[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7567 Gaming

Pessoal, depois de alguns dias com o note, algumas considerações a fazer...

Primeiro, troquei a RAM dele por 2x8gb 2400 CL15 e espetei um Samsung 960 de 250gb logo após ver se estava tudo em ordem. Já tinha os componentes, senão, já tinha espetado 2x16gb se não fossem os preços e colocado qualquer ssd decente. Como já dito, a não ser que você precise e, se for o caso, comprou a coisa errada, não vai notar diferença entre um ssd sata ou PCIe. Minha config é um 7700HQ, 1050ti, 2x8gb 2400 CL15 e ssd PCIe

Tela: Mesmo depois de calibrar com um Datacolor Spyder, que é básico e todo o mundo devia ter, não dá pra fazer milagre. A tela IPS é ruim na reprodução de cores. Dá pra melhorar bem os black levels e tirar a calibração quente. Não se enganem, é 10 mil vezes melhor que o TN mais phoda. Entretanto, se engana quem compra um note desse preço esperando substituir uma workstation de edição de vídeo e/ou foto. Trabalho no ramo financeiro mas preciso do pacote Adobe aqui e acolá. Dá pra editar de boa e depois fazer o color correction no monitor principal. E quem reclama das cores pra esse fim é melhor ter um monitor da Eizo...

Pra jogos, já que esse note foi feito pra isso, percebi a falta de qualidade do painel no Elite: Dangerous, mas é um caso extremo. Creio que ninguém vá plugar 2 ou 3 controles num note. Pro resto, é bem aceitável.

Desempenho: Noves fora a CPU e GPU que todos já sabem de suas capacidades, vem a questão mais posta no tópico: e o throttling? Uso VM pro trabalho, soft próprio pra operações financeiras que arregaça com qualquer sistema CPU/RAM e não vi nada fora do normal. Tenho um ThinkPad T440 pessoal e um T470p com o mesmo 7700HQ fornecido pelo banco e as temps e frequências ficam um pouco atrás do T470p por conta da GPU, creio eu. E quando digo pouco, é pouco, mesmo. No Dell tudo se estabiliza com a CPU em torno de 72º e 3100mhz e no T470P em 3300mhz em 70º. O Dell é maior, mais barulhento e mais quente? Sem dúvidas. Mesmo assim, impressionante prum note de R$3.600,00 em 12x sem juros.

Já estou com minha Artic Silver preparada e vou fazer undervolt, mas estabilidade pra mim é o principal.

Bateria: Fora a config e o preço, o que realmente me cativou nesse note foi a bateria. Estou acostumado com os notes enterprise com performance e bateria pro dia todo. Esse Dell é uma uma maravilha. É um trambolho pesado. Mas vai tentar essa config com essa autonomia... Mais uma vez: R$3.600,00 em 12x.

Resumo: A Dell proporcionou um note com bateria e desempenho enterprise que eu preciso em note gamer. É pesado, grande e vulgar, mas, se considerarmos o preço, ao menos nessa semana de Black Fraude, empatamos com os americanos. Se fizermos a conta simples de conversão do dólar comercial, pagamos mais ou menos a mesma coisa pela mesma config. Repito: em valores absolutos, pagamos basicamente o mesmo que os americanos em um produto de tecnologia e não em cachaça ou rapadura.
Você poderia postar aqui os resultados depois da aplicação da artic silver 5? Seria ótimo pra ver se haveria uma melhoria nessa questão do throttling. Geralmente o teste de stresse do AIDA64, com CPU e GPU é suficiente pra mostrar tudo pelo que o note tá passando.
 
Galera, vi algo sobre ser possível fazer "gambiarra" e colocar precision drivers do windows nesse trackpad, alguém sabe sobre?

O meu chegou ontem, to testando tudo aqui e esperando meu 960 evo chegar

edit: na verdade depois de atualizar os drivers da dell e entrando no windows em configurações>dispositivos>touchpad diz já que ta instalado os precision drivers do windows, mas ainda sim é meio ruim esse touchpad kkk

recomendo entrar e dar um tweakada nisso, melhorou muito aqui, arrumei os gestos e sensibilidade e fico bem melhor
 
Última edição:
throttling ocorrendo com poucos minutos de stress
clock indo a bizarros 1.2ghz

Un8O8Sr.jpg


jlIBKjD.jpg

 
Muito amarelada.
Pessoalmente a diferença é enorme.

EUjpPC6.jpg
 
Você poderia postar aqui os resultados depois da aplicação da artic silver 5? Seria ótimo pra ver se haveria uma melhoria nessa questão do throttling. Geralmente o teste de stresse do AIDA64, com CPU e GPU é suficiente pra mostrar tudo pelo que o note tá passando.

Encontrei a solução pro thermal throttle dessa linha. Como eu sempre disse, a culpa não é do notebook. A culpa é da Dell que modificou o limite de temperatura padrão da intel. Pra resolver tem que modificar a bios, já que eles não mudam e parecem que não vão mudar tão cedo. É só modificar a bios com um hex editor pra tirar os 15 que a fabricante pôs contra os 0 da Intel (que deixa os 100ºc padrão). Se alguém quiser, me manda a bios que eu mando de volta no ponto de ser reescrita. Faz um backup da original, caso façam algum procedimento errado na hora de flashar a bios de volta, ou tenha uma queda de energia na hora ou qualquer coisa do tipo. Mas se quiserem esperar o meu chegar para sentirem mais segurança, segundo o rastreio, chega semana que vem, mas acho que chega antes. Infelizmente (ou felizmente) essa é a única solução por enquanto, duvido muito que alguma pasta térmica vá resolver o problema 100% pra quem joga (os jogos que vêm saindo estão cada vez mais estressando os 4c/8t), porque o limite de temperatura é muito restrito (85ºc é baixo demais pra um processador de notebook desse, até pra quem mora em lugar frio, só o que tem é gringo com outros notebooks com o mesmo processador jogando vídeo no youtube, e, quando você olha no vídeo o monitoramento, tá lá o processador a 80-90ºc quando passa dos 70-80% de uso, imagina pra gente que mora no Brasil). Não vejo a hora de mexer no meu e mudar também o limite da gpu (73º também é muito baixo pra uma dedicada).
 
Nossa, o note era ótimo e, de repente depois que todo mundo comprou, já não presta mais... Para quem está postando todos estes impedimentos, acham que não vale o preço que estava na black friday?
 
Pessoal, qual o procedimento para pedir reembolso do windows, eu uso o ubuntu e o meu veio destacado o valor do windows
WinHome HighEnd 10 64 EM BPOR R$241,22
 
É possível retirar a bateria dele para usar só na tomada ?

Não é recomendável fazer isso.

No Odyssey tem a opção de battery life, em que vc simula isso: o notebook é carregado até 85% e a bateria é "desligada".

Há Dells que tem esta opção na BIOS. Uma pena não ter como tem no Odyssey, pois se vc precisar dar carga full de repente no seu notebook, terá que parar tudo, desligar, mudar na BIOS e retornar.
 
Encontrei a solução pro thermal throttle dessa linha. Como eu sempre disse, a culpa não é do notebook. A culpa é da Dell que modificou o limite de temperatura padrão da intel. Pra resolver tem que modificar a bios, já que eles não mudam e parecem que não vão mudar tão cedo. É só modificar a bios com um hex editor pra tirar os 15 que a fabricante pôs contra os 0 da Intel (que deixa os 100ºc padrão). Se alguém quiser, me manda a bios que eu mando de volta no ponto de ser reescrita. Faz um backup da original, caso façam algum procedimento errado na hora de flashar a bios de volta, ou tenha uma queda de energia na hora ou qualquer coisa do tipo. Mas se quiserem esperar o meu chegar para sentirem mais segurança, segundo o rastreio, chega semana que vem, mas acho que chega antes. Infelizmente (ou felizmente) essa é a única solução por enquanto, duvido muito que alguma pasta térmica vá resolver o problema 100% pra quem joga (os jogos que vêm saindo estão cada vez mais estressando os 4c/8t), porque o limite de temperatura é muito restrito (85ºc é baixo demais pra um processador de notebook desse, até pra quem mora em lugar frio, só o que tem é gringo com outros notebooks com o mesmo processador jogando vídeo no youtube, e, quando você olha no vídeo o monitoramento, tá lá o processador a 80-90ºc quando passa dos 70-80% de uso, imagina pra gente que mora no Brasil). Não vejo a hora de mexer no meu e mudar também o limite da gpu (73º também é muito baixo pra uma dedicada).
Boa, parece extremamente promissora essa solução. Posso te arranjar esse tal arquivo que vc mencionou. No caso, não é o mesmo arquivo que tem no site da Dell pra download da BIOS não?
 
Infelizmente não, já tentei desativar turbo boost, ativar turbo boost, C-States, o caralho a 4, mas nada contorna isso :(.

O Seu vc comprou agora, esse que já vem com a tela IPS? Sua bios já é a versão 1.2 tb? pq no site da dell tem essa att e lá diz ser urgente a atualização.
 
EUjpPC6.jpg
[/QUOTE]

ESsa sensção amarelada que irrita mesmo. Eu uso um segundo monitor pra trabalahr pq uso programass gráficos. Até ai beleza vc confiar na cor de um monitor, mas o complicado é qdo vc trampa com 2 monitores e as cores te confundem na cabeça.
Eu uso o monitor com o photoshop aberto e o monitor do note as vezes tem o indesign ou meu email, ou referencias de fotografia, etc. Ai qdo vc joga um lado a lado acaba ficando irritante.

Acho que se não fosse esse amarelado - eu consegui diminuir um pouco com o DisplayCal - não seria tão irritante.
O IPS realmente funciona bem. E eu finalmente vi a versão TN que é de chorar. Pra quem trocou é um puta upgrade no monitor.

Agora vem a duvida. Não dá pra descobrir qual é o display do odissey, e comprar um novo? Queria trocar o meu até pelo da Lenovo, mas não sei se é compativel com o DELL. Alguém sabe disso?
O dell é 30 pinos e tem o lance da posição do cabo. Se fosse compativel e um valor acessivel , acho que seria um bom investimento.
 
O Seu vc comprou agora, esse que já vem com a tela IPS? Sua bios já é a versão 1.2 tb? pq no site da dell tem essa att e lá diz ser urgente a atualização.
O meu é o A20P, o que veio com a tela TN lixosa. Mas atualizei a BIOS pra 1.2.0, to usando a mais recente.

Por sinal, alguem sabe se daria pra instalar a BIOS do 7577 nele sem problemas? Os hardwares são bem parecidos, já que lá tem um i7 com 1050ti também, talvez dê o jeito.
 
Última edição:
throttling ocorrendo com poucos minutos de stress
clock indo a bizarros 1.2ghz

Un8O8Sr.jpg


jlIBKjD.jpg

 
Muito amarelada.
Pessoalmente a diferença é enorme.

EUjpPC6.jpg
Como vc identifica a queda de clock? Fiz aqui o teste, por cerca de 8 minutos, teve quedas sim de clock, mas não tanto assim, sempre se manteve pelo menos em 2,95ghz (pelo que vi no gerenciador de tarefas), e média teve acima de 3 (conforme estatísticas do próprio AIDA64). Temperatura ficou em 92 graus em média.
 
Como vc identifica a queda de clock? Fiz aqui o teste, por cerca de 8 minutos, teve quedas sim de clock, mas não tanto assim, sempre se manteve pelo menos em 2,95ghz (pelo que vi no gerenciador de tarefas), e média teve acima de 3 (conforme estatísticas do próprio AIDA64). Temperatura ficou em 92 graus em média.
Se certifique que voce está fazendo o teste de stress da CPU+GPU
 
EUjpPC6.jpg


ESsa sensção amarelada que irrita mesmo. Eu uso um segundo monitor pra trabalahr pq uso programass gráficos. Até ai beleza vc confiar na cor de um monitor, mas o complicado é qdo vc trampa com 2 monitores e as cores te confundem na cabeça.
Eu uso o monitor com o photoshop aberto e o monitor do note as vezes tem o indesign ou meu email, ou referencias de fotografia, etc. Ai qdo vc joga um lado a lado acaba ficando irritante.

Acho que se não fosse esse amarelado - eu consegui diminuir um pouco com o DisplayCal - não seria tão irritante.
O IPS realmente funciona bem. E eu finalmente vi a versão TN que é de chorar. Pra quem trocou é um puta upgrade no monitor.

Agora vem a duvida. Não dá pra descobrir qual é o display do odissey, e comprar um novo? Queria trocar o meu até pelo da Lenovo, mas não sei se é compativel com o DELL. Alguém sabe disso?
O dell é 30 pinos e tem o lance da posição do cabo. Se fosse compativel e um valor acessivel , acho que seria um bom investimento.

Sim, já passei a tela do Odyssey.

Como vc identifica a queda de clock? Fiz aqui o teste, por cerca de 8 minutos, teve quedas sim de clock, mas não tanto assim, sempre se manteve pelo menos em 2,95ghz (pelo que vi no gerenciador de tarefas), e média teve acima de 3 (conforme estatísticas do próprio AIDA64). Temperatura ficou em 92 graus em média.

No próprio programa diz.

Odyssey ficou liso 100%, sem queda nenhuma de clock.
Já 7567 ficou sempre com throttling.
 
Sim, já passei a tela do Odyssey.



No próprio programa diz.

Odyssey ficou liso 100%, sem queda nenhuma de clock.
Já 7567 ficou sempre com throttling.
Tirei uns prints das telas após o teste, depois posto aqui, mas aparentemente a média não baixou de 3ghz, mesmo com temperatura superior a 90 graus.
 
Não é recomendável fazer isso.
No Odyssey tem a opção de battery life, em que vc simula isso: o notebook é carregado até 85% e a bateria é "desligada".
Há Dells que tem esta opção na BIOS. Uma pena não ter como tem no Odyssey, pois se vc precisar dar carga full de repente no seu notebook, terá que parar tudo, desligar, mudar na BIOS e retornar.
Na verdade não Doc,
Botão direito no icone da bateria e vc vai conseguir mudar os parametros de carga da bateria pelo software... eu deixei o meu configurado em 95% (ele chega em 95 e para de carregar).
Eu postei umas 30 páginas atrás.

--
Só pra desmistificar sobre a tela em IPS x TN...
Existem TN de alta qualidade e que são usados em monitores gamer pois suportam melhor refresh rates maiores, bom contraste, boa fidelidade de cores, etc... assim como existem IPS que são ruins como esses que a Dell colocou no refresh do 7567 brasileiro (amarelado, brilho baixo, etc).
No painel de TN eu consegui fazer o overclock para até 90hz de refresh de maneira estável, mas no IPS que comprei ele não aguenta frequencia acima de 60hz padrões.

Mas a melhor coisa que fiz foi comprar um painel por fora mesmo e instalar, assim vc escolhe o melhor painel que te satisfaz (que deveria vir de fábrica né... mas pelo preço acho que compensa).
Comprei o LP156WF6-SPP1 (http://www.panelook.com/LP156WF6-SPP1_LG Display_15.6_LCM_overview_27147.html) por 108 reais pelo Mercado Livre, o mesmo usado no Acer Predator (geração passada) e VX5 gringos.
 
Eu só queria entender que aplicação do dia a dia vai estressar tanto o processador quanto a placa de vídeo a 100% de uso ao mesmo tempo. E olha que eu renderizo imagens e tô começando a fuçar no Lumion pra produzir pequenas animações dos meus projetos. Nenhum dos aplicativos que uso eleva a 100% de uso CPU e GPU ao mesmo tempo, apenas um dos dois dependendo do aplicativo ou modo de renderização do mesmo. No caso de jogos, um i7 4C/8T é mais do que capaz de levar uma GTX 1050Ti com muita sobra de desempenho, o que também implica em não ter CPU e GPU a 100% em nenhum momento (mesmo em jogos mal otimizados).
 
Eu só queria entender que aplicação do dia a dia vai estressar tanto o processador quanto a placa de vídeo a 100% de uso ao mesmo tempo. E olha que eu renderizo imagens e tô começando a fuçar no Lumion pra produzir pequenas animações dos meus projetos. Nenhum dos aplicativos que uso eleva a 100% de uso CPU e GPU ao mesmo tempo, apenas um dos dois dependendo do aplicativo ou modo de renderização do mesmo. No caso de jogos, um i7 4C/8T é mais do que capaz de levar uma GTX 1050Ti com muita sobra de desempenho, o que também implica em não ter CPU e GPU a 100% em nenhum momento (mesmo em jogos mal otimizados).
No Battlefield 1 há queda de FPS assim que a CPU começa a cair o clock pra 1700 MHz. Eu também não me importaria com esse problema caso ele não tivesse implicações práticas. Claro que dificilmente uma aplicação vai requerer 100% da cpu e gpu ao mesmo tempo, mas usamos esse teste padronizado para ter um parâmetro em comum. Por exemplo, nem todo mundo tem battlefield 1 pra testar essas coisas.
 
No AIDA vc rodou o Stress Test padrão, modificou nada ?
Fiz igual o seu.
Antes do almoço, fiz o teste e conseguiu se manter em 91ºC e 3ghz, mas agora após o almoço, fiz outro teste, e quando chega nos 80ºC baixa os clocks pra 1,6ghz. Vai entender. Testei BF1 fim de semana e não houve nenhuma queda de desempenho nem de clocks.

Prints do teste antes do almoço:
frAlFTd.png

eUWRcLY.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo