nos 3 jogos que fiz benchmark (gears tatics, borderlands 3 e horizon zero dawn) não ouve queda de desempenho (< 1 fps) em relação ao stock e o consumo, temperatura e a velocidade dos fans reduziram. Não consigo ver nenhum motivo plausível pra utilizar a placa com 1.2V, pena que só descobri isso 1 ano depois.... mas antes tarde do que nunca kk
Undervolt é algo essencial nas placas AMD, não existe motivo algum de não utilizar, só existem ganhos. Aqui utilizo com uns 100mV a menos que stock na 5600XT, 30W a menos de consumo, uns 10 °C a menos. E hoje ainda vou testar de reduzir mais ainda. A única coisa que precisa ter um pouco de pé atrás é a VRAM, que qualquer clock acima pode gerar instabilidade.
 
Alguém sabe dizer qual é a Voltage padrão ou máxima da VRAM das RX 5700 xt, no caso a minha é a Nitro+? Pintou essa dúvida, pois estou utilizando um over de 1785 Mhz, mas no HWinfo aparece a Voltage como 850 mV, até na máxima.

Estou com essa dúvida, pois minha placa só fica estável abaixo de 1785 de over na VRAM, aí queria saber se existe alguma possibilidade de alterar/aumentar um pouco a Voltage, pois no software do adrenaline só tem opção de alterar a dos Clocks?
 
Alguém sabe dizer qual é a Voltage padrão ou máxima da VRAM das RX 5700 xt, no caso a minha é a Nitro+? Pintou essa dúvida, pois estou utilizando um over de 1785 Mhz, mas no HWinfo aparece a Voltage como 850 mV, até na máxima.

Estou com essa dúvida, pois minha placa só fica estável abaixo de 1785 de over na VRAM, aí queria saber se existe alguma possibilidade de alterar/aumentar um pouco a Voltage, pois no software do adrenaline só tem opção de alterar a dos Clocks?

Geralmente o padrão é 1000mV se não me engano. Eu recomendo vc deixar em stock, a 5700 XT tem uns timings meio bostas pra overclock, então acaba ficando elas por elas, vale mais a pena caprichar no undervolt e ser feliz.
 
Geralmente o padrão é 1000mV se não me engano. Eu recomendo vc deixar em stock, a 5700 XT tem uns timings meio bostas pra overclock, então acaba ficando elas por elas, vale mais a pena caprichar no undervolt e ser feliz.
Vou fazer isso, desencanei do over de Vram. O undervolt está legal. Valeu
 
Boa noite pessoal, queria ajuda de vocês com a minha placa de vídeo (RX 5700 XT RED DEVIL)
Nunca mexi na tensão ou frequência da placa e eu estava querendo diminuir a temperatura, pois se eu deixo em stock chega em 84º graus muito fácil.
Já li vários comentários nessa postagem, queria saber se alguém tem a mesma placa e se conseguiu baixar a temperatura dela?
Atualmente eu deixei a frequência em 2024 e diminui um pouco a voltagem, coloquei em 1081, coloquei as ventoinhas em 65 a 70% e a temperatura fica em média 75, 76 (nem sei se essa temperatura é aceitável).
Quando eu travo o fps em 60 ai sim a temperatura fica entre 68/72
Só que eu não queria ficar limitando o fps.
Meu monitor é full hd 165hz
Alguém pode me orientar melhor por favor? 🙏
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo