• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

joex

know-it-all Member
Registrado
Olá a todos,

Segue o tópico para a nova geração da Dell Inspiron 8º Geração com a mx150 4GB.
Como o antigo tópico se referia a versão anterior e estava sem atualização com importantes informações, segue esse.
Esse tópico será destinado tanto a versão 15.6" quanto a 14".

Versão da mx150 é a N17S-G1-A1 de 25W e não a inferior de 10w.

Solução do Thermal Throttling da GPU (limitação 67ºC) - POR SUA CONTA E RISCO!
1º Baixar o ASUS GPU Tweaker II - E ao abrir alterar a GPU Temp Target para o valor que desejar. Recomendo colocar no máximo 80ºC-85ºC, visto que o limite é 94ºC e assim teremos uma boa margem de segurança.
Se quiser fazer underclock também é possível por esse programa.

Solução Definitiva underclock - ESSA SOLUÇÃO ELIMINA O UNDERCLOCK EXCETO QUANDO O PROCESSADOR CHEGA PERTO DA TEMPERATURA LIMITE DE 97ºC.

O grande causador dessas caídas na frequência é o Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver, ele causa Power Throttling na CPU, se vocês pesquisarem na internet há formas de remover ele, cheguei a fazer um teste aqui e monitorando pelo Intel Extreme Tuning não ocorreu Power Throttling em momento algum.
1º - Abrir o gerenciador de dispositivos e deletar Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver Manager. Testem deletando somente esse, pois deletar os demais podem causar leituras erradas em FPS de alguns programas. Caso não resolva, delete tudo.
2º - Caso os drivers voltem a se instalar, siga os seguintes passsos:
Ir até C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository encontre algo similar a:
esif_manager.inf_amd64_4f29c4aa4703f95b
Depois, botão direito, segurança, avançado, e mude o dono para seu usuário ao invés de sistema. Depois volte e negue todas as permissões ao SYSTEM.
3º - [OPCIONAL] Abrir o throttlestop e clicar em FIVR e marcar Unlock Adjustable Voltage, e reduzir o Offset para -100 mV. Isso fará undervolt no CPU e ajudará também na temperatura. Se -100mV não for estável reduza até achar o ideal para a sua CPU. Depois é MUITO recomendável mudar o turbo ratio limits para 30 (3ghz) ou um clock que tenha temperatura de preferência abaixo dos 90ºC em jogos/uso pesado. Caso a temperatura esteja alta, é só abaixar o ratio até encontrar o ideal. Com esse passo você consegue ter um clock estável sem temperaturas perigosas!

ESSA SOLUÇÃO RESOLVE O PROBLEMA! Apenas em temperaturas perto do limite ele abaixa o clock.

Solução temporária do underclock da CPU - ESSA SOLUÇÃO DIMINUI O UNDERCLOCK PORÉM NÃO NECESSITA DELETAR OS DRIVERS DA INTEL.
1º - Baixar o throttlestop, ativar Speedshift e mudar o número para 1. Isso fará com que o processador evite fazer o downclock com grande frequência.
[OPCIONAL]2º - Clicar em FIVR e marcar Unlock Adjustable Voltage, e reduzir o Offset para -100 mV. Isso fará undervolt no CPU e ajudará também na temperatura. Se -100mV não for estável reduza até achar o ideal para a sua CPU.

ESSA SOLUÇÃO TEM APENAS REMEDIADO O PROBLEMA! Aqui tenho o processador chegando até 2ghz no mínimo, mas geralmente estável em 2,4-2,8ghz. Ao iniciar um jogo, por exemplo, o clock fica entre 3-3,4ghz até após um tempo baixar para a media acima. Nao tive mais problemas de clock 400-800mhz.

IMPORTANTE: Se o jogo/tarefa não for necessitar de muito poder de CPU, é recomendável desativar o turbo boost no próprio throttlestop. Isso fará com que a GPU e CPU esquentem menos e dependendo do jogo/tarefa, não terá nenhuma perda de desempenho!

Para quem gosta de benchmark, segue o link do userbenchmark do meu notebook sem o limitador na GPU e CPU:
http://www.userbenchmark.com/UserRun/9104646

O tópico será atualizado com mais informações conforme saiam.
 
Última edição:
Excelente.

Essas alterações que você explicou, elas se mantêm ao reiniciar o computador? Os programas precisam ficar abertos?
 
Excelente.

Essas alterações que você explicou, elas se mantêm ao reiniciar o computador? Os programas precisam ficar abertos?
Aparentemente precisa abrir novamente os programas. Existem tutoriais de como mandar iniciar junto ao windows mas como só vale a pena mexer quando for jogar acho melhor só faze-los então.
 
Obrigado, era só curiosidade mesmo.

Não jogo no notebook, só no desktop. Uso o notebook apenas para "escritório" (Office, Adobe Premiere Pro, Chrome, etc). O meu 7472 é com i5-8250U e 8GB 2400 Mhz, achei que tem um desempenho muito bom.
A única coisa que acho indispensável é um SSD, então instalei um WD Blue 250 GB (M.2). Fiquei muito satisfeito. Rodando aqui o Windows 10 Home build 1803.
 
Obrigado, era só curiosidade mesmo.

Não jogo no notebook, só no desktop. Uso o notebook apenas para "escritório" (Office, Adobe Premiere Pro, Chrome, etc). O meu 7472 é com i5-8250U e 8GB 2400 Mhz, achei que tem um desempenho muito bom.
A única coisa que acho indispensável é um SSD, então instalei um WD Blue 250 GB (M.2). Fiquei muito satisfeito. Rodando aqui o Windows 10 Home build 1803.
Comprou o ssd pelo mercadolivre
se importa em falar quanto pagou por ele
 
pessoal, quem puder testar se funciona essa solução pro thermal throttling favor postar aqui. como só testei aqui e deu certo acredito que dará para todos, mas...
 
Boa tarde pessoal. Sabem se esse note é compatível com ssd pcie ou somente sata?
 
É compatível com as duas interfaces, PCIe/NVMe e Sata 3.
Valeu amigo. Você por acaso instalou um PCIe no seu pra testar o desempenho?
 
Não tem como comprar esse note direto da Dell somente com SSD né?
 
Não tem como comprar esse note direto da Dell somente com SSD né?
Não, somente sem SSD ou com HDD e SSD. Mas é tão fácil a instalação do SSD que vale mais a pena comprar sem SSD e instalar depois.

Valeu amigo. Você por acaso instalou um PCIe no seu pra testar o desempenho?

Eu coloquei o SSD m.2 e estou usando SSD + HDD. Segue o link do meu userbenchmark, com SSD liteon que comprei no ML (acho que é diferente do que vem da DELL).
http://www.userbenchmark.com/UserRun/8740707
 
Posso testar essa semana ainda, mas o meu é um 7ª gen... sobre o turboboost eu desativei mesmo, quero apenas ver sobre a limitação ta temperatura da gpu (se bem que aqui o clock sempre fica 1060mhz pra cima no jogo que jogo).
 
Não, somente sem SSD ou com HDD e SSD. Mas é tão fácil a instalação do SSD que vale mais a pena comprar sem SSD e instalar depois.

Mas eu nem falo pela dificuldade, e sim pq não vou ter nenhum uso pra um HDD de 1tb 5400. Tenho bastante espaço em armazenamentos externos que não uso e não me vejo usando mais de 500gb (tamanho do SSD que tenho) em um note.
 
Posso testar essa semana ainda, mas o meu é um 7ª gen... sobre o turboboost eu desativei mesmo, quero apenas ver sobre a limitação ta temperatura da gpu (se bem que aqui o clock sempre fica 1060mhz pra cima no jogo que jogo).
seria bom, tendo em vista que só testei no modelo novo com a mx150, não sei se funcionará para a geração anterior que tem a 940m
 
Não, somente sem SSD ou com HDD e SSD. Mas é tão fácil a instalação do SSD que vale mais a pena comprar sem SSD e instalar depois.



Eu coloquei o SSD m.2 e estou usando SSD + HDD. Segue o link do meu userbenchmark, com SSD liteon que comprei no ML (acho que é diferente do que vem da DELL).
http://www.userbenchmark.com/UserRun/8740707

Colega, que método você usou para "instalar" o OS no ssd m2? Copiou o disco todo (clonou), copiou só o OS, ou instalou do zero (instalação limpa)? Nesse último caso, teve que fazer alguma configuração especial na BIOS ou "desplugar" o hdd antes da instalação?

Meu ssd m.2 chega hoje e quero ter certeza de fazer uma instação apropriada (7567)
 
Colega, que método você usou para "instalar" o OS no ssd m2? Copiou o disco todo (clonou), copiou só o OS, ou instalou do zero (instalação limpa)? Nesse último caso, teve que fazer alguma configuração especial na BIOS ou "desplugar" o hdd antes da instalação?

Meu ssd m.2 chega hoje e quero ter certeza de fazer uma instação apropriada (7567)
No meu caso, fiz um backup em um pendrive do Linux que veio no HDD. O próprio sistema ofereceu a opção de fazer o backup.

Após o backup, iniciar o sistema e testar tudo, instalei o W10 Home.
Baixei do site da Microsoft, passei para o pendrive com o Rufus (GPT) e apenas mudei na BIOS de Raid para AHCI.
Instalei o SSD M.2.
Na hora da instalação do Windows, através do próprio assistente exclui TUDO que veio no HDD.
Instalei o Win10 Home no SSD e tudo ficou normal.
 
Meu pai pegou um com i5 e 8GB e chegou hoje.
Que notebook maravilhoso na estética :notbad:

A tela só peca por não ser anti-reflexiva, mas é excelente. Brilho forte, cores dentro do esperado, contraste muito bom.

R$3300 na versão com Linux (tenho uma key do Windows, da época do W8 por R$29,90) é um custo benefício fora de série.
 
No meu caso, fiz um backup em um pendrive do Linux que veio no HDD. O próprio sistema ofereceu a opção de fazer o backup.

Após o backup, iniciar o sistema e testar tudo, instalei o W10 Home.
Baixei do site da Microsoft, passei para o pendrive com o Rufus (GPT) e apenas mudei na BIOS de Raid para AHCI.
Instalei o SSD M.2.
Na hora da instalação do Windows, através do próprio assistente exclui TUDO que veio no HDD.
Instalei o Win10 Home no SSD e tudo ficou normal.
entendi. teve gente que fez assim e teve problema no boot depois. acho que eles nao excluiram tudo do hdd

voce se lembra se o note veio com parafuso pra fixar o hdd?
 
entendi. teve gente que fez assim e teve problema no boot depois. acho que eles nao excluiram tudo do hdd

voce se lembra se o note veio com parafuso pra fixar o hdd?
Quem teve problema com o boot pelo HDD, SE não me engano, não excluiu o sistema anterior. Eu excluí tudo do HDD antes de instalar o Windows no SSD.

Meu 7472 veio sem parafuso no SSD M.2, eu tive que arrumar.
 
Quem teve problema com o boot pelo HDD, SE não me engano, não excluiu o sistema anterior. Eu excluí tudo do HDD antes de instalar o Windows no SSD.

Meu 7472 veio sem parafuso no SSD M.2, eu tive que arrumar.
Quem teve problema também havia comprado o pc com windows já, daí o dual boot...
De qualquer forma to montando o pen drive pelo site da microsoft mesmo. vou plugar o ssd m2 e desligar o hdd. depois abro o pc novamente e conecto o hdd.
 
acabei retirando o hdd e fazendo a instalação somente no ssd. depois reconectei o hdd, o boot foi no ssd sem precisar mexer na bios, e formatei o hdd. agora vou sumir desse tópico que meu pc é o 7567.

ps: aqui veio com parafuso
 
Boletei um desse 14" faz uns dois dias, para quem quiser comprar ta com frete grátis e tem cupom rolando por ae, usei um e o meu saiu 3400 e uns quebrados, e pq agora não lembro qual foi que usei, mas só fazer uma pesquisa rápida
 
Faz um mês que comprei o 7572. Mto satisfeito com ele dps que adquiri o ssd WD Blue.

Só elogios.
 
sugiro aguardar alguma promoção de pontos de milhas na cnova (casas bahia, extra, ponto frio). Dá um grande desconto vender as milhas.
Quanto vale cada Ponto Azul? Ele está a venda lá e você recebe em torno de 900 pontos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo