[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Pessoal, me mudei de casa hoje e ao abrir a mala notei que esqueci o carregador do meu G3, minha mudança chega em 30 dias, portanto ficarei sem ele até lá. Como eu trouxe meu notebook antigo, um dell inspiron 15r special edition, gostaria de saber se posso usar um carregador de 90w oficial da DELL no meu G3, modelo i7 com a 1660ti?
O uso com esse carregador seria apenas para Word e internet (vídeo aulas). Não vou jogar na no PC com ele.
 
Pessoal, me mudei de casa hoje e ao abrir a mala notei que esqueci o carregador do meu G3, minha mudança chega em 30 dias, portanto ficarei sem ele até lá. Como eu trouxe meu notebook antigo, um dell inspiron 15r special edition, gostaria de saber se posso usar um carregador de 90w oficial da DELL no meu G3, modelo i7 com a 1660ti?
O uso com esse carregador seria apenas para Word e internet (vídeo aulas). Não vou jogar na no PC com ele.
Não é recomendável usar um carregador com amperagem abaixo da fonte original, o risco de danificar algo existe.
Se vai usar apenas para Word e internet porque não usa o notebook antigo?
 
Pessoal, me mudei de casa hoje e ao abrir a mala notei que esqueci o carregador do meu G3, minha mudança chega em 30 dias, portanto ficarei sem ele até lá. Como eu trouxe meu notebook antigo, um dell inspiron 15r special edition, gostaria de saber se posso usar um carregador de 90w oficial da DELL no meu G3, modelo i7 com a 1660ti?
O uso com esse carregador seria apenas para Word e internet (vídeo aulas). Não vou jogar na no PC com ele.
Olha eu tenho o G7 7588 com i5 que usa fonte de 130 watts. Eu comprei uma fonte de 90 watts mini para levar em viagens. Eu usei bastante a fonte menor. O que ocorreu, o próprio notebook reduziu a potência da máquina. Tipo meu processador não passava de 3 GHz. Eu não jogo com essa fonte menor então não sei como é usando a dGPU.
Ele vai emitir um alerta avisando que a potência da fonte é menor. A decisão é sua e o risco também.
 
Já falei do reset factory da BIOS tópicos atrás. Fazendo isso, resolve-se o problema. É de lei, quando baixar uma BIOS nova, fazer o factory reset da BIOS dos G3 e G5.

Faça o Factory reset da BIOS que o seu problema será solucionado. Possivelmente @GeekZilla é esse o problema dele.
Eu estou com o mesmo problema do @DeRaN e o reset factory não resolveu. Continua baixando a frequência, mesmo com undervolt, sem turboboost, e jogando overwatch que nem é tão pesado. Ele não aguenta 5min e fica baixando a frequência para 1400-1700MHz.

Uma coisa que notei que não estava acontecendo antes, é ele variar a frequência mesmo com o SpeedShift no 0. Alguém pra ajudar?


bKiGGsN.png
 
Eu estou com o mesmo problema do @DeRaN e o reset factory não resolveu. Continua baixando a frequência, mesmo com undervolt, sem turboboost, e jogando overwatch que nem é tão pesado. Ele não aguenta 5min e fica baixando a frequência para 1400-1700MHz.

Uma coisa que notei que não estava acontecendo antes, é ele variar a frequência mesmo com o SpeedShift no 0. Alguém pra ajudar?


bKiGGsN.png

Bem, primeiro coloque um print aqui das configurações disponíveis na tela FIVR, segundo rode o TS com permissões de administrador, veja se o problema persiste.
 
Bom dia Pessoal

Alguém pode me informar para que serve esse aplicativo? Não tenho ele no meu G5 e gostaria de saber se tem utilidade, se realmente preciso instalar.

Anota-o-2020-06-01-104342.png


Obrigado desde já!
 
Bom dia Pessoal

Alguém pode me informar para que serve esse aplicativo? Não tenho ele no meu G5 e gostaria de saber se tem utilidade, se realmente preciso instalar.

Anota-o-2020-06-01-104342.png


Obrigado desde já!

Basicamente para você baixas os softs que vc possa ter comprado junto com o note na Dell ou qualquer extra que tenha recebido. Se não for o seu caso nem precisa instalar, atualmente no G5 eu tenho exatamente 0 softwares da Dell instalados.
 
Basicamente para você baixas os softs que vc possa ter comprado junto com o note na Dell ou qualquer extra que tenha recebido. Se não for o seu caso nem precisa instalar, atualmente no G5 eu tenho exatamente 0 softwares da Dell instalados.

Fiz a instalação limpa do Windows há 3 meses atrás e não instalei nenhum software da Dell (e nem pretendo instalar)

Obrigado @GeekZilla, esse será mais um app que passará longe do meu note rs
 
Bem, primeiro coloque um print aqui das configurações disponíveis na tela FIVR, segundo rode o TS com permissões de administrador, veja se o problema persiste.

En9lysG.png


Rodei como administrador e realmente não variou mais a frequência (sem estar jogando). Creio que tenha sido o atalho que coloquei que não ativa os privilégios de administrador. Entretanto, no jogo ele permanece com as quedas. Vi que você sugeriu analisar a temperatura do PCH, fiz isso e ele fica na média de 75 graus durante o jogo (máximo de 79).
 
En9lysG.png


Rodei como administrador e realmente não variou mais a frequência (sem estar jogando). Creio que tenha sido o atalho que coloquei que não ativa os privilégios de administrador. Entretanto, no jogo ele permanece com as quedas. Vi que você sugeriu analisar a temperatura do PCH, fiz isso e ele fica na média de 75 graus durante o jogo (máximo de 79).

Não ta muito agressivo esses -250? Ta rodando estavel? Fora isso tenta desabilitar o speed step e muda o speed shift pra 32.
 
En9lysG.png


Rodei como administrador e realmente não variou mais a frequência (sem estar jogando). Creio que tenha sido o atalho que coloquei que não ativa os privilégios de administrador. Entretanto, no jogo ele permanece com as quedas. Vi que você sugeriu analisar a temperatura do PCH, fiz isso e ele fica na média de 75 graus durante o jogo (máximo de 79).

No próprio executável do TS em propriedades, o ideal é marcar para executar como admin. Com o PCH em 79 o que pode estar acontecendo agora é que ele está reduzindo o TDP. Outra coisa é que geralmente eu deixo o valor do cpu core e cache os mesmos, sim o core aguenta um pouco mais, mas para fins de estabilidade eu uso os mesmo valor do cache, no core.

Teu perfil performance também está basicamente sem turbo, se o teu config for o i5, idealmente pode deixar em 3.2GHZ, (32 no Ratio). I7 9750H, dá para usar em até mesmo 3.0GHZ ou 2.8GHZ dependendo do game.

Nos i7 de sétima geração também costumava-se usar o clock modulation em 100%, não deveria funcionar, mas se tudo acima falhar tente isto também.

O grande problema da linha G atualmente é o PCH que está passando por cima de CPU e GPU e ditando quanto coolers tem que ser ligados, TDP reduzido etc, com base na sua própria temperatura, como o seu já está batendo quase 80 graus, pode ser a fonte do problema.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não ta muito agressivo esses -250? Ta rodando estavel? Fora isso tenta desabilitar o speed step e muda o speed shift pra 32.

O problema dele é justamente a variação de clock, o speedstep se desabilitar, idealmente tem que fazer na bios, seria uma tentativa de parar a variação de clock, por isso o speedshift deve ser setado para 0 e não 32, 32 é um config que normalmente coloco em alguns tutoriais para ter uma variação mínima durante games e aliviar um pouco as temps)

Como o problema agora ocorre apenas durante o game, o mais provável é o TDP baixando, MAS, pode-se desabilitar o speedstep na BIOS por via das dúvidas (embora o TS geralmente funcione sem problemas aplicando o speedshift como o próprio windows faz, visto que esta é a tecnologia usada pelas gerações mais recentes).
 
Última edição:
Olá pessoal, tudo bem?

Estou precisando de uma ajudinha com o meu Dell G3.
Comprei um case M.2 NVMe USB (Type-C) para utilizar como armazenamento externo, porém não consigo obter a velocidade de transferência esperada pelo dispositivo.
Já fiz de tudo... A última ação foi reinstalar o Windows com uma versão diferente da fornecida pela Dell.

Caso alguém tenha dúvida se eu fiz contato com o suporte da Dell... Eu fiz... e eles tiveram a cara de pau de dizer que o periférico não era homologado por eles e com isso não poderiam fazer nada para me ajudar (imagina se tiverem que homologar cada pen drive do mercado em cada notebook), lamentável no meu ponto de vista.

As especificações são:

Notebook:
-Dell G3 3590
Processador i7 - 9750H
Memória RAM 16 GB HyperX
M.2 NVMe interno MP510 480Gb
Placa de vídeo Geforce 1660 Ti (estou suspeitando de alguma incompatibilidade devido ao driver da placa de vídeo, pois a saída Type-C também serve para exibição de vídeo)
Windows 10 Pro (19041)
Porta Type-C
2U4oDbn.jpg


Case M.2 NVMe:
- Orico (ORI-TMC2)
https://www.orico.shop/en/nvme-m2-ssd-housing.html

Armazenamento:
- BC511 M2 NVMe SK Hynix 512Gb

Cabo Type-C
- Type-C to Type-C (Gen 1 - 5Gbps)

Utilizei este case em um outro notebook Dell do modelo Latitude e consegui uma taxa de transferência de 450 MB/s (é sensacional!), com o Dell G3 não consigo ultrapassar 40MB/s.

Se puderem me dar alguma sugestão do que fazer, ficarei muito grato. Abraços a Todos!
 
Última edição:
Olá pessoal, tudo bem?

Estou precisando de uma ajudinha com o meu Dell G3.
Comprei um case M.2 NVMe USB (Type-C) para utilizar como armazenamento externo, porém não consigo obter a velocidade de transferência esperada pelo dispositivo.
Já fiz de tudo... A última ação foi reinstalar o Windows com uma versão diferente da fornecida pela Dell.

Caso alguém tenha dúvida se eu fiz contato com o suporte da Dell... Eu fiz... e eles tiveram a cara de pau de dizer que o periférico não era homologado por eles e com isso não poderiam fazer nada para me ajudar (imagina se tiverem que homologar cada pen drive do mercado em cada notebook), lamentável no meu ponto de vista.

As especificações são:

Notebook:
-Dell G3 3590
Processador i7 - 9750H
Memória RAM 16 GB HyperX
M.2 NVMe interno MP510 480Gb
Placa de vídeo Geforce 1660 Ti (estou suspeitando de alguma incompatibilidade devido ao driver da placa de vídeo, pois a saída Type-C também serve para exibição de vídeo)
Windows 10 Pro (19041)
Porta Type-C
2U4oDbn.jpg


Case M.2 NVMe:
- Orico (ORI-TMC2)
https://www.orico.shop/en/nvme-m2-ssd-housing.html

Armazenamento:
- BC511 M2 NVMe SK Hynix 512Gb

Cabo Type-C
- Type-C to Type-C (Gen 1 - 5Gbps)

Utilizei este case em um outro notebook Dell do modelo Latitude e consegui uma taxa de transferência de 450 MB/s (é sensacional!), com o Dell G3 não consigo ultrapassar 40MB/s.

Se puderem me dar alguma sugestão do que fazer, ficarei muito grato. Abraços a Todos!

Ja atualizou os drivers do chipset?
 
Ja atualizou os drivers do chipset?
Bom dia Felipe, tudo bem?

Instalei todos os drivers disponibilizados no site da dell para o modelo do G3, incluindo esses:
Intel-Management-Engine-Interface-Driver_P7JPH_WIN_1938.12.0.1317_A03.EXE
Intel-Chipset-Device-Software_5MPRF_WIN_10.1.18121.8164_A09.EXE
 
Bom dia Felipe, tudo bem?

Instalei todos os drivers disponibilizados no site da dell para o modelo do G3, incluindo esses:
Intel-Management-Engine-Interface-Driver_P7JPH_WIN_1938.12.0.1317_A03.EXE
Intel-Chipset-Device-Software_5MPRF_WIN_10.1.18121.8164_A09.EXE
posta um benchmark do crystalmark
 
Olá pessoal, tudo bem?

Estou precisando de uma ajudinha com o meu Dell G3.
Comprei um case M.2 NVMe USB (Type-C) para utilizar como armazenamento externo, porém não consigo obter a velocidade de transferência esperada pelo dispositivo.
Já fiz de tudo... A última ação foi reinstalar o Windows com uma versão diferente da fornecida pela Dell.

Caso alguém tenha dúvida se eu fiz contato com o suporte da Dell... Eu fiz... e eles tiveram a cara de pau de dizer que o periférico não era homologado por eles e com isso não poderiam fazer nada para me ajudar (imagina se tiverem que homologar cada pen drive do mercado em cada notebook), lamentável no meu ponto de vista.

As especificações são:

Notebook:
-Dell G3 3590
Processador i7 - 9750H
Memória RAM 16 GB HyperX
M.2 NVMe interno MP510 480Gb
Placa de vídeo Geforce 1660 Ti (estou suspeitando de alguma incompatibilidade devido ao driver da placa de vídeo, pois a saída Type-C também serve para exibição de vídeo)
Windows 10 Pro (19041)
Porta Type-C
2U4oDbn.jpg


Case M.2 NVMe:
- Orico (ORI-TMC2)
https://www.orico.shop/en/nvme-m2-ssd-housing.html

Armazenamento:
- BC511 M2 NVMe SK Hynix 512Gb

Cabo Type-C
- Type-C to Type-C (Gen 1 - 5Gbps)

Utilizei este case em um outro notebook Dell do modelo Latitude e consegui uma taxa de transferência de 450 MB/s (é sensacional!), com o Dell G3 não consigo ultrapassar 40MB/s.

Se puderem me dar alguma sugestão do que fazer, ficarei muito grato. Abraços a Todos!

A Orico tem alguns dos melhores cases do mercado na faixa da preços deles, chipset desse modelo é bem conceituado, tinha tudo para funcionar como o anunciado, você está com os drivers thunderbolt atualizados etc?
Claro, segue abaixo:

sPRsHpZ.png


Yxuzpad.png


AGaiDFT.jpg

Me diz uma coisa, se você for no gerenciador de dispositivos e selecionar o Orico, o Cache de escrita está habilitado? Se Não estiver, habilita e roda o bench de novo.
 
A Orico tem alguns dos melhores cases do mercado na faixa da preços deles, chipset desse modelo é bem conceituado, tinha tudo para funcionar como o anunciado, você está com os drivers thunderbolt atualizados etc?

Nem me fala, tô bem louco com esse problema, já faz dias que tô tentando resolver isso...


Me diz uma coisa, se você for no gerenciador de dispositivos e selecionar o Orico, o Cache de escrita está habilitado? Se Não estiver, habilita e roda o bench de novo.

Já fiz esse tipo de alteração também... Olha o que acontece....

sgJg04D.png

0rdaCm5.png


Ele pendura o SSD, não vai nem pra frente nem pra trás, tem que desconectar no bruto mesmo...
 
Já fiz esse tipo de alteração também... Olha o que acontece....

sgJg04D.png

0rdaCm5.png


Ele pendura o SSD, não vai nem pra frente nem pra trás, tem que desconectar no bruto mesmo...

Muito estranho mesmo, e nunca tinha visto problemas assim com cases da Orico, e os chipsets JMicron JMS583 e o ASMedia ASM1351 são os mais usados atualmente.
 
Muito estranho mesmo, e nunca tinha visto problemas assim com cases da Orico, e os chipsets JMicron JMS583 e o ASMedia ASM1351 são os mais usados atualmente.
Já é o segundo case NVMe que estou testando com esse notebook e é só com ele que não funciona direito, meu irmão têm um G5 que funcionou perfeitamente e a única maior diferença deles é a placa de vídeo.
 
Já é o segundo case NVMe que estou testando com esse notebook e é só com ele que não funciona direito, meu irmão têm um G5 que funcionou perfeitamente e a única maior diferença deles é a placa de vídeo.

Tenho um G5 aqui também e a USB-C dele tem suporte a thunderbolt, pode ser essa a grande diferença, embora a USB-C do G3 deveria funcionar sem problemas para isso de qualquer forma.
 
Update: ThrottleStop funcionando na BIOS 1.9.2 atualizada do G3 3590, feito o procedimento que explanei acima.
@Maico Rian

cabei de ler teu topico hoje, tentei aqui mas o undervolt não habilita por nada.
Testei a bios 1.9.2 e a 1.10.0

voltando pra 1.8.0 ;/

edit: e agora curiosamente o undervolt nao pega mais com bios nenhuma, haha
edit2: selecionando "bios defaults" em vez de "factory reset" fez o undervolt da bios 1.8.0 voltar.
 
Última edição:
Pessoal, tenho um Dell G7 da garação antiga, Porém o uso dele na bateria é IMPOSSÍVEL, parece que estou usando um celeron antigo, mesmo com ssd NVME

Já altereia todas as configurações de bateria pra usar o processor 100%, não poupar energia, mas mesmo assim fico impossivel de usar coisas simples como navegar na internet.

Alguém tem alguma ideia no que possa ser?
 
Pessoal, tenho um Dell G7 da garação antiga, Porém o uso dele na bateria é IMPOSSÍVEL, parece que estou usando um celeron antigo, mesmo com ssd NVME

Já altereia todas as configurações de bateria pra usar o processor 100%, não poupar energia, mas mesmo assim fico impossivel de usar coisas simples como navegar na internet.

Alguém tem alguma ideia no que possa ser?
Boa tarde Victor.
O caso é o Proc mesmo ? Você monitorou ? Me parece caso de formatação..
Tenta antes pelo msconfig ativar todos os núcleos para subir o Windows e testa.
 
Boa tarde Victor.
O caso é o Proc mesmo ? Você monitorou ? Me parece caso de formatação..
Tenta antes pelo msconfig ativar todos os núcleos para subir o Windows e testa.

Amigo, não sei exatamente como que monitora, mas pelo gerenciador, o computador na bateria o clock do processador fica travado em 1,7ghz
Vou ativar todos os nucleos nas inicicialização, caso continue travando talvez seja a hora de formatalo mesmo, não formato des de que comprei e fiz a primeira formatação pra limpar os bloatwares, Obrigado amigo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo