[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Amigo @GeekZilla perdoe só vi agora você perguntando como ficou a GPU, como estava atribulado com a questão do roteador ainda não tentei de novo... farei hoje e posto os testes para vcs verem. @GeekZilla obrigado pela ajuda professor... ainda hoje nos falamos novamente !!
 
Opa, valeu!! Posso fazer direto agora ou preciso mudar alguma coisa antes? Posso deixar esses valores e só desinstalar o XTU?

Basta seguir o tutorial, não precisa alterar valores do TDP etc, turbo. A única coisa que você vai alterar em termos de turbo boost é o ratio como falei, você vai reduzir o clock máximo a que ele chega.

O undervolt de -130 você pode testar e ver se não apresenta erros no teste do TS Bench, seguindo o tutorial não tem erro.
 
Pessoal,

Formatei meu G5 com a 1660ti e usei então o TS com o perfil do GeekZilla, com offset de -150.4.

Nos testes de bench, dos 4 perfis apenas um deles deu erro: o Internet, que está com o mesmo offset dos demais.

Fiquei em dúvida do motivo de ter dado erro, uma vez que é o mesmo offset, menor clock no Turbo Ratio Limits e um speed shift de 164, que teoricamente daria mais amplitude pro processador variar.

Alguém consegue me ajudar nesse ponto, inclusive me ajudando a entender?

Além disso, como alterno os perfis durante o uso?
Manualmente ou consigo programar os acionamentos a partir de execuções de programas, por exemplo?

Outra coisa, devo mexer no afterburner pra GPU também? Ou o undervolt com underclock teoricamente já resolve?

Obrigado.

EDIT: outra coisa, a partir do uso do TS, devo esquecer o AlienWare Command Center?
Alguém?
 
@ejoty estranho ter apresentado este erro, e meio sem explicação, fiz tudo passo a passo tanto no vídeo quanto no tutorial e deu certo, se eu sou você, excluo e instalo novamente, depois do alterei a linha do modo battlefield, todos os outros não mexi, no programa tem uma opção, no vídeo mostra do @GeekZilla como iniciar o Windows com ele já aberto e deixar o programa na barra de tarefas do lado direito (prox ao relógio) então quando quero alterar os perfis, apenas abro e mudo sem dificuldades.
já mexer no afterburner pra GPU depende de você, se sentir estável e boa temperatura ok !! como a minha e a RTX 2060 eu irei mexer pois a temperatura incomoda.
Depois do TS não vi necessidade de mexer no AlienWare Command Center, mas deixo ele la... rs vai que ne...
Espero ter ajudado !!
 
@ejoty estranho ter apresentado este erro, e meio sem explicação, fiz tudo passo a passo tanto no vídeo quanto no tutorial e deu certo, se eu sou você, excluo e instalo novamente, depois do alterei a linha do modo battlefield, todos os outros não mexi, no programa tem uma opção, no vídeo mostra do @GeekZilla como iniciar o Windows com ele já aberto e deixar o programa na barra de tarefas do lado direito (prox ao relógio) então quando quero alterar os perfis, apenas abro e mudo sem dificuldades.
já mexer no afterburner pra GPU depende de você, se sentir estável e boa temperatura ok !! como a minha e a RTX 2060 eu irei mexer pois a temperatura incomoda.
Depois do TS não vi necessidade de mexer no AlienWare Command Center, mas deixo ele la... rs vai que ne...
Espero ter ajudado !!

Obrigado pela resposta, vou tentar reinstalar aqui então pra ver como fica.
Mas fiz vários testes, alguns passaram e grande parte dava erro, bem estranho.

Para mudar os perfis, vc precisa SALVAR quando seleciona o novo perfil? Ou basta mudar a 'bolinha'?

O Command Center não precisa então mapear os jogos instalados para criar perfis? Só o TS já resolve?
 
Obrigado pela resposta, vou tentar reinstalar aqui então pra ver como fica.
Mas fiz vários testes, alguns passaram e grande parte dava erro, bem estranho.

Para mudar os perfis, vc precisa SALVAR quando seleciona o novo perfil? Ou basta mudar a 'bolinha'?

O Command Center não precisa então mapear os jogos instalados para criar perfis? Só o TS já resolve?
então, no meu apenas mudo o perfil pelas bolinhas e logo ao lado vc já vê o desempenho do processador limitando para o necessário, so obersevar....
No meu caso so o TS ja resolveu !!
Conselho pessoal, o download do @GeekZilla já pronto não precisa mudar basicamente nada, so aumentei alguns valores no perfil battlefield, na minha maquina não arrisquei acima de -153 pq me atendeu bem, mas cada maquina e uma maquina ne...
 
então, no meu apenas mudo o perfil pelas bolinhas e logo ao lado vc já vê o desempenho do processador limitando para o necessário, so obersevar....
No meu caso so o TS ja resolveu !!
Conselho pessoal, o download do @GeekZilla já pronto não precisa mudar basicamente nada, so aumentei alguns valores no perfil battlefield, na minha maquina não arrisquei acima de -153 pq me atendeu bem, mas cada maquina e uma maquina ne...
Nada feito, perfil internet mesmo gerando uma nova pasta com o perfil do GeekZilla, continua com erros (2, 3, 5, 7, depende de cada teste).

Alguma ideia?

EDIT: Se eu consigo um offset agressivo no perfil Battlefield por exemplo, tem alguma garantia de que ele vá funcionar nos demais perfis? Considerando que o Battlefield é o mais forte.
 
Última edição:
Caros além da conta, com a 1660Ti (que não perde muito para 2060, só não tem o RTX) já esteve por 6k e poucos.

Dureza viu! É muita grana kkkkk

Amigos já tive os 2 G5 e a 1660ti não perde muito mesmo para 2060 (minha atual) vale ainda lembrar que a 2060 ajuda a esquentar bem mais... então analisem as necessidade e vejam as oportunidades, fato é que a configuração mais forte esquenta bastante, so foi resolvido com o tutorial do amigo @GeekZilla agora esta redondinho !!
Realmente com relação a tela vejo uma diferença animal... mas para quem não e tao exigente, passa tranquilo

Hoje esta saindo a 6900 e pouco com a RTX 2060 na loja acima no link

https://www.magazineluiza.com.br/no...MIrL6C3uv35gIVhwiRCh3S3gV6EAkYASABEgJnKPD_BwE

Era isso que eu queria saber, se tinha muita diferente de uma pra outra!

Tela faz diferença, mas pra usar com um monitor, tem que ser um monitor bom também certo?

Eu vi esse link da Magazine Luiza, mas infelizmente à vista no momento é impossível!

O jeito será pensar com calma agora!

Obrigado.
 
Nada feito, perfil internet mesmo gerando uma nova pasta com o perfil do GeekZilla, continua com erros (2, 3, 5, 7, depende de cada teste).

Alguma ideia?

EDIT: Se eu consigo um offset agressivo no perfil Battlefield por exemplo, tem alguma garantia de que ele vá funcionar nos demais perfis? Considerando que o Battlefield é o mais forte.
Confirmei que não rs.

Estabilizou assim:

Battlefield: -159.2, Game low: -150.4, Internet: -140.6 e Battery: -140.6

Faz sentido isso? Sinceramente achei que o offset mais agressivo funcionaria em qualquer perfil.

Sobre as temps, em idle fica em torno de 50-55 graus.
Isso é muito alto? Teria algo mais que eu precise mexer além do offset e os clocks do turbo boost (que mantive os mesmos do GeekZilla)?

Valeu.
 
Última edição:
Meu notebook G5 5590 deu problema na bateria com 5 meses de uso! Mal usei! Acionei a garantia e está chegando uma nova bateria para substituir!
 
Meu notebook G5 5590 deu problema na bateria com 5 meses de uso! Mal usei! Acionei a garantia e está chegando uma nova bateria para substituir!

Qual o problema, sintoma, diagnostico.. explica para a gente entender melhor o que aconteceu.
 
Sem dúvidas amo
Dureza viu! É muita grana kkkkk



Era isso que eu queria saber, se tinha muita diferente de uma pra outra!

Tela faz diferença, mas pra usar com um monitor, tem que ser um monitor bom também certo?

Eu vi esse link da Magazine Luiza, mas infelizmente à vista no momento é impossível!

O jeito será pensar com calma agora!

Obrigado.
sem dúvidas amigo, eu sinceramente não achei a diferença tão notória assim, vi sim no aquecimento da máquina e na tela somente, mas com undervolt achei a máquina bem competente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Confirmei que não rs.

Estabilizou assim:

Battlefield: -159.2, Game low: -150.4, Internet: -140.6 e Battery: -140.6

Faz sentido isso? Sinceramente achei que o offset mais agressivo funcionaria em qualquer perfil.

Sobre as temps, em idle fica em torno de 50-55 graus.
Isso é muito alto? Teria algo mais que eu precise mexer além do offset e os clocks do turbo boost (que mantive os mesmos do GeekZilla)?

Valeu.
Então eu acionei -153 no battlefield e deixei os -125 que ele já configurou nos demais perfis... no modo bateria e internet ele fica entre 40 e 50... já no battlefield e jogando mesmo the witcher no ultra e o próprio battlefield tbm no ultra e ficou entre 65 e 70 com base e sem base max 78... lembrando que o meu é um com rtx2060
lembrando que se puder usar base blz se não pelo menos colocar algo que suspenda a parte de trás do notebook um pouco já melhora brutalmente o calor...
 
Última edição:
Sem dúvidas amo

sem dúvidas amigo, eu sinceramente não achei a diferença tão notória assim, vi sim no aquecimento da máquina e na tela somente, mas com undervolt achei a máquina bem competente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então eu acionei -153 no battlefield e deixei os -125 que ele já configurou nos demais perfis... no modo bateria e internet ele fica entre 40 e 50... já no battlefield e jogando mesmo the witcher no ultra e o próprio battlefield tbm no ultra e ficou entre 65 e 70 com base e sem base max 78... lembrando que o meu é um com rtx2060
lembrando que se puder usar base blz se não pelo menos colocar algo que suspenda a parte de trás do notebook um pouco já melhora brutalmente o calor...

A
Confirmei que não rs.

Estabilizou assim:

Battlefield: -159.2, Game low: -150.4, Internet: -140.6 e Battery: -140.6

Faz sentido isso? Sinceramente achei que o offset mais agressivo funcionaria em qualquer perfil.

Sobre as temps, em idle fica em torno de 50-55 graus.
Isso é muito alto? Teria algo mais que eu precise mexer além do offset e os clocks do turbo boost (que mantive os mesmos do GeekZilla)?

Valeu.

Não tá ruim não, no G5 que tenho aqui em idle ou uso de internet e afins fica entre 39 (com dia quente, 32 graus) e 45 graus. Puxando um pouco mais chega a 50. Mas configurei um perfil no Alienware Command Center para quando chegar a 50 graus ele ativa de leve (40%) os coolers até baixar.

Aconselho até a cuidar no uso da base, notei que os coolers sofrem uma variação de RPM quando você usa uma base muito forte e o ruim do G5 é que só tem entrada de ar ali.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você nunca pode esquecer do command Center, apesar dos coolers trabalharem com temperaturas pré-definidas, no AWCC você pode já estabelecer uma velocidade, por exemplo aqui tenho um perfil geral para games em que coloco os coolers para rodarem a 80% (3900rpm mais ou menos) antes de iniciar o jogo, já ajuda a disperçar o calor, se precisar de mais o sistema vai subir sozinho e quando realmente preciso de desempenho máximo, subo para 90% , os coolers do G5 chegam a mais de 5.5 mil rpm, variando para mais ou menos.
 
A


Não tá ruim não, no G5 que tenho aqui em idle ou uso de internet e afins fica entre 39 (com dia quente, 32 graus) e 45 graus. Puxando um pouco mais chega a 50. Mas configurei um perfil no Alienware Command Center para quando chegar a 50 graus ele ativa de leve (40%) os coolers até baixar.

Aconselho até a cuidar no uso da base, notei que os coolers sofrem uma variação de RPM quando você usa uma base muito forte e o ruim do G5 é que só tem entrada de ar ali.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Você nunca pode esquecer do command Center, apesar dos coolers trabalharem com temperaturas pré-definidas, no AWCC você pode já estabelecer uma velocidade, por exemplo aqui tenho um perfil geral para games em que coloco os coolers para rodarem a 80% (3900rpm mais ou menos) antes de iniciar o jogo, já ajuda a disperçar o calor, se precisar de mais o sistema vai subir sozinho e quando realmente preciso de desempenho máximo, subo para 90% , os coolers do G5 chegam a mais de 5.5 mil rpm, variando para mais ou menos.
Boa acho que o awcc pode ajudar ainda mais então, valeu cara!

Sabe dizer qual programa da dell tenho que instalar pra usar os atalhos do teclado? Formatei e não tão funfando rs
 
aproveitando pessoal
qual base para notebook vocês recomendam para o G3? alguma marca/modelo específico?

Você quer dizer como faz para ele inicializar com o Windows? Neste caso é via agendador de tarefas, quando cria a tarefa você tem que marcar algumas opções referentes ao uso na bateria também. Essa opção do TS não pode ser desmarcada, também não tem motivo para desmarcar, ele simplesmente troca o perfil quando na bateria.

obrigado Geekzilla!

vamos lá
abri o taskmanager e lá tem assim na aba ''condições'' -> ligar e desligar

[ ] iniciar a tarefa somente se o computador estiver ligado na rede elétrica
[ ] interromper se o computador passar a usar a bateria

ambas estão desabilitadas, ao meu ver deveria iniciar o programa tanto na bateria como na energia, mas na energia não está ocorrendo

alguma luz?
 
Boa noite!
Quanto tempo de bateria vcs conseguem fazer com o Dell G3? O meu eu faço umas 2h30 em uso leve, é normal? É meu primeiro notebook mas achei muito pouco!
 
aproveitando pessoal
qual base para notebook vocês recomendam para o G3? alguma marca/modelo específico?



obrigado Geekzilla!

vamos lá
abri o taskmanager e lá tem assim na aba ''condições'' -> ligar e desligar

[ ] iniciar a tarefa somente se o computador estiver ligado na rede elétrica
[ ] interromper se o computador passar a usar a bateria

ambas estão desabilitadas, ao meu ver deveria iniciar o programa tanto na bateria como na energia, mas na energia não está ocorrendo

alguma luz?

Está certo, tá faltando algum detalhe apenas ai.

Exportei a tarefa já configurada e vc pode baixar neste link (Clique com o botão direito para salvar, depois é só ir no agendador de tarefas e importar).. Se não quiser mudar nada é só colocar o TS em uma pasta chamada C:\TS e mudar o usuário no config da tarefa também.

Vou colocar mais tarde no tutorial isto também.
 
Última edição:
Senhores,

Estou há 3 dias com o G5 RTX2060 e apesar de ter lido criticas em relação a temperatura, estou bastante satisfeito consegui bons resultados jogando em 4K mesmo antes do undervolt.

OBS. AInda não fiz a formatação limpa, estou testando o equipamento.

Dúvida 1: tenho no meu Dell 7567 2 pentes de 8GB Hyper X 2400 CL14 . Vale a pena substituir as 2666 do Dell G5 ? (Não planejo fazer OC de ram)

Dúvida 2: tenho no meu Dell 7567 1 SSD m.2 Samsung Evo 970 de 512GB configurado como AHCI e observei que no G5 o SSD veio de fábrica configurado como Raid. Em breve vou substituir o M.2 do G5 e não sei se faço como Raid ou AHCI. (No 7567 tive que alterar para o modo AHCI para o correto funcionamento do Samsung Magician)

Dúvida 3, pessoal que tem a mesma máquina poderia me falar quais parâmetros conseguiu de undervolt na GPU ? no CPU eu consegui -150 e na GPU não tentei nada.

Dúvida 4, vocês acham necessário trocar a pasta térmica da CPU e GPU ?


Obrigado.
 
Senhores,

Estou há 3 dias com o G5 RTX2060 e apesar de ter lido criticas em relação a temperatura, estou bastante satisfeito consegui bons resultados jogando em 4K mesmo antes do undervolt.

OBS. AInda não fiz a formatação limpa, estou testando o equipamento.

Dúvida 1: tenho no meu Dell 7567 2 pentes de 8GB Hyper X 2400 CL14 . Vale a pena substituir as 2666 do Dell G5 ? (Não planejo fazer OC de ram)

Pra mim isso não vai mudar em nada... se mudar em algo por causa das latências vai ser imperceptível.

Dúvida 2: tenho no meu Dell 7567 1 SSD m.2 Samsung Evo 970 de 512GB configurado como AHCI e observei que no G5 o SSD veio de fábrica configurado como Raid. Em breve vou substituir o M.2 do G5 e não sei se faço como Raid ou AHCI. (No 7567 tive que alterar para o modo AHCI para o correto funcionamento do Samsung Magician)

Outra coisa que não deve influenciar... Mas eu colocaria em AHCI.

Dúvida 3, pessoal que tem a mesma máquina poderia me falar quais parâmetros conseguiu de undervolt na GPU ? no CPU eu consegui -150 e na GPU não tentei nada.
Bom, básicamente até onde entendi (posso estar errado). Quanto menos voltagem menos o cpu aumenta o clock em turbo. Eu fiquei confortável com -150 no uso normal, e -125 pra jogos. O note pega no máximo 80º. Conhecendo um pouquinho de hardware, 80º é ótimo pra um processador que tem o limite de 105. Complementei o undervolt segurando o turbo boost em 3.4 2 cores e 3.2 outros 4 cores.

Dúvida 4, vocês acham necessário trocar a pasta térmica da CPU e GPU ?
Obrigado.

Olha, eu devo fazer... mas quando vencer a garantia e tal... a minha GPU mesmo não pega 70º. Então a temperatura está bem controlada. Eu devo fazer o repaste quando for abrir o meu e fazer upgrade de memorias, ram e ssds (no fim da garantia).
 

Acho que tá um preço bom né?
Fora da BF e já com Windows, tá num preço bom sim
 
Hello There! Então, vc fez o undervolt mas deixou o clock dela em 2.0GHZ, o boost teoricamente da 2060 seria 1200, mas claro sempre acaba indo mais que isso, pela solução térmica do note aguentar, tenta abaixar a curva para 1740mhz, é o que rodo na 1660Ti em modelos de notes diferentes, não tem perda de desempenho praticamente e esfria bastante a placa. Você pode ir conferindo a largura de banda se quiser também no GPU-Z e ver se a perda está sendo grande. Se a temp continuar alta baixa mais um pouco.

Agora durante os testes, rodando o afterburner e o Heaven Benchmark para verificar o clock em que ela está chegando, seria nos 2.0GHZ ?

De resto eu vou dizer que no G5, falta resfriamento adequado para aguentar a 2060, a 1660Ti ainda vai, mas a 2060 tenha a impressão que o cooling não dá conta mesmo. (E fora a grade para os coolers o note não tem entrada para ventilação na parte de baixo)

Vamos la Professor @GeekZilla hoje com alguns testes e sem a base, simplesmente com o computador sobre a mesa ele atingiu ao clock de 1515 e durante o teste todo 1 vez apenas bateu 1740... Lembrando que usei o Ungine heaven no Ultra
Meu parâmetros foram começando de 890v e com 1740mhz conforme sua orientação acima. sem a base ele atingiu max de 76º e com a base 68º
Acha bons parâmetros ou me recomenda mexer ainda mais ??
Outra duvida qnd eu fecho o Afterburner ele para de funcionar o underclock e so funciona quando eu abro o programa novamente ??
OBS. Fiz com o TS desligado para ver como seria so o Under do GPU...
Segue as Fotos


 
Vamos la Professor @GeekZilla hoje com alguns testes e sem a base, simplesmente com o computador sobre a mesa ele atingiu ao clock de 1515 e durante o teste todo 1 vez apenas bateu 1740... Lembrando que usei o Ungine heaven no Ultra
Meu parâmetros foram começando de 890v e com 1740mhz conforme sua orientação acima. sem a base ele atingiu max de 76º e com a base 68º
Acha bons parâmetros ou me recomenda mexer ainda mais ??
Outra duvida qnd eu fecho o Afterburner ele para de funcionar o underclock e so funciona quando eu abro o programa novamente ??
OBS. Fiz com o TS desligado para ver como seria so o Under do GPU...
Segue as Fotos




Cara, eu rodo em 2000 MHz a partir de 1000v e coloquei + 600 nas memórias no Afterburner. Sempre rodou estável.

Abs
 
O meu Dell G7 7588 simplesmente não aguenta segurar a carga durante jogos. Fiz uma lan house de CSGO na minha casa, depois de três horas jogando a bateria caiu pra 9%, isso estando plugado na tomada. O carregador é de 130W, me questiono se preciso comprar um de 180W. O interessante é que tinha outro cara na LAN também com um G7 7588, unica diferença era que o dele era do modelo branco. Nenhum problema no dele, bateria em 90%.

Difícil viu, vou passar pra frente esse PC, já estava querendo um notebook mais portátil mesmo.
 
Cara, eu rodo em 2000 MHz a partir de 1000v e coloquei + 600 nas memórias no Afterburner. Sempre rodou estável.

Abs
Fala amigão então o meu tbm está estável e rodando tudo no ultra mas to tentando diminuir a temperatura dele
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo