[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Não vai funcionar corretamente, não no G5 pelo menos, sei que tem a emoção de achar que está descobrindo algo mas o BD Prochot não funciona em todos os casos, se fosse assim seria uma das coisas que eu recomendaria no tutorial do ThrottleStop. Ele geralmente em alguns notes trabalha com CPUXGPU.

Então leia novamente, a intenção é evitar que usuários menos atentos ou com menos conhecimento técnico causem danos ao seu sistema, o PCH não tem dissipador, se ele realmente continuar a esquentar e não houver redução geral de carga no sistema, podem ocorrer danos. Extremamente desnecessário.

Vc fez testes com o G5 para garantir ? Aqui tanto com o G3 quanto G5, G7, Helios 300 e y540 não vi necessidade de fazer qualquer alteração deste tipo.

O recomendado ainda é o Undervolt CPU, GPU e underclock. E o mod para o note seria o dissipador extra.


Sobre o mod para PCH





Cola térmica

 
Vai em cada uma das ventoinhas e seleciona Compensação e coloca o % que quiser e vai ser criado novo perfil que você coloca o nome que quiser.


ventoinha.PNG

Cheguei até nessa parte mas não consegui ativar o perfil para uso diário, só vi opção de ativar para alguma aplicação em específico, como jogos.
 
Cheguei até nessa parte mas não consegui ativar o perfil para uso diário, só vi opção de ativar para alguma aplicação em específico, como jogos.


Vai na tela principal do alienware command center e seleciona o perfil que voce criou e alterou a velocidade da ventoinha
 
Sobre o mod para PCH





Cola térmica




Vi o pessoal indicando essa 3m tb:


"apresenta resistências térmicas na faixa -30°C a 121°C. "



EDIT

No ali os chinas tão vendendo com fita adesiva 3M.....
não sei se dura, mas é pratico...srsrs

 
Última edição:
Aqui ele sempre abre na biblioteca, a aba principal que você fala é essa chamada Fusão?

1J3NsmW.png


Você já criou o perfil. agora seleciona página principal, item térmico:

UhjXxeQ.png
 
Vi o pessoal indicando essa 3m tb:


"apresenta resistências térmicas na faixa -30°C a 121°C. "



EDIT

No ali os chinas tão vendendo com fita adesiva 3M.....
não sei se dura, mas é pratico...srsrs


Amigo, não confunda resistência com condutividade térmica.

A cola deve transferir o calor para o dissipador, não simplesmente colar e vedar.
 
A cola deve transferir o calor para o dissipador, não simplesmente colar e vedar.

aham.. mas quero dizer que ela aguenta a temperatura do PCH, então pode ser uma opção...
Vi algumas pessoas usando.
 
Você já criou o perfil. agora seleciona página principal, item térmico:

UhjXxeQ.png

Acredito que deva haver diferença do Command Center do G3 para o do G5, aqui não aparecem algumas opções que tem no seu. Baixei a versão para o G5 mas ele simplesmente começa a carregar as opções, depois oculta todas e só aparecem as que te mandei no post anterior, as que ficam não permitem alterar nada.
 
Última edição:
Sobre o mod para PCH





Cola térmica



Só lembrando que mesmo colocando o dissipador o efeito vai ser minimo se não tiver uma abertura embaixo com ventilação ativa. Eu comprei o kit do ML com os dissipadores para raspberry Pi, mas estou esperando uma nova tampa inferior chegar ainda (China) , um colega aqui do tópico aplicou o modo com a tampa normal sem aberturas extras e o resultado foi praticamente nulo.
 
Só lembrando que mesmo colocando o dissipador o efeito vai ser minimo se não tiver uma abertura embaixo com ventilação ativa. Eu comprei o kit do ML com os dissipadores para raspberry Pi, mas estou esperando uma nova tampa inferior chegar ainda (China) , um colega aqui do tópico aplicou o modo com a tampa normal sem aberturas extras e o resultado foi praticamente nulo.

Entendi. Tem o link da tampa, @GeekZilla ?
 
Atualizei ontem para a versão 2004 do Windows ai a merda aconteceu.

sIjoSOh.png


Como pode ver, não aplicou o offset e o TRL está bloqueado.

Então pode ser o microcode que está bloqueando a alteração (Ali onde tem o ucode) últimas versões do Windows tem o patch para bloquear a ação do plundervolt. Vou dar uma conferida se tenho o arquivo nos meus downloads e ver uma forma fácil de downgrade. É meio geral esse problema, não apenas com os G Series.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi. Tem o link da tampa, @GeekZilla ?

Neste link tem o código dela, já acho aqui o link que peguei para comprar (já tentei comprar essa tampa umas 2x e deu ruim com a entrega) vamos ver se agora vai,

Edit: Achei aqui https://www.aliexpress.com/i/4000060720697.html
 
Então pode ser o microcode que está bloqueando a alteração (Ali onde tem o ucode) últimas versões do Windows tem o patch para bloquear a ação do plundervolt. Vou dar uma conferida se tenho o arquivo nos meus downloads e ver uma forma fácil de downgrade. É meio geral esse problema, não apenas com os G Series.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Neste link tem o código dela, já acho aqui o link que peguei para comprar (já tentei comprar essa tampa umas 2x e deu ruim com a entrega) vamos ver se agora vai,

Edit: Achei aqui https://www.aliexpress.com/i/4000060720697.html

Não seria aquele SpeedShift eu acho, algo assim que fica na BIOS? Lembro que certa vez bloqueou aqui, e eu fui lá e desativei. Ai funfou
 
Nervosinho não? O report já foi, não custa nada, agora você pode dar licença para os usuários do G series se comunicarem e trocarem informações em paz ? Vc tem a máquina em mãos para estar fazendo sugestões fora da realidade ?

Como já falei algumas vezes, são informações de conhecimento geral, claro que serão reproduzidas fielmente, é a descrição do item, assim como informada pelo TS, tem dúvidas, fala com o uncleweb que é o dev do TS.

De resto, para de confusão, que necessidade de atenção, nunca tivemos isto no tópico, fim da discussão, o resto já passei a moderação, pessoas como você só tem intenção de prejudicar. Boa tentativa de comentar no GeekZilla, que pena que os comentários são moderados.

Mas se quiser continuar com as hostilidades, ofensas, e confusão no forum te dou o benefício da última palavra, pois você agora está bloqueado também. ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



@Tcassius
Tem algumas outras lojas vendendo, é questão de dar uma pesquisada e ver qual oferece o melhor desconto também, como mencionei antes, sem a tampa, rodando no lab, tivemos uma redução de 20 graus por ai no PCH< quando não estiver tão corrido eu posto um video com os testes.


Beleza então...Vou pesquisar no Ali...Valeu https://pt.aliexpress.com/item/4000060720697.html
 
Não seria aquele SpeedShift eu acho, algo assim que fica na BIOS? Lembro que certa vez bloqueou aqui, e eu fui lá e desativei. Ai funfou

O SpeedShift está relacionado a variação de clock da CPU, não deveria fazer diferença. Não chegou a fazer alguma outra alteração ? Não estou com o G5 agora, mais tarde quero dar uma boa vasculhada na BIOS dele e ver se não passou nenhum detalhe referente ao SGX e afins relacionado ao undervolt. Mas to mais desconfiado do Windows mesmo levando em conta o número de reclamações depois do update 2004 de usuários de diferentes máquinas.
 
O SpeedShift está relacionado a variação de clock da CPU, não deveria fazer diferença. Não chegou a fazer alguma outra alteração ? Não estou com o G5 agora, mais tarde quero dar uma boa vasculhada na BIOS dele e ver se não passou nenhum detalhe referente ao SGX e afins relacionado ao undervolt. Mas to mais desconfiado do Windows mesmo levando em conta o número de reclamações depois do update 2004 de usuários de diferentes máquinas.

Não, só atualizou o sistema e TS foi a down.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O SpeedShift está relacionado a variação de clock da CPU, não deveria fazer diferença. Não chegou a fazer alguma outra alteração ? Não estou com o G5 agora, mais tarde quero dar uma boa vasculhada na BIOS dele e ver se não passou nenhum detalhe referente ao SGX e afins relacionado ao undervolt. Mas to mais desconfiado do Windows mesmo levando em conta o número de reclamações depois do update 2004 de usuários de diferentes máquinas.

Consegui Geek, fiz o downgrade da BIOS 1 versão pra baixo. Desabilitei o SpeedStep na BIOS e o C State que pelo que vi ele regula essas coisas de tensão. O campo onde tem o ucode ainda está Locked, mas o offset agora aplicou. Depois vou habilitar o SpeedStep novamente, e o C State depois de regular o undervolt aqui, pra ver qual deles está bloqueando.
 
Última edição:
Alguém sabe como funciona a questão de devolução em compra no outlet da Dell? Venho pensando se vale a pena comprar por lá, mas essa garantia via correios não me agrada nem um pouco, por si só já demora e se somar a greve de agora você pode passar fácil 1 mês sem o produto. Também não sei se eles extendem a garantia desses produtos.
 
Não, só atualizou o sistema e TS foi a down.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Consegui Geek, fiz o downgrade da BIOS 1 versão pra baixo. Desabilitei o SpeedStep na BIOS e o C State que pelo que vi ele regula essas coisas de tensão. O campo onde tem o ucode ainda está Locked, mas o offset agora aplicou. Depois vou habilitar o SpeedStep novamente, e o C State depois de regular o undervolt aqui, pra ver qual deles está bloqueando.

O campo do microcode é normal estar assim, mas que bom que funcionou, essa nova versão de bios tá meio zuada mesmo.
 
Então pode ser o microcode que está bloqueando a alteração (Ali onde tem o ucode) últimas versões do Windows tem o patch para bloquear a ação do plundervolt. Vou dar uma conferida se tenho o arquivo nos meus downloads e ver uma forma fácil de downgrade. É meio geral esse problema, não apenas com os G Series.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Neste link tem o código dela, já acho aqui o link que peguei para comprar (já tentei comprar essa tampa umas 2x e deu ruim com a entrega) vamos ver se agora vai,

Edit: Achei aqui https://www.aliexpress.com/i/4000060720697.html
O que tem de diferente nessa tampa do que na que vem no aparelho ?
 
O que tem de diferente nessa tampa do que na que vem no aparelho ?
Na verdade nada de diferente. Mas sim a questão de comprar uma tampa para o usuario fazer a mão, mais aberturas para ventilação, ao invés de modificar a peça original de fábrica.
Até porque se futuramente for necessário solicitar suporte da Dell para reparos, qualquer peça canibalizada é negado Suporte. Fora que para ventilação via base cooler, fica muito melhor para refrigerar como um todo e também o PCH.
 
Na verdade nada de diferente. Mas sim a questão de comprar uma tampa para o usuario fazer a mão, mais aberturas para ventilação, ao invés de modificar a peça original de fábrica.
Até porque se futuramente for necessário solicitar suporte da Dell para reparos, qualquer peça canibalizada é negado Suporte. Fora que para ventilação via base cooler, fica muito melhor para refrigerar como um todo e também o PCH.

Exatamente isso! E complementando que atualmente as entradas de ar do G5 não se dão muito bem com base cooler, pois vc acaba jogando ar direto nos fans (o que pode resultar em forçar ele a uma rotação maior, o que não é recomendado).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal vai mais uma alerta para quem está usando o ThrottleStop, para evitar danos ao seu sistema, resumindo algumas das postagens nas últimas páginas que eu fiz só para ficar mais claro para quem está lendo o tópico, também fiz o update nos tutoriais para incluir estas dicas.

  • *Evite alterar outros parâmetros do TS que não estão no tutorial como o ICC Max que é definido automaticamente, o undervolt por si só não causa danos, pelo menos não que eu ou outros colegas tenhamos visto, mas opções que aumentam o uso de energia como esta ou o TPL podem vir a apresentar algum risco

  • O mesmo vale para opções como o BDProcHot ou o ProcHot, o primeiro é um sistema de proteção que reduz o clock da CPU quando outro componente, geralmente a GPU está mais quente, em notes como o Dell G5 (que temos em mãos para testes) o aquecimento demasiado do PCH pode causar Throttling ou acionamento dos coolers, de qualquer forma evite ao máximo desabilitar esta opção, ela está ali para a proteção da sua máquina. O segundo é o limite onde vc pode usar um offset para alterar a temperatura em que o Throttling começa, é útil em alguns notes quando usado com parcimônia.
No caso do aquecimento do PCH uma das minhas recomendações é desconectar qualquer coisa que utilize também um pouco mais de energia, como HD externo ou celular e ou gerem mais processamento por parte do seu sistema.

  • O Mod que envolve colocar um dissipador de calor no PCH de notes que não tem dissipador de fábrica também deve ser feito com o todo o cuidado, lembre de que notes em garantia geralmente devem ser entregues em sua condição original ao envia-los para reparos. Nunca esqueça de desconectar a bateria e usar uma pulseira anti-estática. Verifique também se a altura do dissipador é compatível com o fechamento da tampa do note, em hipótese alguma você deve forçar o fechamento.
Por fim evite também fazer overclock de memórias, especialmente GPU, lembre-se que é tudo onboard, soldado, CPU, GPU, se queimar esta última vc perde o sistema todo.
 
O campo do microcode é normal estar assim, mas que bom que funcionou, essa nova versão de bios tá meio zuada mesmo.

Sou um pouco leigo nesse assunto, mas pelo que percebi meu TS está funcionando normalmente, mesmo após atualização para última BIOS e Windows 2004.. acredito que a única coisa que eu faça diferente da maioria das pessoas é que não coloco o TS para iniciar automaticamente com o Windows. Só inicio ele, manualmente, quando vou rodar algum jogo. Segue um print do meu TS e versões de bios e windows para conferir. O que consigo saber que continua funcionando normalmente é a velocidade do processador travada em 3.2Ghz e a temperatura na casa dos 85º em load. Acredito que isso possa dizer que o TS está funcionando corretamente, certo?

Ok0Y5Uw.png


Obs.: O TS eu segui exatamente o tutorial do @GeekZilla com a diferença de não colocar para iniciar automaticamente. O meu é um G5 5590.

@N0MERCY e a quem possa interessar, caso esteja tudo certo com o meu mesmo, e vocês precisarem que eu passe algum tipo de config que esteja aqui na minha BIOS, ou no Windows é só pedir para que possamos tentar chegar em uma conclusão do pq em um funciona e em outro não.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo