Depressão

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Acho que Deus não tem nada haver com isso, somente com remedios se trata disso, apoio familiar é tudo nessas horas
 
Depressão não é doença hereditária -.-

Senhor, dai-me paciência. :lol:

Como JÁ disse, há depressões que são doenças hereditárias.
Em outras palavras, ALGUMAS depressões são hereditárias. Ou seja: nem todas as depressões são hereditárias. :huh:

Logo, posso afirmar que a depressão decorrente do Transtorno Bipolar é sim hereditária, podendo o filho ter uma porcentagem de chance de adquirir a doença do pai ou da mãe.

Espero ter esclarecido pra você.
E um abraço sincero :D
 
Sinceramente, como vou interpretar melhor do que fiz com aquela sua frase?

"até hj nada comprovou que depressão tem alguma coisa a ver com genética ou seja uma doença crônica"

Como já disse, há depressões que são doenças hereditárias.

"acho que agora fui mais claro. ;)"

Sim, agora foi. :)
:no::no:

Bah guri não quero te desmerecer mas....você precisa rever o que anda escrevendo aqui...to a dois anos na minha faculdade e esse assunto, por sinal, é um dos que eu dou muita atenção... leio artigos a respeito e sei que é mto complicado de se entender a depressão...
vo repassa um trecho de um artigo que fala a respeito...existem muitos por aí e com certeza pela velocidade que o conhecimento científico se reproduz amanha ou depois essa minha conclusão vai acabar por ir por água abaixo!
"The association between these diseases could also
be by chance, with no true biological association,
caused only because depression is a very prevalent
disorder in the general population, reaching
up to 13% of people during their life times. But in a
study with a family with cosegregation between
affective disorders and Darier’s disease, Craddock
et al.2 demonstrated that the probability of this association
occurring by chance was very low." (CORDEIRO 2000)
isso aí tem direitos autorais e se vc tiver mais interesse pode encontrar o artigo na íntegra na base de dados do Scielo
aqui vai a referência:
CORDEIRO JUNIOR, Quirino; WEREBE, Daniela Meshulam; VALLADA, Homero. Darier's disease: a new paradigm for genetic studies in psychiatric disorders. Sao Paulo Med. J. , São Paulo, v. 118, n. 6, 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-31802000000600011&lng=&nrm=iso>. Acesso em: 16 2008. doi: 10.1590/S1516-31802000000600011. ABNT
nesse trecho o autor explica que, se existe uma chance de associar depressão com fatores genéticos, ela é muito baixa.

Bons estudos aí cara :thumbs_up
 
:no::no:

Bah guri não quero te desmerecer mas....você precisa rever o que anda escrevendo aqui...to a dois anos na minha faculdade e esse assunto, por sinal, é um dos que eu dou muita atenção... leio artigos a respeito e sei que é mto complicado de se entender a depressão...
vo repassa um trecho de um artigo que fala a respeito...existem muitos por aí e com certeza pela velocidade que o conhecimento científico se reproduz amanha ou depois essa minha conclusão vai acabar por ir por água abaixo!
"The association between these diseases could also
be by chance, with no true biological association,
caused only because depression is a very prevalent
disorder in the general population, reaching
up to 13% of people during their life times. But in a
study with a family with cosegregation between
affective disorders and Darier’s disease, Craddock
et al.2 demonstrated that the probability of this association
occurring by chance was very low." (CORDEIRO 2000)
isso aí tem direitos autorais e se vc tiver mais interesse pode encontrar o artigo na íntegra na base de dados do Scielo
aqui vai a referência:
CORDEIRO JUNIOR, Quirino; WEREBE, Daniela Meshulam; VALLADA, Homero. Darier's disease: a new paradigm for genetic studies in psychiatric disorders. Sao Paulo Med. J. , São Paulo, v. 118, n. 6, 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-31802000000600011&lng=&nrm=iso>. Acesso em: 16 2008. doi: 10.1590/S1516-31802000000600011. ABNT
nesse trecho o autor explica que, se existe uma chance de associar depressão com fatores genéticos, ela é muito baixa.

Bons estudos aí cara :thumbs_up

Só ler meu post acima.

Acrescentando: sei disso pois já peguei livros para estudar. Livros de psiquiatria e psicologia.
Além das aulas do meu professor de Psicologia Forense, formado em Direito e Psicologia e atualmente cursando Medicina.

Bons estudos pra você também! :)
 
Só ler meu post acima.

Acrescentando: sei disso pois já peguei livros para estudar. Livros de psiquiatria e psicologia.
Além das aulas do meu professor de Psicologia Forense, formado em Direito e Psicologia e atualmente cursando Medicina.

Bons estudos pra você também! :)

Acabei de ler...realmente especificando da forma que tu fez tenho que concordar...está certo...transtorno bipolar é uma doença genética MULTIFATORIAL!!
hehehehehehe
e olha que semestre passado uns colegas meus apresentaram um trabalho sobre o assunto :slap:
ainda que seja, dependendo da depressão, em torno de 40 a 70% a influência genética, existem muitos fatores que eu acredito ser mais importantes que questões genéticas!
 
Acabei de ler...realmente especificando da forma que tu fez tenho que concordar...está certo...transtorno bipolar é uma doença genética MULTIFATORIAL!!
hehehehehehe
e olha que semestre passado uns colegas meus apresentaram um trabalho sobre o assunto :slap:
ainda que seja, dependendo da depressão, em torno de 40 a 70% a influência genética, existem muitos fatores que eu acredito ser mais importantes que questões genéticas!

Complementando:
Ele é considerado um transtorno de causa multifatorial, ou seja, vários fatores estariam envolvidos na determinação do seu aparecimento. Sabe-se que existe uma predisposição biológica, que é herdada, à qual são somados fatores ambientais, resultando no aparecimento dos sintomas.
 
Não existem provas de que o transtorno bipolar esteja relacionado a fatores genéticos.
 
Não existem provas de que o transtorno bipolar esteja relacionado a fatores genéticos.

É uma doença cuja herança genética se caracteriza por mecanismos complexos de transmissão envolvendo múltiplos genes. Deste modo, o TB (Transtorno Bipolar) é uma doença complexa, cujo aparecimento depende da presença de genes de vulnerabilidade e da interação destes com a influência ambiental.

Através da comparação entre tecido cerebral de portadores de Transtorno Bipolar e controles, pode-se identificar redução na concentração de TGF-beta 1 e aumento da concentração do precursor da caspase-8 e erbB-2 em córtex pré-frontal de bipolares.
Os estudos postmortem ainda revelam de modo consistente alterações nos níveis de vários mensageiros intracelulares, como PKA e PKC, ERK/MAPK.
Na tentativa de determinar genes exclusivos do TB em relação a outros transtornos mentais comuns, como esquizofrenia e depressão maior, Iwamoto et al observaram em bipolares uma tendência de downregulation na expressão de genes codificantes de receptores de membrana, de canais iônicos e transportadores, e upregulation na expressão de genes relacionados a resposta ao estresse, como HSPF1 (heat shock protein 40).
 
quase isso...faço enfermagem, mas realmente...a função dos anti-depressivos é causar uma "euforia" no organismo para que ele reaja contra a depressão. alguém mais sabido em fármacos pode explicar melhor mas antidepressivos consistem basicamente em substâncias que causam uma sensação de bem estar e alívio!isso na minha opinião (saindo um pouco do foco do tópico) que leva as pessoas a utilizar drogas ilícitas...a "fuga" da realidade e a sensação de conforto é uma saída para pessoas depressivas, nos momentos de fraqueza!:ranting3: também, quem sabe, pela falta de estímulo ou acompanhamento de um profissional qualificado que muitas pessoas acabam por procurar esses métodos...
mas bem cara...como eu disse no outro tópico...meu conselho é você trocar de médico ou então tentar uma acompanhamento psicológico...
não esquece de algo muito importante...que sim, depende de você essa vontade de superar a depressão, porém que tu possas contar com teus amigos e tua família...eles são pessoas fundamentais e acredito que poderão te ajudar em todos os momentos que puderem, na medida do possível! ;):thumbs_up

Agradeço a dica,mas digo que aprendi a conviver.

Meu médico disse que é prejudicial e precisa ser irreversivelmente tratado quando começa a afetar vida profissional,social ... etc.

Foi o meu caso no começo,aquilo de se trancar no quarto e não querer fazer nada.Hoje as coisas mudaram,ela ainda existe mas respeita as minha opiniões e vontades.

Sem falar que não tomo remédio nem pra dor de cabeça.

Abraços.
 
Talvez a drepess'ao seja hereditaria a um pinto em que a pessoa tenha a tendencia a ficar depresisa

Por falar em depressão, nos ultimos dias tenho dado preocupação a minha familha :no:
 
Parabéns! Tá tudo errado!

Não adianta. Não são aspas que vão melhorar o que vc disse. Comodismo não tem nada, absolutamente nada a ver com depressão. Aliás, essa coisinha de "é responsabilidade da pessoa de perceber isso" não existe.

Primeiro que depressão é uma coisa que mexe com o seu modo de pensar, de avaliar as coisas. Quando vc entra em depressão, não tem essa de pensar "oh, estou em depressão. vou mudar. pronto. ufa."

Segundo que depressão pode se desenvolver MUITO rapidamente. Não é previsível, muito menos para o indivíduo.

Eu disse "até" hipotireoidismo. "ATÉ". Isso significa que várias outras disfunções neurológicas/hormonais/biológicas em geral podem causar depressão, até mesmo em uma pessoa super equilibrada.

Repito, depressão é doença. E depressão causada por distúrbios biológicos são muito comuns. Essa coisa de "grande minoria" é achismo.

Esse seu penúltimo e último parágrafos só demonstram que vc não sabe o que é depressão. "Devem existir os dois casos, por doença e por falta de vontade, ou visão, ou garra" Putz! que ignorância!

Sinceramente, vc é fraquíssimo no assunto. Não fique aí falando asneiras sobre o que você não sabe.

Em momento algum eu dei CERTEZA das idéias que coloquei, JUSTAMENTE, é completo achismo da minha parte.
Quando a gente é "fraquíssimo" em um assunto, coloca as coisas de modo aberto para que elas sejam debatidas.

Até onde eu sei, esse espaço é para debater. Considerando isso, eu não estou no meu direito de "achar" alguma coisa? Me prove o contrário, afinal a única pessoa que linkou alguma publicação foi o Cristiano.

Aceito 100% teu argumento, porém o que tu colocou é provado por algum estudo? Se for, aí sim dá pra considerar "verdade" (metodologia de pesquisa é algo não muito exato também, mas isso são outros 500).

Pelo que eu lí aqui, depressão doença é uma disfunção no cérebro e depressão como "mood" é causada por eventos e etc.
Realmente, boa parte do que eu falei tava errado e só se aplica a depressão "mood", porque existe a doença.

Vou procurar depois se é clinicamente comprovado, pelo jeito deve ser. Aí realmente não há motivação que resolva!
 
Faz psicologia ?

Não entendo nada do assunto,mas controle com drogas não leva a lugar algum.Logo não há cura realmente eficiente.

Meu ponto de vista,já que tem remédios extremamente danosos a saúde.

Realmente virou "moda" usar anti-depressivos , o pior é que muitos médicos não procuram nem saber os motivos e direto já prescrevem um anti-depressivo e pronto o que além de ter inúmeros efeitos colaterais ( todos esses inibidores seletivos de recaptação de serotonina mantém a seretonina mais tempo fazendo com que ela estimule continuamente o cérebro senão me engano , apesar de serem mais "seguros" comparados aos primeiros continuam fazendo muito mal ) acredito que não sejam a solução para o problema .

P.S: Claro que as drogas são necessárias , mas não sempre como ocorre ultimamente .

Abraços !
Chaos
 
Em momento algum eu dei CERTEZA das idéias que coloquei, JUSTAMENTE, é completo achismo da minha parte.
Quando a gente é "fraquíssimo" em um assunto, coloca as coisas de modo aberto para que elas sejam debatidas.

Até onde eu sei, esse espaço é para debater. Considerando isso, eu não estou no meu direito de "achar" alguma coisa? Me prove o contrário, afinal a única pessoa que linkou alguma publicação foi o Cristiano.

Aceito 100% teu argumento, porém o que tu colocou é provado por algum estudo? Se for, aí sim dá pra considerar "verdade" (metodologia de pesquisa é algo não muito exato também, mas isso são outros 500).

Pelo que eu lí aqui, depressão doença é uma disfunção no cérebro e depressão como "mood" é causada por eventos e etc.
Realmente, boa parte do que eu falei tava errado e só se aplica a depressão "mood", porque existe a doença.

Vou procurar depois se é clinicamente comprovado, pelo jeito deve ser. Aí realmente não há motivação que resolva!

Ok.

O que eu disse é sim comprovado cientificamente. Aliás, é a base de muita coisa no estudo de psicologia.
 
Ok.

O que eu disse é sim comprovado cientificamente. Aliás, é a base de muita coisa no estudo de psicologia.

Prova?
nos meus primeiros post eu era totalmente contra a visão que o Murilo estava apresentando...conhecimento se constrói dessa maneira...levantando argumentos e justificando o que se opina!
 
Prova?
nos meus primeiros post eu era totalmente contra a visão que o Murilo estava apresentando...conhecimento se constrói dessa maneira...levantando argumentos e justificando o que se opina!

O que vc quer que eu prove? Seja mais específico pra eu não precisar ficar folheando a coleção do Freud aqui, como da última vez =P
 
Que é comprovado cientificamente! Você respondeu pro Darkz0r que era comprovado...
você deve ter se embasado em algo para ter dito isto. Eu quero saber com qual base você chegou a tais conclusões!
 
Que comodismo não tem nada a ver com depressão?
Que hipotireoidismo pode causar depressão?
Que depressão pode se desenvolver muito rapidamente?
 
Que comodismo não tem nada a ver com depressão?
Que hipotireoidismo pode causar depressão?
Que depressão pode se desenvolver muito rapidamente?

Mas, vc fala que quem tem hipotireodismo tem depressão por conta da própria doença, ou por conta do preconceito que pode sofrer? Fala um poco disso aí, pq todo mundo "brinca" dizendo que eu tenho isso aí, e eu num fiz o exame até agora. :huh:
 
Mas, vc fala que quem tem hipotireodismo tem depressão por conta da própria doença, ou por conta do preconceito que pode sofrer? Fala um poco disso aí, pq todo mundo "brinca" dizendo que eu tenho isso aí, e eu num fiz o exame até agora. :huh:

Quando uma pessoa tem hipertireoidismo, ela fica agitada, super ativa, emagrece, não consegue dormir, etc. É um extremo. O hipotireoidismo é outro extremo. A pessoa fica lenta, engorda (mas não é só porque engorda), dorme até demais, o metabolismo fica lento, etc. E isso já pode facilitar muito o desenvolvimento da depressão. Não pelo preconceito, mas pela questão hormonal.
 
Quando uma pessoa tem hipertireoidismo, ela fica agitada, super ativa, emagrece, não consegue dormir, etc. É um extremo. O hipotireoidismo é outro extremo. A pessoa fica lenta, engorda (mas não é só porque engorda), dorme até demais, o metabolismo fica lento, etc. E isso já pode facilitar muito o desenvolvimento da depressão. Não pelo preconceito, mas pela questão hormonal.

Quero complementar o que você falou Taels com um trecho do livro que citei.

"Enquanto isso existe um ciclo terrível: os próprios sintomas da depressão causam depressão. A solidão é deprimente, mas a depressão também causa solidão. Se você não consegue funcionar, sua vida se torna uma bagunça tão grande quanto a que imaginou que fosse; se você não consegue falar e não tem impulsos sexuais, sua vida amorosa e social desaparece, e isso por si só é deprimente".

Sinto que sou do tipo homem-esponja. Explico: é como se eu fosse de uma certa sensibilidade que consegue sentir a situação das coisas. E indignado fico ao ver tanta desumanidade e falsidade. É como se eu não conseguisse mais viver neste mundo dessa forma, representando. Mas... a "vida" empurra-te, e acabas tendo que sofrer uma certa adaptação a essa vida. Mas, ao mesmo tempo, é algo que não é fácil de engolir, e, nem mesmo tem-se essa vontade. Então, fico nesse impasse, no meio-fio. Não sei se me fiz entender ou tão-somente compliquei e não informei.
Enfim, fico por aqui. :D

Já tive tais momentos também, onde um surto de consciência deixa clara a loucura que é a vida, mas são coisas comuns acredito, em um momento ou outro da vida sempre temos tais lapsos de realidade.

Dias atrás li uma matéria que me fez repensar tudo sobre depressão.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81603-6014-508-1,00.html

É pra se pensar a respeito. Era bem inteligente o guri, porém não foi o suficiente em seu caso, infelizmente acabou fazendo o que fez.
 
Ahh meu, eu já me acostumei a viver deprimido, desde os 15 anos eu devo ter isso, 20 anos começei a fazer tratamento, parei.. agora na maioria das vezes passa despercebido por todo mundo o que eu sinto. Tenho um emprego bom, um apartamento legal, mas não sinto felicidade nenhuma na maioria das vezes, não me sinto triste todo o tempo também, é tudo indiferente pra mim, tanto faz. Vivo a maior parte do tempo sozinho, moro em SP tem quase 2 anos, e não tenho nenhum amigo, nenhum mesmo, nunca recebo visita nenhuma em casa. Sou comissário de bordo, mas quando chego nos lugares, normalmente fico no quarto dormindo, no começo ainda saia com tripulação pra comer, coisa assim, agora nem isso. E no fundo, não me sinto mal por isso, acho que as pessoas se acostumam com a situação. No serviço sou sempre sorridente, comunicativo.. passo sempre uma falsa impressão. Até as pessoas eu que sinto que poderia haver alguma coisa, não faço questão de fazer nada.. pegar telefone.. dei tchau, acabou tudo.. telefone eu nem faço questão de ter.. as vezes me ligam eu não atendo. Parece até que eu estou querendo me mostrar, "o depressivo", mas, nem sei pq escrevi isso também. No fundo, eu acho ridículo, desprezível o nível de ter que pedir ajuda sobre isso na internet.. mas serve de desabafo. Acho que até o fato de eu ficar doente todo mês é influênciado pelo psicológico.
 
Ahh meu, eu já me acostumei a viver deprimido, desde os 15 anos eu devo ter isso, 20 anos começei a fazer tratamento, parei.. agora na maioria das vezes passa despercebido por todo mundo o que eu sinto. Tenho um emprego bom, um apartamento legal, mas não sinto felicidade nenhuma na maioria das vezes, não me sinto triste todo o tempo também, é tudo indiferente pra mim, tanto faz. Vivo a maior parte do tempo sozinho, moro em SP tem quase 2 anos, e não tenho nenhum amigo, nenhum mesmo, nunca recebo visita nenhuma em casa. Sou comissário de bordo, mas quando chego nos lugares, normalmente fico no quarto dormindo, no começo ainda saia com tripulação pra comer, coisa assim, agora nem isso. E no fundo, não me sinto mal por isso, acho que as pessoas se acostumam com a situação. No serviço sou sempre sorridente, comunicativo.. passo sempre uma falsa impressão. Até as pessoas eu que sinto que poderia haver alguma coisa, não faço questão de fazer nada.. pegar telefone.. dei tchau, acabou tudo.. telefone eu nem faço questão de ter.. as vezes me ligam eu não atendo. Parece até que eu estou querendo me mostrar, "o depressivo", mas, nem sei pq escrevi isso também. No fundo, eu acho ridículo, desprezível o nível de ter que pedir ajuda sobre isso na internet.. mas serve de desabafo. Acho que até o fato de eu ficar doente todo mês é influênciado pelo psicológico.

Cara sei lá se isso é depressão MESMO, eu diria que é uma personalidade "fuck off", hehe. Você só parece um cara meio solitário (não no sentido ruim da palavra).
Eu sou +- assim, consigo viver perfeitamente cuidando da minha vida sem NECESSITAR muito de contato social. Inclusive gosto que me deixem em paz e não encham a porra do saco.

As principais formas de diversão atuais minhas são filmes/séries e jogos de PC por exemplo, coisas que dá pra fazer sozinho. Óbvio que online vc joga com alguém, mas não é uma relação "permanente", digamos assim.

Eu sou bem fechado, por exemplo, não fico comentando com os outros meus problemas e geralmente racionalizo e reflito comigo mesmo. Porém adoro ajudar os outros com os seus problemas, na maioria das vezes.

Cada um tem um jeito bem diferente de ser, e geralmente quando vc se conhece BEM, vc vê como a personalidade pode ser "bizarra".:cool: Mas cada um é cada um, e está sempre mudando.
 
Pra mim, a pior parte da depressão é o raciocínio lento; a fadiga mental que te faz ficar perdido em pensamentos, com a memória debilitada, enfim. Minhas notas na faculdade que o digam. :cry:
 
antigamente eu era tão ignorante quanto o cara que postou lahh em cima falando que bastava força de vontade pra sair da depressão... eu realmente achava isso, que era coisa de gente "fraca"...

isso até o final do ano passado/inicio desse ano, quando minha mãe começou a ter crise de pânico, vontade de se matar, etc.
ela entrou em depressão profunda e foi mto sinistro, uma das piores coisas é conviver com pessoas assim

ai ela começou a tomar remédios e melhorou, só que por ignorância (por pensar que o psiquiatra queria vicia-la no remédio) parou de tomar os remédios e essa semana começou tudo de novo... meu pai já marcou o médico pra ela e vamos ver oq acontece

graças a Deus nunca tive nenhum tipo de depressão, é mto dificil eu ficar triste, mas por causa de minha mãe sei exatamente oq se passa por pessoas que possuem essa doença... infelizmente o preconceito com essas pessoas ainda é mto grande, oq soh aumenta a depressão

me interessei bastante pelo assunto, ainda mais quando vi o filme "Uma mente brilhante"... ja to ateh pensando em fazer medicina pra virar um psiquiatra...

btw: excelente tópico :yes:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo