• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Controle de FANS sem ocupar BAIA.

azuk

Ex-Adamantium
Registrado
Faz pouco tempo eu parti para uma configuração m-ATX.
No meu gabinete Cooler Master N200 tem apenas uma baia 3.5 e uma 5.25. Não quero usar essas baias, quero deixar a frente lisa como original.
O problema é que preciso controlar a rotação de 4 fans (talvez 6 se eu fizer push-pull)

Pesquisei sobre controladoras de fan PCI, controladoras internas, controladoras USB... Achei pouca coisa e no fim as controladoras custavam uma fortuna.

Alguém conhece uma controladora de FAN interna? Algo que eu possa regular pelo Windows?
 
Cara eu uso controladora traseira, manual, é baratinho, 14 reais. se interessar eu posto um link.

018.jpg
 
esse tipo é conhecido, mas controla mais de um fan?

agora não sei, eu ja usei 2 controlando 2 fans, 1 para cada, atualmente uso apenas 1 controlando 1 fan. mas se tiver espaço atras do pc dá para por mais de 1. ou pergunta para um eletricista. pois isto é um potenciômetro comum. acredito que dependendo de como instale possa controlar mais de 1 fan. ou prende alguns dentro do gabinete. voce quer mudar a rotação toda hora ou regular e deixar fixo?
 
agora não sei, eu ja usei 2 controlando 2 fans, 1 para cada, atualmente uso apenas 1 controlando 1 fan. mas se tiver espaço atras do pc dá para por mais de 1. ou pergunta para um eletricista. pois isto é um potenciômetro comum. acredito que dependendo de como instale possa controlar mais de 1 fan. ou prende alguns dentro do gabinete. voce quer mudar a rotação toda hora ou regular e deixar fixo?

O problema é colocar um desse pra cada fan, queria que um desse controlasse no mínimo 4 fans.
 
O problema é colocar um desse pra cada fan, queria que um desse controlasse no mínimo 4 fans.


Com certeza amigo, você pode ligar em serie ou paralelo, perda sempre vai haver, mas é muito pouco, abraço.
 
Faz pouco tempo eu parti para uma configuração m-ATX.
No meu gabinete Cooler Master N200 tem apenas uma baia 3.5 e uma 5.25. Não quero usar essas baias, quero deixar a frente lisa como original.
O problema é que preciso controlar a rotação de 4 fans (talvez 6 se eu fizer push-pull)

Pesquisei sobre controladoras de fan PCI, controladoras internas, controladoras USB... Achei pouca coisa e no fim as controladoras custavam uma fortuna.

Alguém conhece uma controladora de FAN interna? Algo que eu possa regular pelo Windows?

esse da silverstone controla 3. veja que vai junto um pra baia pci.

http://www.silverstonetek.com/product.php?pid=42

tem na performance pcs.

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=52_88_253&products_id=4550

T
em esse baratinho

http://dx.com/p/3-fan-cooling-fan-variable-speed-controller-for-pc-13987

E
esse que nao ocupa espaço nenhum, cai a velocidade pela metade

http://dx.com/p/universal-3pin-cpu-speed-reducer-pvc-cable-for-electric-fan-black-red-white-217400
 
Última edição:

Interessante esse do DX.
Obrigado pelas recomendações.

Alguém conhece um controlador que seja programável? que tenha um driver no windows pra controlar os fans?
 
Vamos lá sao 5 saídas todas com pwm e rotação oque placa-mae ira fazer e apenas mandar o pulso pwm pq a alimentação das fans vira direto da fonte e no caso não ira sobrecarregar.

mas veja lá, são 5 saidas pra uma canal somente da placa mãe. e somente 1 deles vai ter pwm ativo, um único canal pwm não controla mais de um fan. Além do risco de queimar esse canal, sei lá, eu nao arriscaria.
 
Vamos lá sao 5 saídas todas com pwm e rotação oque placa-mae ira fazer e apenas mandar o pulso pwm pq a alimentação das fans vira direto da fonte e no caso não ira sobrecarregar.

sim é verdade, eu não havia percebido aquele conector molex. mas eu li uma vez no manual de placa mãe, que um canal pwm não controla mais do que uma fan, o sinal de rotação controla apenas uma por canal. A nao ser que ele controle todas que estiverem alí na mesma hora para a mesma rotação, o que njão faz sentido, por que vc vai querer controlar individualmente, e isso ele não vai fazer.
 
Bom o fato de controlar individualmente so com controlador mesmo no caso do cabo ira controlar todas de uma vez, bom eu se fosse usar o cabo iria utilizar um para as fan do radiador (cpu cooler) e outro cabo para os fans do gabinete mais pratico e pelo menos tenho um certo individualismo. Pq esse negocio de controlador fica mexendo um botãozinho pra cada fan e um saco e geralmente deixam o regulador tudo igual .
sim é verdade, eu não havia percebido aquele conector molex. mas eu li uma vez no manual de placa mãe, que um canal pwm não controla mais do que uma fan, o sinal de rotação controla apenas uma por canal. A nao ser que ele controle todas que estiverem alí na mesma hora para a mesma rotação, o que njão faz sentido, por que vc vai querer controlar individualmente, e isso ele não vai fazer.
 
Uso esse cabo hoje!

Não funciona, ele não controla as fans.
De um lado tenho o molex e o pwm que vai na placa mãe.
Do outro lado tenho 2 fans de 4 pinos ligadas.
Por mais que eu diminua ou aumente o fan pela placa mãe não muda em nada na rotação.
 
Faz pouco tempo eu parti para uma configuração m-ATX.
No meu gabinete Cooler Master N200 tem apenas uma baia 3.5 e uma 5.25. Não quero usar essas baias, quero deixar a frente lisa como original.
O problema é que preciso controlar a rotação de 4 fans (talvez 6 se eu fizer push-pull)

Pesquisei sobre controladoras de fan PCI, controladoras internas, controladoras USB... Achei pouca coisa e no fim as controladoras custavam uma fortuna.

Alguém conhece uma controladora de FAN interna? Algo que eu possa regular pelo Windows?
Tem o speedfan porem aqui não funciona somente na vga testa ai vai que funfa!
 
Uso esse cabo hoje!

Não funciona, ele não controla as fans.
De um lado tenho o molex e o pwm que vai na placa mãe.
Do outro lado tenho 2 fans de 4 pinos ligadas.
Por mais que eu diminua ou aumente o fan pela placa mãe não muda em nada na rotação.

Amigo, na sua placa, os conectores nomeados como SYSFAN (sendo um de 4 e outro de 3 pinos) não tem controle de PWM, neste caso teria que ligar o cabo adaptador no conector nomeado como CPUFAN, e depois ligar todos os ventiladores (incluído o da CPU) neste cabo adaptador, abraço.
 
Engraçado que aqui mesmo o chassis fan que eh 3pinos consigo controlar a fan.
 
Bem, se a placa dele for mesmo a MSI H77M-G43, segundo este esquema, mostra o que eu disse, repare que o pino 4 dos SYSFANs é NULO, então o cabo adaptador só daria certo no CPUFAN:

Capture_zpsd0aa4dd0.jpg


Abraço.
 
Última edição:
Então mais a minha aqui uso fan 3 pinos e mesmo assim consigo controlar doidera.
 
Então mais a minha aqui uso fan 3 pinos e mesmo assim consigo controlar doidera.

Pois é amigo, isso pelo jeito varia né, na sua placa este conector de 3 pinos, tem o 3º pino como sendo o controle do PWM ao invés do sensor de rotação, abraço.
 
O pior e que e o sensor de rotação mas creio que seja devido ao software pq o mesmo e original da placa mae Asus Fan Expert .
 
Amigo, na sua placa, os conectores nomeados como SYSFAN (sendo um de 4 e outro de 3 pinos) não tem controle de PWM, neste caso teria que ligar o cabo adaptador no conector nomeado como CPUFAN, e depois ligar todos os ventiladores (incluído o da CPU) neste cabo adaptador, abraço.

Bem, se a placa dele for mesmo a MSI H77M-G43, segundo este esquema, mostra o que eu disse, repare que o pino 4 dos SYSFANs é NULO, então o cabo adaptador só daria certo no CPUFAN:

http://i154.photobucket.com/albums/s276/rafaelzeki/Capture_zpsd0aa4dd0.jpg

Abraço.

Interessante, eu não sabia disso.

Vou testar ligando os 5 fans (2 exaustores, 2 injetores, 1 cpu)
Vou ligar os 5 no cabo, o cabo no molex e no CPUFAN.
Amanhã de manhã vou postar os resultados.
 
Engraçado que aqui mesmo o chassis fan que eh 3pinos consigo controlar a fan.
Que doidera. Mas deve ser o que o amigo acima falou, o 3º pino deve ser o PWN e rotação, vai entender.

Interessante, eu não sabia disso.

Vou testar ligando os 5 fans (2 exaustores, 2 injetores, 1 cpu)
Vou ligar os 5 no cabo, o cabo no molex e no CPUFAN.
Amanhã de manhã vou postar os resultados.
Ficamos no aguardo. Acompanhando...

Isso resolveria a necessidade de muita gente que não quer usar controladora (eu!) :salario:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo