• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

É uma placa bem ruim essa Qualcomm aí, sendo bem sincero. Não sei como não já veio com uma Intel AX200 nesse notebook.
 
Acabo usando cabeado então não senti muito.

Uma dúvida, ta valendo a pena colocar 32GB de Ram? Sinceramente não vi necessidade acima de 16GB até hoje... to com essa dúvida...
 
Aqui em casa tbm tranquilo o Qualcomm uso o roteador da claro mesmo. Jogo na wifi, home office, fone bluetooth, controle bluetooth. E todos eles juntos e nenhum problema. Chega nos 240 Mbs da internet tranquilo.
 
Aqui em casa tbm tranquilo o Qualcomm uso o roteador da claro mesmo. Jogo na wifi, home office, fone bluetooth, controle bluetooth. E todos eles juntos e nenhum problema. Chega nos 240 Mbs da internet tranquilo.

Usei a placa da Qualcomm por mais de 1 ano nessas condições também e não tive nenhum problema de velocidade ou desconexão recorrente.
Nem usando o Wi-Fi de lugares públicos ou na Faculdade tive problemas.

O amigo que reclamou ali deve ter pego algum dispositivo com problema de compatibilidade.
 
O amigo que reclamou ali deve ter pego algum dispositivo com problema de compatibilidade.

Pois é, não to falando que o Qualcomm é o top das galaxias. Longe disso, mas assim ter que correr pra trocar acho exagerado... não precisa... no máximo se tiver barato no ali mesmo...
 
Atualização nas modificações do G5 - Fiz o recorte da tampa (falta fazer o acabamento e deixar a grade em um tamanho (bem) menor. Mas cumpriu o objetivo de resfriar principalmente o PCH, temperatura ambiente estava na casa dos 25-30 graus durante o teste (fiz sem split ligado para verificar se realmente a diferença era considerável de temperatura)

* A Ultima imagem é uma projeção de como deve ficar depois do tamanho do filtro ser ajustado.



Perguntas e respostas

1- Porque não colocou o filtro de poeira por dentro?

O espaço na area do heatpipe é pequeno, em termos de altura encostaria neles

2- Como os filtros foram fixados?

Fita dupla face 3M, caso eu resolva encaixar eles na abertura para ficarem no mesmo nível do resto da tampa, dá para usar araldite nas laterais para fixar em definitivo.

3 - Poderia recortar para encaixar na abertura feita de alguma forma?

Sim, é a ideia no futuro, mas por enquanto vai ficar assim, até porque o notebook é para uso não exposição justamente da parte de baixo que quase não se vê :p.

4- Você fez isso na sua tampa original! Vai perder a garantia!

Não, foi comprada uma tampa do Aliexpress e não foi feita qualquer alteração no notebook em si (sendo que temos dois G5 aqui e este já não tem garantia, mas mesmo que tivesse, isto não afetaria em nada).

5- Houve redução de temperatura na CPU-GPU?

Quando a temperatura ambiente está mais baixa sim, na casa dos 20 graus, pois os coolers da base puxam um ar mais frio e jogam direto em cima do heatpipe na parte central, mas o que faz a grande diferença é o Underclock/Undervolt. Fiz a grade extra simplesmente para aliviar o calor em geral desta unidade.

Primeiro teste - Turbo Boost a 4.0GHZ sem Throttling - PCH sem passar de 50 graus. Undervolt -150 CPU Core/Cache AWCC - Coolers a 85%

Battlefield V Multiplayer 64 jogadores - Todas as opções no HIGH





Segundo Teste Turbo Boost 2.8GHZ (dá para deixar em 3.0GHZ não dá muita diferença de temps)



----------------------------

Teste com temperatura ambiente de 20 graus - Split AWCC Coolers 65%

GTA V - Modo História - Tudo no alto


Turbo Boost em 3.1GHZ PCH abaixo de 45 graus em média (no começo do video a temperatura ambiente ainda estava perto dos 30 graus) Undervolt -150 CPU Core/Cache



 
Última edição:
boa geek!! maravilha!! A minha logo chega, vou enviar em um amigo protético para pazer as aberturas. Pensei em abrir duas também embaixo (perto da bateria/ hd) e colocar dois exaustores, usaria uma base de 5 coolers (um em cada ponto superior, um grande no meio e dois viramos como exaustor embaixo) assim conseguiria aumentar o fluxo de saída
 
boa geek!! maravilha!! A minha logo chega, vou enviar em um amigo protético para pazer as aberturas. Pensei em abrir duas também embaixo (perto da bateria/ hd) e colocar dois exaustores, usaria uma base de 5 coolers (um em cada ponto superior, um grande no meio e dois viramos como exaustor embaixo) assim conseguiria aumentar o fluxo de saída

Pois é as aberturas o ideal é fazer com um disco de corte na dremmel, eu usei broca, ai não ficou perfeito o recorte, muito dificil de ficar uma linha reta perfeita. Embaixo to pensando ainda se faço também, o SSD com as aberturas esfriou bastante também já, ficando em 35 graus boa parte do tempo. No caso estou com 4 coolers centrais na base. Não coloquei direto embaixo dos coolers do note para não danificar eles por overspin ou algo do tipo.
 
Última edição:
Povo realmente é muito exigente. Até a placa wifi trocam rs. Aqui o meu tá batendo 220 megas de download na minha conexão de 200 megas e ainda com 1 parede obstruindo. Pra mim tá otimo.

De resto, o meu G3 chegou ontem e espero ter tempo para testá-lo hoje. Já instalei vários jogos e MSI Afterburner pra monitorar. Vamos ver como fica. Tem feito dias quentes aqui em BH.
Pretendo comprar uma base, mas por enquanto vou usar sem porque vou tentar ganhar no mínimo uns R$ 1200 em cima vendendo o notebook. Se não conseguir, fico com ele.
Agora, é um pouco preocupante porque no momento, somente com o Windowa e o MSI Afterburner ativos há mais ou menos 20 minutos, a temperatura da CPU tá variando entre 58 e 65 graus. Da GPU tá em 52-54 graus. Depois vou ativar o modo torradeira.
Ah, ainda deve fazer alguma diferença porque tô usando o notebook em cima de uma mesa de pedra. Se estivesse no colo, acho que estaria ainda mais quente.

Atualização nas modificações do G5 - Fiz o recorte da tampa (falta fazer o acabamento e deixar a grade em um tamanho (bem) menor. Mas cumpriu o objetivo de resfriar principalmente o PCH, temperatura ambiente estava na casa dos 25-30 graus durante o teste (fiz sem split ligado para verificar se realmente a diferença era considerável de temperatura)

* A Ultima imagem é uma projeção de como deve ficar depois do tamanho do filtro ser ajustado.



Perguntas e respostas

1- Porque não colocou o filtro de poeira por dentro?

O espaço na area do heatpipe é pequeno, em termos de altura encostaria neles

2- Como os filtros foram fixados?

Fita dupla face 3M, caso eu resolva encaixar eles na abertura para ficarem no mesmo nível do resto da tampa, dá para usar araldite nas laterais para fixar em definitivo.

3 - Poderia recortar para encaixar na abertura feita de alguma forma?

Sim, é a ideia no futuro, mas por enquanto vai ficar assim, até porque o notebook é para uso não exposição justamente da parte de baixo que quase não se vê :p.

4- Você fez isso na sua tampa original! Vai perder a garantia!

Não, foi comprada uma tampa do Aliexpress e não foi feita qualquer alteração no notebook em si (sendo que temos dois G5 aqui e este já não tem garantia, mas mesmo que tivesse, isto não afetaria em nada).

5- Houve redução de temperatura na CPU-GPU?

Quando a temperatura ambiente está mais baixa sim, na casa dos 20 graus, pois os coolers da base puxam um ar mais frio e jogam direto em cima do heatpipe na parte central, mas o que faz a grande diferença é o Underclock/Undervolt. Fiz a grade extra simplesmente para aliviar o calor em geral desta unidade.

Primeiro teste - Turbo Boost a 4.0GHZ sem Throttling - PCH sem passar de 50 graus. Undervolt -150 CPU Core/Cache AWCC - Coolers a 85%

Battlefield V Multiplayer 64 jogadores - Todas as opções no HIGH





Segundo Teste Turbo Boost 2.8GHZ (dá para deixar em 3.0GHZ não dá muita diferença de temps)



----------------------------

Teste com temperatura ambiente de 20 graus - Split AWCC Coolers 65%

GTA V - Modo História - Tudo no alto


Turbo Boost em 3.1GHZ PCH abaixo de 45 graus em média (no começo do video a temperatura ambiente ainda estava perto dos 30 graus) Undervolt -150 CPU Core/Cache





Show... Baixou demais as temperaturas o que prova que bastavam algumas poucas modificações que a temperatura melhoraria consideravelmente.
 
Voltando pra falar que com 4 minutos de jogatina do Pubg Lite o processador chegou a 100 graus. :facepalm:
No CS GO na maior parte do tempo fica entre 85 e 90 graus, mas em nenhum momento o processador se mantém muito próximo de 100% de uso.
Isso com o notebook normal, em cima da mesa sem nenhum suporte e usando a tela em 120hz.

Resumindo: Esquenta mesmo! Se eu for ficar com ele é obrigatório ter uma boa base. Se bobear faço o mesmo esquema do Geekzila, compro uma tampa na China e corto ela pra melhorar a ventilação. Mas a ideia ainda é faturar com o notebook.
Por mais que a temperatura esteja no limite suportado pelo processador, não tenho psicológico pra usar algo que se mantenha a 100 graus de temperatura. Fora que não sei por quanto tempo o processador vai funcionar trabalhando no limite.
 
Usuários do novo Dell G3, por enquanto já tem eu e mais uma pessoa com o problema de bloquear sozinho, fiquem atentos se acontecer. Já filmei e mostrei pra Dell, por enquanto sem solução.
 
Voltando pra falar que com 4 minutos de jogatina do Pubg Lite o processador chegou a 100 graus. :facepalm:
No CS GO na maior parte do tempo fica entre 85 e 90 graus, mas em nenhum momento o processador se mantém muito próximo de 100% de uso.
Isso com o notebook normal, em cima da mesa sem nenhum suporte e usando a tela em 120hz.

Resumindo: Esquenta mesmo! Se eu for ficar com ele é obrigatório ter uma boa base. Se bobear faço o mesmo esquema do Geekzila, compro uma tampa na China e corto ela pra melhorar a ventilação. Mas a ideia ainda é faturar com o notebook.
Por mais que a temperatura esteja no limite suportado pelo processador, não tenho psicológico pra usar algo que se mantenha a 100 graus de temperatura. Fora que não sei por quanto tempo o processador vai funcionar trabalhando no limite.
Desativa o turbo da CPU que deve cair para 80°C.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usuários do novo Dell G3, por enquanto já tem eu e mais uma pessoa com o problema de bloquear sozinho, fiquem atentos se acontecer. Já filmei e mostrei pra Dell, por enquanto sem solução.
Como seria esse problema?
 
Desativa o turbo da CPU que deve cair para 80°C.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Como seria esse problema?

Aleatoriamente independente do que está fazendo, aparece "bloqueando..." na tela e ele apaga, tem dia que acontece, dia que não acontece, mas acontece até jogando. A dell por enquanto está dizendo que é culpa do Windows.
 
Voltando pra falar que com 4 minutos de jogatina do Pubg Lite o processador chegou a 100 graus. :facepalm:
No CS GO na maior parte do tempo fica entre 85 e 90 graus, mas em nenhum momento o processador se mantém muito próximo de 100% de uso.
Isso com o notebook normal, em cima da mesa sem nenhum suporte e usando a tela em 120hz.

Resumindo: Esquenta mesmo! Se eu for ficar com ele é obrigatório ter uma boa base. Se bobear faço o mesmo esquema do Geekzila, compro uma tampa na China e corto ela pra melhorar a ventilação. Mas a ideia ainda é faturar com o notebook.
Por mais que a temperatura esteja no limite suportado pelo processador, não tenho psicológico pra usar algo que se mantenha a 100 graus de temperatura. Fora que não sei por quanto tempo o processador vai funcionar trabalhando no limite.

Acredito que no fim não vai valer a pena ficar com a máquina, sem poder fazer undervolt ou underclock, você poderia apenas realmente desativar o turbo ou tentar mexer com o TPL, mas seria uma perda razoável de performance em alguns casos não poder trabalhar com turbo. O mod da tampa ajuda o G5 de forma considerável, o G3 teria que dar uma olhada se realmente vale a pena (Em termos de CPU-GPU, ainda não encontrei uma posição dos coolers que realmente dê uma grande diferença.
 
Aleatoriamente independente do que está fazendo, aparece "bloqueando..." na tela e ele apaga, tem dia que acontece, dia que não acontece, mas acontece até jogando. A dell por enquanto está dizendo que é culpa do Windows.
Bem estranho, algum driver pode estar gerando esse conflito não?
 
Já fiz algumas coisas, deixei a Dell fazer as dela também, depois passo pro seu link. Vai ser tenso se realmente for bug do Windows, pq todo mundo vai receber a mesma imagem

As BIOS tem algumas dos hotfix descritos nela. Tem uma que fala acerca de corrigir instabilidades térmicas. É bom dar uma olhada.
 
Pessoal, meu g3 3500 é o modelo da BF com ubuntu e tal.

Ontem fiz uma instalação Limpa do Windows 10, versão 20h2. Instalei o Dell Update para atualizar os drivers e bios.

Baixei GTA V e realmente o note é um forninho (minha cidade tava com uns 30 graus de temp ambiente e tbm n ajuda kkk), mas até hoje não vi um note gamer que não fosse mto quente.

Installei também o msi afterburner e usei o hwinfo64 para adicionar o cpu e gpu power na tela.

Rodando em Full HD e tudo no very high, o note chega nos 100 graus rapidinho, o power do processador está normal, chegou a 42w, acredito que não bateu os 45w devido a temperatura.

Rodou tudo legal. Note bem rapidinho. Não tive tempo ainda de configurar mais coisas. A placa wifi apesar de ter vindo a bosta da Intel, ta pegando os 240mb direitinho (uso um AX1800 de router)

O bom do Acer novo é que já vem a ax201.

O teclado deu a impressão de meio frágil, mas como faz tempo que não uso esses notes, pode ser só impressão.


Quanto a esse problema de "bloqueando", o Dan Ferreira (Youtuber) está com esse problema e inclusive filmou também. Eu não tenho esse problema com o G3, mas no notebook do trabalho, o pc suspende do nada também, é um lenovo thinkpad. Parece ser um bug do gerenciador de energia do windows. Talvez uma instalação limpa resolva.
 
Pessoal, também comprei o G3 3500 na BF e consegui fazer undervolt, não importando a versão da BIOS. É só seguir o tutorial abaixo, tem uma variável que bloqueia o overclock, consequentemente também outras configurações do processador. Para o undervolting, recomendo a própria documentação do Geekzilla, que é a mais completa. A parte que interessa do link é essa
Edit EFI Variables to Enable CPU Undervolting



Agora limitei o turbo à 3.8GHz e undervolting de -80mV, não lembro muito bem pois estou no PC da empresa no momento. Usando uma base (não refrigerada, dessas que só deixam a tela mais alta e o notebook levantado) e o modo G, a temperatura não chega nos 90º numa situação de 2 minutos de estresse. Claro, se quiser baixar mais é só baixar ainda mais o clock.
 
Pessoal, também comprei o G3 3500 na BF e consegui fazer undervolt, não importando a versão da BIOS. É só seguir o tutorial abaixo, tem uma variável que bloqueia o overclock, consequentemente também outras configurações do processador. Para o undervolting, recomendo a própria documentação do Geekzilla, que é a mais completa. A parte que interessa do link é essa
Edit EFI Variables to Enable CPU Undervolting



Agora limitei o turbo à 3.8GHz e undervolting de -80mV, não lembro muito bem pois estou no PC da empresa no momento. Usando uma base (não refrigerada, dessas que só deixam a tela mais alta e o notebook levantado) e o modo G, a temperatura não chega nos 90º numa situação de 2 minutos de estresse. Claro, se quiser baixar mais é só baixar ainda mais o clock.

Então, eu estava aqui justamente pensando se adicionava esse tipo de informação ao tutorial ou não, visto que envolve editar a bios (e a pessoa brickar o note), é basicamente a solução para todos os notes lançados em 2020 com bloqueio do undervolt na bios. Vai variar um pouco em termos de onde está o código e a expressão, mas geralmente CPU Lock, Undervolt, Lock etc são as mais comuns.

Para games, eu diria que o ideal fica entre 3.0GHZ e 3.4GHZ, é onde dá para notar uma grande diferença de temps.
 
Então, eu estava aqui justamente pensando se adicionava esse tipo de informação ao tutorial ou não, visto que envolve editar a bios (e a pessoa brickar o note), é basicamente a solução para todos os notes lançados em 2020 com bloqueio do undervolt na bios. Vai variar um pouco em termos de onde está o código e a expressão, mas geralmente CPU Lock, Undervolt, Lock etc são as mais comuns.

Para games, eu diria que o ideal fica entre 3.0GHZ e 3.4GHZ, é onde dá para notar uma grande diferença de temps.
Basicamente é isso ou nada, os modelos Intel de 9ª geração não vão continuar existindo para sempre, até a BF do ano que vem, a maioria dos modelos de 9ª geração atuais devem sumir do mercado.
 
Pessoal, também comprei o G3 3500 na BF e consegui fazer undervolt, não importando a versão da BIOS. É só seguir o tutorial abaixo, tem uma variável que bloqueia o overclock, consequentemente também outras configurações do processador. Para o undervolting, recomendo a própria documentação do Geekzilla, que é a mais completa. A parte que interessa do link é essa
Edit EFI Variables to Enable CPU Undervolting



Agora limitei o turbo à 3.8GHz e undervolting de -80mV, não lembro muito bem pois estou no PC da empresa no momento. Usando uma base (não refrigerada, dessas que só deixam a tela mais alta e o notebook levantado) e o modo G, a temperatura não chega nos 90º numa situação de 2 minutos de estresse. Claro, se quiser baixar mais é só baixar ainda mais o clock.
Não estou muito acostumado a fazer isso, mas acabei de fazer aqui, ficou top, excelente o guia do gringo, prático e objetivo, agora é só fazer os testes a noite na base cooler para tirar melhor proveito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo