• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Amigo, notei que agora a temperatura fica praticamente fixa em 90-92ºC, mesmo sem nenhum aplicativo rodando.
Entrei em contato com o suporte, e o mesmo me disse que a BIOS 1.5 "desbloqueou" todo o potencial do notebook, e que é normal que ele fique com essa temperatura mais elevada, pois agora ele tem mais potência.
O que me soa estranho, visto que ao fazer o diagnóstico no SupportAssist, quando roda o teste de hardware com a stress do CPU, a temperatura diminui, mas ao finalizar ela volta a subir.
Vai entender... mais alguém com alguma experiência parecida?
cara, eu ate entrei novamente no topico apos meses... meu notebook ta exatamente assim, e eu nao to entendendo o porque.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa. Abri aqui e o clock do CPU ficava na média do 3,3 a 3,4GHz (sem estar carregando), com aproximadamente 10% de utilização.
Era um processo de Windows Widgets. Finalizei e o clock baixou imediatamente pra 2,2GHz.
A temperatura também baixou. Obrigado!
Se alguem tiver tendo o problema, fiz o mesmo passo do colega aqui e baixou bastante o uso do processador e temperatura. Muito obrigado
 
Última edição:
Fala pessoal, eu peguei o modelo com i7 + RTX 3060, estou curtindo muito, porém uma coisa me deixou meio grilado. Mesmo desativando o modo híbrido na BIOS, a GPU integrada continua aparecendo no gerenciador de dispositivos e no GPU-z. No gerenciador de tarefas ela aparece também, mas fica sempre em 0%. O correto não seria que ela desaparecesse completamente?

Valeu
 
Calma la, voce "voltou" a bios para uma versão antiga para resolver? Bom se isso resolveu então esta legal, mas é meio absurdo que a bios mais nova corte a potencia da 3060.
Sim isso msm e pra confirmar isso infelizmente msm desativando as atualizações automáticas o Dell baixou denovo a BIOS atual e instalou agora...e advinha? Capou a energia da GPU novamente.

Tô instalando denovo a versão 1.8.1...e vou dar mais uma olhada se dá pra desativar essas atualizações automáticas.

Sobre o driver da NVidia agora consigo utilizar o último atualizado sem problemas.

O que está capando a GPU msm eh a nova BIOS atualizada não sei pq... Mas aqui está.
 
Sim isso msm e pra confirmar isso infelizmente msm desativando as atualizações automáticas o Dell baixou denovo a BIOS atual e instalou agora...e advinha? Capou a energia da GPU novamente.

Tô instalando denovo a versão 1.8.1...e vou dar mais uma olhada se dá pra desativar essas atualizações automáticas.

Sobre o driver da NVidia agora consigo utilizar o último atualizado sem problemas.

O que está capando a GPU msm eh a nova BIOS atualizada não sei pq... Mas aqui está.
Fiquei meio ressabiado com o que voce comentou e como o windows pagou de loucão metendo uma atualização hoje, aproveitei e baixei os últimos drivers que a Dell indicou, interessante notar que ela só ofereceu coisas como o novo Commander, Kill e o próprio assist, nada de bios, mas como ja estava sem minerar mesmo, baixei a 1.5.0(bios do G15 e não da 3060!) e instalei, alguns pontos a citar visando mineração:

A maquina esta mais quente, os clocks mínimos estão maiores e a maquina que estava em 62º saltou para 65º(isso Peak), na 1.4.0 quando se limita via RC para 10W a 5800H fica em 0.39Ghz, o que permite a maquina ficar facilmente abaixo de 50º(voce não precisa mais que isso para minerar), na 1.5.0 os mesmos 10W ficam em 0.89~1Ghz, alias me pareceu que essa nova bios meio que ignora o RC mesmo com persistência de 60s.

As fans estão mais fortes, definitivamente as fans ficaram mais fortes, digo isso pelo ruído, no 1.4.0 as fans em 97% faziam um ruído aceitável para se ter o G15 do lado, mas no 1.5.0 as fans fazem um som muito mais alto e incomodo, ainda sim fans mais rápidas tem uma vantagem obvia.

A Vega ganhou frequência minima saindo de 200 para 400Mhz(GPU-Z)

O G15 pareceu um pouco mais "esperto", sem engasgadas e tal que voce percebe limitando o 5800H para 10W, mas com mais que o dobro de frequência isso era meio que esperado? A 3060 consegue sim puxar um pouco mais de energia, alcançando 128W em jogos, mas foi um teste simples e rápido, não sei dizer que ela chega nos 130W, o G mode parecia uma turbina de jato...

Mas o que me fez desistir e voltar para a 1.4.0 foi que mesmo com tudo isso o hashrate continuou idêntico, na verdade o consumo da 3060 aumentou 1W e o sistema 7W(na tomada) ou seja o conjunto esta mais quente e gastão sem ganho na mineração. Portanto pelo menos aqui esse upgrade de bios é inútil MAS quando voltei para a 1.4.0 experimentei um problema parecido com o que voce citou. Retornada a Bios original minha 3060 estava "capada", no afterburner ela aparecia com menos de 718mV e isso impedia até as memorias de dar boost, entretanto foi só fixar em 725mV(ctrl + L) que a situação se resolveu, meu hashrate voltou ao normal. No seu caso como voce não consegue mexer nos mV volte a bios e desative os avisos de update da Dell, se for o caso remova o assist, é meio forçado mas resolve.
 
Sim isso msm e pra confirmar isso infelizmente msm desativando as atualizações automáticas o Dell baixou denovo a BIOS atual e instalou agora...e advinha? Capou a energia da GPU novamente.

Tô instalando denovo a versão 1.8.1...e vou dar mais uma olhada se dá pra desativar essas atualizações automáticas.

Sobre o driver da NVidia agora consigo utilizar o último atualizado sem problemas.

O que está capando a GPU msm eh a nova BIOS atualizada não sei pq... Mas aqui está.
Ele volta a instalar os drivers mais recentes pois a parte de drivers e de atualizações são distintas, no Windows Pro você consegue cancelar as instalações de drivers, vou te dar duas dicas de como cancelar isso, uma complementa a outra, lembrando que é só no Windows Pro que você consegue fazer isso:

Vai em "executar no menu iniciar e digita: gpedit.msc, abrindo o programa de diretiva de grupo local, lá você irá mudar três opções dentro das pastas, nestes caminhos:

1 Diretiva Computador Local/Configuração do Computador/Modelos Administrativos/Sistema/Instalação de Dispositivos/Especificar ordem de pesquisa de locais de origem do driver de dispositivo: Habilitado, Não procurar pelo Windows Update

2 Diretiva Computador Local/Configuração do Computador/Modelos Administrativos/Componentes do Windows/Windows Update/Não incluir Drivers no Windows Update: Habilitado

3 Diretiva Computador Local/Configuração do Computador/Modelos Administrativos/Componentes do Windows/Windows Update/Configurar Atualizações Automáticas: Habilitado, 2 Notificar para download e instalação.

Fazendo isso o Windows vai identificar os drivers, mas PROVAVELMENTE não irá baixá-los e instalá-los automaticamente.

Segundo passo é baixar esse programa: https://m.majorgeeks.com/files/details/windows_update_minitool.html

Ele irá "esconder" os drivers para que o Windows Update não volte a procurá-los novamente.

Abra o aplicativo, não precisa mexer em nada, faça a busca pelos updates "botão das setas em círculo", depois de procurar você vai ver uma lista de drivers separada do restante dos updates do Windows, seleciona todos eles e aperta o botão na esquerda que é tipo um quadrado com o olho dentro, este botão vai esconder os updates de drivers. E pronto, o Windows vai instalar qualquer update que quiser, MENOS os drivers da máquina. E mesmo assim ele não vai fazer automático, ele vai pedir para você dar a autorização.

Foi o único método efetivo para acabar com essa questão de atualizações, eu formato a minha máquina, e antes de conectar ela na internet eu já altero todos esses comandos, pra aí sim ligar na internet e já abrir o programa para esconder os drivers, instalo os drivers de minha preferência, e vou no programa novamente para esconder os restantes que aparecem, e pronto. Lembrando que no Windows Single Language vc não tem a opção de dar o primeiro boot sem internet, somente na versão Pro.
 
Última edição:
Boa. Abri aqui e o clock do CPU ficava na média do 3,3 a 3,4GHz (sem estar carregando), com aproximadamente 10% de utilização.
Era um processo de Windows Widgets. Finalizei e o clock baixou imediatamente pra 2,2GHz.
A temperatura também baixou. Obrigado!
Também tive o mesmo problema depois da atualização mais recente do Windows, só consegui resolver desinstalando o Windows Widgets.
 
Ainda to esperando o meu Dell com Ryzen voltar da garantia, enviei pra lá em 21 de dezembro. Enviei e informaram que não tinha peça pra reparo, deu 30 dias e a peça ainda n chegou pedi pra enviar um novo. Me devolveram o antigo pra enviar pra eles de volta e to esperando o novo chegar com previsao para 8 de março, bem uns 60 dias sem o note kkkk.

Isso tudo por conta de uma porta USB defeituosa, agora torcer pro note novo vir 100% senão fica complicado.
 
Pois é, vou colocar o meu G15 ryzen para venda e pegar outra máquina (macOS por conta do trabalho).


Tirando os pequenos problemas, não existe máquina melhor que essa (pelo preço).
 
A Dell ta de sacanagem comigo... Toda semana é uma nova história pra justificar a demora na montagem do meu G15... Agora já disseram q não será possível nem cumprir o prazo limite de entrega q era pro dia 23/02... Vai levar de um mês e meio pra mais pra esse notebook chegar em mim... Se os preços dele nao tivessem subido tanto da semana passada pra cá, cancelava...
 
A Dell ta de sacanagem comigo... Toda semana é uma nova história pra justificar a demora na montagem do meu G15... Agora já disseram q não será possível nem cumprir o prazo limite de entrega q era pro dia 23/02... Vai levar de um mês e meio pra mais pra esse notebook chegar em mim... Se os preços dele nao tivessem subido tanto da semana passada pra cá, cancelava...
passou de 30 dias pode processar, só buscar um advogado e colocar na justiça que voce terá uma grana . Lembrando que o envio tem um prazo para receber, se não receber dentro do prazo voce é reembolsado e se receber o produto depois ele é seu .
 
Pra quem estava falando da BIOS 1.5 do Ryzen, no meu aconteceu ao contrário kkk. Ao invés de "desbloquear" a 3060 (que já estava chegando em 125-128w), agora mesmo com o modo G ativado só chega nos 115w padrão. Eu só não reclamo muito porque já tinha feito undervolt da GPU e o consumo fica em 98-100w, então não faz tanta falta assim. Além disso, não percebi mais nada de diferente no resto: temperatura da CPU continua a mesma média de sempre e a da GPU (sem o undervolt) logicamente diminuiu porque não está usando os 130w máximos que ela teria.
 
Pra quem estava falando da BIOS 1.5 do Ryzen, no meu aconteceu ao contrário kkk. Ao invés de "desbloquear" a 3060 (que já estava chegando em 125-128w), agora mesmo com o modo G ativado só chega nos 115w padrão. Eu só não reclamo muito porque já tinha feito undervolt da GPU e o consumo fica em 98-100w, então não faz tanta falta assim. Além disso, não percebi mais nada de diferente no resto: temperatura da CPU continua a mesma média de sempre e a da GPU (sem o undervolt) logicamente diminuiu porque não está usando os 130w máximos que ela teria.
Ei, como tu fez esse undervolt?
 
Ei, como tu fez esse undervolt?
Isso se faz pelo msi afterbunner , tem vários tutorias pela net ensinando a fazer. Ruim é que precisa ficar arrastando os pontos da curva um a um. São vários pontos para deixar em uma escala só
 
Isso se faz pelo msi afterbunner , tem vários tutorias pela net ensinando a fazer. Ruim é que precisa ficar arrastando os pontos da curva um a um. São vários pontos para deixar em uma escala só
Tem um jeito que é você pegar o último ponto da curva, segurar o CTRL e arrastar lá pra baixo. Em seguida você pega o ponto da tensão desejado e levanta ele até a frequência desejada (Ex: 1800@0,825). Após tudo isso, só clicar pra aplicar as configurações que todos os pontos da direita ficarão alinhados com o ponto que você escolheu.
 
Comprei meu notebook no dia 10/02, e no dia 11/02 já apareceu embaixo de Em produção "Feb 11, 2022". E hoje apareceu embaixo de Compilação concluída "Feb 16, 2022", mas a barrinha verde ainda está no status Confirmado.

Sabem se deve demorar muito ainda para realizarem o envio? A data de inicial de envio que tinham passado é 14/03 com entrega em 17/03.
 
Comprei meu notebook no dia 10/02, e no dia 11/02 já apareceu embaixo de Em produção "Feb 11, 2022". E hoje apareceu embaixo de Compilação concluída "Feb 16, 2022", mas a barrinha verde ainda está no status Confirmado.

Sabem se deve demorar muito ainda para realizarem o envio? A data de inicial de envio que tinham passado é 14/03 com entrega em 17/03.
Aparentemente não irá demorar, provavelmente essa semana já enviam. O preenchimento das barras verdes só irá atualizar assim que mandarem pra transportadora
 
Prezados, boa tarde. Havia comprado um dell g15 com a rtx 3050 e um processador dell i5. Vi alguns casos na internet de problema na versão intel. Por isso, acabei comprando também um dell g15 com rtx 3050 e amd ryzen 5600h também. Minha intenção era testar os dois e ficar com os dois ou só com o com o intel caso ele não apresentasse problemas.

Porém, o amd chegou antes do previsto, o intel ainda não. Testei o dell com a rtx 3050 e o ryzen 5600h e ele está perfeito.

Entretanto, a temperatura do processador sobe bastante.

Tenho até hoje para devolver a versão com o processador da amd e ficar com o Intel, mas tenho medo do intel chegar e apresentar problemas.

Quem tem o Dell G15 com rtx 3050 e intel core i5 aqui do fórum teve muito problema? Alguém tem alguma sugestão de como proceder nesse caso? Grato!
 
Pois é, vou colocar o meu G15 ryzen para venda e pegar outra máquina (macOS por conta do trabalho).


Tirando os pequenos problemas, não existe máquina melhor que essa (pelo preço).
Estou no mesmo barco que você, parar pra ficar se preocupando com certas coisas não vale muito a pena quando você usa ele pra trabalhar, principalmente na minha área, vou anunciar ele na semana que vem.
 
Pois é, vou colocar o meu G15 ryzen para venda e pegar outra máquina (macOS por conta do trabalho).


Tirando os pequenos problemas, não existe máquina melhor que essa (pelo preço).

Eu ja trabalhei com MAC uma vez, para nunca mais. Hoje eu corro pra longe disso eahuaehuaehuae
Os preços (CxB) já eram ruins naquela época, hj está simplesmente surreal.
 
Tem um jeito que é você pegar o último ponto da curva, segurar o CTRL e arrastar lá pra baixo. Em seguida você pega o ponto da tensão desejado e levanta ele até a frequência desejada (Ex: 1800@0,825). Após tudo isso, só clicar pra aplicar as configurações que todos os pontos da direita ficarão alinhados com o ponto que você escolheu.
Eu tentei isso , no Pc funciona de boa mas no notebook não funcionou fazer assim. Não sei porque
 
Eu ja trabalhei com MAC uma vez, para nunca mais. Hoje eu corro pra longe disso eahuaehuaehuae
Os preços (CxB) já eram ruins naquela época, hj está simplesmente surreal.
Mac é uma parada complicada é ame ou odeie ,e é um pouco complicado tem realmente que garimpar mas dá pra conseguir bons preços, agora pra trabalhar principalmente pra quem já tem o costume faz uma diferença grande, imagina tu trabalhar a anos na mesma plataforma e tentar mudar pra uma completamente diferente, acontece a mesma coisa com os usuários do Windows que tentam ir pro Mac o impacto é muito grande, principalmente em produtividade se você trabalha com essa máquina, custo benefício vai de cada um, se uma máquina Windows te traz dinheiro isso é bom e se paga, agora se vai é jogar na máquina o custo benefício já muda, tanto eu quanto o @LuketaD2 estamos falando é com relação a trabalho, do que adianta uma máquina dessas se não tá se traduzindo em benefício pra nós em nosso trabalho, antes dessa máquina eu estava com um Macbook Pro de 13" M1 e pra mim ele saiu mais barato que o G15 e eu produzia bem mais e reiniciava a máquina bem menos, pra exemplificar, o fato de qualquer coisa( principalmente baixar a tela com o HDMI conectado) ativa a GPU e só desativa reiniciando o PC, caso não faça isso passam-se dias ele esquentando mais e a bateria vai embora mais rápido, as vezes desativa só com os dias e as vezes só reiniciando mesmo, isso por si só se você usa ele pra trabalho e transporta ele como eu, já é bastante incomodo.
 
Eu ja trabalhei com MAC uma vez, para nunca mais. Hoje eu corro pra longe disso eahuaehuaehuae
Os preços (CxB) já eram ruins naquela época, hj está simplesmente surreal.
Eu ja trabalhei com MAC uma vez, para nunca mais. Hoje eu corro pra longe disso eahuaehuaehuae
Os preços (CxB) já eram ruins naquela época, hj está simplesmente surreal.
Cara... Pra ter um pc pessoal msm, vou sempre comprar Windows pq quero algo pra jogar sem dor de cabeça.. Mas eu q sou designer gráfico, pra trampo em alta performance msm, MAC é uma parada q realmente funciona mto melhor, mto mais liso, sem bug, sem crashar software e etc.. Infelizmente onde trampo hj em dia substituiram os macs q tinham na área de criação por pc... Da pra trabalhar, mas sente-se nitidamente a queda de performance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei de receber email do Submarino com a nota fiscal do meu G15 e informando que está embalado para ser entregue pra transportadora. Finalmente!!
 
Última edição:
Isso se faz pelo msi afterbunner , tem vários tutorias pela net ensinando a fazer. Ruim é que precisa ficar arrastando os pontos da curva um a um. São vários pontos para deixar em uma escala só
Se VC setar 1 ponto com a voltagem e freqüência escolhida e travar com ctrl L , não precisa mexer em outros pontos.
 
Cara... Pra ter um pc pessoal msm, vou sempre comprar Windows pq quero algo pra jogar sem dor de cabeça.. Mas eu q sou designer gráfico, pra trampo em alta performance msm, MAC é uma parada q realmente funciona mto melhor, mto mais liso, sem bug, sem crashar software e etc.. Infelizmente onde trampo hj em dia substituiram os macs q tinham na área de criação por pc... Da pra trabalhar, mas sente-se nitidamente a queda de performance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei de receber email do Submarino com a nota fiscal do meu G15 e informando que está embalado para ser entregue pra transportadora. Finalmente!!

Trabalhei com desenho 3D/maquetes eletronicas/renderizacao/videos. Essa ideia de MAC ser superior nessas areas é mito. Não notei melhora, na real, foi bem pior trabalhar no MAC do que no windows.
 
Trabalhei com desenho 3D/maquetes eletronicas/renderizacao/videos. Essa ideia de MAC ser superior nessas areas é mito. Não notei melhora, na real, foi bem pior trabalhar no MAC do que no windows.
Po cara... Pelo menos pra Photoshop, Illustrator e InDesign, q é o q eu uso no dia a dia, eu sinto mta diferença sim. No Windows esses softwares travam muuuito mais, independente de hardware e tal. Quando trabalhava em Mac tinha mto menos dor de cabeça. Mas como disse, acho melhor num contexto profissional só. Pra ter em casa, prefiro windows msm por ser um sistema bem mais aberto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo