Controlador Raid não reconhece hd fora do arranjo

Ronny Lanes

Well-Known Member
Registrado
Opa pessoal! Boa tarde! Tenho uma M4A79T Deluxe, e fiz um raid0 com o controlador on board. Usei dois seagates 7200.12 sataII de 500gb cada, e sempre foi de boa, uso esse raid e 1 gravador de dvd sataII, mas agora precisei de mais espaço, e comprei um terceiro seagate 7200.12, mas dessa vez de 1 TB SataIII, ai que vem o problema... não sei se ele esta misturando com os outros 2... sei lá..., mas se eu tento bootar com ele conectado na mobo, pede pra dar reboot ou colocar uma mídia de boot... mas... se eu bootar e com o pc ligado eu conectar ele, ele reconhece de boa, como se fosse um hd externo. Na bios não tem como escolher qual porta sata vai ser controlada pelo controlador raid, ou ficam todas sob controle dele ou nenhuma... mas o estranho, que com o gravador de dvd nunca deu nada... e durante o reconhecimento da raid ele mostra que tem 1 tb de raid e mosra lá o meu hd novo(separado da raid). Eu acho que ele esta tentando bootar pelo hd novo ao invéz da raid porque na bios, se o hd novo não estiver conectado, ele da a opção de bootar pelo raid, e se ele estiver conectado... só da a opção de bootar pelo hd novo.
Alguem tem ideia de como resolver? Minha bios esta atualizada, ultima versão.
-Já variei o hd novo em todas as portas sata da mobo
-Na bios quando o hd novo esta conectado só tem como colocar ele como o boot, o raid desaparece
-No controlador raid não vi opção de boot
-O Hd novo esta funcionando normalmente(mas só consigo usar ele se conectar depois de já estar no windows)
Ps. Uma única vez, de todas as minhas tentativas de bootar... ele ligou... mas o hd não reconheceu de boa, reconheceu como se fosse um hd externo.
Alguem tem alguma ideia?
Brigadão pessoal!
------------
Pessoal, descobri, na parte de boot da bios (não o lugar que você escolhe por qual dispositivo bootar, ta tabela mesmo), tem uma opção que chama hard disk drives(não é o lugar que configura se o hd vai ficar em ahci, raid ou ide, é outra) ele permite você circular entre os hds que estão sendo controlados pelo controlador raid, e deixa você escolher qual é o preferencial pro boot.
A propósito, agora estou com outro problema rsrsrs, meu hd sata 3 esta sendo reconhecido como sata 1.5... se eu soubesse que ia ser assim iria comprar um sata II :fuuu: , alguem sabe se tem alguma configuração ou jumper para mudar isso?
Obrigado!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo