Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Essa fonte dai pode oferecer, segundo dados de sua etiqueta, 28 Amperes nas linhas de 12 Volts no modo combinado. Desse modo a potência ai disponível é de 12 x 28 = 336 Watts. Isso dai agregado aos 60 Watts que uma config moderna pediria, em média, nas outras tensões, resulta em úteis 336+60- = 396 Watts, que é a capacidade de oferta útil dessa fonte dai... Desse modo dá e sobra potência de modo seguro...

Abraço...
 
Fonte de energia

Olá lfaller, já ouvir falar muito de vc e seus conhecimentos entre ( fonte de energia X placa de vídeo ).
Tenho algumas dúvidas aqui, que espero que me ajude a esclarece-las!!!
" fiz um pedido de uma placa GeForce 9600GT ddr3 256 bits, mas tenho duvida se minha fonte vai guentar, primeiro que eu não sei identificar se ela é watt real ou é generica ( COMO FAÇO ISSO? )... é uma >> FX550WPS2 << ( eu creio que é 550W ja que diz no nome dela isso ) eu ja procurei nela e nada discrimina se é watts reais ou não... mais por alguns dados no adesivo dela tem 550w=230w dai acabei constatanto na minha opnião que ela acaba sendo 230watts reais eu axo. Suponhamamos que realmente seja 230w vc acha que suportaria >> ( Core2duo E7300 2.66Ghz, 4Gb RAM, 1HD 500SATA, + 9600GT ) ? "

Aguardo sua resposta, ficarei muito feliz se me ajudar vlw :D.
 
Última edição:
A demanda de seu PC não vai passar dos 200 Watts, isso no pico de consumo...
Se a sua fonte for essa daqui:
FX550WPS2.jpg


Dizia, se a fonte for essa daqui, sua interpretação dos 230 Watts está errada... Não são 230 Watts o total de oferta da fonte.. Explico..
A fonte é uma fonte antiga (mais de 6 anos) completamente desenhada para alimentação de PC´s de topologia antiga, aonde a maior demanda de energia se dava nas tensões de 3,3 e de 5 Volts. Desse modo a preocupação dos fabricantes era tanta que colocavam a disposição como se vê ai 40 Amperes na linha de 5 Volts. Fonte atuais, mesmo de alta potência, não raras vezes tem ai não mais do que 20 Amperes...
Desse modo o fabricante se preocupava em declarar para o comprador a capacidade de oferta da fonte nas linhas de 3,3 e 5 Volts em conjunto, combinadas, e ai consta que nessa sua fonte, de 550 Watts, essas duas linhas vão poder oferecer até 230 Watts..
Uma pena, pois sua config moderna como é não vai pedir mais do que 50 a 60 Watts ai...
O restante está na sua única linha de 12 Volts, com capacidade declarada para oferecer 12 x 22 = 264 Watts ai..
Essa fonte, se respeitada e acreditada essa etiqueta, se comportará ai na sua config como uma moderna fonte de 60 + 264 = 324 Watts...
Como a demanda de tua config é de cerca de 200 Watts, estará fazendo essa fonte entregar 200/324 = 61% de sua capacidade declarada de entrega de potência.
Isso é muito bom, a fonte daria conta do recado sem problema nenhum....
A única dúvida que ainda paira é de quão confiável é essa sua etiqueta e o quanto a mesma espelha a realidade da fonte.. Esse drama nenhum de nós vai conseguir resolver..

Note que segundo sua etiqueta é uma fonte sem marca, fabricada na Tailândia... Não podemos ser preconceituosos, mas seria mais ou menos como comprar um guarda chuvas feito em Aruba (cuja incidência anual de chuvas, dizem, é de um dia por ano)..
Mas essa decisão deixo para você tomar, realmente na internet não achei nada, numa busca muito rápida, acerca da mesma...

Abraço...
 
Última edição:
Fonte de energia

É verdade cara .. a fonte em questão é essa mesma da imagem!!!
ao menos ja fico mais despreocupado, já que pelo que me respondeu ...
minha config. mais a placa(9600gt) será suportada pela fonte !


Agradeço desde então cara, grande abraço e mais uma vez obrigado!
 
É verdade cara .. a fonte em questão é essa mesma da imagem!!!
ao menos ja fico mais despreocupado, já que pelo que me respondeu ...
minha config. mais a placa(9600gt) será suportada pela fonte !


Agradeço desde então cara, grande abraço e mais uma vez obrigado!
Sim será suportada pela fonte se a etiqueta da mesma fizer jus ao que ela pode entregar na prática...
Abraço...
 
Encomendei recentemente um aparelho que mede o consumo instantâneo de um dispositivo elétrico, semelhante ao Kill-A-Watt, só que funcionando em 220 V, que é a tensão aqui do estado.

Ele chegou hoje, e já aproveitei para medir aqui o consumo do sistema.


Fonte: CORSAIR CMPSU-750TX
Placa-mãe: EVGA P55 FTW
Processador: INTEL Core i5 750 @ 3.6 GHz (20 x 180 MHz) - 1.258 V
Cooler: NOCTUA NH-U12P
Memórias: G.SKILL Ripjaws 2 x 2 GB DDR3-2000 @ DDR3-1800 - 1.40 V
Placa de vídeo: GALAXY GeForce GTX 285 1024 MB @ OC 725/1512/1377
Placa de som: SOUND BLASTER X-Fi XtremeGamer
HDs: WESTERN DIGITAL Caviar Black 1 TB + Caviar Green 1 TB
DVD-RW: ASUS DRW-20B1LT

Com o sistema em over, porém com todos os recursos de economia de energia ativados, o consumo do sistema em IDLE ficou em torno de 110 W.

Jogando
Crysis, ele bateu um pico de 300 W.

E, numa situação completamente esdrúxula, pois, só serve para avaliar uma situação hipotética, que dificilmente seria encontrada, rodei o teste
POWER SUPPLY do OCCT, onde ele estressa ao extremo, tanto a CPU quanto a VGA. Nessas condições, houve um pico de 430 W.

Como esse é o consumo medido diretamente na tomada, se formos identificar a potência solicitada da fonte, temos que levar em conta a sua eficiência. Considerando que ela é em média de 80%, nas situações descritas acima, teríamos:
- consumo em
IDLE, 88 W.
- consumo jogando
Crysis, 240 W.
- consumo máximo teórico, rodando
OCCT, 344 W.

Conclusões a que cheguei com isso, foram:
- esse teste:
eXtreme PSU Calculator v2.5, é extremamente preciso e confiável.

psup.jpg


- usando uma margem segura de funcionamento e de curva de eficiência, uma fonte de 450 W e de qualidade comprovada daria conta tranquilamente desse sistema.

Peço ao mestre
lfaller que me corrija se eu estiver equivocado em algum ponto.

Um abraço!
 
que me corrija se eu estiver equivocado em algum ponto.

Eu diria que sua dedução está corretíssima e veja que a calculadora não erra muito não... É perfeitamente confiável e dá aproximadamente a potência requerida pela config desde que se deixe a mesma com suas indicações default como fizeste (85% de TDP e 90% de System Load) e ão como uns e outros fazem ao testar com tudo em 100% e ainda colocando uma determinada percentagem de aging... Fontes modernas com PFC ativo ão necessitam colocar aging.
Ato contínuo, sabendo da demanda de pico de sua config, não vá colocar a fonte de modo a usar seus 100% nessa demanda de pico. Dê ai uma folga interessante. Eu costumo usar um coeficiente de 0,70, que significa que a nova fonte, se calculada desse modo, estará trabalhando em 70% de sua capacidade final... É um bom índice...
Mas, resumindo, suas constatações batem com as minha que já fiz diversas dessas medidas, em diversas configs, com o Kill-a-Watt e tive a mesma sentimento que estás tendo..
Abraço...
 
Galera fiz up na minha maquina só q ta dando um problema...
Depois d um tempo ela desarma ou trava como se fosse por alta temperatura sendo q o gabinete chega no Maximo a 35 c° e quando isso acontece e vou reiniciar ela só liga os coolers mais n liga mais nada. Já testei com uma outra fonte igual a q eu tenho e continua dando o mesmo problema.
Queria saber se a fonte esta correta...
Fonte - Thermaltake 430w pure power 430W NP +12 18A
Placa mae – MSI P45 neo3-FR
Processador – core 2 quad Q8400 (veio errado trocarei por um E8400)

OBS: Testei em um quarto fechado com o AR condicionado no Maximo e o ventilador emcima da maquina aberta.
 
Galera fiz up na minha maquina só q ta dando um problema...
Depois d um tempo ela desarma ou trava como se fosse por alta temperatura sendo q o gabinete chega no Maximo a 35 c° e quando isso acontece e vou reiniciar ela só liga os coolers mais n liga mais nada. Já testei com uma outra fonte igual a q eu tenho e continua dando o mesmo problema.
Queria saber se a fonte esta correta...
Fonte - Thermaltake 430w pure power 430W NP +12 18A
Placa mae – MSI P45 neo3-FR
Processador – core 2 quad Q8400 (veio errado trocarei por um E8400)

OBS: Testei em um quarto fechado com o AR condicionado no Maximo e o ventilador emcima da maquina aberta.
Essa sua fonte dai não é capaz de oferecer 430 Watts nem aqui nem na China. Pode ser ela uma das candidatas a ser responsável por esse seu problema dai.
Escrevi um post dando a dica de como você pode saber da real capacidade, da potência total útil de uma fonte para uma config moderna. É esse dai: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Leia entenda e verifique a potência útil dessa sua fonte. Verás que não passa dos 280 Watts..
Abraço...
 
Vlw obrigadao tava desconfiado mesmo disso.
Sendo assim qual fonte vc me acha melhor para eu comprar?
 
Última edição:
Ola Faller!
QUeria que você verificasse se minhas contas estão corretas,e se é seguro usar essa fonte.
Fonte Corsair 450W Reais (corsair dá 100%)

Estou querendo trocar minha 7300GT num Radeon HD 4870
Minha config atual:
Intel Core 2 Duo E4500 2.2 GHz
Placa mão Dg3pr1 Intel ( Bem Simples )
1 HD samsung 750
1 Gravador de Cd , Dvd e tal.
1 Cooler 92mm
Geforce 7300GT ( Que irei trocar pela HD 4870}

Fiz as contas pela calculadora Outtervision
e minha config com a HD 4870 deu 268W
Mas o problema é que eu não vi eles informando em lugar algum se era em Idle, Pico 2d, ou pico 3d.
Tenho quase certeza que roda legal e com sobra. Mas gostaria de ouvir isso da boca de quem entende mais que eu . =]

Obrigado desde-já
 
Cara seu tópico esta excelente, esta de parabens. Aproveitando o esclarecimento de duvidas, gostaria de perguntar uma coisa. Esta fonte que possuo SevenTeam 550w EAG, acho que é um modelo antigo, entrega mesmo 550w? Alguem conhece? Eu tenho ela uns 2 anos sempre rock solid. Antes eu tinha um E6320 @3.4 com 1.4v + 4850@700/2200 + 3 HD´s, DVD, 6 Coolers de Servidor e afins! Agora tenho o Sistema da assinatura com o vcore do processador em 1.35v + 4870@800/4000, as vezes quando entro e alguns jogos, escudo um zunido fininho vindo da fonte, as vezes me preucupa, as vezes chega a reduzir a velocidade dos coolers (todos estão ligados em 12v). Se voce podesse me ajudar a dizer se o problema falta de energia ou sei la e se conheces a fonte, se a mesma é de qualidade!

abraços!
 
Ola!

Gente estou em duvida:

Uma Huntkey 450w segura:

E7500@Stock
3Gb Ram
1HD Sata 320gb Samsung F1
GTS 250 512/256

??


Fiz o calculo indicado, deu 321w...



psu90gts250.jpg


psu100gts250.jpg
 
Olá, não sei se este é o lugar para postar, mas estou pensando em fazer um UP na minha VGa, trocando-a por uma HD5870, e será que minha fonte aguenta está placa? obrigado
 
Porque da dúvida amigo??? Na verdade sua nova placa deverá consumir menos que a antiga??? Veja ai direto do xBitLabs:
57705750587048904850275260.jpg


Abraço...
 
Ifaller, valeu pela resposta, achei que ela consumina mais que minha atual VGA:D:D, mas nesta tabela da para perceber o menor consumo de energia.:thumbs_up
 
Opa rapaziada , to com o seguinte problema.. minha corsair TX750 faleceu e foi pro rma .. enquanto isso preciso tocar pra frente o pc , minha intenção é gastar pouco na compra de uma nova fonte

Configuração
Core i7 (85%=110W)
Rampage II Extreme + 3 x1gb RAM ( 55w)
2 HD (20w)
1 Gravador de DVD (10w)
HD 5850 ( TDP 107W segundo xbitlabs) peguei o amigo que consultou antes
Audio Supreme X-fi ( vou chutar 10w , pci-e 1x)

Bom pelos meus calculos deu algo em torno de >> 445 w

Caramba i7 é muito gastão

Bom como quero gastar pouco , pq estou aguardando o RMA da minha corsair , estava pensando em comprar a OCZ400W StealthXStream , mas pelo calculos to vendo que ela não aguenta ... alguem recomendo outra boa fonte com OTIMO custo x beneficio ...

Bom consultando o xbitlabs achei isso interessante
23_power(xbt).png

Neste sistema e com overclock , estaria gastando algo mais ou menos nos meus calculos acima
Será que a fonte ocz aguenta o pega ... (fiquei mais esperançoso )
 
Última edição:
ola parabens pelo topico, estou em duvida entre duas fontes seventeam 450 bkv e uma c3tech 600 wats,tenho as duas em mãos e preciso optar por uma, a1 confiavel a 2 moderna(pfc),
minha configuraçao mb m478-e amd x4 20 @3,2 (x3 720) 2 hd sata ,3cooler 120,dvd rw ,2x2 g ddr2 800mhz ,vga hd4870 1g,desculpem o mau jeito preciso de ajuda ,obrigado.
 
Ifaller

Bom cara eu já li todo o seu topico...e pelos meus calculos rola de eu ligar a minha nova vga nessa fonte porem queria uma opniao sua !!

Comprei essa plaquinha pra dar uma ressuscitada numa maquina aqui em casa....( http://adrenaline.com.br/forum/plac...850-his-ressuscitando-a-maquina-velhinha.html )

e a fonte dessa máquina é uma Coletek LC B450-E

Config da maquina

P4 2400HZ(dpois vai entrar um 2.8 HT)
Mobo P4S800D-x
1256 DDR 400
HD de 80 G
Placa de rede 3COM offboard

SE vc puder me ajudar agradeço :)
 
Opa rapaziada , to com o seguinte problema.. minha corsair TX750 faleceu e foi pro rma .. enquanto isso preciso tocar pra frente o pc , minha intenção é gastar pouco na compra de uma nova fonte

Bom pelos meus calculos deu algo em torno de >> 445 w

Vejamos esses seus cálculos:

Core i7 (85%=110W) ==================================== 110 Watts
Rampage II Extreme + 3 x1gb RAM ( 55w) ====================== 55 Watts
2 HD (20w) ============================================ 20 Watts
1 Gravador de DVD (10w) ================================== 10 Watts
HD 5850 ( TDP 107W segundo xbitlabs) ======================= 110 Watts
Audio Supreme X-fi ( vou chutar 10w , pci-e 1x) ================= 10 Watts
Total = 315 Watts
Onde estariam esses seus 445 Watts???
 
Última edição:
Hahaha .. ta certo eu ja calculei direto o valor da fonte ...

Potência da nova fonte = Somatório da demanda da config / 0,70 por isso algo proximo a 445w
 
Ninguem pode me ajudar ?!?!?!
 
Primeiramente, parabéns pelo tópico lFaller, sempre ajudando a desconstruir mitos!

Realmente há um grande superdimensionamento das fontes, pois estou certo que ninguem me recomendaria usar uma fonte de 450w num core i5 + gtx 285, por exemplo. Contudo, os testes mostrar que é perfeitamente possível.

Pela sua explicação, e pelos testes do Hal Jordan, poderíamos afirmar que uma fonte de 450w, de qualidade, como a Corsair, pode segurar qualquer sistema Single gpu? Isso vai contra o "senso comum dos foruns", que normalmente associa uma gtx 285 a uma fonte de 550w, ou 600w.

Estou pensando seriamente em comprar a Corsair 450vx para a seguinte configuração:

Phenom II 955 @ 3,6 GHZ
2 sticks ddr3
5870
4 HDS

Teoricamente é o bastante, não? Sei que seria melhor pegar uma Vx 550, para manter sempre o consumo no patamar de 70%, mas considere-se um orçamento apertado hehe.




Ifaller

Bom cara eu já li todo o seu topico...e pelos meus calculos rola de eu ligar a minha nova vga nessa fonte porem queria uma opniao sua !!

Comprei essa plaquinha pra dar uma ressuscitada numa maquina aqui em casa....( http://adrenaline.com.br/forum/plac...850-his-ressuscitando-a-maquina-velhinha.html )

e a fonte dessa máquina é uma Coletek LC B450-E

Config da maquina

P4 2400HZ(dpois vai entrar um 2.8 HT)
Mobo P4S800D-x
1256 DDR 400
HD de 80 G
Placa de rede 3COM offboard

SE vc puder me ajudar agradeço :)


A pergunta não foi pra mim, mas tenha em mente que essa é uma fonte genérica. Dos 450w passa longe. Chutaria uns 250w, e só deus sabe com que qualidade.
De qualquer forma, aguenta, até porque o consumo dessa máquina é muito baixo, mesmo com a 3850.

Abraços
 
Última edição:
Tópico show! Tirou grande parte de minhas duvidas.
Estou namorando um CF de 5850 e minha fonte me deixou cabreiro (por não ter PFC ativo)

Core i7 920 (85%=110W) ==================================== 110 Watts
Tpower X58a + 3 x2gb RAM ( 55w) ====================== 55 Watts
2 HD (20w) ============================================ 20 Watts
1 Gravador de DVD (10w) ================================== 10 Watts
HD 5850 ( TDP 107W segundo xbitlabs) ======================= 110 Watts
Audigy 2Zs (PCI) ================= 10 Watts
Total = 315 Watts

Com o CF subiria para 420 watts correto?
Mas tem uma outra questao.
Overclock na CPU.
Quanto isso consome entre 3.8 e 4.0ghz?

EDIT:
Achei algo muito parecido com o que estava procurando.
24_pw(xbt).png


Pico de 615 Watts estressando CPu e VGA juntos.
 
Última edição:
Tópico show! Tirou grande parte de minhas duvidas.
Estou namorando um CF de 5850 e minha fonte me deixou cabreiro (por não ter PFC ativo)

Core i7 920 (85%=110W) ==================================== 110 Watts
Tpower X58a + 3 x2gb RAM ( 55w) ====================== 55 Watts
2 HD (20w) ============================================ 20 Watts
1 Gravador de DVD (10w) ================================== 10 Watts
HD 5850 ( TDP 107W segundo xbitlabs) ======================= 110 Watts
Audigy 2Zs (PCI) ================= 10 Watts
Total = 315 Watts

Com o CF subiria para 420 watts correto?
Mas tem uma outra questao.
Overclock na CPU.
Quanto isso consome entre 3.8 e 4.0ghz?

EDIT:
Achei algo muito parecido com o que estava procurando.
[IG]http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd5800-crossfirex/diagr/24_pw(xbt).png[/IMG]

Pico de 615 Watts estressando CPu e VGA juntos.

da uma olhada ai fabricio, ve no que da. esse site é super confiavel!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo