Copias de software ou mídias para uso pessoal não é crime!

Esse assunto de pirataria é um pouco chato de se comentar, vamos fingir que um jogo de PC atual custe R$99,00 e o mesmo em versão pirata(copia do original) custe R$10,00. Uma pessoa não tão bem financeiramente gostaria de conseguir este jogo, vamos ao dilema: Todos sabem que a qualidade do pirata é um pouco duvidosa, digamos que para 3copias 1 apresente algum defeito e quanto ao original dificilmente apresente defeito.
Se eu fosse este cidadão iria tranquilamente pagar R$30,00 e pegar 3copias com uma ótima garantia de que va funcionar do que gastar R99,00 para ter o mesmo produto.
Agora vamos botar como seria o ideal:
O Original custe R$30,00 e o pirata custa o preço de uma midia, por exemplo:
Com o original em preço deste, da facil acesso as pessoas que não tem um poder aquisitivo elevado, e com certeza, todos sem exeção preferem produtos originais do que piratas. Neste caso acredito que o pirata por mais que tentasse agradar o cliente não teria sucesso.
O pirata vende pelo preço e de certa forma a facil comercialização, mas muito mais pelo preço, se isso fosse mais equilibrado a pirataria acabaria.
 
Esse assunto de pirataria é um pouco chato de se comentar, vamos fingir que um jogo de PC atual custe R$99,00 e o mesmo em versão pirata(copia do original) custe R$10,00. Uma pessoa não tão bem financeiramente gostaria de conseguir este jogo, vamos ao dilema: Todos sabem que a qualidade do pirata é um pouco duvidosa, digamos que para 3copias 1 apresente algum defeito e quanto ao original dificilmente apresente defeito.
Se eu fosse este cidadão iria tranquilamente pagar R$30,00 e pegar 3copias com uma ótima garantia de que va funcionar do que gastar R99,00 para ter o mesmo produto.
Agora vamos botar como seria o ideal:
O Original custe R$30,00 e o pirata custa o preço de uma midia, Epor exemplo:
Com o original em preço deste, da facil acesso as pessoas que não tem um poder aquisitivo elevado, e com certeza, todos sem exeção preferem produtos originais do que piratas. Neste caso acredito que o pirata por mais que tentasse agradar o cliente não teria sucesso.
O pirata vende pelo preço e de certa forma a facil comercialização, mas muito mais pelo preço, se isso fosse mais equilibrado a pirataria acabaria.

É impossível chegarmos a um preço de R$30 para um lançamento ou um jogo um pouco velho. O que pode ser feito é melhorar o poder aquisitivo do brasileiro mas pra PCs R$99 já não baixa mais e pra consoles R$120 seria o máximo possível.

E cá entre nós, um cidadão com dificuldades financeiras não iria se preocupar com games, nessa situação.
 
Copiar algo que você pagou por ele, fazendo uma única cópia de segurança, não é, nem nunca foi, crime.

Quanto aos preços eles poderiam ser diferentes sim, e custar de 30 a 50 reais, que estaria mais na faixa da realidade brasileira, e é possível só não é fazível.

Não há nada impossível apenas o que acreditamos que seja.
 
Desculpa não ter lido tudo, mas você está correto sobre a informação qualquer um aqui que desenvolva software sabe disso.
Pirataria é a ditribuição do conteúdo, ilegal é você produzir algo fruto de um produto pirata e comercializar. Por isso os software são produzidos em várias versões, trial, demo, shareware, você não pode dar frutos que referencie, seja qual for a maneira, aquele produto.

Edit: depois de ter lido mantenho meu POST.
 
É plenamente possível que os preços de softwares sejam entre 30 e 50, mas eles preferen justificar os preços abusivos colocando a culpa na pirataria que graças a eles vai sempre existir, me fazendo até pensar que eles ganhem algo com isso, é uma teoria digamos assim, é uma teoria bem de conspiração, mas pensem bem um pouco.
Culpar a pirataria pelos seus preços abusivos é mais ou menos isso: NVIDIA vs. ATI(Lembrando que as marcas sitadas são somente exemplos, poderia ter até usado marcas de biscoito HUAhauhUA)
Digamos que a ATI esta vendendo muitas VGA baratas e a NVIDIA usa como pretesto para aumentar os preços que a ATI esta roubando o mercado, isso é ridiculo, mas é o que estão fazendo. Levão um suposto prejuizo, reclamam e empurrão o pepino para os compradores.
Só uma teoria, imaginem se as empresas alem de vender o original, também vendão os piratas, o original traria lucro, mas o pirata também por ser informal seria livre de impostos, claro, seria um baita golpe, mas não seria impossivel.
 
É o mesmo principio que um dos maiores produtores de CD de música pensa... se reduzir os preco dos CDs (cerca de 3 dolares por disco), o pessoal irá preferir o CD original do que o pirata.... e assim a empresa fatura mais na quantidade de vendas....

Faz sentido... pena que ela esta sendo detida pelas concorrentes... :p

Mas assim... nem tudo são flores na vida dos produtores de CD pq eles tem que entrar em um ACORDO com os fabricantes das mídias. Vamos supor que um cd original(tanto jogo como audio) saia por 15 reais (sem imposto) mas aí tem aquele velho jogo da pizza os fabricantes das mídias vão sim querer uma grande fatia pq sem a matéria prima(CD) nada se faz. À não ser que os produtores disponibilizem um link no site das gravadoras para baixar as músicas e os encartes etc. Só que ninguém pensa o quanto isso é barato para as produtoras de CD. Veja bem que jogada de marketing! O comprador ao invés de sair de casa com seu meio de locomoção específico(carro/onibus/metrô) poderia muito bem estar comprando EM CASA pelo mesmo preço da loja Hoje em dia o que os consumidores mais procuram é COMODIDADE. Tão pouco se lixando pra caixinha bonitinha, manual, encarte essas coisas. MAIOR EXEMPLO disso é o STEAM além de combater a pirataria você não corre o risco de quando perder o cd/dvd ser forçado a comprar outro. Para que isso ocorra aqui no Brasil as produtoras de CD tem que investir muita grana em backbone/servidores etc(sistema on-line) porém o RETORNO será RÁPIDO! Hoje em dia comparando à 10 anos atrás popularmente falando... a internet chegou à ser muito mais acessível e também um recurso que sem a dita cuja NADA SE FAZ. Darei um exemplo rapido disso. Bancos e seus órgãos do governo federais/estaduais. Se um link cair ou algo do tipo... pode ser até ignorância minha mas VOLTAMOS PARA A IDADE DA PEDRA! TUDO HOJE EM DIA GIRA PELA INTERNET!! É muito mas muito raro mesmo vc ir em algum lugar hoje em dia que não tenha internet ou uma loja que não aceite cartão de crédito/débito(TO FALANDO DE SISTEMA ON-LINE). Pra finalizar... as produtoras de cd só não ganham muito dinheiro mas muito dinheiro pq não querem correr o risco da modernização avançada(tecnologia). Mas aposto que a primeira que fizer vai sofrer concorrência de preço com as outras que claro... COPIARÃO a idéia que ja foi copiada!
 
Ufaaaa Isso Tira Um Peso Enorme De Minha ConciÊncia ^^
É Noiss
 
eu sempre soube disso. e por isso quando eu comecei a entrar aqui eu falava normalmente sobre isso. ate ser banido. injustamente por sinal. por que copiar, gravar, nunca foi crime. até por que existe gravador de cd e dvd pra que? pra gravar arquivos de e-mail? hahahah

mas esse assunto é muito relativo, que vai de cada ponto de vista analisar e concluir o que é pra si.
aqui no forum, falou em gravar cd. toma 1 mes de ban.

errado. não é assim. existem cópias e existe pirataria. pirataria é vender, fazer da cópia um comercio. e isso ninguem faz aqui. enfim. cada forum tem sua regra. pode ser errado. mas é regra, enfim....
 
O que eu queria dizer com impossível é que, segundo o preço americano (U$49.99) o preço brasileiro está muito em conta, nele não vemos aqueles impostos absurdos cobrados por VG's por exemplo.

É claro que é possível diminuir o preço mas como disseram, não é "fazível". :p
 
na boa eu baixo eu jogo e deleto se algum camarada pedi emprestado eu vo e instalo na maquina dele, se for crime e dai... quem nunca baixou alguma coisa pirata ou tem alguma coisa pirata que atire a primeira pedra meu... esse negocio de pirataria é besteira cara... os preços são abusivos, e eu não pago 35 conto em um cd de musica nem a pau... unico jogo que eu comprei original foi HL2 por causa do Css e so... não me arrependo de ter comprado ele e ter desembolsado 100 mangos, mas se eu pudesse ter conseguido uma serial key valida por 10 ou por 15zão sem duvida eu iria no pirata... os caras ai fica se alugando de boca cheia falando que nunca pegou coisa pirata, que mentira cara... vai lá saber se o Bone, tenis, Lapis, Bolsa, Brinquedo e etc não é pirata ?!?!? Como vc pode ter certeza que tua casa não tem nada pirata ??? É mta hipocrezia fica falando que quem tem PC bom tem que ter dinheiro pra compra original !! Purffaa olhe ao redor de vcs galera vivemos em uma sociedade de injustiça e pobreza, mta sacanagem e sem nenhum escrupulos... e na boa, na maioria das vezes é mto mais vantagem compra um pirata do que um original se vc quer o jogo so pra single player. Filme, show e seriado, vc encontra facilmente por 5 conto uma temporada mesmo do LOST, eu fui pra compra um original e queriam rouba de mim 100 mango kra... na boa as pessoas são mto ganaciosas, colocam preços mto altos... e sinceramente eu quero que a humanidade se exploda..

P/ os trabalhadores, adolecentes que tem o seu dinheiro cada um sabe o que faz com ele, não estou incentivando ninguem aqui a compra pirata ou compra original, so quero mostra meu ponto de vista, alguns irão concordar outros irão contra mim. Mas pra quem trabalha todo dia e que gosta de gasta 300 conto por mes em 3 jogos p/ mim isso é TzÂO DE ARGOLA, mas o dinheiro é teu então vai fundo que o poço é raso flw !!!
 
na boa eu baixo eu jogo e deleto se algum camarada pedi emprestado eu vo e instalo na maquina dele, se for crime e dai... quem nunca baixou alguma coisa pirata ou tem alguma coisa pirata que atire a primeira pedra meu... esse negocio de pirataria é besteira cara... os preços são abusivos, e eu não pago 35 conto em um cd de musica nem a pau... unico jogo que eu comprei original foi HL2 por causa do Css e so... não me arrependo de ter comprado ele e ter desembolsado 100 mangos, mas se eu pudesse ter conseguido uma serial key valida por 10 ou por 15zão sem duvida eu iria no pirata... os caras ai fica se alugando de boca cheia falando que nunca pegou coisa pirata, que mentira cara... vai lá saber se o Bone, tenis, Lapis, Bolsa, Brinquedo e etc não é pirata ?!?!? Como vc pode ter certeza que tua casa não tem nada pirata ??? É mta hipocrezia fica falando que quem tem PC bom tem que ter dinheiro pra compra original !! Purffaa olhe ao redor de vcs galera vivemos em uma sociedade de injustiça e pobreza, mta sacanagem e sem nenhum escrupulos... e na boa, na maioria das vezes é mto mais vantagem compra um pirata do que um original se vc quer o jogo so pra single player. Filme, show e seriado, vc encontra facilmente por 5 conto uma temporada mesmo do LOST, eu fui pra compra um original e queriam rouba de mim 100 mango kra... na boa as pessoas são mto ganaciosas, colocam preços mto altos... e sinceramente eu quero que a humanidade se exploda..

P/ os trabalhadores, adolecentes que tem o seu dinheiro cada um sabe o que faz com ele, não estou incentivando ninguem aqui a compra pirata ou compra original, so quero mostra meu ponto de vista, alguns irão concordar outros irão contra mim. Mas pra quem trabalha todo dia e que gosta de gasta 300 conto por mes em 3 jogos p/ mim isso é TzÂO DE ARGOLA, mas o dinheiro é teu então vai fundo que o poço é raso flw !!!

Eu acho que tem condições deveria sim tentar comprar certas coisas originais, você tem que levar em consideração o trabalho que o cara teve pra produzir.

Sim, eu tenho coisas piratas mas, se eu percebesse que os preços estão bons demonstrando que o consumidor esta sendo valorizado eu economizo na boa e tento comprar original.
 
Aew galera, to gostando de ver que o papo não fico zuado, a galera tá expondo as idéias, e acho que isso é enriquecedor! Valeu a todos pelo bom recebimento da msg!

Acho o seguinte, não sou a favor da pirataria, pelo contrário sou um defensor do software livre, que acho maravilhoso!!!!
Agora para uso pessoal, por exemplo, quem compra um HL² não compra apenas um HL², compra sim uma série de serviços que vem nele, vc acaba tendo varios MODs, varios jogos, um suporte decente, um sistema de servidores e ,o que eu acho melhor, uma constante atualização do seu jogo! Isso sim é esquema bom! Afinal, ganhei a uns 3 anos meu HL2 e até hoje jogo com maior gosto!!!

E eu postei essa mensagem exatamente pelo fato de desmentir algumas coisas, como fora citado, do jogo poder ficar 24hrs e não é crime... bem isso é costume, regra, mas não é uma LEI....
A Lei é bem clara, não existe crime quando não é busca por lucro direto ou indireto (esse indireto q pode complicar...)

De todas as formas, acho que preços de 100 reais o jogo são meio abusivos, mas perto dos milhões gastos no seu desenvolvimento , são validos!
Agora cds de 35 conto!? Acho realmente absurdo, e perfeita a idéia que alguém citou de venda de musicas pela net... uma barato de confiança com boas musicas, direto do CD e com algumas senhas para permitir acesso a conteúdos exclusivos! Isso ia ser legal, tipo compre o CD e assista o show pela net!

Isso aew galera.. valeu! Abraços!
 
Pessoal se esquece que 50 dollares americanos comparando com poder de comprar deles seria o equivalente a uns 30 reais nossos...
Se para ir no cinema eles gastam 10 bucks pra mais apenas na entrada...
E convenhamos... quantos jogos são realmente lançados aqui ?
Uma meia duzia de PC (mercado que mais cresceu...) agora uns gatos pingados do x06... e todos a preços bem anti convidativos ao cliente...
Se eles que vão ganhar o meu $$ não se importam de conseguir abrir o mercado para baixar o preço e aumentar a suas vendas, pq eu mero assalariado (vejo que muitos que defendem "anti pirataria" a qualquer custo... trabalham "do lar") vou dar R$100,00 num jogo defasado (caso classico do GTA3 que chegou só 2 anos atrasado e com preço camarada sugerido de 99 dinheiros...) e sem preocupação com meu pais (legendas em pt-br ? dublagem ? WTF?)...
E dizer que jogos não são um artigo importante hoje em dia é sacanagem... é entretenimento, algo como "ver tv ou ler um livro", logo 1° necessidade (eu mesmo, leio livros, mas não assisto tv ou melhor assisto apenas quando jogo nela ^^) ...
E só para deixar como reflexão...
Na china o tio bill baixa preço do vista pra 60$ pq lá não condiz com poder aquisitivo da população... Aqui deixa ao mesmo preço dos USA?
 
A internet está modificando o modelo atual de negócios.

As empresas seriam espertas se conseguissem usar essas mudanças a seu favor.

Alguns jogos já fazem propaganda dentro do jogo, mas ainda não deve dar para dar subsídio.

A questão é que as mudanças foram rápidas e poucos nunca tiveram um software pirata, daí isso faz parte da cultura dos usuários que fizeram a internet crescer, pois hoje em dia as pessoas não precisam comprar um jogo ou cd pirata, podendo baixar e gravar sem intermediários.

O mundo sem barreiras começa pela internet, inclusive alguns estudos apontam que quase todo o tráfego de dados na web se deve a "pirataria".
 
meu ponto de vista é diferente...

Se tem vendedor é pq tem comprador..
Quem deve dar o 1° passo são os compradores, pois os mesmos param de comprar, os vendedores vao vender para quem?
assim vai sumir do mercado dai...

é mesma coisa com roubo e desmanche de carros, se roubam carro para desmontar, é pq tem gente que vai à um despanche comprar as peças que na noite passada roubaram um carro para desmontar..Abraço

acho que o exemplo do desmanche de carros nao foi legal, pq vc pode comprar um produto roubado de uma loja com bom nome na praça sem vc saber, a loja pode comprar algm q sabe aonde 'consegue' saca, esse negocio ae eh bem + complicado de resolve doq pirataria :)
 
Manoel Almeida: é designer e gestor de negócios
não é advogado.. nem juiz..
ele frisa.. toda hora.. "no intuito de lucro"
obter a obra SEM PAGAR.. deixando de pagar.. é lucro indireto..tudo o que ele falou.. um advogado muda em dois palitos
é por isso que tem quem escreveu... quem assina
Toda publicação traz algo do tipo..
"as matérias assinadas são de responsabilidade do autor...podendo inclusive serem de orientação/posicionamento contrário ao deste jornal, revista.." fazem isso justamente prá "tirar o corpo fora" em caso de processos mas no caso.. o cara comete um erro claro.. ele imagina apenas a ação... obter lucro direto..a ação positiva (fazer).

Mas ele esquece o lucro indireto.. deixar de pagar.. deixar de gastar.. e com isso usar o dinheiro com outra coisa....
 
A pirataria não vai acabar. Quem produz não vai baixar por causa da pirataria, e a pirataria só vai vender por que tem gente que compra e as pessoas que compram pirata pq é mais acessível e duvido que as produtoras não ganhem algo(às escondidas) com a pirataria.
A pirataria não acaba pq tem muita gente que ganha dinheiro com isso assim como muitos outros negócios como: As drogas, álcool, cigarro e etc... já fazem parte da engrenagem no Brasil.
Uma coisa que poucos pensam é esta: Realmente, tem sempre quem venda e quem compre, mas também tem quem apóie, não é aquele cambista parado que é responsável pela pirataria, mas quem deu aquilo na mão dele para vender, tem algo muito maior que ele por trás daquilo... Por isso que eu digo que estas empresas estão tendo algum lucro com a pirataria.
 
pois é como eu queria ter em casa:

-todos os cd's originais das minhas bandas favoritas
-todos os jogos que eu curto, incluindo capa,encarte e blablabla
-todos os livros que eu li em uma mini biblioteca...
-todos os filmes em dvd dos super-herois da marvel
-o windows original, sem ter que me preocupar com advantage validation, e o office claro
-uma copia original do panda antivirus com atualizacao infinita....

:eek:eu to chutando por cima mas com o dinheiro que eu gastaria com tudo isso axo q daria pra comprar uma casa nova ou um carro...
no fim das contas todo mundo tem culpa: compradores, vendedores, crackeadores, e finalmente o pivô disso tudo: a alta taxa de impostos cobrada pelo nosso maravilhoso governo...eh claro que um jogo de pc lançamento nunca vai chegar a faixa de 50 reais, mas do jeito que esta eh uma bofetada na cara do povo...

Uma coisa que poucos pensam é esta: Realmente, tem sempre quem venda e quem compre, mas também tem quem apóie, não é aquele cambista parado que é responsável pela pirataria, mas quem deu aquilo na mão dele para vender, tem algo muito maior que ele por trás daquilo... Por isso que eu digo que estas empresas estão tendo algum lucro com a pirataria.

aki na minha cidade tem dois camelodromos, e todo mundo ta cansado de saber que la se vende todo e qualquer tipo de produto pirata, desde um playstation ate a boneca barbie...e de quem sao os camelodromos? da prefeitura...eh claro que eles tem o poder de confiscar e fechar tudo, mas nao o fazem pura e simplesmente porque eles dariam um tiro no proprio pé, afinal se os caras do camelô nao venderem sua pirataria ,nao ganham dinheiro e nao poderao pagar o aluguel, e a prefeitura perde...eh uma mafia agindo na cara-de-pau e ninguem ta nem ai, mas vao ta porque? afinal o povo ganha comprando coisa baratinha e os politicos enchem seus bolsos as custas dos camelos, e agora? quem eh que vai reclamar???????
 
copiar o seu CD original pra nao gastar ou danificar o original nao é pirataria e nunca foi...

é a mesma coisa com os "ROMs" de emuladores... se vc tem o jogo original de SNES vc pode ter o ROM e nao precisa deletar apos 24horas...

de fato é muito comum nego ter jogo original e usar copias se o jogo precisa de "CD" ou mesmo um CRACK pra nao usar o CD tambem nao é pirataria é uma forma de proteger o seu patrimonio e é uma prática muito utilizada.


o resto é pirataria e . final.
fuizz
 
e cá pra nós... acho um pouco de hipocrisia algumas pessoas do fórum recriminando alguem quando falam em baixar ou pegar um jogo na net ou algo assim... tanto q qd um jogo é lançado hoje de manhã na Europa, os cabras já tem um tópico oficial flando sobre o jogo... q adorou o jogo e isso e aquilo... o cabra põe data de lançamento, preço, sites de compras estrangeiros e o escambau pra dizer q o jogo q ele tem provavelmente é oroiginal... mas como?!?!?! o jogo hoje na Europá... se o cabra compra de um site europeu hoje mesmo, é impossível q o jogo já esteja nas mãos do sujeito... e não são todos os jogos q vc pode comprar e baixar pelo steam ou outra plataforma online... como esses cabras conseguem o jogo tão rápido... nem todo mundo q posta sobre jogos é moderador ou sei lá testador de jogos q a empresa manda uma cópia antes de mandar pra loja... aí um sujeito pra lá de humilde fala em copiar jogos e toma um ban de um mês... isso é hipocrisia... e provavelmente vou ser repreendido e muita gente vai contestar o q eu disse aqui... mas é verdade... e provavelmente tome um ban... mas verdade seja dita...
bem... aprece q deixei a entender q o pessoal do forum mexe com pirataria... mas não foi bem q isso q quis dizer... talvez tenha me expressado mal... mas acho q o quis dizer foi q acho questionável como o pessoal consegue jogos tão rápido assim pra criar tópicos oficais com opiniões sobre o jogo e tudo na data de lançamento do jogo...
 
mas sei lá... acho q como a pessoa consegue o jogo ou deixa de conseguir é problema dela... e por isso não deve ser repreendida ou tomar ban por causa disso... é claro q a apologia à pirataria não deve passar em branco... pirataria ainda é crime... mas não vi ninguém incentivando o ato da pirataria... no máximo alguém fala de uma cópia ou algo assim... sei lá... é um assunto muito polêmico e cada um tem uma maneira de pensar... só acho q deveria haver uma igualdade ou uma imparcialidade em relação aos usuários de jogos originais ou não...
 
Eu assumo que uso muitooooo pirataria... sei que é proibido aqui no fórum mas só estou dando minha opinião.

Só compro jogo original por causa de CD key para usar na net, até hoje os unicos que comprei foi Halflife por causa do counter strie/source, hoje em dia com tanta facilidade na internet eu prefiro deixar o pc de noite baixando alguma coisa, do que ir até o centro e gastar 5, 10 reais em um dvd...

Não me considero classe baixa, tenho condições para comprar dvds originais, mas ou é uma coisa ou outra né? então eu baixo na net e esse dinheiro eu uso para outras coisas :)

Afinal, 100 dvds virgem = 69,00 para eu manter minhas outras atividades como sair e fazer um upgrade no pc eu preciso fazer essa economia :)


E se falei demais no meu post, favor apagar :)
 
pois é Malokero... nem todo mundo tem bala na agulha pra fazer tudo né... alguns tem q economizar de um lado pra ganhar em outro... acho q essa fotografia da pirataria no Brasil só mostra a insatisfação e a impossibilidade de comprar algo q é de seu gosto ou desejo... mas aí vem um (aquele q sempre pode) e diz: "se vc não pode ter, pra q tem? se não tem dinheiro, pra q se preocupar em querer algo q não pode?" acho q não é uma questão de querer e/ou poder... é uma questão de direitos... todos têm o direito de se divertir e viver como iguais... mas o direito não é respeitado, pq o q se impõe é q só quem pode $$$ bancar é q tem o direito... coisa q é um absurod uma vga custar 150 dolares e pra gente custar 800 ou 1000 reais... um jogo de PC custar 99 reais ou 120 reais e tem pessoas q consideram isso uma vitória no mercado de games no Brasil... isso é uma derrota... pq desde q compro games para PC, desde 1997, há 10 anos atrás, o preço é mesmo... 99 reais... cadê a vitória? só se a estagnação do preço está sendo considerada como vitória... acho q há muito a se fazer... e pouco está sendo feito... as pessoas erradas estão a frente disso... talvez pq elas tenham a ganhar com esse superfaturamento... mas cegamente acreditando nisso elas não vêem q teriam a ganhar mais ainda com a popularização do mercado de games...
 
É verdade, e olha que não é bem desde 1997, acho que é desde a primeira vez que vi um jogo de pc que acho que foi em 1994... Lembro que na época era Doom, wolfstain(acho que não é assim que se escreve HUahUah), fifa94 e outros... Lembro que na época meu primo compro um 486dx100 com 8mega de ram e hd de 800mb e na época era como se fose o preço de um top hoje... e lembro que o preço do windows também, e olha que era o 95 em DISKET!!!
(OBS: O PC referido acima não foi comprado em 1994, mas um ano depois.)
E é claro que um lançamento pode chegar a r$50,00, não tem nada que impede. Mas fazer o que né, parece que tem pessoas que gostam e se sentem bem quando pagam 99 ou 120 em um midia que foi gravado um bando de 0 e 1. realmente, se estas empresas fossem vender 1cd apenas realmente teria que ser bem caro, mas ela vende mais que milhoes(não conciderando apenas um pais).
 
Realmente Monsenhor lembro quando eu era pequeno e meu pai tinha um 486, todos sábados ele me levava na banca pra comprar um jogo... aqueles jogos box ou revistas nunca passava de R$ 9,90... isso uma vez por semana não dói no bolso...

Eu tava pensando em comprar tdu original, 90 reais. mas se eu comprasse o TDU eu não ia comprar os fans do meu gabinete e a AS5... embaçado né?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo