• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Aqui acho interessante, no PUBG pego uns picos de 79º.
No AIDA não passa de 68/69. No prime não passa dos 71º.
Estranho esse pico em jogos?

offset - 0,0625 ( se diminuir mais ele vai normal mas perco desempenho)
offset - 0,1 ( perco desempenho porem -7º de temperatura. Sem travamentos)
 
Aqui acho interessante, no PUBG pego uns picos de 79º.
No AIDA não passa de 68/69. No prime não passa dos 71º.
Estranho esse pico em jogos?

offset - 0,0625 ( se diminuir mais ele vai normal mas perco desempenho)
offset - 0,1 ( perco desempenho porem -7º de temperatura. Sem travamentos)
Quando for assim, o ideal é deixar tudo em auto até nas tensões, se for pra fazer undervolt é melhor usar clock fixo que ai não perde desempenho.

Por exemplo aqui, eu deixo em 4.5 e uso 1.15mv com llc lvl 1, ele bate em load 1.16-1.17 dependendo da situação e a temp baixissima e não perco desempenho.

Mas eu fico alternando entre esse clock e automático que ai acabo economizando energia em idle
 
Aqui acho interessante, no PUBG pego uns picos de 79º.
No AIDA não passa de 68/69. No prime não passa dos 71º.
Estranho esse pico em jogos?

offset - 0,0625 ( se diminuir mais ele vai normal mas perco desempenho)
offset - 0,1 ( perco desempenho porem -7º de temperatura. Sem travamentos)
Ta dentro dos padões, mas sinceramente eu usaria o Pbo2+Co ao invés do offset
 
Ta dentro dos padões, mas sinceramente eu usaria o Pbo2+Co ao invés do offset
Engraçado que tipo, se eu usar o pbo2+co mesmo sem colocar max boost e colocando todas as curvas em -30, o clock mantém em 4650 porém com tensões bem altas, acima de 1.4mv

Se eu deixar tudo em automático, inclusive o pbo, no máximo que já vi batendo foi 1.3mv

Tecnicamente o pbo2+co deveria baixar mais a tensão ou não?
 
Quando for assim, o ideal é deixar tudo em auto até nas tensões, se for pra fazer undervolt é melhor usar clock fixo que ai não perde desempenho.

Por exemplo aqui, eu deixo em 4.5 e uso 1.15mv com llc lvl 1, ele bate em load 1.16-1.17 dependendo da situação e a temp baixissima e não perco desempenho.

Mas eu fico alternando entre esse clock e automático que ai acabo economizando energia em idle

Eu nunca entendi essa parada de llc lvl1...
Que dizer que você deixa em clock fixo 4.5 ? Com vcore fixo em 1.15 ?
Aqui eu não perco desempenho se colocar offset ( -0,0625 ).
Mas o Vcore no máximo chega a 1.45 ( nos picos)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ta dentro dos padões, mas sinceramente eu usaria o Pbo2+Co ao invés do offset

Usando pbo2 + co, irei ter um ganho na temperatura?
 
Eu nunca entendi essa parada de llc lvl1...
Que dizer que você deixa em clock fixo 4.5 ? Com vcore fixo em 1.15 ?
Aqui eu não perco desempenho se colocar offset ( -0,0625 ).
Mas o Vcore no máximo chega a 1.45 ( nos picos)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Usando pbo2 + co, irei ter um ganho na temperatura?
Estranho, em quais situações está batendo esse vcore nos picos?

Aqui se usar o cinebench fica entre 1.26-1.28, nos jogos que exigem multi bate no máximo 1.3 e o clock sempre em 4.650

O que eu não entendo é o seguinte, se eu setar 1.3mv, eu não consigo usar 4650, somente 4.6
 
Engraçado que tipo, se eu usar o pbo2+co mesmo sem colocar max boost e colocando todas as curvas em -30, o clock mantém em 4650 porém com tensões bem altas, acima de 1.4mv

Se eu deixar tudo em automático, inclusive o pbo, no máximo que já vi batendo foi 1.3mv

Tecnicamente o pbo2+co deveria baixar mais a tensão ou não?
Cara te confesso que não manjo muito eu fiz meio que o básico no meu e usei desde que comprei com o Pbo em advanced, dai +50mhz e -20 em allcores e nunca tive problemas e nem crashs, mas quem me ajudou e me deu umas dicas boas foi o @RHBH. Recentemente testei o modo que vi no vídeo do Tito ele diz pra colocar o PPT em 300 (Sim é um absurdo) mas o processador não puxa isso tudo, o clock boost no máximo da placa mãe que no meu caso é +200mhz, e dai tu setar ele pra se basear na temperatura que no meu caso coloquei 75 graus e seguido to vendo bater 4800mhz direto durante o jogo. Eu acho que com o Pbo2+Co ele vai se guiar mais pela temperatura que pela tensão.
 
Estranho, em quais situações está batendo esse vcore nos picos?

Aqui se usar o cinebench fica entre 1.26-1.28, nos jogos que exigem multi bate no máximo 1.3 e o clock sempre em 4.650

O que eu não entendo é o seguinte, se eu setar 1.3mv, eu não consigo usar 4650, somente 4.6

Durante alguns jogos que não usa todos os cores bate 1.45 ( sem offset bate os 1.5).
Qual Vsoc você ta usando? Aqui ta em auto a placa mãe seta 1.1 ( no meu antigo 3700x eu usava 1.025). Isso influencia em que? temperatura ?
 
É normal o consumo do 5600x, chegar aos 75w ?
Aqui esta tudo em auto, offset -0,0625
Sim, o 5800x anuncia 105w de TDP e aqui ele chega a 152w no cinebench kkkkkkk.
 
Sim, o 5800x anuncia 105w de TDP e aqui ele chega a 152w no cinebench kkkkkkk.
qual sua pontuação no r20 em multicore , e como vc esta usando ? pbo? co? auto? fixo ?

e sim... todos RYZEN passam do tdp original.
 
Durante alguns jogos que não usa todos os cores bate 1.45 ( sem offset bate os 1.5).
Qual Vsoc você ta usando? Aqui ta em auto a placa mãe seta 1.1 ( no meu antigo 3700x eu usava 1.025). Isso influencia em que? temperatura ?
Eu sinceramente não acho normal um ryzen bater 1.5mv mesmo que seja por 1 milesegundo
Tudo em auto mesmo, com xmp ligado e over nas memórias para 3800
soc em 1.1250, 1.0 no vddp, 1.050 iod e o ccd e acabou

O meu dá como silver sample
 
qual sua pontuação no r20 em multicore , e como vc esta usando ? pbo? co? auto? fixo ?

e sim... todos RYZEN passam do tdp original.
Faz muito tempo que usei o R20 mas ja testei uma vez passou dos 6000 , PBO em auto , co -20 em parte dos nucleos, -10 no melhor, -22 nos piores, vcore tudo em auto o restante C-STATE desligado.
 
Faz muito tempo que usei o R20 mas ja testei uma vez passou dos 6000 , PBO em auto , co -20 em parte dos nucleos, -10 no melhor, -22 nos piores, vcore tudo em auto o restante C-STATE desligado.
então... eh um assunto cansativo isto , pois sempre tento explicar o que diverge com outras formas de extração de desempenho..

eu faço 6100 pontos no r20.
usando allcores 4550mhz , com 1.14v , o consumo chega na casa de 130-140w

"tipo um kit padaria" sem precisar ficar ajustando diversos parametros , procurando que nucleo aguenta X Y Z....

e chega ingame , o resultado é o mesmo , e o consumo , temperatura e voltagem do allcores é menor.
 
então... eh um assunto cansativo isto , pois sempre tento explicar o que diverge com outras formas de extração de desempenho..

eu faço 6100 pontos no r20.
usando allcores 4550mhz , com 1.14v , o consumo chega na casa de 130-140w

"tipo um kit padaria" sem precisar ficar ajustando diversos parametros , procurando que nucleo aguenta X Y Z....

e chega ingame , o resultado é o mesmo , e o consumo , temperatura e voltagem do allcores é menor.
Segue resultado


Novo no R23

 
Última edição:
Eu sinceramente não acho normal um ryzen bater 1.5mv mesmo que seja por 1 milesegundo
Tudo em auto mesmo, com xmp ligado e over nas memórias para 3800
soc em 1.1250, 1.0 no vddp, 1.050 iod e o ccd e acabou

O meu dá como silver sample

O meu também é silver sample.
Pois aqui o meu bate 1.45, com - 0,0625 offset. Se deixar auto chega nos 1.5
Eu só acho que ele ta tendo uns picos nos jogos mais alto.. Que no prime e no AIDA...
 
Última edição:
Segue resultado

mto bom resultado..
consumo watts?
temperatura pico ?


EDIT = meu pc esta sem formate a qse 1 ano.. acabei de rodar e fez 6098pts , me lembre que fazia algo por volta de 6105-10.
pico maximo 74c ( fans todos em modo silent ) e ( temp ambiente 25c ) - consumo maximo 112w
Vcore pico foi de 1.163v
 
Última edição:
Eu sinceramente não acho normal um ryzen bater 1.5mv mesmo que seja por 1 milesegundo
Tudo em auto mesmo, com xmp ligado e over nas memórias para 3800
soc em 1.1250, 1.0 no vddp, 1.050 iod e o ccd e acabou

O meu dá como silver sample

Se deixa como na bios as config do seu ?
Tas usando que agesa ?
 
Se deixa como na bios as config do seu ?
Tas usando que agesa ?
To usando o ultimo agesa da b450m steel legend

Então, ontem joguei 4h de escape from tarkov com tudo no auto, somente nas configurações do antigo post.
Pegou 1.33v, pra mim já não é interessante esses picos, por isso prefiro travar no clock e fazer o undervolt

de 4.5 para 4650 não vai dar dif alguma, fora que com 4.5 tu consegue até 1.1mv dependendo do silicio
 
mto bom resultado..
consumo watts?
temperatura pico ?


EDIT = meu pc esta sem formate a qse 1 ano.. acabei de rodar e fez 6098pts , me lembre que fazia algo por volta de 6105-10.
pico maximo 74c ( fans todos em modo silent ) e ( temp ambiente 25c ) - consumo maximo 112w
Vcore pico foi de 1.163v
Cara pra uso em Cinebench aqui, se tiver no calor do dia chega a uns 80, 152w, Temp ambiente 28º , vcore pico 1.46v.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To usando o ultimo agesa da b450m steel legend

Então, ontem joguei 4h de escape from tarkov com tudo no auto, somente nas configurações do antigo post.
Pegou 1.33v, pra mim já não é interessante esses picos, por isso prefiro travar no clock e fazer o undervolt

de 4.5 para 4650 não vai dar dif alguma, fora que com 4.5 tu consegue até 1.1mv dependendo do silicio
Eu era bitolado quando via meu 5800x em 1.48v nas antiga agesa hoje da em torno de 1.46v de forma rapida mas a media fica em 1.22v no Hwinfo64 nem me preocupo, ja ta a 1 ano e nada funciona filé ainda.
 
Pessoal, li o artigo e bem completo mesmo.. não fiz tudo como tá, apenas a parte do CO coloquei all core em -25. Não tá apresentando instabilidade (mas rodei apenas cinebench) mas sinto que estão com temperaturas altas..
Uso gabinete Cosmos II, WC selado, Arctic Freeze II 280MM e em idle ta ficando entre 55 e 65 e no cinebench e em jogos em torno de 79 a 83.. Depois que coloquei o CO em -25 abaixou uma media máxima de 2 a 3 graus apenas. É normal isso nos ryzen? ta de boa as temps? vim de um intel i7 6700k.
 
Galera estou tentando usar aqui o Fan Control citado no tópico mas estou tendo uma pequena dificuldade, os fans aqui do meu DeepCool Assassin III fazem um barulho meio chato, e já queria deixar eles com uma rotação baixa enquanto uso o PC para navegar, trabalhar, etc.

E quando for jogar os fans subirem a rotação, eu criei uma configuração Linear, mas parece que não está sendo respeitada, abro o Chrome por exemplo e já escuto os fans subirem de rotação, acredito que meu problema esteja nessa questão da Hysteresis que não entendi muito bem como funciona, queria fazer os fans aumentarem somente se ficar mais de 5 segundos na temperatura.

Valeu pela força.

 
Cara pra uso em Cinebench aqui, se tiver no calor do dia chega a uns 80, 152w, Temp ambiente 28º , vcore pico 1.46v.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu era bitolado quando via meu 5800x em 1.48v nas antiga agesa hoje da em torno de 1.46v de forma rapida mas a media fica em 1.22v no Hwinfo64 nem me preocupo, ja ta a 1 ano e nada funciona filé ainda.
Eu tb não. Aliás deixei tudo em auto na bios, temperatura de pico de 70 graus. Mas quase sempre fica na casa dos 60.

Pessoal quando um jogo crasha, tem como saber se a causa foi a cpu?
 
Eu tb não. Aliás deixei tudo em auto na bios, temperatura de pico de 70 graus. Mas quase sempre fica na casa dos 60.

Pessoal quando um jogo crasha, tem como saber se a causa foi a cpu?
Acho que só no visualizador de eventos, procurar por erros WHEA.
 
Acho que só no visualizador de eventos, procurar por erros WHEA.
Bom, não achei nenhum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

então... eh um assunto cansativo isto , pois sempre tento explicar o que diverge com outras formas de extração de desempenho..

eu faço 6100 pontos no r20.
usando allcores 4550mhz , com 1.14v , o consumo chega na casa de 130-140w

"tipo um kit padaria" sem precisar ficar ajustando diversos parametros , procurando que nucleo aguenta X Y Z....

e chega ingame , o resultado é o mesmo , e o consumo , temperatura e voltagem do allcores é menor.
Usando dessa forma, ele fica travado em 4550mhz com 1.14V msm sem carga?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo