[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

Errado, o programa da Asus só remove o limite de temperatura. Tirar o turbo boost é opcional e só para ajudar na temperatura, caso o jogo não necessite muito da cpu.
 

leia acima. fora que a 8250u é quad core, enquanto o 7200u é dual core. não é necessário desativar o turbo boost, só o programa da asus para remover o limite de temperatura.
Joex. Você tem jogado algum jogo que demanda muito do note? Tô tentando jogar um jogo aqui (World of Tanks) e o processador tá dando MUITO throttle, mesmo realizando as configurações no Throttlestop e no GPU Tweaker tem vezes que chega a 1.3Ghz, não consigo manter o jogo "liso". Alguma recomendação?
 
Joex. Você tem jogado algum jogo que demanda muito do note? Tô tentando jogar um jogo aqui (World of Tanks) e o processador tá dando MUITO throttle, mesmo realizando as configurações no Throttlestop e no GPU Tweaker tem vezes que chega a 1.3Ghz, não consigo manter o jogo "liso". Alguma recomendação?

Se você desativou o turbo boost, o processador ficará a 1.6ghz, reative de novo.
Além disso, manter o computador em modo performance sempre.
O próprio throttlestop tem algumas ferramentas, tente setar o processador a uma velocidade maior nele.
 
Joex. Quando você está jogando, notou se no gerenciador de tarefas o uso da Intel Graphics ocorre? Rodando jogos aqui, no gerenciador de tarefas tenho notado que a MX150 fica em 70% de uso e a Intel Graphics em 30%.
 
Se você desativou o turbo boost, o processador ficará a 1.6ghz, reative de novo.
Além disso, manter o computador em modo performance sempre.
O próprio throttlestop tem algumas ferramentas, tente setar o processador a uma velocidade maior nele.
 
Olá a todos,

Segue o tópico para a nova geração da Dell Inspiron 8º Geração com a mx150 4GB.
Como o antigo tópico se referia a versão anterior e estava sem atualização com importantes informações, segue esse.
Esse tópico será destinado tanto a versão 15.6" quanto a 14".

Versão da mx150 é a N17S-G1-A1 de 25W e não a inferior de 10w.

Solução do Thermal Throttling da GPU (limitação 67ºC) - POR SUA CONTA E RISCO!
[OPCIONAL] 1º - Baixar o throttlestop, desativar Turbo Boost e BD PROCHOT ativar SpeedStep. Isso manterá a CPU funcionando até 1.6ghz, mas ajudará na temperatura do notebook.
[OPCIONAL] 2º - Clicar em FIVR e marcar Unlock Adjustable Voltage, e reduzir o Offset para -25 mV. Isso fará undervolt no CPU e ajudará também na temperatura. Se -25mV não for estável reduza até achar o ideal para a sua CPU. Ambos são extremamente recomendáveis.
[OPCIONAL] 3º - Se quiser fazer undervolt na GPU, recomendo usar o MSI Afterburner e ao abrir o programa, apertar CTRL+F. Lá você pode mexer na voltagem - clock da GPU.
4º Baixar o ASUS GPU Tweaker II - E ao abrir alterar a GPU Temp Target para o valor que desejar. Recomendo colocar no máximo 85ºC, visto que o limite é 94ºC e assim teremos uma boa margem de segurança.
Se quiser fazer underclock também é possível por esse programa.

Recomendo MUITO que seja feito todos os passos, principalmente o throttlestop visto que limitando a CPU teremos também GPU em uma temperatura mais segura.

Para quem gosta de benchmark, segue o link do userbenchmark do meu notebook sem o limitador na GPU:
http://www.userbenchmark.com/UserRun/8740707

O tópico será atualizado com mais informações conforme saiam.

Você sabe dizer se esse programa da asus pega no 7460, também? Que legal finalmente uma solução pra esse problema!
 
Joex. Quando você está jogando, notou se no gerenciador de tarefas o uso da Intel Graphics ocorre? Rodando jogos aqui, no gerenciador de tarefas tenho notado que a MX150 fica em 70% de uso e a Intel Graphics em 30%.
 
aqui fica 30 +- também pro windows. não sei se é normal, mas jogando jogos que demandam, não chega a 100% a mx?
 
Você sabe dizer se esse programa da asus pega no 7460, também? Que legal finalmente uma solução pra esse problema!
tem que testar, mas provavelmente sim!
 
Tenho o 7472 (i14-7472-d10s) há 2 meses e queria agradecer porque o programa da Asus foi o primeiro que realmente destravou limitação ridícula da placa de vídeo.

Tentei com 80º como no tópico mas o desempenho do processador caiu muito, com 75º de limitação na GPU eu consigo manter o clock da GPU em 1440 MHz e o processador em 1,8GHz sem quase nenhuma queda, o que deu uma melhorada perceptível no desempenho.
O notebook faz tudo que eu preciso de forma satisfatória, mas me sinto decepcionada de certa forma, é impossível usar todo o desempenho dele de uma vez.
Não sei, paguei R$ 3,099 (versão com linux) nele e me pergunto se foi a melhor opção.
 
Tenho o 7472 (i14-7472-d10s) há 2 meses e queria agradecer porque o programa da Asus foi o primeiro que realmente destravou limitação ridícula da placa de vídeo.

Tentei com 80º como no tópico mas o desempenho do processador caiu muito, com 75º de limitação na GPU eu consigo manter o clock da GPU em 1440 MHz e o processador em 1,8GHz sem quase nenhuma queda, o que deu uma melhorada perceptível no desempenho.
O notebook faz tudo que eu preciso de forma satisfatória, mas me sinto decepcionada de certa forma, é impossível usar todo o desempenho dele de uma vez.
Não sei, paguei R$ 3,099 (versão com linux) nele e me pergunto se foi a melhor opção.

Olha, vi o seu post e hoje pela manhã fiquei fazendo vários testes. E realmente isso acontece. Desativar o speedstep na bios ajudou mas temporarimente. Após uns 10 minutos voltei a ter clock baixo.
Pelo que descobri, nosso speedshift é 128 de fábrica, entre 0-256 e 0 é melhor performance. Estou tentandoa achar alguma forma de mudar esse número e ver se resolvo.

EDIT: No throttlestop, tem a opção de mudar o speedshift para qualquer numero. coloquei 0, e em tpl coloquei o cache 25-34 e não chegou a menos de 2ghz no processador jogando far cry 5... se puderem testar

EDIT2: Atualizei o guia, pelo menos aqui ajudou um pouco nos clocks da cpu sem atrapalhar a gpu. Por favor testem!
Quem tiver a versão anterior do notebook (7ºGen) favor testar os dois passos e reportar aqui se resolveu!
 
Última edição:
@joex
Testei com as configurações modificadas da primeira página e aqui ficou entre 1.7~1.9Ghz. Mas pelo menos ficou estável com 85º no programa da Asus e parou de cair para 400Mhz.

Não sei se a diferença para o seu é porque estou sem o SSD no momento.
 
@Wynna
Você usa algum cooler de notebook(base refrigeradora)? Fez o undervolt? Percebi que se deixo o notebook sem, tampando a saida de ar, ele esquenta consideravelmente mais.
Aqui em jogos que mais demandam não chega a menos de 2ghz, e em jogos que usam mais a placa de vídeo quase sempre fica em 3ghz+.
Acho que o SSD não deve influir em nada, salvo alguma leve interferência na temperatura.
De qualquer forma é um avanço, quando estive fazendo testes também cheguei a ter 800-400mhz que deixava impossível jogar.
 
O grande causador dessas caídas na frequência é o Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver, ele causa Power Throttling na CPU, se vocês pesquisarem na internet há formas de remover ele, cheguei a fazer um teste aqui e monitorando pelo Intel Extreme Tuning não ocorreu Power Throttling em momento algum.
 
O grande causador dessas caídas na frequência é o Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver, ele causa Power Throttling na CPU, se vocês pesquisarem na internet há formas de remover ele, cheguei a fazer um teste aqui e monitorando pelo Intel Extreme Tuning não ocorreu Power Throttling em momento algum.

Acabei de fazer o teste e realmente é o problema. Aqui o downclock acontece mas nunca abaixo de 3ghz no meu teste rápido, jogando. Único problema é a temperatura que acaba ficando nos 90-97ºC no processador.
De qualquer forma vou adicionar essa solução ao tópico. Com isso quase todos os problemas do notebook ficam solucionados, exceto a temperatura.
 
Acabei de fazer o teste e realmente é o problema. Aqui o downclock acontece mas nunca abaixo de 3ghz no meu teste rápido, jogando. Único problema é a temperatura que acaba ficando nos 90-97ºC no processador.
De qualquer forma vou adicionar essa solução ao tópico. Com isso quase todos os problemas do notebook ficam solucionados, exceto a temperatura.
Se conseguíssemos definir um Clock máximo, tipo 2.6ghz, creio que ele não esquentaria tanto assim.
 
Se conseguíssemos definir um Clock máximo, tipo 2.6ghz, creio que ele não esquentaria tanto assim.
Resolvido, só ir no thermalthrottle, clicar em FIVR e mudar o Turbo Ratio Limits.
Coloquei 3ghz e ele tem ficado abaixo de 90, ocasionalmente chegando a 93-94.
Acho que enfim estão resolvidos os problemas do notebook.

EDIT: Tópico atualizado com todas as informações. Acredito que agora teremos o notebook que deveríamos ter, se a Dell não fizesse um trabalho ruim tanto em limitar a GPU e refrigeração inadequada do produto.
Obrigado a todos que ajudaram.
 
Última edição:
Resolvido, só ir no thermalthrottle, clicar em FIVR e mudar o Turbo Ratio Limits.
Coloquei 3ghz e ele tem ficado abaixo de 90, ocasionalmente chegando a 93-94.
Acho que enfim estão resolvidos os problemas do notebook.

EDIT: Tópico atualizado com todas as informações. Acredito que agora teremos o notebook que deveríamos ter, se a Dell não fizesse um trabalho ruim tanto em limitar a GPU e refrigeração inadequada do produto.
Obrigado a todos que ajudaram.
Apenas uma observação, li que se você remove todos os drivers do Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver pode causar obtenção de falsos valores de clock no note, o ideal é remover o Manager apenas. Vou buscar um guia que eu encontrei na internet que explica como remover ele por completo, porque após um tempo o próprio Windows instala eles novamente.

Edit: Achei, segue o link abaixo, a explicação está em "To Fix Power Limit on the XPS 15"(Está em inglês a explicação, se precisar posso traduzir pra você).
 
Última edição:
Apenas uma observação, li que se você remove todos os drivers do Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver pode causar obtenção de falsos valores de temperatura no note em geral, o ideal é remover o Manager apenas. Vou buscar um guia que eu encontrei na internet que explica como remover ele por completo, porque após um tempo o próprio Windows instala eles novamente.

Edit: Achei, segue o link abaixo, a explicação está em "To Fix Power Limit on the XPS 15"(Está em inglês a explicação, se precisar posso traduzir pra você).

Dei uma lida aqui, porém pelo menos para mim os FPS estão normais. De qualquer forma é bom saber se vier a ocorrer.
Sobre o driver se reinstalar eu não sabia. Usei o dwslite para remover todas as conexões com a m$, acho que por isso aqui não ocorre. Vou adicionar essas informações.
 
@joex estou baixando e testarei hoje ainda no 7ªgen sobre a gpu...

Sabes de alguma forma de fazer undervolting no cpu?
 
no primeiro post tem, com o throttlestop.
no meu coloco -100 e funciona perfeito.

Sim, estou verificando já... não tinha entendido direito hehehe
 
O meu chegou essa semana.
Alguém teve problema com aquele Dell Connect?
Comprei a versão com linux e instalei o windows (pq ja tinha a licença sobrando) e parece que não reconhece o pc como um Dell.
 
O meu chegou essa semana.
Alguém teve problema com aquele Dell Connect?
Comprei a versão com linux e instalei o windows (pq ja tinha a licença sobrando) e parece que não reconhece o pc como um Dell.
 
Olá amigos, esses novos notebooks série 7000 da Dell suporta os 32gb de ram ? Porque segundo detalhes do processador core i5 empregado nesses notebooks, tem suporte sim a 32gb DDR4. E a Dell adota DDR4 nessas maquinas. Lógico que o consumo é maior de bateria. Afinal processador com suporte a LPDDR4 32gb está para ser lançado ainda pela Intel com 10nm.

Segue os detalhes do site da Intel..

https://ark.intel.com/products/124967/Intel-Core-i5-8250U-Processor-6M-Cache-up-to-3_40-GHz
 
Olá amigos, esses novos notebooks série 7000 da Dell suporta os 32gb de ram ? Porque segundo detalhes do processador core i5 empregado nesses notebooks, tem suporte sim a 32gb DDR4. E a Dell adota DDR4 nessas maquinas. Lógico que o consumo é maior de bateria. Afinal processador com suporte a LPDDR4 32gb está para ser lançado ainda pela Intel com 10nm.

Segue os detalhes do site da Intel..

https://ark.intel.com/products/124967/Intel-Core-i5-8250U-Processor-6M-Cache-up-to-3_40-GHz
Suporta apenas 16GB pois possui apenas 1 slot de memória.
 
Bom dia amigos. Vendi meu querido Macbook Pro para poder utilizar programas de Engenharia Civil. Estou de olho nesse notebook, a versão de 15" com 16gb de RAM e 128GB de SSD. Mas tenho visto muitos relatos na internet sobre problemas no áudio, carcaça, aquecimento, tela com muito reflexo, lentidão nos modelos sem SSD, que fiquei preocupado em investir nesse modelo. Não jogo. O uso é somente documentos, autocad, Revit, à princípio. Vale a pena esse modelo que está na faixa dos R$4200? Andei olhando alguns modelos gamers, já que por serem mais exigidos, teoricamente tem construção melhor, mas a maioria não é tão portátil, pesados e grande espessura. É um modelo que vocês acreditam atender por uns 4 anos sem problemas pra essa finalidade? Modelos simalres da Avell estão na casa dos R$6 mil reais. Não vi modelos que se assemelhem a esse em configuração e preço. Obrigado.
 
Bom dia amigos. Vendi meu querido Macbook Pro para poder utilizar programas de Engenharia Civil. Estou de olho nesse notebook, a versão de 15" com 16gb de RAM e 128GB de SSD. Mas tenho visto muitos relatos na internet sobre problemas no áudio, carcaça, aquecimento, tela com muito reflexo, lentidão nos modelos sem SSD, que fiquei preocupado em investir nesse modelo. Não jogo. O uso é somente documentos, autocad, Revit, à princípio. Vale a pena esse modelo que está na faixa dos R$4200? Andei olhando alguns modelos gamers, já que por serem mais exigidos, teoricamente tem construção melhor, mas a maioria não é tão portátil, pesados e grande espessura. É um modelo que vocês acreditam atender por uns 4 anos sem problemas pra essa finalidade? Modelos simalres da Avell estão na casa dos R$6 mil reais. Não vi modelos que se assemelhem a esse em configuração e preço. Obrigado.

O MacBook Pro roda programas da Autodesk, Adobe e demais softwares de engenharia tranquilamente, eu não venderia um MBP para pegar um Dell. Mais já que você está a procura de um Dell, sugiro que compre um da série XPS. Isso se você quiser ter uma maquina com boa construção e durabilidade parecido com o Mac.
 
Bom dia amigos. Vendi meu querido Macbook Pro para poder utilizar programas de Engenharia Civil. Estou de olho nesse notebook, a versão de 15" com 16gb de RAM e 128GB de SSD. Mas tenho visto muitos relatos na internet sobre problemas no áudio, carcaça, aquecimento, tela com muito reflexo, lentidão nos modelos sem SSD, que fiquei preocupado em investir nesse modelo. Não jogo. O uso é somente documentos, autocad, Revit, à princípio. Vale a pena esse modelo que está na faixa dos R$4200? Andei olhando alguns modelos gamers, já que por serem mais exigidos, teoricamente tem construção melhor, mas a maioria não é tão portátil, pesados e grande espessura. É um modelo que vocês acreditam atender por uns 4 anos sem problemas pra essa finalidade? Modelos simalres da Avell estão na casa dos R$6 mil reais. Não vi modelos que se assemelhem a esse em configuração e preço. Obrigado.
Pra essa utilidade que você está citando eu diria que ele vai te atender bem sim. Quanto aos problemas relatados vai muito da sorte, o meu chegou perfeito, sem nenhum problema.
O aparelho possui uma boa construção sim, diferente do que o amigo citou acima, é muito bonito e leve. Se quiser uma maior portabilidade, recomendo pegar a versão de 14 polegadas, pois ele pesa 500gr a menos que a versão de 15".
Ele tem um excelente desempenho, o único ponto problemático assim como qualquer outro notebook com HD(não é um "PROBLEMA" real) é a lentidão causada pelo HD de 5400 RPM, porém como você vai pegar uma versão com SSD eu diria que você não terá dores de cabeça nesse sentido.
Abraço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo