[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

A thermal grizzly tem se não me engano 12 de condutividade. Mas tem que ficar esperto e se atentar pois ela anda sendo muito falsificada, então teria que comprar o modelo novo que vem com certificado de autenticidade. A master gel maker tem 11 e é boa, acostumava ter bom custo x beneficio ja que custava 35 ~ 45 reais antes da crise. O único porém que a um bom tempo atrás tinha visto em forúm gringo galando que a grizzly estava perdendo eficiência relativamente rápido, lá os caras estavam preferindo usar a noctua por conta disso. A master gel maker segue o mesmo caminho da grizzly.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dai uma dúvida, li algumas páginas e sempre tem a galera mais pilhada na parte técnica que tenta ir o mais a fundo possível em seus dispositivos, buscam se informar sobre o projeto e futuro da linha e tudo mais... Da vi também que existem críticas na construção física, ou seja de durabilidade, e também na parte de hardware no quesito aquecimento. Tendo tudo isso em síntese eu tenho a seguinte questão:

Eu utilizando esse G3 i5 9th + 1650gtx sem querer extrair demais, ou seja, se colocar jogos pesados pra jogar casualmente sem jogar no limite gráfico mas sim até reduzindo um pouco o estresse propositalmente pra aumentar até o desempenho, além disso deixa-lo o tempo todo numa base fixa plugado num monitor auxiliar + teclado e mouse separados é bem provável ter um produto pra anos e anos afinco?!
Levantar o notebook já é suficiente no geral costumar ter o mesmo desempenho da base, em alguns caso a base até chega ser pior que só levantar pois o cooler externo atrapalha o cooler interno. Se tiver comprando o notebook agora eu sugiro tentar pegar outro modelo até pelos problemas de dobradiça.. Agora se já pegou é seguir fazendo os procedimentos para conseguir o tempo o tempo de vida útil. Aquilo configo no ts, deixar levantando, under na placa de vídeo e dar uma limpeza de manutenção...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um colega meu montou uma base com cooler conectados na tomada... ficou bem bom ai sim vi vantagem em ter base... Pretendo montar uma para mim quando der.
 
O G5 tem este problema na dobradiça tbm? Ou apenas o G3?
Entre a noctua e cooler master qual a melhor e é mais durável?
Entrei em contato com pessoal da Grizzly eles disseram a mim que não tem uma validade, a pasta não sendo mais eficaz é fazer a troca.
 
O G5 tem este problema na dobradiça tbm? Ou apenas o G3?

Não vi relatos de problemas nas dobradiças do G5. Provavelmente foi um erro de projeto do G3, que corrigiram ou tentaram mitigar em uma atualização alguns meses depois do lançamento original.

Tenho o G5 5590 há pouco mais de 1 ano e não apresentou problemas aqui.
 
Exato do que sei g5 não tem problema nesse sentido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O G5 tem este problema na dobradiça tbm? Ou apenas o G3?
Entre a noctua e cooler master qual a melhor e é mais durável?
Entrei em contato com pessoal da Grizzly eles disseram a mim que não tem uma validade, a pasta não sendo mais eficaz é fazer a troca.
A noctua não informa a condutividade dela.. Mas da outra vez que vi nos forum grigo a noctua a aplicação durava mais. Mas aquilo creio que a noctua seja dificil achar e deve ser mais caro. No caso da grizzly e master gel numa dessa depois uns 6 a 1 ano comece a sentir diferença. Mas ai seria trocar novamente... Vê certinho. A grizzly pega só ser for na versão nova como o certificado de autenticidade. A master gel subiu pakas de valor mas num pote maior até que não tah tão ruim. Tipo o pote pequeno era 1,5ml (acho que quatro grama), hoje está custando 97 ~ 115 reais. A de 40g você acha por uns 240 ~ 299... Lembrando que a pequena ja da para aplicar umas 3 a 5 vezes dependendo da pessoa....
 
Última edição:
Comprei hoje pela manhã esse notebook, dai a primeira mensagem que leio no fórum é essa... kkk

ANIMADOR!!! :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


OBS: Já comprei com muita ressalva depois de muito tempo longe da Dell, exatamente por ter tido problemas nas dobradiças de um Vostro 5470 que foi uma verdadeira novela pra acertar as coisas! :vish:
Fica tranquilo!
O G3 não é uma maravilha de construção, mas não é ruim. De certa maneira extravasei minha decepção com o equipamento :haha:
Mas essa versão corrigida é melhor (recebi uma no uso da garantia) . Você sente a diferença ao usar o notebook. De qualquer maneira o notebook tem me dado muitos momentos de diversão, jogando bastante e mesmo com o calor que tá fazendo e usando ventilador no ambiente ele tem mantido boas temperaturas (depois do undervolt/underclock do Geekzilla). E fisicamente falando ele está sem defeitos.
 
Exato do que sei g5 não tem problema nesse sentido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A noctua não informa a condutividade dela.. Mas da outra vez que vi nos forum grigo a noctua a aplicação durava mais. Mas aquilo creio que a noctua seja dificil achar e deve ser mais caro. No caso da grizzly e master gel numa dessa depois uns 6 a 1 ano comece a sentir diferença. Mas ai seria trocar novamente... Vê certinho. A grizzly pega só ser for na versão nova como o certificado de autenticidade. A master gel subiu pakas de valor mas num pote maior até que não tah tão ruim. Tipo o pote pequeno era 1,5ml (acho que quatro grama), hoje está custando 97 ~ 115 reais. A de 40g você acha por uns 240 ~ 299... Lembrando que a pequena ja da para aplicar umas 3 a 5 vezes dependendo da pessoa....
Amigo e z9 da deepcool??
 
Gostou amigo ?? É original ?? Viu boa diferença na troca da pasta original com relação a temperatura??
uns 5 graus a menos se comparando com a pasta original.
 
Amigo e z9 da deepcool??
Não conheço ela não, mas não me parece boa não. Aquilo como vai trocar melhor tentar pegar uma melhor entre 11 ~ 12 de condutidade. Depois disso é metal liquido que tem uns 66 de condutividade algo assim. Mas ai complica por que tem os risco, se derrubar na placa pode danificar e tals...
 
Exato do que sei g5 não tem problema nesse sentido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A noctua não informa a condutividade dela.. Mas da outra vez que vi nos forum grigo a noctua a aplicação durava mais. Mas aquilo creio que a noctua seja dificil achar e deve ser mais caro. No caso da grizzly e master gel numa dessa depois uns 6 a 1 ano comece a sentir diferença. Mas ai seria trocar novamente... Vê certinho. A grizzly pega só ser for na versão nova como o certificado de autenticidade. A master gel subiu pakas de valor mas num pote maior até que não tah tão ruim. Tipo o pote pequeno era 1,5ml (acho que quatro grama), hoje está custando 97 ~ 115 reais. A de 40g você acha por uns 240 ~ 299... Lembrando que a pequena ja da para aplicar umas 3 a 5 vezes dependendo da pessoa....

Realmente fui no site da noctua e não tem. O mais importante eles não específica, como pode isso?
E como saber que a versão é nova na Grizzly?
Vi um pote da grizzly extreme na Amazon americana 500 e alguma coisa convertido em real. Vcs pagariam pra ter uma pasta de condutividade térmica de 14 se não engano?
Bom, prefiro ir na Master gel, será que ela dura uns 8 anos depois de aplicada? Sei que é bom trocar, mas qual será sua durabilidade?

Obrigado
 
Realmente fui no site da noctua e não tem. O mais importante eles não específica, como pode isso?
E como saber que a versão é nova na Grizzly?
Vi um pote da grizzly extreme na Amazon americana 500 e alguma coisa convertido em real. Vcs pagariam pra ter uma pasta de condutividade térmica de 14 se não engano?
Bom, prefiro ir na Master gel, será que ela dura uns 8 anos depois de aplicada? Sei que é bom trocar, mas qual será sua durabilidade?

Obrigado
A grizzly pelo que me lembro tem condutividade de 12 e pouco e não 14. Se pa acho que as melhores estão nesse patamar. Após isso só metal liquido. Pelo que me lembro o pacote novo dentro do pacote vem um papel de autenticidade. Então tenta ver um que tem tipo um pacote, pergunta para o vendedor se é a pasta nova e se a mesma vem com tal selo dentro da mesma.
 
Bom, prefiro ir na Master gel, será que ela dura uns 8 anos depois de aplicada? Sei que é bom trocar, mas qual será sua durabilidade?


Rapaz, q eu saiba a única q dura esse tempo todo (segundo o fabricante) é a Artic Mx-4 que tem 8.5 W/mK ( o que já é muito, partindo do ponto que as que vem no note não deve ter nem 3w). Essas com condutividade muito alta não duram muito não, provavelmente a cada ano vai ter que fazer um repaste.
 
A grizzly pelo que me lembro tem condutividade de 12 e pouco e não 14. Se pa acho que as melhores estão nesse patamar. Após isso só metal liquido. Pelo que me lembro o pacote novo dentro do pacote vem um papel de autenticidade. Então tenta ver um que tem tipo um pacote, pergunta para o vendedor se é a pasta nova e se a mesma vem com tal selo dentro da mesma.

Talvez vc desconheça a extreme: https://www.thermal-grizzly.com/produkte/358-kryonaut-extreme

Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, q eu saiba a única q dura esse tempo todo (segundo o fabricante) é a Artic Mx-4 que tem 8.5 W/mK ( o que já é muito, partindo do ponto que as que vem no note não deve ter nem 3w). Essas com condutividade muito alta não duram muito não, provavelmente a cada ano vai ter que fazer um repaste.

Entendi. Bacana, tenho a mx4. Particularmente gosto dela. Vou ver está cooler master de 11 de dissipação.

Obrigado
 
Entendi. Bacana, tenho a mx4. Particularmente gosto dela. Vou ver está cooler master de 11 de dissipação.

Não acho que vc vai ganhar muito mudando da MX4 pra Master Gel maker pro... Pra falar a verdade, eu to pensando em colocar a MX4 no meu quando abrir pq não quero ficar fazendo repaste não kkk depois de uns 4 ou 5 anos eu faço novamente kkk
 
Boa tarde, tenho um DELL G3 3590
Substitui o meu SSD de 120GB que veio instalado no slot M.2 do notebook por este modelo da ADATA (SSD Adata Swordfish, 1TB, M.2 PCIe, Leituras: 1800Mb/s e Gravações: 1200MB/s)

O SSD foi reconhecido normalmente, consegui instalar o sistema operacional sem problemas, porem ao fazer o teste de desempenho do SSD as velocidades não ultrapassam os 570mb/s, e o SSD entrega até 1800mb/s. Alguém sabe se é necessário algum tipo de configuração para que ele rode normalmente ou é limitação da placa mãe do notebook mesmo?
 
Boa tarde, tenho um DELL G3 3590
Substitui o meu SSD de 120GB que veio instalado no slot M.2 do notebook por este modelo da ADATA (SSD Adata Swordfish, 1TB, M.2 PCIe, Leituras: 1800Mb/s e Gravações: 1200MB/s)

O SSD foi reconhecido normalmente, consegui instalar o sistema operacional sem problemas, porem ao fazer o teste de desempenho do SSD as velocidades não ultrapassam os 570mb/s, e o SSD entrega até 1800mb/s. Alguém sabe se é necessário algum tipo de configuração para que ele rode normalmente ou é limitação da placa mãe do notebook mesmo?



No meu aqui funcionou normal e não fiz nada. Acho que não é limitação da placa mãe


ssd_evo970_plus.PNG
 
No meu aqui funcionou normal e não fiz nada. Acho que não é limitação da placa mãe


ssd_evo970_plus.PNG
Que estranho, eu estou usando o crystaldiskmark e realmente não chega nem perto de 1800mbs. Você tem um G3 ou G5?

Olhando a BIOS a única coisa que parece "poder" impactar é a configuração system config - > sata operation -> esta marcado coimo RAID 0. O seu esta assim tbem? Basicamente o M2 pcie esta com a mesma velocidade do padrão SATA.
 
Última edição:
Boa tarde, tenho um DELL G3 3590
Substitui o meu SSD de 120GB que veio instalado no slot M.2 do notebook por este modelo da ADATA (SSD Adata Swordfish, 1TB, M.2 PCIe, Leituras: 1800Mb/s e Gravações: 1200MB/s)

O SSD foi reconhecido normalmente, consegui instalar o sistema operacional sem problemas, porem ao fazer o teste de desempenho do SSD as velocidades não ultrapassam os 570mb/s, e o SSD entrega até 1800mb/s. Alguém sabe se é necessário algum tipo de configuração para que ele rode normalmente ou é limitação da placa mãe do notebook mesmo?

Da uma olhada nesse tópico:

Pode ser o caso do seu, no caso relatado após trocar o SSD na garantia, as velocidades ficaram normais na nova unidade (que veio inclusive com o Firmware atualizado), provavelmente algum defeito na primeira unidade.

Tenho esse mesmo SSD (SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP) do tópico que citei instalado no G5 (E acredito que o G3 também seja compatível com NVMe x4, você pode checar no CrystalDiskInfo no "Modo Transferência" onde mostra Modo atual/Modo suportado) e ele atinge as velocidades informadas na descrição do produto, ao menos nos primeiros valores do teste:

CnyOvtg.png
 
Da uma olhada nesse tópico:

Pode ser o caso do seu, no caso relatado após trocar o SSD na garantia, as velocidades ficaram normais na nova unidade (que veio inclusive com o Firmware atualizado), provavelmente algum defeito na primeira unidade.

Tenho esse mesmo SSD (SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP) do tópico que citei instalado no G5 (E acredito que o G3 também seja compatível com NVMe x4, você pode checar no CrystalDiskInfo no "Modo Transferência" onde mostra Modo atual/Modo suportado) e ele atinge as velocidades informadas na descrição do produto, ao menos nos primeiros valores do teste:

CnyOvtg.png
Muito estranho, eu vou tentar instalar o SSD em um desktop para descartar a possibilidade de ser o DELL G3. Se rodar em velocidade baixa no desktop provavelmente é problema no SSD como diz no tópico recomendado. Por hora continuo com o problema, se surgir mais dicas podem mandar e assim que realizar o teste passo aqui para informar o resultado.
 
Troquei a placa de Wi-Fi/Bluetooth(Qualcomm QCA61x4A) do meu G5 por uma Intel AX200 com suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.
Bem tranquilo a troca, ainda vou testar a estabilidade do sinal, mas em termos de velocidade como a minha internet atual tem 200 Mb, a placa da Qualcomm já chegava no máximo da conexão usando Wifi 5Ghz. Espero aproveitar mais daqui um tempo.

Como já instalei um SSD nVME de 1 TB, para um upgrade futuro fica a possibilidade de trocar os 16 GB de RAM por 32 GB.
 
Show galera já vou tomar algumas medidas pra controlar esse superaquecimento. Daí chegando o notebook vocês recomendam que eu abra e verifique se a pasta térmica tá ok?!

Eu só peguei Dell mesmo por eu ter avaliado como "oportunidade". Peguei na Shoptime com 15% + 5% de cashback. Pretendia esperar pela BF, daí vai sair na prática por R$4.800. É o de entrada com i5 9th + 8gb + 512 + gtx1650. Sei que já tá feito, mesmo assim o que acham?! Deve aparecer algo melhor na BF ou fiz bem?!
 
Show galera já vou tomar algumas medidas pra controlar esse superaquecimento. Daí chegando o notebook vocês recomendam que eu abra e verifique se a pasta térmica tá ok?!

Eu só peguei Dell mesmo por eu ter avaliado como "oportunidade". Peguei na Shoptime com 15% + 5% de cashback. Pretendia esperar pela BF, daí vai sair na prática por R$4.800. É o de entrada com i5 9th + 8gb + 512 + gtx1650. Sei que já tá feito, mesmo assim o que acham?! Deve aparecer algo melhor na BF ou fiz bem?!

Ano passado adquiri o meu antes da BF e o preço foi melhor. Acredito que fizeste uma boa escolha. Abs
 
Boa tarde, tenho um DELL G3 3590
Substitui o meu SSD de 120GB que veio instalado no slot M.2 do notebook por este modelo da ADATA (SSD Adata Swordfish, 1TB, M.2 PCIe, Leituras: 1800Mb/s e Gravações: 1200MB/s)

O SSD foi reconhecido normalmente, consegui instalar o sistema operacional sem problemas, porem ao fazer o teste de desempenho do SSD as velocidades não ultrapassam os 570mb/s, e o SSD entrega até 1800mb/s. Alguém sabe se é necessário algum tipo de configuração para que ele rode normalmente ou é limitação da placa mãe do notebook mesmo?
Só passando para deixar a solução do problema, a redução de velocidade do ssd acontece depois da instalação do driver " Driver do Intel Rapid Storage Technology ". O mesmo pede para alterar o modo ahci para RST, desta forma o SSD m2 mvme passa a ter desempenho de um sata.
 
Show galera já vou tomar algumas medidas pra controlar esse superaquecimento. Daí chegando o notebook vocês recomendam que eu abra e verifique se a pasta térmica tá ok?!

Eu só peguei Dell mesmo por eu ter avaliado como "oportunidade". Peguei na Shoptime com 15% + 5% de cashback. Pretendia esperar pela BF, daí vai sair na prática por R$4.800. É o de entrada com i5 9th + 8gb + 512 + gtx1650. Sei que já tá feito, mesmo assim o que acham?! Deve aparecer algo melhor na BF ou fiz bem?!

Consegui por praticamente 1k a menos na BF do ano passado, mas era outro contexto. Com o mesmo modelo custando mais de 6k no site da Dell, por esse valor é uma oportunidade boa sim
 
Realizei um teste com thermal pad e mais um dissipador no PCH com a tampa fechada e sem sucesso, chegou no pico de 73°C PORÉM com a tampa aberta já diminuiu bastante até os 60°C.
Infelizmente manteve as travadas que começam na faixa dos 60°C.

Uma duvida, revi os posts e verifiquei que o @GeekZilla fez com os coolers diretamente com a tampa aberta, @GeekZilla solucionou as travadas para voce?
estou vendo de pegar uma tampa que encontrei no aliexpress do dell g5 e seguir a sua idéia de fazer mais entradas de ar para evitar esses engasgos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo