[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Opa, passando aqui para um pequeno update sobre meu note...

Adquiri um M.2 de 1TB da XPG modelo SX8200 Pro, é Gen 3x4... 3.500MB/s leitura e 3.000MB/s escrita. Lí bastante coisa sobre esse modelo e resolvi arriscar.
Original veio com um WD de 256Gb com metade dessas velocidades e o HD mecânico troquei por um SSD chinês que tinha aqui, também de 1TB.
Aproveitei essa troca e instalei do zero o note... Gerei o pendrive antes de desligar e trocar o M.2... Instalou tudo padrão... Inclusive com a última versão de Bios e o Throttlestop funcionando.
Depois que reiniciou, subiu com quase tudo funcionando, acesso a rede wireless e botei baixar tudo que tinha no Windows Update... Vieram todos os drivers e alguns aplicativos necessários pro funcionamento.
Tive que baixar no site da Dell o Dell Power Management, Alienware Command Center e Alienware OC Controls.
Está tudo funcionando bem até o momento e tem menos coisas consumindo RAM.

Próximo passo é trocar a placa wireless por uma AX200 e deixar com 32Gb de RAM.

Espero que este relato possa ser útil.

Valeu!
 
Opa, passando aqui para um pequeno update sobre meu note...

Adquiri um M.2 de 1TB da XPG modelo SX8200 Pro, é Gen 3x4... 3.500MB/s leitura e 3.000MB/s escrita. Lí bastante coisa sobre esse modelo e resolvi arriscar.
Original veio com um WD de 256Gb com metade dessas velocidades e o HD mecânico troquei por um SSD chinês que tinha aqui, também de 1TB.
Aproveitei essa troca e instalei do zero o note... Gerei o pendrive antes de desligar e trocar o M.2... Instalou tudo padrão... Inclusive com a última versão de Bios e o Throttlestop funcionando.
Depois que reiniciou, subiu com quase tudo funcionando, acesso a rede wireless e botei baixar tudo que tinha no Windows Update... Vieram todos os drivers e alguns aplicativos necessários pro funcionamento.
Tive que baixar no site da Dell o Dell Power Management, Alienware Command Center e Alienware OC Controls.
Está tudo funcionando bem até o momento e tem menos coisas consumindo RAM.

Próximo passo é trocar a placa wireless por uma AX200 e deixar com 32Gb de RAM.

Espero que este relato possa ser útil.

Valeu!

Seu é i5 ou i7?
Obrigado
 
A dell deveria tentar aumentar o limite do pch, pois no helios em estresse pelo que vi bate uns 72 ~ 82 graus, e sofre menos com isso.
 
Galera, aconteceu um acidente com meu G3: minha esposa estava usando ele e tinha uma taça de vinho do lado, ela acidentalmente bateu nela e caiu vinho no note. Primeiramente fiquei furioso :haha: e depois fui ajudar na limpeza.

Eu abri ele, tirei a tela, pq tinha vários cantinhos sujos de vinho, mas dentro não entrou nada. Até aí, tudo bem. Depois, fui conferir o teclado, tinha vinho embaixo das teclas. Acabei tirando uma por uma das que estavam sujas e lavei juntamente com o mecanismo. Porém, algo que só fui notar depois: nessa de tirar acabei estragando as travinhas de algumas teclas. Algumas até colei , tentei deixar elas o mais próximo do que era antes mas não ficou 100%, algumas teclas não travam. Fiquei bastante chateado com isso, mas meio que me confortou saber que se não tivesse feito essa limpeza, ia ficar ruim do mesmo jeito - não consegui tirar o mecanismo do backspace e agora, depois de o vinho ter secado, a tecla fica enroscando. Se fosse como em outros notes, no qual o teclado é possível de ser retirado, teria tirado ele todo e lavado, depois secava bem e já era. Mas , no caso do G3 (e acho que dos outros G series também) o teclado é meio que soldado na carcaça, ou seja, se tirasse ele iria ficar solto depois, fora o trampo de ter que tirar a placa mãe pra chegar nele:

GUID-608CD048-23C0-4184-AF02-D574E703120D-low.jpg


Obviamente, como minha garantia não é a Premium Plus com Complete Care, não tenho cobertura desse tipo de acidente. Então, é por minha conta. Agora, estou pensando em como arrumar essas teclas:
- entro em contato com a assistência técnica e vejo quanto fica pra trocar por fora da garantia ?
- Compro uma carcaça nova eu mesmo e faço o transplante? Achei algumas na casa dos 500 reais
- Uma alternativa relativamente barata é comprar outra carcaça, porém usada (cheguei a entrar uma por 150 reais) e trocar as teclas ruins - claro que tirando com todo o cuidado pra não estragar também.

O que vocês indicam?
 
AMIGO! VOCÊ É UM GÊNIO!

Eu tinha feito o downgrade no meu G3 pelo SO ( ele fazia o downgrade mas continuava travado o undervolt), mesmo dando restore settings na bios, nada resolvia,

Por acaso estava lendo seu post e tentei instalar a bios pelo boot, logo depois dei restore settings e fiquei pasmo quando o undervolt destravou!

Não sei se essa é a solução definitiva pra todos, mas acho que vale a pena testar quem não estava conseguindo destravar o undervolt!

MUITO OBRIGADO, graças a você não tá passando de 50 graus o note agora!

Estou tentando fazer o mesmo no 7567. Não consigo fazer downgrade pelo arquivo que baixei no site da Dell. Como fazer downgrade via USB? Obrigado!
 
Enfim, decidi fazer o upgrade nesse novo notebook. 16GB de RAM (2x8) Hyperx, SSD de 500GB da Kingston também (A2000) e uma pasta térmica da CoolerMaster, a Maker Pro. É o upgrade definitivo. Só esperando chegar. Talvez a única coisa que faça futuramente é colocar um SSD SATA de 1 TB (ou 500GB) Kingston ou Crucial.
 
Última edição:
Comprei um G3 com i7 e GTX1660ti hoje, ele vem com um SSD NVME M2 e tem um slote para SSD sata, é isso mesmo?]
Vou comprar um SSD para completar e um pente de memória de 8gb.
 
Comprei um G3 com i7 e GTX1660ti hoje, ele vem com um SSD NVME M2 e tem um slote para SSD sata, é isso mesmo?]
Vou comprar um SSD para completar e um pente de memória de 8gb.

Sim, possui um slot para HD/SSD de 2,5" (No caso de HD apenas se certifique é modelo Slim com 7mm de altura).
 
Enfim, decidi fazer o upgrade nesse novo notebook. 16GB de RAM (2x8) Hyperx, SSD de 500GB da Kingston também (A2000) e uma pasta térmica da CoolerMaster, a Maker Pro. É o upgrade definitivo. Só esperando chegar. Talvez a única coisa que faça futuramente é colocar um SSD SATA de 1 TB (ou 500GB) Kingston ou Crucial.

O meu vai fechar 1 ano em dezembro, provavelmente eu vá fazer o mesmo (já to vendo um kit ddr4 vengeance no ali) e um ssd de 512.

To entre pegar um kryonaut/cooler master ou ir na Artic MX-4 (8w) que não é tanto quanto as outras, mas tem durabilidade de até 8 anos...
 
Da ultima vez que olhei as ram hyperx e vengance no aliexpress elas não estavam com preços interessantes não, tirando um ou outro anúncio da hyperx bem suspeito (inclusive vi um comentário de um desses anúncio alegando memória falsificada), as mesmas rondam 489 ~ 550 a vengance na mesma balada (claro tem anúncios mais caro). Aqui no Brasil por exemplo na bomba que explode tinha ficado por 479 esses dias a vengance em 489, ou seja, acaba valendo mais a pena pegar aqui com a certeza da originalidade e garantia vitalicia coberta nelas (Valores mencionados foram em pente de 16gb).
 
Galera, aconteceu um acidente com meu G3: minha esposa estava usando ele e tinha uma taça de vinho do lado, ela acidentalmente bateu nela e caiu vinho no note. Primeiramente fiquei furioso :haha: e depois fui ajudar na limpeza.

Eu abri ele, tirei a tela, pq tinha vários cantinhos sujos de vinho, mas dentro não entrou nada. Até aí, tudo bem. Depois, fui conferir o teclado, tinha vinho embaixo das teclas. Acabei tirando uma por uma das que estavam sujas e lavei juntamente com o mecanismo. Porém, algo que só fui notar depois: nessa de tirar acabei estragando as travinhas de algumas teclas. Algumas até colei , tentei deixar elas o mais próximo do que era antes mas não ficou 100%, algumas teclas não travam. Fiquei bastante chateado com isso, mas meio que me confortou saber que se não tivesse feito essa limpeza, ia ficar ruim do mesmo jeito - não consegui tirar o mecanismo do backspace e agora, depois de o vinho ter secado, a tecla fica enroscando. Se fosse como em outros notes, no qual o teclado é possível de ser retirado, teria tirado ele todo e lavado, depois secava bem e já era. Mas , no caso do G3 (e acho que dos outros G series também) o teclado é meio que soldado na carcaça, ou seja, se tirasse ele iria ficar solto depois, fora o trampo de ter que tirar a placa mãe pra chegar nele:

GUID-608CD048-23C0-4184-AF02-D574E703120D-low.jpg


Obviamente, como minha garantia não é a Premium Plus com Complete Care, não tenho cobertura desse tipo de acidente. Então, é por minha conta. Agora, estou pensando em como arrumar essas teclas:
- entro em contato com a assistência técnica e vejo quanto fica pra trocar por fora da garantia ?
- Compro uma carcaça nova eu mesmo e faço o transplante? Achei algumas na casa dos 500 reais
- Uma alternativa relativamente barata é comprar outra carcaça, porém usada (cheguei a entrar uma por 150 reais) e trocar as teclas ruins - claro que tirando com todo o cuidado pra não estragar também.

O que vocês indicam?


Compra uma carcaça nova e faça o transplante.
 
Achei por esse valor no ML, será que é confiável?


Comprei com esse vendedor e veio o km. Sem problemas. Fiz o transplante e ficou novo. Não adianta retirar as teclas, quebram facil e é muito trabalho. Não vale a pena.



 
A partir de qual bios do G5 o ThrottleStop funciona perfeitamente? No caso, quando compramos o G5 ele já vem com a última bios e bloqueado?

O modelo i5-9300H com GPU GTX 1650 com 4GB de GDDR5 e o i7-9750H com GPU GEFORCE® GTX 1660 Ti com 6GB de GDDR6 são todos 5590 com a mesma placa mãe e compatibilidade de memoria? As placas mae são as mesmas?

Sera que os notebooks 10300H e 10700H vem com dissipadores na memorias e PCB? Ou só a versão SE?
Parece que o estoque da geração 9 esta sendo reposta pela 10 do G3, provavelmente quando estoque acabarem do G5 tbm serão.


Vale a pena aguardar a 10 geração do G5 ou o sistema de refrigeração esta como a 9? Seria trocar 6 por meia dúzia?


Obrigado
 
A estrutura da placa mãe acho que é igual nos dois (até pelo projeto em si), mas tem diferença sim. O 1660ti tem thunderbolt na usb-c (ai tem como ligar monitor, placa de vídeo externa e tam uma taxa de transferência bem alta se não estou enganado de 40 gb/s), e tem uma entrada display port separada. Já o com 1650 não tem display port separada o nem thunderbolt mas a usb-c é display port (da para ligar monitor nele até então, mas não sei até onde essa info é verídica). Se não estou enganado no novo g5 vem dissipador do pch (chipset) mas nada de chegar para cá até o momento. Agora sobre a bios vou deixar quem comprou por agora te responder (peguei no final do ano passado e não tinha bloqueio de bios, então dava para tirar da caixa e fazer). Eu não peguei o lenovo, mas acer e dell o SO que vem vem cheio de tranqueira e os classifico como lixo, mais atrapalha do que ajuda, para ter ideia no g5 não tava conseguindo undervolt algum depois de formatar e colocar o windows limpo foi. O acer vem um pouco menos cagado que o dell mas no geral não gostei de nenhum dos dois. Apesar de não ter tido a oportunidade de pegar o lenovo creio que não deva fugir muito, creio que todos o ideal é colocar fazer a formatação limpa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre os componentes (ram e ssd) mudaram? Aqui tinha vindo com ram e ssd hynix (ssd bem esquentado diga-se de passagem e se não estou enganado é 2230 e não 2280). O hd não muda todos os notes que peguei vem com western digital.
 
Dobradiça abriu novamente. E lá vamos nós na troca da tela, tomara que dessa vez resolva.
 
Galera, alguem pode me ajudar.. Simplesmente do nada, as luzes do meu teclado que eu tinha configurado na bios pra ficar sempre acesa ... agora estao todas apagadas no windows... Wdo reinicio elas acendem enquanto da boot ... Ja verifiquei na bios novamente .. e nada mudou ... Agradeço!
 
Falando nisso, como abriu pela segunda vez e é uma falha crônica, poderia solicitar o reembolso do valor pago pelo produto?
 
A estrutura da placa mãe acho que é igual nos dois (até pelo projeto em si), mas tem diferença sim. O 1660ti tem thunderbolt na usb-c (ai tem como ligar monitor, placa de vídeo externa e tam uma taxa de transferência bem alta se não estou enganado de 40 gb/s), e tem uma entrada display port separada. Já o com 1650 não tem display port separada o nem thunderbolt mas a usb-c é display port (da para ligar monitor nele até então, mas não sei até onde essa info é verídica). Se não estou enganado no novo g5 vem dissipador do pch (chipset) mas nada de chegar para cá até o momento. Agora sobre a bios vou deixar quem comprou por agora te responder (peguei no final do ano passado e não tinha bloqueio de bios, então dava para tirar da caixa e fazer). Eu não peguei o lenovo, mas acer e dell o SO que vem vem cheio de tranqueira e os classifico como lixo, mais atrapalha do que ajuda, para ter ideia no g5 não tava conseguindo undervolt algum depois de formatar e colocar o windows limpo foi. O acer vem um pouco menos cagado que o dell mas no geral não gostei de nenhum dos dois. Apesar de não ter tido a oportunidade de pegar o lenovo creio que não deva fugir muito, creio que todos o ideal é colocar fazer a formatação limpa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre os componentes (ram e ssd) mudaram? Aqui tinha vindo com ram e ssd hynix (ssd bem esquentado diga-se de passagem e se não estou enganado é 2230 e não 2280). O hd não muda todos os notes que peguei vem com western digital.

Obrigado pelas informações, será que todos novos G5 da 10 geração vem com dissipador no pcb ou só a versão Ryzen?
Farei a instalação limpa, e instalar só o necessário para uso de controle das ventoinhas e o ThrottleStop.

Obrigado ☺️
 
Olhei aqui e a versão g5 intel tem um dissipador bem grande e vem com que me parece um thermalpad no pch. Segue a imagem do mesmo:



Na desmontagem apesar de não mostrarem direito a ram (adesivo) da para ver que o chip dram é sec... (samsung) como não tem inscrição de outra marca. Muito provavelmente a dell está mandando com memória Samsung. O ssd o cara tirou com dissipador junto e não mostrou qual ssd trás. Agora sendo sincero vejo os ryzen 4000 como melhores opções que os intel 10 geração, vindo a 4000 para o br acho bom verem com bons olhos eles... a série 5000 para note já está para sair também, mas a amd vai fazer a putaria de lançar a linha com micro arquittetura zen2 e zen3 ai é se atentar em pegar modelos com zen3. Quando vi relatos do g3 da dobradiça (final do ano passado) todos em dúvida que pergunta dizia para correr do g3 e ir de g5 (lembro que na época galera tava indo de g3 1660 maxq por que tava ficando 3,6k com cashback o g5 1660ti tava fincando 4,5k com cash) vou dizer que na minha concepção era uma economia porca o que ainda acho. E ver o g5 com essas carcaça de g3 me deixou meio bolado / puto. Me veio na mente o g3, até comentei que era patifaria estavam lançando g5 com carcaça de g3, outra coisa para ficarem de olho.
 
Olhei aqui e a versão g5 intel tem um dissipador bem grande e vem com que me parece um thermalpad no pch. Segue a imagem do mesmo:



Na desmontagem apesar de não mostrarem direito a ram (adesivo) da para ver que o chip dram é sec... (samsung) como não tem inscrição de outra marca. Muito provavelmente a dell está mandando com memória Samsung. O ssd o cara tirou com dissipador junto e não mostrou qual ssd trás. Agora sendo sincero vejo os ryzen 4000 como melhores opções que os intel 10 geração, vindo a 4000 para o br acho bom verem com bons olhos eles... a série 5000 para note já está para sair também, mas a amd vai fazer a putaria de lançar a linha com micro arquittetura zen2 e zen3 ai é se atentar em pegar modelos com zen3. Quando vi relatos do g3 da dobradiça (final do ano passado) todos em dúvida que pergunta dizia para correr do g3 e ir de g5 (lembro que na época galera tava indo de g3 1660 maxq por que tava ficando 3,6k com cashback o g5 1660ti tava fincando 4,5k com cash) vou dizer que na minha concepção era uma economia porca o que ainda acho. E ver o g5 com essas carcaça de g3 me deixou meio bolado / puto. Me veio na mente o g3, até comentei que era patifaria estavam lançando g5 com carcaça de g3, outra coisa para ficarem de olho.


Obrigado pelo vídeo, e seu tempo para postar e ajudar. Bom, um thermalpad sem contato com algo metálico pra ajudar dissipar, como mostra no vídeo seria traria algum efeito? Pois geralmente um thermalpad tem contato com um dissipador, ou ventoinha ou algo pra dissipar.
Então vendo o vídeo, será que no G5 de 9 geração basta tbm colocar uma thermalpad que seria a mesma coisa que o G5 de 10?

Obrigado
 
Obrigado pelo vídeo, e seu tempo para postar e ajudar. Bom, um thermalpad sem contato com algo metálico pra ajudar dissipar, como mostra no vídeo seria traria algum efeito? Pois geralmente um thermalpad tem contato com um dissipador, ou ventoinha ou algo pra dissipar.
Então vendo o vídeo, será que no G5 de 9 geração basta tbm colocar uma thermalpad que seria a mesma coisa que o G5 de 10?

Obrigado
Se não tiver entendido errado se realmente for thermalpad ele tem uma altura considerável, creio que é para encostar na tampa e assim dissipar o calor. Então creio que deva ajudar sim. A lenovo utilizou dessa artimanha para dissipar calor dos ssd, aonde eles colocavam um thermalpad na tampa no lugar especifico aonde era para ter contato do ssd, e colocava outro thermal sobre o ssd. E ajudava do que vi. Nos chipset a lenovo coloca dissipador, essa é uma área a se elogiar na lenovo, pelo que vi colocaram no 530, colocaram no 540, colocaram 730, colocaram no 5i, no 7i... Talvez a única coisa que poderiam tentar fazer para melhorar ainda mais seria colocar um dissipador separado / individual. Eles usam o mesmo dissipador que vai no processador / gpu (heatpipe compartilhado. Sobre a 5590 teria que tentar colocar para ver. Não sei se alguém aqui tentou fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos ver se alguém pega para tentar fazer algo do tipo. Mas uma coisa que posso recomendar de fazer que vai ajudar é fazer undervolt no processador (-125 a - 150, ai teria que testar. Tem chip que chega no máximo a uns -134 e tem chip que vai até uns -160... ai teria que fazer o ajuste fino para chegar na melhor config), e limitar o clock em 3,2ghz. Depois fazer undervolt no gpu aquilo cada chip suporta um undervolt... configurei recentemente 3 note com 1660ti e um suportou 700mv a 1590mhz, ou outro em 700mv não dava para colocar 1590 mhz (crachava) ai preferi manter os 700mv e coloquei e coloquie 1570mhz e foi. Eu criei 2 curva de tensão essa mencionada e outra em 850mv a 1800mhz. Ai além disso tenta deixar ele suspenso para ter um bom fluxo de ar e tenta mexer nas config do cooler. Eu tinha criado um perfil no alienware command chamado de torando aonde colocava o cooler no máximo... Basicamente fazendo isso você conseguirá melhora a temp internena do notebook e ficará mais de boa. Ai tu vai mexendo conforme necessidade. Exemplo o jogo não é tão pesado tu coloca a primeira curva de tensão, jogo mais pesado fazer o que tenta colocar a segunda. Se tah mais calor, pela temp usa o primeiro mesmo para tentar manter ele mais ok. A rotação do cooler mesma coisa, monitora tah safe mais normal, deixa. Tah nao muito bom coloca no máximo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo