[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

O meu G3 com i5 + Gtx1650 hj com 10 meses de uso, se jogar bf4 nas configurações em Stock, o note desliga (passa dos 100 graus na CPU). Só consigo jogar limitando o clock e com undervolt de -130. Agora uma coisa estranha q acontece aqui... A frequência da CPU em alguns momentos despenca pra 1400mhz+1500mhz (a 75 graus durante a jogatina e o pior é que ele não sobe mais a frequência, fica travado nisso aí. Pra voltar ao normal tenho q reiniciar o notebook) (fica quase impossível de jogar) e sinceramente não encontrei até hoje o motivo para essa situação.

ja fez uma limpeza no notebook? de quantos mv é o undervolt que voce usa? ainda tem garantia? meu i7 9750h fica na faixa dos 80 graus jogando BF1 multiplayer
 
Meu notebook da assinatura não sofre esse aquecimento todo, principalmente porque faço undervolting em -0,150V. Nem o clock abaixa quando faço undervolt. Se abaixar o clock pelo TS, fica melhor ainda a temperatura. Acho ele inclusive frio com undervolt, nem throttling nem nada eu sofro aqui. No Stock sofro sim, mas com undervolt, isso acaba de vez.

Meus jogos aqui não passam de 85 à 90 graus de pico. E geralmente a temperatura gira em torno de 80 graus.
 
Vocês acham justo pedir 5.5k no G3 3590 ( I7 9750H .:. 16GB @2666 .:. GTX 1660 TI .:. 128GB NVME + 1Tb)?
 
Vocês acham justo pedir 5.5k no G3 3590 ( I7 9750H .:. 16GB @2666 .:. GTX 1660 TI .:. 128GB NVME + 1Tb)?

Se der o meu G3 pede quanto de volta? kkkkkkkk

Zoeira à parte, esse notebook é preciso investir em refrigeração.
 
Eu uso o pop os 20.04. Tu pode tentar fazer aquele esquema q eu fiz mas com um um live usb, copia o .icc default (fica na pasta /var/lib/colord/icc/) e testa. Eu não to com windows instalado pra testar, daí não sei. Se tu puder fazer e ver se tem alguma diferença.

Obrigado.

Vou tentar fazer com o live USB então e ver se tem alguma diferença.
Se der algum resultado positivo posto aqui depois.
 
Pronto amigo, fiz oq vc pediu. Aparentemente o PCH tá com a temperatura boa. Aquele 101 que bateu ali foi logo quando iniciou o jogo, que o processador estava em 4GHZ... Aí bate 100 graus ele começa a reduzir a frequência. Nessa imagem aí tinha uns 30-40 minutos de jogo. Nessa jogatina não sei dizer o motivo, mas estabilizou nessa faixa aí dos 2000Mhz (Teve momentos que bateu 1700Mhz, mas rapidamente voltava a 2000mhz). O Alienware Command Center não estava ativado e nem o ThrottleStop (Ontem estava com os 2 ativados e não ta fazendo diferença... Ele continua reduzindo muito a frequência do processador).

Captura-de-Tela-39.png

Temperaturas realmente estão altas além da conta, o próprio PCH está chegando a 80 graus, com essa média de 74, ai vc tem que tentar algumas coisas ( tudo junto)

1- Undervolt e Underclock, o i5 9300H, especialmente para BF4, roda sem problemas com o clock a 3.2, até 3.0GHZ ou menos

2- Travar o Vsync a 60fps, eu rodei o BF4 no G5 com esse mesmo config teu e ele não deixa cair um fps sequer com a GTX 1650.

3- No Command Center, criar um perfil com rpm fixo, coloca o offset em 80% já pelo menos e verificar se baixa as temperaturas.

NO G5 com i7 eu rodo BF4 com tudo no HIGH (pq não vejo vantagem no ultra) com temperaturas abaixo dos 60 graus sempre.
 
já fez uma limpeza no notebook? de quantos mv é o undervolt que voce usa? ainda tem garantia? meu i7 9750h fica na faixa dos 80 graus jogando BF1 multiplayer

Não. Só abri o notebook mesmo para trocar o NVME e adicionar um pente de memoria de 8GB. Não cheguei a fazer limpeza nele.

Meu notebook da assinatura não sofre esse aquecimento todo, principalmente porque faço undervolting em -0,150V. Nem o clock abaixa quando faço undervolt. Se abaixar o clock pelo TS, fica melhor ainda a temperatura. Acho ele inclusive frio com undervolt, nem throttling nem nada eu sofro aqui. No Stock sofro sim, mas com undervolt, isso acaba de vez.

Meus jogos aqui não passam de 85 à 90 graus de pico. E geralmente a temperatura gira em torno de 80 graus.

Temperaturas realmente estão altas além da conta, o próprio PCH está chegando a 80 graus, com essa média de 74, ai vc tem que tentar algumas coisas ( tudo junto)

1- Undervolt e Underclock, o i5 9300H, especialmente para BF4, roda sem problemas com o clock a 3.2, até 3.0GHZ ou menos

2- Travar o Vsync a 60fps, eu rodei o BF4 no G5 com esse mesmo config teu e ele não deixa cair um fps sequer com a GTX 1650.

3- No Command Center, criar um perfil com rpm fixo, coloca o offset em 80% já pelo menos e verificar se baixa as temperaturas.

NO G5 com i7 eu rodo BF4 com tudo no HIGH (pq não vejo vantagem no ultra) com temperaturas abaixo dos 60 graus sempre.


Sobre o undervolt uso -0,130V, porém mesmo assim ele desce para 1400Mhz na jogatina. Agora antes segurava normal acima dos 3500Mhz com undervolt. Do nada que passou a ter esse problema. Só q olhando agora o undervolt, vejo que ele nao está sendo aplicado. Apesar do programa sinalizar que solicitei -0,129V, ali no quadro branco acima do lado direito ele não mostra esse informacao (permanece tudo zerado, mesmo eu colocando para salvar as voltagens, reiniciando o note e reabrindo o programa.)

Captura-de-Tela-40.png
 
Já falei do reset factory da BIOS tópicos atrás. Fazendo isso, resolve-se o problema. É de lei, quando baixar uma BIOS nova, fazer o factory reset da BIOS dos G3 e G5.

Faça o Factory reset da BIOS que o seu problema será solucionado. Possivelmente @GeekZilla é esse o problema dele.
 
eu to usando meu G3 assim:

- Undervolt de -250mv no cpu, -125mv no cache.
- Troquei a pasta termica dele, utilizei a Coolermaster Mastergel Maker
- não precisei baixar clock nenhum no cpu
- utilizo base de refrigeraçao pro notebook, uma da c3tech com 4 coolers.

Com isso consigo manter os 4000mhz no i7 a 80 graus, e a gpu fica na faixa dos 1820mhz +-, isso no BF1, em outros jogos a temperatura é menor.

-Utilizo a Bios Versão 1.8.0, e bloqueei pra não atualizar mais.
 
eu to usando meu G3 assim:

- Undervolt de -250mv no cpu, -125mv no cache.
- Troquei a pasta termica dele, utilizei a Coolermaster Mastergel Maker
- não precisei baixar clock nenhum no cpu
- utilizo base de refrigeraçao pro notebook, uma da c3tech com 4 coolers.

Com isso consigo manter os 4000mhz no i7 a 80 graus, e a gpu fica na faixa dos 1820mhz +-, isso no BF1, em outros jogos a temperatura é menor.

-Utilizo a Bios Versão 1.8.0, e bloqueei pra não atualizar mais.

A nova versão melhorou a temperatura. Pode acreditar.
 
A nova versão melhorou a temperatura. Pode acreditar.
fiz downgrade da bios, porque quando tentei fazer o undervolt com o throtlestop, o mesmo não funcionava, conseguia alterar a barra, mas a tensão ficava a mesma coisa.
 
Já falei do reset factory da BIOS tópicos atrás. Fazendo isso, resolve-se o problema. É de lei, quando baixar uma BIOS nova, fazer o factory reset da BIOS dos G3 e G5.

Faça o Factory reset da BIOS que o seu problema será solucionado. Possivelmente @GeekZilla é esse o problema dele.

Era isso mesmo. Pior q não cogitei isso pq não me lembro de ter atualizado a Bios. Mas fui checar e vi que estava na mais atual, então creio eu q o dell update deve ter colocado ela no meio das instalações e eu nem vi.

Agora no teste de estresse aqui a 3500mhz ele ta segurando em 88 graus sem fazer downclock.

Valeu ai @Maico Rian e @GeekZilla pela ajuda prestada!!
 
eu to usando meu G3 assim:

- Undervolt de -250mv no cpu, -125mv no cache.
- Troquei a pasta termica dele, utilizei a Coolermaster Mastergel Maker
- não precisei baixar clock nenhum no cpu
- utilizo base de refrigeraçao pro notebook, uma da c3tech com 4 coolers.

Com isso consigo manter os 4000mhz no i7 a 80 graus, e a gpu fica na faixa dos 1820mhz +-, isso no BF1, em outros jogos a temperatura é menor.

-Utilizo a Bios Versão 1.8.0, e bloqueei pra não atualizar mais.
Você conseguiu colocar -250mv ? caramba
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Era isso mesmo. Pior q não cogitei isso pq não me lembro de ter atualizado a Bios. Mas fui checar e vi que estava na mais atual, então creio eu q o dell update deve ter colocado ela no meio das instalações e eu nem vi.

Agora no teste de estresse aqui a 3500mhz ele ta segurando em 88 graus sem fazer downclock.

Valeu ai @Maico Rian e @GeekZilla pela ajuda prestada!!
 
Última edição:
Já falei do reset factory da BIOS tópicos atrás. Fazendo isso, resolve-se o problema. É de lei, quando baixar uma BIOS nova, fazer o factory reset da BIOS dos G3 e G5.

Faça o Factory reset da BIOS que o seu problema será solucionado. Possivelmente @GeekZilla é esse o problema dele.

Tanta gente com esse problema que passou batido ver a questão do reset, bem lembrado!
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vocês acham justo pedir 5.5k no G3 3590 ( I7 9750H .:. 16GB @2666 .:. GTX 1660 TI .:. 128GB NVME + 1Tb)?

Antes da crise do covid, vendi o meu por 4.8k
 
Você conseguiu colocar -250mv ? caramba
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sim, meu antigo G3 3579 tambem ficava nos -250,mas ainda sim dava um throtling horrivel em jogos que não fossem Overwatch ou League of Legends, ja esse aqui ta rodando suave.


0NLBG6J.png
 
sim, meu antigo G3 3579 tambem ficava nos -250,mas ainda sim dava um throtling horrivel em jogos que não fossem Overwatch ou League of Legends, ja esse aqui ta rodando suave.

Sorte dupla a sua... tentei -200 hj e congelou tudo aqui!! Aqui se manteve estável a -150
 
Sorte dupla a sua... tentei -200 hj e congelou tudo aqui!! Aqui se manteve estável a -150
Percebeu que ele reduziu o undervolt no cache? O meu aqui deu certo tmb, reduzi o undervolt no cpu cache para -125mv e no CPU -250 e deu certo, estável e temperatura bem mais tranquilas !
 
Caramba, o cara conseguiu estável com -0,250V é impressionante! Meu limite é -0,150V.
 
tu conseguiu estável com -2.50?

isso, to com esse notebook tem uns 3 dias, mas até agora sem tela azul com -250 no CPU

tambem fiz undervolt na GPU hoje de manhã e estou testando.

Percebeu que ele reduziu o undervolt no cache? O meu aqui deu certo tmb, reduzi o undervolt no cpu cache para -125mv e no CPU -250 e deu certo, estável e temperatura bem mais tranquilas !
é, o cache que não aguenta muito undervolt sem travar.
 
isso, to com esse notebook tem uns 3 dias, mas até agora sem tela azul com -250 no CPU

tambem fiz undervolt na GPU hoje de manhã e estou testando.


é, o cache que não aguenta muito undervolt sem travar.
Sim, aparentemente se você alivia o undervolt no cache da mais margem para realizar o undervolt no cpu core, e aí co segue esse resultado, aqui para mim melhorou dms, tava jogando o odyssey, e ele puxa muito processador chegando a bater 100% em alguns momentos, antes eu tinha que deixar o processador em 3.5ghz se não ele não aguentava e batia 100graus, agora tô rodando a 4ghz de boa com a temperatura batendo 85 a 90
 
Pessoal, uma dúvida. Notei que no meu Dell G5 quando estou na bateria o desempenho em jogos simplesmente fica um desastre, entendo que deve ser uma característica do notebook pra evitar "drenar" a bateria, mas o que estranhei foi que mesmo manualmente colocando todas as opções no máximo de desempenho, forçando o notebook a usar da GTX ao inves da intel, colocando perfil de alto desempenho no alienware, mesmo com tudo, não melhorou em nada. Um jogo que rodo normalmente a 60~70 fps quando ligado na tomada, na bateria com todas as configurações possíveis no máximo desempenho tá rodando a 10 fps. Não tem como deixar o desempenho no máximo na bateria? Mesmo que a bateria dure sei lá, menos de 1 hora? Lembro que quando via alguns reviews na internet sobre notebooks e tinha sobre duração de bateria tinha um tanto em uso convencional e muito menos em uso intenso em jogos, porém, eu não consigo fazer o uso intenso em jogos, o notebook não deixa, fica inviavel.

Será que não estou sabendo configurar o desempenho pra bateria? Alguém pode me orientar?
 
Com undervolting, consigo 1746 MHz na GPU, mesmo sendo uma GTX 1060 Max-q, porém em games pesados é frequente acontecer reduções da frequência pelo limite de temperatura definido pela Dell, e com isso quedas bruscas de fps é comum nessa situação.

Usando o Asus Gpu tweak II, alterei esse limite para 89ºC e assim a frequência da GPU ficou mais estável, mas claro que sempre fico de olho na temperatura da GPU in-game com o afterburner e não tem passado de 77 ºC.

100xBGN.png


esse limite pode ser conferido no GPU-Z, como eu alterei já mostra os 89 ºC, pode-se usar um valor menor para ter mais segurança, 85 ºC por exemplo.

RbePPmv.png
 
Pessoal, uma dúvida. Notei que no meu Dell G5 quando estou na bateria o desempenho em jogos simplesmente fica um desastre, entendo que deve ser uma característica do notebook pra evitar "drenar" a bateria, mas o que estranhei foi que mesmo manualmente colocando todas as opções no máximo de desempenho, forçando o notebook a usar da GTX ao inves da intel, colocando perfil de alto desempenho no alienware, mesmo com tudo, não melhorou em nada. Um jogo que rodo normalmente a 60~70 fps quando ligado na tomada, na bateria com todas as configurações possíveis no máximo desempenho tá rodando a 10 fps. Não tem como deixar o desempenho no máximo na bateria? Mesmo que a bateria dure sei lá, menos de 1 hora? Lembro que quando via alguns reviews na internet sobre notebooks e tinha sobre duração de bateria tinha um tanto em uso convencional e muito menos em uso intenso em jogos, porém, eu não consigo fazer o uso intenso em jogos, o notebook não deixa, fica inviavel.

Será que não estou sabendo configurar o desempenho pra bateria? Alguém pode me orientar?

Infelizmente na bateria até o momento não tem como jogar realmente, mesmo especificando a frequencia com o Afterburner ele reduz tudo em termos de consumo de energia. Mas é aquela coisa, bateria para jogar (em notes) de qualquer forma é furada, vai acaba gerando desgaste maior se usar com frequência.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo