• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Desligamentos após colocação do Ryzen 5 5600x

eduardov

Member
Registrado
Olá pessoal, tudo certo com vcs? Bom comigo não está tão bem...

Recentemente comprei meu noveo processador e hj instalei o Ryzen 5 5600x no meu computador, anteriormente eu possuía (ainda tenho, está guardado e que penso em vender) um Ryzen 5 2600x. Antes da instalação do Ryzen 5 em meu PC, fiz a atualização da BIOS para a versão de suporte ao Ryzen 5. Minha placa mãe é uma B450M-HD rev4.0 (https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M-HDV R4.0/index.br.asp). Ok, feita a colocação do processador em meu computador, liguei o PC, e fui fazer alguns teste para ver o desempenho do processador, primeiramente abri o jogo que venho zerando Watch Dogs 2 e realmente, deu uma subida considerável de desempenho, joguei por uns 15 minutos para ver e tudo certo. Depois abri CS GO e joguei uma partida no casual e estava ok, GTA 5 a mesma coisa...

Porém posteriormente coloquei o Assassin's Creed Origins para jogar e menos de 1 minuto dentro do game o PC simplesmente desligou, pensei que tivesse desligado a energia do filtro de energia, então reiniciei o PC e entrei novamente no jogo e novamente DESLIGOU. Reiniciei o PC, e comecei a suspeitar de fonte, visto que minha RX 5700XT começou a entregar mais desempenho, visto que sua porcentagem de uso aumentou nesse game. E quando abri, coloquei para que o jogo rodasse a 65 FPS, ok, o jogo ficou um tempo mais aberto e novamente meu PC DESLIGOU.

Reiniciei o PC novamente e baixei o AIDA 64 para verificar a estabilidade do sistema. Ativei todos as caixas de estabilidade "CPU, GPU, Memory, Disk e etc" Não deu 10 segundos de teste e o PC desligou novamente. Após isso, reiniciei o PC e coloquei somente o processador, e o PC DESLIGOU novamente. Então pensei em isolar (ou seja, só estressei ela) a placa de Vídeo, e o pc não desligou, mas ficou travado.

Estou com receio que minha fonte esteja morrendo ou que minha placa mãe que pode estar com algum problema.
Se alguém puder me ajudar agradeço

Configuração do PC:
ASRock B450M-HDV
Ryzen 5 5600x
2x8GB DDR4 2666mhz Adata XPG
SSD San Disk 480GB
RX 5700XT Gigabyte
VS600 Corsair
2 TB HD
Gabinete Aerocool Bolt RGB
Philips 247E4 FullHD
 
tenta fazer sua tomada em vez de 110v mudar ela pra 220v pois faz fonte funcionar melhor e aguenta ate pouco amais caso ja esteja em 220v entao é so trocando fonte mesmo, vc ligou todas as conexoes na placa mae ATX 8 pinos E 4 pinos?

pode tenta da clercmoss pra volta padrao de fabrica a bios pra garantir q naos eja ma configuracao q ta fazendo pc desligar, as temperaturas do cpu em fullload como ficam?
 
Última edição:
Confirma as temperaturas, pode ter deixado o dissipador mal instalado. Grandes chances. Não sendo isso, ai você vai precisar fazer testes com a fonte, memória e até placa-mãe. Nesta ordem.
 
Buenas Eduardo
Eu tinha um Ryzen 5 3600 e pulei para um Ryzen 9 5900x
Quando troquei tive algumas dificuldades e problemas com minha MSI B450 Gaming Plus
Ela só não reiniciava se eu colocava o processador em Eco Mode 65w (o padrão do R9 5900x é 105w)

Dai pulei para uma B550 Tomahalk e não tive mais problema de reinicio

Porém lendo, testando, brincando, fuçando, depois fiquei com a sensação que um ajuste manual na B450 teria funcionado também
Fiz muitas coisas depois de trocar a placa mãe que PODE lhe ajudar

1 - Confirmar temperaturas da Mobo e do Processador estão tranquilas
2 - Limitar a placa de vídeo para 50%, e verificar se reinicia também (isso TEORICAMENTE pode descartar a possibilidade de ser a fonte teu problema)
2.5 - Testar o CPU em Eco Mode e GPU limitada
3 - Configurar o PBO e o OC - Aqui eu fiz um mix de entendimento do que o Tito Tech fez em seu vídeo "Deixe seu Ryzen 3000/5000 mais gelado..." e um tópico aqui mesmo do adrena nos post fixados que é excelente (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-a-performance.680507/page-24#post-1075793570)
4 - Usar o AMD Cleanup utility para desinstalar os drivers do chipset. Posteriormente baixar a última versão do site da AMD para instalar
5 - Remover as memórias rams e testar individualmente
Outra coisa que PODE ser útil, é colocar o windows em modo equilibrado no plano de energia, tem uma opção onde você consegue setar a energia do processador "mínimo" e "máximo"... eu deixei aqui em 1% e 99% respectivamente...

Eu ACREDITO que meu problema era o processador chegar numa combinação de Tensão e Frequência que a placa mãe não suportava adequadamente. Pois estava bem frio e não era temperatura da mobo ou processador.

Não sou nem um expert nisso, mas talvez possa te ajudar

No meu caso a versão da BIOS era Beta e eventualmente isso também era um problema

Valeu
Boa sorte
 
tenta fazer sua tomada em vez de 110v mudar ela pra 220v pois faz fonte funcionar melhor e aguenta ate pouco amais caso ja esteja em 220v entao é so trocando fonte mesmo, vc ligou todas as conexoes na placa mae ATX 8 pinos E 4 pinos?

pode tenta da clercmoss pra volta padrao de fabrica a bios pra garantir q naos eja ma configuracao q ta fazendo pc desligar, as temperaturas do cpu em fullload como ficam?
No caso, minha placa mãe só tem uma conexão 4 pinos para o processador, estava lendo e vi que ao atualizar a bios, a placa mãe já retorna as configurações de fábrica, mas mesmo assim posso dar o clear. Sobre tomada, a tensão da minha cidade já é 110V
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Confirma as temperaturas, pode ter deixado o dissipador mal instalado. Grandes chances. Não sendo isso, ai você vai precisar fazer testes com a fonte, memória e até placa-mãe. Nesta ordem.
Certo, vou verificar de fazer isso, creio que pode ser um excesso de pasta térmica...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Buenas Eduardo
Eu tinha um Ryzen 5 3600 e pulei para um Ryzen 9 5900x
Quando troquei tive algumas dificuldades e problemas com minha MSI B450 Gaming Plus
Ela só não reiniciava se eu colocava o processador em Eco Mode 65w (o padrão do R9 5900x é 105w)

Dai pulei para uma B550 Tomahalk e não tive mais problema de reinicio

Porém lendo, testando, brincando, fuçando, depois fiquei com a sensação que um ajuste manual na B450 teria funcionado também
Fiz muitas coisas depois de trocar a placa mãe que PODE lhe ajudar

1 - Confirmar temperaturas da Mobo e do Processador estão tranquilas
2 - Limitar a placa de vídeo para 50%, e verificar se reinicia também (isso TEORICAMENTE pode descartar a possibilidade de ser a fonte teu problema)
2.5 - Testar o CPU em Eco Mode e GPU limitada
3 - Configurar o PBO e o OC - Aqui eu fiz um mix de entendimento do que o Tito Tech fez em seu vídeo "Deixe seu Ryzen 3000/5000 mais gelado..." e um tópico aqui mesmo do adrena nos post fixados que é excelente (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-a-performance.680507/page-24#post-1075793570)
4 - Usar o AMD Cleanup utility para desinstalar os drivers do chipset. Posteriormente baixar a última versão do site da AMD para instalar
5 - Remover as memórias rams e testar individualmente
Outra coisa que PODE ser útil, é colocar o windows em modo equilibrado no plano de energia, tem uma opção onde você consegue setar a energia do processador "mínimo" e "máximo"... eu deixei aqui em 1% e 99% respectivamente...

Eu ACREDITO que meu problema era o processador chegar numa combinação de Tensão e Frequência que a placa mãe não suportava adequadamente. Pois estava bem frio e não era temperatura da mobo ou processador.

Não sou nem um expert nisso, mas talvez possa te ajudar

No meu caso a versão da BIOS era Beta e eventualmente isso também era um problema

Valeu
Boa sorte
Bom Tiago, gostei muito das tuas opiniões, tentarei fazer isso que falaste. Com relação a placa de vídeo. Já limitei ela em performance em alguns jogos e fiz teste de stress nela e o PC não reiniciou, oq faz eu pensar que a fonte não seja o problema. Inclusive o meu processador antigo, Ryzen 5 2600x (95W) tem um TDP maior que o Ryzen 5 5600x (65W). Verifiquei tbm que a temperatura no processador na BIOS está em 57, 60ºC, achei alta para a BIOS. Abri o PC ontem e vi a base do CPU cooler rachada na entrada, pode ser que n esteja dando contato suficiente, vou ver se coloco outro CPU cooler que possuo aqui.

Em relação ao artigo e a limpeza de drivers, vou realizar aqui apra ver se tem algum resultado.
Sobre Tensão, verifiquei que o Ryzen 5600x está chegando a 1.300v.

Trago os resultados posteriormente aqui.

Mas oq mais me intriga msm, se não houver problema no cooler é que antes possuía um processador de maior TDP que não reiniciava o PC mesmo em full load.
 
Última edição:
Atualização - Instalei os drivers mais novos e mesmo assim quando o computador exige mais do processador, ocorre o desligamento, vídeos em 8K (sim, sei que é over, mas é um teste bom para processador) acaba desligando. Testei meu Ryzen 5 2600x e quando coloco em alguma aplicação pesada, ele acaba dar gargalho com a placa de vídeo, portanto acaba não ficando em full load e nem a VGA. Em Assasssins Creed Origins (jogo que o PC estava desligando) o consumo fica por volta de 40W, enquanto que a VGA fica na média de 120W. O jogo não ocasionou no desligamento do PC
Então creio que seja aporte de energia mesmo, porém não sei qual pode ser o culpado, se é a fonte de alimentação (VS 600W Corsair) ou a Placa mãe (B450M-HDV rev4.0 - modelo dela - https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M-HDV R4.0/index.br.asp), detalhe que a placa mãe possui somente um conector de 4 pinos para alimentação de energia.
 
Cara, eu tive problema semelhante
Só que o meu congelava a tela e eu tinha q reiniciar

Eu tinha um ryzen 3600 e pulei para o 5600x..

O que aconteceu, fiz força demais para encaixar o dissipador do watercooler, parece que deu pressão a mais.

Dei 1 girada de chave abrindo cada 1, depois fechei manualmente com a mão os 4 parafusos. Depois disso parou.

Ah, limpei as memórias, tirei a placa de video e limpei o contato com isopropilico também.
 
Cara, eu tive problema semelhante
Só que o meu congelava a tela e eu tinha q reiniciar

Eu tinha um ryzen 3600 e pulei para o 5600x..

O que aconteceu, fiz força demais para encaixar o dissipador do watercooler, parece que deu pressão a mais.

Dei 1 girada de chave abrindo cada 1, depois fechei manualmente com a mão os 4 parafusos. Depois disso parou.

Ah, limpei as memórias, tirei a placa de video e limpei o contato com isopropilico também.
Tentei fazer isso, até troquei de cpu cooler, mas n deu certo, ainda continuou desligando =(
 
Trago atualizações, troquei a fonte para uma MWE 700W da cooler master, e o problema de desligamento persiste. n sei oq pode ser, se é o processador, se é a Placa mãe....
Minha placa mãe agora é a bola da vez, ela tem só 4 pinos de alimentação, n sei se isso tem algum relação...
 
Fala pessoal Beleza, Espero que sim, como o problema do nosso amigo Eduardo eu estou tendo o mesmo problema, só que e relacionado ao superaquecimento do processador tenho um r5 5600x com uma rog strix b550 e-gaming e em uso normal em navegador e etc sem jogar tem momentos que ele pegar 90 graus fácil e chega ate a desligar, a minha fonte e uma de 750w xpg core reactor ,estou usando o cooler box do processador já encomendei um ak400 vai chegar semana que vem la pra quinta acho. Obs : Não sei se tem alguma coisa a ver mais estou so usando os 8 pinos de alimentação do processador .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apliquei a pasta termica tudo ok e o cooler box esta na velocidade maxima e ainda atinge essas temperaturas
E ocorre variações Ex: você abre uma guia a temperatura sobre rapidamente para a casa do 70 graus as vezes 80 XD
 
Última edição:
Cara, depois de instalar o novo processador precisa reinstalar o driver do chipset.

Desinstala e inslata novamente. Passa o DDU
 
Cara, faz um favor em verificar nos events log do windows quando acontercer o congelamento e reiniciar a maquina em ir logo em seguida acessar o visualizador de eventos do windows, abaixo eu coloquei como tu chega até la, anota o horário mais o menos de quando ocorre esse congelamento e verificar se aparecer um "Error" ou Nivel Critico - Kernel Power 41.

 
Cara, eu tive problema semelhante
Só que o meu congelava a tela e eu tinha q reiniciar

Eu tinha um ryzen 3600 e pulei para o 5600x..

O que aconteceu, fiz força demais para encaixar o dissipador do watercooler, parece que deu pressão a mais.

Dei 1 girada de chave abrindo cada 1, depois fechei manualmente com a mão os 4 parafusos. Depois disso parou.

Ah, limpei as memórias, tirei a placa de video e limpei o contato com isopropilico também.
Me salvou.

Eu instalei um r5 5600x junto com gamemaxx 400 v2. O pc simplesmente ligava 5 segundos, desligava. As memórias não ligava o led e o cooler do air não ligava. Fiquei 3 horas mexendo em fios kkk. Era só a pressão que coloquei nos parafusos do aircooler.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo