• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Não são. Acho importante repassar aqui as informações de forma correta. Inclusive está marcado do lado a descrição do que é o valor. A informação que você passou pode inclusive vir a danificar o hardware se utilizada de forma incorreta.

A limitação do Turbo é feita com base na temperatura do sistema (O BDPROCHOT) que também pode ser editado quando liberado, mas não vem ao caso aqui. No caso da Dell geralmente esta limitação também está ligada ao PCH que tanto trabalha no acionamento dos coolers quando redução de clock.



@Danelon Estes valores são a potência em Watts usada pela CPU ao ativar o turbo boost. 85 e 90 Watts.

O valor do "Miscellaneous" é como está marcado na caixa do lado, "Speedshift" , ele não regular a velocidade da CPU e sim se ela deve variar o clock ou não, no tutorial eu explico isto certinho, mas resumindo:

* Se você colocar o valor "1" a CPU não irá variar o clock, vai sempre ficar no clock máxim
* Se colocar um valor como 32, 64 etc, ai terá variação de clock,

Se trabalha com esta opção porque alguns games não lidam bem com o clock variando e com isso utilizasse o speedshift em 1 para o clock ficar fixo. O SpeedShift é a evolução do antigo speedstep.

Para explicar melhor o que o Renato falou, atualmente várias pessoas estão editando a BIOS para destravar o undervolt, não é uma opção que você clica e tá feito, é preciso seguir vários passos editando o código da BIOS. Existe sempre o risco de falha caso você edite o código errado. Também podem ocorrer problemas no caso de futuras atualizações (se forem necessárias, embora pessoalmente só atualizo se for algo realmente essencial).

Ah sim, realmente eu tinha confundido W com o C por ter visto em outro programa, vou apagar para não gerar desinformação e peço desculpa por isso.

Sobre o risco da edição da BIOS eu acho que está bem explicado lá no tutorial do gringo, e de quem é a responsabilidade, é feito todo um checkup antes de proceder de fato com a edição, não é algo que um usuário leigo vai conseguir entender ou fazer de qualquer jeito.
 
Mas o G5 5590 com RTX 2060 já vem com um HD SSD de 512 Gb. Porque vc trocaria por outro de mesma capacidade?

Para maior velocidade. Ele ficou mais rápido e eu queria uma instalação limpa sem mexer no original, por causa da garantia.

Performance_Benchmark_20201223.png
 
Vocês já tentaram usar o Dell Power Manager? Tem um perfil de prioridade em temperatura baixa lá que geralmente a CPU trabalha com clock menor e o cooler fica um pouco mais nervoso. Provavelmente eles devem limitar o power da CPU também.
Vou receber meu G3 3500 provavelmente em janeiro e to pesquisando também a melhor maneira de contornar esse problema de temp dele.
 
Não são. Acho importante repassar aqui as informações de forma correta. Inclusive está marcado do lado a descrição do que é o valor. A informação que você passou pode inclusive vir a danificar o hardware se utilizada de forma incorreta.

A limitação do Turbo é feita com base na temperatura do sistema (O BDPROCHOT) que também pode ser editado quando liberado, mas não vem ao caso aqui. No caso da Dell geralmente esta limitação também está ligada ao PCH que tanto trabalha no acionamento dos coolers quanto redução de clock.



@Danelon Estes valores são a potência em Watts usada pela CPU ao ativar o turbo boost. 85 e 90 Watts.

O valor do "Miscellaneous" é como está marcado na caixa do lado, "Speedshift" , ele não regula a velocidade da CPU e sim se ela deve variar o clock ou não, no tutorial eu explico isto certinho, mas resumindo:

* Se você colocar o valor "1" a CPU não irá variar o clock, vai sempre ficar no clock máxim
* Se colocar um valor como 32, 64 etc, ai terá variação de clock,

Se trabalha com esta opção porque alguns games não lidam bem com o clock variando e com isso utilizasse o speedshift em 1 para o clock ficar fixo. O SpeedShift é a evolução do antigo speedstep.

Para explicar melhor o que o Renato falou, atualmente várias pessoas estão editando a BIOS para destravar o undervolt, não é uma opção que você clica e tá feito, é preciso seguir vários passos editando o código da BIOS. Existe sempre o risco de falha caso você edite o código errado. Também podem ocorrer problemas no caso de futuras atualizações (se forem necessárias, embora pessoalmente só atualizo se for algo realmente essencial).

Então qual seria a forma de limitar o turbo boost? Seria nessa tela? O que eu teria que alterar? Acho que se eu conseguisse limitar o turbo boost a 3.6ghz já resolveria meu problema.

Isso de editar bios eu acho meio o cúmulo do absurdo. Admiro quem tem paciência e coragem, mas hoje em dia morro de preguiça dessas coisas e acho desaforo ter que mexer em algo tão, digamos, profundo pra fazer o notebook funcionar de forma aceitável. Já brinquei muito uma época com overclock, bios mod e afins, mas há algum tempo me aposentei. Meu negócio agora é ligar o PC e abrir meu navegador ou um jogo e ser feliz rs. Já tô tomando raiva da Dell pelo tempo que já perdi tentando amenizar esse problema tosco dela.

Ah, e realmente como vc falou, eu comprei aquela base da C3 Tech e é um verdadeiro lixo. Fluxo de ar é fraquinho demais. Tô aqui testando ela, mas já pedi a devolução. Eu sabia que era algo meia-boca. Só não pensei que fosse tão ruim.
 
Então qual seria a forma de limitar o turbo boost? Seria nessa tela? O que eu teria que alterar? Acho que se eu conseguisse limitar o turbo boost a 3.6ghz já resolveria meu problema.

Isso de editar bios eu acho meio o cúmulo do absurdo. Admiro quem tem paciência e coragem, mas hoje em dia morro de preguiça dessas coisas e acho desaforo ter que mexer em algo tão, digamos, profundo pra fazer o notebook funcionar de forma aceitável. Já brinquei muito uma época com overclock, bios mod e afins, mas há algum tempo me aposentei. Meu negócio agora é ligar o PC e abrir meu navegador ou um jogo e ser feliz rs. Já tô tomando raiva da Dell pelo tempo que já perdi tentando amenizar esse problema tosco dela.

Ah, e realmente como vc falou, eu comprei aquela base da C3 Tech e é um verdadeiro lixo. Fluxo de ar é fraquinho demais. Tô aqui testando ela, mas já pedi a devolução. Eu sabia que era algo meia-boca. Só não pensei que fosse tão ruim.

Todas essas bases em 2018 custavam tipo 20, 30 reais, agora estão vendendo até por 150 e elas não tem um bom fluxo de ar, até porque não dá para esperar muito de algo ligado em 5v, por isso fiz a de pvc com coolers de 12v.

A forma de tentar limitar o turbo é como te falei, alterar o valor do Turbo Boost Long e Short se estão em 85-95 reduz para 60 por exemplo e vê em quanto fica o clock, basicamente você vai estar forçando o Throttling.

Por exemplo, no 9750H se eu limitar no TPL o turbo em 15W, a CPU não passa de 2.0GHZ.

De resto hoje em dia notebook gamer é um exercicio de paciencia, até vc chegar no ponto ideal, não só Dell mas todas as outras marcas, não tem milagre, tem menos ruim só, quando alguém me pergunta se vale comprar um note gamer, eu falo que só se a pessoa precisar de mobilidade se trabalha com aplicações 3D e afins. Senão é melhor um desktop gamer e um note coorporativo. Pessoalmente só não montei meu desk de volta a sua glória gamer por falta de tempo, mas é o próximo projeto.
 
Última edição:
Salve rapaziada, de boa? Primeiramente um feliz natal a todos.
Enfim, eu tava querendo levar meu G5 pra dar uma limpada e fazer repaste etc etc. Gostaria de fazer sozinho mas n tenho coragem pra isso kkkkk, então gostaria de pedir uma indicação de vocês de algum local em São Paulo capital (de preferencia na zona sul ou no centro) que sejam bons nesse tipo de trabalho.
Sou novo no forum, então caso isso não seja permitido peço desculpas, e apago meu comentario dps.
Abração!
 
Para maior velocidade. Ele ficou mais rápido e eu queria uma instalação limpa sem mexer no original, por causa da garantia.

Performance_Benchmark_20201223.png
Legal. Embora meu computador tenha queimado a Placa mãe com 1 dia de uso, senti que no pouco tempo que consegui utilizar o note, ele demora um pouco para inicializar, tendo me vista que estamos falando de um SSD NVME M.2. Imaginei uma super velocidade na inicialização, sqn. Acho que vou fazer o mesmo que você quando a DELL decidir me enviar um novo notebook.
 
? o CL de 19 vai pra 15, mas na pratica tem diferença? pq o combo das crucial sai 340 e da hyperx 540;

Pro uso normal não vai ter diferença não, pode ir na mais barata. Eu coloquei no meu memorias Adata que comprei no Ali, melhorou demais o desempenho em jogos.
 
Salve rapaziada, de boa? Primeiramente um feliz natal a todos.
Enfim, eu tava querendo levar meu G5 pra dar uma limpada e fazer repaste etc etc. Gostaria de fazer sozinho mas n tenho coragem pra isso kkkkk, então gostaria de pedir uma indicação de vocês de algum local em São Paulo capital (de preferencia na zona sul ou no centro) que sejam bons nesse tipo de trabalho.
Sou novo no forum, então caso isso não seja permitido peço desculpas, e apago meu comentario dps.
Abração!
Opa tudo bem e ai? Cara recomendaria olhar no youtube e entender se conseguiria fazer sozinho, o procedimento é mega simples (realmente, sem segredo algum). Mas claro, a decisão é sua nesse sentido.

Não conheço ninguém que realize esse tipo de serviço, porém qualquer assistência técnica deveria ter conhecimento suficiente para tal.

Abs
 
Lindões, tem mta diferença dessas https://shopee.com.br/product/191430389/4504797952?smtt=0.229142352-1607006239.9# para essas: https://www.kabum.com.br/cgi-local/...VDO-BoRK_K6Br64MUovULu6eJsl4Cg3RoCj1cQAvD_BwE

? o CL de 19 vai pra 15, mas na pratica tem diferença? pq o combo das crucial sai 340 e da hyperx 540;
meu brother aconselho imensamente a hyper x muito superior!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

outra coisa pra quem quer dar um uptade maior de memoria no dell g5 5590, apesar de a DELL somente falar que ele suporte só 32gb totais ou seja 2x16gb....ele funciona até 64gb viu !! 2x32gb vi isso em foruns americanos e quis fazer o tira teima comprei 64gb de memoria hyper x pro meu 2x32gb 2666mhz cl15 etc e funciona que é uma beleza! então pra quem quer saber funciona sim 64gb!
 
32 GB de RAM beleza, agora 64 GB rsrsrs, não é brincadeira! quais softwares tu usa para consumir esse tanto de RAM? só por curiosidade
 
mano o senhor adobe premiere / cinema 4d / after effects PENSA NUMS FDPP QUE GOSTA DE RAM !! kkkkk tem vez que to fazendo projetos aqui vejo o consumo de ram 35gb /40gb é insano a parada....nem uso pra jogar o note só pra trabalho.
 
comprei um dell g5 5590 porem nao obtive sucesso em fazer undervolt nele... li aqui no forum sobre downgrade de bios pra versao 1.1.1 porem quando tento faze-la fala que esta bloqueado (ja conferi nas config de bios e downgrade de bios esta ativo) estou tentando utilizar o "ThrottleStop" (em varias versoes) porem nenhuma delas consegue setar o undervolt. alguem poderia me dar uma ajuda?
 
kra to aqui agora falando do meu dell g5 BIOS 1.14.0 usando undervolting tudo ok...uso o programa throttlestop
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

uma outra estratégia boa também com ele seria a combinação do undervolting + o repaste com a pasta "Grizzly Kryonaut" fica muitooooooo boa as temps e se quiser ir ainda além pode limitar o boost dele para até uns 3.5ghz que ainda sim é otimo pra jogos e outras aplicações...você tem ai o notebook trabalhando numas temps otimas e por muitos anos sem problemas!
 
kra to aqui agora falando do meu dell g5 BIOS 1.14.0 usando undervolting tudo ok...uso o programa throttlestop
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

uma outra estratégia boa também com ele seria a combinação do undervolting + o repaste com a pasta "Grizzly Kryonaut" fica muitooooooo boa as temps e se quiser ir ainda além pode limitar o boost dele para até uns 3.5ghz que ainda sim é otimo pra jogos e outras aplicações...você tem ai o notebook trabalhando numas temps otimas e por muitos anos sem problemas!

Turbo Boost tanto do 9750H quanto do 9300H ficam no ponto ideal em 3.0GHz , 3.4 no máximo, temperaturas caem até para menos de 60 graus dependendo do game, é o que sempre recomendo, como vc apontou vale a pena, até mais do que o undervolt.
 
Alguém jogando Cyberpunk no G5? Como estão as temperaturas?
Aqui fica em torno de 75°C, chegando a bater 80°C no meio da cidade quando aumenta a carga no processador. Uso undervolt de -140mv, clock travado em 3.0GHz e repaste com Mastergel Maker.
 
Aqui chega a 70 a 3,2 e -120mv. Pasta térmica Grizzly Kryonaut
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém jogando Cyberpunk no G5? Como estão as temperaturas?
Aqui fica em torno de 75°C, chegando a bater 80°C no meio da cidade quando aumenta a carga no processador. Uso undervolt de -140mv, clock travado em 3.0GHz e repaste com Mastergel Maker.
Aqui chega a 70 a 3,2 e -120mv. Pasta térmica Grizzly Kryonaut
 
Pessoal, essa temperatura é normal pra esse modelo de SSD? Estava fazendo um teste de Leitura e Escrita no DiskMark no momento que acusou essa temperatura.

1.png
 
Tenho um de 500 gb. Quando faço teste ele chega e até passa essa temperatura, no meu chegou a 77. Mas em uso normal fica a menos de 40. Coloquei um dissipador de calor nele. Tem vários no Mercado livre


Pessoal, essa temperatura é normal pra esse modelo de SSD? Estava fazendo um teste de Leitura e Escrita no DiskMark no momento que acusou essa temperatura.

1.png
 
Tenho um de 500 gb. Quando faço teste ele chega e até passa essa temperatura, no meu chegou a 77. Mas em uso normal fica a menos de 40. Coloquei um dissipador de calor nele. Tem vários no Mercado livre

Obrigado pela info amigo.

Outra dúvida, fiz o teste do DiskMark e estou achando as taxas muito baixas em relação ao Data Sheet no site da Samsung, apenas as taxas de leitura sequencial que está de acordo. Como está o seu?

Disk-Mark-MB.png
Disk-Mark-IOPS.png


Capturar.png


O que será que está prejudicando o desempenho dele?
 
Performance_Benchmark_20201223.png


Obrigado pela info amigo.

Outra dúvida, fiz o teste do DiskMark e estou achando as taxas muito baixas em relação ao Data Sheet no site da Samsung, apenas as taxas de leitura sequencial que está de acordo. Como está o seu?

Disk-Mark-MB.png
Disk-Mark-IOPS.png


Capturar.png


O que será que está prejudicando o desempenho dele?


Não sei o que seria. O que eu tenho está ok.
 
Galerinha, to com um problema com meu Dell G5, as vezes ele desconecta do wireless e o dispositivo some, só aparece reiniciando, alguém ja teve esse problema? O adaptador do meu é um Qualcomm QCA61x4A 802.11ac Wireless Adapter.

Alem disso, as vezes o som do discord buga, fica bem baixinho, ai eu tenho q tirar o fone e colocar de volta.

Parece ser algo relacionado a energia, deve estar tudo conectado, na propriedade dos drivers nao tem a opçao de gerenciar energia tb...

Obrigado!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo