[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

apaziada, li esse tópico de cabo a rabo, peguei um dell g3 3590 a20p no dell outlet sem pesquisar muito sobre essa treta de temperaturas!
Ele veio com bios atualizada já (1.9.2), tentei undervolt sem sucesso, fiz downgrade de bios e sem sucesso também, fiz factory reset, tentei outras versões do TS, enfim, tentei de tudo....eu jogo cod warzone e tá chegando fácil nos 95 graus!

ME SALVEM, por favor!
 
Fiz atualização da BIOS do meu G7 para a última versão, como resultado não consigo mais fazer undervolt e nem mexer no ratio do processador. As únicas configurações nas quais posso mexer é ativando / desativando o turbo e no Speed Shift. Tentei no TS, no Intel XTU e também realizei o downgrade da BIOS mas não deu certo. Agora, mesmo nas tarefas básicas, meu processador tá travado em 3,9 GHz, só consigo diminuir desativando o Turbo e colocando 255 no valor do Speed Shift. Não sei se é a Dell ou a Intel ou as duas que estão impondo esses limites mas agora sinceramente não sei o que fazer.
 
Fiz atualização da BIOS do meu G7 para a última versão, como resultado não consigo mais fazer undervolt e nem mexer no ratio do processador. As únicas configurações nas quais posso mexer é ativando / desativando o turbo e no Speed Shift. Tentei no TS, no Intel XTU e também realizei o downgrade da BIOS mas não deu certo. Agora, mesmo nas tarefas básicas, meu processador tá travado em 3,9 GHz, só consigo diminuir desativando o Turbo e colocando 255 no valor do Speed Shift. Não sei se é a Dell ou a Intel ou as duas que estão impondo esses limites mas agora sinceramente não sei o que fazer.

Além do downgrade, vc deu o reset na bios? Realmente tá complicado as atualizações da Dell/Intel. Do jeito que está indo, o negócio vai ser ficar sem atualização de bios para ter um sistema estável e rodando frio.
 
Além do downgrade, vc deu o reset na bios? Realmente tá complicado as atualizações da Dell/Intel. Do jeito que está indo, o negócio vai ser ficar sem atualização de bios para ter um sistema estável e rodando frio.
Sim, já dei reset na BIOS várias vezes mas infelizmente não adiantou. No TS consigo mexer nos valores de undervolt mas ele não aplica assim como não consigo mexer no ratio do processador, meu Core i5 fica sempre na casa dos 3,9 GHz. No site da Dell só aparece a última da BIOS, onde que eu posso achar as versões mais antigas ? Pelo que vi, essa limitação é da própria Intel, os processadores da 10ª geração já vêm com essa limitação de fábrica. E agora parece que estão querendo limitar também nos processadores das linhas anteriores.
 
Sim, já dei reset na BIOS várias vezes mas infelizmente não adiantou. No TS consigo mexer nos valores de undervolt mas ele não aplica assim como não consigo mexer no ratio do processador, meu Core i5 fica sempre na casa dos 3,9 GHz. No site da Dell só aparece a última da BIOS, onde que eu posso achar as versões mais antigas ? Pelo que vi, essa limitação é da própria Intel, os processadores da 10ª geração já vêm com essa limitação de fábrica. E agora parece que estão querendo limitar também nos processadores das linhas anteriores.

Cara, comigo acontece a mesma coisa....Se você quiser testar, quando entrar na área de downloads do seu note na parte de drivers, quando você entra nos detalhes da bios atual tem um hiperlink das versões mais antigas, eu já voltei o máximo que deu....o curioso é que todos os downgrades que tentei ele dá uma mensagem de erro em algum ponto na hora do flash e mesmo assim instala a bio antiga, porém sem resultado, continua travado o undervolt...

Por enquanto tô com uma base de refrigeração pra quebrar o galho, mas dá até medo de jogar coisas pesadas por muito tempo...
 
Comigo bloqueou as opções do RS na versão 1.10.0, consegui voltar pra 1.9.2 e reabilitaram. Agora atualizei para a 1.11.1 e tudo normal.
 
Sim, já dei reset na BIOS várias vezes mas infelizmente não adiantou. No TS consigo mexer nos valores de undervolt mas ele não aplica assim como não consigo mexer no ratio do processador, meu Core i5 fica sempre na casa dos 3,9 GHz. No site da Dell só aparece a última da BIOS, onde que eu posso achar as versões mais antigas ? Pelo que vi, essa limitação é da própria Intel, os processadores da 10ª geração já vêm com essa limitação de fábrica. E agora parece que estão querendo limitar também nos processadores das linhas anteriores.

Não é limitação do processador, é a bios que tranca essa opção, tanto que alguns distribuidores de notes estão conseguindo negociar com seus OEMS a liberação do undervolt direto na bios (XMG especialmente). É a Intel tentando proteger sistemas do plundervolt e prejudicando usuários no processo.
 
Bom dia!

Sou novo aqui e bem iniciante em tecnologia e notebooks, por isso gostaria de ajuda.

Tenho um Dell G5 15 5590, com i7-9750H e RTX2060...
Fiz o Undervolt da CPU com o ThrottleStop através do guia do GeekZilla. Devo fazer também o Undervolt da GPU com o MSIAfterburner? Ou só o da CPU já basta?

Além disso, antes de formatar e fazer o Undervolt, eu usava o Dell Power Manager para colocar em modo "Otimizado". Agora que fiz o Undervolt, é importante ter o Dell Power Manager ou o Alienware Command Center para isso? Ou só o Undervolt já basta para performance e resfriamento?

Por último, antes de formatar lembro que tinha uma opção de "Alto desempenho" nas opções de energia do notebook, mas agora só tem o perfil equilibrado mesmo, é relevante colocar no alto desempenho ou posso deixar no equilibrado mesmo?
 
Boa noite!

Alguém já atualizou o Dell G5 5590 pra nova bios 1.13.2? Tudo certo com ela?

atualizei aqui, comigo tudo certo, sem problemas... mas existem muitos relatos de bloqueio do Trotle Stop após atualização.

Com relação a BIOS em si nunca vi nenhum relato de problemas...
 
O meu atualizou para o 1.13.2 e bloqueou o TS. Voltei para o 1.09 e desativei a atualização da bios.
 
Boa noite!

Alguém já atualizou o Dell G5 5590 pra nova bios 1.13.2? Tudo certo com ela?

O meu havia bloqueado na 1.12.0 na época que atualizou automaticamente, mas voltou a funcionar o undervolt após fazer um Factory Reset nas configurações da BIOS.
Após atualizar para a 1.13.2 continuou funcionando o UV.
Mas por precaução desativei a atualização automática na BIOS.

Até o momento aqui segue com a BIOS 1.13.2 no G5 com 2060 e funcionando o UV no ThrottleStop.
 
Gente boa noite, preciso de ajuda! Estou desesperado com o barulho do meu note desde as ultimas atualizações realizadas no suporte da dell. Verifiquei que o G7-7588 ta com a velocidade do processador funcionando constantemente a 3914 ghz. Já busquei tudo na net e nada, para completar meu TS ta travado os multiplicadores.
Por favor uma luz porque ta complicado:(
 
Percebi que tirando o note da tomada o barulho para pois o note abaixa as frequências do processador consequentemente. A bios foi atualizada para 1.14.0 hoje.
 
Bom dia!

Sou novo aqui e bem iniciante em tecnologia e notebooks, por isso gostaria de ajuda.

Tenho um Dell G5 15 5590, com i7-9750H e RTX2060...
Fiz o Undervolt da CPU com o ThrottleStop através do guia do GeekZilla. Devo fazer também o Undervolt da GPU com o MSIAfterburner? Ou só o da CPU já basta?

Além disso, antes de formatar e fazer o Undervolt, eu usava o Dell Power Manager para colocar em modo "Otimizado". Agora que fiz o Undervolt, é importante ter o Dell Power Manager ou o Alienware Command Center para isso? Ou só o Undervolt já basta para performance e resfriamento?

Por último, antes de formatar lembro que tinha uma opção de "Alto desempenho" nas opções de energia do notebook, mas agora só tem o perfil equilibrado mesmo, é relevante colocar no alto desempenho ou posso deixar no equilibrado mesmo?
Bom dia yCardy.
Eu tenho o mesmo modelo que você, e pela minha experiência, não tive necessidade de efetuar undervolt em GPU, até porque pelos meus comparativos o chip da RTX2060 não esquenta muito. Sem undervolt de nada ele chegava ao máximo em 70/72 graus.
E efetuando undervolt e underclock da CPU já ajudou a diminuir no geral.
Eu o aconselharia você monitorar primeiro com undervolt e underclock do CPU. Ao meu parecer o de GPU não teria necessidade. O complicado que o notebook sofre muito com o fator ambiente. Onde moro é um pouco frio. E isso já influencia. Então talvez para locais mais quentes vá precisar. Monitore primeiro..

E referente ao Power Manager não precisa utilizar. Pois as tensões de voltagem, temperatura baseado em clock e etc.. você vai controlar pelo TS. Já o ACC você pode utilizar sim, pois lá você consegue controlar a rotação das fans. De forma gradual no aumento de temperatura ou não.. Tem muita informação aqui no forum sobre isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite!

Alguém já atualizou o Dell G5 5590 pra nova bios 1.13.2? Tudo certo com ela?
Bom dia..
Aqui até então tudo bem com está BIOS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gente boa noite, preciso de ajuda! Estou desesperado com o barulho do meu note desde as ultimas atualizações realizadas no suporte da dell. Verifiquei que o G7-7588 ta com a velocidade do processador funcionando constantemente a 3914 ghz. Já busquei tudo na net e nada, para completar meu TS ta travado os multiplicadores.
Por favor uma luz porque ta complicado:(
Bom dia rdiaz !
Ao meu parecer, como você disse que tirando da tomada o aparelho trabalha em clocks menores efetuando menos barulho (consequentemente no aumento de temperatura pelo aumento de frêquencia), isso me parece muito que na tomada o aparelho está configurado para alto desempenho. Seja pelo ACC, pelo Power Manager ou configurações de energia. Você chegou a ver isso ?
 
Última edição:
Alguém sabe me informar se o Modelo G3 3590 A50P que vem com SSD somente, vem com o slote para HD normal? Gostaria de aumentar a capacidade de armazenamento mas ainda não abrir ele para ver....
 
Alguém sabe me informar se o Modelo G3 3590 A50P que vem com SSD somente, vem com o slote para HD normal? Gostaria de aumentar a capacidade de armazenamento mas ainda não abrir ele para ver....

Sim, possui o slot para instalação de um HD de 2,5" do padrão slim (7mm de altura).
Se atente apenas a altura do HD na na hora de comprar.
 
O meu havia bloqueado na 1.12.0 na época que atualizou automaticamente, mas voltou a funcionar o undervolt após fazer um Factory Reset nas configurações da BIOS.
Após atualizar para a 1.13.2 continuou funcionando o UV.
Mas por precaução desativei a atualização automática na BIOS.

Até o momento aqui segue com a BIOS 1.13.2 no G5 com 2060 e funcionando o UV no ThrottleStop.
Como desativa a atualização automática da BIOS?
 
Como desativa a atualização automática da BIOS?

Deixe a curtida pro nobre colega.
 
Bom, fiz os testes do meu jeito aqui bem simples e tocando o dedo no pch com dissipador e sem dissipador. Não houve muita diferença de temperatura com o HWiNFO64 de 45 (com dissipador) a 55 graus (sem dissipador). Só que com dissipador no pch, as ventoinhas demoram mais para ligar, pois entendem que as temperaturas não estão altas e como consequência a temperatura da cpu chegou a 85 a 3,8. Sem dissipador no pch, entendem que a temperatura esta alta e logo as ventoinhas ligam e a temperatura do processador a 3,8 caem para 78 e nem chegam a 85. Isso com o teste de stress do TS. Essa foi a minha conclusão. Estou certo?
 
Bom, fiz os testes do meu jeito aqui bem simples e tocando o dedo no pch com dissipador e sem dissipador. Não houve muita diferença de temperatura com o HWiNFO64 de 45 (com dissipador) a 55 graus (sem dissipador). Só que com dissipador no pch, as ventoinhas demoram mais para ligar, pois entendem que as temperaturas não estão altas e como consequência a temperatura da cpu chegou a 85 a 3,8. Sem dissipador no pch, entendem que a temperatura esta alta e logo as ventoinhas ligam e a temperatura do processador a 3,8 caem para 78 e nem chegam a 85. Isso com o teste de stress do TS. Essa foi a minha conclusão. Estou certo?

Dissipador no PCH só funciona com ventilação ativa, se vc tiver uma base com os coolers posicionados bem embaixo do PCH a diferença é de 15 a 20 graus. Quanto aos coolers vc deve utilizar valores manuais, aqui eu configuro em 80% , se precisar de mais o próprio sistema vai aumentar, mas geralmente trabalho de forma manual conforme o game.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo