Como dito pelo cara que gravou o primeiro vídeo postado pelo brender, os arquivos de uma build do Standalone realmente vazaram. Um dos moderadores do fórum do DayZ deu mole e os caras conseguiram pegar os arquivos do jogo. Eu achei os arquivos por aí e consegui dar uma jogadinha. Vou falar o que eu achei relevante e vou deixar umas screens por aqui.
Primeiramente, é óbvio que essa build é antiga, eles não seriam loucos de chegar na E3 e apresentar isso. Deu pra perceber que é tudo apenas teste mesmo, já que funções básicas como comer uma lata de feijão ainda não estão implementadas. Vocês que estão preocupados com os zumbis do vídeo e tal, relaxem, eles também estão ali por puro teste e são exatamente como os do mod. Só os vi numa das áreas novas do mapa, então acho que só foram implementados pra testar o terreno (ver se não desaparecem em algum "buraco invisível", coisas do tipo).
Pois bem, o clima geral de Chernarus está diferente. Não sei se eles já implementaram as nuvens volumétricas, mas o céu está diferente, bem mais realista. Também não sei se é justamente por causa desse "novo céu", ou se é por causa das minhas configurações gráficas ou se é só impressão mesmo, mas parece que mudaram um pouquinho a paleta de cores do mapa. Achei bem melhor, tudo parece mais realista.
O inventário está beeeem melhor, ao estilo do ArmA III. É só clicar e arrastar pra lá e pra cá. Foi adicionada uma barra de atalho também, exatamente igual a do Minecraft. Botando um item no primeiro slot, esse item fica "bindado" a tecla 1 do teclado e assim sucessivamente.
A maioria das construções são realmente entráveis e os devs estão fazendo um ótimo trabalho com os interiores. Em algumas casas ainda parece que falta algo, como móveis ou uma "baguncinha" a mais, mas o destaque fica para as texturas. As que foram retrabalhadas parecem mais rústicas, adicionando muito ao clima pós-apocalíptico que o jogo tem que passar. Gostei especialmente do mercado (que até parece um prédio novo) e do hospital. Esse último conta com várias salas diferentes e texturas bem interessantes.
Deu pra ver uma área nova ao norte de Cherno, com prédios altos e apartamentos. Lá acabei encontrando alguns zumbis. Nada de novo sobre eles, que estão com a mesma modelagem e até sem som algum. Pensei que os prédios não seriam entráveis mas, pra alegria geral, eles são sim, mas falta trabalho neles ainda. Como estava de saída, não deu pra explora-los muito bem. Deu pra notar um elevador no centro. Dá pra entrar dentro dele, mas ele não funciona. No lugar existe uma escada invisível que leva ao topo do prédio. Meu palpite é que eles vão fazer com que esses elevadores fiquem funcionais, caso contrário não perderiam tempo modelando os mesmos, o espaço que eles ocupam e tal. Talvez isso fique para quando (e se) eles implementarem aquele esquema de controlar a energia elétrica nas cidades e tudo mais. Aliás, o topo desses prédios proporcionam uma vista ótima de Cherno, vai dar briga pra ficar de sniper ali em cima. :seferrou:
A movimentação está melhor e o personagem não fica mais tão travado dentro das casas. As animações melhoraram, embora algumas ainda sejam as do próprio ArmA II.
Quanto a performance, obviamente não dá pra concluir nada por agora. Meu computador é pra lá de low-end e aqui essa build ficou bem pior que o mod. As opções gráficas são praticamente as mesmas do ArmA, com a exclusão da opção de alterar o View Distance. Compreensível, já que agora isso vai ficar a cargo do servidor e não mais do cliente. Ah, adicionaram um slide pra alterar o FoV.
Mais tarde quero dar outra jogadinha pra tentar achar outras áreas novas no mapa. Qualquer coisa volto aqui pra dizer o que achei.
As screens: